• Nenhum resultado encontrado

Minimizar conflitos em relação à atribuição de notas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Minimizar conflitos em relação à atribuição de notas"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO Curso: Design – qualquer habilitação

Disciplina: Projetos

Autora: Prof. Arabella Natal Galvão da Silva – DEGRAF/UFPR

Licença: Permissão para que adaptações deste Plano de Aula sejam compartilhadas, desde que utilizando esta mesma licença. Não permissão para uso comercial.

TEMA: AVALIAÇÃO POR PARES – opção 1 Objetivos:

1. Atribuir ao estudante parte da responsabilidade sobre o processo de avaliação.

2. Estimular o comportamento colaborativo entre integrantes de uma equipe de projetos.

3. Tornar a avaliação individual mais justa, na percepção dos próprios estudantes.

4. Minimizar conflitos em relação à atribuição de notas.

Preparação:

1. A ideia desta avaliação é que o professor avalie os projetos, em relação a processo e resultado, e os estudantes avaliem uns aos outros em sua equipe, em relação à participação nas atividades e comportamentos adotados.

2. Após a avaliação dos projetos e a atribuição das notas, multiplique a nota tirada pela equipe por seu número de integrantes. Este total de pontos poderá ser distribuído entre os integrantes da equipe, conforme eles julgarem mais justo. Exemplo: a equipe tirou nota 6,0 e possui 4 integrantes; 6,0 x 4 = 24. A equipe poderá distribuir estes 24 pontos conforme julgar adequado. Uma pessoa que trabalhou mais pode receber nota 7,0, outra pode ficar com 6,0 e os outros dois com 5,5 cada. Estas serão as notas individuais de cada aluno.

3. É necessário preparar uma ficha, na qual os estudantes deverão escrever as notas e assinar, concordando com a avaliação dos colegas. Segue um exemplo abaixo:

IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE:

NOTA DO PROJETO (POR EQUIPE):

TOTAL DE PONTOS A SEREM DISTRIBUÍDOS:

NOME LEGÍVEL NOTA ASSINATURA

Os estudantes da equipe concordam com as notas individuais atribuídas, por isso assinam essa ficha.

4. A identificação da equipe, a nota do projeto e o total de pontos a serem distribuídos devem, preferencialmente, ser preenchidos pelo professor, antes de entregar a ficha aos estudantes.

(2)

Procedimentos:

1. Explique como será feita a avaliação já no início do projeto. Assim, os estudantes costumam começar os trabalhos adotando um comportamento mais comprometido, pois sabem que não poderão se esconder perante sua equipe.

2. Destaque que será necessário obter consenso em relação às notas individuais, pois todos da equipe deverão assinar a ficha de avaliação. Caso não haja consenso, será atribuída nota igual para todos os integrantes, ou seja, a nota do projeto.

3. Na data de entrega das notas de projeto e realização da avaliação individual, reserve um tempo da aula para esta atividade conforme o perfil da turma (mais conflitos = mais tempo). Peça que cada equipe se reúna e converse sobre a contribuição de cada um dos integrantes para o projeto, antes de entregar as fichas com as notas. Lembre da atitude de respeito ao expor opiniões.

4. Entregue as fichas, responda dúvidas e questionamentos sobre a sua parte da avaliação e sobre o preenchimento da ficha. Lembre que é possível manter a mesma nota para todos os integrantes. Deixe claro sempre que você não irá interferir na divisão de notas, pois você não estava com a equipe o tempo todo e não tem como saber quem fez o que e como foi feito. Esta avaliação é responsabilidade dos estudantes.

5. Após o preenchimento das fichas, recolha-as e continue a aula, sem prolongar a discussão sobre as notas. O tempo para isso já foi dado.

6. É comum que, quando escutam a explicação sobre a forma de avaliação, alguns estudantes fiquem temerosos de sofrer retaliação. Explique que a concordância de todos e a ficha assinada servem para reduzir este risco.

7. Normalmente, as equipes acabam atribuindo notas iguais para todos, pois não querem se indispor com colegas, mesmo sabendo que não é justo. Porém, não haverão mais reclamações sobre pessoas que não contribuíram com o projeto. Caso surja alguma reclamação deste tipo, lembre que os próprios estudantes devem conversar e esclarecer a situação. Lembre também que o instrumento de avaliação foi criado justamente para solucionar estas questões, não cabendo ao professor mediar conflitos desta natureza.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Na Mecˆanica Estat´ıstica Cl´assica, introduz-se a fun¸c˜ao distribui¸c˜ao de probabilidade sobre o espa¸co de fase do sistema, quando o estado n˜ao pode ser representado por um

[r]

se tem recorrido aos tribunais de justiça, quer seja no âmbito da própria sociedade internacional, onde se destaca a Corte Internacional de Justiça, de vocação internacional,

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e