• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: A IMPORTANCIA DA PEDAGOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. SUBÁREA: Pedagogia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: A IMPORTANCIA DA PEDAGOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. SUBÁREA: Pedagogia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Pedagogia

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO - MÓDULO AUTOR(ES): JOYCE MOREIRA DOS SANTOS

ORIENTADOR(ES): DIVINA DE FATIMA DOS SANTOS COLABORADOR(ES): DIVINA DE FATIMA DOS SANTOS

(2)

RESUMO CONIC

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

Proposta de Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica

A IMPORTANCIA DA PEDAGOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO Nome da Aluna: Joyce Moreira dos Santos Nome da Orientadora: Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos

1. RESUMO

A pesquisa em pauta de metodologia qualitativa e análise subjetiva basear-se-á em análise bibliográfica de autores que estudam o tema em questão. O estudo tem como principal objetivo abordar a importância da pedagogia social na educação, sobretudo no que se refere a possível promoção da transformação social por meio do despertar do empoderamento dos indivíduos para atuarem de maneira livre e consciente em áreas ligadas a cultura e promoção social. Em nossos estudos preliminares, constatou-se que a pedagogia social está presente em vários campos e abrange toda faixa etária, desde a primeira infância até a terceira idade. Trata-se de um modo de trabalho que visa atuar de maneira a diminuir os impactos que são causados pela desigualdade social, estando presente em espaços coletivos de troca de saberes e experiências, como:

ONG’S, escolas, comunidades, centro de referência de assistência social – CRAS, instituições privadas, entre outros. As experiências e o aprendizado acontecem de forma que todos participantes possam interagir no grupo de forma intencional, e não obrigatória. Um profissional com formação em pedagogia social poderá desenvolver a função de coordenação de programas e projetos de natureza educativa nas áreas da saúde, meio ambiente, promoção social, lazer, recreação, qualificação profissional, socialização, habilidades, competências e prevenção a pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. Cabe ao pedagogo social, portanto, desenvolver seu amadurecimento e processo formativo tanto em si quanto da comunidade da qual faz parte. Em nossos estudos até este momento, observou-se que se trata de um modo diferente de exercer a educação e que possibilita aos estudantes um aprendizado de renovação de forma a apreender, no percurso de sua construção ao mundo daqueles aos quais se refere propondo uma forma social de ajuda. Espera-se com a pesquisa, obter grande impacto social e despertar para a possibilidade de se inserir na grade curricular, um novo modo de se fazer a educação, seja ela formal ou educação não formal. Como principais resultados esperados da pesquisa, é possível elencar que os envolvidos tendem-se a prática educativa como um meio constante de desenvolvimento em favor da produção da autonomia de educadores e educando, sabendo lidar com as mudanças e o convívio social, contribuindo para formação do indivíduo capaz de se reconhecer como sujeito de sua história consciente de seus direitos e deveres.

PALAVRAS-CHAVE: pedagogia social; educação social, educação não formal;

desenvolvimento humano.

(3)

2. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como foco principal abordar sobre a importância da pedagogia social na educação, transmitindo o saber educativo como uma forma de ajudar as pessoas que queiram adquirir conhecimento e aprendizagem e especialmente as que precisam de apoio para situações desfavoráveis.

Seus desafios visam saber lidar de forma construtiva com as questões sociais, no convívio e no trabalho com outras pessoas, se baseando na visão do ser humano e seu desenvolvimento. Tem a ver como o outro espelha as suas potencialidades, as suas unilateralidades e como a pessoa pode trabalhar isso para uma construção social agregadora.

Como podemos, em nosso convívio social, criar as condições necessárias para a realização de cada individualidade e de qual modo eles possam lidar contribuindo para a construção da sociedade. Aprender, neste contexto, significa estar disposto a desenvolver estratégias e novas habilidades, pessoais e sociais.

Mas é no convívio com os outros que uma pessoa consegue encontrar novas soluções para continuar o seu próprio desenvolvimento e contribuir para o desenvolvimento ao seu redor. Este é o campo de ação da Pedagogia Social:

saber lidar com as questões de maneira tal, encontrando novas soluções no campo social e organizacional.

Discutir sobre pedagogia social na educação visa construir diferentes ambientes de aprendizagem socioeducativas, como prática social nos espaços de educação não formal, uma vez que, se trata de uma pedagogia humanizada e humanizante. Sendo elas: atividades educativas; atividades práticas; palestra;

oficinas de dança, artes, teatro, esporte, reciclagem, artesanato, música, onde possam desenvolver seu processo formativo e seu desenvolvimento social.

O pedagogo se mantém em vários espaços que envolvem as práticas educativas, ele deve estar qualificado para atuar nesses espaços. Exercendo atividades práticas sócio pedagógicas, transmitindo aos seus alunos projetos interligados a cultura e promoção social dando o apoio e ajuda em suas necessidades.

Sendo assim, a partir de uma vivência, o trabalho quer responder os

impactos de uma realidade social humana, no qual pessoas procuram saídas

(4)

lutando para melhoria de sua qualidade de vida, adquirindo formas de lidar com dificuldades e sofrimento. Nossa intenção visa conhecer as necessidades do mundo por meio da experiência de grupos e a libertação e transformação social pelos quais vivem aprofundando-se nos conhecimentos gerais da educação.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS

O estudo tem como principal objetivo abordar a importância da pedagogia social na educação, sobretudo no que se refere a possível promoção da transformação social por meio do despertar do empoderamento dos indivíduos para atuarem de maneira livre e consciente em áreas ligadas a educação, cultura e promoção social. Além disso, pretende-se identificar a educabilidade social dos sujeitos e os principais impactos da pedagogia social no processo de transformação da vida do aluno.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar a pedagogia social e educação social apresentando as práticas educativas e estratégias a serem trabalhadas com todas as faixas etárias.

Busca analisar pelos quais motivos essas pessoas precisam desse apoio, produzindo métodos a serem trabalhados para o desenvolvimento de habilidades e competências no ensino/aprendizagem e na vida de cada aluno.

Destacar a oportunidade do educador social em atuar intencionalmente sobre situações problemáticas ou de conflito.

4. METODOLOGIA

A pesquisa em pauta de metodologia qualitativa e análise subjetiva

basear-se-á em análise bibliográfica de autores que estudam o tema em

questão. Pretende-se com este estudo compreender a teoria com a prática da

educação social não formal dos sujeitos, contribuindo para enriquecimento de

(5)

práticas, métodos, fundamentos, e técnicas para auxiliar a educação social e os educadores sociais.

Espera-se com a pesquisa, obter grande impacto social e despertar para a possibilidade de se inserir na grade curricular, um novo modo de se fazer a educação, seja ela formal ou educação não formal.

5. DESENVOLVIMENTO

A pesquisa em pauta, encontra-se em sua fase inicial, neste momento, busca-se nas análises bibliográfica e nos estudos comparativo entre os autores e dados teóricos existentes os objetivos no sentido de compreender melhor o tema em questão tanto dentro quanto fora do âmbito escolar. Pretende-se na próxima etapa, verificar e compreender de que modo o educador social pode atuar para melhoria de vida dos alunos, assim como, entender os impactos de qualidade da sua atuação profissional e educacional bem como estabelecer relações ativas e transformadoras ao meio social.

A educação social pode acrescentar conhecimento diversificados aos alunos. De forma geral, entende-se que é necessário incorporar estratégias educativas inovadoras e que facilitem a transformação do pensar e viver em sociedade. Através de planejamentos, os profissionais podem apresentar ações, métodos, teorias, experiências, sentidos e criatividades, resgatando vidas e estabelecendo aulas mais atrativas.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Em nossas análises preliminares, constatou-se que a pedagogia social

está presente em vários campos e abrange toda faixa etária, desde a primeira

infância até a terceira idade. Trata-se de um modo de trabalho que visa atuar de

maneira a diminuir os impactos que são causados pela desigualdade social,

estando presente em espaços coletivos de troca de saberes e experiências,

como: ONG’S, escolas, comunidades, centro de referência de assistência social

– CRAS, instituições privadas, entre outros. As experiências e o aprendizado

acontecem de forma que todos participantes possam interagir no grupo de forma

intencional, e não obrigatória. Um profissional com formação em pedagogia

social poderá desenvolver a função de coordenação de programas e projetos de

natureza educativa nas áreas da saúde, meio ambiente, promoção social, lazer,

(6)

recreação, qualificação profissional, socialização, habilidades, competências e prevenção a pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. Cabe ao pedagogo social, portanto, desenvolver seu amadurecimento e processo formativo tanto em si quanto da comunidade da qual faz parte. Em nossos estudos até este momento, observou-se que se trata de um modo diferente de exercer a educação e que possibilita aos estudantes um aprendizado de renovação de forma a apreender, no percurso de sua construção ao mundo daqueles aos quais se refere propondo uma forma social de ajuda.

Como principais resultados esperados da pesquisa, é possível elencar que os envolvidos tendem-se a prática educativa como um meio constante de desenvolvimento em favor da produção da autonomia de educadores e educando, sabendo lidar com as mudanças e o convívio social, contribuindo para formação do indivíduo capaz de se reconhecer como sujeito de sua história consciente de seus direitos e deveres. Espera-se também ser capaz de trabalhar por uma sociedade mais democrática e justa entre todos os cidadãos.

7. FONTES CONSULTADAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Pedagogia da autonomia São Paulo, ano 1996, v. CIP, n. 25, p. 1- 144, [s.d].

CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu Potencial Crítico e Transformador. Pedagogia social: seu Potencial Crítico e Transformador, Americana/SP, ano 2010, p. 341-368, 1 jan. 2010.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha; NOFFS, Neide de Aquino; DA SILVA, Andréa

Paiva. Pedagogia Social. Currículo, memória e desenvolvimento humano,

PUC-SP, ano 2009, v.., n. 35/2008, p. 1-19. 19 maio 2009.

Referências

Documentos relacionados

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Sabe-se que as praticas de ações de marketing social tem inúmeras funções, dentre estas o papel de atuar na mudança de valores, crenças e atitudes, porém os alunos da

Esse tipo de aprendizagem funciona não no regime da recognição (DELEUZE, 1988), que se volta a um saber memorizado para significar o que acontece, mas atra- vés da invenção de

Os dados foram discutidos conforme análise estatística sobre o efeito isolado do produto Tiametoxam e a interação ambiente/armazenamento no qual se obtiveram as seguintes

Μου έδωσε ένα μικρό σημειωμα­ τάριο που θα έπρεπε να διευκολύνει τη στέγαση μου στα μοναστήρια του δρόμου, κόλλησε πάνω του ένα γραμματόσημο

Utilizou-se equipamentos de medição de grandezas físicas como, termômetro de bulbo, decibelimetro, e luxímetro para obter os dados de exposição ao calor, ruídos e

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer