• Nenhum resultado encontrado

LOGÍSTICA EMPRESARIAL 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOGÍSTICA EMPRESARIAL 1"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

Aula 2: Transportes ... 2

Introdução ... 2

Conteúdo ... 4

Transformações logísticas ... 4

Gerenciamento da cadeia de suprimentos ... 5

Referências... 13

Notas ... 18

Chaves de resposta ... 19

Aula 2 ... 19

Exercícios de fixação ... 19

(3)

Introdução

Após a implantação do Plano Real em 1993, as empresas passaram a se interessar mais pela excelência operacional, em detrimento do gerenciamento de caixa, das aplicações financeiras, do aumento de preço e de outros fatores que inibiam seu desenvolvimento, encarecendo sua produção.

Com a estabilidade econômica, a competição passou a ser mais acirrada e a inovação foi colocada à disposição dos consumidores de forma mais rápida e eficiente. Por outro lado, as organizações passaram a perseguir a eficiência operacional, como fator decisivo para ter um balanço positivo ou negativo no final do ano. Perceberam que através dos processos logísticos bem administrados, poderiam se tornar mais eficientes e, acima de tudo, reduzir seus custos operacionais.

As organizações conseguiram reduzir os custos com a integração dos diversos players no sistema produtivo, a utilização dos diversos modais de transporte, a armazenagem correta e eficaz, a produção sem desperdícios e a distribuição de forma a atender no prazo os consumidores finais, maximizando as utilidades de tempo, lugar e posse.

Nesse sentido, a integração entre os diversos elementos da cadeia produtiva, é uma condição essencial para que o supply chain seja eficiente. Com a grande

(4)

vantagem de poder contar, em todo o processo, com o apoio confiável da Tecnologia da Informação.

Para completar, o gerenciamento da cadeia de suprimentos passou a exigir do mercado profissionais formados e bem informados, capazes de administrar de forma eficaz as operações críticas capazes de consolidar a logística como a importante oportunidade de reduzir os custos operacionais e tornar as organizações mais competitivas.

Objetivo:

1. Demonstrar que o supply chain management (gerenciamento da cadeia de suprimentos) inclui um conjunto de processos de negócios, capaz de reduzir os custos operacionais;

2. Disponibilizar os modais de transportes, com suas características, para o aproveitamento racional na movimentação de produtos e serviços.

(5)

Conteúdo

Transformações logísticas

O período entre 1980 e 2000 foi marcado por grandes transformações nos conceitos gerenciais, especialmente no que toca à função de operações.

A logística integrada despontou no começo de década de 1980 e evoluiu rapidamente, impulsionada pela TI e pela exigência crescente de desempenho em serviços de distribuição, consequência da busca pela produção enxuta e do Just in Time.

Embora ainda em evolução, o conceito de logística integrada já está bem consolidado nas organizações produtivas dos países mais desenvolvidos, tanto em nível conceitual quanto de aplicação.

Atenção

O movimento da qualidade total e o conceito de produção enxuta trouxeram um conjunto de técnicas e procedimentos como:

Just in Time (JIT);

• Controle Estatístico do Processo (CEP);

Quality Function Deployment (QFD) – Desdobramento da função qualidade;

• Kanban (ferramenta conhecida na forma de um cartão, utilizada para puxar a produção);

• Engenharia simultânea.

Amplamente adotadas em quase todos os países industrializados, de economia de mercado, essas técnicas e procedimentos contribuíram para um grande avanço da qualidade e da produtividade.

(6)

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

O conceito de supply chain management (SCM) inclui um conjunto de processos de negócios que ultrapassa as atividades ligadas diretamente relacionadas com a Logística integrada.

Para melhor compreender o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos (ou supply chain management – SCM) é fundamental entender o conceito de canal de distribuição já consolidado e utilizado por marketing.

O motivo principal para existência de qualquer cadeia de suprimentos é satisfazer as necessidades do cliente em um processo gerador de lucros. As atividades da cadeia de suprimento se iniciam com o pedido de um cliente e terminam quando um cliente satisfeito paga pela compra.

Instrumento fundamental para a eficiência do processo de comercialização e distribuição de bens e serviços, o conceito de canal de distribuição pode ser definido como:

“Um processo que está normalmente associado ao movimento de material de um ponto de produção ou armazenagem, até o cliente”.

Bertaglia, 2003.

Cadeia de Suprimentos

Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente.

