• Nenhum resultado encontrado

Alteração da glicemia entre trabalhadores de transporte marítimo / Changes in blood glucose between maritime transportation workers

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Alteração da glicemia entre trabalhadores de transporte marítimo / Changes in blood glucose between maritime transportation workers"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Alteração da glicemia entre trabalhadores de transporte marítimo

Changes in blood glucose between maritime transportation workers

DOI:10.34117/bjdv6n6-032

Recebimento dos originais: 01/05/2020 Aceitação para publicação: 02/06/2020

Jorge Luiz Lima da Silva

Doutor em saúde pública/Ensp-Fiocruz. Departamento materno infantil e psiquiatria da UFF. Programa de Pós graduação strictu senso em Saúde coletiva UFF.

Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: jorgeluizlima@gmail.com

Thiago Purger de Castro Rodrigues

Enfermeiro - Universidade Federal Fluminense. Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: thiagopurger.tp@gmail.com

Giulia Lemos de Almeida

Acadêmica de enfermagem - Universidade Federal Fluminense. Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: giulialemos@id.uff.br

Rafael da Silva Soares

Enfermeiro - Universidade Federal Fluminense. Mestre em ciências do cuidado em saúde- UFF.

Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: rafaelsoares@id.uff.br

Cristina Portela da Mota

Doutora em saúde pública/Ensp-Fiocruz. Departamento materno infantil e psiquiatria da UFF.

Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil. E-mail: motacristinap@gmail.com

Mayara Souza Monnerat

Acadêmica de enfermagem - Universidade Federal Fluminense.

Instituição/Afiliação: Universidade Federal Fluminense – UFF. Niterói, Brasil. Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil.

(2)

João Victor Lima da Silva

Acadêmico de enfermagem - Universidade Federal Fluminense.

Instituição/Afiliação: Universidade Federal Fluminense – UFF. Niterói, Brasil. Endereço: Rua Dr. Celestino 74 - SL.51 -Centro/ Niterói – RJ, Brasil.

E-mail: limajoao@id.uff.br

Rogério Pires da Silva

Educador físico. Associação Brasileira de Massagem Científica. Especialização em Biomecânica e Treinamento Físico.

Instituição: Universidade Federal Fluminense.

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto 116, quinto andar 501. E-mail: rogerio.rps7@hotmail.com

RESUMO

A população trabalhadora está exposta a diversos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde, inclusive em seus ambientes de trabalho. Por essa razão, programas e atividades direcionados à saúde do trabalhador têm extrema importância para a manutenção da saúde e prevenção de doenças como o Diabetes Mellitus. Esse estudo tem como objetivo descrever a glicemia de trabalhadores hidroviários relacionando a características do trabalho, sociodemográficas e de saúde. Trata-se de estudo observacional transversal realizado com 430 trabalhadores de uma empresa de transporte marítimo localizada no estado do Rio de Janeiro. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, laborais, de estilo de vida. Constatou-se que a prevalência global de alteração de glicemia foi 22,8%. Variáveis associadas: filhos (p=0,010), idade (<0,0001), categoria profissional (p<0,0001), turno de trabalho (p<0,0001), carga horária semanal (p<0,0001), nível de estresse (p=0,017), consumo de enlatados (p = 0,013), atividade física (p<0,0001), ICQ (p<0,0001) e níveis pressóricos (p=0,013). Como conclusão, os achados contribuem para o conhecimento da área da saúde coletiva e saúde do trabalhador fornecendo subsídios às equipes de saúde para realizarem planejamento de ações e intervenções inter e multidisciplinares.

Palavras Chave: saúde do trabalhador; ambiente de trabalho; glicemia; saúde pública; riscos

ocupacionais (Fonte: DeCs, BIREME).

