• Nenhum resultado encontrado

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais1

Conceito de Tecnologia Social aplicada a Municípios Sustentáveis: "Compreende técnicas, metodologias e experiências desenvolvidas na

interação entre órgãos públicos, sociedade civil e comunidade e que representem inspirações para soluções de transformação social visando a

sustentabilidade nos municípios" Município: PREFEITURA MUNICIPAL DE CARLINDA

Instituição ou Área responsável (ex: ONG, Secretaria de Agricultura, etc): SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E TURISMO

Pessoa de contato

Nome Completo: IVONETE SALETE JACQUES Telefone: (66) 8424-6551

E-mail: ivoneteflorestal@hotmail.com Dados da experiência:

a) Problema: (Descreva a dificuldade que existia no município e que motivou o desenvolvimento da experiência)

Identificamos a necessidade da implantação de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) nas 5 micro-bacias prioritárias da região, devido ao alto índice de degradação encontrado nas Áreas de Preservação Permanente no nosso município. A população de Carlinda-MT já estava vivenciando em alguns pontos a escassez de água no período da seca, ficando alguns córregos praticamente secos. De acordo com o levantamento realizado durante o diagnóstico da Agenda 21 Local e o Plano Diretor Participativo, ficou evidente que a população e o poder público deveriam tomar iniciativas e trabalhar em parceria para poder recuperar estas nascentes e córregos que estão desaparecendo. No ano de 2010, no período de estiagem, ocorreu racionamento de água no abastecimento urbano, devido o nível de água da captação estar abaixo da bomba, além de relatos de ocorrências de morte de gado na área rural por falta de água. Diante disso o poder público tomou a iniciativa de buscar recurso para recuperar essas áreas degradadas, visando à melhoria na qualidade e quantidade de água principalmente para o abastecimento do perímetro urbano. No mesmo período foi implantado no estado de Mato Grosso o Programa MT legal – CAR - Cadastro Ambiental Rural, onde os

(2)

proprietários de imóveis rurais deveriam realizar o licenciamento ambiental de suas propriedades, bem como a recuperação das Áreas de Preservação Permanente Degradadas, assinando o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta. Com isso, optamos em realizar as ações de implantação do PRAD nas áreas mais degradadas do município e na micro-bacia que está inserida a captação de água.

b) Objetivos: (Relacione os objetivos geral e específicos)

O projeto “Nascentes do Buriti”, recebe apoio do Fundo Amazônia e tem como foco, especialmente, a recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas (APPDs) de cinco sub-bacias localizadas no entorno da sede do município, das quais a mais importante é aquela que contém a fonte de captação de água para sua sede urbana. As outras quatro sub-bacias foram escolhidas por serem as mais degradadas, segundo o diagnóstico realizado pela Agenda 21 Local. Em seu conjunto, essas cinco sub-bacias abrangem aproximadamente 444 propriedades rurais, o que equivale a 25% do total das 1.800 propriedades rurais que se estima que existam no território do município. A área total das cinco sub-bacias é de 2.668 hectares, dos quais 1.722 hectares são de APPs degradadas, que serão recuperadas nesse projeto, e os 946 hectares restantes de APPs conservadas. A Prefeitura de Carlinda aumentou a capacidade de produção de mudas Viveiro Municipal, localizado em terreno de sua propriedade, mediante a compra de diversos equipamentos e a contratação de dois viveiristas que atuarão no projeto durante sua realização. Atualmente o Viveiro Municipal produz aproximadamente trezentas mil mudas anualmente. Além disso, o projeto busca o fortalecimento da gestão ambiental municipal, por meio da estruturação física da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT).

(3)

viveiristas, bem como a aquisição dos materiais permanentes e insumos foi realizada através de Processo Licitatório na Modalidade PREGÃO PRESENCIAL. Foram contratados dois viveiristas, e três técnicos para prestar assistência técnica ao produtor, realizando as reuniões, cadastramento das propriedades, visita nas propriedades localizadas nas cinco micro-bacias para identificar o proprietário da área, reuniões nas comunidades selecionadas, e na Secretaria outra equipe ficou responsável para cadastrar os produtores que aderiram voluntariamente ao projeto, recebendo a documentação necessária para a adesão ao projeto e entregando os materiais que cada proprietário tinha direito conforme sua área a recuperar de acordo com o CAR - Cadastro Ambiental Rural, devidamente protocolado na SEMA. Durante o período de produção de mudas os técnicos auxiliam as etapas de produção de mudas, em sistema de mutirão para preenchimento dos tubetes com substrato e em seqüência semeadura direta das sementes nos tubetes. Terminado este período foi realizado o cadastramento dos chacareiros que fazem parte do perímetro urbano, localizados na área degradada pertencente ao Córrego Buriti que abastece a cidade. No período de chuva que compreende os meses de novembro a março, inicia-se o plantio das mudas a campo. Os produtores recebem 550 (quinhentos e cinqüenta) mudas por hectare de APPD, (de acordo com as informações do CAR). Os produtores cadastrados no projeto receberam um rolo de arame de mil metros e três dúzias de torete de teca tratados com CCA por hectare de APPD. Considerando que para isolar uma área de um hectare de APPD o produtor necessita de aproximadamente 1,5 rolos de arame (1.500 metros) e seis dúzias de toretes de madeira tratada, o projeto entregou 50% do material necessário para isolar cada hectare degradado. O restante do material foi contrapartida do produtor. Para as 444 propriedades cadastradas no projeto foram entregues 1.722 rolos de arame e 2.637 dúzias de toretes de teca. Os produtores receberam arame e madeira de acordo com a APPD do CAR, ex: para APPD equivalente a 5 hectares, o produtor recebeu 5 rolos de arame e 15 dúzias de madeira.

d) Resultados alcançados: (Relacione os resultados quantitativos e qualitativos alcançados).

Ação: Monitoramento Ambiental: O projeto conta com a Prestação de Serviço de

(4)

Microbacias, prioritárias para intervenção estamos com o percentual de 50% de execução. Nesse percentual consideramos a condução da regeneração natural como método auxiliar para recuperação das APPDs. Nas vistorias “in loco” verificou-se que as áreas isoladas apresentam germinação de sementes e desenvolvimento de mudas de espécies nativas, isso ocorreu naturalmente após o isolamento das áreas degradadas, visto que, a retirada dos fatores de degradação (gado) possibilita a germinação de espécies

(5)
(6)

mudas, semeadura direta de espécies pioneiras, quebra de dormência de sementes, semeadura de leguminosas, espaçamento entre mudas e sementes, condução da regeneração natural, controle de plantas daninhas, eliminação da pastagem nas linhas de plantio com aplicação de herbicida e controle de formigas. Além disso, os produtores poderão visualizar o desenvolvimento das mudas no campo durante um período de dezoito meses após o plantio. Em todas as oficinas o produtor rural receberá orientações sobre a importância da recuperação das APPDs, legislação ambiental vigente e a necessidade do cumprimento do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado perante a SEMA.

e) Locais específico (comunidade, assentamento, etc.)

Ao delimitarmos a área das cinco micro-bacias, estimávamos cadastrar no projeto aproximadamente 450 famílias. Após as visitas nas propriedades e cadastramento dos produtores, foram cadastradas 444 propriedades, sendo 381 propriedades rurais e 63 chácaras.

Ano de implementação:

Data da aprovação do Projeto – 02/08/2011 Data da contratação – 06/09/2011

f) Parcerias envolvidas: (Para cada parceiros escreva o nome, tipo de instituição e qual o papel ou tipo de envolvimento na experiência).

ICV – Instituto Centro de Vida – Elaboração de mapas das 5 micro bacias prioritárias para recuperação no município.

EMBRAPA – Sinop/MT, assistência técnica na implantação do PRAD.

g) Recursos externos (Descrever se houve apoio financeiro e qual a fonte) Apoio do Fundo Amazônia/BNDES R$ 1.870.581,50.

h) Políticas públicas relacionadas (alguma lei motivou ou facilitou a experiência)

Programa MT Legal – CAR – Cadastro Ambiental Rural.

i) Divulgação: (Descreva se existe alguma forma de divulgação da experiência: cartaz, folders, cartilhas, vídeos e a forma de disponibilização deles).

(7)

j) Replicação: (Descreva se tiver conhecimento que sua experiência já foi replicada ou serviu de inspiração por outro local/município ou se já recebeu intercâmbio ou visita de instituições de outros locais para aprender sobre a experiência.)

k) Depoimento livre (Escreva informações relevantes que não foram contempladas nas questões anteriores. Pode ainda escrever depoimentos de pessoas envolvidas na experiência.)

“O projeto foi bom porque economizamos de comprar mudas e sementes, arame e madeira para cercar as margens do rio e estamos tendo

assistência técnica no plantio de mudas. O custo para recuperar é muito alto sem esse apoio ficaria difícil – Benedito Antonio Ragonha, Produtor rural 68 anos”

_______________________________________________________

Eixos e Tarefas/Desafios

Fortalecimento da gestão ambiental municipal

* Criar e/ou fortalecer os órgãos municipais de meio ambiente * Criar e/ou fortalecer os conselhos de gestão participativa * Monitorar e combater desmatamentos e queimadas ilegais

* Realizar ações necessárias para a descentralização do licenciamento ambiental

* Implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios * Promover a gestão ambiental em áreas urbanas

Regularização ambiental e fundiária

* Apoio aos produtores na adesão ao Cadastro Ambiental Rural * Recuperação de passivos ambientais de reserva legal e áreas de preservação permanente

* Liderar esforços e buscar estratégias para regularização fundiária

Promoção de cadeias produtivas sustentáveis, com foco na agricultura familiar

* Fomentar a diversidade produtiva local

* Buscar reduzir a dependência de fornecimento externo, principalmente alimentos

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Depois, nos anos 1960-70, quando ele estava no exí- lio, nota-se em sua produção que era como se a economia fosse uma moldura muito estreita para o que ele queria pensar.. Três

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Diante do relato do Professor 1, percebe-se que a escola oferece uma sala de recursos com variedade de matérias pedagógicos, como jogos e livros. Contudo, o espaço e o número de

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

O Documento Orientador de 2013, dispondo sobre as atribuições do (a) professor (a) articulador (a) de projetos, determina que ele (a) deverá estar lotado (a) na unidade escolar,

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que