• Nenhum resultado encontrado

POR UM PSOL POPULAR E SOCIALISTA ENRAIZADO NA VIDA DO POVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POR UM PSOL POPULAR E SOCIALISTA ENRAIZADO NA VIDA DO POVO"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

POR UM PSOL POPULAR E SOCIALISTA

ENRAIZADO NA VIDA DO POVO

Estamos diante de uma encruzilhada histórica, o Brasil caminha para a barbárie, por isso cabe às forças de esquerda ocupar as trincheiras com um projeto popular e socialista. Nesse sentido, o 7º Congresso do PSOL traz a oportunidade de discutirmos os problemas pela raiz, com o objetivo principal de derrotar o fascismo e o neoliberalismo. Tese Nacional apresentada pelos camaradas do coletivo Raiz Popular e por militantes independentes.

I. Crise sanitária versus Crise do Capitalismo Global

1. A crise sanitária que atravessa o mundo desde o segundo semestre de 2019 expõe cada vez mais a incapacidade do capitalismo global em oferecer soluções que garantam a sobrevivência das massas trabalhadoras. As sequelas da grande crise do capitalismo de 2008 ainda assombram a periferia global.

2. Ainda em 2019, antes dos efeitos da COVID-19 para retração econômica, a dívida dos países pobres havia atingido uma cifra recorde de US$ 744 bilhões. Diante das agruras da pandemia, o FMI, o Banco Mundial e o G20 se esforçam para oferecer mais empréstimos para os países superendividados da periferia do globo. Em troca dos empréstimos exigem mais arrocho, mais cortes de direitos e uma interferência na autodeterminação dos povos.

3. Mais de 2 bilhões de pessoas pelo mundo não têm acesso regular à alimentação segura, suficiente e nutritiva. O mapa da fome se fortalece e se torna uma realidade até mesmo nos grandes centros financeiros. Nos EUA, a insegurança alimentar atinge mais de 50 milhões de pessoas.

4. A falta de acesso à vacina penaliza ainda mais as populações da periferia mundial, acentuando a desigualdade. Os países pobres, que somam quase metade da população mundial, tiveram acesso a 17% das vacinas produzidas. Até o início de maio, diversos territórios da África não haviam recebido nenhuma dose de imunizante.

(2)

5. A falência do capitalismo industrial no Ocidente, que abriu espaço para a centralidade do capital improdutivo, com o império do rentismo e da financeirização, inaugurou uma nova etapa da exploração dos trabalhadores, com novas configurações das relações de trabalho.

II. Trumpismo como força fascista e o papel de Biden para o imperialismo 6. A onda conservadora protagonizada por Donald Trump não se encerra com sua

derrota e saída da Casa Branca. Muitos de seus principais aliados internacionais continuam reinando e implementando uma política similar, racista e conservadora. São exemplos o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, Benjamin Netanyahu em Israel e também o presidente Bolsonaro.

7. O QAnon, movimento conspiratório aliado a Trump é um exemplo dos exércitos digitais motivados por falsas informações, e que pautam o debate político e a opinião pública. Tais grupos formam uma ameaça real para a convivência democrática. Grupos similares ganham força na Europa, ainda marcada pela grande propaganda antimigração.

8. Os EUA com Joe Biden, embora não sejam um aliado que potencializa ideologicamente o bolsonarismo como se dava com Trump, segue com um projeto imperialista e belicista. Biden pertence à ala do chamado "imperialismo humanitário" que, embora defenda pautas raciais, gêneros e até ambientais, possui sério compromisso com um expansionismo estadunidense através de aplicação de golpes de estado, guerras e as chamadas revoluções coloridas. 9. Não diferente, sua vice enquanto uma mulher negra, aclamada pela esquerda

liberal no Brasil, segue na mesma trincheira que potencializa o genocídio e o racismo contra o povo palestino para garantir o maldito projeto político bélico e genocida de Netanyahu. Isso só reafirma que a representatividade deve ter, obrigatoriamente, um projeto político que altere as estruturas de poder, e que não seja um aliado do sistema capitalista que tanto mata pobres e pretos.

10. Quando vice de Obama, Biden era responsável pela política na América Latina, situação por meio da qual ajudou na arquitetura de golpes pelo território latino-americano, como o Brasil em 2016, as inúmeras tentativas de golpes na Venezuela, Honduras em 2009, Paraguai em 2012 e Bolívia em 2019.

(3)

III. América Latina ganha novo fôlego

11. A segunda década do século XXI foi marcada por uma grande onda conservadora e neoliberal que ocupou a América Latina, resgatando governos de direita e fascistas em diversos países, com Mauricio Macri na Argentina, Sebastián Piñera no Chile, Horacio Cartes e Mario Abdo Benítez no Paraguai, Pedro Pablo Kuczynski no Peru, Jeanine Áñez na Bolívia, Iván Duque Márquez na Colombia e Jair Bolsonaro no Brasil.

12. Depois do amargor de tais governos, e com fleches autoritários em diversos países que recuperaram sinais das sangrentas ditaduras latinoamericanas, movimentos populares e partidos de esquerda e centro-esquerda iniciam uma nova recuperação no comando da América Latina.

13. Andrés Manuel López Obrador no México, o peronista Alberto Fernández na Argentina, a volta do Movimento ao Socialismo (MAS) ao poder na Bolívia com Luis Arce e Andrés Arauz no Equador que enterrou o traidor Lenin Moreno são alguns desses exemplos.

14. Si un pueblo protesta y marcha en medio de una pandemia, es porque su gobierno es más peligroso que el virus, assim tem sido as últimas semanas do povo colombiano. Colômbia enfrenta uma greve nacional como há muito tempo não ocorria. A greve nacional é resultado de uma tentativa de Iván Duque de garantir, por meio de uma reforma tributária, a manutenção da burguesia colombiana através da força de trabalho e da tributação dos pobres.

15. No entanto, isso resultou numa onda popular de resistência às políticas de austeridade. O ex-guerrilheiro do grupo M19, Gustavo Petro, é a grande aposta para a esquerda ocupar o poder pela primeira vez na Colômbia.

16. Com uma condução econômica que não dá respostas à crise existente no Chile, Piñera tem hoje uma aprovação de 9% de seu governo. Além disso, o Chile segue para a construção de uma nova Constituição, que terá paridade de gênero entre os parlamentares constituintes e a representação indigena, a fim de garantir maior participação popular e a derrota de décadas do fascismo pinochetista.

17. No Peru, tem ventilado possibilidades reais de Pedro Castilho, professor cajamarquino de escola pública, dirigente sindical e campesino, ganhar a disputa

(4)

contra a dinastia neoliberal dos Fujimori. É a primeira vez que o país é permeado por alguém que apresenta um projeto político popular com chances de levar a presidência.

18. O retorno de forças populares na América Latina superou o personalismo político e a idolatria de velhos líderes. Na maioria dos casos, ex-presidentes foram os principais cabo-eleitorais e não lideraram as chapas eleitorais. Foi o caso na Argentina, com Cristina na figura de vice, na Bolívia e Equador com o grande papel de Evo Morales e Rafael Correa nas eleições, ainda que com impedimentos legais de concorrer.

IV. Derrotar Bolsonaro para vencer a COVID

19. A crise sanitária causada pela COVID-19 escancarou a desigualdade brasileira e potencializou ainda mais a vulnerabilidade do povo, no campo e na cidade. 20. O crescimento da desigualdade e da concentração de renda é reflexo de políticas

neoliberais do governo Temer e Bolsonaro, e por outro da política de conciliação de classes dos governos petistas que priorizaram o crescimento pelo consumo em vez de mudanças estruturais.

21. Há um ano e meio caracterizavam o governo bolsonarista como neofacista, com seus louvores aos anos de chumbo e sua prática racista, xenófoba e LGBTfóbica. Diante de sua conivência e ausência no enfrentamento à pandemia, o adjetivo mais apropriado ao presidente e sua gestão é genocida.

22. Sua ação inócua diante do desespero da população resultou na volta do Brasil ao mapa da fome, situação que estava superada com políticas de distribuição de renda e de segurança alimentar. São mais de 19 milhões de brasileiros diante da fome.

23. A fome se torna ainda mais escandalosa quando olhamos os números recordes de produção agrícola no país. O Brasil é um grande celeiro mundial, produzindo alimentos para 1 bilhão de pessoas. A exportação de alimentos brasileiros chega a centenas de países.

24. Além do agronegócio não servir ao Brasil, ele potencializa latifúndios, destrói a fauna e a flora com a monocultura, envenena o povo e as águas com agrotóxicos

(5)

e expulsa de seus territórios populações indígenas, quilombolas e povos tradicionais. A produção em escala industrial não é sinônimo de vida ou desenvolvimento.

25. Temos ainda, como agravante, a situação do país perante o mercado internacional: com uma economia dependente, em que se prioriza o agronegócio e a extração mineral, e as indústrias nacionais são sucateadas. Por outro lado, as indústrias estatais são passadas para o capital internacional, a preços irrisórios, piorando ainda mais nossa situação de dependência. Assim, com o desenvolvimento desse subdesenvolvimento, o trabalhador brasileiro é cada vez mais explorado.

26. A boiada vem passando nas contínuas ações que estão sendo executadas pelo Governo Federal desde o início da gestão Bolsonaro. Na lista de medidas estão o corte de recursos, o afrouxamento da legislação de proteção e fiscalização ambiental, o descontrole do desmatamento, a investida para desmontar a Lei da Mata Atlântica, as polêmicas sobre a revogação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), dentre tantas outras.

27. Os povos originários e seus descendentes vêm sofrendo forte ofensiva durante o governo Bolsonaro. O fortalecimento das milícias e o escancaramento da violência policial culminaram na chacina de Jacarezinho, na morte das meninas de Duque de Caxias, além da evidente negligência nas investigações que poderiam localizar os meninos desaparecidos de Belford Roxo. Lideranças indígenas como Isac Tembé, Zezico Rodrigues Guajajara e Paulino Guajajara, entre tantos outros, foram assassinados por madeireiros ilegais, grileiros e agentes públicos que atuam a serviço dessas forças. Esses são apenas alguns dos tantos casos que ocorrem no Brasil e nos deixam perplexos.

28. Mais de 14,4 milhões de pessoas em idade ativa estão desempregadas. É a maior taxa desde 2012. Isso sem contar com o alto número de desalentados, subempregados e a multidão de precarizados com novas relações trabalhistas que beiram à escravidão moderna.

29. O auxílio emergencial, que em 2020 proporcionou renda para 68 milhões de pessoas, sendo boa parte mulheres chefes de família, foi reduzido a um valor pífio,

(6)

incapaz de manter a segurança alimentar das famílias. É mais um sinal da política institucional de morte guiada por Bolsonaro.

30. Soma-se a esta situação o novo repique da pandemia, a promessa de uma terceira onda e a falta de um calendário efetivo de vacinação. Ou seja, todos os elementos que indicam um agravamento da situação para os trabalhadores. 31. A crise mundial deixa claro que a saída da barbárie é a garantia do serviço público

universal e de qualidade pelo Estado. E isso não se limita somente à saúde. A educação, bem como a assistência social, fazem parte disso. Neste período de crise o castelo de cartas do neoliberalismo cai com o sopro de um vírus invisível aos olhos, só que mortal.

32. Não é possível imaginar um Brasil sem o SUS, sem a educação pública tão acessada por uma classe média, que hoje, matricula seus filhos na mesma escola que suas empregadas domésticas, e mesmo assim não percebe o quão longe está de ser burguesa.

33. Os índices de agravamento da violência doméstica e do feminicídio na pandemia reforçam a importância de tratar as questões de raça, gênero e classe de forma transversal, desenvolvendo políticas públicas de amparo a essas vítimas.

34. O Brasil conhece as fórmulas do neoliberalismo e do recente fascismo. Não temos apenas conhecimento de causa, mas principalmente, experiência acumulada de fome, miséria, falta de teto, trabalho precarizado, direitos retirados, racismos estruturalmente sólidos e competentes. Temos que ter como tarefa principal um projeto político que tire das mãos do nosso povo trabalhador os privilégios dessa burguesia vergonhosa, que preza pela manutenção de sua própria exploração, por meio do imperialismo e da dependência.

35. As ameaças de Bolsonaro à democracia soam apenas como bravatas, porém é preciso permanecermos atentos, pois suas posturas são como um laboratório para saber até onde ele pode ir, o quanto pode desafiar os outros poderes e tensionar a nossa tão frágil democracia. Na esteira dessas falas, o judiciário tem sido usado para ameaçar e perseguir lideranças políticas e de movimentos sociais, a exemplo do que aconteceu com Boulos, Sônia Guajajara e outros. 36. A CPI da Pandemia é um momento para desnudar a negligência de Bolsonaro no

(7)

Bolsonaro. Nessa linha, as denúncias de corrupção tanto ao ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, quanto ao ministério da saúde sob o comando do general Pazuello, são combustíveis para aumentar a rejeição a esse governo. 37. O centrão, grupo de partidos e parlamentares que apoiam quem paga mais, entrou

de cabeça no governo Bolsonaro. Cargos no primeiro e no segundo escalão foram negociados e os partidos do centrão seguem dando sustentação às políticas do governo. Porém, o castelo pode começar a ruir, denúncias já apontam um orçamento paralelo para compra de votos, prática de corrupção comum da direita. 38. Essas negociações ampliaram o domínio de Bolsonaro sobre o Congresso. Para uns, o apoio ao governo por questões ideológicas, para outros, por cargos e dinheiro. O bolsonarismo segue tendo um amplo apoio no Congresso e boa parte dos parlamentares da base do governo virou as costas aos apelos da população contra as práticas genocidas do governo Bolsonaro.

Educação em ataque

39. Nos últimos anos a educação vem sofrendo duros ataques que se aprofundaram com a ascensão neoliberal e conservadora. O atual presidente Jair Bolsonaro, de extrema-direita, cujo interesse é responder aos anseios do grande capital, desqualifica a Educação, reduzindo-a meramente à uma formação de “mão-de-obra”, em detrimento das múltiplas potencialidades que o ser humano pode desenvolver através do processo educacional.

40. A educação, além de um direito assegurado à sociedade e dever do Estado, é parte fundamental da vida dos indivíduos. Esta não se restringe apenas a um período específico da vida humana, pelo contrário, é extremamente abrangente no que diz respeito à formação no sentido do desenvolvimento biopsicossocial histórico do sujeito de direito, da formação de consciência crítica, da personalidade, da própria valoração das situações e momentos de interação destes indivíduos uns com os outros e com o mundo à sua volta.

41. O negacionismo se apresenta não somente na negação da ciência; como também no encerramento das pesquisas, dos laboratórios, das unidades educacionais, das bibliotecas públicas, e nos cortes de verbas. O FUNDEB sofreu repetidos ataques e ainda estamos na luta pela sua manutenção.