ABSTRACT

The working population is exposed to several risk factors for the development of health problems, including in their work environments. For this reason, programs and activities directed at workers' health have extreme significance for maintaining health and preventing diseases such as Diabetes Mellitus. This study aims to describe the blood glucose of waterway workers relating to labor, sociodemographic and health characteristics. It is a cross-sectional observational study carried out with 430 workers of a shipping company located in the state of Rio de Janeiro. Sociodemographic, labor, and lifestyle variables were analyzed. It was found that overall prevalence of glycemia change was 22.8%. Associated variables: children (p = 0.010), age (<0.0001), professional category (p <0.0001), work shift (p <0.0001), weekly workload (p <0.0001), (P = 0.017), cannula consumption (p = 0.013), physical activity (p <0.0001), ICQ (p <0.0001) and blood pressure levels (p = 0.013). In conclusion, the findings contribute to the knowledge of the collective health and worker health area by providing subsidies to health teams to carry out planning of actions and inter and multidisciplinary interventions.

Keywords: occupational health; working environment; blood glucose; public health; occupational

(3)

1 INTRODUÇÃO

A linha tênue entre “ser saudável” e “ser doente” envolve diversos conceitos e processos, sendo estes dinâmicos. Nos tempos atuais, em uma sociedade capitalista, há a intensificação dos processos de trabalhos para maior produtividade e, consequentemente, maior enriquecimento financeiro. De certa forma, a inserção dos indivíduos nos espaços de trabalho age como determinante que atua, associado a outros fatores, condicionando sua saúde.(1)

O trabalho é atividade humana, intencionalmente organizada, perpassada pela cultura e visando a sobrevivência e a autorrealização. Ao se relacionar saúde e trabalho, entende-se saúde como uma busca constante dos trabalhadores em manter sua integridade física, psíquica e social, sendo essencial a qualidade de vida como um requisito básico.(2) Feitas essas afirmações, em caso de o trabalho não

atender a esses pressupostos, poderá desencadear processo de desordens biopsicológicas, culminando no adoecimento do trabalhador.

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de óbito no mundo e têm contribuído para o aumento de óbitos prematuros. A população mundial com diabetes é da ordem de 382 milhões de indivíduos. Em 2019, 17 milhões pessoas, na faixa etária de 20 a 79 anos, possuem o diagnóstico de diabetes no Brasil. Portanto, quantificar a prevalência atual, e estimar o número de pessoas com diabetes é uma ação de extrema importância por ser capaz de permitir a realização de melhor planejamento em saúde e alocação de recursos, de forma mais racional e efetiva.(3)

A diabetes é um grupo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia, resultada de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou emambas.(3) Os critérios para o diagnóstico de diabetes são: níveis de glicemia ≥ 126 mg/dL em jejum, ou ≥ 200 mg/dL pós-prandial de duas horas, durante teste de tolerância oral à glicose (TOTG).(4)

A população trabalhadora está exposta a diversos fatores de risco ao desenvolvimento de agravos à saúde, inclusive em seus ambientes laborais. Por esse motivo programas e atividades direcionados à saúde do trabalhador possuem extrema significância para a manutenção da saúde e prevenção de doenças como a diabetes. Tais atividades devem possuir enfoque nas ações de promoção da saúde individual e coletiva ao desenvolver atenção integral à classe trabalhadora. Com isso, vislumbra-se maior proteção à saúde dos trabalhadores, assim como a redução da morbimortalidade proveniente dos modelos e processos de produção.(5)

A literatura aponta que além das questões intrínsecas ao indivíduo, questões extrínsecas como: ambiente de trabalho, avanços tecnológicos, pressão psicológica, pouco tempo destinado ao lazer, atividades ocupacionais excessivas, baixos salários e dificuldades de acesso à assistência médica, juntamente aos hábitos de vida contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

(4)

associadas a alterações de glicemia.(6) No Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte, sendo responsável por pelo menos 20% das mortes da população com mais de 30 anos de idade.(7) Portanto, pesquisas envolvendo o diabetes e a população de trabalhadores são de extrema importância justificando-se esta pesquisa, pois parcela importante desses óbitos é prematura, ocorrendo com indivíduos que ainda contribuem economicamente para a sociedade.(3)

Tratando-se do setor hidroviário há poucas pesquisas voltadas a este grupo específico de trabalhadores. Em sua maioria, essas abordam a segurança do trabalho, logo, guardam relação com as condições de periculosidade das atividades de trabalho exercidas, aos acidentes de trabalho e a privação do sono. Nota-se a escassez de estudos sobre valores da glicemia entre marítimos. Com isso, o presente estudo visa descrever o índice glicêmico de trabalhadores hidroviários relacionando a características do trabalho, sociodemográficas e de saúde.

2 MATERIAL E MÉTODO

Trata-se de estudo observacional transversal. Os participantes da pesquisa foram os funcionários de empresa de transporte marítimo localizada no estado do Rio de Janeiro. Os cenários foram as instalações dos setores administrativo e marítimo dessa empresa. A coleta de dados se desenvolveu, durante o segundo semestre de 2017.

O instrumento utilizado foi questionário autopreenchido com auxílio de pesquisador quando necessário. Os aspectos relacionados às características sociodemográficas foram os seguintes: cor da pele; sexo; idade; escolaridade; situação conjugal; filhos e renda per capita familiar por salário mínimo.

As variáveis estudadas foram: categoria profissional; número de empregos; turno de trabalho; carga horária semanal; média de tempo no trabalho e tipo de vínculo empregatício. Quanto à saúde e estilo de vida, foram investigadas as seguintes variáveis: fumo; prática de atividade física; consumo de álcool, enlatados, frutas, verduras e frituras; o índice de massa corpórea; valores glicêmicos; se tinha diagnóstico de diabetes, e se realizava tratamento.

Para a verificação dos níveis glicêmicos foi realizado teste de glicemia capilar (hemoglicoteste – HGT). Quanto aos valores glicêmicos, foi considerado limítrofe na glicemia em jejum 100 mg/dL3

e normal da glicemia pós-prandial de até 180 mg/dL4. Foram utilizados parâmetros para caracterizar

a normalidade da glicemia capilar, tanto em jejum, quanto pós-prandial; pois a verificação poderia ocorrer em qualquer momento em que o trabalhador fosse abordado pelo entrevistador. Para a análise do índice de massa corpórea foi utilizada a classificação adaptada da Organização Mundial de Saúde.(8)

(5)

Após a revisão e codificação, os dados foram transcritos para planilhas, pelo procedimento de dupla digitação independente. Erros e inconsistências foram verificados, por meio de processo de revisão e auditoria dos dados. O banco de dados foi construído, utilizando-se o programa Statistical

Package for the Social Sciences versão 21.

Os resultados foram representados por medidas de tendência central: média e desvio padrão, e analisados por teste estatístico de associação qui-quadrado (x2) que foi utilizado para verificar diferenças entre os grupos analisados, durante a análise bivariada. Foi considerado como significância o valor p≤ 0,05.

Os critérios de inclusão para os participantes da pesquisa foram o de ser funcionário da empresa com vínculo empregatício, e maior de 18 anos. O critério de exclusão foi estar de licença médica, exceto por problemas relacionados ao desfecho deste estudo. De uma população inicial de 560 trabalhadores, o total de participantes ao final da coleta de dados e, limpeza do banco de dados, foi de 430 trabalhadores. A intenção foi capturar para pesquisa o máximo de participantes.

A alteração da glicemia, fora dos padrões de normalidade, é um fator que leva à suspeita de diabetes. O presente estudo não teve a pretensão de diagnosticar a doença, mas sim identificar os suspeitos, orientar e encaminhar, no que tange à contribuição social da área acadêmica. Para que se chegue ao diagnóstico final de diabetes, é necessário acompanhamento clínico e laboratorial. Os trabalhadores com alterações significantes da glicemia foram encaminhados para o setor de saúde da empresa, para averiguação e tratamento.

A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da faculdade de medicina da UFF, sob o número 260/11, atendendo a resolução 96/96 CNS.

3 RESULTADOS

Nesta seção, são apresentados os resultados que se deram por meio da análise das respostas de questionário. Obteve-se 22,8% de prevalência global de alteração da glicemia entre os trabalhadores hidroviários.

Em relação aos aspectos sociodemográficos e aos aspectos laborais: 359 (83,5%) do sexo masculino; e 259 (60,2%) possuíam filhos; 270 (62,8%) com idade na média de até 37 anos; 348 (80,9%) completaram os estudos até o ensino médio; 270 (62,8%) se autodeclararam negros; 253 (58,8%) em relação conjugal. Conforme demonstrado na Tabela 1, as variáveis que apresentaram significância estatística, por apresentarem “valor de p” menor do que 0,05 foram: filhos e idade.

Em relação aos aspectos laborais, do total de funcionários que participaram deste estudo: 114 (26,5%) trabalhavam no estaleiro e 316 (73,5%) embarcados; 157 (36,5%) trabalhavam apenas no turno diurno; 322 (74,9%) até a média de 05 anos de trabalho; 415 (96,5%) com vínculo empregatício

(6)

estável; 270 (62,8%) possuíam carga horário de trabalho até 38 horas semanais; 283 (56,8%) são submetidos a baixo nível de estresse; 230 (53,5%) recebiam até 5,5 salários mínimos; 403 (93,7%) afirmaram estar satisfeito no trabalho. As variáveis que apresentaram significância estatística foram: categoria profissional, turno de trabalho, carga horária semanal e nível de estresse.

Em relação aos estilos de vida e dados clínicos, do total de funcionários que participaram deste estudo: 369 (85,9%) negaram tabagismo; 243 (56,6%) negaram utilizar substâncias alcoólicas; 341 (79,3%) afirmaram consumir produtos enlatados; 401 (93,2%) consomem frutas; 396 (92,0%) consomem frituras e 34 (8,0%); 391 (90,0%) afirmaram consumir verduras; 365 (84,8%) relataram praticar atividade física; 404 (93,9%) informam dispor de momentos destinados unicamente ao lazer; 229 (53,2%) afirmaram pensar em aspectos relacionados ao trabalho durante seu período de folga; 417 (97,0%) negaram fazer uso de remédios para dormir; 279 (64,9%) com alto índice de massa corporal (IMC); 295 (68,6%) apresentaram nível de gordura corporal de 22% e mais; 372 (86,5%) não possuem risco de desenvolver doenças cardiovasculares, de acordo com a análise do índice de cintura e quadris(ICQ); 332 (77,2%) apresentaram nível de glicemia dentro dos parâmetros de normalidade; 298 (69,3%) evidenciaram níveis pressóricos dentro dos parâmetros de normalidade.

As variáveis que apresentaram significância estatística foram: consumo de enlatados, atividade física, ICQ elevado e níveis pressóricos.

Tabela 1 - Prevalência da alteração da glicemia de acordo com variáveis sociodemográficas, laborais e de saúde entre marítimos. Niterói, RJ, Brasil, 2017.

VARIÁVEIS N n % Valor de p SOCIODEMOGRÁFICAS Filhos 0,010 Sim 259 70 27,02 Não 171 28 16,37 Idade <0,0001 Até 37 anos 270 45 16,66 Acima de 37 anos 160 53 33,12 LABORAIS Categoria profissional <0,0001 Estaleiro 114 54 47,38 Embarcado 316 44 13,92 Turno de trabalho <0,0001 Manhã 157 18 11,46 Manhã/Tarde 121 53 43,80 Tarde/Noite 152 27 17,76

Carga horária semanal <0,0001

Até 38 horas 270 39 14,44 Acima de 38 horas 160 59 36,87

(7)

