• Nenhum resultado encontrado

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - TURMA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - TURMA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO

FACULDADE DE ENFERMAGEM

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

EDITAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - TURMA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 02 de setembro de 2013 à 29 de novembro de 2013, estarão abertas as inscrições para Curso de Especialização Gestão em Saúde da Família para turma com início em 2014/1º semestre.

O Curso de Especialização Gestão em Saúde da Família visa proporcionar qualificação profissional específica para o mercado de trabalho do setor saúde e a qualificação de docentes para o magistério superior. O curso será oferecido integralmente na modalidade presencial.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

O Processo Seletivo Público será regido pelo Edital em referência e será executado pelo CEPUERJ/Coordenação de Processos Seletivos, com sede na Rua São Francisco Xavier, 524, Pav.João Lyra Filho, 1ºandar, bloco A, sala 1006.

I - PÚBLICO ALVO:

O Curso de Especialização Gestão em Saúde da Família destina-se a Profissionais graduados na área de saúde e áreas afins, inscritos nos respectivos conselhos profissionais.

II - VAGAS OFERECIDAS:

Serão oferecidas 30 (trinta) vagas.

 O nº mínimo de alunos para abertura de uma turma é de 10 (dez) alunos.

 A Coordenação do Curso reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.

 Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único. III - INSCRIÇÕES:

Período e Local das inscrições:

3.1 As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico http://www.cepuerj.uerj.br, no link da Pós-graduação Gestão em Saúde da Família – 2014, nos prazos estabelecidos no calendário (Anexo I). 3.2 Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá fazer sua inscrição, de 2ª a 6ª feira – dias

úteis, no horário de 10 às 17 horas, comparecendo ao CEPUERJ no Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A.

3.3 Para efetuar sua inscrição o candidato deve:

3.3.1. Certificar-se de que atende a todos os requisitos exigidos conforme item IV do Edital em referência;

3.3.2 Acessar o endereço eletrônico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Pós-graduação Gestão em Saúde da Família – 2014 onde estará disponibilizado o Edital da seleção para download e impressão;

(2)

digitar o código captcha e clicar em enviar; caso já tenha cadastro, basta digitar seu CPF, senha e código captcha e enviar; após este procedimento, selecionar o cargo ao qual deseja concorrer e a opção “Realizar Inscrição”, preencher os dados solicitados e Enviar; aguardar a geração completa do boleto bancário;

3.3.4 Imprimir em papel A4 o boleto para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 (sessenta e cinco reais) e efetuar o pagamento até a data de vencimento, em espécie, em qualquer instituição bancária, nos caixas eletrônicos ou nos serviços bancários na Internet, observados os horários definidos pelas agências bancárias para pagamento de títulos.

IV - DOCUMENTOS EXIGIDOS NO ATO DA INSCRIÇÃO:

4.1 Boleto bancário com registro do pagamento 4.2 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente; 4.3 Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;

4.4 Cópia frente e verso do Diploma de Graduação Plena;

4.4.1 Candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação plena.

4.5 Cópia do Histórico Escolar completo da graduação plena com a data de colação de grau; 4.6 Curriculum Vitae, com os devidos documentos comprobatórios.

Todos os documentos exigidos deverão ser entregues diretamente no CEPUERJ ou enviados por SEDEX 10,para a Caixa Postal 46.520, Agência Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.551-970.

Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:

 Cópia do Diploma de Graduação Plena e Histórico Escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;

 Cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível. V - CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

5.1 O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) estará disponível no endereço eletrônico http://www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Pós-graduação Gestão em Saúde da Família – 2014, opção Cartão de Confirmação de Inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos a obtenção desse documento. O CCI está previsto para ser divulgado a partir das 14 horas do dia 03/12/2013.

5.2 É dever do candidato a conferência dos dados impressos no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI). Os eventuais erros de digitação em nome, identidade, etc. deverão ser corrigidos até as 19 horas do último dia de inscrição no site do concurso. Após esta data e horário, os eventuais erros somente serão corrigidos na sala de realização da prova, através do preenchimento da Ata de Sala.

5.3 Caso o candidato não possua acesso à internet para obtenção ou correção de dados do CCI, poderá, de 2ª a 6ª feira – dias úteis – no horário de 10 às 17 horas, comparecer com essa finalidade ao CEPUERJ no Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A.

(3)

VI - PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias:

6.1 Prova Escrita (caráter eliminatório), sem consulta, versando sobre a área de Gestão em Saúde da Família, de acordo com o programa a ser distribuído no ato da inscrição. A prova terá duração máxima de três horas, não sendo permitida a consulta de qualquer natureza;

6.2 Análise do Curriculum Vitae (CV) documentado (caráter classificatório). Nessa análise será levada em consideração a produção científica, técnica e atuação profissional do candidato, bem como seu desempenho durante a graduação. O modelo de CV a ser entregue pelo candidato encontra-se no Anexo IV.

VII -PROVA ESCRITA

7.1

Ao candidato só será permitida a realização das provas em data, local e horário constantes no cartão de confirmação de inscrição (CCI) ou no site do CEPUERJ. Não haverá, portanto, segunda chamada das provas.

7.2

Para a realização da prova, o candidato deverá apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição e o original de qualquer documento oficial de identificação com foto.

7.2.1 Serão aceitos os documentos de identificação expedidos por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares e demais órgãos legalmente habilitados para emissão de tais documentos, além da Carteira Nacional de Habilitação com foto, Passaporte e Carteira de Trabalho e Previdência Social.

7.2.2 Não será aceita fotocópia do documento de identificação.

7.3 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, o documento de identidade original, em virtude de roubo, furto ou perda, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência policial, expedido há, no máximo 30 (trinta) dias. Nestes casos, o candidato será submetido a identificação especial (coleta de dados do candidato, assinatura e impressão digital) em formulário próprio.

7.4 O candidato deverá comparecer ao local de prova, com pelo menos 60 minutos de antecedência do horário previsto. Não será permitida a entrada no local da realização da prova, após o início da mesma, neste caso, o candidato será considerado eliminado do processo seletivo para o Curso de Especialização Gestão em Saúde da Família.

7.5 O candidato não poderá alegar desconhecimento do local de realização da prova, data e horário como justificativa de sua ausência. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo alegado, caracterizará desistência do candidato.

7.6 Os celulares, relógios (digitais e analógicos) e outros dispositivos eletrônicos serão obrigatoriamente desligados e ficarão de posse do candidato em envelope lacrado, para garantir a lisura do certame até a saída do candidato do local de prova. Caso o candidato se recuse a lacrar o celular, relógio ou outros dispositivos, viole o envelope sem autorização, ou ainda se o telefone celular tocar durante a realização da prova, o fato será registrado na Ata de Sala e o candidato será eliminado do certame.

7.7 O Exame Discursivo, a ser realizado em um único dia, será composto de uma única prova discursiva que valerá 10,0 (dez pontos).

7.8 A prova discursiva avaliará conhecimentos específicos relativos às temáticas pertinentes ao programa do curso constantes no Anexo III deste edital.

7.9 A prova discursiva deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.

7.10 A prova discursiva distribuída pelo fiscal da CEPUERJ será definitiva e o único documento válido para avaliação. A folha para rascunho distribuída por fiscal da CEPUERJ, segundo a opção do candidato, é de preenchimento facultativo e não valerá para tal finalidade.

(4)

7.12 A prova discursiva tem o objetivo de avaliar o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.

7.13 Não haverá, qualquer que seja o motivo alegado, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamento do candidato da sala de prova.

7.14 Não será permitida, em hipótese alguma, consulta a livros, revistas, texto, notas, códigos, folhetos ou assemelhados. Tampouco será permitida a utilização de quaisquer aparelhos eletrônicos, tais como máquinas de calcular, agendas, relógios com calculadora, walkman, gravador, pager, palm top, I-pods, I-pads, telefone celular, receptores que possibilitem comunicações a distância, sob pena de eliminação.

7.15 O candidato somente poderá se retirar do recinto das provas com a devida autorização da coordenação e acompanhamento de fiscal.

7.16 Por motivo de segurança, os candidatos só poderão ausentar-se, definitivamente, do recinto das provas após 60 minutos contados a partir do seu efetivo início.

7.17 Ao final das provas, os 3 (três) últimos candidatos só serão liberados após todos terem terminado ou encerrado o período de realização da prova, assinando a Ata de Prova, atestando, assim, a idoneidade da finalização da prova.

7.18 A realização da prova pelo candidato implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

7.19 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da Prova , deverá levar acompanhante, que ficará responsável pela guarda do lactente, em sala especificamente destinada a tal fim. O tempo de realização da Prova não será estendido em função do afastamento da candidata para a amamentação. A amamentação se dará quando necessária, porém a candidata não terá a companhia do acompanhante nesse momento , mas sim de um fiscal.

VIII - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DO CANDIDATO:

8.1 Será considerado aprovado na prova escrita, o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete vírgula zero).

8.2 Na análise do Curriculum Vitae será atribuída nota de 0,00 (zero) a 10,00 (dez).

8.3 Dos resultados das etapas a e b será extraída uma média ponderada final obtida pelo candidato, com peso 2 (dois) para a prova escrita, com peso 1 (um) para análise do Curriculum;

8.4 Será considerado aprovado o candidato que obtiver média final mínima 7,0 (sete), considerada a ponderação indicada no subitem 8.3;

8.5 O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado;

8.6 A classificação final dos candidatos selecionados será divulgada em ordem decrescente em função da média final obtida pelo candidato.

8.7 No caso de empate na média final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos seguintes critérios:

 Maior nota obtida na prova escrita;

 Atuação comprovada na área de Gestão em Saúde da Família e originário de instituições parceiras das Secretarias Municipais, Estaduais de Saúde e Hospitais Federais;

 Experiência em Instituição de Ensino na área do curso. IX - MATRÍCULA:

9.1 Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados respeitados os limites de vagas estabelecidas pelo Curso.

9.2 No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de graduação, histórico escolar completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Curso. Nesse momento será necessária a apresentação do protocolo ou da inscrição no respectivo Conselho profissional.

(5)

previstos. A não apresentação do diploma de graduação plena durante o curso implicará o impedimento de entrega do Certificado de especialista.

9.4 A matrícula dos candidatos selecionados para Curso de Especialização Gestão em Saúde da Família, será realizada de 06/01/14 à 17/01/14, de segunda à sexta feira, das 8:00 às 15:00 horas , na secretaria da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Conforme prazos estabelecidos no calendário de matrícula (Anexo II).

9.5 No ato da matrícula deverá ser paga a primeira parcela do curso, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

9.6 No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar o formulário de matrícula devidamente preenchido e o comprovante de pagamento da primeira mensalidade.

9.7 Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

X - DISPOSIÇÕES GERAIS:

10.1 È de responsabilidade do candidato, no dia previsto em Edital, buscar informações acerca dos resultados de todas as etapas do processo seletivo, não haverá divulgação de resultados por telefone.

10.2 O exame de seleção só terá validade para o Curso que será iniciado em 2014.

10.3 Poderá haver vista de prova, mas só serão analisados recursos para revisão de erro material. Por erro material entende-se erro no cômputo das notas e não de gabarito

10.4 As importâncias pagas não serão devolvidas quaisquer que sejam os motivos alegados.

10.5 Não serão aceitos recursos por via postal, telegrama, e-mail ou qualquer outro meio que não seja o especificado neste Edital, qual seja o site do CEPUERJ, disponível 24horas por dia no período de solicitação do recurso.

10.6 Não será permitido o bloqueio de vagas para a prestação do Serviço Militar.

10.7 O CEPUERJ, divulgará sempre que necessário, editais, normas complementares, retificações e avisos oficiais sobre a seleção , que passarão a integrar o presente Edital.

10.8 O CEPUERJ e a FACULDADE DE ENFERMAGEM, não se responsabilizam por cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a esta seleção.

10.9 As provas terão duração de 3(três) horas e o candidato não poderá se ausentar da sala para comprar água ou alimentos. Assim, na sala de realização da prova, será permitida a entrada de garrafas de água, biscoitos, barras de cereais, balas e assemelhados, juntamente com saco plástico(ou similar) para a coleta de descartes.

10.10 Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas não haverá chamada para novos candidatos aprovados e não selecionados, fora do calendário de reclassificação.

10.11 Duração do curso: para sua integralização, o aluno deverá cumprir carga horária total de 480 horas/aula, correspondentes a 32 (trinta e dois) créditos, durante no máximo quatro semestres letivos consecutivos e apresentar a monografia final de curso, num prazo máximo de 90 dias após a conclusão dos créditos.

10.12 O aluno deverá apresentar disponibilidade de horário de acordo com o calendário previsto para realizar as atividades tanto práticas como teóricas.

10.13 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso, não cabendo recursos das suas decisões.

10.14 Mensalidades: o valor total do Curso é de R$ 6.400,00 (seis mil e quatrocentos reais), correspondentes a 16 mensalidades de R$ 400,00 sendo a primeira a ser paga no momento da sua matricula no curso.

(6)

INFORMAÇÕES

Coordenação do Curso: Sonia Acioli de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Boulevard 28 de Setembro, 157 sala 701 Vila Isabel Rio de Janeiro, RJ CEP 20551-030

Telefone(s): (21) 2868-8236 ramal 212 E-mail: espfenf@uerj.br

Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ): Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, Bloco A, Sala 1.006 - Maracanã Telefones: (0XX-21) 2334-0639

E-mail: concursoscepuerj@yahoo.com.br ou coprosel@uerj.br

Rio de Janeiro, 03 de julho de 2013

(7)

ANEXO I – Calendário

INSCRIÇÃO PERÍODO HORÁRIO LOCAL

Período de Inscrições 02.09.2013 a 29.11.2013 10h00-17h00 (dias úteis) www.cepuerj.uerj.br Concursos em Andamento

Link Pós-graduação em Gestão Saúde da Família – 2014

*UERJ (Campus Maracanã) Rua São Francisco Xavier, 524 1º andar – sala 1006 – bloco A Último dia para pagamento da taxa

de inscrição 29.11.2013 Rede Bancária

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL

Emissão do Cartão de Confirmação

de Inscrição (CCI) 03.12.2013 a partir das 14 horas 10h00-17h00 (dias úteis) www.cepuerj.uerj.br Concursos em Andamento

Link Pós-graduação em Gestão Saúde da Família – 2014

Opção Cartão de Confirmação de Inscrição UERJ (Campus Maracanã)

Rua São Francisco Xavier, 524 1º andar – sala 1006 – bloco A

Retificação de dados impressos no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) 29.11.2013 até as 19h00 até as 9h00 www.cepuerj.uerj.br Concursos em Andamento

Link Pós-graduação em Gestão Saúde da Família – 2014

Opção Cartão de Confirmação de Inscrição Horário:

Na sala de realização de prova, através do preenchimento da Ata de sala.

PROVA ESCRITA DATA HORÁRIO LOCAL

Aplicação da prova 07.12.2013 09h00-12h00 Local a ser definido no CCI

Divulgação do resultado da prova

escrita 12.12.2013 08h00-09h00 10h00-17h00 (dias úteis) www.cepuerj.uerj.br Concursos em Andamento

Link Pós-graduação em Gestão Saúde da Família – 2014

UERJ (Campus Maracanã) Rua São Francisco Xavier, 524 1º andar – sala 1006 – bloco A Recurso para revisão do erro

material 12.12.2013 09h00-17h00

UERJ (Campus Maracanã) Rua São Francisco Xavier, 524 1º andar – sala 1006 – bloco A

Resultado do recurso 13.12.2013 13h00-15h00

UERJ (Campus Maracanã) Rua São Francisco Xavier, 524 1º andar – sala 1006 – bloco A

Divulgação do resultado final 18.12.2013

a partir das 12 horas

12h00-17h00

www.cepuerj.uerj.br Concursos em Andamento

Link Pós-graduação em Gestão Saúde da Família – 2014

(8)

ANEXO II – Calendário de Matrícula

MATRÍCULA PERÍODO HORÁRIO LOCAL

Período de Matrícula

06.01.2014 a

17.01 2014 08h00-15h00

Secretaria da Coordenação de Ensino de Pós-Graduação Sala 701

Faculdade de Enfermagem UERJ Edifício Paulo de Carvalho

Boulevard 28 de Setembro, 157 / 7º andar - Vila Isabel

Divulgação dos candidatos reclassificados

20.01.2014 a

24.012014 08h00-15h00

Secretaria da Coordenação de Ensino de Pós-Graduação Sala 701

Faculdade de Enfermagem UERJ Edifício Paulo de Carvalho

Boulevard 28 de Setembro, 157 / 7º andar - Vila Isabel

Matrícula dos candidatos reclassificados

27.01.2014 a

31.01.2014 08h00-15h00

Secretaria da Coordenação de Ensino de Pós-Graduação Sala 701

Faculdade de Enfermagem UERJ Edifício Paulo de Carvalho

Boulevard 28 de Setembro, 157 / 7º andar - Vila Isabel Horário: 08 às 15h

CURSO MÊS/ANO DIA DA SEMANA HORÁRIO LOCAL

Período de realização do curso

Março – 2014 a Maio - 2015

Sábado 08h00-17h00

Faculdade de Enfermagem UERJ Edifício Paulo de Carvalho

(9)

ANEXO III - Programa do curso e Referências recomendadas

PROGRAMA DO CURSO

1. A organização e a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde: conformação das políticas de saúde e o processo de reforma setorial no Brasil.

2. A Atenção Básica à Saúde e a Estratégia de Saúde da Família: a evolução, as tendências dos modelos assistenciais e os desafios do Programa de Saúde da Família.

REFERÊNCIAS RECOMENDADAS

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saude soc., São Paulo, v. 13, n. 3, dez. 2004. Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/ sausoc/v13n3/03.pdf.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigos 196 a 200. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/legislacao/constituicao196200.html.

BRASIL. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação Inter federativa, e dá outras providências. Brasília: MS, 201. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 29, de 13 de setembro de 2000. Altera os arts. 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituição Federal e acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde. Brasília: MS, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/constituição/ Emendas/Emc/emc29.htm.

BRASIL. Lei 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: MS, 1990. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf.

BRASIL. Lei 8142/90. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e outras providências. Brasília: MS, 1990. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/ pdf/Lei8142.pdf.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Saúde da Família: Cadernos I: A Implantação de Saúde da Família. Brasília: MS, 2000. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ publicacoes/caderno_atencao_basica_n1_p1.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Entendendo o SUS. Brasília: MS, 2007. Disponível em: http://10.1.1.168/portal/arquivos/pdf/cartilha_ entendendo_o_sus_2007. pdf.

(10)

Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/ pdf/05_0007_M.pdf.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia Prático do Programa Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/guia_psf1.pdf

BRASIL. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília: MS, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt248821102011.html.

BRASIL. BRASIL. Portaria nº 399/GM de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS e aprova as diretrizes operacionais do referido pacto. Brasília: MS, 2006. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2006/GM/GM-399.htm.

ESCOREL, S. et al. O Programa de Saúde da Família e a construção de um novo modelo para a atenção básica no Brasil. Revista Panamericana de Salud Pública, 2007; 21 (3): 164-76. Disponível em: http://journal.paho.org/uploads/ 1178726618.pdf.

(11)

ANEXO IV -

Curriculum Vitae

MODELO DE CURRICULUM VITAE

QUALIFICAÇÃO ACADEMICA (3,0) Pontuação

por item

Curso de especialização em outra área do conhecimento 1,00

Cursos de atualização na área Gestão em Saúde da Família 1,50

Cursos de extensão diversos (até dois) 0,50

Sub-total EXPERIENCIA PROFISSIONAL ASSISTENCIAL (3,0)

Experiência como Gestor na Estratégia Saúde da Família 1,50

Experiência na Estratégia Saúde da Família 1,00

Experiência na Atenção Primária à Saúde 0,50

Sub-total EXPERIENCIA NO ENSINO (2,0)

Experiência no ensino médio 0,25

Experiência como contrato provisório-UERJ 0,50

Experiência em outra universidade 0,50

Experiência em treinamentos na Estratégia Saúde da Família 0,75

Sub-total PRODUÇÃO CIENTIFICA (2,0)

Apresentações de trabalhos em congressos (até dois) 0,40

Palestrante em eventos científicos (até dois) 0,40

Organização de eventos profissionais (até dois) 0,20

Referências

Documentos relacionados

Não será permitida a entrada no local da realização da prova, após o início da mesma, neste caso, o candidato será considerado eliminado do processo seletivo para

Não será permitida a entrada no local da realização da prova, após o início da mesma, neste caso, o candidato será considerado eliminado do processo seletivo

Não será permitida a entrada no local da realização da prova, após o início da mesma, neste caso, o candidato será considerado eliminado do processo seletivo

Houve redução de eosinófilos no esfregaço nasal dos pacientes que fizeram o tratamento com a solução de cromoglicato dissódico e não houve praticamente nenhuma

Normolax é indicado para o tratamento sintomático da constipação intestinal; também é indicada para a prevenção e tratamento de encefalopatia hepática, tanto no pré-coma quanto

Em relação ao N acumulado na MSPA (N ac) do feijão-caupi (Quadro 2), a coinoculação Bradyrhizobium e Paenibacillus brasilensis (24) não apresentou diferença significativa (p

Assim, o objetivo deste estudo está em analisar a força vertical, a taxa de aplicação de força e o índice de simetria absoluto dos membros inferiores em movimentos executados sobre

temperatura aumenta a força do contato entre duas superfícies aumenta Em um determinado ponto, contudo a força desse contato começa a diminuir em função de propriedades térmicas