(8)

V. Convenção Eleitoral em 2022 e Frente Popular de Esquerda para vencer a Barbárie 42. A antecipação do debate eleitoral proporcionada pelo fator Lula, e o desmonte da

farsa da Lava-Jato prejudica e fragiliza a oposição a Bolsonaro, e deixa como secundário o combate à pandemia. Nesta antecipação perdem também os partidos, que se vendem a agenda do dia sem uma discussão programática e o diálogo necessário nas instâncias partidárias.

43. Está no centro da agenda emergencial, que nos garante a sobrevivência em 2021, a luta pela segurança sanitária, com vacina a todos e todas, auxílio emergencial justo e medidas que garantam a dignidade para os trabalhadores. Com a vacina, a luta pelo impedimento de Bolsonaro e de todo atraso que representa ganha mais força.

44. O VII Congresso Nacional do PSOL tem por missão apresentar diretrizes para os caminhos que o partido deve trilhar para a derrota do bolsonarismo; derrota esta que passa pelas urnas, mas que só se consolida com um movimento de massa nas ruas.

45. O grande desafio da esquerda nessa quadra é enterrar o neofascimo à brasileira, representado pelo governo Bolsonaro e seus asseclas, política que encarna a figura simbólica dos quatros cavaleiros do apocalipse: Morte, Guerra, Fome e Pestilência.

46. A conjuntura política, sanitária, econômica e eleitoral vem numa dinâmica fervorosa, em que a cada momento surgem novos elementos. O fogo da fervura histórica vem aumentando, esperamos as borbulhas.

47. Dada a indefinição da conjuntura e a impossibilidade de criar cenários a médio prazo, a não ser a ameaça bolsonarista que continua a nos assombrar, a estratégia e tática eleitoral do partido devem ser consolidadas em uma Conferência Eleitoral Nacional para este fim, convocada para o primeiro trimestre de 2022.

(9)

48. Doravante, o PSOL deve sinalizar e se esforçar para construir caminhos comuns de uma candidatura forte, robusta, unificada e à esquerda para derrotar a barbárie e a realidade neofascista que nos perseguem desde a eleição de Bolsonaro. 49. Subestimar a força e a capacidade do bolsonarismo e de sua tarimba autoritária

é erro estratégico; mais que isso, é negar o ambiente emergente, fascista e perigoso em que estamos, com a milícia ocupando o espaço político no país. É urgente pôr fim à barbárie.

50. A unidade que o momento nos pede é revelada não em torno de nomes que postulam a disputa, mas a partir da consolidação de um programa popular para livrar o país da assanha neoliberal e possibilitar a construção de um projeto mínimo de bem-estar, possibilitando a rearticulação do povo.

51. O PSOL cumpriu seu papel histórico com candidaturas aguerridas e radicais nas eleições presidenciais de 2006, 2010, 2014 e 2018. Naquele momento estava em jogo a superação de projetos de conciliação, e o ambiente democrático exigia de nós um projeto verdadeiramente de esquerda.

52. Nesse sentido cremos ser legítimo que qualquer militante do partido apresente sua candidatura aos cargos majoritários, mas cremos também que diante do quadro de ameaças democráticas o ponto de partida deva ser a construção de unidade. Além do mais, uma Conferência Eleitoral no começo do ano de 2022, nos dará um quadro mais evidente de qual tática eleitoral devemos tomar.

53. Assim sendo, vacina universal para hoje; programa unificado para já e conferência eleitoral em 2022. Impeachment para ontem!

VI. Balanço Partidário

54. Não há como negar o avanço do PSOL como alternativa à esquerda, se tornando

referência no campo da luta anticapitalista. No campo legislativo conseguimos na última eleição eleger vários vereadores pelo país. Na cidade de São Paulo mais do que dobrando a bancada, repetindo a boa performance da eleição de 2018. 55. A candidatura Boulos/Erundina foi um alento ao apresentar um programa à

esquerda, tornando-se alternativa possível para a cidade. O partido avança ao conquistar a primeira Capital para governar, a prefeitura de Belém, tendo à frente o companheiro Edmilson Rodrigues.

(10)

56. Se o PSOL se torna referência para setores progressistas da classe média, ainda não chegou a uma política efetiva que enraíze o partido nas periferias das grandes cidades e fora dos grandes centros urbanos. É tarefa urgente interiorizar o partido. 57. Internamente o PSOL é um partido engessado que, muitas vezes, mais afasta do que aproxima a sua militância. Um partido que filia pessoas e as deixa perdidas sem um direcionamento, sem um chamamento e um acolhimento.

58. Temos que "quebrar as correntes" internas que limitam as nossas ações, como se fôssemos vários grupos que emprestam uma legenda para expor seu pensamento. Devemos entender que a pluralidade de tendências tem o dever de colaborar com a criação de um projeto partidário que nos une. Nosso dever é que as ruas pautem nossas lutas, que os povos sejam nossos aliados, e que cada pensamento contribua e adicione táticas e estratégias para sermos um partido socialista de fato.

59. É urgente abrir e fortalecer canais de participação direta da militância na vida partidária em todos os momentos, não apenas quando interessa às direções que a militância endosse suas práticas políticas. O PSOL precisa impulsionar de forma sistemática a criação de espaços de formação, incentivo e chamamento para a criação de núcleos, setoriais e coletivos ligados ao partido.

60. O neofascismo já cumpre seu papel nos massacrando diariamente com a censura e a repressão tentando nos intimidar. O papel do PSOL não é somente combater o neofascismo, mas propor um projeto político popular e socialista que aponte saídas para o povo.

61. Sendo assim:

A. Para se democratizar o PSOL é preciso criar novos instrumentos capazes de acolher filiados e simpatizantes, além de ampliar os já existentes, como os núcleos e setoriais. Os filiados devem ser chamados a contribuir cotidianamente na vida partidária;

B. Descentralizar a estrutura partidária para que possamos organizar o PSOL em todos os cantos do Brasil;

C. Indicamos a necessidade das instâncias partidárias e da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco em ampliar as atividades e potencializar a comunicação com os filiados;

(11)

D. Um projeto de esquerda não se dá através de movimentos políticos neoliberais, que tem a finalidade de potencializar e reformar a ordem burguesa. Por isso, é imprescindível que seja vetada a vinculação de militantes do PSOL a “movimentos de renovação política”;

E. Para derrotar o bolsonarismo e suas reformas precisamos de frentes, para além de frentes eleitorais, dialogando com os vários setores progressistas que percebem que as reformas e as propostas neofascistas de Bolsonaro são danosas para o povo brasileiro;

F. O Brasil é um país altamente religioso, precisamos pensar essa subjetividade para debater o projeto popular e socialista, por isso é imprescindível a criação de um setorial inter-religioso no PSOL, que vise ações estratégicas para ocupar espaços até então ignorados pela esquerda;

VII. Projeto Político

62. O PSOL precisa mostrar um projeto de país. Um projeto que vai além dos parlamentos e poderes estabelecidos, e que passa por um diálogo com o povo e com as organizações populares, que tenha na base mudanças estruturais a longo prazo, pois infelizmente a curto, temos que dar respostas à sobrevivência do nosso povo.

63. A burguesia faz do Brasil, em larga escala, um laboratório de experimentações de limites da desigualdade e desumanização, garantindo a ausência de dignidade para a existência humana, escancarado de forma mais clara pela crise sanitária que enfrentamos . A construção sociopolítico-econômica é marcada pela colonialidade, pelo racismo estrutural, pela fome, pela implantação das políticas neoliberais das últimas décadas e pelo desanuviar do neofascismo de certos setores da sociedade brasileira e mundial.

64. A análise aprofundada dessas raízes nos proporcionarão saídas possíveis para atender aos nossos anseios de uma sociedade sem fome, e com dignidade, anseios esses materializados em projetos possíveis. Na ordem do dia estão derrotar o neofascismo, a segurança sanitária e alimentar .

(12)

65. Por isso, consideramos essencial alguns pontos que devam conduzir o PSOL nos próximos tempos e pautar o programa eleitoral para disputar 2022:

A. De forma emergencial devemos lutar pela segurança sanitária, com vacina a todos e todas, auxílio emergencial que garanta a mínima dignidade para trabalhadores(as), e a luta pelo impedimento de Bolsonaro e de todo atraso que representa;

B. Revogação das contra-reformas implementadas do golpe até o momento, como a trabalhista e a de seguridade social;

C. Intensificar e priorizar o debate sobre a auditoria da dívida pública. É necessário uma verdadeira e justa reforma tributária, que taxe as grandes fortunas e não condene os mais pobres;

D. Regulação dos meios de comunicação e direito à comunicação é uma exigência constitucional para definir regras concretas para o funcionamento destes veículos, não se trata de política de censura, mas garantir condições mínimas de operação do serviço de forma a manter o interesse público – e não o lucro das empresas – em primeiro lugar;

E. Democratizar a terra defendendo uma reforma agrária popular; F. Garantir o direito constitucional de moradia para o povo;

G. Reforma política que aumente a participação popular e garanta a ampliação dos mecanismos de democracia direta como referendos e plebiscitos, mas também dos conselhos paritários e das conferências;

H. Defender e garantir a regularização e a ampliação de políticas de demarcação de territórios indígenas e quilombolas;

I. Defender o Sistema Único de Saúde - SUS - garantindo financiamento público e gestão direta dos serviços de saúde, participação popular e controle social do sistema e ampliação da rede de atenção básica;

J. Ampliar a rede socioassistencial, a fim de aplicar o Sistema Único de Assistência Social - SUAS - e percebê-lo como direito social básico na proteção da vida e da dignidade humana;

K. Lutar contra o desmonte das políticas públicas de proteção da infância e

(13)

empenhando esforços contra a diminuição da maioridade penal, que potencializa o encarceramento da juventude preta, pobre e periférica;

L. Assegurar os mecanismos de proteção dos biomas e ecossistemas brasileiros, e criar novos instrumentos que garantam a saúde da natureza. É urgente um pacto nacional da Casa Comum, que se levante contra a privatização da água, do vento e do sol e regule a exploração de minérios em território brasileiro;

M. Defender o serviço público direto, gratuito e de qualidade é defender um Estado que garanta assistência e acesso universal. O dinheiro público deve ser investido no serviço público;

N. Defender e investir em uma Educação pública, gratuita, plural, laica e de qualidade, da educação infantil à educação superior para todos;

O. Assegurar o direito à cidade considerando os diferentes contextos sociais de

cada território;

P. Garantir os direitos sociais do povo brasileiro, principalmente para mulheres, negros, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, quilombolas, jovens, idosos e povos originários;

Q. Garantir políticas de direitos reprodutivos das mulheres;

R. Aprofundar e implementar mecanismos de controle social do judiciário;

S. Radicalizar a mobilidade das cidades brasileiras. Esta pauta deve ser transversal a todas as outras que lutamos. Democratização da equidade da mobilidade deve ser uma das bandeiras imprescindíveis, garantindo no mínimo um transporte que seja público, universal, gratuito, com qualidade e dignidade para o nosso povo; T. Protagonizar debates e projetos de segurança pública, não apenas fazendo resistência ao projeto da extrema direita, mas colocando de forma incisiva nos holofotes da política um projeto socialista;

U. Combater o desmonte dos direitos trabalhistas e garantir projetos de geração de emprego e renda;

V. Priorizar o investimento público em Ciência, Pesquisa e Tecnologia para garantir a soberania nacional;

W. Garantir o mínimo de 2% do orçamento da União para a cultura, potencializando editais, programas e ações culturais e artísticas;

(14)

X. A autodeterminação dos povos, a consciência de que o meio ambiente é sujeito de direitos e a integração dos valores dos povos originários e tradicionais na construção de políticas sociais e econômicas devem ganhar protagonismo no projeto de país.

(15)

Assinam a Tese Nacional da Raiz Popular: 1. ADALTINA AVELINA ALVES

2. ADEMÁRIO SOUZA PRADO 3. ADEMIR FERREIRA LEITE

4. ADILMA HONORATO DE SOUZA 5. ADILSON OSTI

6. ADJANE SELEGHINI GAIOTTO

7. ADRIANA APARECIDA DOS SANTOS 8. ADRIANA CARVALHO

9. ADRIANA DE BARROS DA SILVA 10. ADRIANA DE CARVALHO

11. ADRIANA GOMES SANTOS 12. ADRIANA LOURENÇO

13. ADRIANO ISIDIO MACEDO GONÇALVES 14. ADRIANO LUIZ DE FREITAS

15. ADRIANO ROBSON DE FARIA

16. ADRIELLE KARYNE MINATO SILVA DA CONCEIÇÃO

17. AGATHA CAROLINA PINHEIRO JUNQUEIRA DE ASSIS FIGUEIREDO 18. AILTON BISPO DOS SANTOS

19. AILTON RAFAEL DA SILVA 20. ALAIDE FERREIRA DA SILVA

21. ALBERTINO FERREIRA DE OLIVEIRA 22. ALBERTO FORTUNATO MESTRE 23. ALBERTO SANTOS NETO

24. ALCINA SEGUNDO FERNANDES DE MOURA 25. ALDECI GOMES DA SILVA

26. ALESSANDRA GOMES DOS SANTOS 27. ALEX LEVI CASSEMIRO

28. ALEX ROCHA DOS SANTOS 29. ALEX SILVIO DE FREITAS

30. ALEXANDRE AMORIM DE MATOS 31. ALEXANDRE BARREIRA ALVES

32. ALEXANDRE HONÓRIO DIONIZIO DOS SANTOS 33. ALEXANDRE JOSÉ DOS SANTOS

34. ALEXANDRE LOPES

35. ALEXANDRE MARINHO SAMPAIO 36. ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA 37. ALICE DE MORAES SANTOS 38. ALINE BARONI TOLEDO PEDACE 39. ALINE SOARES SCHWITTAY

40. ALINNY PAULA FLAVIANA LANDIM 41. ALUÍZIO MARINO

42. AMANDA DA SILVA MAFFEI 43. AMANDA TEREZA DE OLIVEIRA 44. AMANDA TRINDADE DA SILVA 45. AMÉLIA CLOTILDE DE SOUZA

(16)

46. ANA CLÁUDIA DOS SANTOS SOARES 47. ANA CLAUDIA MORAES MACEDO 48. ANA LÚCIA CLEMENTINO

49. ANA LUCIA MAMEDE 50. ANA MARIA ALEXANDRE

51. ANA MARIA DE SOUZA MELO PRINCE 52. ANA PAULA CHIMIRRI DE LIMAS MARTINS 53. ANA PAULA LIMA DE QUEIROZ

54. ANA PAULA PEREIRA DE SOUZA 55. ANA PAULA ZANIN FRIGERIO

56. ANABELA APARECIDA SANTOS ANDRADE 57. ANDERLEIA FERNANDES DA SILVA

58. ANDERSON MARTINS AVERSAMI 59. ANDRÉ ALVES NOGUEIRA 60. ANDRE DA SILVA DAMACENO 61. ANDRE LUIZ BULHÕES DA SILVA 62. ANDRÉ LUIZ GOMES

63. ANDRÉ LUIZ MADUREIRA FERREIRA FILHO 64. ANDRÉ NOGUEIRA

65. ANDREA MARISA SOUSA 66. ANDRÉIA GOMES SILVA

67. ANDRÉIA CORREIA DE ALMEIDA

68. ANDREY MATHEUS CORDEIRO DA SILVA 69. ANSELMO PEREIRA DE OLIVEIRA

70. ANTONIO BIAGIO VESPOLI 71. ANTONIO CARLOS SOUZA 72. ANTONIO CESAR VISSOTO 73. ANTONIO CICERO VALVERDE 74. ANTONIO FRANCISCO DA SILVA 75. ANTONIO FRIGÉRIO

76. ANTÔNIO GLEISON RIBEIRO DOS SANTOS 77. ANTONIO ONOFRE DOS SANTOS

78. ANTONIO PAULINO DE SOUZA FILHO 79. ANTONIO PEDRO DA SILVA

80. ANTONIO PINTO MAGALHÃES FILHO 81. ANTÔNIO ROBERTO TERRY

82. ANTONIO VALERIO DOS SANTOS 83. ARENALDO VIELZA RIBEIRO 84. ARISTON DA SILVA TOLENTINO 85. ARLETE APARECIDA FERNANDES 86. ARNALDO MARQUES VICENTE 87. ARTHUR SOUSA BRITO

88. ATANÁCIO ROJAS

89. AURILENE ALBERTO DOS SANTO 90. AURILENE ALVES RODRIGUES MOURA 91. BALBINA GUILHERMINA MARIANO 92. BÁRBARA BENTO LIMA DA SILVA

(17)

93. BARBARA BIAZOLLA MARTINIANO 94. BARBARA FIGUEREDO SOARES 95. BARBARA RODRIGUES COSTA 96. BEATRIZ ARAUJO SOARES 97. BEATRIZ CRISTINA DE LIMA 98. BEATRIZ SOUSA NOVAES

99. BENEDITA COQUEIRO DOS SANTOS DOMINGOS

100. BENEDITO MARIANO FILHO

101. BENTO GONÇALVES DA SILVA

102. BERNADETE MARIA DA CONCEICAO

103. BERNARDETE GOMES SALVADO

104. BIANCA REMÉDIO DOS SANTOS

105. BIANCA VIEIRA ADELINO DA SILVA

106. BORIS SILVA DE SOUZA

107. BRENDA CATAPANO

108. BRUNA ALMEIDA

109. BRUNA BONIFÁCIO DE ALMEIDA

110. BRUNO DE OLIVEIRA CALDAS

111. BRUNO MATHEUS FERNANDES MAFFEI

112. BRUNO VIEIRA DOS SANTOS

113. CAETANO AMARO DE ARAÚJO

114. CAMILA DANTAS

115. CAMILA DE SOUZA PADILHA

116. CAMILA DE SOUZA REIS ANDRADE

117. CAMILA ROCHA BEZERRA

118. CAMILLA CATTO DA COSTA

119. CARLA MANSO SANT ANNA

120. CARLA PRISCILA FERREIRA

121. CARLA ROCHA BEZERRA

122. CARLOS ALBERTO DE FREITAS POLITO

123. CARLOS EDUARDO FAGIOLO

124. CARLOS EDUARDO SAMPAIO

125. CARLOS HENRIQUE DODPOKA OMETTO

126. CARLOS JÁCOMO DE OLIVEIRA E SILVA

127. CARLOS ROBERTO DA SILVA

128. CAROLINA ALONSO VIEIRA SANTOS

129. CAROLINA DOS SANTOS MATOS

130. CAROLINE ALVES TRINDADE

131. CAROLINE BRITO MARTINS

132. CAROLINE DA SILVA DE OLIVEIRA

133. CASSIANO FERREIRA DA SILVA

134. CATARINA DE JESUS SANTOS

135. CELIA SANTOS BARBOSA DA SILVA

136. CÉLIO ROBERTO TURINO DE MIRANDA

137. CELMA CRISTINA GALINDO LAUTON

138. CHRISTIANE VIRGINIA MILIONS

(18)

140. CINTIA DUARTE GERA

141. CINTIA FERREIRA DE SOUZA TEIXEIRA

142. CLARICE APARECIDA LOURENÇO

143. CLAUDIA BORGES PEIXOTO

144. CLAUDIA DA SILVA

145. CLAUDIA DE SOUZA

146. CLAUDIO ALBERTO RIBEIRO

147. CLAUDIO CUSTODIO

148. CLEIDE APARECIDA DE SOUZA

149. CLÓVIS JOSÉ SALVADOR

150. CREUZA RODRIGUES DOS SANTOS

151. CRISTIANE APARECIDA VIEIRA DE ARAÚJO

152. CRISTIANE DOS SANTOS MATOS

153. CRISTIANE DUARTE DA SILVA CRUZ

154. CRISTIANE FERREIRA

155. CRISTIANE OLIVEIRA DE SOUZA LINS

156. CRISTIANE PEREIRA DE SOUZA

157. CRISTIANI APARECIDA PIVA

158. CRISTIANO NUNES DOS SANTOS

159. CRISTINA MARIA BULHÕES BEZERRA

160. DAIANA APARECIDA RIBEIRO

161. DAIANNE SANTOS DE SOUZA

162. DALILA RIBEIRO ROCHA

163. DAMIANA LUCIA MARTINS DA SILVA

164. DANIEL ALVES COSTA

165. DANIEL BELARMINO

166. DANIEL ESTEVES MACEDO PEREIRA

167. DANIEL NERI TOMATE

168. DANIEL SANTOS

169. DANIELA APARECIDA DA SILVA CHAGAS

170. DANIELA CRISTINA DO NASCIMENTO SENA

171. DANIELA RODRIGUES TOSTA

172. DANIELLI YURI OUCHI SHIKASHO

173. DAVI DE LIMA GONÇALVES DE SOUZA

174. DAVID AMBROSIO DA SILVA

175. DAVID QUERINO DA SILVA

176. DAYSE FERNANDA DA SILVA

177. DÉBORA CRISTINA PASTOR

178. DEBORA GODEGHESE DE MIRANDA

179. DEBORA MARIA GALDINO

180. DEBORAH DE ANDRADE GALVÃO FASANELLI

181. DEBORAH LORENZO GOMEZ SILVA

182. DEIRIVANTE MORAIS DOS SANTOS

183. DEISE AP GOMES NEVES MOREIRA

184. DEISE APARECIDA GOMES COSTA

185. DELMACI ALEIXO

(19)

187. DENISE APARECIDA ALVES DE SOUZA

188. DENISE MORAIS MENDONÇA

189. DOUGLAS NAPOLEÃO PUODZIUS

190. DULCINE MARISA BUENO E SOUZA

191. DULCINÉIA FRANCISCO ROSA

192. EDCARLOS NUNES BISPO

193. EDILENA DOS SANTOS FARIAS

194. EDILSON DE SANTANA JUNIOR

195. EDILSON PAES DA SILVA

196. EDINALVA MARIA BRITO

197. EDISON DOS SANTOS

198. EDLA STHEFANNI GANAM FERREIRA

199. EDNA MARIA CORREIA BULHOES DA SILVA

200. EDSON JOSÉ DE SOUZA

201. EDSON PAULO DE SOUZA

202. EDUARDO CANDIDO DE LIMA

203. EDUARDO GOMES DE SOUZA

204. EDUARDO MANOEL GOMES MARTINS

205. EDUARDO SOARES DE OLIVEIRA

206. EDVALDO DA SILVA FERREIRA

207. EDVALDO PEREIRA DE FREITAS

208. EDVAN SOARES DA SILVA

209. EGBERTO FIGUEIREDO CUNHA

210. ELAINE NUNES DA SILVA

211. ELIANA FERREIRA TERRA MELCHIOR

212. ELIAS FERNANDES DENIZ

213. ELIAS GONÇALVES DA SILVA

214. ELIETE CRISTINA DOS SANTOS

215. ELISABETE BARBOSA

216. ELISABETH CECCHETI LUCIO DE PAULA

217. ELISANGELA MORAIS DA SILVA

218. ELISANGELA SANTOS PEREIRA

219. ELIZABETE RIBEIRO DA SILVA DE FREITAS

220. ELIZANDRA LUZIA OLIVEIRA DE SOUZA

221. ELIZETE VIEIRA DA SILVA

222. ELIZEU NASCIMENTO DA SILVA

223. ELVIS FELIPE TACCONI ORNELLAS

224. EMANUELLE DA SILVA BERNARDO

225. EMMANUEL VITOR CLETO DUARTE

226. EPAMINONDAS GOMES ROSA

227. ÉRICA APARECIDA DE SOUZA

228. ERIKA PALOMA DE BARROS MAXIMINO NETO

229. ERISVALDO DA SILVA SOUZA

230. ERNANE BUENO DA SILVA

231. EVANDRO SÉRGIO MORAIS

232. EVERTON BERNARDO DOS SANTOS

(20)

234. FABIOLA JANAINA EMILIANO

235. FABRICIO DE ALMEIDA

236. FABRICIO ROBERTO PEREIRA

237. FANY CABANAS DOS SANTOS

238. FAUSTO CHAVES

239. FAUSTO MIRANDA

240. FERNANDA BUENO DA SILVA

241. FERNANDA CRISTINA DO NASCIMENTO

242. FERNANDA NEVES MARIA

243. FERNANDA PAULO MARQUES

244. FERNANDA SOUSA

245. FERNANDO ROCHA DAMIÃO

246. FLAUBERT ANDRADE

247. FLAVIA DE LIMA DA SILVA

248. FLAVIO CASIMIRO DE SOUSA

249. FLAVIO ROGERIO GOMES

250. FRANCISCA ALVES RODRIGUES

251. FRANCISCA CONFESSOR DE LIMA

252. FRANCISCA DAS CHAGAS DE SOUSA LOPES

253. FRANCISCO AFONSO

254. FRANCISCO AMAURI CRUZ DE ARAUJO

255. FRANCISCO BARRO

256. FRANCISCO GILBERTO DA SILVA

257. FRANCISCO JOSÉ PINTO BARCIELA

258. FRANCISCO MARQUES DE OLIVEIRA JUNIOR

259. FRANCISCO WELITON TELES DOS SANTOS

260. FRANKLIN HENRIQUE DE SOUZA

261. FREDERICO AUGUSTO DE PAULA JERÓNIMO PEREIRA MENDES

262. GABRYEL QUERINO DINIZ DA SILVA

263. GELSON BRAZ DA ROCHA

264. GEREMIAS BASTOS DE NAZARETH

265. GERSON TORTE

266. GILBERTO CARLOS DE SOUZA

267. GILCELÉIA LIMA FERREIRA

268. GILMAR GOMES DANTAS

269. GILMARA PRATES DOS SANTOS

270. GILMARA SANTOS SOUSA

271. GILSIANE NASCIMENTO DA SILVA

272. GILSON BEZERRA DA SILVA

273. GLACIMAR BARBOSA

274. GLAUCIA DOS SANTOS YORGOS

275. GLEDSON GUERINO FIGUEIREDO

276. GRAZIELI NASCIMENTO DOS SANTOS

277. GRAZIELY SPESSATO DE CARVALHO

278. GUILHERME NASCIMENTO E SILVA

279. GUILHERME XAVIER PRATES

(21)

281. GUSTAVO NEVES MARIA

282. HEBER ROCHA FARIAS

283. HEDNIR RODRIGUES OLIVEIRA

284. HELENO RODRIGUES DE DEUS

285. HENRIQUE DE SOUZA

286. INGRID GONÇALVES LINS

287. IOLANDA APARECIDA DOS SANTOS

288. IRENE DA CONCEIÇÃO BRITO

289. IRENILDO JOSÉ COSTA DE ALMEIDA

290. ISABEL BULHÕES BEZERRA

291. ISABEL CRISTINA ONOFRE EDILON

292. ISABELA BULHÕES BEZERRA

293. ISABELLA DE OLIVEIRA CURSINO

294. IVAN IVAROTTI ZUMALDE

295. IVETH RODRIGUES URCINE

296. IVO BONFIM DA SILVA

297. IVONETE MARIA DA SILVA

298. JACKSON RAFAEL DOS SANTOS SILVA

299. JANAINA PEIXOTO SANTANA

300. JEFFERSON QUEIROZ SILVA

301. JENNYFER CHRISTIANE BARBOZA DE JESUS

302. JERONIMO DANTAS

303. JETTERSON OLIVEIRA TORTEI

304. JOÃO LUIS LOPES PINHEIRO

305. JOÃO PAULO DE SABOIA FIOZA

306. JOÃO PIRES FERNANDO GOMES DE SOUZA

307. JOÃO VICTOR ZANI SANYANA

308. JOAQUIM LUZ DE LIMA FILHO

309. JOELMA GONÇALVES DA SILVA

310. JONATAS VARELA DOS SANTOS FERNANDES

311. JONATHAN LIMA MONTEIRO

312. JONNY DINIZ GONÇALVES

313. JORCEL FELIPE EVANGELISTA

314. JORGE DAVID SALGADO

315. JORGE DE JESUS FERNANDES

316. JORGE LUIZ VIEIRA

317. JORGE REINALDO PASCOAL

318. JORGE WALLACE CLEMENTINO DE OLIVEIRA

319. JOSÉ ALBERTO DE LUCCA

320. JOSE ALMIR SOARES DE OLIVEIRA

321. JOSÉ ALVES DE ALMEIDA

322. JOSE APARECIDO MOREIRA

323. JOSÉ AUGUSTO GOMES NASCIMENTO

324. JOSÉ CLAUDIO DE OLIVEIRA

325. JOSÉ CORREIA DA SILVA BRÁS

326. JOSE DAILTON PINTO DA ROCHA

(22)

328. JOSÉ DIAS BICALHO

329. JOSÉ DOS REIS

330. JOSÉ FELISBERTO PINTO

331. JOSE RIBEIRO DO ROSARIO FILHO

332. JOSÉ ROBERTO SOUZA

333. JOSE ROMERO MOURA DA SILVA

334. JOSÉ SILVA ADILSON

335. JOSÉ VITOR GOMES NASCIMENTO

336. JOSEFA GONÇALVES DOS SANTOS

337. JOSIVAN FERREIRA DE ASSIS

338. JOVELINO LUIS DA SILVA

339. JULIA LUCHESI

340. JULIANA LIMA DOS SANTOS

341. JULIANA RISOLI GHIZZI

342. JULIANA SOUZA DA SILVA

343. JULIO CESAR INACIO DA SILVA

344. KAICO VALDOMIRO DE SOUZA PEDRO

345. KAIQUE LOURENÇO

346. KARINA PEREIRA DA SILVA

347. KARINA SANTOS FONSECA

348. KAROLYNE DA SILVA BEZERRA

349. KATHELLYN SOUSA BEZERRA

350. KÁTIA DE OLIVEIRA NUNES BISPO

351. KATIA DE SOUZA PADILHA ROMANO

352. KATIA DE SOUZA SANTOS

353. KAUANA MASCHIETTO MARTINS

354. KEILA RODRIGUES DO CARMO

355. KEILLA NASCIMENTO DA SILVA

356. KETHYLEEN APARECIDA SOUZA DA SILVA

357. KLEBER DE BARROS DIAS

358. LAIS DE MORAIS SOARES

359. LAZARO CARVALHO

360. LEANDRO ARNAI FERREIRA

361. LEANDRO RODRIGUES

362. LEONARDO GARCIA

363. LEONILDO DOS SANTOS

364. LEONOR DE OLIVEIRA ANDRADE

365. LETÍCIA CUSTÓDIO MAGALHÃES

366. LETICIA DOS SANTOS MENDONÇA

367. LETICIA SANTOS DE SOUZA

368. LÍDIA RODRIGUES DOS SANTOS

369. LILIAN DINIZ DA SILVA

370. LIZETE PEREIRA

371. LUANA DA GRAÇA OLIVEIRA

372. LUCAS CHICONI BALTEIRO

373. LUCAS DOS SANTOS BISSONI

(23)

375. LUCIANA XAVIER DA SILVA

376. LUCIANE GOMES NEVES

377. LUCICLEIDE ALVES MARANDUBA

378. LUCIELMA ALVES MARANDUBA

379. LUCIENE FERREIRA DE OLIVEIRA

380. LUIS ANTONIO SANTOS DA LUZ

381. LUIS CARLOS DE SALES PINTO

382. LUIS CARLOS DESANGIACOMO SILVA

383. LUIS CARLOS PEREIRA BARBOSA

384. LUIZ ANTONIO DA CRUZ

385. LUIZ CARLOS DE LIMA

386. LUIZ EVAIR SILVA MAFFEI

387. LUIZ JOSE DA SILVA

388. LUIZ RODRIGO DE ANDRADE TELES DOS SANTOS

389. MANOEL JOSÉ DE LIMA

390. MAQUIR REGINA DOS SANTOS

391. MARCELLO DE MELO PRINCE

392. MARCELO ALVES COSTA

393. MARCELO LUIZ CARDOSO SOARES

394. MARCELO SOUSA DA SILVA

395. MÁRCIA CRISTINA CANSEI LOPES PIRES

396. MARCIA CRISTINA FERREIRA

397. MARCIA DAS DORES MAFFEI

398. MARCIA GARCIA

399. MARCIO APARECIDO MAFFEI

400. MARCIO WILLIAN RODRIGUES

401. MARCO JOSÉ SIMÃO DE MACEDO

402. MARCOS ALCYR BRITO DE OLIVEIRA

403. MARCOS ALVES DE SOUZA

404. MARCOS ANTONIO MAFFEI

405. MARCOS COROTTI

406. MARCOS DA SILVA

407. MARCOS DINIZ DA SILVA

408. MARCOS MORRONI BATISTA

409. MARCOS ROBSON PEREIRA

410. MARDELIA CONCEIÇÃO DIAS DA SILVA

411. MARIA ALICE BARBOSA

412. MARIA ALVES RODRIGUES

413. MARIA ANTÔNIA XAVIER

414. MARIA APARECIDA MARTINELLI

415. MARIA BARRETO DE MIRANDA

416. MARIA CELIA VANDERLEY GOIS

417. MARIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS MORAIS

418. MARIA DE FATIMA BULHOES DE OLIVEIRA

419. MARIA DE FATIMA DA ROCHA

420. MARIA EDUARDA FELIX DA SILVA

(24)

422. MARIA FRANCISCA DOS SANTOS CONCEIÇÃO

423. MARIA FRANCISCA DOS SANTOS LINARD

424. MARIA GILDEZIA DE ALMEIDA

425. MARIA ILZA BEZERRA MONTEIRO

426. MARIA ILZA DOS SANTOS

427. MARIA JOSE GOMES

428. MARIA LUCIA DOS SANTOS

429. MARIA LUIZA DOS SANTOS MORAIS

430. MARIA NEUSA DA SILVA

431. MARIA ZELINA VIEIRA

432. MARIANA MAIA DE OLIVEIRA

433. MARIANA MATA RIBEIRO

434. MARÍLIA BARBOSA

435. MARÍLIA EVANGELISTA CECCATO AUGUSTO MORENO

436. MARINA DE JESUS BRITO

437. MARINA DE LOURDES ONOFRE

438. MARINA EL TAYAR

439. MARINA MARTINS RODRIGUES

440. MARINA SAES PAIVA DOS SANTOS

441. MARIO BIBIANO DE SOUZA

442. MARIO LUIZ BACHION

443. MARIO SANTOS MATOS

444. MARIO SERGIO BORTOTO

445. MARISA BUENO E SOUZA

446. MARIZETE DE MORAIS DUARTE

447. MARLUCE SEVERINA DA FONSECA SILVA

448. MATEUS ALCANTARA DE SOUZA

449. MATHEUS FRIGATTO

450. MATHEUS MARANHÃO DA SILVA

451. MAURICIO DE MELO PRINCE

452. MAURICIO FERRAZ

453. MAURO JOSE BITENCUR DE ABREU

454. MAX ANTÔNIO FERREIRA DE OLIVEIRA

455. MAX JOEL DE MORAES

456. MAYARA RIBEIRO RODRIGUES

457. MICHELLI AP FANTINI PIVA

458. MICHELLI RODRIGUES RIBEIRO

459. MIGUEL DA SILVA

460. MILENE MENESES DUARTE

461. MIRELLA CLERICI

462. MIRIAN SAQUE

463. MONICA MOREIRA DE SOUZA

464. NAIRA KAROLINE TAVARES PAULO

465. NAMUR SCALDAFERRI

466. NATÁLIA MARIA

467. NEIDE SALVINA DE OLIVEIRA

(25)

469. NEIVA WILLIAM DOS SANTOS MACEDO

470. NELICE ISABEL FONSECA POMPEU

471. NELSON CAMARGO POMPEU

472. NELSON DOS SANTOS JUNIOR

473. NIVEA MARIA UCHOA

474. NORA NEY PEREIRA MARINHO

475. ODAIR TIBURCIO

476. OLIVER CAUA CAUE FRANCA SCARCELLI

477. ORLANDO BELLA RUEDA SOBRINHO

478. OSCAR FERREIRA DA SILVA FILHO

479. OSIEL BISPO DOS SANTOS

480. OSNY TAV

481. OSVALDO HENRIQUE SOBRINHO

482. PAMELA CRISTINA MOREIRA

483. PÂMELA DE LIMA VESPOLI

484. PATRICIA FERREIRA CIDADE

485. PATRICIA FIORE

486. PATRICIA HELENA COELHO

487. PATRICIA MARQUINI DA SILVA

488. PAULA MELO

489. PAULO FREITAS GOMES

490. PAULO MAURICIO DE SOUSA LIMA

491. PAULO ROBERTO GRANETTO CORREA

492. PETERSON PRATES

493. RAFAEL ANDRADE CRUZ

494. RAFAEL ERICK VASCONCELOS

495. RAFAEL ONOFRE GUARE

496. RAIMUNDA NONATA DE SOUSA SILVA

497. RAPHAELA CRISTINA EDILON

498. RAQUEL BARBOSA AMORIM

499. RAQUEL BULHÕES DA SILVA GASPAROTTO

500. RAQUEL FERREIRA DOS SANTOS

501. RAQUEL LEYLANE PORTO SANTOS

502. RAYNARA VIANA ROCHA

503. REGINA DE CASSIA BARBOSA FERNANDES

504. REGINA MARIANO

505. REIDNNÊ MENEZES MONTALVÃO

506. REINALDO BORGES RODRIGUES

507. RENALDO DAMIÃO DANTAS ROCHA

508. RENAN DANTAS DAMIÃO

509. RENATA APARECIDA DA SILVA FICO

510. RENATA DE FRANÇA LIMA

511. RENATA PEIXOTO DE SOUZA

512. RENATO ALENCAR DOTTA

513. RENATO TAVARES SEDASSARI

514. RICARDO SILVEIRA

(26)

516. RITA DE CASSIA VIEIRA DOS SANTOS SILVA

517. RITA MARCIA PEREIRA LESSA

518. ROBERTO AMENI FILHO

519. ROBERTO BATISTA FERREIRA

520. ROBSON CAVALCANTE

521. ROBSON ROBERTO DA SILVA

522. RODNEI TESSAROTO

523. RODRIGO DE MORAIS DUARTE

524. RODRIGO HENRIQUE DA SILVA

525. ROGÉRIO MARCOS DE MELO

526. ROGERIO TINEU

527. RONALDO GODEGHESE DE MIRANDA

528. ROSANA ARAUJO DE LIMA

529. ROSANA CRISTINA BARBOSA

530. ROSANA DA SILVA

531. ROSANA MARIANO

532. ROSANGELA RODRIGUES DE SOUZA

533. ROSEANE SANTOS DE SOUSA

534. ROSELI APARECIDA BARBOSA GARCIA

535. ROSELI COSTA

536. RUBENS DE OLIVEIRA COSTA

537. RUTH MINNITTI DINIZ DA SILVA

538. SABRINA SHEILA ALVES

539. SABRINA XAVIER PRATES

540. SALVADOR DUARTE CIDADE FILHO

541. SALVADOR DUARTE CIDADE NETO

542. SAMARA PATRÍCIA DA SILVA

543. SAMIRA OLIVEIRA MELENDRE

544. SAMUEL DOS SANTOS DELSI

545. SANDRA FERREIRA

546. SANDRA RODRIGUES TEIXEIRA

547. SANDRO LUIS DE OLIVEIRA ALVES

548. SANDRO ROGERIO DA SILVA

549. SEBASTIANA NORONHA

550. SELMA DE ANDRADE TELES DOS SANTOS

551. SENDY LIMA DA SILVA

552. SHEILA MARTINS CRUZ

553. SHIRLEY RENATA DIAS

554. SIDNEI FELICÍSSIMO COSTA

555. SIDNEI RODRIGUES COSTA

556. SILMARA GONZAGA DA ENCARNAÇÃO

557. SILVANA DOS SANTOS

558. SILVIA MARIA DE SOUZA

559. SILVIO CUSTODIO

560. SINVALDO RIBEIRO CRUZ

561. SIRLANDIA SENA ROCHA

(27)

563. STEPHANY VIRGILATO DA SILVA

564. STEPHANY XAVIER PRATES

565. SUELI MARIA DOS SANTOS DE ARAUJO

566. TABATA FERREIRA GSTREIN

567. TAINÁ VILAR SILVA

568. TAIS ANDRADE DA SILVA

569. TAIUÃ SANTOS FERRO

570. TALITA ARAUJO DE LIMA

571. TALITA DE MEDEIROS OLIVEIRA

572. TALITA DE MORAES GOMES

573. TAMARA NUNES DA SILVA

574. TATIANA DAS GRAÇAS ARAUJO DOS SANTOS

575. TERESA MARIANO DE SOUZA

576. TEREZINHA GOMES SOUZA

577. THAINA FERREIRA

578. THAIS EUGENIO PINHEIRO

579. THAIS LUANA SAMBINELLI

580. THAIS MARIA DA SILVA MELO

581. THAIS PRINCE

582. THAIS RENATA DE LIMA

583. THAIS VALVERDE BULHÕES

584. THALLES DE MORAIS DUARTE

585. THIAGO ALCANTARA DA SILVA

586. THIAGO DE LIMA VESPOLI

587. THIAGO PIROLO DE ANDRADE

588. TIAGO CARDOSO DA SILVA

589. TIAGO DONIZETE VICHOA

590. TIAGO HENRIQUE NANTES

591. UILIAN EDUARDO RIBEIRO

592. VALDENICE PIMENTEL DE LIMA

593. VALDIR GONÇALVES DA SILVA

594. VALDIR MORETTI DA SILVA

595. VALDIRENE SANTOS DE MOURA

596. VALERIA CARDOSO

597. VALERIA ESPINOLA SOUZA

598. VALTER DOS SANTOS MOURA JUNIOR

599. VANESSA PAULA DOS SANTOS RODRIGUES

600. VANESSA SANTOS DA CUNHA

601. VANIA DE ABREU MASCARENHAS

602. VENICIUS GARCIA

603. VENILSON OLIVEIRA PRATES

604. VERA LUCIA MARIA DOS SANTOS SANTIAGO

605. VERA LUCIA STEFANOV

606. VERA LÚCIA VIRGÍNIO DA SILVA

607. VERA NUNES DE SANTANA RAMOS

608. VICTOR ADEMAR LIMA DOS SANTOS

(28)

610. VINICIUS DA SILVA COSTA

611. VITOR MIOCHI BERARDO

612. VITÓRIA SOUZA

613. VIVIANE ROCHA BEZERRA

614. WALMIR DAMASCENO DOS SANTOS

615. WALTER LUIZ DA SILVA

616. WANDERLEY NUNES DA SILVA

617. WELLINGTON LUIZ FIGUEIREDO

618. WELLINGTON SOUZA MACHADO

619. WENDELY MAGALHÃES

620. WILSON FERREIRA DE MELO

621. WISMAR APARECIDA BARRETO MOTA

622. ZACARIAS DA SILVA

623. ZILDA BANDEIRA DE OLIVEIRA

Referências

Documentos relacionados

A constituição de uma unidade que promova a curadoria e processamento de dados estratégicos para estruturar uma visão panorâmica espaço-temporal da instituição,

Não negamos a presença da Stoa no intervalo negligenciado, todavia, como nosso interesse é apenas ilustrar a presença da filosofia do Pórtico durante o Principado ressaltaremos

55 MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA SANTOS 56 FRANCISCA KATIA ALVES DE OLIVEIRA 57 MARIA MAGDDALENA RODRIGUES DA SILVA 58 GERLANDE LEDA MOREIRA SILVA. 59 FRANCILYA ARAUJO DE CARVALHO 60

1.1 O candidato convocado deverá encaminhar, em formato “pdf”, de acordo com o cronograma, os documentos abaixo especificados (frente e verso), em e-mail único

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos pacientes atendidos no ambulatório da Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte.. Métodos: Estudo quantitativo, do

Também estivemos integrados nas principais lutas sociais do período, como no ato do 8 de Março, na Marcha das Mulheres Negras, nos atos contra os desmontes de

MARIA DA CONCEIÇÃO BORGES DOS SANTOS OLIVEIRA 165.. MARIA DAS

que, pelas mãos de vosso santo Anjo, mandeis levar estas ofertas ao vosso Altar sublime, à presença de vossa divina Majestade, para que, todos os que,