• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: REPORTS OF INTERNSHIP SUPERVISED THE FIRST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION

Fabrício Costa Camargo1 Mario Mecenas Pagani2

Nivaldo Jose dos Santos Filho3 Fábio Mendes Ponciano4 Renato Nogueira Perez Avila5

RESUMO

Este estudo caracteriza-se como um relato da prática do Estágio Supervisionado, realizado no primeiro ciclo do ensino fundamental, o qual foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2013. A atividade foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental do município de Ariquemes no estado de Rondônia, com crianças do segundo ano, totalizando aproximadamente 105 alunos. Após a vivência do Estágio, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para comparar a experiência vivenciada com a legislação vigente. O estudo teve como objetivos descrever a Educação Física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental, bem como apresentar os conteúdos trabalhados na Educação Física no primeiro ciclo de ensino. Foi possível observar que as atividades propostas pelo professor responsável pela disciplina de Educação Física contemplavam um grande numero de conteúdos estipulados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), respeitando as brincadeiras, jogos e atividades presentes na cultura regional. A faixa etária dos alunos também foi levada em consideração para o desenvolvimento das aulas. Apesar do pouco material que foi oferecido pela escola o professor trabalhou com muita criatividade, suprindo desta forma a falta dos

1

Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente FAEMA. Aluno do curso de especialização em Educação Física Escolar FAEMA. Professor da rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado de Rondônia.

2

Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do curso de Licenciatura e da Pós-Graduação em Educação Física da FAEMA-RO e professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação (IFRO). mecenas36@hotmail.com

3

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Luterano de Ji Parana CEULJI/ULBRA. Aluno do curso de especialização em Educação Física Escolar FAEMA. Professor da rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Estado de Rondônia.

4

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da FAEMA.

5

(2)

materiais. O Estágio Supervisionado representa uma etapa fundamental para colocar em prática todo o embasamento teórico adquirido durante a formação acadêmica.

Palavras-chave: Educação Física Escolar, Primeiro Ciclo Escolar, Estágio Supervisionado,

Conteúdos.

ABSTRACT

This study is characterized as a report of Regency Supervised, of the first cycle of primary education, which was developed during the first half of 2013. Activity was carried out in a public elementary school in the city of Ariquemes, in the state of Rondônia, with children in the second year, totaling about 105 students. After the experience of the stage there was a bibliographic research to compare the experience with current legislation. The study aimed to describe the Physical Education classes in the first cicle of basic education, as well as presenting the contents worked, it was observed that all the activities proposed by the teacher beheld a large number of content stipulated by National Curriculum Parameters (PCN’s), respecting the play, games and activities present in the regional culture. The age range of the students were also taken into consideration for the development of classes. Despite the little material offered the school the teacher worked with a lot of creativity, thus supplying the lack of thereof. The Supervised Regency is essential to put into practice all the theoretical background acquired during their academic training.

Keywords: Physical Education,First school Cycle, Supervised Internship.

1. INTRODUÇÃO

A Educação Física é considerada pelos pesquisadores da área como uma cultura humana, por que ela estuda e atua sobre um conjunto de praticas de movimentos ligados ao corpo criados pelo homem, sendo assim podendo ser referida como cultura do corpo, ou cultura de movimento, ou cultura física. Considerando a Educação Física como cultura, temos que enfatizar sua importância no ensino básico como as outras disciplinas, no desenvolvimento não só de aptidão física como também mental (1).

A Educação Física tem sua importância no âmbito escolar por que através dela é possível dar continuidade no desenvolvimento motor e cognitivo da criança, possibilitar uma boa prática de exercícios e atividades físicas reduzindo os riscos de ser uma criança sujeita a doenças ligadas a falta de atividades física, como a obesidade entre outras. A atividade física é essencial no processo de desenvolvimento geral da criança, muitas das vezes é a primeira situação em grupo que ela vivencia e não são mais o centro das atenções, essas experiências

(3)

cognitivas, afetivas e motoras darão base a um desenvolvimento saudável a essas crianças. Ao longo do desenvolvimento da criança no contexto escolar (2).

Além de sua importância no desenvolvimento motor e cognitivo da criança a Educação Física também tem sua parcela na contribuição nos programas de políticas públicas voltadas a saúde, quando a criança é inserida no contexto escolar e começa a vivenciar as aulas de Educação Física, ela começa a ter uma enorme diversidade de atividades físicas e esportivas, na qual ela consegue se identificar com sua pratica tornando assim um adulto com hábito de praticar atividade física e esportiva, tornando assim mais ativo (1).

Pela sua importância no desenvolvimento físico e mental da criança através da Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 (LDB) tornou a disciplina de Educação Física obrigatória no contexto escolar durante todo o ensino básico, salvos em casos previstos em lei (3).

A Educação Física tem seu papel de importância, uma vez que as atividades, exercícios e brincadeiras, dentre outras vivenciadas nas aulas, promovem o desenvolvimento e aprimoramento das esferas cognitivas, motora e auditiva (2).

O estágio ocorreu em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Ariquemes - Rondônia, onde foi dividido em três etapas: observação, coparticipação e por fim regência. A escola possui dois professores de Educação Física, um para atuar de primeiro ao quinto e outro de sexta ao nono ano do ensino fundamental.

O espaço físico da escola é composto por: sala de espera, direção com banheiro interno, sala da prestação de contas, sala de espera, sala para figurino de peças teatrais e danças, secretaria com banheiro interno e bebedouro, coordenação pedagógica e sala de planejamento, almoxarifado pedagógico, serviço de orientação escolar, laboratório de informática, auditório com um projetor, televisão, aparelho de DVD, caixa de som e um vídeo cassete, sala de reforço, almoxarifado, sala do programa mais educação, sala dos funcionários, banheiros Feminino com quatro sanitários, uma pia, e um chuveiro, Banheiros Masculino com quatro sanitários, uma pia, e um chuveiro, quinze salas de aulas, quadra coberta e iluminada, quadra descoberta desativada.

Os materiais disponíveis para o uso do professor nas aulas de Educação Física fornecido pela escola foram: uma bola de futsal, três bolas de borracha, uma corda e a quadra, qualquer outro material que possa ser descrito neste relatório foi de intervenção dos acadêmicos do estágio.

A escola possui um total de novecentos e vinte oito alunos junto ao ensino regular e o ensino de jovens e adultos (EJA), possui seis coordenadores pedagógicos, cinco orientadores

(4)

educacionais, um secretário, um diretor e um vice-diretora, quantidade de professores não foi informado.

Objetivou-se neste estudo descrever a Educação Física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental, bem como apresentar os conteúdos trabalhados na Educação Física no primeiro ciclo de ensino.

2. METODOLOGIA

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação, que tem como propósito produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico, o que promoveria condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola.

Para fundamentar os conteúdos abordados nas atividades práticas do Estágio Supervisionado, foi realizado uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos publicados no banco de dados da Scielo e no Google acadêmico, nos site do Ministério da Educação, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Digital Buenos Aires. Também foi utilizado o acervo de livros da biblioteca "Júlio Bordignon" da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA localizada em Ariquemes.

O Estágio Supervisionado foi realizado entre os meses de fevereiro a maio de 2013 com três turmas do 2º ano, em uma escola pública de ensino fundamental no município de Ariquemes Rondônia, totalizando 105 alunos, onde durante os meses de fevereiro e meados de março foram realizados observações das aulas ministradas pelo professor de Educação Física. Após a metade do mês de março e o mês de abril foi realizada uma coparticipação com o professor responsável, onde era de nossa responsabilidade a elaboração de algumas atividades: buscar os alunos em sala, formação para introdução da aula e aquecimento da aula. Durante o mês de abril fomos responsáveis por toda a estrutura da aula desde o planejamento, a execução das aulas tudo com supervisão do professor responsável das turmas. Durante todo o período do estágio foram utilizados os seguintes materiais: bola de futsal, bola de vôlei, bolas de borracha, corda, bandeiras, barbantes, bexigas, lenços, giz. Todas as atividades foram realizadas na quadra de esporte da escola.

As turmas foram selecionadas intencionalmente, pois se tratavam das turmas que o acadêmico após as observações iria ministrar as aulas de Estágio Supervisionado.

(5)

Os dados foram coletados através das filmagens e anotações das observações em campo, sendo posteriormente analisadas e elaborado um relatório de informações sobre as práticas pedagógicas, atividades e conteúdos abordados e utilizados nas turmas obsrvadas.

3. REVISÃO DE LITERATURA

3.1 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN)

Têm como objetivo os Parâmetros Curriculares Nacionais propiciar ao sistema de ensino e aos docentes, subsídios à elaboração do currículo, em prol da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), em função da cidadania do aluno(3).

Estabelece uma referência curricular e apoia a revisão ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolas integradas no sistema de ensino.

Os PCN foram criados com dois objetivos, um deles é respeitar as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país e o outro é a necessidade de construir referências nacionais, comuns no processo educativo em todas as regiões do país (4).

3.2 PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

3.2.1 Princípio da Inclusão

A estruturação de objetivos, conteúdos, métodos de ensino, aprendizagens e avaliação têm como meta a integração do aluno na cultura corporal de movimento, através da participação concreta e efetiva. Através desse principio procura mudar o quadro da valorização do desempenho físico e da eficácia entre o individuo que é apto ou inapto para as práticas corporais (3).

A Educação Física escolar é uma disciplina que apresenta um alto índice de exclusão, sendo os alunos excluídos por vários motivos: deficiência física, gordo, magro, fracos, lentos por gênero. A Educação física passou a ser trabalhada em uma concepção elitista onde só participam e criam oportunidades de desenvolvimentos aqueles alunos que já possuem uma maior capacidade da pratica proposta (4).

(6)

Para Melhem (4) o objetivo principal de um professor de Educação Física é tornar sua aula o mais inclusiva possível, dando oportunidade de aprendizagem e respeitando o tempo e a forma de aprender que cada criança possui. Levando em conta os três campos de intervenção que são trabalhados na recreação: o conhecimento do corpo, o reconhecimento do espaço conjugado com a manipulação de diversos tipos de objetivo e a relação que o aluno tem com o outro.

3.2.2 Princípio da diversidade

O princípio da diversidade – aplica-se na elaboração dos métodos de ensino e aprendizagem, norteando a escolha de objetivos e conteúdos, visando ampliar as relações entre conhecimento da cultura corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motora e socioculturais dos alunos (5).

3.2.3 Princípio da Categoria dos Conteúdos

São três os princípios da categoria dos conteúdos, o conceitual, o procedimental e o atitudinal.

O princípio da categoria dos conteúdos conceitual, que são os fatos conceitos e princípios, ou seja, ligados a questão de regras, táticas, historia e recordes, o entender de porque realizarmos o movimento corporal, entender sobre as mudanças que atividade física realiza no nosso corpo a curto e longo prazo (6).

O princípio da categoria dos conteúdos procedimental que é ligado ao fazer, executar, trata-se do aprendizado e execução de gestos esportivos, movimentos rítmicos e de lutas, elaboração de uma partida de futebol, aprender o trabalho em grupo para criação de novas regras e jogos (7).

O princípio da categoria dos conteúdos atitudinal que são as normas, valores e atitudes. Tratada através de leituras, debates, discussões, atividades que vivenciem temas como violência, cooperação, justiça, o coletivo, a competição, o respeito e como tudo isso se apresentam na cultura corporal de movimentos e na sociedade (8).

(7)

4. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO PRIMEIRO CICLO

O Ministério da Educação (MEC) traz na Lei de Diretrizes e Base (LDB, 1996) que a Educação Física é uma disciplina que tem relevante importância na formação do ser humano, por isso ela é obrigatória na grade curricular da educação básica em todo território nacional salvo nos casos previsto em lei. “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas, maior de trinta anos de idade, que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da Educação Física. Amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969, que tenha prole” (3).

De acordo com o PCN (1997): A Educação Física escolar no primeiro ciclo compreende aos dois primeiro anos do ensino fundamental.

No primeiro ciclo a criança já trás consigo algumas experiências vivenciadas no decorrer da infância, umas mais outras menos, dependendo muito dos contatos que tiveram com outras crianças, e ao iniciar no primeiro ciclo começam a sofrer as mudanças causadas pelas brincadeiras que eram individuais e simbólicas para brincadeira agora social e com regras. Essas brincadeiras têm que ser as de regras mais simples como pega - pega, esconde – esconde entre outras, brincadeiras que permitam que a criança vivencie vários movimentos dentro de algumas delimitações. Brincadeiras com algumas regras permitem a criança alguns movimentos básicos como agarrar, lançar, desviar de obstáculos e outros movimentos simples

(9)

.

Segundo Gallahue (10) a criança nessa fase está em processo de mudanças no desenvolvimento motor, ela está entrando no primeiro estágio da fase dos movimentos especializados. A progressão para estágios mais amadurecidos de um padrão de movimentos fundamentais depende de vários fatores experimentais, incluindo oportunidades para a prática, encorajamento e ensino em ambiente propício ao aprendizado.

Na fase dos movimentos especializados, os movimentos adquiridos na fase de movimentos fundamental são ferramentas importantes nas muitas atividades complexas do dia a dia e nas aulas de recreação e nos esportes, no primeiro ciclo as crianças estão no estagio transitório do desenvolvimento motor, é onde eles começam a introduzir as habilidades adquiridas nas fases anteriores para a fase de habilidades especializadas de uma atividade recreativa ou no esporte, as habilidades transitórias são movimentos adquiridos nas fases

(8)

anteriores aplicadas a fase de movimentos especializados. Este é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigente (11).

Nessa fase a criança passa por uma etapa chamada corpo representativo, onde ela amplia e organiza o seu esquema corporal. Oliveira (12) afirma que nesta fase ela não mais se centraliza, mas evolui para a descentralização, para a representação mental de um espaço orientado que não torna mais somente seu corpo como ponto de referência. A partir dessa fase chamada de corpo representativo no aspecto psicomotor a crianças além de usar seu próprio corpo como referencia, usa também outros pontos que não fazem parte apenas do seu corpo.

O estágio cognitivo nessa faixa etária é descrito como operatório concreto (13). Melhem

(4)

diz que a criança raciocina logicamente a respeito de eventos concretos e consegue classificar objetos do seu mundo em vários conjuntos.

Durante esse estágio a criança consegue tomar conhecimento de soluções alternativas, consegue usar as regras para pensar e distinguir entre aparências e realidades, a criança também torna se capaz de entender o que as mudanças de posicionamento de forma, ou ordem, podem ser mentalmente recolocadas na sua posição, forma ou ordem original, ela começa a entender o conceito da reversibilidade. A criança tem mais ativa as percepções e conseguem examinar todo um ambiente e classificar e organizar um sistema hierárquico.

A partir dos sete anos de idade a criança é capaz de raciocinar e se antecipar aos prováveis eventos ou ações que possa vir a ocorrer em determinada situação e ser capaz de neutralizar as ações dos seus oponentes. A criança já esta com um bom desenvolvimento cognitivo, podendo assim, prever ações, memorizar posições, distinguir posições por ordem de tamanho ou idade em jogos, e brincadeiras ou nas ações do dia a dia delas (12).

São marcantes nesse ciclo as diferenças de vivências e habilidades desenvolvidas pelos meninos e meninas, por isso é importante que o conteúdo a ser ministrado contemple essas habilidades e de forma lúdica possa haver uma troca de vivencias entre eles. Atividades lúdicas e competitivas onde os meninos levam mais vantagem e tem mais vivencias como jogos com bola, força agilidade mesclada a atividades lúdicas que as meninas desempenham melhor e com mais facilidade que os meninos, como as manifestações rítmicas, jogos e brincadeira que envolva equilíbrio e coordenação.

Atividades de ocupação de espaço também tem fundamental necessidade nos conteúdos da Educação Física, pois possibilitam um melhor entendimento de posicionamento,

(9)

constrói interpretações mentais mais apuradas de espaço. Essa atividade tem como base usar o próprio corpo da criança (9).

Em uma brincadeira onde as crianças têm de se locomover de um lugar a outro ele consegue desenvolver uma interpretação mental de que se ela se deslocar se na direção que seu colega está ela pode causar um choque entre eles. Essa interpretação faz com que a criança consiga desviar muitas das vezes desse obstáculo.

Deve abordar maior diversidade de conteúdos possíveis no que diz respeito ao plano motor, ou seja, saltar, correr, arremessar, receber, arrastar, rolar, equilibrar objetos, equilibrar se, desequilibrar se, escalar, quicar bolas, bater, bater com diversas partes do corpo.

Ainda é importante dizer que a experiência deve ocorrer individualmente, para desenvolver capacidades e habilidades individuais, atividades com bola, corda, bastões, elásticos e alvos, atividades não competitivas que desenvolvem as habilidades individuais (14).

4.1 ELEMENTOS TRABALHADOS NAS AULAS

São eles os conteúdos abordados, critérios de avaliações, os objetivos a serem trabalhados e as atividades aconselhadas para esse ciclo.

4.1.1 Conteúdos Abordados

Participações em jogos, lutas respeitando as regras e os demais colegas, demonstrações de brincadeiras apreendidas no contexto que não se refere a escola, participar de brincadeiras apresentadas pelos colegas durante as aulas, atividades corporais onde possam resolver suas dificuldades no movimento, discutir regras de jogos, utilizar habilidades em jogos e atividades de lutas, avaliar o próprio desempenho e estabelecer metas a serem alcançadas nas aulas com a ajuda do professor, participação e criação de atividades cantadas, acompanhamento de estruturas rítmicas com diferentes partes do corpo, apresentação de danças da região, participação em atividades de dança, manifestações populares e folclóricas presente no cotidiano, participar de atividades rítmicas de expressão corporal, utilizar e recriar circuitos de atividades, utilização das habilidades durante as atividades desenvolverem as capacidades físicas durante as brincadeiras, diferenciar situação de esforço e repouso e reconhecer algumas alterações provocadas no corpo humano pela atividade física (15).

(10)

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

De acordo com o PCN (1997)os critérios de avaliação no primeiro ciclo são: Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como jogos brincadeiras. Pretende-se avaliar se a criança expressa confiança ao experimentar, arriscar, ou tentar executar uma tarefa proposta em aula ou em situação de aprendizagem corporal; participação nas atividades respeitando as regras e organização. Pretende-se avaliar a participação adequada das atividades respeitando a organização, regras e movimentos adequados das atividades; interação junto aos colegas sem classificar ou discriminar por razões físicas, cultural e social ou gênero. Pretende-se avaliar se há um respeito e reconhecimento das diferenças individuais de cada criança, se há uma participação conjunta, se há uma ajuda de uma criança para outra com mais dificuldades e se há aceitação de ajuda de uma criança com mais competência em uma determinada atividade ou em outra (9).

5.1 OBJETIVOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Os objetivos da Educação Física para o primeiro ciclo traçados pelo PCN (1997) são: possibilitar a participação dos alunos em diferentes atividades corporais, cooperativas e solidarias sem discriminação dos colegas por qual quer motivo seja ele pelo desempenho na atividade, ou pela condição social, física, sexuais ou culturais. Conhecer possibilidades e limitações corporais a fim de definir situações que possam ou não executar determinadas atividades. Conhecer e executar manifestações de cultura corporal presente no dia a dia. Que o aluno consiga organizar por si só brincadeira e atividade corporal simples (9).

Os objetivos de ensinar Educação Física nesse caso a recreação nas séries iniciais incluindo o primeiro ciclo do ensino fundamental é fazer com que a criança tenha continuamente no atendimento da formação integral, contribuir com a formação do caráter e personalidade moral, desenvolver o espírito cooperativo de grupo, fortalecimento das relações humanas, desenvolver características físicas, psíquicas e motoras, aquisição do domínio do corpo, para isso, a criança precisa conhecer a si mesma, e por fim, criar gosto pela atividade física (16).

(11)

5.2 ATIVIDADES ACONSELHADAS

Característica das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental. Aproximadamente entre idade de seis a oito anos, boa discriminação visual e auditiva, atenção e memória, muita movimentação, aceita regras, boa convivência em grupo, nessa fase começa a definir seus próprios interesses, ocorre um despertar natural da competitividade (17).

