• Nenhum resultado encontrado

Percepção do Aluno da Unati sobre a Fisioterapia Preventiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Percepção do Aluno da Unati sobre a Fisioterapia Preventiva"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PERCEPÇÃO DO ALUNO

DA UNATI SOBRE

A FISIOTERAPIA

PREVENTIVA*

TALITA MENEZES BARBOSA**, PATRÍCIA LEITE ÁLVARES

SILVA***

O

envelhecimento é um processo natural, irreversível e universal que ocorre gradativamente na vida humana, onde é caracterizado por mudanças fisiológicas, psicológicas e bioquímicas em decorrência da ação do tempo, provocando uma perda funcional progressiva. (NAHAS, 2006).

Existem várias definições para conceituar a velhice e o idoso. A idade pode ser biológica, psicológica ou sociológica à medida que se enfoca o envelhecimento em diferentes proporções das várias capacidades dos indivíduos (KUNZLER, 2009).

O envelhecimento é um fato universal, onde o corpo passa por mudanças normais, que levam a diminuição das reservas funcionais do organismo, muscular, ósseo, nervoso, cir-culatório, pulmonar, endócrino e imunológico. Essas possíveis alterações levam ao declínio de tecidos e funções, como também de um indivíduo para outro (VANDERVOORT, 2000).

Resumo: este artigo é de natureza qualitativa e descritiva, realizado com o objetivo de compreender a importância do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/PUC Goiás) para alunos das oficinas de fisioterapia da PUC Goiás e qual é percepção do aluno em sua vivência, participação e envolvimento nas oficinas da UNATI/PUC Goiás. Os alunos entrevistados da terceira idade relataram os benefícios das oficinas de fisioterapia no seu cotidiano como melhora da saúde física e mental, aumento do seu conhecimento acerca do envelhecimento, importante socialização nesse período e o quanto isso lhes acrescenta uma melhora na qualidade de vida e bem-estar.

Palavras-chave: Idosos. Fisioterapia. Envelhecimento. UNATI. Aluno.

* Recebido em: 05.10.2014. Aprovado em: 25.10.2014.

** Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional. Graduada em Fisioterapia.

*** Doutora em Andamento em Ciências da Saúde. Professora na Universidade Federal de

(2)

Segundo Bastos (2002) o envelhecimento é um processo universal, seqüencial, cumulativo e irreversível que resulta em deterioramento progressivo do organismo até inca-pacitá- lo para enfrentar as circunstâncias e condições do meio.

Para Hamer (2004) a velhice se caracteriza como a perda dos ideais da juventude, a dessintonização com a mentalidade do tempo, o desinteresse pelo cotidiano, a perda do humor, a desconfiança no futuro e o desamor ao trabalho.

Atualmente há uma acentuada tendência ao aumento progressivo da população idosa na conjuntura social. Esse aumento é decorrente em grande parte das conquistas tec-nológicas e da medicina moderna nos últimos cinqüenta anos, que viabilizaram melhores condições de vida a esse grupo etário. (VALENTINI; RIBAS, 2003)

O envelhecimento é fato que atinge o mundo todo, trazendo várias disfunções ao ser humano, como aumento na gordura corporal, diminuição nas funções cardíaca e pulmo-nar, diminuição da massa e da força muscular, perda da densidade mineral óssea, entre ou-tras. Além das alterações físicas ou do envelhecimento biológico propriamente dito, também temos as mudanças que se dão em todos os aspectos da vida da pessoa, o envelhecimento psico- social. Dessa maneira, faz- se importante compreender as necessidades e limitações dessa fase da vida, para que se possa retardar envelhecimento e dar mais qualidade de vida e independência as pessoas idosas (ZAWADSKI; VAGETTI, 2007).

Segundo Monteiro (2001), a velhice é um prolongamento de um processo que se perfaz na temporalidade, através de mudanças cíclicas biológicas, oscilando entre o declínio e a renovação contínua, sempre em busca de uma nova estrutura. Em cada nova estrutura, uma nova possibilidade de descoberta. Nesse sentido, não associa, portanto, essa fase ao declínio, mas, à evolução humana. Mesmo em idade madura é possível exercer a partici-pação em todas as esferas da vida social. Vivenciar a velhice é uma escolha individual, que exige adaptação, reorganização, reconhecimento e respeito como qualquer outro cidadão (KUNZLER, 2009).

É preciso contemplar, portanto, essa faixa etária da população em discussões que proponham novas alternativas para que os idosos também sejam incluídos e considerados enquanto sujeitos partícipes do processo de transformação histórico, social, econômico e cultural (KUNZLER, 2009).

O programa Universidade Aberta à Terceira Idade, teve início em 1973 na Fran-ça, idealizado pelo professor Pierre Vellas, da Universidade de Ciências Sociais de Toulouse; tendo uma repercussão positiva, alcançou âmbito mundial sendo implementado no Brasil na década de 80 (BARBAROO, 2004; SANTOS, 2005).

A UNATI/PUC Goiás foi instituído no ano de 1992 e está inserido no Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás. O programa visa dar informações e refletir sobre o processo do envelhecimento e inclui seis (6) diferentes fontes de atuação, sendo: Atendimen-to as Pesquisas, Pesquisa na área de GeronAtendimen-tologia Social, o Curso on- line de “Cuidadores de Idosos”, a participação e coordenação da RGNADI- Goiás- Rede Nacional de Defesa dos Direitos dos Idosos e a própria UNATI. O critério de inclusão para participação da UNATI determina adultos acima de 50 anos, sem exigência de escolaridade (BARBARO, 2004).

A UNATI-UCG fundamenta-se em pressupostos gerontológicos de natureza socio-política- educativa com uma abordagem multidisciplinar, e o curso conta com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento, que oferecem oficinas semanais sobre temas específicos.

(3)

A Fisioterapia integra o programa UNATI/PUCGO tendo caráter preventivo. A inserção da fisioterapia iniciou em 2004, com a ministração de um curso de extensão: “Abordagem multidisciplinar na Geriatria e Gerontologia”. A partir deste momento, ini-ciaram-se as ações voltadas à terceira idade com encontros ministrados com frequência de uma vez por semana.

Atualmente as oficinas de fisioterapia inclui a ministração de aulas expositivas e aulas práticas. Todas as atividades são desenvolvidas respeitando-se as condições específicas de cada participante e em ambiente descontraído. As oficinas visam a inserção do idoso na sociedade, na vida útil e sustentável, dispondo- se de uma proposta interdisciplinar.

A UNATI como curso de extensão é um importante fator na aprendizagem, tem como objetivo ampliar a participação dos alunos das oficinas de fisioterapia no projeto vol-tado para a terceira idade, despertando uma consciência crítica frente ao envelhecimento saudável.

Como um dos objetivos da UNATI/UCG é estimular o envelhecimento ativo e saudável, observamos a importancia da atividade física para o idoso:

Segundo Okuma (1998), não é o envelhecimento em si que produz a condição negativa, mas a forma como a pessoa experimenta este envelhecimento, daí a importância de oferecer recursos para as pessoas diminuírem as perdas ou lidarem melhor com essas perdas, que acabam interferindo nas condições sociais.

A atividade física na terceira idade tem como objetivo o retardamento do processo inevitável do envelhecimento, através da normalização da vida do idoso, afastando os riscos comuns na terceira idade. Uma das formas de se alcançar à manutenção ou recuperação da vitalidade, e readaptação do corpo. (CASAGRANDE, 2006).

O exercício físico ainda pode se destacar como ferramenta de prevenção. Guedes e Guedes (1995) consideram que os exercícios corretamente prescritos e orientados desem-penham importante papel na prevenção, conservação e recuperação da capacidade funcional dos indivíduos, repercutindo positivamente em sua saúde. Estes, mesmo não impedindo o processo de envelhecimento, podem retardar o aparecimento de complicações, interferindo positivamente no seu bem estar.

Para com o idoso, o objetivo principal é contribuir para que as pessoas se inte-grem ao meio social onde vivem, segundo seus interesses e necessidades motoras, intelectu-ais e afetivo-sociintelectu-ais. Devem ser prazerosas, desinibidoras, interessantes, capazes de ampliar as relações sociais e facilitar o convívio de pessoas que se identificam na participação do programa. A atividade física corretamente orientada altera favoravelmente o metabolismo lipídico e dos carboidratos, induz ao aumento dos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), tem efeito benéfico sobre a distribuição do tecido adiposo, melhora a sensibilidade insulínica, sendo importante na redução do risco cardiovascular. Portanto é indiscutível a melhora de capacidade funcional desse grupo, justificando maior difusão dos benefícios da atividade física regular dos programas de reabilitação para essa faixa etária. (CASAGRAN-DE, 2006).

Este artigo teve como objetivo compreender a importância e os benefícios das ofi-cinas de fisioterapia preventiva da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/PUC GO) para o aluno da UNATI e entender qual é percepção do aluno em sua vivência, participação, contribuições e envolvimento nas oficinas de fisioterapia do programa Universidade Aberta à Terceira Idade.

(4)

CAMINHO METODOLÓGICO

Este artigo tratou-se de uma pesquisa qualitativa realizada com os alunos das ofici-nas: Massagem e Postura, Fisioterapia Preventiva para Idosos, e Fisioterapia na Promoção a Saúde oferecidas pelo curso de fisioterapia a Universidade Aberta à Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UNATI/PUCGO). A escolha por realizar um estudo descri-tivo com abordagem qualitativa ocorreu pelo fato de que a mesma nos permite compreender melhor o fenômeno a ser estudado. Através desta pode-se compreender o significado que o curso UNATI/PUCGO, tem para alunos das oficinas de fisioterapia em sua participação.

A pesquisa qualitativa busca uma compreensão particular daquilo que se estuda. Ela não se preocupa com generalizações, princípios e leis. A generalização é abandonada e o foco da sua atenção é centralizado no específico, no peculiar, no individual, almejando sempre a compreensão e não a explicação dos fenômenos estudados. Essa mudança do que é conside-rado primordial na pesquisa dá origem, no caso da qualitativa, ao uso e ao desenvolvimento de uma variedade de recursos e de técnicas, ao mesmo tempo em que, muitas vezes, deixa de lado questões lógicas e metodológicas (MARTINS; BICUDO, 1994).

Nessa pesquisa de caráter qualitativo, busquei, através da realização de entrevistas, entender como os alunos das oficinas de fisioterapia percebem a sua vivência e experiência na participação da UNATI/PUCGO, compreender os benefícios desse programa no seu cotidia-no e sua experiência enquanto integrante e participante das oficinas.

Para a realização desta pesquisa utilizei como sujeitos: alunos das oficinas de fisiote-rapia que participaram das oficinas: massagem e postura para idosos, fisiotefisiote-rapia na promo-ção a saúde e fisioterapia preventiva para idosos da UNATI/PUCGO. Apenas participaram da pesquisa sujeitos maiores de 50 anos de idade, que se dispuseram a colaborar voluntaria-mente com o estudo, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e que tenham participado das oficinas de fisioterapia por pelo menos oito sessões. Foram excluídos do estudo sujeitos que não participaram como alunos das oficinas massagem e postura para idosos, fisioterapia na promoção a saúde e fisioterapia preventiva para idosos da UNATI/PU-CGO da UNATI/PUUNATI/PU-CGO, menores de 50 anos de idade, que não se dispuseram a colaborar voluntariamente com o estudo, não tenham assinado o TCLE e que não tenham participado do programa por pelo menos oito sessões de fisioterapia.

O estudo teve uma análise descritiva e foi realizado através de entrevista semi-estruturada com questões norteadoras. O local da entrevista foi na Puc-Go, lugar que acontecia os encontros da UNATI. Sendo que os sujeitos foram abordados inicialmente no local de atendimento, após permissão do supervisor, para definição da melhor data e local a ser realizada a entrevista. Não hou-ve nenhuma intercorrência durante a realização das entrevistas que justificasse alguma interrupção. Sendo assim, realizei as entrevistas a partir das seguintes questões norteadoras:

• Como é para você a experiência como aluno da UNATI de participar das oficinas de fisioterapia preventiva?

