• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO 2020"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

(2)

1. Mensagem da Diretoria:

O ano de 2020 foi um ano atípico para a Saúde Sim e para o mundo, em razão da pandemia que até hoje estamos enfrentando. Apesar disso, a operadora continuou a implementar melhorias nos processos internos em prol de assegurar a garantia no atendimento aos beneficiários.

Com os processos reestruturados, a Saúde Sim passou a adotar medidas de qualidade e controle visando o equilíbrio assistencial e financeiro, o que foi possível em virtude da conclusão do mapeamento de processos e implantação definitiva do sistema.

Reafirmamos sempre o nosso compromisso social de prestar assistência à saúde com foco nas “classes C e D”, sendo no Distrito Federal, a melhor opção de saúde suplementar a ser consumida por esse público.

Os desafios não param por aí, em 2021, a Saúde Sim tem a importante missão de reformular o planejamento estratégico da casa com o objetivo de tornar a empresa sólida e competitiva no mercado de saúde suplementar.

Saúde Sim, nosso plano é você!

2. A Saúde Sim:

Registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS desde 2013 sob o número 320111, a Saúde Sim oferece diferentes opções de planos de saúde e odontológicos, empresariais por adesão ou coletivo, além de planos individuais para os beneficiários sênior.

(3)

3. Ações realizadas:

Adiante apresentaremos as melhorias dos setores da operadora no ano de 2020:

REGULATÓRIO ANS

A Gerência é responsável pelo acompanhamento e monitoramento de todos os indicadores, bem como monitorar e executar o envio das obrigações legais à ANS. Além disso, atua em apoio aos regimes de direção especial, quais sejam: Direção Técnica e Fiscal.

Destaca-se no setor o importante papel no controle das NIP´s, no ano de 2020, o índice de inativação de NIP’s superou os 93%, refletindo na diminuição de processos administrativos e consequentemente no quantitativo de recebimento de multas.

Acompanhamento e Respostas de NIP’s

Durante o ano de 2020, a operadora manteve o acompanhamento criterioso do recebimento de NIP’s, bem como de suas respostas.

A operadora manteve como forma de controle e monitoramento, reunião semanal realizada com os gestores das áreas envolvidas a fim de identificar os erros cometidos no acolhimento do beneficiário e que acarretaram a instauração de cada NIP.

Na referida reunião, ocorre a análise do caso, identificando a causa raiz e possíveis correlações, estabelecendo em seguida plano de ação para correção imediata do problema, a fim de evitar a ocorrência de NIP com o mesmo objeto, o que gera também a redução de custos, visto que evita a aplicação de multa pela ANS.

O controle de NIP’s envolve mudanças estruturais e aperfeiçoamento de processos, sendo assim, a condução é realizada de forma paulatina, razão pela qual, a operadora atribuiu como meta em 2020, o número mínimo de 10 registros.

É possível verificar por meio do gráfico abaixo que o número de registros veio apresentando redução e a média apurada baixou para 21 ocorrências.

(4)

Com isso, é possível inferir que as ações realizadas apresentaram uma evolução, vejamos o gráfico:

Constata-se por meio do Índice Geral de Reclamações – IGR, que o número de NIP’s recebidas vem diminuindo, comprovando assim que as ações vêm apresentando um resultado positivo, vejamos:

A meta estabelecida para 2020 foi de 10 NIP’s por mês, para que os setores continuem a acompanhar e melhorar seus processos com o objetivo de diminuir o número de notificações.

O resultado das ações implantadas pode ser verificado através do percentual de arquivamento das NIP’s que supera os 90%, conforme demonstra o quadro IGR.

(5)

Vejamos o gráfico que evidencia que quanto maior o percentual de finalização melhor o resultado da operadora, ou seja, maior número de NIP’s inativadas.

O gráfico abaixo demonstra o índice de abertura de processos, pelo referido gráfico é possível identificar que a operadora ficou acima da média do mercado, o que reflete também o índice positivo.

Além de todas as atribuições que são realizadas, durante o ano de 2020, foram necessários a realização de diversas ações que merecem destaque, como por exemplo o

(6)

Ajuste realizado na Declaração de Saúde de todos os beneficiários migrados dos antigos sistemas para o atual.

O setor passou ainda a cadastrar no atual sistema operacional alertas para as vidas que possuem declaração de saúde positiva, identificando assim a preexistência declarada. Tal ação ajudou na visualização das patologias e impediu a autorização de procedimentos indevidos.

Um grande avanço observado foi a adequação da base de beneficiários na operadora junto a ANS. Durante o Ano de 2020 foi possível ajustar uma diferença de quase 20 mil vidas ativas na Agência indevidamente. Atualmente a diferença gira em torno de pouco mais de 2.000 vidas e dentre em breve estaremos dentro do percentual aceitável de 3% de diferença.

AUDITORIA

As ações da auditoria de contas médicas trouxeram melhorias e avanços aos processos tais com o das faturas médicas 100% sistematizadas focando informações gerenciais interligadas com os setores financeiro e contábil, conforme preconiza as normas da ANS e Operadora.

O processo de auditoria em sistema contribuiu ao longo de 2020, para o aprimoramento das análises técnicas, sistêmicas e administrativas, das faturas médico-hospitalares.

A auditoria passou a analisar a qualidade da assistência prestada ao nosso beneficiário, evidenciada em prontuário e com o acompanhamento do beneficiário in loco com vistas a verificação da veracidade entre procedimentos realizados e itens que compõem a cobrança, garantindo um pagamento justo das despesas realizadas e apresentadas à operadora.

Dessa forma, podemos afirmar hoje que a auditoria da operadora está fundamentada em evidências científicas e técnicas, propondo, quando necessário, ações de melhoria, objetivando bons resultados.

(7)

CREDENCIAMENTO

O credenciamento encerrou o ano de 2020 com oitenta e sete credenciados divididos em: Setenta e oito clínicas (médicas, exames e imagens); Três hospitais; Seis laboratórios; e Cinquenta profissionais de saúde que atendem nas três unidades da rede própria.

Em 2020, respeitando os preceitos da Lei no 13.003/14 e a Resolução Normativa da ANS no 363 da ANS, iniciou-se a manutenção da rede credenciada, com a realização de negociações contratuais, atualizações cadastrais, adequação nos parâmetros de divulgação da rede e prospecção de novos prestadores com intuito de aumentar a oferta de especialistas e serviços.

No decorrer do ano de 2020 foram celebrados dezoito novos contratos garantindo a continuidade dos atendimentos e a manutenção da rede credenciada. As substituições ocorreram de acordo com as diretrizes previstas na RN ANS nº 365, de 11 de dezembro de 2014, tendo como principais causas dos descredenciamentos, a ausência de atendimento no período de doze meses, dificuldade de agenda para marcação, e/ou insatisfações mútuas entre operadora e prestador.

No decorrer de todo o ano, celebramos, de forma pontual, de acordo com a necessidade da região ou aumento da demanda, extensões contratuais, com a rede prestadora para os serviços.

Sobre a captação de prestadores, ação contínua do setor, importa salientar que foram enviados 67 convites de credenciamento para estabelecimentos do DF e entorno, sendo as especialidades priorizadas de acordo com a demanda apresentadas pelos beneficiários.

REGULAÇÃO

Dentre as principais ações do setor de Regulação no ano de 2020, destacam-se: a aplicação de parâmetros de reincidência, idade e sexo em todos os códigos de exames

(8)

e procedimentos no intuito de otimizar as autorizações, redução no tempo médio de análise de solicitações em sistema, redução em 10,6% no valor total de OPME faturados em relação ao ano de 2019 e 37,2% em relação ao ano de 2018, acompanhamento e monitoramento dos pacientes oncológicos com controle e distribuição dos medicamentos quimioterápicos orais em domicílio.

Além do acompanhamento do programa PROMOPREV em atenção aos pacientes em internação e cuidados em domicílio e acompanhamento sistemático do serviço de APH – Assistência Pré-Hospitalar aos nossos beneficiários através do serviço em domicílio da empresa MB.

A ação mais contundente foi a implementação de rotina de contato prévio com beneficiários antes de realizar negativa de procedimentos. A ação resultou na diminuição do número de reclamações e processos judiciais devido ao acolhimento e explicações humanizadas aos beneficiários que teriam sua solicitação indeferida.

