• Nenhum resultado encontrado

O fundo de cena que oferecemos às crianças e que anima o Ramo Lobinho está associado à obra de Rudyard Kipling, "O LIVRO DA SELVA", resumido em MOWGLI, O MENINO LOBO, UM DOS BEST SELLER DO COMEÇO DO SÉCULO XX, que Baden-Powell escolheu e utilizou, com a permissão do autor, para animar o Ramo Lobinho, e que se conserva atual, mesmo nos dias de hoje.(Pag. 30 Manual do Escotista Ramo Lobinho) Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como conseqüência disso as tropas tinham meninos cujas idades variavam entre 9 a 18 anos.

As coisas, no entanto, não eram tão simples assim! Imediatamente levantaram-se agudas e persistentes vozes dos meninos que eram muito pequenos para serem escoteiros, irmãos menores, que não estavam na faixa etária da "diversão" organizada no princípio do século, queriam entrar na brincadeira e não podiam esperar mais.Os "pequenos" foram tão persistentes, intrometendo-se nas reuniões de Tropa e iniciaram alguns ensaios por volta de 1909.Os primeiros esforços de trabalhar com meninos menores não obtiveram sucesso. A tropa desestruturou-se, os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiram acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.Tomar providências para que o que mais tarde foi chamado "Junior Scouts" (Escoteiros Junior), foi uma tarefa muito árdua para Baden Powell, pois embora ele estivessem receptivo à idéia, teve que tomar precauções para evitar a impressão que seu Movimento estava criando um jardim de infância para escoteiros.

B.P. teve dupla preocupação, conforme explicou em artigo do "HeadquartersGazette", a primeira era de não exaurir as crianças desta idade com atividades que não estavam além de sua capacidade física; e a segunda era evitar o risco de perturbar os rapazes mais velhos, os quais poderiam se sentir humilhados em terem de executar as mesmas atividades que os mais jovens.Para esclarecer as suas idéias, escreveu no final do ano de 1913 as primeiras tentativas de denominar os meninos menores e entre as sugestões do chefe estavam os nomes de: Beavers (castores), Wolf Cubs (lobinhos), Cubs (filhotes), Colts (potros) e Trappers (ajudante de caçador). Em suma B.P. preocupava-se que o novo ramo tivesse suas próprias características, não fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.

Em novembro de 1913, Everett lhe apresentou um projeto intitulado: Regras para escoteiros menores.Sobre este manifesto o Chefe demonstrou seu agradecimento ao reverendo Everett, salientando apenas o uso de uma nomenclatura e a distinção necessária pelo uniforme. Segundo B.P. o nome "Lobinho" ou "Cachorro" seria muito adequado especialmente este último para designar os Pata Tenras.

Com mudanças e emendas, em 1914, o HeadquarterGazette publicou o esquema para "Lobinho" ou "Jovem Escoteiro" que não era mais que uma forma modificada de adestramento de escoteiros; incluía uma forma de saudação, um emblema em forma de cabeça de lobo, a promessa simples de servir e cumprir o dever e alguns testes simples adaptados à faixa etária. O clima de guerra imprimia um forte sabor patriótico, com muitas manobras, marchas, saudações a Bandeira e cantar o Hino Nacional.A publicação desse esquema foi acompanhada da promessa de B.P. de

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

5

elaborar um Manual próprio para os pequenos o qual abordasse um método com características próprias.A partir de 1920, Gilwell abriu suas portas para os chefes de lobinhos. O centésimo curso foi elaborado em 1949, pois o número de cursos foi acelerando-se desde cedo.Em poucos anos, a presa portada com exclusividade pelos Chefes de Lobinhos foi substituída pelas tradicionais contas, igualmente aos Chefes de Tropa.Manuais de treinamento e guias para lobinhos começaram a ser publicados, como também livros para serem usados pelos próprios lobinhos.A demanda pelo treinamento cresceu mais que a capacidade de Gilwell. Em 1922, o título de Akelá Líder foi inventado, o que autorizava ao seu usuário a tocar os seus próprios cursos na sua cidade, tão rigorosamente nos moldes de Gilwell quanto possível.

O Livro da Jungle foi publicado pela primeira vez em 1904, BP solicitou autorização a Kipling para utilizar o livro como fundo de cena para o Ramo, e foi prontamente atendido. Isso em 1906, a Publicação oficial do Guia do Lobinho ocorreu em 2/12/1926 embora alguns livros considerem 1923 como ano de criação do Ramo Lobinho, Por BP foi considerado em 1906.

Kipling foi autor original do Hino dos Escoteiros e pai de Escoteiro.

Ambiente Motivador - Fundo de Cena-Fantasia

As crianças que estão na faixa etária do Ramo Lobinho podem acreditar em tudo e jogam com a imaginação, dos contos infantis, da televisão, de sua vida diária. Mas o pensamento mágico dos anos anteriores se faz pouco a pouco menos presente e, assim embora continuem representando personagens em suas brincadeiras, as crianças sabem que não o são e que tudo não passa de um jogo. Envolvemos a criança com a fantasia, mas com a distinção da realidade.

O Livro da Jangal é uma Fábula

Não se trata de substituir a realidade pela ficção mas de colocar ao alcance das crianças por meio de símbolos e imagens,um modelo de sociedade e diferentes formas de comportamento de um modo mais compreensível.

A história do Povo Livre apresenta uma grande quantidade de valores e modelos a imitar ou a descartar.

A simbologia nos mostra, o contraste entre dois povos com estilos de vidas ou formas de agir muito diferentes, simbolizando atitudes com que nos defrontamos continuamente na vida e diante das quais devemos optar.

Cada história que se vive ou que se escuta na Alcatéia, representa um novo ensinamento.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

6

Nestas histórias, os personagens mostram atitudes e valores que são possíveis de identificarmos na vida cotidiana, e assim, a criança vai ligando personagens às pessoas que convive/conhece.

A evocação constante exige que você se familiarize com esses personagens. E isso só se consegue lendo várias vezes O LIVRO DA JÂNGAL, de maneira a poder identificar aqueles de talhesque devem ser destacados, e aplicados como valores positivos ou modelos de conduta que serão propostos às crianças.

Fundo de Cena do Ramo Lobinho

O fundo de cena do Ramo Lobinho em conjunto com o Método Escoteiro cria uma atração irresistível às crianças e não menospreza sua capacidade para perceber onde termina a fantasia e onde começa a realidade.

Nomenclatura e Símbolos do Ramo Lobinho

Existem uma série de nomes e símbolos dentro da história do Povo Livre que são utilizadas constantemente na alcatéia e precisam ser do conhecimento dos escotistas para que possam repassar as crianças.

(Ex: Alcateia, Matilhas, Lobinhos e Lobinhas, Saudação, Lei do Lobinho, Gruta, Roca do Conselho, Bastão Tótem, Flor Vermelha, Povo Miúdo, Nomes do Personagens, etc). Vamos estudá-los a seguir.

Estrutura da Alcatéia

Organizada em Alcatéia, Matilhas, Roca de Conselho,Escotistas.

Vestuários e Distintivos

O Lobinho e a lobinha usam um vestuário que os identifica e que foi desenhado para permitir realizar atividades com comodidade, bem como para evitar que a roupa seja motivos de diferença entre eles. Há diferentes versões e suas descrições encontram-se no P.O.R.

O boné é opcional no traje, mas seu uso é importante para proteger os lobinhos do sol e do sereno, além de ter o distintivo do Lobo (azul) Regra 047-I do POR.

O vestuário escoteiro permite alem disso, a exposição de alguns símbolos, tais como, os distintivos de identificação do grupo, região, progressão e especialidades.

O lenço é uma peça fundamental no vestuário pois, permite a identificação dos escoteiros em toda a parte do mundo desde a criação do Movimento Escoteiro.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

7

Ele é usado enrolado e preso por meio de um anel de couro ao redor do pescoço.

Temos os distintivos que identificam o Grupo Escoteiro e que está vinculada a uma organização de alcance nacional,parte de uma fraternidade mundial. São Eles:

- Numeral do G.E

- Listel da Região Escoteira

- O Distintivo do País

- Boureau Mundial

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

8

- Distintivo de Promessa;

O distintivo de Promessa é usado por todos os lobinhos e

lobinhas do mundo que se dispuseram a fazer sempre seu melhor possível, que amarão a Deus e ao seu país e que seguirão a Lei do Lobinho.

Distintivo de Matilha

; O distintivo de Matilha, é um pequeno triangulo de cor

correspondente a uma das pelagens de Lobo- Branco, Vermelho, Preto,Cinza, Marrom, Amarelo, ou castanho – cor esta que damos como nomes às Matilhas.

-Para a organização das crianças e melhor funcionamento da alcatéia, ela é dividida em pequenos grupos denominados MATILHAS, cada uma delas composta por seis Lobinhos e Lobinhas.

Geralmente, as Matilhas são designadas com as cores primárias, que são: Matilha Preta, Matilha Cinza, Matilha Branca e Matilha Vermelha; e temos ainda as cores secundárias que são: Matilha Marrom e Matilha Amarela.

As Matilhas podem ser mistas ou não. Uma matilha não existe de verdade se seus membros não convivem bem. Por isso, recomenda-se que antes de decidir qual matilha uma criança vai pertencer, sejam promovidos muitos jogos em grupos diferentes para que a criança encontre seus parceiros com maior afinidade.

Caso sejam necessárias mudanças de matilhas que elas sejam realizadas: - Em concordância com a criança;

- E no final de um Ciclo de Programa.

O fator mais importante é o desejo das crianças, e a melhor decisão sobre o assunto será aquela que for adotada pelos próprios lobinhos e lobinhas com a ajuda objetiva e imparcial dos escotistas.

- Os Distintivos de Progressão

; Os Distintivos de Progressão, que se sucedem uns

aos outros, e identificam a etapa da progressão que se inicia e é entregue no final de um ciclo de programa.

O reconhecimento do mérito pessoal pelo alcance das competências, por meio dos distintivos de progressão é motivo de orgulho e os lobinhos ficam felizes em exibi-los em seu vestuário.

Para os demais distintivos, eles reconhecem o mérito das conquistas realizadas durante o ciclo.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

9

Os distintivos de especialidade, da Insígnia Mundial de Meio Ambiente, estrelas de atividades, dentre outros, devem ser entregues ao lobinho imediatamente após a sua conquista e não ao final do Ciclo de Programa.

- Distintivos de Especialidades

; Os Distintivos de Especialidades e da Insígnia

Mundial de Meio Ambiente, Insígnia do Cone Sul, Insígnia da Boa Ação, Insígnia da Lusofonia, que dão testemunho das habilidades específicas de cada um.

- Existem outros distintivos usados no Ramo Lobinho: o distintivo de Ramo (usado no boné), o de Primo, o de Segundo, as Estrelas de Atividades...

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

10

Distintivos de Especialidades

Grande Uivo

O Grande Uivo é o grito da alcatéia, expresso em cerimônia, realizada na abertura e no encerramento das atividades da Alcatéia, O Grande Uivo tem triplo significado: Manifestar a alegria de pertencer a alcatéia; Saudar o Akelá e demais velhos lobos e que a alcatéia está preparada para seguir seu comando; Reafirmar a disposição em fazer seu Melhor Possível. Todos podem fazer o grande uivo, independente de terem promessa ou não, inclusive sem o uniforme. O grande uivo é conduzido por Akelá, mas em sua ausência um de seus assistentes deve representá-los. A escolha da criança deve ser feita com antecedência para os assistentes posicionem-se corretamente. Deve haver revezamento das crianças escolhidas para dar oportunidade a todas. Se o totem da Alcatéia estiver presente no Grande Uivo (como por exemplo, na cerimônia de Passagem) ele deve ficar com um dos assistentes fora do círculo. - A cerimônia começa com a alcatéia em circulo de parada, Akelá no centro e os assistentes fora da roda e atrás de Akelá (para cuidarem dos lobinhos que Akelá não está vendo). Os assistentes permanecem todo o tempo ali em posição de firme.

- Lobinho escolhido - Akelá

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

11

- Akelá escolhe um dos lobinhos e fica de frente para ele, olhando-o diretamente para que ele tenha certeza de que será o responsável por conclamar os demais lobinhos a fazer o seu Melhor Possível. A cada cerimônia um dos lobinhos é escolhido para esta honra.

- Akelá levanta os dois braços lateralmente na altura dos ombros com as mãos espalmadas para baixo. Os lobinhos estão em posição de firme. Quando Akelá abaixa os braços ao longo do corpo (sinal para começar), todos os lobinhos abaixam-se e ficam de cócoras, com os joelhos afastados e com os dedos indicadores e médios juntos, tocando o chão entre os pés.

- No momento em que os dedos encontram-se ao solo, todos falam (uivam) juntos e ritimadamente.

"A-ke-lá, fa-re-mos-o-me-lhor"

- Em seguida os lobinhos saltam no lugar “como uma mola” e ficam de pé, colocando as duas mãos ao lado da cabeça como estavam anteriormente. Dessa forma, os dedos juntos apontados para cima lembram as orelhas do lobo.

- O lobinho escolhido por Akelá pergunta para alcatéia, olhando para as quatro matilhas: ( significando: vocês, lobinhos de todas as matilhas farão o Melhor Possível?)

"Melhor, melhor, melhor, melhor?"

- Os lobinhos abaixam o braço esquerdo e com a mão direita fazem a saudação do lobinho (dedos abertos) e respondem:

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

12

-

Akelá, que permanecia em posição de firme, agora faz a saudação do lobinho junto com eles. Os lobinhos abaixam o braço direito e ficam em posição de firme, enquanto Akelá sai da roda e, colocando-se no círculo como eles, agradece (se for no inicio da reunião) ou deseja uma boa caçada para todos (se for no final da atividade). Assim termina a cerimônia do Grande Uivo.

Caça Livre

No encerramento da atividade e somente nela, após o Grande Uivo, representando o final da caçada, Akelá( ou quem o representa) dá o Caça Livre. Significa que a partir daquele momento os lobinhos irão caçar por sua própria conta, sem a tutela de Akelá. Reafirmar que eles irão continuar a fazer o seu MELHOR POSSÍVEL.

- O Caça Livre tem os seguintes significados:

- Que a partir daquele momento os lobinhos irão caçar por sua própria conta, sem a tutela de Akelá.

- Reafirmar que eles irão continuar a fazer o seu MELHOR POSSÍVEL.

- Como é feito o caça livre

- A Alcatéia está formada num circulo de parada com Akelá fazendo parte dele. Os

assistentes estão atrás de Akelá por fora do círculo. - Akelá anuncia em tom alto e firme “CAÇA LIVRE”

- Os lobinhos viram para a direita, dão um passo para fora do círculo, mantendo o pé esquerdo dentro do círculo, e com a saudação do lobinho respondem todos juntos em tom alto e ritmado “MELHOR POSSÍVEL”. Depois saem, desmanchando o círculo.

Reunião de Seção

As reuniões semanais é onde no Movimento Escoteiro, crianças e jovens aprendem fazendo. As reuniões semanais possuem conteúdos diversos, que utilizam desde as habilidades escoteiras até temas dos mais variados dependendo do interesse e necessidade da seção.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

13

Como devem ser as reuniões

Atendem ao Ciclo de Programa; onde é definida a ênfase, que também é utilizada nas reuniões semanais.

São indicadas para trabalhar todas as áreas de desenvolvimento.

Deve ser realizada por toda equipe de escotistas, com antecedência de pelo menos uma semana; antes de realizar a programação em si, é preciso definir os objetivos da reunião, como por exemplo: fortalecer laços de amizades, propiciar a socialização, estimular práticas de boa ação, etc.

Trabalha sempre com um fundo de cena; Utilização de dados da jângal.

É através dela que geramos experiências pessoais para o jovem e permite que faça o acompanhamento da progressão pessoal dos lobinhos, e assim ela remete à conduta desejável prevista nos objetivos educacionais de cada ramo.

Como preencher uma ficha de programação de Reunião Semanal (exemplo: Anexo 1)

Esquema de uma Reunião Normal de Alcatéia

ABERTURA (10 min.)

Hasteamento da Bandeira, Oração, Grande Uivo.

(Pode ter cerimônia de Investidura, de entrega de distintivos ou de Promessa).

JOGO QUEBRA GELO (10 min.)

Seu objetivo principal é acolher e integrar as crianças ao grupo. Para isso não pode ser jogo de competição

nem de exclusão. Pode ser também uma canção com movimentos ou dança.

JOGO ATIVO (15 min.)

Para desenvolver habilidades, destrezas, trabalho em equipe. Pode ser de competição, revezamento,

cooperação, estratégia, etc.

TEMAS ESCOTEIROS(15 a 20 min., podendo ser desmembrados em dois momentos)

Lobismo, Lei, Mística, Técnicas (nós, montagem de barracas,...), Hasteamento da Bandeira, História do

Escotismo, Fraternidade Mundial, Estrutura e história do Grupo Escoteiro, etc.

CANÇÃO (5 a 10 min.)

Promove a alegria e fortalece o espírito de equipe. Pode visar o desenvolvimento de habilidades motoras, a

aprendizagem de algum tema, a sensibilização, ensino da mística, etc...

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

14

O emprego do "ou" significa que não se devem colocar todos esses recursos numa única reunião.

JOGO TÉCNICO (15 min.)

Objetiva a fixação e/ou avaliação dos conhecimentos adquiridos. Pode ser de desempenho individual ou de

equipe.

JOGO ATIVO ou de APRIMORAMENTO DOS SENTIDOS (15 min.)

Jogo alegre, agitado ou de observação (KIM).

JOGO CALMO (15 min.)

Aqui entram os jogos de raciocínio, de memória, de organização, de criação, etc.

CANÇÃO COM MOVIMENTOS ou DANÇA (10 min.)

Nada melhor do que terminar uma reunião com alegria e alto astral.

ENCERRAMENTO (10 min.)

Inspeção, Oração, Arriamento da Bandeira, Grande Uivo, Avisos e Caça Livre. (Pode ter cerimônia de Investidura, de entrega de Distintivos ou de Promessa). Notas:

1. A reunião pode ter um tema. Nela, todos os elementos devem ser relacionados com o tema.

2. A duração das reuniões é variável, podendo ir de 90 a 180 min.

3. A ordem dos elementos também pode variar, porém após a abertura sempre vem o Quebra-gelo e é preciso

cuidar para que o ritmo alterne entre o agitado, o moderado e o calmo. 4. Todas as reuniões de Alcatéia terminam com o "Caça Livre".

Regras Importantes para as Reuniões de Seção

- Variedade

Devemos variar os elementos para que as reuniões não fiquem todas iguais e, portanto, previsíveis. O fator surpresa encanta os jovens e estimula o desejo de

voltar na reunião seguinte.Então se numa reunião teve história, na próxima pode ter dramatização, na outra trabalhos manuais. Os jogos não devem ser repetidos muitas vezes, mesmo se ele for o preferido dos jovens. Pode-se variar bastante o tipo de jogo: competição ou cooperação, em conjunto ou por equipes, intelectuais, de observação ou de destrezas físicas, em ambiente fechado ou ao ar livre,amplos ou restritos, parados ou agitados, de revezamento ou de equipes inteiras, ... A variedade também implica em explorar diferentes materiais (bola,corda, bastão, etc.) e em trabalhar com todas as áreas de desenvolvimento. Apesar da importância da

variedade, quase todas as reuniões começam e terminam com a cerimônia da Bandeira, para que não percam a feição de reunião escoteira.

- Unidade

Ainda que com uma grande variedade dos elementos, é preciso que haja unidade no conjunto da reunião. Se ela tiver um tema determinado, todos os elementos devem contemplar esse tema em seus vários aspectos.Então, ele é o fator de unidade. Se não tiver um tema,os elementos da reunião devem ser encadeados para

que se complementem e dêem a unidade ao conjunto.

- Ritmo

Em toda reunião deve ser sentido um ritmo que acompanhe a necessidade da faixa etária. Nas reuniões de Alcatéia o ritmo é agitado, pois as crianças têm bastante energia e gostam de atividades alegres, divertidas e ativas. O que eles menos querem

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

MÓDULO RAMO LOBINHO – 2013/ 2015

15

é uma atividade onde tenham que ficar parados, ouvindo o chefe, ou seja, com "cara de escola".Ainda assim, é preciso dosar a atividade. Após um jogo ativo, coloque um elemento calmo (história, trabalho manual, jogo de inteligência) ou uma atividade moderada antes de colocar uma canção e vice-versa.

Balancear a reunião é fundamental.

- Aprendizagem

Quando queremos que as crianças aprendam algo na reunião, é bom promover três momentos distintos: um para ensinar, outro para fixar o aprendizado e mais um para avaliar.

- Duração

Uma reunião de lobinhos não deve ser curta demais senão não marca nem alcança seus objetivos, nem longa demais para não se tornar estafante para as

crianças e desgastante para a chefia. A duração ideal é de 2 horas a 2 horas e meia. É preciso também observar o tempo máximo de concentração da criança, que em geral é de 15minutos. Atividades mais longas correm o risco de dispersar a atenção das crianças.

Elementos de uma Reunião

Em seguida escolhem-se os elementos (jogos, histórias,canções, trabalhos manuais,

Documentos relacionados