• Quais as contribuições da UNATI no seu cotidiano?

• Como você acha que as oficinas de Fisioterapia podem contribuir para sua vida, enquanto aluno?

O projeto foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética da PUC GO sob o protocolo CAAE nº 0185.0.168.000-11. As entrevistas foram gravadas em MP4 após ex-plicação detalhada da pesquisa e esclarecimentos necessários ao participante do estudo com

(5)

sua assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os materiais colhidos serão arquivados pela pesquisadora responsável até a apresentação do trabalho e posteriormente descartado. Vale ressaltar que as entrevistas foram realizadas no local, data e horário de escolha do sujeito, em ambiente reservado, mantendo-se o anonimato do participante e assegurando a utilização das informações para fins exclusivos da pesquisa, conforme Resolução n°196/96, do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 1996).

A amostra final foi de quinze alunos. Para definição do número de sujeitos a serem entrevistados utilizei o critério da “saturação ou recorrência dos dados, ou seja, o momento em que a busca de novos sujeitos não acrescenta mais nenhum dado novo à investigação” (VICTORIA, KNAUTH, HASSEN, 2000). Em pesquisa qualitativa a representatividade amostral não é numérica, ou seja, “uma amostra ideal é aquela capaz de refletir a totalidade nas suas múltiplas dimensões, privilegiando os sujeitos sociais que detém os atributos que o investigador pretende conhecer.” (MINAYO, 1993).

Esse processo de análise caracteriza a atitude científica presente no ato de pesqui-sar, a qual possibilita um desencantamento diante do fenômeno que está sendo investigado. Martins e Bicudo (1994) sugerem quatro momentos para realizar a análise fenomenológica.

O primeiro momento caracterizou-se pela transcrição dos depoimentos dos entre-vistados, pela leitura ampla de todas as entrevistas do princípio ao fim, com a intenção de familiarizar-se com a descrição da experiência vivida e para apreender o sentido geral do fe-nômeno que está sendo indagado. Nesse momento, o inquiridor estabelece uma relação em-pática com a situação relatada pelo entrevistado, para poder sistematizar a experiência vivida. O segundo momento marcou-se pela intenção de caminhar para a elaboração da discriminação das unidades de significados, as quais são extraídas após a releitura de cada de-poimento, tendo em vista que elas não existem per se, mas somente em relação à perspectiva e interrogação que o pesquisador dirigir ao fenômeno.

O terceiro momento definiu-se pelo seguinte: após a obtenção das unidades de sig-nificado, o pesquisador busca agrupá-las em temas ou categorias, que consiste em transformar a linguagem coloquial do entrevistado no discurso modificado-científico. Essas transforma-ções são pertinentes porque os depoimentos espontâneos dos entrevistados ocultam realida-des múltiplas que o pesquisador realida-deseja explicitar.

A técnica utilizada para realizar a passagem da linguagem corriqueira, coloquial, dos entrevistados em uma linguagem científica e inteligível requer do pesquisador a capacidade para “transpor-se para o mundo do outro, quer dizer, sair de si mesmo e adotar imaginativamente o esquema de mente de outra pessoa. Esta adoção deriva-se de uma percepção direta que se possa ter do outro, assim como do conhecimento que disponho de sua vida. Isto não é tarefa fácil e simples”.

O quarto momento sintetizou e integrou a análise realizada pelo pesquisador con-tida em todas as unidades de significado, obcon-tidas no terceiro momento, as quais podem ser agrupadas em temas ou categorias em função das convergências e/ou divergências dos sig-nificados atribuídos pelos entrevistados e que constituem os aspectos essenciais da estrutura compreensiva geral do fenômeno.

DESVELANDO FENÔMENO

A amostra final foram de 15 alunos matriculados na UNATI. Sendo 14 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Para a identificação eles foram nomeados numericamente

(6)

como: aluno 1, aluno 2, 3, 4, 5, 6...até o 15. Assim. A partir das percepções dos alunos entrevistados foram identificadas 3 principais categorias:

1) Corpo são- Mente sã, 2) Aprendendo a envelhecer,

3) Socialização- Troca de experiências.

A primeira categoria corresponde a importância das atividades físicas e os benefícios que esses exercícios trazem para o cotidiano dos idosos integrantes das oficinas de fisioterapia, englobando tanto a saúde física quanto a emocional. A segunda categoria emergiu das falas dos alunos da UNATI, relatando o benefício das aulas no seu dia a dia, as informações e o conhecimento que adquirem nas oficinas sobre a saúde do idoso englobando medidas de pre-venção, restauração visando proporcionar qualidade de vida a estes. A terceira categoria diz respeito a contribuição da socialização do carinho e amizade que o idosos, alunos da UNATI recebem e doam nas oficinas de fisioterapia preventiva, além do prazer e o vínculo com os professores, monitores e colegas da mesma idade e idades diferentes.

CORPO SÃO - MENTE SÃ

Segundo Okuma (2002) a atividade física regular melhora o pico de massa óssea, auxiliando na manutenção da massa óssea existente e diminuindo sua perda associada ao envelhecimento, melhorando a elasticidade dos músculos, melhora a circulação sanguínea e flexibilidade. Nesta pesquisa, os alunos da UNATI, referem a a mesma como sinônimo de melhora da qualidade de vida e disposição física e mental. Como veremos nas fala a seguir:

A UNATI contribui pro meu dia a dia tudo que a de bom e há de melhor. Eu vejo na unati, um seguimento da minha vida cotidiana, um seguimento maravilhoso pra que eu continue sempre na ativa, porque eu com meus 76 anos eu me sinto com se tivesse 50. Eu corro eu pulo e as ginásticas eu procuro não falta, eu sou muito assídua nas oficinas pra poder aproveitar o máximo (Aluna 2).

A fisioterapia da UNATI pra minha vida é considerada em alto índice de aproveitamento porque a gente se vai se alongando e vai fazendo ginástica e vai ganhando massa muscular e sê vai criano saúde pra participar dessa fisioterapia na UNATI (Aluno 3).

A prática de atividade física regular é fundamental para o idoso, não só para pre-venir doenças como para minimizar as perdas funcionais, que em cerca de 50% podem ser atribuídas à inatividade (TEIXEIRA, 1996).

A atividade física realizada com regularidade é uma das principais bases para a manutenção da saúde em qualquer idade. Especialmente na terceira idade a atividade física é fundamental tanto para as funções cardiovasculares e pulmonares, como também na manu-tenção da saúde mental. (OLIMPIO et al, 2003)

Os efeitos da diminuição natural do desempenho físico podem ser atenuados se forem desenvolvidos com os idosos, programas de atividades físicas que visem à melhoria das capacidades motoras que apóiam a realização de sua vida cotidiana, dando ênfase na

(7)

manu-tenção das aptidões físicas de principal importância no seu bem estar.(MANIDI; MICHEL, 2001)

Contribuiu na saúde , eu sentia muita dor no joelho, agora eu não sinto mais. Então... a UNATI contribui em tudo na minha vida ,no meu corpo físico e na mente também né, tudo ta melhorando (Aluna 7).

É bom por causa da nossa qualidade de vida, porque a gente fica muito quieto em casa. Em casa a gente não faz esses exercício, então tá sendo bom porque a gente mexe com o corpo todo, então pra qualidade de vida ta sendo muito bom, melhora as dores, as dores passa (Aluna 9).

A atividade física proporciona à terceira idade os seguintes benefícios: Obtenção de saúde, domínio corporal, aumento da mobilidade, cura contra a depressão, uma respi-ração saudável, vitalidade, autoconfiança, reações positivas, tensão e ansiedades reduzidas, emagrece, previne doenças (cardiorespiratorias, hipertensão, diabetes e outras), promove a socialização e melhora a capacidade funcional (CORAZZA, 2001).

A participação na UNATI é relatada por muitos entrevistados como um um “remé-dio” para os problemas psíquicos que acometem muitas pessoas na terceira idade.

A saúde é tudo! A memória melhorou bastante, eu estava entrando em depressão, acabou a depressão, então é maravilhoso! (Aluna 11).

É maravilhoso né minha filha! Que pra mim assim, me fez até... eu tava muito deprimi-da sabe,eu comecei vim pra cá, desenvolvi muito minha atitude de sê, né mudei muito (Aluna 15).

Enquanto aluna, a unati contribui muito pela freqüência que eu venho, participo das aula direitim e pra minha saúde o meu equilíbrio tanto físico quanto mental, ajuda, beneficia demais a minha saúde em tudo (Aluna 12).

A Unati trouxe pra mim um emocional bom, um estilo de vida, trouxe melhora pra mim, o jeito de eu agi com as coisa, de me interessa mais pela vida e isso trouxe algo de bom pra mim (Aluna 13).

De acordo com Gordilho et al (2000) A depressão está entre as principais causas de anos vividos com incapacidades, por levarem à perda da independência e da autonomia. Outro aspecto é a perda de interesse e/ou motivação para aderir a atividades físicas, culturais e sociais, principalmente pelas pessoas que sofrem de depressão, que acarreta diminuição nas suas atividades diárias, tornando-as mais sedentárias no lar e na sociedade.

APRENDENDO A ENVELHECER – ADQUIRINDO CONHECIMENTOS

Segundo Caldas (1999) Para que o idoso adquira uma mentalidade preventiva é necessário promover adequadamente sua saúde. E é de extrema importância a evolução e

(8)

disseminação do conhecimento sobre o envelhecimento. É importante que saibam reconhecer situações que ponham em risco a qualidade de vida no presente e no futuro, e como preveni-las.

Bom, as aulas de fisioterapia eu acho que é uma aula muito importante , porque... o pro-fessor Cláudio, ele é um propro-fessor muito competente e as aula dele são excelente é umas aula que [...]ensina como que a gente vai ficano na velhice , como os ossos vai ficando, que a gente vai enfraquecendo, que a gente tem postura pra sentá, porque ele faz muita demonstração lá, passa muito filme pra gente, pra gente vê como que é que a pessoa fica, então é ótimo as aula (Aluna 4).

A contribuição da UNATI pra mim foi valiosa porque adquiri amizades , aulas de ma-térias que eu nunca tinha ouvido fala e agora eu tenho aprendido muito, eu acho que tudo é positivo né, pra minha qualidade de vida né,.... fala sobre postura, até o jeito de caminha, ele falando o jeito que a gente deve pisar, a maneira de senta, coisa que a gente não da importância, e eu nunca tinha tido esse tipo de aula, então eu adquiri muita experiência de vida (Aluna 6).

Traz pra mim, assim... muita sabedoria, porque eu não sabia de nada né... eu era muito atrasada, depois que eu comecei a frequentar a UNATI eu já ganhei conhecimento de muitas coisas , pra mim eu era uma cega né, e agora eu to sabendo e pra mim isso é muito importante, pelo meu desenvolvimento (Aluna 7).

As pessoas idosas desejam e podem permanecer ativas e independentes por tanto tem-po quanto for tem-possível, se o devido atem-poio lhes for protem-porcionado. Os idosos estão tem- potencialmen-te sob risco não apenas porque envelheceram, mas em virtude do processo de envelhecimento torná-los mais vulneráveis à incapacidade, em grande medida, decorrente de condições adversas do meio físico, social, ou de questões afetivas. Portanto, o apoio e as informações adequadas são necessárias tanto para os idosos quanto para os que deles cuidam. (PALMA,2000)

SOCIALIZAÇÃO – TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Segundo Santos e Sá (2000) é importante destacar o ambiente em que vivem pes-soas idosas. Este deve ser encorajador e positivo para que o idoso sinta-se a vontade para expressar críticas, avaliações e viver novas experiências.

Principalmente social, eu encontro com pessoas da minha idade e também com idade diferentes da minha, que me dão uma valiosa condição de continuar vivendo e continu-ando a viver, o grupo é muito importante (Aluna 1).

No meu roteiro de dia, no meu viver , olha depois que eu passei a participar da UNATI eu achei que eu criei uma outra família porque eu conheci mais pessoas então você fica mais , como que eu vou dizer... social né , você entra na sociedade sem nem perceber porque cada lugar que você vai se encontra um conhecido. Ah... eu sou lá da UNATI ah eu também sou agora mesmo no ônibus eu encontrei duas pessoas que faz diferente oficina então eu tenho só elogia (Aluna 4).

(9)

Muito boa [...] , a gente ter um convívio muito bom com a comunidade, mas aqui a gente faz mais amizade, os exercício são exelente pra nossa qualidade de vida, ta muito bom, to gostando muito (Aluna 7).

Da UNATI eu gosto muito das colegas né, da mesma faxa etária então a gente tem mais liberdade a gente brinca né, eu cheguei e disse bom dia colegas, bom dia coleguinhas , então a gente fica assim, mais alegre (Aluna 14).

A socialização de conhecimentos sobre estratégias e práticas de promoção da saúde e qualidade de vida deverá subsidiar a formação de novos sujeitos das práticas de saúde, para além do Estado. Ao mesmo tempo, a revolução das comunicações favorece a conexão de grupos que compartilhem ideais, pratiquem modos de vida comuns e busquem soluções para problemas singulares (TEIXEIRA, 2001).

Os programas voltados para idosos em universidades brasileiras tem multiplicado. Estes programas possuem as denominações e seguem os modelos os mais diversos, mas têm propósitos comuns, como o de rever os estereótipos e preconceitos com relação à velhice, promover a auto-estima e o resgate da cidadania, incentivar a autonomia, a independência, a auto-expressão e a reinserção social em busca de uma velhice bem-sucedida. (PALMA, 2000) CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo foi analisada a importância do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/PUC GO) para o aluno das oficinas de fisioterapia, e o entendimento da per-cepção desse aluno em sua vivência, participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas.

Com os dados desta pesquisa, confirma- se através de cada entrevista que as ofici-nas de fisioterapia preventiva, são muito importantes na vida dos alunos da UNATI/PUC GO bem como, são relatadas, como sinônimo de melhora na capacidade funcional, mental, conhecimento e informações importantes a cerca do envelhecimento, qualidade de vida e interação social para os idosos, o que é algo extremamente significante na vida destes.

STUDENT PERCEPTION OF UNATI ON PREVENTIVE PHYSIOTHERAPY

Abstract: this article is qualitative and descriptive, performed with the aim of understandingthe

importance of the Open University of the Third Age (UnATI / PUC Goiás) for the student of phy-sical therapy workshops at PUC Goiás. Students of the elderly reported the benefits of workshops fisioterpiain their daily life, as enhancement of physical and mental health, increase your knowled-ge about aging and the importance of socialization during this period and how it adds to them an improved quality of life and welfare.

Keywords: Elderly. Physical therapy. Aging. UnATI. Student. Referências

BASTOS, Carina Corrêa. Fisioterapia na Terceira Idade: Uma melhora na Qualidade de Vida. Lato e Sensu, Belém, v.4, n° 6, p. 32- 34, Nov. 2002.

(10)

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196 de 10 de outubro

de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos.

Bra-sília, 1996.

CALDAS, CP 2003. Envelhecimento com dependência: responsabilidades e demandas da

famí-lia. Cadernos de Saúde Pública 19(3):733-781.

CASAGRANDE, Marcelo. Atividade física na terceira idade. 2006. 59p. Monografia: Licenciatura Plena em Educação Física. Faculdade de Ciências da Unesp, São Paulo. CORAZZA, M.A. Terceira idade e atividade física. Phorte, 2001.

GORDILHO A, SÉRGIOJ, SILVESTRE J, RAMOS LR, FREIRE MPA, ESPINDOLA E, et al. Desafios a serem enfrentados no terceiro milênio pelo setor saúde na atenção integral ao

idoso. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ; 2000.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. P. Exercício na promoção da saúde. Londrina, PR: Midio-graf, 1995.

HAMER, Denyse Mary. Uma experiência de Educação com idosos. Memoruelidades, Ilhéus (BA), v.1, n° 1, p.55- 60, jan/jun 2004.

KUNZLER, Rosilaine Brasil. A ressignificação da vida cotidiana a partir da aposentadoria e

do envelhecimento. 2009. 166p. Tese: Doutorado em Serviço Social). Pontifícia Universidade

Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.

MANIDI, M.J. e MICHEL, J.P. Atividade física para adulto com mais de 55 anos. São Paulo: Manole, 2001.

MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e

recur-sos básicos. Segunda edição. São Paulo: Editora Moraes. 1994.

MENDES, J. Cuidado de Enfermagem ao Idoso no Centro de Terapia Semi– Intensiva. Disser-tação Mestrado - Programa de Pós – Graduação em Enfermagem. Curitiba, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa

em saúde. Segundaedição. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1993.

MONTEIRO, Pedro Paulo. Envelhecer: histórias, encontros, transformações. Belo Horizonte: Autêntica, 1991.

NAHAS, M.V.; Atividade física e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida

ativo. 4.ed. rev. e atual. Londrina: Midiograf, 2006.

OKUMA, Silene Sumire. O Idoso e a Atividade Física. 2. ed. Campinas: Papirus,2002. OKUMA, Silene Sumire. “Atividade Física, Qualidade de Vida e Envelhecimento”. Palestra realizada na Universidade de Londrina, PR, 2006.

OLIMPIO, A.V., et al. Atividades Físicas para o Idoso, 2003. Disponível em:

<http://www.programapostural.com.br/t_atividades.htm> Acesso em 15 mar. 2012.

PALMA, LT.S.; Educação permanente e qualidade de vida: indicativos para uma velhice

bem--sucedida. UPF,Passo Fundo (RS) 2000.

TEIXEIRA ,JAC.; Atividade física na terceira idade. Arquivos de Geriatria e Gerontologia 1996;0:15-7.

TEIXEIRA, C.; O futuro da prevenção. Instituto de Saúde Coletiva-Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.

(11)

VANDERVOORT, A. A. Alterações biológicas e fisiológicas. IN: PICKLES, et al.

Fisioterapia na terceira idade. São Paulo: Santos, 2000.

VALENTINI, M.T.P. , RIBAS, K. M. F., Tempo de Semear, Cultivar e Colher. 2003 134 p (Departamento de Pedagogia )UNICENTRO, Guarapuava – Paraná.

ZAWADSKI, A. B.R.; VAGETTI, G. C. Grade curricular do curso de educação física: Uma

Referências

Documentos relacionados

Tendo como principal objetivo promover a discussão sobre o tema do Direito Desportivo, enquanto processo de profissionalização de atletas de MMa - Mix Martial

Neste documento histórico foram definidas cinco linhas de ação específicas para o desenvolvimento de programas de promoção da saúde, entre as quais destacamos o reforço da

Curso FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA

Com base nos resultados obtidos, e em razão dos idosos que participaram do estudo estarem realizando fisioterapia convencional concomitante às atividades com o

Uma correlação positiva entre os conceitos, bem como a explicação de uma percentagem dos comportamentos promotores de saúde pela literacia em saúde em gestão de stresse

“Reedição”: Fisioterapia preventiva na promoção de saúde para um Grupo de Idosos do Programa UAMI da Uniarp – do município de Caçador/SC. Silvia Sari

Neste sentido, as evidências obtidas da relação entre as variações do ativo imobilizado e o preço da ação no mercado de capitais são significativas, pois houve a constatação

ü tanto a fervura simples como a fervura sob pressão das madeiras por uma, duas ou três horas foram suficientes para promover a satura- ção das amostras, reduzindo o tempo total