SAÚDE Nível de estresse 0,017 Baixo 283 63 22,26 Médio 096 16 16,66 Alto 051 19 37,25 Consumo de enlatados 0,013 Sim 341 69 20,23 Não 089 29 32,58 Atividade física <0,0001 Sim 365 63 17,26 Não 065 35 58,84 ICQ <0,0001 S/ Risco CV 372 74 19,89 C/ Risco CV 058 24 41,37 Níveis pressóricos 0,013 Normalidade 298 58 19,46 Acima da Normalidade 132 40 30,30

Legenda: N (população total), n (suspeitos), % (prevalência).

Fonte: os autores

4 DISCUSSÃO

A seguir são discutidas as variáveis que se mostraram significativas, após análise bivariada. A prevenção de diabetes está sendo cada vez mais enfatizada pelos empregadores, uma vez que são grandes compradores de seguro de cuidados para assistência à saúde para seus empregados. A concentração de esforços com vistas à prevenção é uma estratégia promissora para a minimização da incidência da doença na população.(9)

5 IDADE

Levantamento indicado pela Federação Internacional de Diabetes apontou que a prevalência de diabetes aumenta, de acordo com o envelhecimento populacional, entre outros fatores. No Brasil, 14,3 milhões de cidadãos referem diagnóstico de diabetes, estima-se que em 2040 o número cresça para 23,3 milhões de brasileiros.(4)

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE e pelo Ministério da Saúde, realizada em 2013, estimou que 6,2% da população brasileira acima de 18 anos de idade referiu diagnóstico de diabetes, sendo de 5,4% nos homens e de 7,0% nas mulheres. Estudo realizado em seis capitais brasileiras, com servidores de universidades públicas com idade entre 35 e 74 anos, encontrou prevalência de 20%, em que aproximadamente metade dos casos não tinha diagnóstico prévio.(4)

Estudo multicêntrico sobre a prevalência de diabetes no Brasil evidenciou a influência de faixas etárias na prevalência de diabetes. A partir desse estudo observou-se elevação de 2,7% de

(8)

prevalência de diabetes na faixa etária de 30 a 59 anos para 17,4% na faixa etária de 60 a 69 anos. Elevação de 6,4 vezes, evidenciando o aumento quantitativo de indivíduos diagnosticados com diabetes conforme aumento de faixa etária. Aumento este também analisado neste estudo onde 33,12% da população acima de 37 anos em análise, apresentava a glicemia alterada(10). Nota-se, portanto que os estudos realizados no Brasil tendem a estudar as alternações da glicemia e diabetes associados à hipertensão como co-morbidades. Nesse processo a idade é fator notório de incremento a essas doenças.

6 CATEGORIA PROFISSIONAL/ TURNO DE TRABALHO

Os novos padrões das escalas de trabalhos em turnos surgiram a partir de demandas de mercado econômico, onde essas demandas são decorrentes da necessidade de acompanhar as novidades e o imediatismo, afetando as horas de trabalho e descanso.(11) Portanto, acontecimentos que interferem no padrão de sono podem ocasionar muitos problemas de saúde ao trabalhador, como, por exemplo, queda de atenção e confiança diminuída.(11)

O trabalho em turnos noturnos pode levar os trabalhadores a realizarem menor desempenho em suas tarefas e, portanto, expô-los a maiores riscos de acidentes laborais. A intensificação laboral tem levado ao consumo desmedido das energias físicas e espirituais dos trabalhadores, causando danos como: aumento do adoecimento e morte por doenças cardiovasculares e outras doenças crônico-degenerativas.(12)

Foi percebida variação da distribuição das prevalências no que diz respeitos categoria profissional, foi notado que entre os trabalhadores do estaleiro a alteração da glicemia é maior, quando comparado aos embarcados (p<0,0001). Em parte, pode-se inferir que esses trabalhadores do estaleiro por ter horários mais irregulares e predominantemente noturnos, acabam por se alimentar em horários impróprios, e menos tempo de lazer e descanso.

Os trabalhadores noturnos possuem maiores risco de ganho de peso e obesidade, devido aos hábitos alimentares de baixa qualidade nutricional e tabagismo.(12) Condições que são consideradas como fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes. O trabalho noturno comparado com o diurno, possui relação direta com o aumento do risco cardiovascular, com prevalência de 67% maior.(12)

7 CARGA HORÁRIA/ NÍVEL DE ESTRESSE

Conforme demonstrado neste estudo a prevalência de alteração de glicemia foi maior que o dobro nos marítimos que possuíam carga horário de trabalho superior a 38 horas semanais (36,87%), em comparação com o restante (14,44%). Devido às consequências negativas à saúde do trabalhador

(9)

acarretadas por intensas ações laborais, percebeu-se a necessidade de se discutir a qualidade de vida no ambiente laboral, levando em consideração as condições existentes no trabalho e a dignidade humana.(13)

Os componentes subjetivos inerentes a cada indivíduo são permeados por efeitos emocionais, afetivos e psicológicos os quais podem atuar como fatores potenciais que impulsionam o indivíduo para agir e dar conta de determinadas demandas e necessidades de sua existência. Dessa forma, a conjuntura do ambiente laboral, onde o trabalhador passa a maior parte dos seus dias, influencia no processo saúde-doença, seja física ou mental.(14)

No presente estudo, foi identificada prevalência de alteração da glicemia de 37,25% entre os marítimos que eram submetidos a níveis altos de estresse, enquanto que os submetidos aos níveis baixo e moderado, a prevalência era de 22,26% e 16,66%, respectivamente. Com a intensificação da produção no mundo capitalista, a produtividade passa a ser o foco central de todo o processo de trabalho. Com isto, há constante e crescente cobrança ao trabalhador, alta competitividade, ascensão da mão de obra terceirizada e concorrência acirrada, causando desgastes na saúde do profissional.(15)

8 CONSUMO DE ENLATADOS/ ATIVIDADE FÍSICA/ ICQ/ FILHOS

A diabetes compõe dois grupos de doenças: aquelas com elevada incidência familiar, e aquelas onde é decorrente de um sistema multicausal.(4) Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares encontram-se os modificáveis, como: excesso de peso e obesidade, hipertensão arterial, tabagismo e sedentarismo; e os não modificáveis, como a idade avançada e histórico familiar, por exemplo.(4)

Componentes genéticos quando somados aos fatores ambientais, como os maus hábitos alimentares e a não prática periódica de atividade física, aumentam significativamente o risco do desenvolvimento de diabetes. Entretanto, neste estudo, a prevalência de alteração da glicemia foi maior (32,58%) entre os que relataram não consumir comida enlatada. Esse resultado pode ser consequência do crescente desestímulo do consumo de produtos dessa natureza, devido ao elevado custo.

Em relação à prática de atividade física, os dados demonstraram que esse hábito pode se configurar em um fator de proteção, uma vez que a prevalência de alteração da glicemia entre os que não praticam atividade física (58,84%) foi superior a 3 vezes, quando comparados aqueles que a praticam (17,26%). Portanto, histórico familiar de bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável não sedentário é parte essencial do assessoramento de indivíduos acometidos com doenças crônicas, como a diabetes.(4,8)

(10)

O índice cintura-quadril (ICQ) é mensurado por meio da deposição de gordura abdominal. Sabe-se também que a relação entre o risco de se desenvolver morbidades pode ser influenciada pela distribuição da gordura no corpo. Excessivo acúmulo de gordura abdominal pode acarretar em complicações, tais como a diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares em geral.(8) No presente estudo, foi encontrada prevalência de alteração da glicemia duas vezes maior entre indivíduos que apresentaram ICQ de risco (41,37%) em relação aos demais (19,89%). Sabendo-se que o acúmulo excessivo de gordura abdominal e a obesidade estão associadas ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares, faz-se necessária a realização estratégias preventivas ao aumento e/ou controle do ganho de peso a fim de minimizar o risco para diversas doenças crônico-degenerativas.(16)

Hábitos de estilo de vida e de alimentação adquiridos, no decorrer da infância, podem determinar o indivíduo a ser um adulto saudável ou não. Filhos de indivíduos diagnosticados com diabetes possuem conhecimento a respeito de atitudes para a redução do risco de desenvolver o agravo. Tal conhecimento potencializa a intenção de se adotar comportamentos relativos a bons hábitos de vida a fim de se evitar desenvolvimento da doença.(17)

Atualmente, grande parte dos responsáveis, tanto pai quanto mãe, com crianças em idade escolar com ritmo laboral diário conduz os indivíduos a optarem pela praticidade cotidiana, assim é crescente a incorporação de produtos ultraprocessados na alimentação da família. Produtos que possuem grande quantidade de gordura, açúcar e sódio, e pequena quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Tais escolhas corroboram para o aumento quantitativo de indivíduos acometidos por DCNT, como a diabetes.(17)

Outra maneira de analisar essas variáveis foram expostas em estudo realizado com população urbana do Município de Feira de Santana, na Bahia. Esse revelou que variáveis como situação conjugal e possuir filhos também podem influenciar em fatores relacionados indiretamente aos hábitos de vida adequados à prevenção de diabetes. No referido estudo, foi evidenciado maior porcentual de indivíduos que praticam atividades destinadas ao lazer são entre os solteiros (76,6%) e os que não possuem filhos (78,4%).(18) Indivíduos solteiros, em geral, não possuem filhos, assumindo menores responsabilidades em relação aos casados. Isto faz com que aumente seu tempo livre, possibilitando maior inserção em atividades não sedentárias e melhor gerência de sua alimentação.

9 CONCLUSÃO

Foi encontrado 22,8% de prevalência global da diabetes entre os marítimos estudados. Foram encontradas associadas à alteração de glicemia as variáveis: filhos (p=0,010), idade (p<0,0001), categoria profissional (p<0,0001), turno de trabalho (p<0,0001), carga horária semanal (p<0,0001),

(11)

nível de estresse (p=0,017), consumo de enlatados (p=0,013), atividade física (p<0,0001), ICQ (<0,0001) e níveis pressóricos (p=0,013).

Vale ressaltar que os participantes abordados neste estudo são de população específica com resultados que se aplicam somente a este grupo. Deve-se ter em mente que a promoção da saúde dos trabalhadores em geral deve ocorrer tanto dentro do ambiente de trabalho quanto fora dele, onde seja possível o desenvolvimento de tarefas que proporcionem o bem-estar do trabalhador as quais devem e podem ser executadas pelo enfermeiro do trabalho.

Percebe-se que há certa negligência com a saúde dos trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS). Um exemplo disso seria o de que os horários de atendimento ambulatorial do sistema o qual está descompassado com a disponibilidade dos profissionais. Observa-se, portanto, atendimento isolados, na emergência 24h para atender problemas de saúde. O ideal seria receber os trabalhadores para promoção e prevenção, e as iniciativas serem conjuntas entre grandes empresas e o sistema único. A promoção da saúde deve ocorrer tanto dentro, quanto fora ambiente de trabalho.

Para se alcançar o ideal do SUS, é necessário que haja preocupação igual nas dimensões do indivíduo. Seja esse apenas como usuário do sistema, ou seja, esse como trabalhador que também usufruirá do sistema como cidadão, e que como tal, possui o direito de receber cuidados e ser acolhidos em suas demandas.

Também se faz de extrema importância destacar a necessidade da implementação de Serviço de Saúde do Trabalhador interdisciplinar atuante no cotidiano do processo de trabalho, de forma a fortalecer os centros de referência em saúde do trabalhador. Tal serviço deverá ser capaz de atentar para as diversas demandas do trabalhador provenientes de sua rotina de trabalho. Por sua vez, o enfermeiro, nesse contexto, deverá atuar de modo a reduzir o índice de morbidade e risco de adoecimento dos trabalhadores, buscando em conjunto com os demais profissionais de sua equipe, proporcionar melhor qualidade de vida a esses trabalhadores.

REFERÊNCIAS

1 Silva JPC, Ferreira LS, Almeida BLF. Os impactos das atuais condições de trabalho na saúde do trabalhador: o trabalho sob a nova organização e o adoecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras atendidos no Cerest/JP. Braz. J. of Develop., 2019;5(11):23206-23220.

2 Silva KA, Faria, BEM. Qualidade de vida no trabalho: a contribuição do psicólogo organizacional. Rev. Psicol Saúde e Debate. 2018:4(2):115-129.

(12)

3 Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015. São Paulo: AC Farmaceutica; 2015.

4 Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018. São Paulo: Editora Clannad, 2017.

5 Ministério da Saúde (Brasil). Portaria nº 1823, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

6 Barel M, Louzada JCA, Monteiro HL, Amaral SL. Associação dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e qualidade de vida entre servidores da saúde. Rev Bras Educ Fís Esporte 2010; 24(2): 293-303.

7 Mansur AP, Favarato D. Tendências da Taxa de Mortalidade por Doenças Cardiovasculares no Brasil, 1980-2012. Arq Bras Cardiol 2016.

8 Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. 4.ed. - São Paulo.

9 Signor F, Leguisamo CP, Bertolleti ACDM, Bavaresco SS, Oliveira LZ, Pillatt AP. Conhecimento e educação em saúde de idosos portadores de diabetes mellitus. Fisioter Bras; 17(2):171-5, 2016. 10 Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015. São Paulo: AC Farmaceutica; 2015.

11 Posser S, Berni LB, Traesel ES. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 17, n. 1, p. 57-74, 2016.

12 Silveira MF, Cruz RSP, Campos MRCF. Turno de trabalho: repercussões na saúde dos trabalhadores do ramo de energia elétrica. Perspectivas Médicas, 28(2): 30-36, mai/ago 2017. 13 Faria CMP, Hupffer HM, Teixeira PJZ. Direito fundamental à qualidade do ambiente laboral e justiça do trabalho: uma abordagem empírica. Revista Novos Estudos Jurídicos - Eletrônica, 23(1), jan-abr 2018.

14 Landim JMM, Bezerra MMM, Alves MNT, Marx M. Saúde Mental do Trabalhador no Brasil: Questões emergentes. Id on Line Multidisciplinary and Psycology Journal, 10(33), jan 2017.

(13)

16 Oliveira VS, Maia PCGGS, Santos J, Sousa MNA. Análise dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis: estudo com colaboradores de uma instituição privada. Saúde (Santa Maria), 43(1), jan./abr, 2017.

17 Jardim JB, Souza IL. Obesidade infantil no Brasil: uma revisão integrativa. J Manag Prim Heal Care, 8(1), 2017.

18 Araújo TM, Carmo Júnior JJ, Almeida MMG, Pinho PS. Prática de atividades de lazer e morbidade psíquica em residentes de áreas urbanas. Rev Baiana Saúde Publ 2007; 31(2): 294-310.

Imagem

Tabela 1 - Prevalência da alteração da glicemia de acordo com variáveis sociodemográficas, laborais e de saúde entre  marítimos

Referências

Documentos relacionados

Como indicadores de resultados ao final do projeto propõe-se a interação entre pesquisa e Sistema de Saúde para elaboração e implementação do Plano de Ações Integradas para

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

voltar Se apresentar sintomas, para não correr ao pronto-socorro sem necessidade e sob o risco de se expor ou expor as crianças aos vírus que circulam no ambiente hospitalar,

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete