• Nenhum resultado encontrado

Resolução Simulado Dissertativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resolução Simulado Dissertativo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1ª QUESTÃO (USF). O tecnécio (43Tc98) é um elemento artificial de alto índice de radioatividade. Suas principais aplicações estão voltadas principalmente para a produção de ligas metálicas e, em medicina nuclear, para a fabricação de radiofármacos.

Com relação à distribuição eletrônica desse elemento e suas emissões radioativas, responda ao que se pede.

a) Qual a sua distribuição eletrônica por subníveis de energia?

b) Qual a fórmula dos compostos iônicos formados entre o tecnécio catiônico ( 2)+ com:

– oxigênio (Z=8)?

– cloro (Z=17)?

Resolução:

a) 41Tc=1s 2s 2p 3s 3p 3d 4s 4p 4d 5s2 2 6 2 6 10 2 6 5 2 b) Teremos:

2 2

2 2

Tc O TcO

Tc C TcC

+

+

=

=

2ª QUESTÃO (UFPR). Mergulhadores que utilizam cilindros de ar estão sujeitos a sofrer o efeito chamado “narcose pelo nitrogênio” (ou “embriaguez das profundezas”). Devido à elevada pressão parcial do nitrogênio na profundidade das águas durante o mergulho, esse gás inerte se difunde no organismo e atinge o sistema nervoso, causando efeito similar a embriaguez pelo álcool ou narcose por gases anestésicos. A intensidade desse efeito varia de indivíduo para indivíduo, mas em geral começa a surgir por volta de 30 m de profundidade. No mergulho, a cada 10 m de profundidade, aproximadamente 1 atm é acrescida à pressão atmosférica. A composição do ar presente no cilindro é a mesma da atmosférica e pode ser considerada como 80% N2 e 20% O2.

Dados: PV=nRT; R=0,082 L atm K  1mol .1

a) Um mergulhador está numa profundidade de 30 m. Qual é a pressão total a que esse mergulhador está submetido?

b) Calcule a pressão parcial de N2 inspirada pelo mergulhador que utiliza o cilindro a 30 m de profundidade. Mostre o cálculo.

Resolução:

a) Um mergulhador está numa profundidade de 30 m, então:

Atmosfera:

P=1 atm Água:

10 m 1 atm

30 m

total total total

P ' P ' 3 atm

P P P '

P 1 atm 3 atm

P 4 atm

=

= +

= +

=

Resolução Simulado Dissertativo

PROVA D-2 GRUPO EXM

(2)

b) Cálculo da pressão parcial de gás nitrogênio:

2

2

2 2 2

N total N

N N

% N 80%

p

% Volume P 80 p

100 4 p 4 80

100 p 3,2 atm

=

=

=

= 

=

3ª QUESTÃO (UNIFESP). Analise a fórmula que representa a estrutura molecular do ácido oleico.

a) A cadeia carbônica do ácido oleico é homogênea ou heterogênea? Saturada ou insaturada?

b) Escreva a fórmula molecular do ácido oleico.

Resolução:

a) A cadeia carbônica do ácido oleico é homogênea (não apresenta heteroátomo) e insaturada (apresenta dupla ligação entre carbonos).

b) Fórmula molecular do ácido oleico: C H O . 18 34 2

4ª QUESTÃO (PUCRJ). O Istmo do Panamá é uma porção estreita de terra, situada na América Central, que faz a ligação entre as Américas do Norte e do Sul. Seu surgimento, há cerca de três milhões de anos, além de permitir a ligação entre esses dois continentes, interrompeu a conexão entre os Oceanos Atlântico e Pacífico até então existente no local. Em diferentes grupos de animais marinhos foram reportados casos de especiação atribuídos ao surgimento do Istmo do Panamá.

a) Qual tipo de especiação parece ter ocorrido nesses casos?

b) Explique de que forma o surgimento do Istmo do Panamá teria iniciado esses processos de especiação.

Resolução:

a) Especiação alopátrica.

b) O surgimento de Istmo do Panamá criou uma barreira geográfica, dividindo ou separando populações, antes conectadas, e interrompendo o fluxo gênico entre elas. Essas populações separadas acumularam diferenças genéticas que levaram ao isolamento reprodutivo e à formação de novas espécies.

(3)

5ª QUESTÃO (UNISA MED). Três diferentes espécies de bactérias foram cultivadas, separadamente, em tubos de ensaio abertos.

A figura ilustra as distribuições populacionais dessas bactérias após alguns dias.

a) Qual tubo indica a presença de bactérias anaeróbicas facultativas? Por que a distribuição delas no tubo possibilitou a sua identificação?

b) Em qual dos tubos existem bactérias que realizam somente fermentação? Por quê?

Resolução:

a) Tubo 2. A distribuição por todo o tubo indica alto crescimento, pois são bactérias que se reproduzem na presença ou não de oxigênio. O oxigênio vai se esgotando, porém não altera o crescimento populacional destas bactérias.

b) Tubo 3, pois não toleram a presença de oxigênio e o crescimento populacional vai diminuindo.

6ª QUESTÃO (UNICAMP). A história da doença de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934) comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana.

O agente causal da doença e seu vetor também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras, trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos.

A doença de Chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, só em agosto deste ano foram registrados 18 casos na região associados ao consumo de açaí. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro a agosto de 2012. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a transmissão dessa doença já foi relacionada ao consumo de garapa.

a) Indique o agente causal da doença de Chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909. Explique a forma de transmissão dessa doença para humanos descrita por Chagas.

b) Explique como o consumo de açaí ou de garapa pode transmitir essa parasitose. Como seria possível impedir essa via de transmissão ao consumir esses alimentos?

Resolução:

a) O causador da doença de Chagas é o protozoário Trypanosoma cruzi. Esse protoctista flagelado é transmitido ao homem por meio das fezes contaminadas do inseto hemíptero conhecido popularmente por barbeiro ou chupança.

b) O consumo de açaí ou garapa pode transmitir o protoctista porque, durante o processo desses alimentos e bebidas ocorre a moagem. Junto com os vegetais podem estar barbeiros, ou suas fezes contaminadas com o T. cruzi. A melhor forma de se evitar essa via de transmissão é a cuidadosa lavagem dos produtos antes de serem processados para o consumo humano.

7ª QUESTÃO (UNICAMP). A cidade de Hamburgo, a mais rica da Europa, exibe tanto a mais alta proporção de milionários como a mais elevada incidência de beneficiários da assistência pública da Alemanha; já Nova Iorque concentra a maior quantidade de ricos do Planeta, mas também um dos maiores exércitos de pessoas sem teto e indigentes do hemisfério ocidental.

Aparentemente contraditórios, esses fenômenos estão vinculados ao avanço da prosperidade econômica global – não há declínio econômico nesses países – que traz retrocesso e desarticulação do Estado de bem-estar social.

(Adaptado de Loic Wacquant, Parias urbanos. Marginalidad em la ciudad a comienzos del milenio. Buenos Aires: Manancial, 2015.) a) Por que a produção da riqueza em países desenvolvidos está gerando mais pobres? Além do conflito de classes, cite outro tipo de conflito social observado em Nova Iorque que também é condicionante para a geração de pobreza.

b) O que é o Estado de bem-estar social? Dê um exemplo de recuo do Estado de bem-estar social.

(4)

Resolução:

a) Nos países capitalistas – ricos ou pobres –, a produção visa ao lucro e não necessariamente à distribuição de riquezas. Esta geração de riqueza, especialmente em países desenvolvidos, leva ao aumento da quantidade de pobres por vários motivos: [1]

porque esta parcela da população – menos qualificada, em geral – é mais facilmente substituída no processo de automação e robotização da produção; [2] pelo fato de os empregos de menor qualificação serem os mais suscetíveis à extinção com a transferência de plantas industriais para países periféricos nos quais os custos de produção são menores; e [3] os segmentos que demandam trabalho menos qualificado são mais atingidos pelo processo de terceirização da produção. O aumento da pobreza tem também como fatores condicionantes: a segregação de imigrantes – a xenofobia, fundamentada no temor de que o elemento imigrante venha a substituir trabalha - dores nacionais por oferecer seu trabalho a um custo menor e se sujeitar a condições precárias de trabalho; e questões de natureza racial, com a flagrante discriminação de elementos não brancos – de origem africana ou latino-americana –, componentes da sociedade nova-iorquina que recebem menor remuneração por seu trabalho; a gentrificação, com revitalização de áreas urbanas deterioradas que se tornam inacessíveis à população mais pobre.

b) Do inglês Welfare State, o Estado de bem-estar social é uma forma de organização de alguns poucos países capitalistas que visa atender às demandas sociais e reduzir as desigualdades sociais. Nesta forma de organização, o Estado regulamenta a vida e a saúde social, política e econômica do país, assegura a prestação de serviços públicos básicos e padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos. Diferentemente da típica organização capitalista na qual o trabalho é visto como uma mercadoria, no Estado de bem estar social passa a ser um elemento fundamental da cidadania e da inserção na sociedade.

A proteção social que esta forma de organização assegura é devida à característica interventiva e

regulatória do Estado na área social por meio de programas assistencialistas. O recuo do Estado de bem-estar social tem como exemplos possíveis: as propostas de reforma no sistema previdenciário, a precarização da legislação trabalhista, políticas discriminatórias de deslocados – imigrantes e refugiados.

8ª QUESTÃO (UNESP).

a) Considerando os diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico, identifique os tipos de países correspondentes às pirâmides etárias do modelo 1 e do modelo 2.

b) Cite uma causa comum aos países do modelo 1 para a mudança no número de jovens no período 2015-2050. Apresente uma consequência da alteração na proporção de idosos nos países do modelo 2 no período 1980-2015.

Resolução:

Considerando-se os dois conjuntos de modelos de representação etária observados pelas pirâmides sobrepostas, constatamos:

a) Considerando os níveis de desenvolvimento econômico, temos no modelo 1 uma pirâmide etária de países emergentes, e no modelo 2 a representação de países desenvolvidos.

(5)

b) Como causa da mudança no número de jovens nos países do modelo 1, podemos citar a redução nas taxas da natalidade, entre 2015 e 2050, embora essa redução não tenha sido tão expressiva. Quanto à alteração do número de idosos na pirâmide representativa do modelo 2 e suas consequências, no período 1980-2015, podemos mencionar a redução da quantidade de população economicamente ativa, ou maiores custos na previdência social dos respectivos países, ou incentivando a imigração, ou ainda a robotização do processo produtivo.

9ª QUESTÃO (PUCRJ).

O assoalho dos oceanos e mares também tem um relevo específico que se forma por processos diversos. A dorsal oceânica do Atlântico, em destaque no cartograma apresentado, separa o continente americano dos continentes africano e europeu. A partir do cartograma, explique:

a) Dois processos geológicos formadores dessa feição do relevo atlântico.

b) A Teoria da Deriva Continental.

Resolução:

a) A dorsal ou cadeia mesoceânica do Atlântico forma-se numa zona de divergência (separação) entre placas tectônicas. Neste caso, o magma proveniente do manto superior (astenosfera) ascende e aflora no fundo do oceano (obducção). Em contado com a água, o magma resfria e se transforma em rocha vulcânica. Assim, a cadeia submarina é formada pela rocha vulcânica e pelas falhas geológicas que surgiram no decorrer do movimento de separação.

b) A movimentação das placas tectônicas explica a deriva continental. Ou seja, as mudanças de posição dos continentes ao longo das Eras Geológicas. Um exemplo foi a fragmentação do Pangeia, continente único (Era Paleozoica). O movimento divergente entre as placas levou a separação entre a África e a América do Sul (no passado integravam o continente Gondwana) levando a formação do Atlântico Sul.

Referências

Documentos relacionados

2015/2 Período para Unidades enviarem memorando para a Comissão de Colação de Grau da UERGS, a fim de solicitar agendamento de data para Sessão Solene de Colação de Grau

Durante o Repasto sanguíneo do vetor “Barbeiro”> eliminação de formas tripomastigotas metacíclicos nas fezes > penetração das formas no local da picada > interação

Nas áreas endêmicas de doença de Chagas, as taxas de infecção natural de triatomideos domiciliados variam em geral de 1 a 40 % , sendo mais elevado nos insetos mais velhos e

As demonstrações financeiras individuais e consolidadas da Companhia para o exercício findo em 31 de dezembro de 2016, apresentadas para fins de comparação, foram auditadas por

vista dos novos conhecimentos científicos produzidos internacionalmente no â mbito desta especialidade, mas, principalm ente, porque "representam tais doenças o

STA BARBARA

O médico e pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Evandro Chagas, filho do renomado cientista e também pesquisador do IOC Carlos Chagas (1878-1934),

A citada reunião de sócios da Reclamante condicionou a transferência da “patente de marca” <Gadbi> a que fossem implementadas as condições ali descritas,