• Nenhum resultado encontrado

SHEILA DE JESUS GOMES. Cursos de Prótese Dentária do Estado de São Paulo e Capital SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SHEILA DE JESUS GOMES. Cursos de Prótese Dentária do Estado de São Paulo e Capital SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP 2010"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

SHEILA DE JESUS GOMES

Cursos de Prótese Dentária do Estado de São Paulo e Capital

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP 2010

(2)

SHEILA DE JESUS GOMES

Cursos de Prótese Dentária do Estado de São Paulo e Capital

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à ETEC Philadelpho Gouvêa Netto, para obtenção do diploma de Técnico em Prótese Dentária sob orientação do professor Gustavo Cosenza Botelho Nogueira.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP 2010

(3)
(4)

Agradeço primeiramente a Deus por proporcionar tudo de bom em minha vida. Aos professores por ensinar com dedicação e paciência, aos colegas que sempre

(5)

"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."

(6)

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de quantas e quais são as Escolas que oferecem o Curso de Técnico em Prótese Dentária no Estado de São Paulo e também na capital.

(7)

ABSTRACT:

This paper aims to survey how many and what are the schools that offer courses in Dental Technician in the State of São Paulo and also in the capital.

(8)

Lista de Figuras:

Figura 1: Facha principal da FOP-UNICAMP Figura 2: Vista Aérea da FOP-UNICAMP

Figura 3: Laboratório de Prótese Dentária da ECOMPO Figura 4: Alunos de Prótese Dentária da ECOMPO Figura 5: Laboratório de Prótese da FUNDECTO Figura 6: Mostra Técnica Cultural do Instituto Polígono Figura 7: Laboratório de Prótese Dentária do SENAC Figura 8: Fachada da Unidade SENAC-SP

Figura 9: Fachada da ETEC-Philadelpho Gouvêa Netto Figura10: Laboratório de Prótese Dentária I da ETEC Figura 11: Laboratório de Prótese Dentária II da ETEC Figura 12: Laboratório de Prótese Dentária III da ETEC Figura 13: Comparação das Escolas Técnicas

(9)

Lista de Abreviaturas

CFO: Conselho Federal de Odontologia CRO: Conselho Regional de Odontologia

APDESP: Associação Paulista de Prótese Dentária do Estado de São Paulo FOP: Faculdade de Odontologia de Piracicaba

UNICAMP: Universidade de Campinas.

ECOMPO: Escola Politécnica de Ensino Médio Comendador Manoel Pedro de Oliveira FUNDECTO: Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnologia da Odontologia SENAC: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

(10)

Sumário Resumo ... 6 Abstract ... 7 Lista de Figuras... 8 Lista de Abreviaturas... 9 Introdução ... 11 Fop-Unicamp... 12 Ecompo ... 14

Escola Paulista de Prótese... 16

Escola Técnica Butantã... 17

Fundecto ... 19

Instituto Polígono... 20

Senac ... 21

Unifaes ... 25

Etec- Philadelpho Gouvêa Netto ... 26

Conclusão ... 29

Referências ... 30

(11)

Introdução

O Técnico em Prótese Dentária é o profissional de saúde que trabalha em conjunto com o cirurgião-dentista para restabelecer a capacidade mastigatória e estética do paciente por meio de próteses dentárias.

O profissional pode atuar em laboratórios de próteses dentárias, clínicas e consultórios odontológicos, empresas do segmento odontológico, instituições públicas, hospitais e instituições educacionais, sendo o responsável por planejar e executar o trabalho técnico-odontológico.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece que para o Técnico em Prótese Dentária ficar legalmente autorizado ao exercício da profissão, deve se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado (CRO).

Existem inúmeras escolas que oferecem o Curso de Técnico em Prótese Dentária e a maior parte delas particulares e somente duas em caráter público. Cada escola possui um sistema de ensino, grades curriculares diferentes divididas em módulos. Ao concluir todos os módulos o aluno recebe o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Prótese Dentária, válido em todo o Brasil.

Todo e qualquer Técnico em Prótese Dentária devidamente habilitada pode associar-se a APDESP onde encontrará uma assistência regulamentada a respeito da categoria entre outros recursos que podem ser utilizados para sua segurança.

APDSP; Associação dos Técnicos em Prótese Dentária do Estado de São Paulo oferece cursos de especialização e informações sobre encontros e jornadas a serem realizados anualmente.

(12)

Cursos Profissionalizantes da FOP-UNICAMP Piracicaba - SP - Brasil

A escola criou o Curso de Técnico em Laboratório Prótese Dentário em 1.974 para preparar profissionais. O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. (Portaria CEE 81/81 de 15/05/81).

Objetivo é formar profissionais capazes de enfrentar o mercado de trabalho.

O curso tem duração de dois anos dividido em quatro módulos com total de 30 vagas distribuídos em dois períodos diurnos, manhã e tarde, 15 alunos por turma.

Aulas teóricas com auxílio de recursos audiovisuais, demonstrações teórico-práticas, com acompanhamento das técnicas aplicadas.

Matérias Estudadas: Anatomia Dental, Equipamento e Instrumental, Material de Prótese Prótese Odontológica I e II.

Na FOP-UNICAMP o curso é gratuito subsidiado pela própria entidade cabendo ao aluno adquirir equipamentos, instrumentais, materiais de uso pessoal e uniforme.

As provas aplicadas são: Teóricas e Práticas.

De uma forma geral de acordo com alguns dados fornecidos pela escola a cada ano são formados em média pela FOP de 30 a 40 alunos levando em consideração que a cada seis meses inicia-se uma nova turma. Em razão de algumas desistências no final de cada ano o resultado não é necessariamente o esperado.

(13)

Figura 1: Fachada principal da FOP-UNICAMP

(14)

ECOMPO - Escola Politécnica de Ensino Médio Comendador Manoel Pedro de Oliveira - Santana - São José dos Campos – SP

Assim como em outras escolas a ECOMPO quer formar profissionais de Alto Nível, para competir no mercado de trabalho, e um de seus cursos mais procurados é o de Prótese Dentária. O Protético especializado no curso da ECOMPO pode ter carreira promissora, pois as aulas teóricas e práticas para a confecção de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos, dão base imediata para montagem de laboratório e prestação de serviços.

A escola é uma das pioneiras no curso de Prótese Dentária, utiliza equipamentos de última geração como Micromotores, Polimerizadoras e Fornos digitais, mantendo um currículo atualizado, com técnicas modernas e profissionais altamente capacitados.

Na ECOMPO o aluno sai apto a confeccionar aparelhos protéticos como próteses fixas (coroas, núcleos), removíveis e aparelhos ortodônticos.

"Técnicas Modernas e Currículo Atualizado", este slogan da escola é uma forma de demonstrar a seriedade do curso.

Os Técnicos habilitados pela ECOMPO podem atuar em laboratório próprio, clínicas dentárias e serviços de assistência odontológica.

(15)

Figura3: Laboratório de Prótese Dentária da ECOMPO

(16)

Escola Paulista de Prótese - São Paulo-SP

Protético “Uma profissão em alta”.

A Escola Paulista de Prótese oferece vários cursos entre eles o Curso de Técnico em Prótese Dentária com duração de três semestres correspondentes a 3000h. Sistema modular com aulas Teóricas e Práticas em Laboratórios especializados.

As disciplinas aplicadas são: Anatomia e Escultura Dental, Materiais de Prótese, Equipamentos e Instrumentais, Prótese Total, Prótese Ortodôntica, Prótese Parcial Fixa e Prótese Parcial Removível.

(17)

Escola Técnica Butantã - São Paulo - SP

A Escola Técnica Butantã obteve seu reconhecimento junto à Secretária da Educação e pela Diretoria de Ensino da Região Centro Oeste, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo na data de 06/02/2003, na Secção I do Poder Executivo.

A escola tem como objetivo o pleno desenvolvimento para o exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária, para isso, utilizam métodos voltados para memorização e para o desenvolvimento de habilidades de forma.

O curso oferece a teoria e a prática de forma paralela. É um ensinamento voltado para a realidade dos Laboratórios de Prótese Dentária, desta maneira o aluno aprende a desenvolver com segurança e confiança a execução de seus trabalhos.

O curso é composto por três módulos com uma média de 200h semanais.

As disciplinas são: Equipamentos e Instrumentais, Materiais Protéticos, Anatomia da Cabeça e Anatomia Dental. O aluno aprenderá a manusear os equipamentos, instrumentais e materiais usados na Prótese Dentária como ceras, gessos, resinas, materiais de moldagens, etc.

Também é ministrado Anatomia da Cabeça e Anatomia Dental, envolvendo toda terminologia e técnicas de confecção dos dentes.

Confecções de Próteses Totais e Próteses Parciais Removíveis.

Prótese Total: Nesta matéria o aluno aprende a confeccionar Prótese Total (dentaduras), Prótese Total Imediata, fazer reembasamentos e consertos em resina. Para tanto, após o conceito da matéria, o aluno desenvolve na prática, todo o processo de confecção de uma Prótese Total.

Confecção de Próteses Fixas e Próteses Ortodônticas.

Prótese Fixa: Nesta fase do curso é desenvolvido todo o conceito de reabilitação parcial e total do dente. O aluno aprende a confeccionar jaquetas, coroas metálicas, restaurações, soldagens e fundição, facetas estéticas, noções de cerâmica e de resinas fotopolimerizáveis.

Prótese Ortodôntica: Esse ensinamento se dá em nível de introdução do conceito de correção dos dentes. O aluno confecciona Placas de Bruxismo, Placas de Hawley com e sem expansores, mantenedor de espaço, etc.

(18)

Segundo informações fornecidas pela secretaria da escola são turmas de 15 a 20 alunos divididos por 2 períodos, diurno(manhã) e noturno com carga horária de 1.200h mais 150h de estágios.

Anualmente é formados pela escola uma média de 25 a 30 alunos, essa relação pode ser tanto para mais como para menos.

(19)

Fundecto / Cidade Universitária - São Paulo-SP

Preparação e habilitação para a ocupação de Técnico em Prótese Dentária. Após concluir o curso, o aluno deverá estar apto, com embasamento científico e prático para exercer a função de Técnico em Laboratório de Prótese Dentária. Carga horária 1200 horas, ou seja, três módulos no período diurno.

O curso não é gratuito, e ainda terá um investimento de materiais, instrumentais e equipamentos.

(20)

Instituto Poligono / Santo André - Santo André-SP

Desde 1987, com experiência na área de cursos profissionalizantes para atuarem em laboratórios de próteses dentárias desenvolvendo diversos trabalhos na área, em parceria com o cirurgião dentista. Curso Teórico e prático. As disciplinas são: Anatomia e Escultura/Regressiva, Anatomia e Escultura Dental/Progressiva, Materiais de Prótese, Prótese Total, Prótese Parcial Fixa, Prótese Parcial Removível, Ortodontia, Biossegurança, Saúde e Gestão.

O curso tem duração de 18 meses nos períodos de manhã e noite com estágios de 120h.

(21)

SENAC

Existem várias Unidades do SENAC que oferecem o Curso de Técnico em Prótese Dentária pelo Brasil, mas a maior concentração é no Estado de São Paulo.

O curso prevê atividades que contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento. Atua em atividades em laboratório de prótese e no desenvolvimento de projetos. As atividades serão mediadas por docentes com formação e experiência profissional na área.

O curso não prevê estágio obrigatório. Caso o aluno queira solicitar estágio voluntariamente deverá procurar a coordenação do curso. O curso está dividido em nove módulos.

Módulo I – Ambientação Profissional Carga horária: 50 h

Integram o aluno no campo da Prótese Dentária, proporcionando contato com profissionais da área e com ambientes nos quais atuam, mediante participação em atividades.

Módulo II - Morfologia, Anatomia Dental e Oclusão Carga horária: 230 h

Neste módulo o aluno inicia as atividades no laboratório e são desenvolvidas as competências voltadas para o processo de escultura dental e oclusão. Inclui ações de segurança do trabalho e biossegurança.

Módulo III - Soluções Metálicas para Aparatologia Fixa Carga horária: 275 h

São desenvolvidas competências voltadas para o planejamento e a confecção de próteses fixas no que se refere às soluções metálicas.

Módulo IV - Recobrimentos Estéticos para Aparatologia Fixa Carga horária: 80 h

Neste módulo o aluno desenvolve competências relacionadas aos recobrimentos estéticos para as próteses fixas. São propostas atividades como o planejamento,

(22)

seleção e aplicação dos recobrimentos estéticos.

Módulo V - Estrutura Unitária sobre Implante Carga horária: 80 h

O aluno desenvolve competências que lhe permitam executar o enceramento para a estrutura metálica unitária das próteses sobre implantes.

Módulo VI - Prótese Total Carga horária: 215 h

São desenvolvidas competências voltadas para o planejamento e confecção de próteses totais.

Módulo VII - Prótese Parcial Removível: planejamento e acrilização Carga horária: 120 h

Aqui o aluno desenvolve competências que lhe permitam planejar e acrilizar próteses parciais removíveis.

Módulo VIII - Aparelho Ortodôntico Removível Carga horária: 90 h

Neste módulo o aluno desenvolve competências relacionadas à confecção de aparelhos ortodônticos removíveis.

Módulo IX - Gestão Empreendedora Carga horária: 60 h

Neste módulo o aluno desenvolve um plano de negócios, constituindo competências que favoreçam a criação de seu próprio empreendimento, a participação no gerenciamento de empresas ou, ainda, a atuação na prestação de serviços.

(23)

Figura 7: Laboratórios de Prótese Dentária do SENAC

(24)

Unifaes - Unidade de Formação em Aperfeiçoamento e Especialização

Como em todos os outros resumos de cada escola em relação ao curso de Técnico em Prótese Dentária a UNIFAES também que o aluno formado por eles pode trabalhar prestando serviços em laboratórios especializados na área ou como autônomo. Também pode atuar como consultor técnico comercial, ou mesmo administrar seu próprio negócio.

Informações fornecidas pela secretaria da escola: O curso tem duração de 2 anos divididos em 7 módulos, sendo somente no período noturno com carga horária de 1.200h aula e 180h de estágios.

As turmas são formadas com 15 alunos e anualmente são formados 30 alunos. As aulas se seguem nas Segundas, Quintas e também nos finais de semana.

(25)

ETEC – Philadelpho Gouvêa Neto - São José do Rio Preto – SP

A escola iniciou suas atividades em 1970, com o nome de Colégio Técnico Industrial de São José do Rio Preto. Em 1976, passou a denominar-se Centro Estadual Interescolar Philadelpho Gouvêa Netto. Em 1993, foi incorporada ao Centro Paula Souza, passando a denominar-se Escola Técnica Estadual Philadelpho Gouvêa Netto.

A ETEC oferece vários cursos profissionalizantes entre eles o Curso de Técnico em Prótese Dentária que deve estar diretamente subordinado a um cirurgião-dentista.

Até 2008 o curso era composto de três módulos, mas em 05-01-2009 foi aprovado o plano de curso pela portaria do coordenador de ensino médio e técnico que passava para quatro módulos o curso de TPD.

Os alunos são selecionados através de um processo seletivo com provas teóricas e práticas.

Em média estão disponíveis 45 vagas que são preenchidas de acordo com a classificação do candidato. O curso de Técnico em Prótese Dentária é um dos cursos mais procurados e disputados. “Somente os melhores ingressarão”.

As disciplinas são: Anatomia da Cabeça, Anatomia Dental I e II, Equipamentos e Instrumentais, Ética e Cidadania Organizacional, Linguagem, Trabalho e Tecnologia, Materiais de Prótese I e II, Microbiologia Laboratorial, Química da Prótese, Informática, Prótese Parcial Fixa I e II, Prótese Parcial Removível I e II, Prótese Total I e II, Economia e Administração Laboratorial, Prótese Integrada, Prótese sobre Implante, Resina Fotopolimerizavel, Oclusão I e II, Trabalho de Conclusão do Curso, Segurança e Ergonomia, Cerâmica e Ortodontia.

Professor coordenador do curso: Fábio Sanches Magalhães Tunes.

Professor responsável Orientador para Trabalho de Conclusão do Curso e também por Estágios na área de Prótese Dentária: Gustavo Cosenza Botelho Nogueira.

(26)

Figura 9: Fachada da ETEC

(27)

Figura 11: Laboratório de Prótese Dentária II da ETEC

(28)

Escolas Técnicas Disciplinas

Diferenciadas Carga Horária Turmas

Alunos Formados Anualmente FOP-UNICAMP: Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Universidade Estadual de Campinas Não possui 1.200h Aula/ 200h de Estágios 15 Alunos por turma/período manhã e noite. 30 a 40 Alunos

ECOMPO- Escola Politécnica de Ensino Médio Comendador

Manoel Pedro de Oliveira

Prótese Ortodôntica

3 Módulos e 200h de Estágios

Supervisionados

20 a 25 Alunos

FUNDECTO- Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia -Saúde e Prevenção / Higiene do Trabalho -Prótese Ortodôntica 3 Módulos/1.200h Instituto Polígono - Anatomia e Escultura Regressiva - Anatomia Progressiva e Escultura Dental -Saúde - Gestão 18 Meses Manhã/Tarde e Noite 120h de Estágios Supervisionados

Escola Paulista de Prótese Não Possui 3 Semestres

Manhã e Noite

Escola Técnica Butantã Não Possui 3 Módulos 200 horas

SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

-Ambientação Profissional - Morfologia

- Soluções Metálicas para Aparatologia Fixa -Recobrimento Estético para Aparatologia Fixa - Estrutura Unitária sobre Implante

- Gestão Empreendedora

9 Módulo

1.200h com Estágios obrigatórios

UNIFAES- Unidade de Formação em Aperfeiçoamento e

Especialização

Não forneceu dados

7 Módulo Período Noturno 1.200h aula e 180h de Estágios

15 Alunos 30 Alunos

ETEC- Philadelpho Gouvêa Netto- Escola técnica Estadual

- Ética e Cidadania Organizacional - Linguagem, Trabalho e Tecnologia - Microbiologia Laboratorial - Química da Prótese - Informática - Economia e Administração Laboratorial - Prótese Integrada - Resina Fotopolimerizá-vel - Trabalho de Conclusão do Curso - Segurança e Ergonomia - Cerâmica 4 Módulos Período Noturno 45 Alunos 50 Alunos

(29)

CONCLUSÃO:

O estudo realizado nos mostra que as Escolas de Curso Técnico em Prótese Dentária têm diferentes disciplinas e variados métodos de ensino. Em relação à carga horária é estimada em 2 anos, divididos de formas diferentes a critério de cada escola.

No estado existem somente duas Escolas a nível Público.

Os dados obtidos para esse estudo foram retirados de sites das Escolas Técnicas e também diretamente nas secretarias das mesmas.

Algumas escolas não forneceram dados a respeito do curso e nem corresponderam aos e-mails enviados.

Os resultados obtidos mostram que existem duas escolas com uma grade curricular mais completa, SENAC e ETEC-Philadelpho Gouvêa Netto, sendo uma estadual e outra particular. Ambas possuem disciplinas diferenciadas.

Segundo informações a ETEC-Philadelpho Gouvêa Netto tem a grade mais completa já existente em cursos técnicos estaduais e a qualificação profissional é a mais reconhecida nos dias atuais.

(30)

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. ECOMPO. Disponível em:

www.ecompo.com.br/tecnicos/janela_prot/janela01.html [14 março 2010].

2. ESCOLA PAULISTA DE PRÓTESE. Disponível em:

www.espp.com.br/telas/curso_técnico.htm [14março 2010].

3. ESCOLA TÉCNICA BUTANTÃ. Disponível em: www.escolabutanta.com.br. [20 março 2010].

4. ETEC PHILADELPHO GOUVÊA NETTO. Disponível em: www.philadelpho.com.br. [21 março 2010].

5. FUNDECTO. Disponível em: www.fundecto.org.br; www.fundecto.com.br [13 março 2010].

6. FOP- UNICAMP. Disponível em: www.fop.unicamp.br/cpg [13 março 2010].

7. INSTITUTO POLÍGONO. Disponível em: www.institutopoligono.com.br [21 março 2010].

8. SENAC. Disponível em: www.sp.senac.br.[13 março 2010].

9. UNIFAES. Disponível em: www.unifaes.com.br; www.hotfrog.com.br/empresas . [20 março 2010]

Referências

Documentos relacionados

Nesta análise de dois estudos de fase II, em doentes com cancro da mama com metástases ósseas e sem tratamento prévio com BP iv e em doentes com tumores sólidos (excepto cancro

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

[r]

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente