• Nenhum resultado encontrado

SimuladosBR. Bom Simulado! Curta nossa página no Facebook para manter-se sempre atualizado sobre novos simulados.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SimuladosBR. Bom Simulado! Curta nossa página no Facebook para manter-se sempre atualizado sobre novos simulados."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Simulado Preparatório para o

Concurso de Agente Penitenciário

Cargo: Agente

Informações

 Tempo de Prova: 4h

 Banca Organizadora: AOCP

 Número de Questões: 60

 Modalidade: Múltipla Escolha

Conteúdo Programático / Número de

Questões

 Língua Portuguesa – 12

 Noções de Informática – 6

 Noções de Direito – 10

 Direitos Humanos e Cidadania – 10

 Legislação Especial – 10

 Conhecimentos Específicos – 12

Importante

O simulado é feito com muito carinho e

zelo para que ele seja fidedigno ao

conteúdo normalmente exigido pela banca

nos concursos anteriores.

Buscamos captar questões bem

elaboradas que já foram aplicadas em

concursos anteriores. Quando o conteúdo

foi pouco explorado em outras provas,

realizamos nossas próprias questões com

base na dificuldade e padrões da banca.

Este simulado está sendo

disponibilizado gratuitamente!

Curta nossa página no Facebook para

manter-se sempre atualizado sobre novos

simulados.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, queira

fazer críticas ou até mesmo solicitar

outros simulados, entre em contato

conosco!

Motivação

O Agente Penitenciário possui uma

profissão que é muito admirada pela

população e sua função engrandece o

indivíduo.

Agentes geralmente trabalham em regime

de escala, muitas vezes configurada em

um dia de serviço e alguns dias de folga.

Durante o curso de formação, você

aprenderá noções de direito, primeiros-

socorros, manuseio de armamentos e

outros tópicos importantes.

A remuneração do recém-formado está na

casa dos R$3,7 mil reais.

Bom Simulado!

SimuladosBR

(2)

Língua Portuguesa

Texto I (Questões 1 a 4)

A Beleza e a Arte Não Constituem Nenhuma Garantia Moral

Gostei muito de “Francofonia”, de Aleksandr Sokurov. Um jeito de resumir o filme é este: nossa civilização é um navio cargueiro avançando num mar hostil, levando contêineres repletos dos objetos expostos nos grandes museus do mundo. Será que o esplendor do passado facilita nossa navegação pela tempestade de cada dia? Será que, carregados de tantas coisas que nos parecem belas, seremos capazes de produzir menos feiura? Ou, ao contrário, os restos do passado tornam nosso navio menos estável, de forma que se precisará jogar algo ao mar para evitar o naufrágio?

Essa discussão já aconteceu. Na França de 1792, em plena Revolução, a Assembleia emitiu um decreto pelo qual não era admissível expor o povo francês à visão de “monumentos elevados ao orgulho, ao preconceito e à tirania” – melhor seria destruí-los. Nascia assim o dito vandalismo revolucionário – que continua.

Os guardas vermelhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da China. O Talibã destruiu os Budas de Bamiyan (séculos 4 e 5). Em Palmira, Síria, o Estado Islâmico destruiu os restos do templo de Bel (de quase 2.000 anos atrás). A ideia é a seguinte: se preservarmos os monumentos das antigas ideias, nunca teremos a força de nos inventarmos de maneira radicalmente livre.

Na mesma Assembleia francesa de 1792, também surgiu a ideia de que não era preciso destruir as obras, elas podiam ser conservadas como patrimônio “artístico” ou “cultural” – ou seja, esquecendo sua significação religiosa, política e ideológica.

Sentado no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os contêineres que ele carrega: um emaranhado de esperanças, saberes, intuições, dúvidas, lamentos, heranças, obrigações e gostos. Tudo dito belamente: talvez o belo artístico surja quando alguém consegue sintetizar a nossa complexidade num enigma, como o sorriso de “Mona Lisa”.

Os vândalos dirão que a arte não tem o poder de redimir ou apagar a ignomínia moral. Eles têm razão: a estátua de um deus sanguinário

pode ser bela sem ser verdadeira nem boa. Será que é possível apreciá-la sem riscos morais? Não sei bem o que é o belo e o que é arte. Mas, certamente, nenhum dos dois garante nada.

Por exemplo, gosto muito de um quadro de Arnold Böcklin, “A Ilha dos Mortos”, obra imensamente popular entre o século 19 e 20, que me evoca o cemitério de Veneza, que é, justamente, uma ilha, San Michele. Agora, Hitler tinha, em sua coleção particular, a terceira versão de “A Ilha dos Mortos”, a melhor entre as cinco que Böcklin pintou. Essa proximidade com Hitler só não me atormenta porque “A Ilha dos Mortos” era também um dos quadros preferidos de Freud (que chegou a sonhar com ele).

Outro exemplo: Hitler pintava, sobretudo aquarelas, que retratam edifícios austeros e solitários, e que não são ruins; talvez comprasse uma, se me fosse oferecida por um jovem artista pelas ruas de Viena. Para mim, as aquarelas de Hitler são melhores do que as de Churchill. Pela pior razão: há, nelas, uma espécie de pressentimento trágico de que o mundo se dirigia para um banho de sangue.

É uma pena a arte não ser um critério moral. Seria fácil se as pessoas que desprezamos tivessem gostos estéticos opostos aos nossos. Mas, nada feito.

Os nazistas queimavam a “arte degenerada”, mas só da boca para fora. Na privacidade de suas casas, eles penduraram milhares de obras “degeneradas” que tinham pretensamente destruído. Em Auschwitz, nas festinhas clandestinas só para SS, os nazistas pediam que a banda dos presos tocasse suingue e jazz – oficialmente proibidos.

Para Sokurov, o museu dos museus é o Louvre. Para mim, sempre foi a Accademia, em Veneza. A cada vez que volto para lá, desde a infância, medito na frente de três quadros, um dos quais é “A Tempestade”, do Giorgione. Com o tempo, o maior enigma do quadro se tornou, para mim, a paisagem de fundo, deserta e inquietante. Pintado em 1508, “A Tempestade” inaugura dois séculos que produziram mais beleza do que qualquer outro período de nossa história. Mas aquele fundo, mais tétrico que uma aquarela de Hitler, lembra-me que os dois séculos da beleza também foram um triunfo de guerra, peste e morte – Europa afora.

É isto mesmo: infelizmente, a arte não salva. 1. No texto apresentado, evidencia-se que

SimuladosBR

(3)

a) como a arte não se constitui enquanto um critério de separação em relação a uma moral boa e uma ruim, é correto o posicionamento defendido pelo decreto emitido na França em 1792 que impunha a destruição de monumentos construídos sobre ideais moralmente ruins.

b) a beleza humana não constitui uma garantia de moral, o que se comprova facilmente pelos inúmeros exemplos de vandalismos e tiranias praticadas por pessoas que foram consideradas esteticamente belas, como é o caso de Hitler. c) apesar de a arte e a beleza não constituírem uma garantia de moral é possível por meio dos gostos estéticos opostos separar pessoas constituídas de concepções morais diferentes. d) a arte e a beleza que não constituem uma garantia de moral são aquelas expressas apenas em obras pictóricas, como no quadro “A Ilha dos Mortos” e nas pinturas de Hitler.

e) a arte não se constitui enquanto um critério de separação em relação a uma moral boa ou ruim. Por esse motivo, ao legado artístico que recebemos historicamente, podem estar atreladas condutas de orgulho, preconceito e tirania.

2. Considerando as informações contidas no texto, é correto afirmar que pela expressão

“vandalismo revolucionário” compreende-se a) o movimento que, inicialmente, consistia em jogar ao mar os restos artísticos do passado que tornam o navio menos estável e que poderiam causar seu naufrágio.

b) o movimento isolado de devastação de monumentos históricos chineses pelos guardas vermelhos durante a Revolução cultural.

c) o movimento, iniciado na França durante a Revolução, que preferia destruir monumentos cuja origem estivesse atrelada a orgulho, preconceito e tirania a expor sua visão ao povo francês.

d) o movimento específico de destruição dos Budas de Bamiyan, dos séculos 4 e 5, e de destruição dos restos do Templo de Bel, de quase 2.000 anos, praticados, respectivamente pelo Talibã e pelo estado Islâmico.

e) todo ato de destruição ocasionado por movimentos terroristas com objetivo de demolir símbolos de uma cultura considerada inimiga.

3. A expressão “Essa proximidade com Hitler [...]” e o advérbio destacado no trecho “A cada vez que volto para lá [...]” referem-se, respectivamente,

a) ao fato de o autor do texto compartilhar o gosto pela obra “A ilha dos mortos”, do pintor Arnold Böcklin, com Hitler e à Accademia em Veneza. b) ao fato de o autor do texto gostar das aquarelas que foram pintadas por Hitler, uma vez que elas evocam um sentimento trágico, e ao Museu do Louvre.

c) ao fato de Hitler e Freud compartilharem o gosto pela obra “A ilha dos mortos”, do pintor Arnold Böcklin, uma vez que o primeiro tinha em sua coleção particular uma versão do quadro e o segundo chegou a sonhar com ele e à Academia em Veneza.

d) ao fato de o autor do texto, assim como Freud, também sonhar com a obra “A ilha dos mortos”, do pintor Arnold Böcklin, cuja a melhor versão pertenceu a Hitler e ao Museu do Louvre.

e) ao fato de o autor do texto, além compartilhar o gosto pela obra “A ilha dos mortos”, do pintor Arnold Böcklin, com Hitler, ter comprado uma aquarela do líder nazista oferecida por um jovem artista em Viena e à Accademia em Veneza.

4. Em relação aos pronomes destacados em

“[...] a Assembleia emitiu um decreto pelo qual não era admissível expor o povo francês à visão de ‘monumentos elevados ao orgulho, ao preconceito e à tirania’ – melhor seria destruí- los.” e em “Será que é possível apreciá-la sem riscos morais?”, é correto afirmar que

a) ambos estão em posição proclítica.

b) ambos referenciam o objeto direto do verbo ao qual se anexam.

c) poderiam ser substituídos, respectivamente, por lhes e lhe.

d) ambos referenciam o objeto indireto do verbo ao qual se anexam.

e) ambos poderiam ser retirados do texto sem prejuízos sintáticos e para a compreensão deste.

5. Na frase “É inevitável que a gente cometa equívocos quando a vida vira um tango.”, a expressão em destaque evidencia qual figura de linguagem?

a) Paradoxo. b) Personificação. c) Figurativa. d) Hipérbole. e) Metáfora.

6. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão adequadamente grafadas. a) Silhueta, entretenimento, autoestima.

SimuladosBR

(4)

b) Rítimo, silueta, cérebro, entretenimento.

c) Altoestima, entreterimento, memorização, silhueta.

d) Célebro, ansiedade, auto-estima, ritmo. e) Memorização, anciedade, cérebro, ritmo.

7. Em relação a frase “Estabelecer pontes entre a ciência e a arte não é tarefa fácil.”, é correto afirmar que

a) a palavra “fácil” é acentuada por tratar-se de uma proparoxítona.

b) a palavra “entre” é uma proparoxítona.

c) a palavra “pontes” está no plural por tratar-se do predicativo de um sujeito composto.

d) há uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

e) há uma oração subordinada substantiva subjetiva.

8. Em “Na cidade ideal do psicólogo, os filhos dos pobres e dos ricos seriam acolhidos da mesma forma para ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento e de compreensão do sentido da vida”,

a) a expressão em destaque indica uma hipótese b) a expressão em destaque indica dúvida.

c) o verbo destacado, pertencente ao verbo “ir”, se fosse conjugado no pretérito perfeito apresentaria a seguinte forma: “foram”.

d) a expressão em destaque é uma locução verbal que tem como verbo principal o verbo “acolher”. e) os termos da expressão em destaque se encontram no plural para concordar com “pobres” e “ricos”.

9. Em “Estima-se que um a cada cinco medicamentos vendidos no Brasil seja falsificado”,

a) “seja falsificado” deveria estar no plural para concordar com “cinco medicamentos”.

b) “seja falsificado” está no singular para concordar com “Brasil”.

c) “seja falsificado” está no singular para concordar com “um”.

d) o verbo “Estima-se” deveria estar no plural, pois o sujeito é indeterminado.

e) “vendidos” deveria estar no singular para concordar com “medicamento”, termo que está elíptico após o termo “um”.

10. Na oração “O município apura a relação dos casos com o zika vírus.", podemos classificar o verbo “apurar" como

a) Verbo intransitivo.

b) Verbo de ligação. c) Verbo bitransitivo. d) Verbo transitivo direto. e) Verbo transitivo indireto.

11. A respeito das palavras destacadas nos excertos “Um ano atrás, decidi seguir os conselhos de meu filho e abri uma conta no Facebook.” e “Claro, que não é um caso de ignorância completa [...]”, é correto afirmar que a) há encontro consonantal em filho e conta, dígrafo em claro e seguir e ditongo crescente em meu.

b) há dígrafo em filho, claro e seguir, ditongo crescente em meu e encontro consonantal em conta.

c) há dígrafo em seguir, filho e conta, ditongo decrescente em meu e encontro consonantal em claro.

d) há dígrafo em filho e claro, ditongo em seguir e meu e encontro consonantal em conta.

e) há hiato em meu e seguir, dígrafo em filho e encontro consonantal em conta e claro.

12. Observe o excerto: “Não obriguemos a babá a ter um repertório mágico, que nem mesmo palhaços profissionais têm, para manter a criança entretida o tempo todo." A oração destacada é classificada como

a) uma oração subordinada substantiva subjetiva. b) uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

c) uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

d) uma oração subordinada adjetiva restritiva. e) uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Noções de Informática

13. FPM, RAM, DRAM, DIP, SIMM, DIMM, DDR, DDR2, DDR3 são tipos de

a) HD. b) monitores. c) memórias. d) processadores. e) impressoras.

14. Na atualidade, com o advento da internet e da informação, tornaram-se muito comuns diferentes formas de ataques a computadores. Esses crimes, os quais todos os usuários correm o risco de sofrer, podem causar danos aos computadores e aos seus usuários, como perda de arquivos, invasão de privacidade,

SimuladosBR

(5)

danos financeiros, dentre outros. Sendo assim, existe uma gama de técnicas para vitimar um computador. Assinale a alternativa que apresenta somente o nome de técnicas de ataque a computadores.

a) Trojan, McAfee, Spam. b) Worms, DoS, Phishing. c) Vírus, Conficker, Kaspersky. d) Stuxnet, Cavalo-de-Tróia, Avira. e) Avast, Comodo, Spyware.

15. Acerca dos Browsers de Internet em relação ao EDGE, é correto afirmar que

a) é uma nova versão do Chrome. b) é o novo navegador da Microsoft. c) é uma nova versão do Mozilla Firefox. d) é o novo navegador do Ubunto. e) é o novo navegador do OppenOffice.

16. Considerando o MS-PowerPoint, versão português, em sua configuração padrão, assinale a alternativa que apresenta a forma correta para iniciar uma apresentação a partir do primeiro slide.

a) Pressionar a tecla F1.

b) Executar a tecla de atalho Ctrl + X. c) Pressionar a tecla F5.

d) Executar a tecla de atalho Ctrl + esc. e) Executar a tecla de atalho Ctrl + Enter.

17. Considerando o MS-Word, versão português em sua instalação padrão, no menu

“Layout da Página” existe a opção “Quebras”, que possibilita algumas configurações de quebras de

a) linha e coluna. b) cabeçalho e rodapé. c) linha e parágrafo. d) página e seção. e) imagens e sons.

18. Considerando o MS-EXCEL 2007, versão português, ao clicar no canto superior esquerdo da planilha (na “junção” entre as colunas e linhas), conforme circulado na imagem a seguir,

a) será selecionada toda a planilha.

b) será selecionada apenas a primeira linha. c) será aberto um menu, com opções para ocultar as linhas.

d) será aberto o assistente de fórmulas.

e) será aberto o menu de configurações da planilha.

Noções de Direito

19. Assinale a alternativa correta.

a) Os direitos e deveres individuais e coletivos, previstos no artigo 5º da Constituição Federal, não se estendem aos estrangeiros.

b) A autoridade pública só poderá usar a propriedade particular, se for assegurada ao proprietário indenização prévia, independentemente de dano, mesmo que haja iminente perigo público.

c) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado do anonimato.

d) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sendo possível a censura ou licença.

e) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inclusive a de caráter paramilitar.

20. No tocante aos Direitos e garantias fundamentais, é INCORRETO afirmar que: a) o Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional.

b) as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

c) os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

d) a todos, são assegurados a razoável duração do processo judicial, com exceção do administrativo, e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

e) os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por

SimuladosBR

(6)

três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

21. De acordo com o texto constitucional, no que se refere a servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, quando no exercício de mandato eletivo, assinale a alternativa correta.

a) Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função. Havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

b) Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe imposta a remuneração do cargo eletivo.

c) Para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se o servidor no exercício estivesse.

d) Investido no mandato de Vereador, independente da compatibilidade de horários, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função. e) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento.

22. Encaminhar uma mensagem de texto a um agente penitenciário que se encontra em outro município, xingando-o de ladrão, configura crime de:

a) injúria. b) difamação c) desacato

d) denunciação caluniosa e) calúnia.

23. Abigail, depois de iniciado parto caseiro, mas antes de completá-lo, sob influência do estado puerperal, mata o próprio filho. Abigail praticou crime de:

a) consentimento para o aborto b) homicídio

c) homicídio qualificado. d) infanticídio.

e) autoaborto.

24. O delito de sequestro ou cárcere privado é classificado como crime:

a) continuado e de perigo b) permanente e de dano c) permanente e de perigo. d) continuada e de dano

e) habitual e de perigo.

25. Sobre o crime de receptação, é correto afirmar que:

a) aquele que encomenda a prática de crime patrimonial prévio não responde por receptação ao receber para si o produto do crime.

b) não é possível a receptação que tenha como crime prévio uma outra receptação.

c) cuida-se de crime subsidiário ao delito de favorecimento real.

d) a receptação qualificada admite a modalidade culposa.

e) majoritariamente. entende-se que. se a infração penal prévia for um ato infracional, não há receptação, pois esta tem como objeto material o produto de um crime.

26. Tício subtrai coisa alheia móvel de Mélvio e, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência ou grave ameaça contra Mélvio, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si. O crime cometido por Tício foi:

a) Extorsão. b) Furto.

c) Extorsão indireta. d) Roubo.

e) Lesão corporal grave.

27. Funcionário público municipal, imprudentemente, deixa a porta da repartição aberta ao final do expediente. Assim agindo, mesmo sem intenção, concorre para que outro funcionário público, que trabalha no mesmo local, subtraia os computadores que guarneciam o órgão público. O Município sofre considerável prejuízo. A conduta do funcionário que deixou a porta aberta traduz-se em

a) peculato culposo. b) fato atípico. c) prevaricação. d) peculato-subtração.

e) mero ilícito funcional, sem repercussão na esfera penal.

28. João, chefe da repartição pública, constata que seu subordinado Antonio cometeu infração ao despachar processo administrativo de sua responsabilidade e atribuição. João, sabendo que Antonio passa por difícil situação pessoal, deixa de tomar as providências

SimuladosBR

(7)

disciplinares cabíveis ao caso. A conduta de João caracteriza o crime de

a) prevaricação.

b) advocacia administrativa. c) condescendência criminosa. d) favorecimento pessoal. e) favorecimento real.

Direitos Humanos e Cidadania

29. Framboesa pretende criar a associação “X” e Ludmila pretende criar a cooperativa “S”. Consultando a Constituição Federal, elas verificaram que

a) a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas, independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

b) a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas, dependem de autorização, mas é vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

c) somente a criação de associações depende de autorização, sendo, inclusive, permitida a interferência estatal em seu funcionamento. d) somente a criação de associações depende de autorização, sendo, porém, vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

e) somente a criação de cooperativa depende de autorização, sendo, porém, vedada a interferência estatal em seu funcionamento.

30. Em seu Art. 5º, item I- homens e mulheres são iguais em _________________________, nos termos desta Constituição. A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:

a) Liberdade e igualdade. b) Direitos e obrigações.

c) Assistência religiosa e liberdade. d) Tratamento humano e degradante. e) Convicção filosófica ou política.

31. Qual destinação da Polícia Federal está INCORRETA, dentro das atribuídas pela Constituição Federal?

a) Exercer as funções de polícia marítima. b) Executar atividade de defesa civil.

c) Exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

d) Apurar infrações penais em detrimento de bens, serviços e interesses da União.

e) Exercer as funções de polícia de fronteiras.

32. Após o holocausto, ocorrido no seio germânico na Segunda Grande Guerra, o crime de genocídio passou a ser abominado em várias nações do mundo. No Brasil, considera- se crime de genocídio, para efeitos penais, entre outras ações ou omissões,

a) submeter, por negligência, imprudência ou imperícia, determinado grupo nacional, étnico, racial ou religioso, a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial.

b) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio de grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal.

c) matar membros de grupo em razão de orientação sexual.

d) associarem-se 3 (três) ou mais indivíduos com intuito de causar lesão grave à integridade física ou mental de membros de grupo motivados por discórdias desportivas.

e) praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

33. Os direitos humanos expressos na Constituição Federal Brasileira protegem os brasileiros e os estrangeiros residentes no país. Nesse sentido, considerando o direito de liberdade, o texto constitucional garante que não será concedida extradição de estrangeiro por crime

a) de lesa-pátria ou de terrorismo b) hediondo ou partidário.

c) contra o Estado Democrático de Direito ou genocídio.

d) político ou de opinião.

e) de cunho religioso ou crime comum.

34. Com fundamento na Declaração Universal dos Direitos do Homem,

a) ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

b) ninguém pode ser preso, detido ou exilado. c) ninguém pode ser arbitrariamente preso e detido.

d) com ordem superior pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

e) com ordem superior pode ser arbitrariamente preso ou exilado.

35. São considerados direitos resguardados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:

SimuladosBR

(8)

a) Direito à vida, à liberdade e segurança pessoal. b) Direito a julgamento justo, salvo em caso de guerra.

c) Adoção de medidas penais retroativas, mesmo quando prejudiquem o réu.

d) O Estado passa a ter direito de efetuar algumas prisões arbitrárias.

e) O réu é considerado culpado, mesmo antes de sentença transitado em julgado.

36. A característica que consiste no reconhecimento de que todos os direitos humanos possuem a mesma proteção jurídica, uma vez que são essenciais para uma vida digna corresponde à:

a) indivisibilidade. b) universalidade. c) indisponibilidade. d) inalienabilidade. e) imprescritibilidade.

37. A Declaração Universal de Direitos Humanos

a) foi proclamada pelos revolucionários franceses do final do século XVIII e confirmada, após a Segunda Guerra Mundial, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

b) foi o primeiro documento internacional a estabelecer expressamente o princípio da vedação ao retrocesso social.

c) nada declara sobre o direito à propriedade, em razão da necessidade de acomodação das diferentes ideologias das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial.

d) não faz referência à possibilidade de qualquer pessoa deixar o território de qualquer país ou nele ingressar, embora assegure expressamente a liberdade de locomoção dentro das fronteiras dos Estados.

e) assegura a toda pessoa o direito de participar do governo de seu próprio país, diretamente ou por meio de representantes.

38. Na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o cidadão compreende quais são seus direitos e deveres e como cada um pode melhor exercitá-los para melhorar sua vivência de cidadania. Qual dos elementos a seguir NÃO representa uma real vivência cidadã de acordo com a DUDH?

a) Liberdade. b) Fraternidade. c) Injustiça.

d) Verdade.

e) Responsabilidade.

Legislação Especial

39. Sobre a Lei no 10.826/2003, que dispõe sobre o porte e registro de arma de fogo, considere:

I. As armas devem ser registradas na Polícia Federal.

II. Devem ser apresentadas as certidões negativas de antecedentes criminais e comprovação de idoneidade.

III. O certificado de registro de arma de fogo será expedido pelo comando do Exército e tem validade em âmbito nacional.

IV. A listagem dos empregados das empresas privadas prestadoras de serviços de segurança deverá ser atualizada semestralmente junto ao Sistema Nacional de Armas − SINARM.

V. Os agentes, no exercício de suas funções de segurança, não poderão portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, fora de serviço, mesmo que estejam submetidos a regime de dedicação exclusiva.

Está correto o que se afirma APENAS em a) II e IV.

b) I e III. c) III e V. d) I, II e IV. e) IV e V.

40. Assinale a alternativa que corretamente contempla sanções disciplinares admitidas pela Lei n°7.210/1984.

a) Repreensão; incomunicabilidade absoluta do preso; isolamento na própria cela, ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo e suspensão ou restrição de direitos.

b) Incomunicabilidade absoluta do preso; isolamento na própria cela, ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo; advertência verbal e suspensão ou restrição de direitos.

c) Isolamento na própria cela, ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo; repreensão; incomunicabilidade absoluta do preso e advertência verbal.

d) Advertência verbal; repreensão; suspensão ou restrição de direitos e isolamento na própria cela,

SimuladosBR

(9)

ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo.

e) Advertência verbal; repreensão; suspensão ou restrição de direitos e incomunicabilidade absoluta do preso.

41. Acerca dos crimes hediondos (Lei n° 8.072/1990 e suas alterações), pode-se afirmar que a:

a) pena por crime hediondo será cumprida integralmente em regime fechado.

b) prisão temporária por crimes hediondos terá o prazo de 10 (dez) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

c) progressão de regime, no caso dos condenados aos crimes hediondos, dar-se-á após o cumprimento de 3/5 (três quintos) da pena, se o apenado for primário, havendo vedação em caso de ser reincidente.

d) progressão de regime, no caso dos condenados aos crimes hediondos, dar-se-á após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente.

e) prisão temporária por crimes hediondos terá o prazo de 20 (vinte) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

42. A pena prevista no crime de tráfico de drogas, previsto no art. 33 da Lei n° 11.343/2006 (Lei de Drogas), é aumentada de um sexto a dois terços, se:

a) a natureza, a procedência cia substância ou dc produto apreendido e as circunstâncias do fato evidenciarem a intermunicipalidade do delito. b) a infração tiver sido cometida por funcionários de serviço hospitalar, tais como médicos e enfermeiros.

c) sua prática envolver ou visar a atingir idoso ou gestante.

d) a infração tiver sido cometida nas dependências ou imediações de estabelecimentos prisionais. e) o autor for reincidente na prática do crime de tráfico de drogas.

43. Constituem deveres do condenado: a) constituição de pecúlio e poupança.

b) obediência ao servidor e respeito a qualquer pessoa com quem deva relacionar-se.

c) chamamento nominal do cônjuge e amigos em dias determinados

d) retribuição ao trabalho e sua remuneração e) assistência material, à saúde, jurídica e educacional.

44. A respeito dos estabelecimentos penais, é INCORRETO afirmar que:

a) Haverá instalação destinada à Defensoria Pública.

b) Serão instaladas salas de aulas destinadas a cursos de ensino básico e profissionalizante. c) O preso provisório ficará separado do condenado por sentença transitada em julgado. d) Haverá instalação destinada a estágio de estudantes universitários.

e) O preso primário não cumprirá pena em seção distinta daquela reservada para os reincidentes.

45. Conforme a Lei de Execução Penal, os estabelecimentos penais destinam-se ao condenado, ao submetido à medida de segurança, ao preso provisório e ao

a) egresso b) doente mental

c) maior de setenta anos d) preso primário

e) maior de sessenta anos.

46. É competente para decidir sobre a progressão de regime prisional o

a) Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

b) Promotor de Justiça da execução penal. c) Juiz da execução penal.

d) Conselho Penitenciário. e) Conselho da Comunidade.

47. Para a aplicação de sanções disciplinares é imprescindível

a) procedimento administrativo com garantia de defesa ao condenado.

b) a concordância do Promotor de Justiça. c) a decisão do Juiz da execução penal. d) a decisão do Conselho Disciplinar. e) a prática, pelo preso, de crime doloso.

48. Segundo a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84), as faltas disciplinares classificam-se em leves, médias e graves. É considerada falta de natureza grave:

a) usar de bebida alcoólica. b) trabalhar voluntariamente.

c) conservar objetos de uso pessoal.

d) não indenizar o Estado das despesas realizadas.

SimuladosBR

(10)

e) possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem.

Conhecimentos Específicos

49. Nos termos do que dispõe a Lei n o 9.826/74, em relação ao regime disciplinar, pode-se afirmar como correto que

a) o exercício da legítima defesa é causa excludente de responsabilidade administrativa, ainda que haja excesso e desproporcionalidade na conduta do funcionário.

b) a apuração da responsabilidade funcional será feita através de sindicância ou de inquérito.

c) o ilícito administrativo é punível quando comprovado que o seu resultado foi perturbador do serviço estadual.

d) o ilícito de abandono de cargo e a respectiva punição prescrevem em 03 (três) anos.

e) se vários funcionários lotados em órgãos diversos do Poder Executivo, juntos praticarem ilícito administrativo, a competência para a apuração da responsabilidade será do Ministério Público.

50. De acordo com o estabelecido no art. 182 da Lei Estadual 9.926 de 14 de maio de 1974 que dispõe sobre direitos, deveres e regime disciplinar dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará, contado a partir da data de ocorrência do ilícito, o número de anos para prescrição do direito ao exercício do poder disciplinar é

a) dois. b) três. c) quatro. d) cinco. e) seis.

51. Nos termos do art.152, inciso II da Lei Estadual 9.926 de 14 de maio de 1974, o funcionário será aposentado compulsoriamente aos

a) sessenta anos de idade.

b) sessenta e cinco anos de idade. c) setenta anos de idade.

d) setenta e cinco anos de idade. e) oitenta anos de idade.

52. “O adicional por trabalho noturno é devido ao servidor cujo trabalho seja executado entre ________ de um dia às ________ do dia seguinte”. A alternativa que completa

corretamente as lacunas conforme a Lei Nº 14.582/09:

a) 22 horas ... 05 horas b) 21 horas ... 04 horas c) 20 horas ... 06 horas d) 21 horas ... 05 horas e) 22 horas ... 06 horas

53. O Sistema Penitenciário do Estado do Ceará é constituído pelas seguintes Unidades, EXCETO:

a) Complexo Hospitalar b) Casas do Albergado c) Penitenciárias d) Colônias Agrícolas e) Cadeias Privatizadas

54. Assinale a alternativa incorreta acerca do Regimento Geral dos Estabelecimentos Prisionais do Estado do Ceará:

a) A Casa do Albergado destina-se ao cumprimento da pena privativa de liberdade em regime aberto e da pena restritiva de direitos consistente em limitação de fim de semana.

b) A Cadeia Pública destina-se prioritariamente ao recolhimento de presos provisórios.

c) Durante o período de adaptação o preso será classificado quanto ao grau de periculosidade, comportamento e antecedentes.

d) Ao ingressar na Unidade, o preso terá aberto, em seu nome, um prontuário, devidamente numerado em ordem seriada, onde serão anotados, dentre outros, seus dados de qualificação, de forma completa, dia e hora do ingresso, situação de saúde física, aptidão profissional e alcunhas.

e) Nos (15) quinze primeiros dias do estágio de adaptação o preso não poderá receber visitas de familiares e amigos, podendo somente receber seu advogado ou Defensor Público.

55. Constituem regalias, concedidas aos presos em geral, dentro da Unidade Prisional, exceto:

a) participar em exposições de trabalho pintura e outros, que digam respeito às suas atividades; b) visitas íntimas

c) participar de atividades coletivas, além da escola e trabalho, em horário pré-estabelecido de acordo com a Unidade do Sistema e Direção; d) assistir individualmente a sessões de jogos esportivos em épocas especiais, fora do horário normal;

SimuladosBR

(11)

e) visitas extraordinárias devidamente autorizadas pela direção se comprovada sua necessidade e relevância.

56. Segundo dispõe a Lei Estadual nº 14.582/2009, a estrutura remuneratória dos Agentes Penitenciários do Estado do Ceará é composta:

a) pelo vencimento base, da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco – GAER e do Abono Provisório nos termos nela previstos. b) pelo soldo, da Gratificação Especial de Localização Carcerária e do Acréscimo de 40% sobre o vencimento base.

c) pelo soldo, da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco – GAER, Gratificação Especial de Localização Carcerária e do Abono Provisório.

d) pelo vencimento base, da Gratificação Especial de Localização Carcerária e de Adicional Noturno nos termos nela previstos.

e) pelo vencimento base, da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco – GAER e de Adicional Noturno nos termos nela previstos.

57. A Lei nº 14.582/2009, do Estado do Ceará, redenominou a carreira:

a) Segurança Penitenciária em carreira Segurança Penitenciária Guarda Penitenciária.

b) Guarda Penitenciária em carreira Agente Penitenciário.

c) Agente Penitenciário em Guarda Penitenciária. d) Guarda Penitenciária em carreira Segurança Penitenciária.

e) Agente Penitenciário em carreira Segurança Penitenciária.

58. A Lei CE nº 14.582/2009 instituiu, dentre outras providências, o Abono Especial por Reforço Operacional. Em relação a essa vantagem pecuniária, complete a regra a seguir.

"O Abono Especial por Reforço Operacional será limitado à execução de, _____________, de reforços operacionais ________, ________ jornada normal de trabalho do Agente Penitenciário."

a) no máximo - 40 horas - por trimestre - dentro da b) no máximo - 60 horas - por mês - além da c) no mínimo - 120 horas - por quinzena - dentro da

d) no mínimo - 60 horas - por quinzena - além da e) no máximo - 60 horas - por mês - dentro da

59. A Lei CE nº 14.582/2009 estabelece que os servidores integrantes da carreira nela regulamentada são submetidos ao regime: a) de plantão de 12 x 36 horas, podendo haver revezamento no período diurno e noturno.

b) normal de trabalho de 40 horas semanais, podendo haver revezamento no período diurno e noturno.

c) de plantão de 24 x 72 horas, sem possibilidade de revezamento no período diurno e noturno. d) de plantão de 12 x 36 horas, sem possibilidade de revezamento no período diurno e noturno. e) normal de trabalho de 30 horas semanais, podendo haver revezamento no período diurno e noturno.

60. Josué é funcionário público, ocupando cargo efetivo no quadro da Secretaria da Fazenda Estadual. Em razão de sua formação superior na área de ciências contábeis, foi convidado a ocupar a função de diretor financeiro da empresa estatal que atua na exploração de rodovias estaduais. Josué, não obstante tenha se interessado pelo convite, ficou com receio de que seu afastamento desfavorecesse os direitos e vantagens a que faz jus como titular de cargo efetivo. A propósito desse aspecto, a Lei n° 9.826/1974 estabelece que

a) os direitos e vantagens conferidos aos ocupantes de cargos públicos efetivos não se transferem aos ocupantes de empregos públicos, posto que estes prescindem de concurso público para serem preenchidos.

b) o afastamento de funcionário público ocupante de cargo efetivo não impacta no recebimento de nenhum direito ou vantagem, em razão da irredutibilidade de vencimentos dos servidores públicos.

c) em se tratando de ocupar outro cargo estadual de provimento em comissão, o tempo de serviço será computável para todos os fins em favor do servidor Josué.

d) é vedado o afastamento de servidor público ocupante de cargo efetivo para ocupar outro cargo na Administração pública, tendo em vista que equivaleria a colocar o cargo original em disponibilidade.

e) apenas o afastamento que dependa de autorização legislativa pode ser computado como tempo de efetivo serviço.

SimuladosBR

(12)

Gabarito

Como foi?

Acertou várias?

Esperamos que sim!

Leia e releia as questões que você errou.

Avalie-nos quanto a esse Simulado.

Fique a vontade para sugerir novas provas!

Obrigado por confiar em nós.

Rumo à Aprovação!

1. E 2. C 3. A 4. B 5. E 6. A 7. E 8. A 9. C 10. D

11. C 12. E 13. C 14. B 15. B 16. C 17. D 18. A 19. C 20. D

21. C 22. A 23. D 24. B 25. A 26. D 27. A 28. C 29. A 30. B

31. B 32. B 33. D 34. A 35. A 36. A 37. E 38. C 39. A 40. D

41. D 42. D 43. B 44. E 45. A 46. C 47. A 48. E 49. B 50. D

51. C 52. A 53. E 54. E 55. D 56. E 57. D 58. B 59. A 60. C

SimuladosBR

Referências

Documentos relacionados

O autor evidencia que antigamente época de Dias Gomes as novelas eram boas de assistir, hoje já não mais... A expressão que o autor utiliza é uma maneira exagerada de dizer que

d) A maioria dos estudantes que prestaram o concurso apresentou dificuldades em matemática. Assinale a alternativa que está correta de acordo com a norma culta. a) Não se

Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos

Gomes, Alberto, Moedas Portuguesas, 5ª edição, Lisboa, 2007 e 6ª edição, Lisboa, 2013 JS Salgado, Javier Sáez, Moedas de Ouro de Portugal, Edição Numisma Leilões, Lisboa 2001;

A correção gramatical do penúltimo parágrafo do texto seria preservada, embora seu sentido fosse alterado, caso o advérbio “não” (l.23) fosse deslocado para

c) Favorecimento a desertor (art. 193 do Código Penal Militar). d) Omissão de socorro (art. 201 do Código Penal Militar). Acerca do concurso de agentes, assinale a opção correta à

comparecimento em juízo. c) A liberdade de manifestar a própria religião e as próprias crenças está sujeita tão-somente às limitações prescritas pela lei, e que

Em: “Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo sua ação dura de três a dez anos e reversíveis basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal”, os parênteses,