Não se acredita em existência de atividades adequadas para cada faixa etária ou ciclo escolar, qualquer atividade respeitando as características da idade que se propõe a atividade, pode ser adaptada e bem desenvolvida (7).

Aconselha se nas aulas de Educação Física para o primeiro ciclo atividades recreativa como brincadeiras, atividades em equipe, atividade de muita movimentação, pequenos jogos, e alguns tipos de desafios com a própria criança e dela com as outras (18).

6. RESULTADOS E DISCUSSÕES

6.1 RELATOS DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A Educação Física tem sua importância no âmbito escolar que é possibilitar uma boa pratica motora, pois ela é essencial no processo de desenvolvimento geral da criança, muitas vezes é a primeira situação em grupo que ela vivencia e não são mais o centro das atenções, essas experiências cognitivas, afetivas e motoras darão base a um desenvolvimento saudável a essas crianças (2).

As aulas de Educação Física para a primeira série do ensino fundamental era de responsabilidade do professor responsável pelos alunos em sala de aula e também era ministrada em sala. O Conselho Nacional de Educação (CNE) artigo 31 (19) diz que a Educação Física de primeiro ao quinto ano pode ficar ao encargo do professor que acompanha a turma não precisando assim de um profissional formado na área.

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os componentes curriculares Educação Física e Artes poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes.

(12)

6.1.1 Relatos de Observação

Foram observadas durante os meses de fevereiro e meados de março as aulas de Educação Física ministradas pelo professor na quadra, as atividades que ele desenvolvia, durante essas aulas que ocorriam em três turmas duas vezes por semana com cada turma em diferentes horários, o professor trabalhou com várias brincadeiras objetivando de desenvolver a coordenação motora, velocidade e espaço temporal.

Foram observadas a realização de atividades de pular corda com objetivo de trabalhar lateralidade, agilidade e flexibilidade. Futebol misto onde as equipes eram compostas por meninos e meninas com o objetivo de interação de ambos os gêneros na atividade proposta e locomoção. Pega - pega com objetivo trabalhar velocidade e agilidade. Lenço a trás com objetivo de desenvolver aspectos cognitivos como a atenção. Corrida de carriola com objetivo de trabalhar coordenação e a confiança nos colegas. Corrida de quatro apoios, com objetivo de trabalhar a coordenação motora, locomoção. Gato e rato com objetivo de trabalhar a percepção de espaço temporal, localização, trabalho em equipe, coordenação óculo visual. Atividades cantadas com movimentos como estatua com objetivo de volta a calma. Sempre as atividades se desenvolviam com toda a turma, no plano de aula anual que o professor realiza constava que com aquelas atividades o professor conseguia trabalhar com muitos aspectos motores e cognitivos, como noção de espaço-temporal, localização, trabalho em grupo, coordenação óculo pedal, lateralização, agilidade, flexibilidade, locomoção, velocidade, atividades exigem muita movimentação por partes dos alunos.

6.1.2 Relatos de Regência (prática do estágio supervisionado)

Durante o mês de maio as atividades foram ministradas pelos acadêmicos de Educação Física presentes na instituição de ensino, sendo supervisionada pelo professor responsável. Foram seis aulas ministradas entre três turmas do segundo ano, as turmas tinham entre trinta e trinta e cinco alunos eram turmas mistas com faixa etária de sete e oito anos. O tema abordado para essas aulas foi o lúdico e o conteúdo foi atividades recreativas.

Os objetivos foram a socialização da turma com os colegas, e trabalhar o maior número possível de habilidades motoras e o raciocínio lógico do educando. Materiais usados durante as aulas: bexiga, barbante, bandeira, tecido, garrafas pet, bambolê, giz, bolas, colchonetes.

(13)

Parte inicial da aula, alongamento e aquecimento, desenvolvimento da aula com quatro atividades lúdicas:

Atividade um: O sobrevivente. Cada aluno recebeu um balão amarrado a um barbante que foi amarrado no tornozelo, cada aluno tentou pisar no balão do outro com o objetivo de estourá-lo e ao mesmo tempo proteger o seu. Quem teve o balão estourado deveria unir-se a outro colega que estivesse com o seu cheio e continuar na brincadeira. Venceu a brincadeira aquele que ao final estiver com o seu balão cheio. Objetivos trabalhados na atividade foram: Desenvolvimento da coordenação motora, coordenação óculo pedal, lateralidade, flexibilidade, espaço temporal, localização, desenvolvimento da atenção do educando.

Atividade dois: Pega a bandeira. A brincadeira consistiu em duas equipes, uma de cada lado de quadra/campo cada uma de posse de uma bandeira que ficou fixada nas extremidades da quadra. Cada equipe deverá pegar a bandeira da outra equipe e ao mesmo tempo proteger a sua guarda (não poderá ser tocado pelo adversário) e da sua bandeira. O componente que for tocado pelo adversário deverá permanecer parado no local e só poderá voltar à brincadeira quando for salvo (tocado) por um companheiro. A equipe que conseguir apanhar a bandeira do adversário e voltar para o seu lado da quadra/campo sem ser tocado pelo adversário, marca um ponto e o jogo inicia-se novamente. Objetivos trabalhados foram: coordenação motora, velocidade, flexibilidade, locomoção, espaço temporal, lateralidade e a cooperação entre os alunos.

Atividade três: Circuito combinado. Materiais: cones ou garrafas pet, bambolês ou fazer círculos no chão com giz, 2 colchonetes e 2 bolas borracha.

Dividiu-se a turma em dois grupos, cada grupo foi posicionado em colunas na linha inicial do circuito. O material disposto da seguinte forma:

Os cones foram colocados um na frente do outro com direções alternadas formando um zig-zag, os bambolês o colchonete e a bola próxima à tabela de Basquete. Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada coluna, correu em zig-zag entre os cones, ao chegar aos bambolês, correr de forma que cada pé toque o centro dos bambolês, no colchonete realizar um rolamento para frente, pegar a bola e efetuar um arremesso à cesta na tabela de basquete (na falta da tabela, colocar uma balde ou qual quer outro material que possa substituir uma tabela de basquete), neste momento o segundo da coluna poderá iniciar a corrida. Vencerá a turma que terminar as tarefas primeiras. Objetivos trabalhados foram: o aspecto cognitivo do aluno ao assimilar os movimentos da atividade, coordenação motora, coordenação óculo manual, velocidade, lateralidade, agilidade, espírito de grupo e competição.

(14)

Parte final da aula, atividade 4, consistiu em uma atividade calma. Telefone sem fio: Sentados em círculo o professor ou um aluno deverá sussurrar uma frase no ouvido do companheiro da direita, este deverá repetir a frase para o próximo da direita e assim sucessivamente. O último aluno deverá falar alto para todo qual a frase que chegou a seus ouvidos. Geralmente a frase chega toda distorcida gerando um clima descontraído e divertido. Objetivo é voltar à frequência cardíaca e pressão arterial aos valores próximos ao de repouso.

7. CONSIDERAÇÕES

Durante o decorrer do estágio supervisionado observou-se que, as atividades de Educação Física propostas pelo professor contemplam um maior numero de conteúdos estipulados pelo PCN obedecendo e respeitando a faixa etária de seus educandos e também respeitando as brincadeiras, jogos e atividades presentes na cultura regional.

O professor trabalha com muita criatividade os movimentos corporais dos educandos, tendo em vista que a escola fornece poucos materiais para o desenvolvimento das aulas de Educação Física.

Assim, podemos considerar que as aulas de Educação Física da escola onde foi realizado o estágio são fundamentadas pelo PCN e obedecem aos critérios estipulados pelo MEC.

O estágio supervisionado é a forma de aproximação dos conteúdos apresentados durante a formação acadêmica, vivenciando a realidade que se encontra dentro do âmbito escolar, sendo sua prática indispensável para a formação completa de um profissional em educação.

Para o estagiário, esta vivência é de grande importância, pois além de possibilitar um momento de interação com a realidade profissional, contribui também para o futuro profissional perceber algumas características importantes do profissional de Educação Física, dentre elas podemos citar: responsabilidade em preparar antecipadamente a aula que será ministrada; ter conhecimento sobre o conteúdo trabalhado, possuir domínio da turma e também um controlo emocional, pois muitas vezes os alunos estão agitados demais, e é um tanto difícil controlá-los. Para isso, o comando de voz e a postura ao lidar com tal situação são fundamentais.

(15)

Pode-se perceber que é nesta fase em que o acadêmico de fato se sente um “professor”, e é neste momento que ele põe a prova todo o conhecimento adquirido durante sua formação acadêmica.

REFERÊNCIAS

1. Daoli J. Educação física escolar: em busca da pluralidade: Rev Paulista de Educação Físíca. São Paulo, supl.2, p.40-42, 1996.

2. Silva VS. A importância da Educação Física Escolar no desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental: EFDesportes.com, Rev Digital Buenos Aires - ano16 nº 156 maio de 2011.

3. Brasil Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 2013. Lei de diretrizes e bases, lei nº 9. 394, de dezembro de 1996, artigo 26. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 14 jan. 2014. 4. Melhem A. A prática da educação física na escola. Rio de Janeiro 2ª ed. Sprint, 2012.

5. Devide FP. Educação Física escolar no primeiro segmento do ensino fundamental: contribuições para um debate. Motrivivência. Rev de Educação Física, esporte e lazer. UFSC, 2002

6. Correia SC. Biomecânica E Educação Física Escolar: possibilidades de aproximação. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2004; 3 (3):107-123.

7 Rodrigues AT. Gênese e sentido dos parâmetros curriculares nacionais e seus desdobramentos para a educação física escolar brasileira. AT Rodrigues – Rev Brasileira de Ciências do Esporte, 2002.

8. Darido SC. Para ensinar Educação Física: Possibilidade de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

9. Brasil Secretaria de Educação Funtamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação física /Secretaria de Educação Fundamental. 5ª ed. Brasília: MEC/SEF. 2007.

10. Gallahue DLJC, Ozmun JDG. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês crianças, adolescentes, e adultos. 7ª ed., dados eletrônicos – Porto Alegre: AMGH 2013; 58-78.

11. Venzke APRAE. Educação Física infantil: conhecendo o desenvolvimento motor. Guaíba: Ulbra, 2009.

12. Oliveira GC. Avaliação Psicomotora à luz da Psicologia e da Psicopedagogia. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

(16)

13. Piaget, J, Inhelder, B. A psicologia da criança. Tradução de Octavio Mendes Cajado.18 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

14. Payne VG. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. 6ª ed. Traduzido por Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

15. Brasil Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

16. Rosário LFR, Darido SC. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, 2005; 11 (3): 167-178.

17. Ferreira V. Educação Física, recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: 3a ed. Sprint, 2010.

18. Cavallari VR. Trabalhando com recreação. 11a ed . São Paulo: Iconi, 2009.

19. Brasil Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010: Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=14906& Itemid=866>. Acesso em 09 mar 2014.

Referências

Documentos relacionados

a) O paciente apresenta um BAV (bloqueio atrioventricular) de 1º grau infra-hissiano, pois apresenta um aumento no intervalo A-H.. d) O paciente apresenta um BAV de 2º

Estudarmos as experiência docente dos acadêmicos na Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física no CEFD/UFSM foi fundamental para entendermos a

Dessa forma, é possível pensarmos no papel do estágio supervisionado e de como esse processo deve ser construído ao longo da formação para que o mesmo possa

No âmbito do Relatório de Estágio contextualizado no decorrer da Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a finalidade

- Reflexões e encaminhamentos feitos pelo Conselho, Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na reunião realizada em 10 de junho de 2020 - apresentação dos levantamentos de

Para estabelecer a influência da concentração de lodo sobre a constante de aeração, foram realizados ensaios respirométricos específicos que possibilitaram determinar K la

Foi a partir deste contexto e dos estudos durante a disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e na própria observação in loco na escola

Alguns especialistas (Lora, 1983; Krasilchik, 1988; Fávero, 1992) entendem a Prática de Ensino como a disciplina que mais diretamente envolve a relação teoria-prática, quer seja