No setor também foram implantados diversos indicadores gerenciais para identificar, monitorar e avaliar ações e subsidiar as decisões da gestão.

REDE PRÓPRIA – DR. SIM E DR. ONCO

A Rede própria da Saúde sim é composta das clínicas para atendimento geral de consultas e exames, e ainda, uma clínica especializada em pacientes oncológicos.

No ano de 2020 houve a reestruturação administrativa das unidades próprias, dessa forma algumas ações foram realizadas: Unificação das unidades da Asa Sul Dr. Sim no Centro Clínico Júlio Adnet, criação do setor de autorização na unidade do Júlio Adnet com redesenho das rotinas internas, organização dos agendamentos dos beneficiários nas clínicas com hora marcada.

Treinamentos para emissão de guias no MV Autorizador, bem como Projeto Afinação para melhorias nos atendimentos, assim como controle e monitoramento do prazo dos agendamentos das consultas e procedimentos, dentro do prazo máximo de atendimentos estabelecidos pela RN n.º 259 da ANS.

(9)

No que tange à oncologia, a Dr. Onco foi criada a fim de proporcionar atendimento qualificado e prioritário ao cliente oncológico, trazendo conforto e acessibilidade, com colaboradores treinados para um atendimento ético, acolhedor e humanizado, contando com um corpo clínico altamente qualificado para o atendimento. No ano de 2020, a clínica ganhou novo local para atendimento, sediada no Centro Clínico Via Brasil. O novo espaço conta com local seguro e de fácil acesso aos colaboradores e pacientes.

CALL CENTER

Após a reestruturação do Call Center, foi possível instituir o processo de call back que permite identificar e gerar relatórios de abandono de ligações, que quando não atendidas, são direcionadas aos operadores para retorno aos beneficiários através dos telefones disponíveis na base de dados, de modo a garantir o atendimento, a satisfação do cliente e qualidade na prestação do serviço. A ação também propicia evitar abertura de NIP, reclamação na Ouvidoria.

Em 2020, a operadora implantou o projeto Base de Conhecimento com o objetivo de melhorar a base de conhecimento do setor de forma que hoje, a Central conta com informações de Scripts de atendimento seguros e estruturados, de fácil acesso aos Operadores. Com a implantação do sistema, houve a diminuição de suporte da supervisão, agilidade, qualidade no atendimento, informações confiáveis, padronizadas e atualização constante da base de conhecimento.

A gerência de atendimento implantou ainda reuniões mensais para apresentação dos indicadores de desempenho, dentre eles: quantidade de atendimentos realizados, tempo médio de atendimento, call back realizados, ligações recebidas, atendidas e abandonadas, monitoria de qualidade individual e coletiva, bem como avaliação do ranking dos índices dos principais motivos que levam o beneficiário a utilizar a Central de Atendimento.

(10)

OUVIDORIA

A Ouvidoria da Saúde Sim encontra-se em fase de consolidação, com preparativos para profundas alterações em sua estrutura e no fluxo de tratamento de demandas, tendo em vista a utilização dos meios de comunicações como canais primários de acionamento, resta a elaboração de relatórios estatísticos, com as manifestações do público externo, sinalizando as melhorias necessárias para minimizar o impacto do resultado de abertura de ouvidorias junto a ANS.

A média mensal de mensagens recebidas pela Ouvidoria em 2020 foi de 49 (quarenta e nove) registros, num total de 592 (quinhentos e noventa e dois), tendo como média anual de retorno de ouvidoria aos beneficiários o prazo de 3 (três) dias úteis.

Verificou-se que, em 2020, a maioria das manifestações recebidas foram relacionadas a rede credenciada, seguida da Regulação Médica e do setor de Acolhimento/Agendamento, além de reclamações sobre outros serviços da Empresa.

Todos os registros de ouvidorias de 2020 foram respondidos aos seus autores dentro do prazo preconizado na RN específica do setor e todas as respostas possuíam respaldo legal, conforme as RN’s e Diretrizes de Utilizações, da ANS, vigentes.

No ano de 2020 houve avanço considerável para melhor estruturação da Empresa, o que deverá trazer impactos mais perceptíveis em 2021, com a efetiva conclusão dos processos iniciados no exercício anterior, buscando a excelência nos serviços prestados aos beneficiários desta Operadora de Saúde.

COMERCIAL E RELACIONAMENTO

Importante adequação no setor, no ano de 2020, ocorreu em razão da implantação do sistema para as vendas online. Por meio do sistema, os corretores passaram a realizar todo o processo de venda dos planos da operadora de forma digital. Por meio da plataforma, o corretor envia toda a documentação necessária, observando a segurança dos dados do cliente. Além disso, o sistema permite também o

(11)

acompanhamento diário das vendas agilizando a resolução das possíveis pendências. Com o escopo de evidenciar os resultados do setor foram desenvolvidos relatórios gerenciais para compor o levantamento dos indicadores, a exemplo do levantamento de indicadores de venda diária visando orientar a tomada de decisão estratégica na área de vendas, com destaque para a contratação da equipe interna de vendas para alavancar a comercialização dos produtos da operadora.

No âmbito do relacionamento empresarial, o ano de 2020 foi desafiador tendo em vista os impactos da pandemia. A necessidade de distanciamento social implicou na mudança e adaptação das rotinas. O relacionamento empresarial e o vínculo e contato imprescindível com os clientes passou a ser realizado por meio de videoconferências, com o objetivo de manter estreitos os laços entre operadora e cliente.

Dessa forma, a ação mais importante desenvolvida no setor foi o envide de esforços para retenção da carteira, eis que um dos reflexos da pandemia foi a saída de beneficiários dos planos de saúde pela impossibilidade de pagamento.

FINANCEIRO

O ano de 2020 marcou a concretização da migração do sistema Financeiro. Nesse período, desenvolvemos as ferramentas de trabalho do contas a pagar, contas a receber, faturamento e contas médicas. Os saldos remanescentes do sistema legado foram migrados manualmente para o novo sistema e os saldos foram ajustados em sintonia com os lançamentos contábeis. Todos os boletos, faturas, parcelamentos e demais acordos, foram imputados para o sistema e todas as contraprestações foram ajustadas e atualizadas conforme padrão contábil. Mediante essa operação, seguimos o ano de 2020 com todos os lançamentos e relatórios operando via sistema.

Quando da migração do sistema da Operadora, o módulo de contabilidade, uma vez que não era utilizado pelo fato do serviço ser terceirizado, foi o último a ser implementado. Ao mesmo tempo que estávamos ajustando o Financeiro, o projeto da contabilidade estava em andamento e, ao final de 2020, as regras e parâmetros contábeis

(12)

já estavam funcionando. Esse feito, além de melhorar os controles financeiros e contábeis da Operadora, atendeu a um Apontamento da Auditoria Independente e uma solicitação da direção Fiscal. Em 2021, a contabilidade será inteiramente via Soul MV, com operação internalizada.

Após a limpeza das informações do sistema legado e atualização do sistema ativo, parte da inadimplência reconhecida e que não era devida, foi ajustada e contabilizada de acordo com a idade dos saldos. Os valores inadimplentes grandiosos foram repactuados com os clientes e operadoras e a cobrança ativa por meio de telefone, Whats App, e-mails e notificações judiciais, culminaram na redução considerável da inadimplência da Operadora.

Ao final de 2019, a Operadora protocolou o seu Programa de Saneamento junto à ANS, se comprometendo a seguir os dados informados ao longo do ano de 2020. Embora a variação econômica em período pandêmico tenha desnorteado grandes companhias, a Saúde Sim, Operadora de Médio Porte, uniu esforços junto a prestadores, fornecedores e time interno, para controlar suas finanças e, de forma disciplinada e rigorosa, permaneceu firme no propósito financeiro e conseguiu seguir um percentual elevado que fora proposto.

Haja vista a necessidade de nortear a alta gestão na tomada de decisão, o setor desenvolveu KPI’s necessários com os seguintes indicadores: Liquidez Corrente = (Ativo Circulante) / (Passivo Circulante); Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Ativo Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Exigível a Longo Prazo); Margem de Lucro Líquida = (Resultado Líquido) / (Contraprestações Efetivas); Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) = (Resultado Líquido) / (Patrimônio Líquido); Retorno sobre o Ativo (ROA) = (Resultado Líquido) / (Ativo Total); Despesa Administrativa em relação às Receitas de Contraprestações = (Despesas Administrativas) / (Contraprestações Efetivas); Despesa de Comercialização em relação às Receitas de Contraprestações = (Despesas de Comercialização) / (Contraprestações Efetivas); Sinistralidade = (Eventos Indenizáveis Líquidos) / (Contraprestações Efetivas).

(13)

circulante; Passivo circulante; Capital circulante líquido; Prazo médio de contraprestações a receber; Prazo médio de pagamento de eventos; Número de beneficiários e Tíquete médio.

JURÍDICO

O ponto inicial, com maior impacto no ano de 2020 foi a rescisão dos contratos de prestação de serviços de acompanhamento processual e advocacia preventiva, o qual estavam vigentes desde janeiro/2017, com a consequente internalização das rotinas de acompanhamento processual, confecção de prazos judiciais, realização de audiências, emissão de pareceres, entre outras rotinas operacionais.

Em decorrência da pandemia da COVID-19 a Assessoria Jurídica foi o alicerce das Gerências na condução e implementação da nova rotina de trabalho da operadora, assim como da Diretoria na elaboração de ofícios internos e notificação dos prestadores.

Ao longo do ano de 2020, a Assessoria Jurídica elaborou 14 pareceres, analisou 100 contratos/distratos/termos aditivos, elaborou 122 notificações/contranotificações, auxiliou na elaboração de resposta de 19 Instruções Diretivas à ANS, além de responder diversas demandas por e-mail, elaboração de Cartas, Defesas e Recursos à ANS, Alteração Contratual, recibos, comunicados, declarações, termos diversos, manifestações destinadas à ANS, PROCON, Ministério Público, Superintendência Regional do Trabalho, SindSaúde, etc., além de realizar a revisão, à luz do direito aplicável, de documentos elaborados pelas Gerências e destinados aos prestadores e beneficiários, sendo possível estimar que foram recepcionadas e respondidas mais de 300 (trezentas) demandas ao longo de 2020.

As ações propostas por beneficiários e prestadores sofreu majoração, haja vista o recebimento de 70 (setenta) novas ações no ano de 2020, culminando no aumento de 132% de ações recebidas na Saúde Sim, faz-se imperioso esclarecer que, em decorrência do mapeamento e elaboração de diagnósticos das causas, bem como sugestão de melhorias às áreas intervenientes com a vistas a reduzir as ações judiciais, houve uma

(14)

redução de 37% no recebimento de liminares com relação ao ano de 2019 (46 liminares em 2019 e 29 liminares em 2020). Não obstante o aumento do recebimento de processos judiciais, inclusive ações de cobrança, monitória e execuções de prestadores, foi possível ainda reduzir o contingenciamento dos processos judiciais da Saúde Sim em 24,28%.

RECURSOS HUMANOS

Marcado pela pandemia, o ano de 2020 foi desafiador para a equipe de Recursos Humanos, em razão da necessidade de apoio e auxílio na organização das escalas de trabalho com os gestores devido à redução da jornada, orientações e campanhas de conscientização sobre distanciamento social, utilização de máscaras e protetor facial, bem como acompanhamento da realização do teste rápido em todos os nossos colaboradores. Além disso, o setor ficou responsável por monitorar os casos da Covid-19 com orientações sobre homologação do atestado, saúde mental, isolamento social e reintegração ao trabalho com segurança.

Outras ações relevantes: Implantação de job rotation no setor com o objetivo de melhorar o desempenho diário e potencializar os talentos, implantação do Ponto Secullum Web para consulta e gestão para todos os colaboradores, com cartilha disponível para consulta de justificativas e orientações diversas, realização de treinamentos de utilização.

Implantação do projeto Happy Day para conceder um dia de folga no dia do aniversário dos colaboradores, implantação do Programa de Integração que consiste na apresentação da empresa e dos setores aos novos admitidos na Operadora e da Entrevista de Desligamento, com o intuito de identificar informações valiosas para crescimento da Operadora, gerar dados relevantes sobre a cultura e de melhoria de processos para a organização.

Redução de custos de aproximadamente 50%, com a implantação do cartão de vale-transporte.

(15)

novembro/2020, totalizando 124 horas em capacitação, nos diversos setores da empresa.

Melhorias na Pesquisa de Clima com a sensibilização interna, aplicação de formulário e coleta de dados, com os resultados foi possível aprovar um plano de ação de melhorias para condução no decorrer do ano de 2021.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O setor de tecnologia da informação, na área de infraestrutura atua com objetivo de manter em pleno funcionamento todo parque computacional tecnológico, bem como ativos de rede e mecanismos de segurança, links de comunicação, interligações, laboratório de montagem e manutenção de computadores, e ainda, o suporte de usuários internos e externos.

No ano de 2020, norteou suas ações com intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados, por meio do monitoramento de indicadores para propor avanços e inovações, além das melhorias de segurança, mitigações de riscos, sem deixar de lado, o compromisso com a redução de custos, sem prejuízo para qualidade dos serviços dispostos nos catálogos de serviços de TI.

Dessa forma foram implantadas as principais ações que seguem elencadas: investimento em recursos de hardware para servidores da Matriz, migração de backup legado para a nuvem da Google com redução de custo mensal e faturamento em reais, instalação de novos computadores para gestores e supervisores por meio de redução de contrato de outros serviços, troca de sistema de End Point Protection, hospedado em Cloud para proteção de máquinas e notebooks da matriz e rede própria, ações que possibilitaram o trabalho remoto durante a Pandemia – COVID 19, bem como redução de custos durante a pandemia.

Houve ainda a segmentação de rede lógica para melhoria da segurança computacional, instalação de controlador de domínio e firewall para o Call Center, implementação de regras de navegação de internet baseadas em políticas de

(16)

organização, criação e automação de rotinas de alertas baseados em índices de severidade ou de segurança, para gerenciamento de eventos no Cloud, Data Center, sala do Nobreak, ativos de rede, computadores e impressoras da matriz além da Rede Própria. Apoio e implementação no mapeamento e fluxo de coleta de dados para adequações da LGPD, treinamento de colaboradores para obtenção de certificações em metodologias ágeis como scrum e kanban, além de cyber segurança e trabalho remoto.

Na área de sistemas, o ano de 2020 foi de muitos desafios e conquistas, dentre as quais: Implantação do APP da Saúde Sim que facilitou para o beneficiário a busca de informações, com o objetivo de diminuir a demanda no Call Center e agilizando o processo para o beneficiário, implementação da integração entre o MV e relacionamento com os bancos para automatização do processo de faturamento.

Implementação das obrigações legais de Ressarcimento SUS e SIP que antes eram realizadas de forma manual e inserção de alertas de beneficiários com NIP e doenças pré-existentes para que sejam sinalizadas a todos os colaboradores que acessarem o cadastro do beneficiário;

Saneamento da base de dados do contas a pagar e receber referente às contas contábeis lançadas no título para que o fechamento contábil fosse possível de ser realizado e com rapidez.

Elaboração e disponibilização de relatórios operacionais para agilizar / automatizar as atividades de todos os setores, além de relatórios para atender as ID’s (Instrução Diretiva) de vários setores. A TI elaborou em 2020, 226 relatórios, sendo 20 relatórios para estudo de captation; sendo 150 relatórios disponibilizados para serem gerados em Excel, 14 relatórios com resultado em tela para pesquisa rápida e 42 relatórios desenvolvidos na ferramenta report para impressão em PDF com layout construído: o objetivo de todos esses relatórios é que tenhamos todo o controle realizado pelo sistema e não mais controles e relatórios em paralelo.

Implantação do BI, onde foram homologados 268 indicadores já existentes para o sistema antigo, o Protheus, adaptando-os para atender aos processos do MV e criados

(17)

28 indicadores novos no BI, no qual os gestores e a diretoria conseguem extrair informações de forma rápida e diminuiu a demanda de relatórios para a TI Sistemas.

Implantação do envio de SMS para as guias autorizadas / negadas pelo sistema MV. Essa ação tem o objetivo de comunicar ao beneficiário de forma rápida a autorização e enviar SMS avulsos de acordo com a necessidade.

Implantação do sistema JIRA na TI: sistema de abertura de chamados e gestão da TI, o qual otimizou a rotina do setor com pesquisa rápida de chamados e gestão de pendências.

Implantação do módulo contábil: esse era o último módulo que faltava implantar no MV para que o processo ficasse completo. Com muitos desafios, conseguimos implantar para que em 2021 a contabilização seja realizada 100% no MV, de acordo com as normas da ANS;

Case de sucesso da MV: a MV considerou a implantação do sistema na Saúde Sim como um case de sucesso. Somos referência para a implantação do sistema MV nas operadoras, o que nos tem proporcionado a procura de realização de benchmarking, onde há uma troca de experiências em processos entre as operadoras. Isso se deve ao bom relacionamento da TI da Saúde Sim com a equipe de projeto e suporte da MV, pois, foi firmada uma grande parceria para que a implantação ocorresse e hoje, temos uma operação estável, buscando a melhoria em seus processos por meio de indicadores confiáveis.

4. Aplicações realizadas:

De forma a garantir o risco da operação, o cumprimento de normativos da ANS e a rentabilidade de seus papéis, no exercício de 2020, a Saúde Sim teve como destaque as aplicações vinculadas no fundo dedicado da ANS, gerido pelo Banco Itaú, FUNDO ITAÚ INSTITUCIONAL SAÚDE RF FI, fundo de investimento constituído de acordo com o que determina a Resolução Normativa nº 419/2016.

A composição dos papéis do fundo estão de acordo com o determinado pela Resolução Normativa nº 392/2015, sendo a diversificação do ativo composta, conforme

(18)

quadro detalhado abaixo:

O fundo obteve o rendimento de 93% do CDI, tendo seu desempenho de acordo com o seguimento de risco de mercado, sendo uma aplicação segura, com pouca variação.

Os demais valores aplicados realizarão o papel de fluxo do caixa operacional, sendo o valor utilizado para o pagamento das despesas assistenciais e demais despesas da estrutura operacional da Saúde Sim, assim possuem grandes variáveis de aplicação e resgate com o saldo final muito baixo.

Em virtude do processo de restruturação, a Saúde Sim, não possui aplicações de longa data de capitalização ou outros investimentos, pois o foco atual é o equacionamento da rede de atendimento.

2020 2019 Variação

Aplicações Livres - CDB Banco Safra 0,00 0,00

-Aplicações Livres - BB Curto Prazo 5.744,79 8.859,08 -35,15%

Aplicações Livres CEF - Contamax Empresarial Santander 5.495,59 244,52

(19)

5. Perspectivas e Planos da Administração:

No início do ano, os planos para o futuro sempre são os melhores e mais otimistas e, no último ano, não foi diferente na Saúde Sim. Começamos 2020 com grandes expectativas para um cenário positivo em ascensão e um panorama de visível crescimento, todavia, essa perspectiva foi minimizada de forma momentânea, pois a pandemia que assolou todos os países, interferiu diretamente na economia mundial, com impactos avassaladores na economia brasileira, em especial, na área da saúde.

Mesmo diante dos grandes desafios que surgiram ao longo do ano, a gestão da Saúde Sim conduziu um trabalho criterioso, robusto e de extrema importância, para que tamanho impacto econômico não prejudicasse as relações financeiras e prospecções da empresa. A saída das Direções Técnica e Fiscal da ANS tornaram-se o foco central, concomitante à necessidade de melhorar a imagem da empresa, bem como a reestruturação das finanças corporativas.

O ano de 2020 certamente ficará marcado por suas particularidades, mas sair com um saldo positivo mediante a tantas adversidades, trouxe para a Saúde Sim uma sensação de dever cumprido e um grande estímulo para seguirmos em frente.

Apesar do ano imprevisível a Saúde Sim amadureceu num cenário marcado pela desaceleração econômica, sabendo se manter firme, com indicadores estabilizados e em sintonia com o Programa de Saneamento proposto à ANS.

Reconhecemos os esforços de todo o time da casa e temos plena convicção que, em 2021, o que para alguns pode ser imprevisível, para nós será a nossa grande conquista: as saídas das Direções Técnica e Fiscal e ascensão da empresa no mercado de operadoras. SAÚDE SIM SAUDE SIM LTDA:02464 179000163 Assinado de forma digital por SAUDE SIM LTDA:02464179000163 Dados: 2021.03.15 16:26:23 -03'00'

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Resumo: Marcadores geracionais e verdadeiros lugares de memória, os festivais de música popular tiveram um papel de destaque na criação de uma cultura musical

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular