• Nenhum resultado encontrado

União dos Escoteiros do Brasil Diretoria de Métodos Educativos Equipe Nacional de Gestão de Adultos MÓDULO DO RAMO LOBINHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "União dos Escoteiros do Brasil Diretoria de Métodos Educativos Equipe Nacional de Gestão de Adultos MÓDULO DO RAMO LOBINHO"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

União dos Escoteiros do Brasil

Diretoria de Métodos Educativos

Equipe Nacional de Gestão de Adultos

MÓDULO DO RAMO LOBINHO

Revisão: 2015

(2)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

2

Caros Escotistas,

Esta apostila foi elaborada com a maior transparência dentro de

algumas literaturas da UEB.

A idéia é aproximar o escotista da forma mais fácil de trabalhar com o

Ramo Lobinho. Portanto gostaria que aproveitassem bem o CTRL.

Os nossos Lobinhos e Lobinhas necessitam do nosso empenho para

passar com tranqüilidade nossos conhecimentos e transparência naquilo

que é proposto pela UEB.

“A linguagem familiar, a seqüência dos temas e a flexibilidade das

propostas, contribuem, adicionalmente, para que uma pessoa bem

intencionada e jovem de espírito, com uma atitude educativa básica,

mesmo que nunca tenha sido um escotista, possa encarar a tarefa de

colaborar com os escotistas de uma alcateia. E isso trará mais cedo ou

mais tarde a boa notícia de mais e melhores escotistas.” (pag. 04

Manual Escotista Ramo Lobinho)

ELABORADA POR: SONIA GENDOR E PATRÍCIA TRANT

CURSANTE: ______________________________________________________ DIRETOR DO CURSO:

________________________________________________________________ DATA DO CURSO:_____/_____/_____REGISTRO UEB:_____________________ LOCAL DO CURSO:__________________________________________________

(3)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

3

Sumário

Capítulo 1 - Baden-Powell e o Fundo de Cena do Lobismo ... 4

Ambiente Motivador - Fundo de Cena- Fantasia ... 5

O Livro da Jangal é uma Fábula ... 5

Fundo de Cena do Ramo Lobinho ... 6

Nomenclatura e Símbolos do Ramo Lobinho ... 6

Estrutura da Alcatéia ... 6

Vestuários e Distintivos ... 6

Reunião de Seção ... 12

Como devem ser as reuniões... 13

Esquema de uma Reunião Normal de Alcatéia ... 13

Regras Importantes para as Reuniões de Seção ... 14

- Variedade ... 14

- Unidade ... 14

- Ritmo ... 14

- Aprendizagem ... 15

- Duração ... 15

Elementos de uma Reunião ... 15

- JOGOS ... 15

- CANÇÕES ... 16

- DANÇAS ... 16

- DRAMATIZAÇÃO ... 16

- HISTÓRIA ... 16

- TRABALHOS MANUAIS ... 16

Avaliação de uma Reunião de Seção ... 17

Vivência de Reunião de Escotistas ... 17

Totem ... 19

O Caminho da Jângal ... 25

Os Objetivos Educativos do Movimento Escoteiro e as Competências ... 34

O Escotista do Ramo Lobinho ... 34

LITERATURAS ... 35

Anexo 1 – Objetivos Ramo Lobinho ... 36

Anexo 2 – Modelo de Programação ... 38

Anexo 3 – Modelo de Avaliação de uma Reunião ... 39

(4)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

4

Capítulo 1 - Baden-Powell e o Fundo de Cena do Lobismo

O fundo de cena que oferecemos às crianças e que anima o Ramo Lobinho está associado à obra de Rudyard Kipling, "O LIVRO DA SELVA", resumido em MOWGLI, O MENINO LOBO, UM DOS BEST SELLER DO COMEÇO DO SÉCULO XX, que Baden-Powell escolheu e utilizou, com a permissão do autor, para animar o Ramo Lobinho, e que se conserva atual, mesmo nos dias de hoje.(Pag. 30 Manual do Escotista Ramo Lobinho) Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como conseqüência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 a 18 anos.

As coisas, no entanto, não eram tão simples assim! Imediatamente levantaram-se agudas e persistentes vozes dos meninos que eram muito pequenos para serem escoteiros, irmãos menores, que não estavam na faixa etária da "diversão" organizada no princípio do século, queriam entrar na brincadeira e não podiam esperar mais.Os

"pequenos" foram tão persistentes, intrometendo-se nas reuniões de Tropa e iniciaram alguns ensaios por volta de 1909.Os primeiros esforços de trabalhar com meninos menores não obtiveram sucesso. A tropa desestruturou-se, os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiram acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.Tomar providências para que o que mais tarde foi chamado "Junior Scouts" (Escoteiros Junior), foi uma tarefa muito árdua para Baden Powell, pois embora ele estivessem receptivo à idéia, teve que tomar precauções para evitar a impressão que seu Movimento estava criando um jardim de infância para escoteiros.

B.P. teve dupla preocupação, conforme explicou em artigo do "HeadquartersGazette", a primeira era de não exaurir as crianças desta idade com atividades que não estavam além de sua capacidade física; e a segunda era evitar o risco de perturbar os rapazes mais velhos, os quais poderiam se sentir humilhados em terem de executar as mesmas atividades que os mais jovens.Para esclarecer as suas idéias, escreveu no final do ano de 1913 as primeiras tentativas de denominar os meninos menores e entre as sugestões do chefe estavam os nomes de: Beavers (castores), Wolf Cubs (lobinhos), Cubs (filhotes), Colts (potros) e Trappers (ajudante de caçador). Em suma B.P. preocupava-se que o novo ramo tivesse suas próprias características, não fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.

Em novembro de 1913, Everett lhe apresentou um projeto intitulado: Regras para escoteiros menores.Sobre este manifesto o Chefe demonstrou seu agradecimento ao reverendo Everett, salientando apenas o uso de uma nomenclatura e a distinção necessária pelo uniforme. Segundo B.P. o nome "Lobinho" ou "Cachorro" seria muito adequado especialmente este último para designar os Pata Tenras.

Com mudanças e emendas, em 1914, o HeadquarterGazette publicou o esquema para

"Lobinho" ou "Jovem Escoteiro" que não era mais que uma forma modificada de adestramento de escoteiros; incluía uma forma de saudação, um emblema em forma de cabeça de lobo, a promessa simples de servir e cumprir o dever e alguns testes simples adaptados à faixa etária. O clima de guerra imprimia um forte sabor patriótico, com muitas manobras, marchas, saudações a Bandeira e cantar o Hino Nacional.A publicação desse esquema foi acompanhada da promessa de B.P. de

(5)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

5

elaborar um Manual próprio para os pequenos o qual abordasse um método com características próprias.A partir de 1920, Gilwell abriu suas portas para os chefes de lobinhos. O centésimo curso foi elaborado em 1949, pois o número de cursos foi acelerando-se desde cedo.Em poucos anos, a presa portada com exclusividade pelos Chefes de Lobinhos foi substituída pelas tradicionais contas, igualmente aos Chefes de Tropa.Manuais de treinamento e guias para lobinhos começaram a ser publicados, como também livros para serem usados pelos próprios lobinhos.A demanda pelo treinamento cresceu mais que a capacidade de Gilwell. Em 1922, o título de Akelá Líder foi inventado, o que autorizava ao seu usuário a tocar os seus próprios cursos na sua cidade, tão rigorosamente nos moldes de Gilwell quanto possível.

O Livro da Jungle foi publicado pela primeira vez em 1904, BP solicitou autorização a Kipling para utilizar o livro como fundo de cena para o Ramo, e foi prontamente atendido. Isso em 1906, a Publicação oficial do Guia do Lobinho ocorreu em 2/12/1926 embora alguns livros considerem 1923 como ano de criação do Ramo Lobinho, Por BP foi considerado em 1906.

Kipling foi autor original do Hino dos Escoteiros e pai de Escoteiro.

Ambiente Motivador - Fundo de Cena-Fantasia

As crianças que estão na faixa etária do Ramo Lobinho podem acreditar em tudo e jogam com a imaginação, dos contos infantis, da televisão, de sua vida diária. Mas o pensamento mágico dos anos anteriores se faz pouco a pouco menos presente e, assim embora continuem representando personagens em suas brincadeiras, as crianças sabem que não o são e que tudo não passa de um jogo. Envolvemos a criança com a fantasia, mas com a distinção da realidade.

O Livro da Jangal é uma Fábula

Não se trata de substituir a realidade pela ficção mas de colocar ao alcance das crianças por meio de símbolos e imagens,um modelo de sociedade e diferentes formas de comportamento de um modo mais compreensível.

A história do Povo Livre apresenta uma grande quantidade de valores e modelos a imitar ou a descartar.

A simbologia nos mostra, o contraste entre dois povos com estilos de vidas ou formas de agir muito diferentes, simbolizando atitudes com que nos defrontamos continuamente na vida e diante das quais devemos optar.

Cada história que se vive ou que se escuta na Alcatéia, representa um novo ensinamento.

(6)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

6

Nestas histórias, os personagens mostram atitudes e valores que são possíveis de identificarmos na vida cotidiana, e assim, a criança vai ligando personagens às pessoas que convive/conhece.

A evocação constante exige que você se familiarize com esses personagens. E isso só se consegue lendo várias vezes O LIVRO DA JÂNGAL, de maneira a poder identificar aqueles de talhesque devem ser destacados, e aplicados como valores positivos ou modelos de conduta que serão propostos às crianças.

Fundo de Cena do Ramo Lobinho

O fundo de cena do Ramo Lobinho em conjunto com o Método Escoteiro cria uma atração irresistível às crianças e não menospreza sua capacidade para perceber onde termina a fantasia e onde começa a realidade.

Nomenclatura e Símbolos do Ramo Lobinho

Existem uma série de nomes e símbolos dentro da história do Povo Livre que são utilizadas constantemente na alcatéia e precisam ser do conhecimento dos escotistas para que possam repassar as crianças.

(Ex: Alcateia, Matilhas, Lobinhos e Lobinhas, Saudação, Lei do Lobinho, Gruta, Roca do Conselho, Bastão Tótem, Flor Vermelha, Povo Miúdo, Nomes do Personagens, etc). Vamos estudá-los a seguir.

Estrutura da Alcatéia

Organizada em Alcatéia, Matilhas, Roca de Conselho,Escotistas.

Vestuários e Distintivos

O Lobinho e a lobinha usam um vestuário que os identifica e que foi desenhado para permitir realizar atividades com comodidade, bem como para evitar que a roupa seja motivos de diferença entre eles. Há diferentes versões e suas descrições encontram-se no P.O.R.

O boné é opcional no traje, mas seu uso é importante para proteger os lobinhos do sol e do sereno, além de ter o distintivo do Lobo (azul) Regra 047-I do POR.

O vestuário escoteiro permite alem disso, a exposição de alguns símbolos, tais como, os distintivos de identificação do grupo, região, progressão e especialidades.

O lenço é uma peça fundamental no vestuário pois, permite a identificação dos escoteiros em toda a parte do mundo desde a criação do Movimento Escoteiro.

(7)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

7

Ele é usado enrolado e preso por meio de um anel de couro ao redor do pescoço.

Temos os distintivos que identificam o Grupo Escoteiro e que está vinculada a uma organização de alcance nacional,parte de uma fraternidade mundial. São Eles:

- Numeral do G.E

- Listel da Região Escoteira

- O Distintivo do País

- Boureau Mundial

- Distintivo Anual

(8)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

8

- Distintivo de Promessa; O distintivo de Promessa é usado por todos os lobinhos e lobinhas do mundo que se dispuseram a fazer sempre seu melhor possível, que amarão a Deus e ao seu país e que seguirão a Lei do Lobinho.

Distintivo de Matilha; O distintivo de Matilha, é um pequeno triangulo de cor

correspondente a uma das pelagens de Lobo- Branco, Vermelho, Preto,Cinza, Marrom, Amarelo, ou castanho – cor esta que damos como nomes às Matilhas.

-Para a organização das crianças e melhor funcionamento da alcatéia, ela é dividida em pequenos grupos denominados MATILHAS, cada uma delas composta por seis Lobinhos e Lobinhas.

Geralmente, as Matilhas são designadas com as cores primárias, que são: Matilha Preta, Matilha Cinza, Matilha Branca e Matilha Vermelha; e temos ainda as cores secundárias que são: Matilha Marrom e Matilha Amarela.

As Matilhas podem ser mistas ou não. Uma matilha não existe de verdade se seus membros não convivem bem. Por isso, recomenda-se que antes de decidir qual matilha uma criança vai pertencer, sejam promovidos muitos jogos em grupos diferentes para que a criança encontre seus parceiros com maior afinidade.

Caso sejam necessárias mudanças de matilhas que elas sejam realizadas: - Em concordância com a criança;

- E no final de um Ciclo de Programa.

O fator mais importante é o desejo das crianças, e a melhor decisão sobre o assunto será aquela que for adotada pelos próprios lobinhos e lobinhas com a ajuda objetiva e imparcial dos escotistas.

- Os Distintivos de Progressão; Os Distintivos de Progressão, que se sucedem uns aos outros, e identificam a etapa da progressão que se inicia e é entregue no final de um ciclo de programa.

O reconhecimento do mérito pessoal pelo alcance das competências, por meio dos distintivos de progressão é motivo de orgulho e os lobinhos ficam felizes em exibi-los em seu vestuário.

Para os demais distintivos, eles reconhecem o mérito das conquistas realizadas durante o ciclo.

(9)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

9

Os distintivos de especialidade, da Insígnia Mundial de Meio Ambiente, estrelas de atividades, dentre outros, devem ser entregues ao lobinho imediatamente após a sua conquista e não ao final do Ciclo de Programa.

- Distintivos de Especialidades; Os Distintivos de Especialidades e da Insígnia Mundial de Meio Ambiente, Insígnia do Cone Sul, Insígnia da Boa Ação, Insígnia da Lusofonia, que dão testemunho das habilidades específicas de cada um.

- Existem outros distintivos usados no Ramo Lobinho: o distintivo de Ramo (usado no boné), o de Primo, o de Segundo, as Estrelas de Atividades...

(10)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

10

Distintivos de Especialidades

Grande Uivo

O Grande Uivo é o grito da alcatéia, expresso em cerimônia, realizada na abertura e no encerramento das atividades da Alcatéia, O Grande Uivo tem triplo significado: Manifestar a alegria de pertencer a alcatéia; Saudar o Akelá e demais velhos lobos e que a alcatéia está preparada para seguir seu comando; Reafirmar a disposição em fazer seu Melhor Possível. Todos podem fazer o grande uivo, independente de terem promessa ou não, inclusive sem o uniforme. O grande uivo é conduzido por Akelá, mas em sua ausência um de seus assistentes deve representá-los. A escolha da criança deve ser feita com antecedência para os assistentes posicionem-se corretamente. Deve haver revezamento das crianças escolhidas para dar oportunidade a todas. Se o totem da Alcatéia estiver presente no Grande Uivo (como por exemplo, na cerimônia de Passagem) ele deve ficar com um dos assistentes fora do círculo. - A cerimônia começa com a alcatéia em circulo de parada, Akelá no centro e os assistentes fora da roda e atrás de Akelá (para cuidarem dos lobinhos que Akelá não está vendo). Os assistentes permanecem todo o tempo ali em posição de firme.

- Lobinho escolhido - Akelá

- Assistentes

(11)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

11

- Akelá escolhe um dos lobinhos e fica de frente para ele, olhando-o diretamente para que ele tenha certeza de que será o responsável por conclamar os demais lobinhos a fazer o seu Melhor Possível. A cada cerimônia um dos lobinhos é escolhido para esta honra.

- Akelá levanta os dois braços lateralmente na altura dos ombros com as mãos espalmadas para baixo. Os lobinhos estão em posição de firme. Quando Akelá abaixa os braços ao longo do corpo (sinal para começar), todos os lobinhos abaixam-se e ficam de cócoras, com os joelhos afastados e com os dedos indicadores e médios juntos, tocando o chão entre os pés.

- No momento em que os dedos encontram-se ao solo, todos falam (uivam) juntos e ritimadamente.

"A-ke-lá, fa-re-mos-o-me-lhor"

- Em seguida os lobinhos saltam no lugar “como uma mola” e ficam de pé, colocando as duas mãos ao lado da cabeça como estavam anteriormente. Dessa forma, os dedos juntos apontados para cima lembram as orelhas do lobo.

- O lobinho escolhido por Akelá pergunta para alcatéia, olhando para as quatro matilhas: ( significando: vocês, lobinhos de todas as matilhas farão o Melhor Possível?)

"Melhor, melhor, melhor, melhor?"

- Os lobinhos abaixam o braço esquerdo e com a mão direita fazem a saudação do lobinho (dedos abertos) e respondem:

"SIIIIIIIIIM, Melhor, melhor, melhor, melhor!"

(12)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

12

-

Akelá, que permanecia em posição de firme, agora faz a saudação do lobinho junto com eles. Os lobinhos abaixam o braço direito e ficam em posição de firme, enquanto Akelá sai da roda e, colocando-se no círculo como eles, agradece (se for no inicio da reunião) ou deseja uma boa caçada para todos (se for no final da atividade). Assim termina a cerimônia do Grande Uivo.

Caça Livre

No encerramento da atividade e somente nela, após o Grande Uivo, representando o final da caçada, Akelá( ou quem o representa) dá o Caça Livre. Significa que a partir daquele momento os lobinhos irão caçar por sua própria conta, sem a tutela de Akelá. Reafirmar que eles irão continuar a fazer o seu MELHOR POSSÍVEL.

- O Caça Livre tem os seguintes significados:

- Que a partir daquele momento os lobinhos irão caçar por sua própria conta, sem a tutela de Akelá.

- Reafirmar que eles irão continuar a fazer o seu MELHOR POSSÍVEL.

- Como é feito o caça livre

- A Alcatéia está formada num circulo de parada com Akelá fazendo parte dele. Os assistentes estão atrás de Akelá por fora do círculo.

- Akelá anuncia em tom alto e firme “CAÇA LIVRE”

- Os lobinhos viram para a direita, dão um passo para fora do círculo, mantendo o pé esquerdo dentro do círculo, e com a saudação do lobinho respondem todos juntos em tom alto e ritmado “MELHOR POSSÍVEL”. Depois saem, desmanchando o círculo.

Reunião de Seção

As reuniões semanais é onde no Movimento Escoteiro, crianças e jovens aprendem fazendo. As reuniões semanais possuem conteúdos diversos, que utilizam desde as habilidades escoteiras até temas dos mais variados dependendo do interesse e necessidade da seção.

(13)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

13

Como devem ser as reuniões

Atendem ao Ciclo de Programa; onde é definida a ênfase, que também é utilizada nas reuniões semanais.

São indicadas para trabalhar todas as áreas de desenvolvimento.

Deve ser realizada por toda equipe de escotistas, com antecedência de pelo menos uma semana; antes de realizar a programação em si, é preciso definir os objetivos da reunião, como por exemplo: fortalecer laços de amizades, propiciar a socialização, estimular práticas de boa ação, etc.

Trabalha sempre com um fundo de cena; Utilização de dados da jângal.

É através dela que geramos experiências pessoais para o jovem e permite que faça o acompanhamento da progressão pessoal dos lobinhos, e assim ela remete à conduta desejável prevista nos objetivos educacionais de cada ramo.

Como preencher uma ficha de programação de Reunião Semanal (exemplo: Anexo 1)

Esquema de uma Reunião Normal de Alcatéia

ABERTURA (10 min.)

Hasteamento da Bandeira, Oração, Grande Uivo.

(Pode ter cerimônia de Investidura, de entrega de distintivos ou de Promessa). JOGO QUEBRA GELO (10 min.)

Seu objetivo principal é acolher e integrar as crianças ao grupo. Para isso não pode ser jogo de competição

nem de exclusão. Pode ser também uma canção com movimentos ou dança. JOGO ATIVO (15 min.)

Para desenvolver habilidades, destrezas, trabalho em equipe. Pode ser de competição, revezamento,

cooperação, estratégia, etc.

TEMAS ESCOTEIROS(15 a 20 min., podendo ser desmembrados em dois momentos)

Lobismo, Lei, Mística, Técnicas (nós, montagem de barracas,...), Hasteamento da Bandeira, História do

Escotismo, Fraternidade Mundial, Estrutura e história do Grupo Escoteiro, etc. CANÇÃO (5 a 10 min.)

Promove a alegria e fortalece o espírito de equipe. Pode visar o desenvolvimento de habilidades motoras, a

aprendizagem de algum tema, a sensibilização, ensino da mística, etc... HISTÓRIA ou DRAMATIZAÇÃO ou TRABALHO MANUAL (15 a 20 min.)

(14)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

14

O emprego do "ou" significa que não se devem colocar todos esses recursos numa única reunião.

JOGO TÉCNICO (15 min.)

Objetiva a fixação e/ou avaliação dos conhecimentos adquiridos. Pode ser de desempenho individual ou de

equipe.

JOGO ATIVO ou de APRIMORAMENTO DOS SENTIDOS (15 min.) Jogo alegre, agitado ou de observação (KIM).

JOGO CALMO (15 min.)

Aqui entram os jogos de raciocínio, de memória, de organização, de criação, etc. CANÇÃO COM MOVIMENTOS ou DANÇA (10 min.)

Nada melhor do que terminar uma reunião com alegria e alto astral. ENCERRAMENTO (10 min.)

Inspeção, Oração, Arriamento da Bandeira, Grande Uivo, Avisos e Caça Livre. (Pode ter cerimônia de Investidura, de entrega de Distintivos ou de Promessa). Notas:

1. A reunião pode ter um tema. Nela, todos os elementos devem ser relacionados com o tema.

2. A duração das reuniões é variável, podendo ir de 90 a 180 min.

3. A ordem dos elementos também pode variar, porém após a abertura sempre vem o Quebra-gelo e é preciso

cuidar para que o ritmo alterne entre o agitado, o moderado e o calmo. 4. Todas as reuniões de Alcatéia terminam com o "Caça Livre".

Regras Importantes para as Reuniões de Seção

- Variedade

Devemos variar os elementos para que as reuniões não fiquem todas iguais e, portanto, previsíveis. O fator surpresa encanta os jovens e estimula o desejo de

voltar na reunião seguinte.Então se numa reunião teve história, na próxima pode ter dramatização, na outra trabalhos manuais. Os jogos não devem ser repetidos muitas vezes, mesmo se ele for o preferido dos jovens. Pode-se variar bastante o tipo de jogo: competição ou cooperação, em conjunto ou por equipes, intelectuais, de observação ou de destrezas físicas, em ambiente fechado ou ao ar livre,amplos ou restritos, parados ou agitados, de revezamento ou de equipes inteiras, ... A variedade também implica em explorar diferentes materiais (bola,corda, bastão, etc.) e em trabalhar com todas as áreas de desenvolvimento. Apesar da importância da

variedade, quase todas as reuniões começam e terminam com a cerimônia da Bandeira, para que não percam a feição de reunião escoteira.

- Unidade

Ainda que com uma grande variedade dos elementos, é preciso que haja unidade no conjunto da reunião. Se ela tiver um tema determinado, todos os elementos devem contemplar esse tema em seus vários aspectos.Então, ele é o fator de unidade. Se não tiver um tema,os elementos da reunião devem ser encadeados para

que se complementem e dêem a unidade ao conjunto.

- Ritmo

Em toda reunião deve ser sentido um ritmo que acompanhe a necessidade da faixa etária. Nas reuniões de Alcatéia o ritmo é agitado, pois as crianças têm bastante energia e gostam de atividades alegres, divertidas e ativas. O que eles menos querem

(15)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

15

é uma atividade onde tenham que ficar parados, ouvindo o chefe, ou seja, com "cara de escola".Ainda assim, é preciso dosar a atividade. Após um jogo ativo, coloque um elemento calmo (história, trabalho manual, jogo de inteligência) ou uma atividade moderada antes de colocar uma canção e vice-versa.

Balancear a reunião é fundamental.

- Aprendizagem

Quando queremos que as crianças aprendam algo na reunião, é bom promover três momentos distintos: um para ensinar, outro para fixar o aprendizado e mais um para avaliar.

- Duração

Uma reunião de lobinhos não deve ser curta demais senão não marca nem alcança seus objetivos, nem longa demais para não se tornar estafante para as

crianças e desgastante para a chefia. A duração ideal é de 2 horas a 2 horas e meia. É preciso também observar o tempo máximo de concentração da criança, que em geral é de 15minutos. Atividades mais longas correm o risco de dispersar a atenção das crianças.

Elementos de uma Reunião

Em seguida escolhem-se os elementos (jogos, histórias,canções, trabalhos manuais, dramatizações, danças,técnicas escoteiras, cerimônias, acompanhamento da

progressão pessoal, pequenas reflexões, etc) por meio dos quais seja possível alcançar os objetivos da reunião.

- JOGOS

O Movimento Escoteiro, quando foi idealizado pelo seu fundador, Baden Powell, utilizou-se sempre do efeito"mágico dos Jogos".

Os jogos são meios pelos quais os fins educacionais do Movimento são atingidos. Esta vontade natural de competir, tão comum nos jovens, os acompanham desde a infância,dotando-os de espírito de tolerância, da vontade de progredir, do respeito pelas regras e respeito pelos companheiros.

Características dos Jogos Escoteiros

Ação - O Escotismo é a educação pela ação. Sugere atividades atraentes onde se aprende a partir das experiências realizadas. Existe sempre um toque de

surpresa e emoção.

Imaginação - Cada ramo é motivado por um apelo próprio a faixa etária: a fantasia dos Lobinhos; a aventura dos Escoteiros e Escoteiras; o desafio dos Seniores e Guias. Socialização - Os jovens aprendem a viver em pequenos grupos sociais; são Matilhas, Patrulhas e Grupos de interesse.

Funções - Assumem e desempenham funções de liderança.

Regras - A Lei do Lobinho está presente em todas as atividades do Movimento Escoteiro e nelas os jovens aprendem lições para suas vidas.

Aplicação dos jogos

A execução dos jogos divide-se em quatro fases distintas, a saber: a escolha, a preparação, a condução e a avaliação. Como escolher um Jogo - Na escolha do

(16)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

16

jogo os cuidados na escolha devem-se levar em conta o interesse dos participantes. O objetivo educacional que pretendemos atingir. Deve-se estabelecer regras

simples e de fácil compreensão. A preparação do Jogo

O escotista responsável deve conhecer bem o Jogo (testando anteriormente), suas regras, o local e o material a ser utilizado.

Como conduzir um Jogo

Para a boa condução do jogo deve-se explicar com clareza as regras e exigir o seu cumprimento,interrompendo imediatamente em face de qualquer irregularidade, falta ou infração. A alegria, o riso, o entusiasmo, o barulho não são incompatíveis com a obediência às regras do jogo.

Como avaliar um Jogo

Para termos certeza de que o jogo foi aplicado de forma correta e se a escolha foi a mais adequada, é necessário que façamos uma avaliação dos resultados da aplicação. Deve-se verificar se os objetivos foram alcançados,registrar os pontos fortes e pontos fracos para servir de subsidio para a execução deste mesmo jogo numa outra

ocasião. Ganhar ou perder com alegria faz parte do jogo e isso é um aprendizado para sua vida.

- CANÇÕES

O Movimento Escoteiro utiliza-se deste recurso em quase todas as atividades, pois além de desenvolver a musicalidade nas crianças,permite trabalhar a alegria, animação, socialização,confraternização, criatividade,etc.

- DANÇAS

As danças desenvolvem o senso rítmico, a musicalidade e a coordenação motora. Propiciam também o entrosamento do grupo, a atenção, a disciplina, memória,

a observação, desinibição... de forma divertida e com entusiasmo.

- DRAMATIZAÇÃO

A dramatização propicia a vivência social (vida em equipe), desenvolve a expressão oral, corporal, facial,senso crítico, criatividade, imaginação, concentração e outros... além de ser uma excelente ferramenta de instrução.

- HISTÓRIA

A história é um dos recursos didáticos que recorremos,pois permitem de forma prazerosa, entrar no mundo do encantamento das crianças.

São ferramentas educacionais que utilizamos para o desenvolvimento do caráter, raciocínio, imaginação,criatividade e senso crítico.Podemos recorrer a diferentes fontes: histórias da Jângal, contos infantis, fábulas, lendas, passagens

bíblicas, fatos históricos, fatos do cotidiano, casos engraçados....

- TRABALHOS MANUAIS

Através dos Trabalhos Manuais, podemos desenvolver o caráter porque as crianças constroem e vencem desafios, ampliando a imaginação, a criatividade,habilidades, controlando tensões, aumentando a concentração, a auto-estima, a paciência...

(17)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

17

Baden Powell observou que crianças destruidoras,impacientes, travessas e descuidadas, conseguiam através dos Trabalhos Manuais desenvolver o interesse ou curiosidade por algumas habilidades: artesão, artista, músico, etc.

Avaliação de uma Reunião de Seção

• Reação (envolvimento, comportamentos, interesse,etc)

• Desempenho (nível alcançado, avalia necessidade de mudança de abordagem)

• Aprendizagem (assimilação dos conhecimentos/ habilidade)

• Conduta (incorporação de um determinado conceito comportamental)

Vivência de Reunião de Escotistas

Os escotistas de uma seção escoteira, no caso em espécie da Alcatéia,periodicamente haverão de se reunira fim de estarem analisando "a quantas anda", sob a ótica do programa de jovens e método escoteiro aplicados, o aproveitamento do conteúdo trabalhado junto a seus jovens, a evolução gradativa passível de observação.

Visando a programação das atividades para as próximas reuniões com os Lobinhos, com vistas às necessidades pessoais dos mesmos, bem como com a dedicação na escolha de: dinâmicas, jogos e canções,que melhor se adequarão às necessidades detectadas,as quais deverão ser utilizadas, para propiciar a evolução e o aprendizado almejado.

Preparando tudo para que se desenvolva em clima agradável, de brincadeira, descontração e muita alegria, pois este é o espírito do escotismo.

É nas reuniões periódicas dos escotistas, ocasião em que cada escotista poderá expor acerca do aproveitamento ou dificuldade detectado em face dos lobinhos os quais se encarregou de acompanhar e avaliar, por determinado período de tempo.

A vivência em comum da chefia junto aos Lobos da Alcatéia deverá propiciar a visão do quadro geral da seção, evidenciando as dificuldades e facilidades experimentadas pelas crianças diante das atividades propostas, bem como, o real aproveitamento pessoal de cada uma delas, considerando as cinco áreas de desenvolvimento: físico, afetivo, caráter, espiritual,intelectual e social, enfocadas, o que ensejará a progressão pessoal de cada lobinho propriamente dita.

Lei do Lobinho :

É um símbolo que nos remete a alcatéia de Seeonee, a sociedade dos lobos, que é respeitada na jângal e tem o sentido de pertencer e unir seus integrantes além de obedecerem a lei.

Por isso, todos reconhecem os lobos como o Povo Livre. Sem a Lei,se tornam como os Bandar-Logs, o povo sem lei, escravo do reboliço e da desordem, sempre fazendo barulho para se exibir, mas nunca assumindo um compromisso e nem trabalhando em equipe.

(18)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

18

Bandeira :

Cerimônia de hasteamento e de arriamento da Bandeira Nacional. Para o hasteamento, a bandeira deve ser preparada, amarrando a adriça nas alças ou nos ilhoses da bandeira por meio do nó de escota alceado. No hasteamento os lobinhos tiram os bonés e os deixam ao pé do mastro. Após o hasteamento, eles pegam os bonés, colocam na cabeça e fazem a saudação à Bandeira.

E para arriar, a saudação a bandeira é feita no início da cerimônia, no caso dos lobinhos,com o boné na cabeça (uniforme completo) e depois da saudação, eles tiram o boné para fazerem o arriamento.

Aquele que estiver com a bandeira diz: Bandeira pronta, e o escotista diz: “Alcateia firme”, “saudação à bandeira”, “arrie ou hasteie”.

Circulo de Parada e Círculo de Conselho

(19)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

19

No círculo de Parada, o chefe participa do círculo. No circulo de Conselho, o chefe fica ao centro.

Servem para preparar para o grande uivo, dar avisos aos lobinhos, explicar um jogo.

Totem

Seguindo o costume de alguns povos, as alcatéias adotam um animal simbólico – O Lobo – e o colocam no topo de um totem que representa a união de todos os membros do Povo Livre.

O Bastão Totem – o Totem da Alcatéia contém fitas com o nomes dos lobinhos e nelas são gravadas as suas conquistas.

As fitas, de material e tamanho escolhidos pelas alcatéias, podem ter as cores das matilhas ou serem amarelas, que é a cor do Ramo Lobinho. Cada alcatéia decora o seu totem à sua maneira, podendo gravar no bastão os nomes dos Velhos Lobos. O Bastão Totem está presente em todas as ocasiões importantes da Alcatéia, podendo ser portado por qualquer lobinho ou velho lobo.

Roca de Conselho

Tal como a Alcatéia de Seeonee que reúne todos os lobos em conselho, nossa alcatéia também se reúne como um órgão que toma decisões e, seguindo a tradição do Povo Livre, o faz em uma atividade muito especial denominada Roca do Conselho, da qual participamos escotistas e todos os lobinhos e lobinhas, mesmo os que ainda não tenham feito sua Promessa.A Roca do Conselho se realiza com certa formalidade e

(20)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

20

trata dos seguintes assuntos: Acolhida de novos Lobinhos - Despedida de Lobinhos e Escotistas - Aprovação do calendário de atividades de um ciclo de programa - Avaliação das atividades realizadas no ciclo de programa - Outros assuntos especiais. Apesar dessas formalidades, as reuniões devem ser simples, dinâmicas e durar não mais do que 20 a 30 minutos.

Livro de Caça

-

Dentro das tradições que fazem parte da sua história, algumas Alcatéias costumam organizar um livro no qual os lobinhos e lobinhas deixam o testemunho de suas múltiplas“Caçadas” e aventuras, seja escrevendo suas anotações e impressões, seja ilustrando-o com fotos, desenhos e pequenas recordações.

- Este livro oferece uma excelente oportunidade para que as crianças se entrosem e permite manter um registro das tradições da alcatéia.

Uma Bandeira da Alcatéia

Foi escolhida a cor amarela para servir como cor de identificação do Ramo Lobinho. Esta tradição se conserva até hoje, na maior parte das associações escoteiras do mundo.

- A Bandeira da Alcatéia assim ficou definida que seria na cor amarela e ostentando o desenho de lobo escolhido pela seção. Geralmente coloca-se um lobo no centro da bandeira.

- Ela tem a forma retangular e suas medidas são de 98 cm de comprimento por 68 cm de largura.

(21)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

21

Uma Gruta

- A alcatéia vive em uma gruta, que é o abrigo onde os lobos se reúnem para planejar suas caçadas e para o convívio cotidiano ou extraordinário. A gruta é a sala da Alcatéia, que as crianças decoram relacionado com o fundo de cena (Jângal e Mowgli).

- Uma Alcatéia necessita de um local próprio e exclusivo onde instalar sua gruta. Se, por razões de ordem prática ou por outras restrições, não é possível dispor, pelo menos, de um espaço mínimo onde a Alcatéia possa guardar os testemunhos de sua vida em comum e o material que utiliza para suas atividades, na sede ou no campo.

Lema e Saudação

Lema

O Lema dos lobinhos está estritamente ligado a Promessa. É quase um grito, uma voz de alerta, uma evocação das primeira palavras da Promessa.

Leva os lobinhos a uma permanente recordação do compromisso que assumiram com sua Lei, que é o empenho em realizar as melhores ações em benefícios do próximo e por um mundo melhor e mais justo.

MELHOR POSSÍVEL

Saudação

Na Jângal, as palavras “ TU E EU SOMOS DO MESMO SANGUE” permite que todos se reconheçam.

Lobinhos e lobinhas de todo o mundo se saúdam por meio de um gesto só deles: - Levantam o dedo médio e o indicador da mão direita em “V” , dobram o polegar sobre os outros dois dedos e levam a mão com o dedo indicador na testa do lado do olho direito, enquanto que os dedos mínimos e anelar são flexionados sobre a palma da mão e encobertos pelo dedo polegar, representando a proteção que os maiores devem oferecer aos menores. Seu lema é “MELHOR POSSÍVEL”

(22)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

22

Aperto de Mão

Costume adotado por BP depois de seu encontro com a tribo africana dos Ashanti, que dessa forma expressavam confiança, já que para darem a mão esquerda deviam largar o escudo que o protegiam.

Feito com a mão esquerda, os três dedos médios separados do polegar e do dedo mínimo, este último entrelaçado com o do companheiro.

O aperto de mão é um sinal de reconhecimento mútuo usado por todos da fraternidade escoteira.(Capítulo 16 - regra 157 do POR – página 94)

A flor Vermelha

- Na Alcatéia, o Fogo de Conselho se chama Flor Vermelha. Geralmente colocamos temas para que possamos dar maior ênfase à atividade.

- A Flor Vermelha é a festa do fogo, momento ideal para cantar e dançar em torno de uma fogueira, demonstrando a capacidade de expressar e o gênio artístico das crianças.

- Seu nome provém do episódio da historia de Mowgli em que ele parte para a aldeia dos homens em busca de fogo, única maneira de afugentar Shere-Khan e os que queriam matar Akelá.

- Habitualmente, se organiza uma Flor Vermelha por ocasião da última noite de acampamento, para comemorar uma data importante para alcatéia, ao final de um Ciclo de Programa, ou em outras ocasiões especiais.

- Quando realizada no Grupo Escoteiro ou ocasiões especiais, os pais e outros familiares podem se convidados.

(23)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

23

A Lamparada

-

Atividade noturna similar à Flor Vermelha, com a diferença de ser realizada em ambiente fechado e ter iluminação proveniente de lampião ou de velas.

-

Normalmente quando é impossível fazer o fogo em área aberta.

Administração da Alcatéia

O fato de ser uma comunidade educativa não dispensa a alcatéia das tarefas administrativas. Ao contrario, se os escotistas adotam e mantém de forma constante um mínimo de organização eficiente, suas boas idéias se converterão em resultados concretos e estáveis a serviço dos lobinhos.

Exemplos de controles:

Ficha individual; Ficha Médica; Ficha de controle de Progressão; Livro de caçadas ou seja das atividades feitas na alcatéia (Ex: Acampamento e ou/Acantonamento, Reunião de Pais, etc). Deve se utilizar o SIGUE – Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras. É importante não esquecer que cada lobinho também registra sua própria progressão nos Guias do Caminho da Jângal ou no livro Alcatéia em ação.

- No livro caixa, tem as despesas e o controle financeiro. A administração de recursos financeiros deve ser compartilhada entre pais e escotistas.

(24)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

24

Cerimônia de Passagem

É tempo de partir. A última cerimônia de um lobinho na alcatéia é a passagem para o Ramo Escoteiro, que se realiza quando o lobinho completar todos os caminhos da Jângal, ou quando, em comum acordo entre o lobinho e os escotistas, entende-se que o seu desenvolvimento indica ser mais conveniente prosseguir em um grupo de crianças maiores ou ainda porque atingiu a idade estabelecida para a mudança de ramo.

A cerimônia da Passagem não deve-se confundir com nenhuma outra e se for necessário fazer a passagem simultânea de vários lobinhos, cada um deles deve ter o seu momento pessoal para se despedir da alcatéia e ser recebido na Tropa Escoteira. É necessário que um dirigente do Grupo Escoteiro esteja presente na passagem do lobinho. A cerimônia costuma ter a seguinte seqüência de ações:

1 – O lobinho é chamado ao centro do círculo para renovar a sua Promessa; depois volta ao seu lugar para realizar o seu último Grande Uivo, despede-se de todos os lobinhos, dos velhos lobos e finalmente de Akelá que, a exemplo da saída de Mowgli da Alcatéia de Seeonee, lhe diz que “se precisar de pata, olho ou dente, é só pedir que toda a alcatéia atenderá o seu apelo”. Em seguida o leva até o diretor do grupo escoteiro.

2 – Encaminhado pelo diretor, o lobinho passa pelo obstáculo e é recebido pelo chefe da tropa escoteira que o acompanha até a patrulha que integrará. Após as boas vindas, o lobinho poderá receber o distintivo da patrulha das mãos do monitor e então entoar pela primeira vez o grito da patrulha e/ou o grito da tropa.

Admissão na alcatéia

Os meninos e as meninas que pertencem a uma seção do Ramo Lobinho são chamados de LOBINHOS E LOBINHAS respectivamente.

O marco Simbólico é um pano de fundo, um referencial que enriquece a vida em grupo e apoia a tarefa educativa, mas não é um fim em si mesmo. Assim sendo não é

(25)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

25

conveniente abusar dele e fazer dos símbolos uma espécie de ritual que acabe confundindo a forma com o fundo de cena, que afaste a Alcatéia de seus objetivos fundamentais e que se converta em uma pesada carga para as crianças.

A criança chega ao Grupo Escoteiro atraída por convite de amigos, motivada por ações de divulgação do G.E. e muitas vezes levada por parentes, vizinhos ou amigos.

Mas para iniciar a participação nas atividades da Alcateia é necessário o comparecimento dos pais, tutores ou responsáveis na secretaria do GE, a fim de formalizar a inscrição (cadastro, autorização, ficha de saúde e registro na UEB).

Ao receber a criança, o Chefe da Alcateia deverá tomar as seguintes providências:

• Conversar com a criança, integrá-la a uma Matilha e pedir ao Primo que a oriente quanto às rotinas mais urgentes: sua posição na Matilha, como fazer as formações e sobre os significados das vozes de comando.

• Conversar com os pais, explicando como funciona a Alcateia,quem faz parte da Chefia, qual é o Calendário de Atividades, etc.,deixando claro que necessita da presença dos pais quando convocados, para as reuniões do Conselho de Pais ou para apoio em eventos.

• Providenciar o preenchimento da Ficha Individual do jovem,dando início ao controle de sua Progressão Pessoal.

Ficha individual

Também conhecida como Ficha Modelo 120, é um formulário que contém os dados pessoais e o registro de toda a vida escoteira dos jovens, tais como datas do Ingresso, da Integração,Promessa, Passagem de Ramo, acompanhamento da progressão pessoal, especialidades, insígnias, distintivos especiais, etc.

O pai lobo e a mãe loba levavam o filhote, após seu desmame, à Assembléia (Roca de Conselho) para que o Akelá o apresentasse a todos da Alcatéia.

Com as crianças que ingressam na Alcatéia, se faz da mesma maneira que na Roca do Conselho ou na Abertura das atividades grupais, assim todos conhecerão o lobinho novato e passaram a reconhecê-lo como membro do Grupo Escoteiro.

O Caminho da Jângal

As atividades pessoais e coletivas das crianças estão configuradas como passos a serem dados nos cinco progressivos trechos do Caminho da Jângal - o caminho que se inicia quando a criança ingressa na Alcatéia e só termina quando ela passa para a Tropa Escoteira.

-São trechos do Caminho da Jângal:

-1◦ - Caminho do Integrar -2◦ - Caminho do Descobrir - 3◦ - Caminho do Rastrear -4◦ - Caminho do Caçar - 5◦ - Caminho das Estrelas

- Quando uma criança chega à Alcateia, todos devem dar-lhe uma acolhida afetuosa, integrá-la em uma Matilha e incorporá-la de imediato à Alcateia, deixando que participe de todas as atividades que estão sendo realizadas. Começa nesse dia a sua progressão pessoal no Ramo Lobinho.

(26)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

26

Cerimônia de Integração (Investidura) ;

Uma criança passa a ser membro da Alcatéia logo que ingressa e, desde então, pode usar o vestuário de lobinho(a), mas sem o lenço e distintivos. Depois de percorrer o trecho Integrar do Caminho da Jângal, durante o qual faz novos amigos, ele integra-se a uma Matilha, aprende a reconhecer os símbolos e entender o funcionamento da vida em grupo da Alcatéia, a Cerimônia de Integração completa a sua acolhida. Nesta cerimônia, ele recebe o lenço escoteiro, que identifica o Grupo Escoteiro que passou a integrar.

Como Mowgli foi apresentado na Roca do Conselho a nova criança é apresentada a comunidade escoteira local e, por conseqüência, a sua família. Na fala do Akelá não deve faltar as palavras: “OLHAI BEM, Ò LOBOS. OLHAI BEM”.Significando que esse novo membro da Alcatéia e do Grupo Escoteiro deve ser reconhecido por todos como irmão dessa fraternidade. Onde o lobinho recebe alguns distintivos, que são:

- Distintivo de matilha, de etapa de progressão concluída definido pela avaliação realizada ao fim do período de integração, listel da região e numeral do grupo.

No final da Etapa de Descobrir

É a Investidura onde ele recebe o lenço e distintivo de promessa.

Na cerimônia de Integração;

1ª - Progressão linear - Nesta opção, as crianças passam por todos os trechos do Caminho da Jângal, as mais velhas, naturalmente, em ritmo mais acelerado.

A criança recebe também o seu primeiro Distintivo de Progressão. Qual? Independente da idade, ele recebe o Pata Tenra.

2ª - Progressão em acesso direto - Depois do Caminho do Integrar, a criança pode ser encaminhada para qualquer outro trecho do Caminho da Jângal, dependendo da idade e do resultado da avaliação sobre as competências que ela possui.

Distintivo de Lobo Pata Tenra

Mas se...

 a criança tiver aproximadamente 8 anos ou mais;

 o Grupo Escoteiro optou pelo Acesso Direto;

 a avaliação indicar que a criança já adquiriu as competências da Primeira Fase;

(27)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

27

... então ela pode receber Distintivo de Lobo Saltador, Rastreador ou Caçadore continuar o Caminho da Jângal a partir da etapa considerada.

Lobo Saltador Rastreador Caçador

O Caminho do Integrar termina com a Cerimônia de Integração com a entrega do distintivo de progressão LOBO PATA TENRA ou, no caso de progressão em acesso direto, o distintivo que corresponde à última etapa considerada completa (a idade da criança é a referência).

2º - trecho - Caminho do Descobrir

Começa após a cerimônia de Integração e nela a criança começa a descobrir o universo escoteiro, vivencia as atividades típicas da Alcatéia e conhece lobinhos e lobinhas de outras Alcatéias. O trecho termina quando a criança realiza metade das atividades da Primeira Fase. Como reconhecimento, ela recebe o distintivo de LOBO SALTADOR. Neste trecho a criança já pode começar a conquistar Especialidades e trabalhar para a conquista da Insígnia Mundial do Meio Ambiente.

3º - trecho - Caminho do Rastrear

Neste trecho a criança deve realizar todas as atividades pessoais e coletivas e adquirir todas as competências da Primeira Fase. Como reconhecimento, recebe o distintivo de LOBO RASTREADOR.

4º - trecho - Caminho do Caçar

Agora a criança já sabe rastrear, portanto está pronta para ir à caça. Aqui ela conquistará metade das atividades pessoais e coletivas da Segunda Fase, recebendo como reconhecimento o distintivo de LOBO CAÇADOR.

5º - trecho - Caminho das Estrelas

Nesta última parte do Caminho da Jângal, a criança busca novos horizontes. É o Caminho das Estrelas, que vão sendo conquistadas uma a uma, até formar as cinco estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul.

Para receber o distintivo especial do CRUZEIRO DO SUL, o lobinho ou lobinha deve ter cumprido as tarefas correspondentes às cinco estrelas do Cruzeiro do Sul:

(28)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

28

ETAPA DAS ESTRELAS

ALFA – Conquistar todas as competências da Segunda Fase do

Caminho da Jângal

BETA - Participar de três acampamentos ou acantonamentos e de

duas boas ações coletivas com a sua Alcatéia

DELTA - Conquistar cinco especialidades de três ramos de

conhecimentos diferentes

GAMA - Ter a Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente

EPSILON - Ser recomendado pelos Velhos Lobos por ser um

lobinho dedicado, freqüente às atividades da Alcatéia e cumpridor da Lei

e da Promessa de Lobinho.

- Observa-se, pelo conteúdo desta etapa, que a criança pode começar a trilhá-la em paralelo com as outras etapas do Caminho da Jângal.

- No final da desta etapa (Caminho das Estrelas) a criança

recebe o Distintivo especial do Cruzeiro do Sul;

Todos os distintivos devem ser entregues com honras e méritos, baseado na sua importância pela simbologia que ele representa. No entanto, a entrega do distintivo Cruzeiro do Sul deve ser realizada de forma especial, preparando-se a cerimônia com a devida antecedência e cuidado. É de fundamental importância que os pais e as pessoas que o lobinho considera importantes, estejam presentes. Vale lembrar que o Cruzeiro do Sul é emitido pela Direção Nacional e necessita de antecipação na solicitação do distintivo, para que possa chegar antes que a criança passe para o

(29)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

29

Ramo Escoteiro. A esta cerimônia é dado um caráter mais solene, permitindo algum discurso breve dos pais e dos outros Escotistas da Alcatéia, do Diretor Presidente do Grupo Escoteiro, bem como de algum lobinho ou lobinha que o desejar. Em algumas Alcatéias o lobinho renova sua Promessa para lembrar a si e a todos o compromisso que assumiu perante Deus de ser uma pessoa melhor, respeitando a Lei e fazendo o Melhor Possível ao seu próximo.

Depois da cerimônia é bom realizar uma festa de confraternização e comemorar a conquista de mais um de seus membros neste distintivo especial.

A seguir, veja abaixo os trechos do Caminho da Jângal e os distintivos de Progressão Pessoal:

 Caminho do Integrar Distintivo Lobo Pata Tenra

 Caminho do Descobrir Distintivo Lobo Saltador

 Caminho do Rastrear Distintivo Lobo Rastreador

 Caminho do Caçador Distintivo Lobo Caçador

(30)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

30

 Caminho das Estrelas Distintivo Cruzeiro do Sul

Cerimônia de Promessa

Adesão àFraternidade Escoteira Mundial

Promessa de Lobinho

A Promessa é um compromisso voluntário de cumprir a Lei do Lobinho feito diante de si mesmo, dos outros e de Deus.

Suas palavras e seus conceitos são simples e expressam esse compromisso em linguagem comum, tal como diria naturalmente uma criança.

“PROMETO FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA CUMPRIR MEUS DEVERES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA; OBEDECER A LEI DO LOBINHO E FAZER TODOS OS DIAS UMA BOA AÇÃO.”

A Cerimônia de Promessa ocupa um lugar especial entre todas as comemorações. O distintivo de Promessa é o símbolo que se entrega ao lobinho, como testemunho do compromisso que assumiu e, por sua efetiva e voluntária adesão. A Promessa normalmente é realizada no mesmo momento em que ocorre a integração.

È importante lembrar que a promessa não está vinculada a integração, pois cada lobinho ou lobinha tem um tempo para que possa compreender melhor o significado do compromisso que irá assumir.

Os pais, cuja presença é fundamental na cerimônia, devem ser informados com a devida antecedência e solicita-se que ajudem a criança em sua preparação para o momento, mostrando que dão importância à sua decisão.

Recomenda-se que seja realizada junto com a Cerimônia de Integração.

(31)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

31

Pode ser feita em até dois meses depois dela.

O que precisa?

Apenas manifestar a vontade de querer viver de acordo com a Lei e a Promessa.

- Para conquistar as Competências, as crianças realizam

atividades pessoais e coletivas.

Para que as crianças caminhem facilmente em direção às competências em todas as áreas de desenvolvimento e, conseqüentemente, aos objetivos educativos (anexo 1), foram estabelecidos conjuntos de atividades para cada uma das competências.

Essas atividades constituem ações a executar na Alcateia ou em outros espaços sociais que freqüenta e/ou condutas desejáveis a incorporar ao seu comportamento. Elas constituem os conteúdos das etapas da Progressão Pessoal.

Formação e vozes de comando

- Quando o Akelá ou outro velho lobo chamar: - “LOBO, LOBO, LOBO!”

- Cada lobinho deve responder imediatamente e bem alto “LOBO!”e correr para o lugar de onde veio o chamado. Ao se aproximar, ouvirá dele o tipo de formação que a alcatéia deve fazer:

- POR MATILHA – cada matilha forma uma fila com o primo na frente e o segundo por último. Os outros, quanto mais novo em entrada na alcatéia, mais próximo do primo. A ordem das Matilhas normalmente é por ordem alfabética a contar da direita. (esquerda do chefe, que está voltado para eles).

- CÍRCULO DE CONSELHO (por matilha, ombro a ombro).

- CÍRCULO DE PARADA – (por matilha, à distância dos braços estendidos).

INDIANA – (em linha, um lobinho atrás do outro- igual Kaa)

(32)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

32

POSTURAS– Quando é dada a ordem de “FIRME”, todos ficam imóveis, olhando para frente e em silêncio, com as pernas juntas e braços ao longo do corpo.

- A voz de “DESCANSAR”, devem afastar a perna esquerda e cruzar as mãos atrás. - Se o Escotista disser uma só vez: “LOBO!” ele está pedindo o silêncio e a atenção de toda a Alcatéia.

-

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

- Não se utilizam sinais manuais nem sinais por apitos na Alcatéia.

- As matilhas não se apresentam ao chefe, apenas dizem que estão prontas.

As Áreas de Desenvolvimento

O Escotismo tem como propósito contribuir com a formação integral das crianças, por isso entendemos que o processo de desenvolvimento pessoal deve considerar o ser humano em sua totalidade.

Assim o programa educativo contempla seis áreas de desenvolvimento: Físico, Intelectual, Social, Afetivo, Espiritual e do Caráter.

-Estabelecidas com base na estrutura da personalidade:

- Físico ;

Fortes e sãos como Bagheera. Quem melhor do Bagheera poderia ser para lobinhos e lobinhas, o símbolo do desenvolvimento físico?

Quando se trata do seu próprio crescimento, a primeira tarefa a ser enfrentada por qualquer pessoa é o desenvolvimento de seu corpo, que influencia de maneira muito importante, as características de sua personalidade. Também se incluem nesse desenvolvimento do corpo, o cuidado com sua higiene pessoal e com o ambiente em que vive, além de uma alimentação equilibrada, baseada em todos os tipos de alimento, o bom uso de seu tempo e das horas de descanso, a prática desportiva, a participação em atividades recreativas e a vida ao ar livre.

-

Intelectual ;

Engenhosos como Kaa

. K

aa, a serpente píton, inteligente, experiente e engenhosa, é a mais indicada para representar o desenvolvimento intelectual.

(33)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

33

- A inteligência nos permite descobrir a verdade que está traduzida ou contida em tudo o que nos cerca, relacionar umas coisas com as outras, tirar conclusões, deduzir, armazenar informações e realizar muitas outras funções que, progressivamente, vão formando o nosso conhecimento.

- Caráter ;

Sábios como Baloo. Como os lobos de Seeonee, cuja liberdade provinha da aceitação e do cumprimento da lei, lobinhos e lobinhas se preparam para serem livres, vivendo de acordo com seus valores. Baloo, o grande urso pardo, é o encarregado de ensinar a lei aos filhotes de lobo, com bondade e firmeza. Quem melhor do que ele para representar ante as crianças, a formação do caráter? Então, uma pessoa de caráter é aquela que sabe exercer sua vontade. E o caráter é a disposição permanente da vontade de uma pessoa para organizar suas forças e impulsos de acordo com os princípios e valores que considera correto.

-

Afetivo ;

Fiéis e afetuosos como Rikki-tikki-tavi. Rikki-tikki-tavi, o pequeno mangusto de corpo alongado, pelagem lustrosa, focinho rosado e olhar brilhante como brasa, é o amigo inquieto e valente que motivará lobinhos e lobinhas no desenvolvimento de suas emoções e sentimentos. As experiências afetivas surgem na vida diária, se percebem interiormente, provocam reações corporais, se manifestam na conduta e se expressam nas idéias e pensamentos, influindo finalmente em todo o nosso modo de ser.

- Social ;

Generosos como Kotick. Kotick , a foca adolescente de espírito aventureiro, que persegue sem trégua um ideal que parece impossível, é o símbolo da solidariedade e da justiça. Embora seu pêlo branco chame muita atenção oque na verdade a destaca é sua preocupação com os demais. A liberdade humana conduz a uma felicidade profunda e duradoura, se a usamos para nos realizar pessoalmente por meio do encontro com os outros. Dessa maneira, a liberdade se converte em resposta, em aceitação dos demais, em compromisso com a comunidade, em auxilio ao que sofre, e ao encontro e dialogo entre as culturas e as nações.

- Espiritual ;

Amigo de Deus como Francisco.Desde que toma consciência de si mesmo o ser humano busca respostas sobre a origem, a natureza e

(34)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

34

o destino da sua vida: De onde venho? Quem sou? Para onde vou? Entre os 6 anos e 11 anos quando já encontra superado o pensamento mágico, e embora já tenha começado a descobrir Deus como um pai que protege e um amigo que ajuda, lobinhos e lobinhas não param de fazer perguntas. A relação que estabelecem com ele dependerá basicamente das respostas que receberem em casa, na escola, no meio social que freqüentam e, evidentemente, no ambiente da Alcateia e dos escotistas.

Os Objetivos Educativos do Movimento Escoteiro e as Competências

Se as atividades do Ramo Lobinho oferecem a possibilidade de experiências educativas que propiciam o desenvolvimento das crianças em todas essas áreas, o sistema de avaliação deve ter indicadores que nos ajudem a acompanhar como isso está acontecendo.

Partindo dos Objetivos Educativos do Movimento Escoteiro, que definem o perfil de saída, ou as condutas de alguém que viveu um bom tempo com o “escoteiro”, foram estabelecidas nas Competências para cada Ramo, ou seja, são passos intermediários que se dá em cada fase de desenvolvimento, em direção a esses objetivos.

Por competência entende-se a união de conhecimento (saber),habilidade (saber fazer) e atitude (saber ser e saber conviver).

No Ramo Lobinho as 50 competências estabelecem as condutas que esperamos estar incorporadas em cada criança ao final de seu tempo na Alcateia.

As competências constituem os eixos geradores das atividade se orientadores da vida de grupo da Alcateia e não precisam ser e conhecimento dos lobinhos. Elas são usadas pelos escotistas no processo de avaliação, como indicadores do desenvolvimento pessoal.

Características do Ramo Lobinho

• Ânimo para esforço físico;

• Tendência a jogos coletivos regulamentados;

• Convivência entre amigos, incentivo à mútua ajuda, busca da religião que expresse a fé do jovem, atividades através de objetivos...

O dia do Lobinho é dia 04 de Outubro, dia de São Francisco de Assis. O Padroeiro é Francisco de Assis, amigo dos animais e dos homens.

Exemplos de Eventos no Ramo Lobinho:

 Para Lobinhos- Rally, Lobo limpíadas, caçadas, desfiles cívicos, atividades distritais e regionais para o ramo.

 Para escotistas- Indaba de Ramo Lobinho.

O Escotista do Ramo Lobinho

As informações constam no Capitulo 08 do POR, regra 057 (página 46). Onde cita que a alcatéia deve ser dirigida por uma equipe de escotistas, preferencialmente mista, designados e nomeados conforme a regra 126 do POR. (que trata de requisitos,

(35)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

35

prazos e condições para o exercício das funções de escotistas, dirigentes e formadores).

Maiores detalhes constam no Manual do Escotista- Ramo Lobinho.

LITERATURAS

- Estatuto + Resoluções

- POR (Princípios, Organização e Regras) - Manual do Escotista - Ramo Lobinho

-Manuais do Ramo Lobinho (1º Guia do Caminho da Jangal e 2º Guia do Caminho da Jangal)

- O Livro da Jangal de Rudyard Kipling

- Programa de Jovens – Objetivos Finais e Intermediários - De Lobinho a Pioneiro

- Guia de Especialidades e IMMA. - Guia do Chefe Escoteiro de B.P.

(36)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

36

Anexo 1 – Objetivos Ramo Lobinho

(37)

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

37

Referências

Documentos relacionados

Perfil desejado: atuação em metodologias participativas, gestão de projetos, gestão de processos, técnicas de reunião, técnicas de apresentação (exposição oral

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

• A real influência do Direito romano se deu principalmente sobre o Direito privado: Direito Civil, Direito Empresarial.. Segundo a concepção romana direito era natural, conforme

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Através do Código Fonético Internacional, cada jovem ao seu turno irá transmitir as informações do jogo.. Jogo de batalha Naval, a cada jogada os jovens vão falar o objetivo do

Graças a este esforço conjunto, que a Diretoria Executiva Nacional teve a satisfação de coordenar, chegamos a um resultado totalmente positivo, de tal forma que lançamos os

A Auditoria Interna do IFPA é o setor responsável pelo acompanhamento de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas quando detectados desvios