A cadeia de suprimentos pode incluir:

Fabricantes Fornecedores Transportadoras

(7)

Depósitos Varejistas Clientes

Dentro de cada organização, como por exemplo, de uma fábrica, a cadeia de suprimentos inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como:

Desenvolvimento de novos produtos Marketing

Operações Distribuição Finanças

Serviço de atendimento ao cliente

Percebemos então, que, uma cadeia de suprimentos típica pode envolver vários estágios.

Objetivos da cadeia de suprimentos

O objetivo de toda cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado.

Para a maioria das cadeias de suprimentos comerciais, o valor estará fortemente ligado à lucratividade da cadeia de suprimentos, que é a diferença entre a receita gerada pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia de suprimentos.

Há uma clara e definitiva necessidade de integração de processos na cadeia de suprimentos. O desenvolvimento de novos produtos talvez seja o mais óbvio

(8)

deles, pois vários aspectos do negócio deveriam ser incluídos nessa atividade, como:

Marketing para estabelecer o conceito

Pesquisa e desenvolvimento para a formação do produto Fabricação e logística para executar as operações

Finanças para a estruturação do financiamento

Compras e desenvolvimento de fornecedores são outras duas atividades que ultrapassam as funções tradicionais da logística e são críticas para efetivação do SCM.

Os resultados obtidos pelas organizações que implementaram o SCM com sucesso são uma garantia de que o SCM não é apenas um modismo, mas algo que vem despertando a atenção da alta cúpula gerencial nas grandes e mais modernas empresas internacional.

Território brasileiro

Na maior parte das indústrias, a atividade de transporte representa um dos elementos mais importantes na composição do custo logístico. Com uma área de mais de 8 milhões e meio de metros quadrados, o território brasileiro equivale a 47,7% do continente sul-americano. Suas fronteiras terrestres totalizam mais de 15 mil quilômetros.

Observe, no mapa a seguir, a distribuição das grandes concentrações do país a uma distância máxima de até 500 quilômetros do nosso litoral (em sua maioria, a menos de 200 quilômetros):

(9)

Apesar de possui as maiores concentrações urbanas, refinarias, produção industrial, consumo de energia elétrica, população, receitas e rodovias pavimentadas no litoral, o Brasil, historicamente, optou por movimentar sua produção por diversos modais sem enfatizar o transporte marítimo.

Critérios de seleção dos modais brasileiros

O transporte é o elemento mais importante nos custos logísticos para a maioria das empresas. Estima-se que 60% dos custos logísticos estejam concentrados no transporte. Cabe aos profissionais de logística escolher a estratégia comercial que contemple o fator economicidade no processo logístico e de distribuição das organizações.

Em nações em desenvolvimento, a produção e o consumo ocorrem próximos à grande parte da força de trabalho, engajada na produção agrícola. Uma pequena parcela da população vive em áreas urbanas. O Brasil é uma exceção, pois concentra perto de 85% da sua população em regiões próximas do litoral, desenvolvendo cidades prósperas e em constante desenvolvimento.

Para atender à demanda dessas cidades, o Brasil desenvolve cinco modais de transportes, considerando basicamente os seguintes critérios de seleção:

Velocidade

Tempo porta a porta

Otimização

Consistência do tempo

Capacitação Volume e peso

Disponibilidade Frequência

(10)

Flexibilidade

Poder desenvolver o crossdocking

Utilização de frota própria nas empresas

Você já parou para pensar em como as empresas se comportam em relação ao transporte?

Como uma empresa deve lidar com uma frota própria?

A decisão de possuir frota própria exige das empresas considerar alguns fatores como:

• Custos

• Qualidade

• Rentabilidade

• Tamanho da operação

• Modal utilizado

• Volume dos investimentos

• Existência de carga de retorno

• Competência

Exemplo da utilização de frota própria

Vamos ver um exemplo de utilização de frota própria pelas Casas Bahia!

O gerente de logística da Casa Bahia informou que a empresa investe muito em frota própria, porque o lema da organização é: “nossa logística termina na casa do cliente”.

A empresa deve considerar os seguintes itens para ampliação da frota:

• Parcerias;

• Terceirização;

• Franquias;

(11)

Leasing – compra por meio de cooperativas;

• Compras por meio de sindicatos.

Algumas medidas podem ser adotadas para aumentar a eficiência dos transportes:

• Minimizar a movimentação de materiais;

• Utilizar a capacidade plena;

• Conseguir carga de retorno;

• Reduzir o consumo de combustíveis;

• Padronizar equipamentos;

• Utilizar Tecnologias da Informação;

• Adotar o sistema de consolidação de cargas;

• Carregar corretamente os modais.

Existem ações que exigem gerenciamento de curto prazo:

• Auditoria e pagamento correto dos fretes;

• Acompanhamento das retenções;

• Indenização por perdas;

• Roteamento de veículos;

• Planejamento de cargas;

• Rastreamento;

• Reprogramação.

Os modais utilizados e suas características

Todos os modais de transporte, em princípio, representam segurança para a carga transportada. No entanto, estima-se que o Brasil perca cerca de 30% da sua produção na movimentação de cargas internas por causa de problemas diversos, entre eles os roubos de carga e as estradas em condições precárias.

É por isso que algumas seguradoras relutam em segurar determinadas cargas como cigarros, móveis e eletrodomésticos, pneus, entre outras. Vejamos as principais características de cada modal:

(12)

Rodoviário

Os modais rodoviários têm como principais características:

• Rapidez;

• Mobilidade;

• Segurança;

• Econômico;

• Praticidade;

• Tonelagem média.

Ferroviário

Os modais ferroviários têm como principais características:

• Lentidão;

• Mobilidade limitada aos grandes centros;

• Segurança;

• Ser muito econômico;

• Tonelagem média;

• Intermodalidade.

Aéreo

Os modais aéreos têm como principais características:

• Ser o mais rápido;

• Mobilidade limitada;

• Segurança;

• Ser o mais dispendioso;

• Praticidade em emergências ou para perecíveis;

• Tonelagem média.

Aquaviário

Os modais aquaviários têm como principais características:

• Ser o mais lento;

• Segurança;

• Ser muito econômico;

(13)

• Recomendável para grandes distâncias;

• Intercontinental.

Dutoviário

Os modais dutoviários têm como principais características:

• Rapidez;

• Segurança;

• Ser o mais econômico;

• Pouca aplicabilidade;

• Tonelagem sem limites;

• Fluxo contínuo;

• Exigência de mão de obra qualificada para manutenção;

• Recomendável para líquidos, gases e granéis sólidos.

Atividade Proposta

Para finalizar nossa aula, vamos fazer uma atividade!

Walmart reduzindo custos por meio da estratégia logística.

A principal proposição de valor da Walmart, aquela que a diferencia dos principais competidores, é a de ser capaz de oferecer a seus clientes um enorme sortimento de produtos, com altíssimo nível de disponibilidade, e com o menor preço de mercado.

Para atingir esses objetivos, a Walmart implantou uma estratégia de logística integrada. Caso tivesse utilizado uma das características abaixo, esta não teria contribuído para o sucesso da estratégia da Walmart. Assinale qual:

a) Instalação de grandes lojas para tirar proveito da economia de escala nas compras, no marketing e na distribuição para as lojas;

b) Adotou um sistema de distribuição própria;

c) Adotou uma política de preços baixos todos os dias;

d) Estimulou um sólido relacionamento com seus fornecedores;

(14)

e) Dispensou o uso da tecnologia com os fornecedores, utilizando somente para troca de informações entre lojas e centros de distribuição.

Chave de resposta: E

Justificativa: Um dos pontos altos para o sucesso da estratégia foi a troca contínua de informações ente lojas e fornecedores, permitindo o ressuprimento imediato.

Material complementar

Para saber mais sobre os assuntos estudados nesta aula, leia os textos disponíveis em nossa biblioteca virtual.

Referências

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BERTAGLIA, P. R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.

BOWERSOX, D. J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

CHOPRA, S. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo:

Prentice Hall, 2013.

FLEURY, P. F. Logística Empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo:

Atlas, 2009.

TEIXEIRA, L. C.; HEITMANN, F. C. T. Descobrindo o Marketing. Rio de Janeiro: Opus, 2008.

Exercícios de fixação

Questão 1

(15)

Diversas mudanças econômicas e culturais afetam a logística. Uma delas diz respeito a comprar e vender em diversos locais ao redor do mundo. As implicações desse fenômeno para a logística são várias e importantes. Assinale as implicações falsas e verdadeiras envolvidas nessa questão.

( ) Aumentam o número de clientes e o numero de pontos de vendas.

( ) Crescem o número de fornecedores e os locais de fornecimento.

( ) Diminuem as incertezas em relação à economia.

( ) Aumenta a complexidade operacional.

( ) A cultura do público-alvo não deve ser considerada.

Questão 2

Uma das alternativas abaixo não é considerada componente do supply chain:

a) Fornecedores.

b) Transporte hidroviário.

c) Vendedores.

d) Armazenagem.

e) Produção.

Questão 3

A gestão do supply chain:

a) É a gestão do comprometimento de toda a organização para a melhoria continua do trabalho.

b) É o desenvolvimento de um ambiente de trabalho inclusivo que permita a todos atingir o seu potencial.

c) É a que tem por objetivo ligar estrategicamente todas as operações relacionadas ao suprimento de recursos.

d) É o processo de planejar, organizar liderar e controlar o uso de recursos para atingir os objetivos.

e) É um ramo da Teoria da Administração que estuda como as organizações transformam entradas em produtos e serviços.

Questão 4

(16)

Os fornecedores são considerados elos importantíssimos na cadeia de suprimentos. Devemos aproveitar ao máximo o relacionamento com eles adquirindo estoques substanciais, utilizando-os como reservas. Assinale as implicações falsas e verdadeiras envolvidas nessa questão:

( ) Os fornecedores devem ser considerados como parceiros.

( ) Adquirindo-se estoques significativos de matéria-prima significa a garantia de proteção à produção.

( ) Significará também a garantia de menores custos de produção.

( ) Significa atendimento mais rápido por parte dos fornecedores.

( ) Deve ser considerada uma imprudência.

Questão 5

Assinale a informação correta:

a) A formação de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos tem permitido redução no custo de compras por meio da eliminação de diversas atividades que não agregam valor, tais como controle de qualidade, licitações e cotações de preços diversas.

b) A formação de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos não tem permitido redução no custo de compras por meio da eliminação de diversas atividades que não agregam valor, tais como controle de qualidade, licitações e cotações de preços diversas.

c) A formação de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos tem permitido redução no custo de serviços por meio da eliminação de diversas atividades que não agregam valor, tais como controle de qualidade, licitações e cotações de preços diversas.

d) A formação de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos tem permitido redução no custo dos estoques por meio da eliminação de diversas ítens que não agregam valor, tais como controle de qualidade, licitações e cotações de preços diversas.

e) A formação de parcerias entre empresas na cadeia de suprimentos tem permitido o aumento no preço dos produtos, redução no custo de compras por meio da eliminação de diversas atividades que não agregam

(17)

valor, tais como controle de qualidade, licitações e cotações de preços diversas.

Questão 6

Há várias formas com que diversos modos de transporte se relacionam.

Correlacione:

A. Quando para alcançar seu destino final, a unidade de carga necessita ser transportada por um ou mais veículos da mesma modalidade de transporte, abrangidos por um ou mais contratos de transporte.

B. Quando a unidade de carga é transportada diretamente, utilizando um único veículo, em uma única modalidade de transporte e com apenas um contrato de transporte.

C. Quando se utilizam veículos diferentes, de uma ou mais modalidades de transporte, em vários estágios, sendo todos os serviços contratado separadamente a diferentes transportadores, que terão a seu cargo a condução da unidade de carga do ponto de expedição até o destino final.

Qualquer atraso pode significar a perda do transporte nos demais modais, gerando frete morto Pagar por ter reservado o espação, mesmo sem utilizar o transporte.

D. Quando a unidade de carga é transportada em todo o percurso utilizando duas ou mais modalidades de transporte, abrangidas por um único contrato de transporte.

E. A prévia coleta e movimentação de mercadorias para unitização, bem como eventuais operações depois de sua entrega no local do destino estabelecido no local de transporte não caracterizam o transporte multimodal nem fazem parte dele.

Sucessivo (A) Unimodal (B) Segmentado (C) Multimodal (D)

(18)

Questão 7

Correlacione as colunas modal de transporte e características:

1. Abrange em uma só definição os modais marítimo e hidroviário.

( ) Fluvial/lacustre.

2. Utilizado para transportar líquidos, granéis sólidos ou gases.

( ) Aquaviário.

3. A carga é transportada por embarcações pelos mares e oceanos.

( ) Marítimo.

4. A carga é transportada em embarcações

através de lagos ou lagoas.

5. Lento, porém

muito econômico.

( ) Dutoviário.

( ) Ferroviário.

Questão 8

Os cinco modais de transporte básico são o Ferroviário, Rodoviário, Aquaviário, Dutoviário e o Aéreo. Com base nas características de cada um, informe e justifique os modais mais adequados para proceder ao transporte do mobiliário, com peso estimado em 2 toneladas, de uma família residente em Petrópolis (RJ) para Nova York (EUA).

a) Rodo/marítimo.

b) Ferrorivário/aéreo.

c) Aéreo/marítimo.

d) Dutoviário/rodoviário.

(19)

e) Rodo/aéro.

Questão 9

Cerca de 60% da carga transportada no Brasil, utiliza o modal:

a) Dutoviário.

b) Aéreo.

c) Aquaviário.

d) Rodoviário.

e) Ferroviário.

Questão 10

Marque F para Falso ou V para Verdadeiro nas seguintes alternativas:

( ) O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações.

( ) A armazenagem é a principal responsável pela perda de cerca de 30% da produção brasileira.

( ) A distribuição intensiva é recomendada para produtos de alto valor agregado.

( ) No processo de distribuição de produtos esta situação é correta: o fabricante abastece os depósitos do distribuidor, que por sua vez abastece os varejista.

( ) O modal ferroviário é o mais utilizado para o transporte de cargas no país.

Crossdocking: Sistema que permite o transbordo de mercadorias para outro modal, partindo de um destino preestabelecido para outros destinos.

(20)

Aula 2

Exercícios de fixação

Questão 1 – V, V, F, V, F

Justificativa: Esse é o processo de Globalização. Devem-se considerar suas implicações capazes de afetar o processo logístico.

Questão 2 – C

Justificativa: Os vendedores representam o elo entre a empresa e os clientes.

Questão 3 – C

Justificativa: O supply chain management tem por objetivo principal ligar estrategicamente todas as operações relacionadas ao suprimento de recursos.

Questão 4 – V, F, F, F, V

Justificativa: Em países de economia estável, recomenda-se operar no sistema, just in time, ou seja, abastecer e produzir de acordo com a demanda, mantendo-se um estoque de segurança.

Questão 5 – B

Justificativa: Uma parceria deve ser movida pela confiança recíproca.

Questão 6 – 1, 2, 3, 4, 5

Justificativa: São formas consideradas válidas, à luz da logística e da legislação brasileira.

Questão 7 – 4, 1, 3, 2, 5

Justificativa: Aquaviário – Diz respeito aos modais marítimos e hidroviários.

Dutoviário – Utilizado para transporta gás, combustível, granéis sólidos.

Marítimo – Transcontinental ou de cabotagem. Destinado para transportes em mares e oceanos. Ferroviário – Lento, econômico, pouca mobilidade. Lacustre – Transporte de cargas pelos lagos e lagoas.

(21)

Questão 8 – A

Justificativa: Para o transporte de Petrópolis para Rio de Janeiro, o mais recomendável é o transporte rodoviário. Do Rio de Janeiro para Nova York recomenda-se o transporte marítimo, considerando-se distâncias e tonelagem.

A expressiva tonelagem da carga recomenda a utilização desses modais.

Questão 9 – D

Justificativa: O Brasil transporta cerca de 60% de sua carga através das rodovias.

Questão 10 – V, F, F, V, F

Justificativa: A primeira alternativa é verdadeira porque o transporte pode representar 60% dos custos logísticos. A segunda alternativa é falsa porque o Brasil perde cerca de 30% da sua produção nas estradas. A terceira alternativa é falsa porque a distribuição intensiva é recomendada para produtos de baixo valor agregado e de alto consumo. A quarta alternativa é verdadeira porque o processo correto é esse Fabricante-Distribuidor (atacadista)-Varejista. A quinta alternativa é falsa porque o Brasil transporta internamente cerca de 60% das suas cargas pelo modal rodoviário.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

In this work, alginate microspheres containing α-tocopherol were produced and evaluated for encapsulation efficiency and release profiles at different pH conditions

Como o fundo ainda não possui os recursos necessários para realizar investimentos imobiliários, não há programa de investimentos para o semestre seguinte, pois

Apesar de uma possível aplicação deste sistema ser para a retenção dos parasitas em água de reuso para fins não potáveis, a amostra utilizada foi o esgoto doméstico

A ampla utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC] no Turismo promovem um intenso fluxo informacional entre consumidores e prestadores de serviços, do qual

Este planejamento foi utilizado para o meio contendo bagaço de cana e as variáveis estudadas foram a concentração de sulfato de cobre (indutor da atividade lacase) e as

Cultural Brasil/Noruega 2014, pela representante do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Oslo.. 20:30 - Intervalo Intervalo Intervalo - Coquetel

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento