• Nenhum resultado encontrado

FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA OTIMIZAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: CASO DO SERVIÇO DE SAÚDE DA FARMÁCIA DO TRABALHADOR DE AMPÉRE PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA OTIMIZAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: CASO DO SERVIÇO DE SAÚDE DA FARMÁCIA DO TRABALHADOR DE AMPÉRE PR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Apoio acadêmico 1 ÁREA TEMÁTICA: GESTÃO AMBIENTAL

FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA OTIMIZAÇÃO DO PLANO DE

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: CASO DO SERVIÇO DE SAÚDE DA

FARMÁCIA DO TRABALHADOR DE AMPÉRE – PR

Aloma Hancke1 (aloma_hancke@hotmail.com), Jaqueline de Moura1

(jaquedmoura@hotmail.com), Jaqueline Klem Bohrer1 (jaquelinekbohrer@gmail.com), Loreni Teresinha Espaniol1 (loreniespaniol@gmail.com), Paula Regina Zarelli1 (przarelli@gmail.com),

Priscila Soraia da Conceição Ribeiro1 (priscilas@utfpr.edu.br).

1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Câmpus Francisco Beltrão RESUMO

O gerenciamento inadequado dos resíduos de serviço de saúde, bem como encaminhamento destes para locais inapropriados sem um tratamento prévio, configura um dos piores impactos causados ao meio ambiente e a saúde humana. Assim, o presente estudo foi desenvolvido com intuito de otimizar e propor melhorias ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da Farmácia do Trabalhador localizada no município de Ampére, no Sudoeste do Estado do Paraná, por meio de ferramentas da qualidade. Aplicou-se o Diagrama de Causa e Efeito, Fluxograma e 5W2H, com intuito de sanar ou minimizar os problemas encontrados no gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. Com base nas informações obtidas por meio de visitas ao local e estudos, notou-se uma lacuna na etapa de segregação e acondicionamento, a qual pode proporcionar riscos aos funcionários e clientes. Deste modo, percebeu-se com este estudo, que as ferramentas da qualidade podem contribuir na gestão dos resíduos sólidos gerados.

Palavras-chave: Resíduos de serviço de saúde; Ferramentas da qualidade; Impacto ambiental.

QUALITY TOOLS IN THE OPTIMIZATION OF THE WASTE

MANAGEMENT PLAN: HEALTH SERVICE CASE IN AMPÉRE-PR

ABSTRACT

Inadequate management of health care waste as well as forwarding them to inappropriate places without prior treatment is one of the worst impacts on the environment and human health. Thus, the present study was developed with the purpose of optimizing and proposing improvements to the Health Service Waste Management Plan (HSWMP) of the Farmácia do Trabalhador located in the city of Ampére, in the Southwest of the State of Paraná by means of quality tools. The applied were Cause and Effect Diagram, Flowchart and 5W2H with the purpose of healing or minimizing the problems encountered in the management of health care waste. On the basis of information obtained through on-site visits and studies there has been a gap in the segregation and packaging stage, which can pose risks to employees and customers. Thus, it was perceived with this study that the quality tools can contribute to the management of solid waste generated.

Keywords: Health service waste; Quality tools; Environmental impact. 1. INTRODUÇÃO

Aliado à alta produtividade de alimentos e bens de serviço, houve um aumento significativo na geração de resíduos, além de maior exigência na qualidade dos produtos e serviços. Embora se encontrem distintas contribuições na literatura sobre a qualidade e os sistemas de gestão, bem como ferramentas da qualidade aplicadas, os trabalhos que correlacionam estes conceitos incorporados na gestão de resíduos, mais especificamente em Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (PGRSS), ainda são escassos.

A Qualidade não é uma determinação do engenheiro projetista, de marketing ou da gerência em geral, mas sim do consumidor final do produto ou serviço. Assim, estes conceitos podem ser

(2)

Apoio acadêmico 2 aplicados a qualquer tipo de serviço ou produto que almeja a aprovação e satisfação do cliente (JUNIOR, 2010).

O conceito de Qualidade desenvolvido por vários estudiosos vem do latim Qualitate, e teve origem a partir das relações das organizações com o mercado. As considerações mais recorrentes quanto a este conceito reportam-se ao atendimento das necessidades dos clientes e ao padrão de produção e serviços desempenhados pela organização (SELEME; STADLER, 2008).

Desde então, se passou a associar o nome a um padrão, e é justamente este padrão que mantém a ideologia viva. A qualidade se propõe a dizer que um produto tem sempre as mesmas características e atende às mesmas necessidades. Já as ferramentas da qualidade são instrumentos para identificar oportunidades de melhoria e auxiliar na mensuração e apresentação de resultados, visando ao apoio à tomada de decisão por parte do gestor do processo (BEHR et al., 2008). Além de possibilitar a identificação de falhas, colaborando para o gerenciamento dos serviços com foco na qualidade do atendimento prestado (SILVA et al., 2015).

