• Nenhum resultado encontrado

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé (condicionante 06)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé (condicionante 06)"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

(2)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

1 INTRODUÇÃO

Em atendimento à condicionante nº 06 da LO067/10, de 09/12/2010, referente ao processo nº 00094/1994/006/2009, foi elaborado este relatório anual contendo informações sobre as

atividades desenvolvidas no Programa de Educação Ambiental na UHE Irapé no ano de 201 2.

2 HISTÓRICO

Integrando a Política Ambiental da CEMIG, os Programas de Educação Ambiental na CEMIG tiveram seu início na década de 90, sendo definidos a partir de diretrizes formais focada em escolas, por considerar que as mesmas são agentes multiplicadores e continuarão desenvolvendo o programa após a realização das visitas de campo.

Especificamente para a UHE Irapé, a educação ambiental vem sendo tratada mesmo antes de sua construção e com mais ênfase a partir da inauguração, em 2006, do Centro de Referência e Memória da UHE Irapé - CRM e implantação do Sistema Integrado de Gestão, que além de tratar em suas visitas dos mais variados temas, como cuidar do lixo, do solo, consumo eficiente de energia, trata também e muito bem sobre a preservação do patrimônio cultural da região. Além da recepção de alunos e visitantes no CRM, também são desenvolvidas atividades externas a usina, como peixamentos, passeatas ecológicas, sempre com a participação da equipe responsável pela EA da Usina.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o ano de 2012 o Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé contou com a participação de 1944 (tabela nº 01) pessoas, entre visitas no CRM e participantes em eventos externos, como peixamentos. Também no ano de 2012, durante as reuniões de “bom dia” os empregados da UHE Irapé receberam informações dos trabalhos ambientais realizados no PEA. Vários técnicos da Usina também participaram do programa, principalmente durante as apresentações sobre o funcionamento da usina e do Programa Proximidade, este ano realizado pela 1ª vez fora das dependências da usina.

(3)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2013 Mês Nº participantes janeiro 23 Fevereiro 18 Março 417 Abril 226 Maio 128 Junho 265 Julho 67 Agosto 354 Setembro 187 Outubro 143 Novembro 76 Dezembro 40 Total geral 1944

Tabela nº 01: Nº de participante do PEA

3.1 Visitação de Estudantes/Professores/Visitantes ao Centro de Referência e Memória

Durante as visitas no CRM, os visitantes puderam conhecer e esclarecer as dúvidas sobre os programas ambientais realizados pela Cemig. Nessa visita os visitantes assistiram ao filme maquete eletrônica e à apresentação sobre a estrutura e funcionamento da usina, estação das chuvas e a operação do reservatório. Todos os trabalhos foram acompanhados pelo monitor do PEA da UHE Irapé.

Também durante as visitas foram divulgadas informações dos programas de remanejamento da população atingida pela implantação do empreendimento; quando e como as obras foram iniciadas; sobre a construção da Usina: extensão do túnel rodoviário; geração de energia (localização das turbinas), e sobre o funcionamento das estruturas; Programa Peixe Vivo.

Como nos outros anos, durante os trabalhos sempre é ressaltada a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, preservando a memória e a riqueza cultural e natural das pessoas e das comunidades situadas no entorno do reservatório da UHE Irapé.

(4)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

3.1.1 Visitas Monitoradas:

Ao todo, no ano de 2012, tivemos 63 visitas, incluindo peixamentos e o Programa Proximidade, realizado na cidade de Coronel Murta, como mostra a tabela a seguir:

QUANTIDADE DE VISITAS

Mês EA Peixamento Visita Técnica Total

janeiro 2 2 Fevereiro 1 1 2 Março 7 2 9 Abril 2 1 3 6 Maio 4 4 Junho 1 9 10 Julho 2 2 4 Agosto 10 10 Setembro 5 5 Outubro 4 4 Novembro 4 4 Dezembro 3 3 Total Geral 40 5 18 63

Tabela nº 02: Quantidade de Visitas

Em todos esses eventos são tratados temas ambientais.

3.2 Participação em eventos na região

No ano de 2012, os empregados da UHE Irapé, participaram de alguns eventos em parceria com a comunidade, tais como:

 5 peixamentos com mais de 420 participantes;

 Programa Proximidade – operação do reservatório com a participação de 60 pessoas de vários municípios (Araçuaí, Berilo, Cristália, Coronel Murta, Grão Mogol, Virgem da Lapa).

