• Nenhum resultado encontrado

A influência da mídia nas aulas de educação física / The influence of the media in physical education classes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A influência da mídia nas aulas de educação física / The influence of the media in physical education classes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A influência da mídia nas aulas de educação física

1

The influence of the media in physical education classes

DOI:10.34117/bjdv6n5-258

Recebimento dos originais: 13/04/2020 Aceitação para publicação: 14/05/2020

Daniel Mancini de Oliveira.

Graduando no curso de licenciatura em Educação Física Istituição: Universidade Federal De Mato Grosso.

Endereço: Rua Matrinxã casa 1500, bairro Bnh. Barra do Garças MT. E-mail: d4n1elbg@hotmail.com

Luis Carlos Oliveira Gonçalves. Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Istituição: Universidade Do Rio De Janeiro-UNIRJ

Endereço: Rua Professor Castilho 85 apt. 401, Bairro Campo Grande- Rio de Janeiro/RJ. E-mail: luisogoncalves@yahoo.com.br

Aníbal Monteiro De Magalhaes Neto. Doutor em bioquímica.

Istituição: Universidade Federal De Mato Grosso-UFMT

Endereço: Rua Carajás, N° 212, centro, Cep 78600-013, Barra Do Garças MT E-mail: professoranibal@yahoo.com.br

Nayara Costa Araújo.

Mestre em Imunologia e Parasitologia, Doutoranda em Educação Física Istituição: Universidade Estadual De Campinas-UNICAMP

Endereço: Rua Maria Messias de Oliveira N° 463, Vila Ceará, Aragarças – GO. E-mail: nayaranana_@hotmail.com

RESUMO

O objetivo foi verificar a influência que a mídia exerce em relação à escolha dos conteúdos da educação física escolar. Foi aplicado um questionário aberto a 18 professores de 10 escolas públicas. Os resultados evidenciaram forte influência da mídia nas aulas. Nota-se assim, a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas dos professores afim de que o mesmo colabore de maneira efetiva na formação crítica e autônoma dos alunos.

Palavras-Chave: Educação Física; Professor; Metodologia. ABSTRACT

The objective was to verify the influence that the media has in relation to the choice of Physical Education content in schools. An open questionnaire was applied to 18 teachers from 10 public schools. The results showed a strong influence of the media in the classes. Thus, there is a need for changes in the pedagogical practices of teachers in order for it to collaborate effectively in the critical and autonomous training of students.

(2)

Keywords: Physical Education; Teacher; Methodology. 1 INTRODUÇÃO

Atualmente, elementos da cultura corporal possuem grande destaque no contexto midiático como jornais, revistas, rádio, internet e a televisão, tendo inclusive programas e jornais inteiros dedicados aos seus conteúdos. Cresce cada vez mais o número de pessoas com acesso à tecnologia, inclusive crianças, permitindo que estes sujeitos estabeleçam relações com personagens e heróis da cultura midiática, influenciando seu comportamento e estilo de vida (GUIMARÃES; WIGGERS, 2015).

Caldas (2006 p.118) afirma que nas sociedades modernas os meios de comunicação "[...] interferem diretamente na formação/deformação das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos" influenciando estilos de vida, comportamento, desejos, necessidades e emoções, que inevitavelmente vai parar dentro da escola (DINIZ; RODRIGUES; DARIDO, 2012). Nesta perspectiva, a mídia enquanto um importante fenômeno cultural entre os jovens recebe forte influência no campo pedagógico, tornando-se assim, um problema para educação, e em especial para a Educação Física (EF).

Sendo assim, torna-se perceptível a interferência dos meios de comunicação de massa na sociedade moderna. Esta realidade pode influenciar na escolha dos conteúdos nas aulas de EF, uma vez que os meios midiáticos valorizam esportes como futebol e vôlei, ao mesmo tempo que ignoram as demais componentes da cultura corporal. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar qual a visão que os professores da rede pública das escolas estaduais de Barra do Garças-MT têm sobre a influência da mídia nas aulas de EF e verificar se elas afetam a prática pedagógica do professor.

2 METODOLOGIA

Foi aplicado um questionário aberto, composto por 19 perguntas, destinado aos professores das escolas para identificar como a mídia (rádio, TV e internet) influencia em seu cotidiano e interfere nas suas escolhas do conteúdo. O questionário foi dividido em três partes de acordo com o direcionamento das perguntas. A primeira parte foi voltada para a formação do professor, a segunda para a sua prática pedagógica e a terceira para a influência da mídia em suas aulas. Participaram do estudo 18 professores de 10 Escolas Estaduais, sendo 02 situadas no centro e 08 na periferia da cidade de Barra do Garças–MT. Todos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), após uma breve explicação do objetivo da pesquisa.

Como critério de inclusão utilizou-se apenas escolas públicas Estaduais da cidade que ofereciam Educação Básica visto que no ensino infantil não há atuação do professor de EF. Escolas públicas municipais, indígenas, creches e escolas situadas fora do perímetro urbano foram excluídas

(3)

do estudo assim como escolas em que os professores se recusaram a assinar o TCLE. Para análise dos dados utilizou-se o método da estatística descritiva e análise foi feita por meio da frequência relativa (%), sendo demonstrado por meio de tabelas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados mostraram que em relação a formação acadêmica, 38,89% dos professores não tinham nenhuma pós-graduação na área e que 61,12% dos professores atuam a mais de 05 anos no ambiente escolar. Além disto, foi observado que 66,67% dos professores não realizam atividades fora da rede escolar de ensino.

Tabela 1–Dados da formação acadêmica e atuação do professor

Possui pós-graduação na área de EF escolar? Sim 33,33% Não 38,89% Outra área 27,77% Há quanto tempo atua como professor

na rede escolar? 2 anos 11,11% 3 anos 27,77% Mais de 5 anos 61,12% Já trabalhou ou ainda trabalha fora da

rede regular de Ensino Escolar? Quanto tempo? O que fazia/faz?

Sim, a mais de 1 ano em academias 33,33% Não 66,67% Fonte: Os autores

Observa-se que apesar de a maioria dos professores trabalharem no ensino da rede escolar a mais de 05 anos, metade deles não possuem pós-graduação, mostrando que ainda hoje muitos profissionais não buscam qualificação. O conhecimento profissional deve estar em uma constante construção (REZENDE et al., 2014). Batista et al. (2012 p. 104), afirmam que “a profissão de professor é um processo inacabado, com necessidade de constante renovação do conhecimento” devendo buscar para isso uma formação continuada para que seus alunos possam ter uma melhor qualidade de ensino.

Sobre os conteúdos trabalhados, verificou-se que 61,11% dos professores utilizam nas aulas vôlei e futebol e 38,89% jogos coletivos, sendo estes apontados também como os conteúdos que mais gostam de trabalhar, assim como os mais pedidos pelos alunos. 50% dos professores escolhem os conteúdos de acordo com os materiais disponíveis na escola e a maioria das suas aulas são 100%

(4)

práticas. Já em relação as tendências pedagógicas da EF, todos afirmaram seguir alguma, entretanto quando solicitado para falar a respeito, 66,67% não sabiam. Os principais materiais utilizados nas aulas foram bolas de vôlei, futsal e cordas e todos afirmaram que a escola não possui infraestrutura adequada para as aulas de EF. Sobre o planejamento, 88,89% afirmaram seguir um e conhecer o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola (Tabela 2).

Tabela 2 – Planejamento e prática pedagógica utilizada pelos professores

Qual metodologia que gosta de utilizar em suas aulas de EF?

Aulas de vôlei e futebol 61,11% Aulas de jogos cooperativos 38,89% Quais os conteúdos que mais gosta de

trabalhar?

Esportes 61,11%

Jogos 38,89% Quais os fatores que influenciam na

escolha dos conteúdos para as aulas?

Vontade dos alunos 38,89% Poucos recursos 50% Facilidade na execução 11,11% Quais são os conteúdos que os alunos

mais pedem e gostam que sejam trabalhados? Esporte (vôlei e futebol) 77,79% Jogos 11,11% Nenhum 11,11%

Sua aula é 100% prática ou tem teoria? Qual a proporção? 100% prática 61,11% 50% prática e 50% teórica 33,33% 80% prática e 20% teórica 5,56% Você procura seguir alguma tendência

pedagógica da EF?

Sim 100% Você saberia citar ou fazer uma reflexão

sobre algumas teorias pedagógicas da EF?

Sim 33,33%

Não 66,67%

Quais os materiais que mais utiliza? Bolas de vôlei, futebol e cordas 100% A escola tem materiais e boa

infraestrutura física?

Não 100% Segue algum planejamento escrito? Sim

88,89%

Não 11,11% Tem conhecimento sobre o PPP da

escola? Ele influencia suas aulas?

Sim 100% Fonte: Os autores

Sabe-se que a EF possui uma grande quantidade de conteúdos que possibilitam ao professor trabalhar diferentes temáticas e habilidades em seus alunos. Quando o professor se limita em realizar somente algumas atividades, deixa de proporcionar aos alunos situações novas, prejudicando-os no processo de ensino-aprendizado e desenvolvimento. Além dos esportes, as lutas, as danças, as atividades circenses, de aventura, dentre outras, fazem parte da Cultura Corporal de Movimento, e devem estar presentes no PPP da escola (RUFINO; DARIDO, 2013).

(5)

No que se refere a influência da mídia na prática pedagógica, 50% dos professores afirmaram que ela não exerce influência sobre a escolha de seus conteúdos. No entanto, ao perguntar a respeito do motivo do esporte ser tão hegemônico nas aulas de EF, 50% responderam que é devido a divulgação da mídia e 66,67% relataram que a mídia contribui na compreensão dos alunos sobre EF (Tabela 3). Afirmaram ainda que procuram vincular os conteúdos da EF com o que é abordado pela mídia e que as informações transmitidas por ela estão presentes em suas aulas por meio de discussões e comportamento dos alunos.

Tabela 3 – Influencia da mídia nos conteúdos aplicado nas aulas de EF

Você acha que a mídia influencia na escolha deste conteúdo?

Sim 38,89% Não 50% As vezes 11,11% Qual a importância da mídia nas

aulas de EF? Possibilita compreender a EF 66,67% Nenhuma relevância 33,33% Em sua opinião porque o esporte

ainda é tão forte e hegemônico nas aulas de EF? Por causa da divulgação na mídia 50% Devido a prática dos alunos durante sua vida

escolar 38,89%

Por utilizar poucos materiais

11,11% Você trabalha os conteúdos da

maneira que ele é veiculado pela mídia? ou procura adaptar o esporte para as aulas de EF frente à

diversidade dos alunos?

Sim 50% As vezes trabalho com adaptações 33,33% Não parei para pensar a respeito 16,67% As informações transmitidas pela

mídia sobre os diferentes aspectos da cultura corporal estão presentes em suas aulas? Como?

Sim, por meio de discussões, comportamento

dos alunos. 88,89%

Não parei para pensar sobre o

assunto 11,11% Fonte: Os autores

Com os avanços dos meios de comunicação, o esporte se tornou um espetáculo para ser assistido. A Copa do Mundo de Futebol, por exemplo, é o evento esportivo de maior audiência do planeta (CESTARI; ROCCO-JUNIOR, 2017). Concomitante com este fato, os resultados deste estudo mostraram que dentre todos os conteúdos da EF, os que os alunos mais gostam e participam são vôlei e futebol, evidenciando a influencia da mídia na escola, visto que o futebol e vôlei são os esportes mais divulgados no Brasil.

O que se percebe em relação à prática pedagógica é que a maioria trabalha apenas o esporte em suas aulas pois ficam presos a diferentes situações, como a falta de material. De Paula et al.

(6)

(2012) enfatizam que a falta de materiais e espaço físicos para a realização das atividades são fatores que interferem negativamente na prática pedagógica dos professores de EF. Porém, há muitos conteúdos, esses por sua vez são flexíveis e possibilitam o professor trabalhar com adaptações, dependendo de sua criatividade.

É necessário que os professores estejam sempre buscando refletir com seus alunos a respeito das situações apresentadas pela mídia, um a vez que nem sempre as informações são positivas. Além disto, estudos tem chamado atenção para a utilização da mídia como uma ferramenta de trabalho afim de aprimorar o aprendizado da criança (SOUZA; MENDES, 2014; GUIMARÃES; WIGGERS, 2015). Ritchie (2011) afirma que 88% dos jovens nos Estados Unidos acessam equipamento eletrônico para comunicação pessoal e que 73% estão integrados a redes sociais. Segundo o autor, o principal problema da escola está no fato de, geralmente, não abraçarem as mídias como parte de seu projeto pedagógico. Tendo em vista o grande envolvimento das crianças e jovens com a tecnologia torna-se importante fazer o uso destas ferramentas a favor da Educação.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nota-se, neste estudo, a mídia influencia os professores na escolha dos conteúdos das aulas de EF das escolas estudadas, tendo como consequência a limitação dos conteúdos em suas aulas, fazendo com que apenas os esportes hegemônicos mais divulgados na mídia (futebol e vôlei) sejam praticados, deixando de lado os outros conteúdos e atividades alternativas que a disciplina possui. Desta maneira, seria importante que os docentes revissem seus conceitos sobre os conteúdos trabalhados em suas aulas para não ficar à mercê somente do esporte e do esporte midiaticamente produzido.

É dever dos professores questionar e mostrar outros aspectos relacionados aos esportes midiatizados para que eles consigam interpretar as notícias e as informações que recebem dos meios de comunicação. Outro ponto identificado foi a limitação na prática pedagógica dos professores em razão da falta de infraestrutura escolar que afeta significativamente o trabalho docente.

Sabendo a grande influência que a mídia exerce sobre os alunos, a escola deve ficar atenta e buscar novas estratégias pedagógicas para atender a demanda da sociedade. É necessário discutir este tema dentro das aulas de EF e oferecer significações aos conteúdos midiáticos do qual os alunos têm acesso, integrando a mídia e a educação para que possam refletir e se tornarem sujeitos ativos e críticos.

(7)

REFERÊNCIAS

BETTI, M. Imagem e ação: a televisão e a Educação Física escolar. In: BETTI, M. (org.). Educação Física e Mídia: novos olhares outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003, p. 91-137.

BATISTA, P. M. F.; PEREIRA, A. L.; GRAÇA, A. B. S. A (re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional. In NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. (Eds.), Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. v. 2, p, 81-111, Florianópolis: UDESC, 2012.

CALDAS, G. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 117-130, 2006.

CESTARI, P. E. T.; ROCCO JÚNIOR, A. J. Esporte e TV pública no Brasil: a TV Brasil, a audiência e as transmissões do campeonato brasileiro de futebol da série C. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, p. 57-76, 2017.

DE PAULA, A. S. N et al. O ensino da educação física e a sua infraestrutura em questão: correlação com a prática pedagógica dos professores das escolas da rede municipal de Sobral/CE. Motrivivência, Florianópolis, n. 39, p. 57-65, 2012.

DINIZ, I. K. S.; RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S. C. Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento. Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 183-202, 2012.

GUIMARÃES, J.S.; WIGGERS, I. D. Infância e mídia-educação além das fronteiras. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 46, p. 185-202, 2015.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Revista Unicamp, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, 2013.

RITCHIE, A. Professional resource: Media Literacy, social networking, and Web 2.0 environment for the K-12 educator. Journal of Media Literacy Education, v.3, n.2, p.137–139, 2011.

Imagem

Tabela 2 – Planejamento e prática pedagógica utilizada pelos professores

Referências

Documentos relacionados

Assim, os pontos principais que sedimentam as discussões dentro da perspectiva funcionalista na gramática proposta por Halliday e Matthiessen (2004) são: o uso (em relação ao

Devido ao aumento de animais mestiços nos programas de melhoramento genético, diversos estudos foram realizados no Brasil, tanto para raças puras quanto produtos de cruzamentos

carotovorum Pcc Para reação aos sintomas de podridão mole e canela preta, foram avaliados 125 clones previamente selecionados na avaliação do experimento de famílias clonais,

Os lab-on-a-chip ficam cada vez mais viáveis economicamente e abrangem um hori- zonte ainda maior de aplicações quando uma nova ferramenta microfluídica é desenvolvida.

Sendo assim, o presente trabalho observa as práticas do letramento digital em escolas do setor público e privado, atentando para o uso dos recursos

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Avaliar modelos de calibração para quantificação de ácidos graxos em amostras de leite; - Avaliar o efeito da forma da amostra de leite, in natura

"O veio da madeira é muito importante para a reverberação, em um compensado os veios são interpolados, e isso não cria uma fluidez na passagem da onda pelo corpo

A arbitrabilidade de litígios penais perante a preconizada evolução do Direito penal em direção à reparação como terceira. via sancionatória