Um número cada vez maior de empresas, buscam por um conceito de sustentabilidade. Diante do alto consumo dos recursos naturais, as empresas são alvos de novas expectativas, quanto às suas responsabilidades sociais e ambientais perante a sociedade (HINZ et al., 2006). A partir desta elocução, crê-se que o gerenciamento adequado dos resíduos, indispensavelmente dos de saúde, que oferecem, além de riscos ao meio ambiente, riscos diretos à saúde humana, ajude a construir um conceito de sustentabilidade em uma empresa.

Com base nos dados da ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2006), ainda que menos de 2% das 149.000 toneladas de resíduos comerciais e residenciais geradas diariamente, sejam oriundos de resíduos de serviços de saúde, é de extrema importância que exista um plano de controle adequado para esses resíduos classificados de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da ANVISA nº 306/04 e a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 358/2005.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 de 2010, estabelece o Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos como um documento integrante do processo de licenciamento ambiental de um empreendimento ou atividade. De acordo com essa lei, toda atividade geradora de resíduos de serviços de saúde deve possuir um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde elaborado, implementado, operacionalizado e monitorado por um responsável técnico devidamente habilitado (BRASIL, 2010).

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (PGRSS), conforme a resolução nº 358/2005 do CONAMA, é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental, baseado nos princípios da não geração de resíduos e na minimização da geração dos mesmos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Deste modo, tem-se percebido a crescente preocupação com o gerenciamento dos resíduos, bem como a utilização de ferramentas que auxiliem no planejamento e minimizem os danos e riscos ao meio ambiente e à saúde populacional.

2.OBJETIVO

O presente trabalho foi realizado objetivando sanar ou minimizar os problemas encontrados no gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde na Farmácia do Trabalhador, por meio da aplicabilidade de ferramentas da qualidade.

3. METODOLOGIA

Inicialmente, se fez um levantamento bibliográfico sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde (PGRSS), as legislações vigentes e ferramentas da qualidade existentes e de passível aplicação no PGRSS. Assim, esse estudo constitui-se como qualitativo, com abordagem descritiva e estudo de caso.

Após o levantamento teórico, realizou-se uma visita à Farmácia do Trabalhador, localizada no município de Ampére, no Sudoeste do Paraná, a fim de conhecer e entender a logística do

(3)

Apoio acadêmico 3 gerenciamento dos resíduos gerados. No local, verificou-se como os resíduos eram manuseados, segregados e acondicionados após a geração. Em entrevista semi-estruturada com o proprietário e funcionários, foi possível também, saber a destinação de cada tipo de resíduo, bem como, com qual frequência de recolhimento.

Com o auxílio de um referencial teórico acerca das ferramentas da qualidade, elaborou-se uma simulação de PGRSS. Nas lacunas encontradas, foram aplicadas as ferramentas fluxograma, diagrama de causas e efeitos e a 5W2H, buscando tornar mais prática a identificação dos problemas e a visualização da proposição de soluções.

O fluxograma é uma tentativa de visualização holística de determinada atividade e, por definição, é a representação gráfica das diversas tarefas em um processo. Esta ferramenta deve trazer o maior número de informações possíveis ao usuário, para que seja um instrumento objetivo. Sua apresentação facilita a identificação de pontos críticos do processo e consegue definir claramente os limites do mesmo (BEHR et al., 2008).

Já o Diagrama de Causa e Efeito é uma técnica que apresenta a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar contribuindo para que ele ocorra. É também usada para visualizar as causas principais e secundárias de um problema. Além disso, amplia a visão das possíveis causas de uma adversidade, enriquecendo a sua análise e a identificação de soluções, buscando analisar processos de melhorias (SEBRAE, 2005).

Por fim, a ferramenta 5W2H, consiste em uma maneira de estruturar o pensamento de uma forma bem organizada e materializada antes de implantar alguma solução no negócio. Essa ferramenta ajuda a melhorar a segregação de tarefas dentro de um processo e a ver, de maneira gerencial, como os processos estão se desenvolvendo (BEHR et al., 2008). A nomenclatura 5W2H é relacionada a sete perguntas básicas a serem respondidas e derivada da língua inglesa: What: o que deve ser feito? Why: por que deve ser feito? Who: quem deverá fazer? When: quando deverá ser feito? Where: onde deverá ser feito? How: Como deverá ser feito? How much: quanto custará? (SILVA, 2009).

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir de estudos bibliográficos e conhecimento do local, foi possível aplicar as ferramentas da qualidade nas etapas do manejo dos resíduos de serviços de saúde, com intuito de otimizar o processo e identificar possíveis impasses, além de utilizá-las nas propostas de adequações. 4.1. Manejo dos Resíduos

A classificação dos Resíduos de Serviço De Saúde (RSS) gerados na Farmácia do Trabalhador objetiva destacar a composição dos mesmos, segundo as suas características biológicas, físicas, químicas, estado da matéria e origem, para seu manejo seguro. A classificação adotada é baseada na Resolução CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 (Tabela 1).

Tabela 1. Classificação dos resíduos gerados no estabelecimento

RESÍDUOS CONAMA Nº 358

Luvas, algodão, gaze e esparadrapo Grupo A (A4)

Medicamentos vencidos Grupo B

Plástico, papel, papelão, vidro, resto de comida, resíduo de banheiro e

toalhas de papel Grupo D

Agulhas, lâminas e seringas Grupo E

Após a geração dos resíduos de serviços de saúde, estes são segregados e acondicionados no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas, o

(4)

Apoio acadêmico 4 seu estado físico e os riscos envolvidos. Os resíduos de serviços de saúde passíveis de reciclagem são encaminhados semanalmente à associação de catadores do município de Ampére. Já os resíduos de serviços de saúde não recicláveis são recolhidos diariamente pelo serviço de limpeza urbana da cidade, o qual tem como disposição final o aterro sanitário municipal.

Os rejeitos contaminados são entregues para a empresa Atitude Ambiental LTDA, que realiza a autoclavagem, com o objetivo de eliminar possíveis patógenos. Após o tratamento, estes resíduos de serviços de saúde podem ser considerados resíduos comuns, podendo então ser dispostos em aterro sanitário.

O Fluxograma, é uma ferramenta da qualidade com propriedades adequadas para o mapeamento das etapas do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde gerados nas dependências da Farmácia do Trabalhador, (Figura 1).

Figura 1. Fluxograma aplicado às etapas de gerenciamento dos resíduos gerados na Farmácia do

Trabalhador

A aplicação do fluxograma no mapeamento do gerenciamento adequado dos resíduos gerados na farmácia, possibilitou a verificação dos quais estavam sendo destinados adequadamente e inadequadamente, como é o caso do orgânicos, que não são destinados a compostagem, mas para a coleta pública municipal.

4.2. Segregação e Acondicionamento

Os resíduos gerados nas atividades desenvolvidas na Farmácia do Trabalhador, são segregados e acondicionados, temporariamente, no momento e local de sua geração, de acordo com suas características, químicas, físicas e biológicas.

Além do acondicionamento temporário, dentro do próprio estabelecimento, os resíduos do grupo D são removidos a cada dois dias e depositados em recipientes coletores externos, com capacidade de 200 litros, até a coleta externa, realizada pelo serviço de limpeza urbana e os recicláveis pela associação de catadores.

(5)

Apoio acadêmico 5 Os resíduos dos grupos A, B e E (Tabela 1), os mais preocupantes e vulneráveis aos trabalhadores, permanecem acondicionados internamente até a coleta, tendo em vista a sua pequena geração.

Entretanto, por mais apropriado que seja o serviço disponibilizado pela farmácia, identificou-se uma lacuna nesta etapa do processo, a qual pode proporcionar riscos aos funcionários e até mesmo clientes, sendo assim, aplicou-se o Diagrama de Causa e Efeito, destacando o problema encontrado e quais seriam suas causas (Figura 2).

Figura 2. Diagrama de causa e efeito aplicado às etapas de segregação e acondicionamento dos resíduos

da Farmácia do Trabalhador

Neste caso, esta ferramenta auxiliou na identificação das ações que contribuem para a geração do problema de armazenamento temporário que proporciona riscos. Dentre elas podemos citar o comodismo dos funcionários em alocar no local mais prático, que fica no caminho de circulação, proporcionando maior rapidez no descarte, reduzindo o desgaste físico com deslocamentos mais longos, situações estas, que podem ser oriundas de falta de treinamento para reduzir os custos do empreendimento. Além do mais, muitas vezes são armazenados neste local medicamentos vencidos por falta de controle nos pedidos e inspeção, além dos materiais que oferecem riscos físicos e biológicos aos trabalhadores, como seringas e esparadrapos com sangue.

4.3. Propostas de Adequações

Os resíduos contaminados são segregados e acondicionados no local de sua geração, ou seja, na sala de injetáveis. Esta prática pode colocar em risco a saúde das pessoas que trabalham e frequentam a farmácia. Desta maneira, fez-se o uso da ferramenta 5W2H como intuito de propor a aquisição de um armário para acondicionar os resíduos contaminados em um local mais seguro, onde tenha menor fluxo de pessoas (Quadro 1).

(6)

Apoio acadêmico 6 Quadro 1. Utilização da ferramenta da qualidade 5W2H para propor a aquisição de armário para

acondicionamento dos resíduos contaminados

Objetivo: Adquirir armário para acondicionamento dos resíduos contaminados em local diferente de sua geração.

Passos Detalhes

O que? Adquirir um armário para acondicionamento dos resíduos contaminados

Por quê? Evitar contaminação dos trabalhadores e pessoas que frequentam o estabelecimento

Onde? Farmácia do Trabalhador

Quem? Responsável pelo empreendimento Quando? Imediatamente

Como? Aquisição de um armário Quanto? A verificar

O acesso ao escritório da Farmácia do Trabalhador se dá exclusivamente pela sala de injetáveis, oferecendo riscos aos funcionários. Indica-se a mudança da porta do escritório para a área de atendimento, tendo em vista que existe essa possibilidade na estrutura física do empreendimento, a qual também pode ser programada por meio da ferramenta 5W2H (Quadro 2).

Quadro 2. Aplicação da ferramenta 5W2H para propor a mudança da porta do escritório

Objetivo: Mudança da porta do escritório para a área de atendimento Passos Detalhes

O que? Mudar a porta do escritório para área de atendimento

Por quê? O acesso ao escritório se dá pela sala de injetáveis, colocando em risco a saúde dos trabalhadores

Onde? Farmácia do Trabalhador

Quem? Responsável pelo empreendimento Quando? Mais breve possível

Como? A partir de reformas Quanto? A verificar

Diante do exposto verifica-se que, o Diagrama de Causa e Efeito destaca o problema encontrado e as causas contribuintes. Já o Fluxograma se mostrou muito útil no que diz respeito ao mapeamento das etapas que envolvem desde a geração dos resíduos nas dependências da farmácia até a disposição final dos mesmos. Através da ferramenta 5W2H pode-se sugerir algumas adequações com intuito de reduzir as chances de contaminação às pessoas que frequentam o estabelecimento.

(7)

Apoio acadêmico 7 5. CONCLUSÃO

Em virtude do estudo, percebe-se que os resíduos sólidos de serviço de saúde, merecem uma atenção em especial, pois apresentam maior potencial de causar impactos ambientais, quando comparados a resíduos orgânicos e recicláveis. Desta forma, percebe-se tal importância de mais estudos a fim de amenizar os danos que tais resíduos podem ocasionar ao meio e a saúde humana.

Nesse sentido, este estudo pode contribuir de certa forma, com a literatura ainda escassa da aplicabilidade de ferramentas da qualidade em PGRSS, otimizando e detectando lacunas de possíveis disseminações de impactos ambientais e sociais. Verificou-se a cooperação entre as ferramentas da qualidade aplicadas e os possíveis impasses e dificuldades encadeados em um PGRSS, resultando em melhorias sociais e ambientais.

Devido à grande importância do tema se faz necessário estudos futuros que venham a contribuir com métodos mais eficientes e práticos na implementação dos sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos na área da saúde.

REFERÊNCIAS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério do Meio Ambiente (MMA). Manual de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Brasília: Editora Anvisa, 2006.

BEHR, Ariel; MORO, Eliane L. da S.; ESTABEL, Lizandra B.Gestão da biblioteca escolar:

metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Revista da Ciência da Informação. Brasília, DF. Brasil, v.37, n.2, p. 32-42, mar/aug. 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n° 306 de 7 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da União, 2004.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2 de agosto de 2010.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente; Ministério do Meio Ambiente. Resolução 358 de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências. Brasília (Brasil): Ministério do Meio Ambiente; 2005.

HINZ, Roberta,T. P.; VALENTINA, Luiz, V. D.; FRANCO, Ana, C. Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do Ciclo de Vida. Estudos tecnológicos. Vol. 2, n. 2, p.91-98, jul/dez. 2006.

JUNIOR, Celso, C. M. F. Aplicação da Ferramenta da Qualidade (Diagrama de Ishikawa) e do PDCA no Desenvolvimento de Pesquisa para a reutilização dos Resíduos Sólidos de Coco Verde. INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção. Vol. 02, n. 09, set. 2010.

SEBRAE - Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Paraná. Manual de Ferramentas da Qualidade. 2005.

SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da Qualidade: As Ferramentas Essenciais. Curitiba: IBPEX, 2008.

SILVA, Kênia; MOREIRA, Josilene A. A.; VASCONCELOS, Leonardo T.; OLIVEIRA, Letícia L.; COIMBRA, Caroline K. Gestão da qualidade total nos serviços de saúde: modelo gerencial em desenvolvimento. Gestão e Saúde, Brasília, DF. Brasil, v.06, n. 01, p. pag. 617-632, jan. 2015.

Referências

Documentos relacionados

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

a) Auto perceção: É a capacidade de conhecer as nossas preferências, recursos e intuições. A perceção emocional, é uma competência fundamental tanto para as

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em