• Nenhum resultado encontrado

4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais. De 23 a 26 de julho de COLEÇÃO CLÁSSICOS IPRI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais. De 23 a 26 de julho de COLEÇÃO CLÁSSICOS IPRI"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais De 23 a 26 de julho de 2013.

COLEÇÃO CLÁSSICOS IPRI

HRI – História das Relações Internacionais

Painel Completo

Prof.Carlos Henrique Cardim Instituto de Ciência Política - Universidade de Brasília

Belo Horizonte 2013

(3)

Carlos Henrique Cardim

Coleção Clássicos IPRI

Trabalho submetido e apresentado no 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI.

Belo Horizonte 2013

(4)

RESUMO

Com o objetivo de fornecer subsídios em termos de referência bibliográfica e fundamentação teórica, essenciais para o estudo e a compreensão, tanto da história das relações internacionais, quanto do atual cenário mundial contemporâneo, a Coleção Clássicos IPRI, lançada em 2001, é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, órgão da Fundação Alexandre Gusmão, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Editora Universidade de Brasília e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Pretendendo abordar autores representativos do pensamento político clássico, renascentista, moderno e contemporâneo, tais como, Tucídides, Carr, Bull, Keynes, Aron, Angell, Wight, Morgenthau, Abbé-de Saint Pierre, Rousseau, Maquiavel, Grotius, Vattel, Vitoria, More, Tocqueville, Clausewitz, Pufendorf, Schumpeter, Hobbes e Kant, dentre outros, cada obra, é composta de textos selecionados dos respectivos autores, conta ainda com a apresentação de um especialista que situa a importância dos mesmos enquanto referências na temática da guerra e da paz. A importância da coleção é sobretudo, ressaltar a temática da história das relações internacionais, assim como, a definição de conceitos essenciais proporcionando uma melhor compreensão dos fenômenos que regem a complexa ordem mundial, seja na relação entre as nações, seja na abordagem dos mais variados temas que compõem a agenda global contemporânea.

Palavras- Chave : IPRI, Coleção, Relações Internacionais.

(5)

Por que Ler os Clássicos?

A Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), instituída em 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, tendo a finalidade de levar à sociedade civil informações sobre a realidade internacional e aspectos da pauta diplomática brasileira.

Órgão da Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) tem como finalidades:

a) Desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre temas atinentes às relações internacionais;

b) Promover a coleta e a sistematização de documentos relativos ao seu campo de atuação;

c) Fomentar o intercâmbio científico com as instituições congêneres nacionais, estrangeiras e internacionais; e

d) Realizar e promover cursos, conferências, seminários e congressos na área das relações internacionais.

Ao assumir o cargo de Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) em 2001, propus à sua então Presidente, Embaixadora Thereza Maria Machado Quintella, a edição de coleção de obras clássicas da política internacional. Com o objetivo de fornecer subsídios em termos de referência bibliográfica e fundamentação teórica, essenciais para o estudo da história das relações internacionais e ainda suprir a carência editorial na área, os títulos deveriam abranger autores dos períodos históricos antigo, moderno e contemporâneo, fundamentais para uma melhor compreensão dos fenômenos que regem o atual cenário mundial das relações internacionais.

(6)

Assim surgiu a Coleção Clássicos IPRI, com a publicação, na sua primeira fase, dos seguintes autores e títulos, alguns deles ainda inéditos em língua portuguesa, disponibilizados em versão impressa e eletrônica de livre acesso, apresentados pelos respectivos prefaciadores, renomados especialistas brasileiros.

1) TUCÍDIDES, "História da Guerra do Peloponeso". Prefácio: Hélio Jaguaribe. 2001.

2) E. H. CARR, "Vinte Anos de Crise 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais". Prefácio: Eiiti Sato, 2001.

3) HEDLEY BULL, "A Sociedade Anárquica". Prefácio: Willians Gonçalves, 2002.

4) J. M. KEYNES, "As Conseqüências Econômicas da Paz". Prefácio: Marcelo de Paiva Abreu, 2002.

5) RAYMOND ARON, "Paz e Guerra entre as Nações". Prefácio: Antonio Paim, 2002.

6) NORMAN ANGELL, "A Grande Ilusão". Prefácio: José Paradiso, 2002.

7) MARTIN WIGHT, "A Política do Poder". Prefácio: Henrique Altemani de Oliveira, 2002.

8) HANS MORGENTHAU, "A Política entre as Nações". Prefácio: Ronaldo M.

Sardenberg, 2003.

9) ABBÉ DE SAINT PIERRE, "Projeto para uma Paz Perpétua na Europa". Organização e Prefácio: Ricardo Seitenfuss, 2003.

10) JEAN-JACQUES ROUSSEAU, "Rousseau e as Relações Internacionais"

Organização e prefácio: Gelson Fonseca Jr., 2004.

11) EMERICH DE VATTEL, "O Direito das Gentes".Tradução e prefácio: Vicente Marotta Rangel, 2004.

12) THOMAS MORE, "Utopia".Prefácio: João Almino, 2004.

13) ALEXIS DE TOCQUEVILLE, "Escritos Selecionados".Organização e prefácio:

Ricardo Velez Rodrigues.

14) CARL VON CLAUSEWITZ, "Da Guerra". Prefácio: Domício Proença e Eugêncio Diniz.

15) SAMUEL PUFENDORF, "Do Direito Natural e das Gentes". Prefácio: Tércio Sampaio Ferraz Júnior.

16) JOSEPH SCHUMPETER, "Sociologia dos Imperialismos". Prefácio: Gilberto Dupas.

(7)

Registro que a iniciativa teve o apoio entusiasta da então Presidente da FUNAG Embaixadora Maria Thereza Machado Quintella e do então Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, despertando o interesse da Editora Universidade de Brasília e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que firmaram com o IPRI/FUNAG parceria para publicação e comercialização da Coleção.

"What are you reading?"

A Embaixadora Quintella costumava lembrar a respeito da importância da Coleção Clássicos IPRI o fato de que no Reino Unido pergunta-se acerca do curso que alguém esta fazendo com a seguinte indagação: "What are You reading?" e não "What course are You doing?". Tal fato evidencia a consciência de que você realmente estuda somente o que você lê. É na leitura das obras necessárias que reside o núcleo da formação acadêmica.

Obviamente somente se pode ler o que está disponível, em boas edições.

O crescimento dos cursos de relações internacionais no Brasil, que hoje são aproximadamente oitenta, entre graduação e pós-graduação, contando com aproximadamente vinte mil alunos e quase mil professores, configuram um público com demandas de leituras de qualidade a serem atendidas por projetos editoriais de órgãos públicos e de editoras privadas.

Mais de dez anos após a publicação das primeiras obras, o sucesso e a importância da Coleção Clássicos IPRI, podem ser constatados, não somente nos diversos programas de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais no país, mas igualmente em programas de cursos em áreas afins tais, como, Direito, Ciência Política, Filosofia, Economia, História, Ciências Sociais, dentre outras, o que demonstra a utilidade da iniciativa e a necessidade de sua continuação.

Como sugestões para a segunda etapa da Coleção as seguintes obras e prefaciadores estão sendo propostos:.

(8)

1)IMMANUEL KANT, "Escritos Políticos".Prefácio: Carlos Henrique Cardim.

2) FRANCISCO DE VITORIA, " De Indis et De Jure Belli". Prefácio: José Carlos Brandi Aleixo, Fernando Augusto Albuquerque Mourão e Antonio A. Cançado Trindade.

Com prefaciadores ainda a serem definidos, as seguintes obras estão sendo propostas:

KARL DEUTSCH "Os Nervos do Governo";

NICOLO MACHIAVELLI, "Textos Diplomáticos",

THOMAS HOBBES, "Leviatã".

ARNOLD TOYNBEE, "Estudos de História: seleção ".

POLÍBIO, "História".

HUGO GROTIUS, "Direito da Paz e da Guerra".

REINHOLD NIEBUHR, "O homem moral numa sociedade imoral".

ADAM SMITH, "A Riqueza das Nações"

Tendo em vista o crescente interesse pela área acadêmica de relações internacionais no país a partir de sua criação em 1970, a Coleção Clássicos IPRI, pretende, dessa forma, contribuir, significativamente, para o seu contínuo desenvolvimento.

Referências Bibliográficas

Coleção Clássicos IPRI

http://www.funag.gov.br/ipri/index.php/pt_br/biblioteca-digital/publicacao-ipri

Referências

Documentos relacionados

Com exceção deste destaque, auferido, sobretudo, por Cervo (1981; 2011), as demais correntes de pensamento, usualmente avançadas por historiadores, destacam a ressonância

As classes de vegetação que ocorreram nas unidades de conservação foram: cultura agrícola (Ac), corpos d'água (Ca), pastagem cultivada (Ap), floresta estacional

OS IMPACTOS DA VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO (VCI) NA SAÚDE DOS CONDUTORES DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS (ÔNIBUS E CAMINHÃO) E SUA RELEVÂNCIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO:

Apresentada a esta Administradora Judicial, documentações que suportam as operações da recuperanda, assinadas pelo contador responsável e sócio da empresa, através de

Se o assunto, nas palavras do autor é tão vasto para suas curtas vistas, podemos dizer que é, sobretudo, a teoria exposta no Do Contrato Social, definindo

Os acordos regionais de comércio possuem como característica importante o estabelecimento de condições mais vantajosas nas transações entre países membros do que

A produção de automóveis se tornou crucial em diversas economias e, portanto, o fordismo no pós-guerra se internacionalizou, alavancado pelo aumento dos fluxos

A revista Relações Internacionais é a publicação trimestral do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa ( IPRI – UNL ), um