Em 2012 podemos destacar também as oficinas de planejamento participativo do Pacuera (figura 01).

Nestas oficinas, os próprios moradores identificaram, além dos pontos fracos e fortes inerentes ao entorno do reservatório, as ameaças e oportunidades geradas com a implantação do Pacuera.

Além disso, durante as reuniões públicas foram apresentados aos presentes os usos permitidos e proibidos em cada uma das zonas estabelecidas no Pacuera.

(5)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Figura nº 01: Oficina participativa do Pacuera

3.3 “Fazendas de Irapé”

Através do convênio com a Emater, com o intuito orientar e conscientizar os moradores das “fazendas de Irapé”, vários temas foram abordados durante o ano de 2012, tais como: como realizar amostra de solo; gestão de propriedade rural; crédito rural; bovinocultura; horticultura; piscicultura; silvicultura; avicultura; segurança alimentar e nutricional; agroindústria; além da apresentação do diagnóstico sócio ambiental, incluindo os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e ambiental de cada reassentamento.

Durante a apresentação do diagnóstico, foram apresentadas informações sobre: percentuais de áreas utilizadas para cada atividade (ocupação do solo); proporção de APP em cada fazenda, incluindo APP úmida; reserva legal e identificação de áreas com alguma limitação para produção. (figura 02)

(6)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Figura nº 02: Croqui da Fazenda Araras

O diagnóstico socioambiental contempla um conjunto de indicadores de sustentabilidade, que consiste na avaliação e monitoramento do desempenho ambiental e socioeconômico de cada uma das unidades familiares reassentadas, sendo 12 indicadores para cada dimensão. (tabelas 03 e 04).

Indicadores - Dimensão socioeconômica

(7)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Indicadores - Dimensão ambiental

Tabela nº 04: Indicadores – Dimensão ambiental

Ao todo foram realizados 454 diagnósticos, indicando aspectos positivos e negativos para cada indicador.

Para cada indicador foi gerado um índice de 0 a 1, definido a partir de funções que transformaram as variáveis em um valor atribuído (0 a 1), comparando-se o valor aferido na unidade familiar, e o valor de referência ambiental e socioeconômico, por meio da utilização de fatores de ponderação. Por fim, foi gerado o índice de sustentabilidade de cada fazenda.

Os dados e informações gerados neste diagnóstico visam auxiliar as unidades familiares e o técnico da Emater que os assistem no gerenciamento do empreendimento e do espaço rural, identificando riscos e oportunidades, com vistas à sustentabilidade, ao uso responsável dos recursos naturais, garantido ao mesmo tempo retorno financeiro ao produtor e maior equidade social com todos os envolvidos no sistema de produção.

3.4 Nível de Consciência Ambiental

3.4.1 Centro de Referência e Memória

Durante o ano de 2012, ao final de cada visita no CRM o monitor do PEA Irapé distribuiu a alguns estudantes um questionário para avaliar o Nível de Consciência Ambiental - NCA.

Como o preenchimento é facultativo, apenas 41 estudantes responderam o questionário. Foram elaborados 2 questionários, ambos com 5 questões, sendo um para estudantes do nível médio e outro para estudantes do nível fundamental tendo sido preenchidos 23 e 18 questionários respectivamente.

(8)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Nota: Durante as visitas, alguns alunos que ainda estão no ensino fundamental acabaram preenchendo por engano o questionário do ensino médio. Para efeito estatístico serão considerados como alunos do ensino médio.

A avaliação do questionário foi valorada da seguinte maneira:

Valor 0: resposta que em momento algum expressou qualquer relação com a ideia principal do tema, ou aquele que deixou claro que o aluno não demonstrou o mínimo interesse pelas questões propostas.

Valor 1: respostas que demonstraram que o aluno possui um entendimento vago dos assuntos tratados.

Valor 2: respostas que demonstraram ter uma visão já melhor formada sobre o assunto abordado, mas ainda não percebem a importância dos recursos naturais para a continuidade da vida.

Valor 3: resposta que além de apresentar uma opinião formada sobre o assunto, na grande maioria correta e adequada para a capacidade da sua faixa etária.

Valor 4: resposta que supera as ideias básicas do assunto abordado para a faixa etária do aluno. Nas questões percebe-se maior interesse com os problemas ambientais do mundo, além disso propõe maneiras de melhorar a qualidade no meio onde vive através de práticas simples mas importantes na coletividade, dando a ideia de sustentabilidade.

A seguir cópia dos questionários utilizados para avaliar o nível de consciência ambiental do estudantes que visitaram o CRM de Irapé no ano de 2012.

(9)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

(10)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

(11)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

3.4.1.1 Alunos do ensino médio

Dos 23 estudantes do ensino médio que responderam os questionários, 15 são do sexo feminino (65%) e 08 do sexo masculino (35%). (gráfico 1).

Gráfico 1: Sexo dos alunos do ensino médio

A maioria do alunos (87%), conforme já citado neste documento, ainda está cursando o ensino fundamental. Três alunos que responderam os questionários estão cursando o 3º ano do ensino médio. (gráfico 2)

Gráfico 2: Nível de escolaridade dos alunos do ensino médio 35% 65%

Sexo

MASCULINO FEMININO 0% 0% 13% 87%

Nível de Escolaridade

(12)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Em relação a idade, a maioria dos alunos esta inserida na faixa etária compreendida entre 15 a 18 anos. (gráfico 3).

Gráfico 3: Faixa etária dos alunos do ensino médio

Dos alunos do ensino médio que responderam o questionário, 45,45% (gráfico 4) indicaram como melhor conceito para o meio ambiente o local onde homem e natureza estão em constante interação.

Gráfico 4: Conceito que melhor qualifica o meio ambiente (alunos do ensino médio) 91% 9%

Idade

15 a 18 > 18 45,45% 9,09% 0,00% 31,82% 13,64% 0% 10% 20% 30% 40% 50%

Local onde homem e natureza estão em constante interação. É a floresta Amazônica, Atlântica, mata

de Araucárias e demais florestas do… É apenas a mata em torno das represas

da CEMIG.

É a inter-relação entre flora, fauna e clima

É o espaço ocupado pelo homem, cidade e campo

(13)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Quando perguntado qual o entendimento sobre sustentabilidade, os alunos demostraram ter opinião formada sobre o assunto quando escolheram as opções: utilização racional dos recursos naturais e atividade sustentável contempla os aspectos econômicos, ambientais e sociais do meio (gráfico 5).

Gráfico 5: O que sustentabilidade?

Quanto à importância da mata ciliar para os rios, ressalta-se que este conceito foi compreendido pela maioria (60%) dos alunos. (gráfico 6)

Gráfico 6: Importância das matas ciliares

47,83% 0,00% 0,00% 34,78% 17,39% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Atividade sustentável contempla os

aspectos econômicos, ambientais e sociais do meio

Sustentabilidade é um jargão da última década para satisfazer interesses

econômicos

É o pai que consegue dar o que comer, beber e vestir para sua família. Sustentabilidade é a utilização racional

dos recursos naturais.

Atividade sustentável é respeito à natureza.

Como você conceitua sustentabilidade?

0,00% 60,87% 17,39% 21,74% 0,00% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Serve para os animais esconderem do

sol.

Vegetação ao longo da margem do rio que serve para impedir o carreamento

de solo para dentro do mesmo, … Mata ciliar é a vegetação que cresce ao

longo dos rios.

É uma vegetação típica das margens do rio que fornece alimento aos animais.

Vegetação que cresce ao longo das rodovias.

(14)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

A maioria dos alunos demostrou ter opinião sobre energia renovável (gráfico 7).

Gráfico 7: Uso de energia renovável

Em relação a redução da quantidade de resíduos sólidos, a maioria (65,22%) optou pela sustentabilidade, utilizando a pratica dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar. Neste item, os alunos também selecionaram como resposta a utilização de resíduos de alimentos na produção de adubo orgânico e coleta seletiva e utilização de embalagem que se decompõe facilmente na natureza, demonstrando a preocupação com o meio ambiente. (gráfico 8)

Gráfico 8: Percepção da redução de resíduos pelos alunos do ensino médio 0,00% 13,04% 17,39% 4,35% 65,22% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Porque energia renovável um dia

acaba.

Energia renovável é inesgotável. Energia renovável não emite poluentes com exceção da biomassa, uma vez… A exploração local energia renovável contribui para reduzir a necessidade… Garante fornecimento sustentado, a

longo prazo; além de reduzir…

Por que é melhor para o ambiente o uso de energia

renovável?

26,09% 65,22% 17,39% 4,35% 4,35% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Usar restos de alimento para produzir

adubo orgânico, preparar o lixo para coleta seletiva.

Praticar os 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, visando a sustentabilidade do

planeta

Utilizar protudos com embalagens que se decompõe facilmente na natureza

(biodegradável).

Comprar apenas o necessário para o dia-a-dia, dispensando o supérfluo

Comprar mais sacos de lixo para armazenar todo resíduo produzido.

(15)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

O Nível de Consciência Ambiental dos alunos do ensino médio, considerando que o peso atribuído a cada resposta varia entre 0 (resposta sem relação com a ideia principal do tema) e 4 (supera a ideias básicas do assunto abordado) ficou em 80,72% (tabela 5).

PONTUAÇÃO

ATINGIDA MÁXIMA NCA

381 472 80,72%

Tabela 5: Nível de Consciência Ambiental (alunos do ensino médio)

3.4.1.2 Alunos do ensino fundamental

Dos 18 estudantes do ensino médio que responderam os questionários, 10 são do sexo feminino (57%) e 08 do sexo masculino (43%). (gráfico 9).

Gráfico 9: Sexo dos alunos do ensino fundamental 44% 56%

Sexo

(16)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Cinco visitante (28%) estão cursando o ensino fundamental. Outros seis visitantes que responderam os questionários destinados aos alunos do ensino fundamental já estão cursando o nível médio e outros sete visitantes não indicaram o nível de escolaridade. (gráfico 10)

Gráfico 10: Nível de escolaridade dos alunos do ensino fundamental

Em relação a idade dos alunos do ensino fundamental que participaram do PEA na UHE Irapé não houve uma discrepância entre as faixas estabelecidas. (gráfico 11).

Gráfico 11: Faixa etária dos alunos do ensino fundamental 28%

33% 39%

Nível de Escolaridade

4º ao 9º ano EF 1º ao 3º ano EM outro

28%

33% 39%

Idade

(17)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Dos 18 alunos do ensino fundamental que responderam o questionário, 77,78% (gráfico 12) indicaram o espaço ocupado e não ocupado pelo homem que está a todo momento sofrendo modificações de ordem natural ou impostas pelo homem como melhor conceito para o meio ambiente.

Gráfico 12: Qualificação de meio ambiente pelos alunos do ensino fundamental

Quase 80% dos alunos tiveram a mesma opinião de como deve ser um consumidor de hábitos e atitudes conscientes (gráfico 13).

Gráfico 13: Consumidor com hábitos conscientes na visão dos alunos do ensino fundamental 77,78% 5,56% 11,11% 0,00% 5,56% 0% 20% 40% 60% 80% 100%

É o espaço ocupado e não ocupado pelo homem que está a todo… É a floresta Amazônica, Atlântica, mata

de Araucárias e demais florestas do… É apenas a mata em torno das represas

da CEMIG.

É todo local que tem animais e plantas. É o espaço ocupado pelo homem,

cidade e campo

Como você qualifica meio ambiente?

0,00% 11,11% 0,00% 11,11% 77,78% 0% 20% 40% 60% 80% 100%

Lavar roupa apenas uma vez por semana em máquina de lavar e aproveitar a água para lavar calçadas

Consumir produtos que vêm embalados em recipientes que cabem

o dobro de produto

Fazer uso de produtos em recipientes retornáveis

Comprar apenas o necessário para o dia-a-dia

Ter um equilíbrio entre a satisfação do consumo e sustentabilidade do planeta

Como deve ser um consumidor de hábitos e atitudes

conscientes?

(18)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

Mais da metade dos alunos considerou como melhor opção a explicação da importância da mata ciliar ao fazendeiro (gráfico 14).

Gráfico 14: Importância da mata ciliar

Aqui cada aluno escolheu uma importância para a água, mas 100% deles, de um forma ou outra entendeu a importância desse tema. (gráfico 15).

Gráfico 15: Importância da água 11,11% 55,56% 11,11% 16,67% 5,56% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% Não me importaria com a atitude do

fazendeiro

Pediria ao fazendeiro para parar com o desmatamento

Denunciaria o fazendeiro a Polícia de Meio Ambiente

Perguntaria o motivo de estar desmatando a área

Se você encontrasse um fazendeiro desmatando a

vegetação na margem de rio, o que você diria a ele?

0,00% 27,78% 38,89% 0,00% 33,33% 0% 10% 20% 30% 40% 50%

Água serve para matar a sede dos animais, irrigar as lavouras, tomar… Água é o líquido mais precioso da natureza e que está sendo poluído a… Água tem diversas finalidades no dia-a-dia e sem ela não existiria vida na Terra Água é um líquido combustível criado pelo homem para mover máquinas Água é a substância mais abundante da

superfície da Terra tida como…

Qual a importância da água?

Explicaria a ele sobre a importância da mata para a manutenção dos rios, através da retenção de

(19)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

O aumento na taxa de CO2 retendo calor na superfície, alterando o equilíbrio do efeito estufa foi a opção mais escolhida pelos alunos do ensino fundamental que responderam o questionário com 61,11%, (gráfico 16). Claro que neste item também podemos considerar o aumento da taxa de CO2 na atmosfera interferindo no controle da temperatura terrestre e interferência no ciclo da chuva com consequente aquecimento.

Gráfico 16: Danos causados pela prática de queimadas

O Nível de Consciência Ambiental dos alunos do ensino fundamental, considerando que o peso atribuído a cada resposta varia entre 0 (resposta sem relação com a ideia principal do tema) e 4 (supera a ideias básicas do assunto abordado) ficou em 78,61% (tabela 6).

PONTUAÇÃO

ATINGIDA MÁXIMA NCA

283 360 78,61%

Tabela 6: Nível de Consciência Ambiental (alunos do ensino fundamental) 5,56% 16,67% 0,00% 16,67% 61,11% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Aumenta a taxa do gás oxigênio, muito

importante para a sobrevivência dos… Aumenta a taxa de CO2 na atmosfera

interferindo no controle da… Provoca a mortandade de animais Interfere no ciclo das chuvas e provoca

aquecimento

Aumenta a taxa de CO2 livre, retendo calor na superfície terrestre, alterando

Que danos a prática de queimadas causa ao meio

ambiente?

(20)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

4 RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

FOTOS DE PEIXAMENTO NA PRAIA DO RIO - BERILO

(21)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

FOTOS DO PROGRAMA PROXIMIDADE REALIZADO NA CIDADE DE CORONEL MURTA

(22)

Janeiro/2013

Programa de Educação Ambiental da UHE Irapé

5 CONCLUSÕES

Os temas apresentados, no CRM, como a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, preservando a memória e a riqueza cultural e natural das pessoas e das comunidades situadas no entorno do reservatório, geração de energia, funcionamento das estruturas da usina e Programa Peixe Vivo foram muito bem recebidos por todos.

Também destacamos o entusiasmo dos participantes durantes as visitas, peixamentos e ações realizadas fora do CRM, principalmente durante o Programa Proximidade, que este ano, pela 1ª vez, foi realizado fora das dependências da UHE Irapé. No encontro realizado no município de Coronel Murta foram abordados os aspectos operativos do reservatório, a meteorologia, a segurança das barragens, as ações ambientais e o Programa Peixe Vivo.

Em relação as novas premissas de desenvolvimento sustentável das “fazendas de Irapé”, percebemos que foram muito bem recebidas pelos moradores. Os vários temas abordados, como amostra de solo; gestão de propriedade rural; crédito rural; bovinocultura; horticultura; piscicultura; silvicultura; avicultura; segurança alimentar e nutricional; agroindústria, tiveram uma participação efetiva de todos.

Quanto ao Nível de Consciência Ambiental (NCA), este indicador foi superior a meta estabelecida em todos os grupos pesquisados (alunos do ensino fundamental/médio).

O que podemos perceber em todos os trabalhos que a maioria dos participantes tem muito interesse com os problemas ambientais do mundo, principalmente avaliando o questionário de avaliação da visita, onde todos participantes concordaram que a conscientização por meio da educação ambiental é o melhor caminho para preservação dos recursos naturais

Com isso, podemos afirmar que os objetivos do PEA da UHE Irapé estão sendo alcançados.

Elaborado por:

Adriano Campos Lemos Engenheiro Civil

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Áreas com indícios de degradação ambiental solo exposto no Assentamento Fazenda Cajueiro A e no Assentamento Nossa Senhora do Carmo B, localizados, respectivamente, no Município de

A curva em azul é referente ao ajuste fornecido pelo modelo de von Bertalany, a curva em vermelho refere-se ao ajuste fornecido pelos valores calculados Lt, dados pela equação

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

Com relação às diferenças observadas entre as duas técnicas cirúrgicas (Grupos 1 e 2), acredita- se que os animais submetidos ao desvio lateral modificado do pênis (Grupo 2)

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Em 2006 o DNIT editou novas instruções de serviços para projetos (DNIT, 2006), sendo revisada as instruções de serviço e especificações para projetos rodoviários, onde detalha