• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DOM PEDRO II CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FACULDADE DOM PEDRO II CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DOM PEDRO II

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

ALEICA LIMA DANIELA MACHADO

ITALA CANDIDA JULIANE SOARES

LUANA ALMEIDA TAÍS PEREIRA

PEQUENOS MALES DA PELE

Salvador

2017

(2)

2

FACULDADE DOM PEDRO II

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

ALEICA LIMA DANIELA MACHADO

ITALA CANDIDA JULIANE SOARES

LUANA ALMEIDA TAÍS PEREIRA

PEQUENOS MALES DA PELE

Trabalho apresentado para a disciplina de Semiologia, no curso de Farmácia da Faculdade Dom Pedro II,sob orientação da Profa. Rômula Betânia.

Salvador

2017

(3)

3

Sumário

1. Introdução...3 2. Tipos de males da pele...4

2.1 Dermatite de contato...4/5

2.2 Vitiligo...6

2.3 Acne...7/8

2.4 Micose...9/10

2.5 Farmacodermia...11/12

2.6 Ulceras por Pressão...13/14

3. Conclusão...15

4. Referências...16

(4)

4

1. INTRODUÇÃO

A pele é formada por três camadas bem unidas, epiderme, derme e hipoderme.

Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes.

Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como:

regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.

Anamnese da pele.

Serão feitos diversos questionamentos sobre uma série de aspectos relacionados ao problema em questão.

A análise da pele é o passo seguinte após a anamnese sendo realizada através da observação da cor, textura, aspereza, descamação, presença de manchas (hipocromia ou hipercromias, hematomas, efélides, discromias), flacidez muscular e tissular, lesões (escoriações, ulcerações), coleções líquidas e sólidas (pústulas, comedões, millium, bolhas), cicatrizes, linhas e rugas, classificação do biótipo cutâneo, etc.

(5)

5

2 TIPOS DE PEQUENOS MALES DA PELE

2.1 Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida. Pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o componente ou após algum tempo de contato. Se um primeiro contato aparecer lesão é a dermatite de contato por irritação, quando precisa de mais de uma exposição é chamado dermatite de contato alérgica.

Tipos Dermatite irritativa

A dermatite de contato irritativa é o tipo mais comum. Essa reação ocorre quando a pele entra em contato com uma substância que desencadeia irritação por ação direta. Dermatite irritativa deixa a pele seca, vermelha e áspera. Fissuras podem se formar nas mãos. Geralmente há pouca coceira e mais sensação de dor e queimação. Agentes causadores mais comuns incluem solventes químicos, cosméticos desodorantes com cloreto de alumínio e inseticidas. As regiões mais comumente acometidas são mãos, dedos e face. A gravidade da dermatite de contato irritativa depende do tempo de exposição e da capacidade agressora da substância.

Dermatite alérgica

Já a dermatite de contato alérgica ocorre quando uma substância à qual você é sensível (alérgico) desencadeia uma reação imunológica. Dermatite de contato alérgica produz uma erupção vermelha e às vezes bolha quando grave. Alérgenos

(6)

6 mais comuns incluem borracha natural, metais como níquel, bijuterias, perfumes, cosméticos, tinturas de cabelo e plantas.

Causas

-Níquel, um metal muito utilizado em brincos e outras bijuterias, relógios;

-Antibióticos, anti-histamínicos ou antissépticos aplicados na pele -Fragrâncias ou aromas

-Detergentes fortes ou sabonetes

-Produtos para limpeza de pele Maquiagem e outros cosméticos -Desodorante

-Roupas ou sapatos

-Produtos de limpeza doméstica

-O formaldeído e outros produtos químicos Complicações possíveis

Neurodermatite circunscrita: também chamada de líquen simples crônico, essa condição da pele é caracterizada por coceira crônica e descamação. Ela começa com sintomas semelhantes aos da dermatite de contato, mas a coceira faz com que a área fique ainda mais irritada, aumento a vontade de coçar. Este ciclo de coceira crônica pode afetar a pele, deixando-a sem cor, espesso.

Infecção bacteriana ou fúngica da pele: Prurido pode incentivar a concentração de líquidos no local, criando um ambiente hospitaleiro para bactérias ou fungos.

Tratamento

(7)

7 O tratamento da dermatite de contato bem sucedido consiste basicamente em identificar o que está causando a reação. Se você pode evitar o agente agressor, a erupção geralmente se resolve. Medidas como compressas úmidas e cremes com propriedades antiinflamatórias podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação.

2.2 Vitiligo

Doença cutânea que causa a perda gradativa da pigmentação da pele geralmente com o surgimento de manchas em todo corpo.

A condição não e contagiosa e nem representa risco de vida ao portador da patologia. Suas causas ainda são desconhecidas, porém está relacionada com as células formadoras de melanina (melanócitos), que morrem ou deixam de produzir melanina. Ainda não se sabe explicar por que os melanócitos deixam de cumprir sua função.

Tipos

Vitiligo localizado: onde as manchas podem surgir em pelo menos três partes do corpo com evolução rápida e em seguida se estabilizar.

Vitiligo generalizado: embora não sejam muito comuns às manchas pode acometer até 70% do corpo.

Diagnostico e tratamento

Seu diagnóstico e feito através de anamnese e com auxílio de exames laboratoriais.

Alguns tratamentos estão disponíveis para ajudar a restaurar a cor e o tom da pele, no entanto os resultados podem variam e são imprevisíveis, pois irá depender da resposta do organismo ao tratamento utilizado que realizado a base de pomadas

com corticóides ou com cirurgias reparadoras.

(8)

8 O vitiligo apesar de ser assintomáticos pode afetar seriamente a autoestima do paciente podendo levar a problemas psicológicos, como a depressão.

2.3 Acne

É uma afecção de pele, pode aparecer em diferentes idades e graus de intensidade que afeta a unidade pilossebacea, deixa sequelas tanto cosméticas quanto psicológicas em seus portadores. A acne acomete homens e mulheres, sua incidência é maior dos 14 aos 17 anos nas mulheres, e dos 16 aos 19 anos nos homens. Atingindo face, região anterior e posterior do tórax.

Causas: As causas podem ser hereditárias ou não, ou simplesmente alterações por questões alimentares ou hábitos de vida, podendo ser inflamatória ou não. Existem diferentes tipos de acne. A acne mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais fiquem elevados, especialmente a testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).

Tipos e características

A acne apresenta graus variáveis e caracterizam-se por pápulas, pústulas, cravos, abscesso. Geralmente a doença se resolve na segunda década da vida, porém podem persistir após os 35 anos ou mais.

O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:

Grau I: não apresentam espinhas, apenas cravos.

Grau II: são manifestas espinhas, cravos e pequenas lesões inflamadas.

Grau III: além dos sintomas do grau I e II podem ser observadas lesões mais profundas e muito inflamadas.

Grau IV: possui grandes lesões e muita inflamação.

(9)

9

Prevenção

Embora não seja a causa da acne, alguns alimentos como o chocolate, gorduras animais e castanhos oleaginosos, podem influenciar no curso da acne, agravando seus sintomas.

Complicações

Hormônios. Os andrógenos são hormônios que aumentam em meninos e meninas durante a puberdade, fazendo as glândulas sebáceas ampliarem e produzirem mais sebo. Certos medicamentos, como os corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne. Fatores dietéticos, incluindo ingestão excessiva de produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos - como pães, biscoitos e batatas fritas - pode desencadear acne.

Tratamento

O tratamento deve ser iniciado cedo para prevenir a formação de cicatrizes ou outras sequelas o principal tratamento e mais popular realizado pelos profissionais de estética e a limpeza de pele o que inibe o processo inflamatório e proliferação de bactérias. A isotretinóina é indicada em casos muito grave, ou resistentes aos outros tratamentos.

2.4 Micose

É uma doença provocada pelo desenvolvimento de minúsculos fungos em uma parte do organismo. As micoses podem afetar diversas áreas da pele, em

(10)

10 particular as vias digestivas, genitais, unhas e, mais genericamente, a pele. Os ambientes quentes e úmidos favorecem sua multiplicação, o que explica a frequente localização das micoses nos pés ou nas zonas de dobras da pele. As micoses encontram-se entre as doenças mais frequentes que afetam o ser humano. Pode-se mesmo afirmar que quase todas as pessoas irão sofrer de uma micose alguma vez na vida.

Sinais e sintomas

Lesões arredondadas, avermelhadas ou esbranquiçadas, na pele Coceira no local

Tipos e características:

-Tinea do corpo chamada de impigem: forma lesões arredondadas, que coçam e se iniciam por ponto avermelhado que se abre em anel de bordas avermelhadas e descamativas com o centro da lesão tendendo à cura.

-Tinea da cabeça: mais frequente em crianças, forma áreas arredondadas com falhas nos cabelos. É muito contagiosa.

-Tinea dos pés: causa descamação e coceira na planta dos pés que sobe pelas laterais para a pele mais fina.

-Tinea interdigital (“frieira”): causa descamação, maceração (pele esbranquiçada e mole), fissuras e coceira entre os dedos dos pés.

-Tinea inguinal (“micose da virilha, jererê”): forma áreas avermelhadas e descamativas com bordas bem limitadas

Complicações

reaparecimento da infecção;

Referências

Documentos relacionados

da Luz Free PDF d0wnl0ad, audio books, books to read, good books to read, cheap books, good books, online books, books online, book reviews epub, read books online, books to

Desde 1995 é o Maestro Titular e Director Musical da Sinfonietta de Lisboa, orquestra com a qual tem realizado estreias absolutas de obras de Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo,

• Outros tipos de Danos: Outros tipos de danos que causam perda de geração, podem ser curto circuitos em geradores e unidades de controle e outros tipos de danos menores, como

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

H-STAR (Human Sciences and Technologies Advanced Research Institute) da Stanford University, que conecta o mundo dos negócios com os mais renomados pensadores

Há mais de dez anos, o IEL realiza programas que proporcionam aos líderes e executivos de empresas brasileiras acesso aos mais modernos conceitos e práticas de gestão de

pesquisa no UDR PP (Unidade de Pesquisa em Design de Produto - Departamento INDACO) sobre inovação design-driven, ele é responsável pelo grupo de pesquisa IDEA (Innovation

17) Nº 33.986/2017 – ABERTURA de concurso para provimento de cargos de entrância intermediária. II – Deliberaram pela vedação de opção das promoções efetivadas nos