• Nenhum resultado encontrado

INSCRIÇÕES - ANO LECTIVO 2011/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSCRIÇÕES - ANO LECTIVO 2011/2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Rua do Quelhas, nº 6 1200 - 781 Lisboa (Portugal) Tel. (351)213925801 Fax (351) 213922839 seclic@iseg.utl.pt

INSCRIÇÕES - ANO LECTIVO 2011/2012

RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

P1: Qual a data em que devo efectuar a inscrição para o ano lectivo de 2011/2012?

R.: Deve efectuar a inscrição na seguinte data:

18 de Julho (a partir das 11 horas) a 29 de Julho (até às 24 horas) de 2011.

P2: Como e onde posso efectuar a inscrição?

R.: A inscrição deverá ser efectuada via web, em qualquer parte do mundo, para tal basta aceder ao Portal –

“AQUILA” do ISEG.

Poderá consultar online toda a informação disponibilizada e imprescindível para efectuar a inscrição com sucesso; no Site da Secretaria das Licenciaturas do ISEG, em:

https://aquila.iseg.utl.pt/aquila/unidade/SecLic/lateral/inscricoes-ano-lectivo-2011-2012

A consulta da informação disponibilizada acima é obrigatória, sendo da responsabilidade do aluno qualquer erro efectuado na inscrição por falta de consulta aos documentos disponibilizados.

P3: Como é efectuado o login na aplicação de inscrições?

R.: Introduz LXXXXX (nº de processo) e a password atribuída pela informática (deve consultar as instruções que estão disponíveis online no Site da Secretaria das Licenciaturas do ISEG, relativamente à utilização da aplicação).

P4: O que faço se não me recordar da password de acesso ao Portal “AQUILA”?

R.: A password de acesso ao Portal “AQUILA” deve ser solicitada presencialmente junto da Secretaria das Licenciaturas, devendo o aluno ser portador de documento de identificação. Sem a mesma não poderá aceder ao Portal. Só serão entregues passwords de acesso ao Portal “AQUILA” solicitadas presencialmente na Secretaria até às 16h30 de 29 de Julho de 2011, caso contrário não será gerada a tempo de aceder ao Portal.

P5: As inscrições nas turmas das unidades curriculares são atribuídas por ordem de acesso ao sistema?

R.: Não.

A afectação automática nas turmas das unidades curriculares será efectuada de acordo com o mérito esco- lar do aluno, a partir de um ranking elaborado para o efeito.

P6: Caso não efectue a inscrição, no prazo fixado para o efeito, o que acontece?

R.: Poderá apenas efectuar a inscrição de 26 a 30 de Setembro de 2011; no entanto, a inscrição fica sujeita às vagas disponíveis para o efeito e tem de pagar um agravamento emolumentar no montante de 60 euros.

Após este período e até ao prazo máximo de 31 de Outubro de 2011, só poderá efectuar a inscrição mediante autorização superior e com agravamento de 120 euros.

P7: Posso alterar a inscrição?

R.: Sim, desde que o faça no período definido na pergunta P1. Pode aceder ao portal as vezes que entender.

(2)

P8: Se tiver dívidas por regularizar posso fazer a inscrição?

R.: Não. O sistema não irá permitir que aceda à aplicação de inscrições online se tiver dívidas por regularizar.

No entanto, a partir do momento em que regularizar o(s) montante(s) em dívida (ou desde que o respectivo plano de pagamento que apresente seja aprovado pela Presidência), logo que regularize a sua situação o acesso ficará desbloqueado e poderá proceder à inscrição, mas apenas dentro do fixado em P1.

P9: Tenho que efectuar a inscrição nas datas acima fixadas, mesmo que requeira inscrição na época especial de Setembro?

R.: Recomenda-se que Sim. No período de alterações poderá, depois, anular a inscrição a unidades curriculares em que obteve aproveitamento; caso conclua o curso na época especial deverá então requerer a anulação da inscrição para 2011/2012 junto da Secretaria das Licenciaturas (preenchimento de Minuta Requerimento) até ao prazo máximo de 31 de Outubro de 2011, este procedimento é OBRIGATÓRIO, caso não o faça será processado as propinas de 2011/2012 na sua conta de aluno e aplicado o regulamento de propinas em vigor.

No entanto caso os alunos que requeiram inscrição na época especial optem por não efectuar a inscrição provisória podem regularizar a inscrição no próximo ano lectivo (2011/2012) de 26 a 30 de Setembro de 2011, sem qualquer agravamento e mediante as vagas disponíveis para o efeito (esta situação só se aplica à inscrição em unidades curriculares a que se inscreveu na época especial de Setembro, caso contrário estará sujeito ao pagamento de agravamento).

P10: Como é definido administrativamente o ano curricular do aluno?

R.: Aluno do 1º ano – aquele que não obteve pelo menos 30 créditos ECTS em unidades curriculares do 1º ano do percurso recomendado do plano de estudo de Bolonha (não obteve aproveitamento em pelo menos 5 unidades curriculares).

Aluno do 2º ano – aquele que obteve pelo menos 30 créditos ECTS em unidades curriculares do 1º ano do percurso recomendado do plano de estudo de Bolonha (aproveitamento em pelo menos 5 unidades curri- culares), e não obteve aproveitamento a qualquer unidade curricular do 2 º ano do percurso recomendado do plano de estudo de Bolonha.

Aluno do 3º ano – aquele que obteve pelo menos 30 créditos ECTS em unidades curriculares do 1º ano do percurso recomendado do plano de estudo de Bolonha (aproveitamento em pelo menos 5 unidades curri- culares), e obteve aproveitamento a pelo menos uma unidade curricular do 2 º ano do percurso recomen- dado do plano de estudo de Bolonha.

P11: Que informação vou ter disponível online para consultar no acto da inscrição?

R.: Está disponível online informação sobre: manual de instruções para as inscrições, horários, calendários de provas escritas, percursos recomendados, calendário lectivo, unidades curriculares obrigatórias, optativas e leccionadas em inglês, programas, e outras informações necessárias.

P12: Qual o número máximo de inscrições em unidades curriculares por ano lectivo?

R.: O número máximo de inscrições em unidades curriculares por ano lectivo corresponde a 72 créditos ECTS (exemplo: como cada unidade curricular obrigatória vale 6 créditos ECTS, 72 créditos ECTS correspondem a 12 unidades curriculares). As unidades curriculares a funcionar em regime de semestres consecutivos devido ao regime de precedências são contabilizados para este efeito, bem como as inscrições em provas escritas extraordinárias (PEE) excepto caso estejam assinaladas.

Por exemplo, se registar inscrição em Matemática I no 1º semestre e não obtiver aproveitamento, a inscrição em Matemática I no 2º semestre é novamente contabilizada para o efeito do número máximo de inscrições por ano lectivo.

P13: Nas inscrições provisórias posso inscrever-me em mais do que 72 créditos ECTS?

R.: Sim. As inscrições provisórias não têm em conta o limite de créditos. No entanto, quando forem efectuadas

(3)

P14: Nas afectações automáticas são consideradas para o limite máximo de inscrições por ano lectivo (72 créditos ECTS) as unidades curriculares com inscrição provisória devido ao regime de precedências?

R.: Sim. Esta restrição inclui todas as inscrições efectuadas nas unidades curriculares que funcionam no sis- tema de semestres consecutivos, e os casos sobre provas escritas extraordinárias previstos no artigo 5.º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos (PEE).

Nas afectações automáticas das inscrições, todas as UC assinaladas no quadro A, ou quadros B e C – desde que sejam coerentes com as precedências – são consideradas na contagem dos 72 créditos.

P15: Como é efectuado as afectações automáticas das inscrições dos alunos nas turmas das unidades curriculares (UC)?

R.: A afectação automática dos alunos nas turmas das unidades curriculares tem em conta as vagas exis- tentes, as inscrições provisórias e o mérito escolar. Para este efeito, é elaborado um ranking global de todos os alunos, independentemente da licenciatura a que pertencem.

P16: Quais os critérios para a elaboração do ranking global?

R.: O ranking global dos alunos é feito a partir da média aritmética ponderada pelas unidades de crédito (arredondada às centésimas), considerando a situação (ano curricular) de cada aluno em 2011/2012, e de acordo com os seguintes critérios:

a) Alunos S1 (1º ano) – As 4 UC do 1.º ano com melhores classificações (se o número de UC com aproveitamento é inferior a 4, às restantes é atribuída a classificação de 8 valores).

b) Alunos S2 (2º ano) – as 10 UC do 1.º ano (se o número de UC com aproveitamento é inferior a 10, às restantes é atribuída a classificação de 8 valores).

c) Alunos S3 (3º ano) – as 20 UC do 1.º ano e do 2.º ano (se o número de UC com aproveitamento é inferior a 20, às restantes é atribuída a classificação de 8 valores).

d) Em caso de empate na aplicação do critério da média, será utilizado o critério das UC com classifica- ções mais elevadas. Se após a aplicação deste critério ainda se mantiver o empate, a ordenação será sorteada.

P17: Quais as prioridades nas afectações automáticas?

R.: As prioridades nas afectações automáticas das inscrições são as seguintes:

1º) Inscrição nos agrupamentos de UC obrigatórias por turmas: quadro A.

2º) Inscrição nas turmas de UC obrigatórias a partir das listas ordenadas de turmas por UC: quadros B e C.

3º) UC optativas.

As afectações automáticas têm de respeitar os regimes de precedências.

P18: Qual o número de créditos ECTS exigidos em unidades curriculares optativas?

R.: O número mínimo e máximo de créditos ECTS em unidades curriculares optativas são os seguintes:

Economia – 24 a 28 créditos ECTS;

MAEG – 24 a 28 créditos ECTS;

Gestão – 18 a 22 créditos ECTS;

Finanças – 18 a 22 créditos ECTS.

P19: Em que optativas é que me posso inscrever?

R.: Pode inscrever-se nas optativas puras, que são oferecidas pelos vários departamentos do ISEG, e nas opta- tivas que são obrigatórias de outros cursos, desde que tal lhe seja permitido (deve consultar o ficheiro de optativas disponíveis para escolha e as restrições às inscrições em unidades curriculares optativas).

P20: Posso inscrever-me em unidades curriculares optativas caso seja aluno do 1º ou do 2º ano curricular?

R.: Não. Só podem efectuar inscrição em unidades curriculares optativas os alunos do 3º ano curricular.

(4)

P21: Devo inscrever-me mesmo que seja aluno Erasmus no ano lectivo de 2011/2012?

R.: Sim. No entanto, no semestre em que vai efectuar a mobilidade NÃO deve efectuar qualquer inscrição, de forma a não ocupar vagas em turmas sem se encontrar no ISEG, impedindo os alunos que não estão em mobilidade de se inscreverem na mesma. Deve inscrever-se apenas naquelas que decorrerão no semestre em que estará efectivamente a estudar no ISEG.

Caso pretenda deslocar-se ao ISEG no semestre em que se encontra em mobilidade para efectuar prova(s) escrita(s) de unidade(s) curricular(es) obrigatória(s), deve enviar email ao Gabinete Erasmus e de Intercâmbio (erasmus@iseg.utl.pt) a solicitar o mesmo, no período fixados para o efeito (período para inscrição nas provas escritas da época normal e de recurso). Esta situação excepcional só se aplica a unidades curriculares obrigatórias.

Alertamos que para o efeito do número máximo de inscrições por ano lectivo (72 ECTS) são também contabilizados os créditos das unidades curriculares a que se encontra inscrito em mobilidade, de acordo com o apresentado no seu Learning Agreement.

P22: Como são designadas as turmas das unidades curriculares?

R.: As turmas são designadas pelo curso/ano curricular/nº de turma.

Ex: ECO01M01: significa que é de Economia/1º ano/turma M01 (“M” de manhã).

Ex: GES02T11: significa que é de Gestão/2º ano/turma T11 (“T” de tarde).

Ex: ECO01I11: significa que é de Economia/1º ano/turma I11 (“I” de inglês; turmas leccionadas em inglês, existem outras turmas leccionadas em Inglês sem iniciar por “I”, deve consultar listagem disponível online).

Ex: ECO03L01: significa que é uma UC optativa pura/3º ano/turma L01 (“L” de livre – optativa livre).

Ex: GES03S01: significa que é uma UC optativa pura/3º ano/turma S01 (“S” refere-se a turmas de unida- des curriculares comuns ao 1º (licenciaturas) e 2º ciclos (mestrados).

P23: Quando é que sei em que turma(s) e em que unidades curriculares fiquei inscrito?

R.: As afectações às turmas serão publicadas online no Portal “AQUILA” até ao dia 5 de de Setembro de 2011.

Deve consultar online o resultado. Os resultados são conhecidos mediante a publicação de um boletim de inscrição definitivo no Portal AQUILA. A inscrição é definitiva para 2011/2012, só deve proceder a alterações no período indicado em P24 caso não pretenda as turmas atribuídas, no entanto está sujeito às vagas disponíveis que são muito poucas.

P24: Posso alterar as inscrições após as afectações?

R.: Sim. De 6 a 12 de Setembro de 2011, as alterações decorrem online via WEB no Portal “AQUILA” e estão sujeitas às vagas disponíveis, nesta data poderá anular, trocar e acrescentar unidades curriculares.

P25: Qual a data limite para entregar o estatuto de trabalhador-estudante, uma vez que as inscrições são online?

R.: A 1ª fase de entrega do estatuto trabalhador-estudante decorre até 31 de Outubro de 2011, deve entregar junto da Secretaria os documentos exigidos para requerer o estatuto de trabalhador estudante para o ano lectivo de 2011/2012. Consulte a documentação exigida online nos Estatutos Especiais em:

https://aquila.iseg.utl.pt/aquila/unidade/SecLic/lateral/estatutos-especiais

A 2ª fase de entrega do estatuto de trabalhador-estudante para o 2º semestre decorre até 30 de Março de 2012.

P26: O que é a unidade curricular de Desenvolvimento Pessoal?

R.: A unidade curricular de Desenvolvimento Pessoal integra os cursos livres fixados anualmente pelo Conse- lho Científico e as actividades extra-curriculares.

Os créditos de cada curso livre e de cada actividade extra-curricular são acumuláveis na unidade curricular de Desenvolvimento Pessoal, até ao limite máximo de 6 créditos ECTS. Os cursos livres e as actividades extra-curriculares que excederem o limite referido são reconhecidos por inclusão no Suplemento ao

(5)

P27: Como apresento candidatura aos cursos livres?

R.: Os alunos devem apresentar a sua candidatura junto da Secretaria das Licenciaturas do ISEG, de acordo com calendário e os procedimentos a fixar e a divulgar em Setembro ou Outubro de 2011.

P28: E se eu requerer transferência ou mudança de curso para outra Universidade ou mudança de curso no ISEG, devo efectuar a inscrição provisória?

R.: Não. Se vai requerer transferência ou mudança de curso externa para outra universidade ou mudança de curso interna no ISEG, só deve regularizar a inscrição no ISEG depois de saber o resultado da candidatura efectuada, pelo que não deve efectuar a inscrição provisória.

No caso de não ser aceite no curso/estabelecimento onde procedeu à candidatura, tem como prazo máximo, 7 dias úteis após a publicação dos resultados, para se dirigir à Secretaria das Licenciaturas com o respectivo comprovativo de indeferimento de colocação e proceder à inscrição no ISEG, sem qualquer agravamento.

Alertamos que caso efectue a inscrição provisória no ISEG e seja colocado em outro estabelecimento ao abrigo de mudança de curso externa ou transferência ser-lhe-á aplicado o regulamento de propinas em vigor neste Instituto, pelo que não deve efectuar inscrição provisória se efectivamente pretender mudar de estabelecimento de ensino e/ou curso.

P29: A inscrição provisória é vinculativa?

R.: Sim. A inscrição provisória é vinculativa, assim todos os alunos que registem a inscrição provisória ficarão automaticamente inscritos para o ano lectivo 2011/2012, sendo aplicado o regulamento de propinas em vigor.

Só serão anuladas as inscrições no ano lectivo 2011/2012 sem qualquer pagamento de propina (aplicação do regulamento de propinas) aos alunos que terminem o curso na época especial de Setembro, no entanto estes alunos devem efectuar a anulação por escrito e enviar o mesmo por email ou entregar presencialmente junto da Secretaria das Licenciaturas até 31 de Outubro de 2011.

Última Actualização: 7 de Julho de 2011 Secretaria das Licenciaturas

Referências

Documentos relacionados

A transformação t0 afecta todos os objectos Enquanto t2 só afecta p2 e uma instância do grupo g3 • t2 não afecta p1 e a outra instância de g3. © 2011 Corpo docente de AVT/ CG&M

Frankel, Johnson e Nelson (2002) consideram que este fato geraria incentivo para o auditor ser mais condescendente com a sociedade auditada, ainda mais considerando que,

Três trechos distintos foram objeto de análise: Trecho Sul (não duplicado e predominantemente rural); Trecho da Grande Florianópolis (duplicado e urbanizado) e

Nos termos do decreto-lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro, com a redacção concedida pela Lei n.º60/2007, de 04 de Setembro, torna-se público que a Câmara Municipal de Lousada, emitiu

O candidato que deixar de efetuar a matrí- cula no curso para o qual foi convocado em 1ª opção, em qualquer das convocações previstas até 08/02/2012, e desejar voltar a

• 11ª Divulgação de chamada dos candidatos convocados para matrícula POR CONFIRMAÇÃO DE INTERESSE EM LISTA DE ESPERA E POR VAGAS REMANESCENTES.. • Divulgação das

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de