• Nenhum resultado encontrado

Justificativa; Justifica-se a realização deste projeto para comemorar 100 anos de Lobismo;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Justificativa; Justifica-se a realização deste projeto para comemorar 100 anos de Lobismo;"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

I. Dados de Identificação 1.1. Nome do projeto: Lobíade 1.2. Órgão responsável: UEB/RS 1.3. Clientela: Lobinhos

1.4. Coordenador: Responsável pela organização do evento 1.5. Coordenadores adjuntos: Equipe de Velhos Lobos que

colocará o evento em prática II. Justificativa;

Justifica-se a realização deste projeto para comemorar 100 anos de Lobismo; III. Objetivos;

3.1. Geral

Oferecer aos participantes atividades esportivas de competição 3.2. Específicos

3.2.1. Participar deste projeto crianças de 6,5 anos a 10,5 anos inscritos em um Grupo Escoteiro e registrados em 2016

3.2.2. Valorizar a vida

3.2.3. Valorizar o esporte de competição

3.2.4. Participar obedecendo sempre a Lei e a Promessa de Lobinho IV. Metas

Que 100% dos elementos inscritos no projeto participem ativamente V. Dados de desenvolvimento e execução

5.1. Etapa prevista para inscrições

5.2. Período de execução: de 06 à 27 de agosto de 2016 VI. Dados de recursos necessários

6.1. Recursos humanos

 Um coordenador geral

 Três coordenadores adjuntos

 Um coordenador por competição

 Um fotógrafo por Grupo Escoteiro 6.2. Recursos financeiros

Estes recursos serão disponibilizados pelos participantes do projeto para aquisição de medalhas, materiais necessários para cada modalidade e lanches e/ou almoços

(3)

VII. Histórico das Olimpíadas

Em 2500 aC os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Ares, o deus da Guerra, no santuário de Olímpia, o que originou o termo Olimpíada. O evento era tão importante que até interrompia as guerras. Em 1896, sob influencia do Barão de Coubertin, realizou-se em Atenas, Grécia, os primeiros Jogos Olímpicos da modernidade. Os Jogos Olímpicos de Verão acontecem de 4 em 4 anos. O Lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” em latim significa “mais, rápido, mais alto, mais forte” foi proposto pelo Barão de Coubertin, mas o lema mais conhecido e também

introduzido pelo Barão é “O mais importante não é vencer, mas participar”. A Carta Olímpica atualizada em setembro de 2013 é um conjunto de regras e guias para a Organização dos Jogos Olímpicos.

Os cinco anéis do Símbolo Olímpico representam os cinco continentes: Anel Azul – Oceania

Anel Amarelo – Ásia Anel Preto – África Anel Verde – Europa Anel Vermelho – Américas

Todos os anéis são unidos para simbolizar a Paz e Harmonia entre os povos. O Juramento Olímpico é feito por um atleta e um árbitro durante a cerimônia de abertura de cada edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

VIII. Operacionalização

Este projeto será apresentado aos Grupos Escoteiros inscritos na Lobíade.

Após a cerimônia das Bandeiras as crianças terão um tempo para aliviar o uniforme e vestir as camisetas de seus Grupos de origem para a realização do desfile das Delegações (Alcateias) e em seguida é acesa a Pira Olímtica. Após o acendimento da Pira, um árbitro (coordenador de cada evento) fará o seguinte juramento: “Em nome de todos os árbitros prometo que cumpriremos as nossas funções durante estes Jogos em total imparcialidade, respeitando e seguindo as regras que os regem, num espírito de desportivismo”.

Será escolhido um lobinho que fará o seguinte juramento: “Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos respeitando e seguindo a Lei e a Promessa do Lobinho”. Tanto o árbitro como o lobinho deverão estender a mão com a palma virada para baixo.

(4)

1. Corrida de velocidade – rasa 50m

- Seleciona-se as crianças por idade: de 6,5 a 8 anos; e de 9 a 10,5 anos; e estabelece-se a distância de 50m, com marcações bem definidas de início e chegada.

Obs.: Para a corrida com cegos, ou para simular esta corrida com duas crianças videntes, organiza-se a dupla da mesma idade, um de olhos vendados e unidos por uma cordinha com 20cm de afastamento entre eles, presa pela cintura.

2. Arremesso de peso

- Materiais necessários: saquinhos de tecido com areia dentro com mais ou menos 1kg e uma trena.

- Desenvolvimento: Sempre obedecendo ao critério de separar por idade estabelecido anteriormente. Estabelecer uma área para o arremesso, e um ponto limitador de onde deve ser arremessado. Ao sinal do árbitro arremessar o saquinho, medindo-se a distância onde o mesmo atingiu no terreno, utilizando a trena.

3. Arremesso de disco

- Seguir as mesmas instruções do item 2, somente trocando o saquinho de areia por um CD velho.

4. Salto em altura

- Materiais necessários: Corda com espessura média, ou elástico de 3 metros de comprimento; duas varas (cabos de vassoura de madeira) marcados a cada 10 centímetros, fixadas em uma base de madeira separadamente, de tamanho que a vara fique na posição vertical.

- Desenvolvimento: Sempre obedecer o critério das idades. Determina-se que as crianças fiquem a uma certa distância do ponto onde a marcação da altura estiver colocada. Cada criança corre até o ponto de salto e tenta atingir a marca de altura determinada. Aumenta-se a altura a cada etapa até atingir uma única criança a saltar mais alto.

Obs.: Para que se possa atingir o objetivo de inclusão e acessibilidade pode-se utilizar o seguinte formato. Unir um ou os dois braços da criança junto ao corpo, antes que ela salte.

(5)

5. Salto em distância

- Material: uma trena e uma varinha para a marcação no chão.

- Desenvolvimento: Sempre obedecendo o critério das idades. Marca-se o ponto de saída a uma distância que deve ficar em torno de 3 a 5 metros distante do ponto de onde deve ocorrer o salto. Deste ponto de salto mediar a distância atingida pela criança, e marcar este ponto com a varinha. Cuidar para que esta varinha não fique atrapalhando os próximos saltos de outras crianças (segurança sempre em mente). Aquela criança que atingir a distância maior será a vencedora.

Obs.: Para que se possa atingir o objetivo de inclusão e acessibilidade pode-se utilizar o seguinte formato. Unir um ou os dois braços da criança junto ao corpo, antes que ela salte.

6. Pular corda

Apesar desta atividade não ser considerada uma atividade olímpica, optamos por realizar esta modalidade por ser bem característico da idade das crianças.

- Material: uma corda de aproximadamente 3 metros de comprimento de espessura média (boa para trilhar).

- Desenvolvimento: Sempre usando o critério das idades. Dois adultos trilham a corda para cada criança, e conta-se quantos saltos cada uma dá sem parar.

Obs.: Para que se possa atingir o objetivo de inclusão e acessibilidade pode-se utilizar o seguinte formato. Unir um ou os dois braços da criança junto ao corpo, antes que ela salte.

7. Futebol Sete

Este evento pode ser realizado em campo ou em salão.

- Materiais necessários: Bola de futebol normal ou com guiso, quadra de futebol sete (campo ou salão) e apito.

- Desenvolvimento: Obedecendo as regras do futebol executar uma partida com tempo determinado (de 10 a 20 minutos).

Obs.: Para que se possa atingir o objetivo de inclusão e acessibilidade pode-se utilizar um dos seguintes formatos. Utilizando olhos vendados e uma bola com guiso; ou com uma bola normal utilizar o jogo por duplas unidas por uma corda, onde um da

(6)

dupla venda os olhos e o outro será seu guia. Porém apenas o de olhos vendados pode conduzir a bola e chutar ao gol, o outro será apenas o guia.

8. Corrida de revezamento

- Materiais necessários: bastões de 30cm (cabos de vassoura de madeira) tantos quantos forem as equipes de participantes; material para marcação do circuito e raias do revezamento.

- Desenvolvimento: Sempre obedecendo aos critérios de idade. Marca-se uma distância de 100m e a cada 25m coloca-se uma criança. Inicia-se a corrida com a primeira criança até alcançar a segunda, onde lhe passa o bastão e esta até a terceira, assim sucessivamente até quarta criança que completará o percurso.

Obs.: Para a corrida com cegos, ou para simular esta corrida com duas crianças videntes, organiza-se a dupla da mesma idade, um de olhos vendados e unidos por uma cordinha com 20cm de afastamento entre eles, presa pela cintura.

9. Volibol cego ou sentado

- Materiais necessários: Quadra para vôlei, bola de vôlei, apito.

- Desenvolvimento: Obedecendo as regras do vôlei, realizar o jogo utilizando uma rede normal (altura compatível com as crianças), um lençol no lugar da rede com todos os jogadores em pé. Ou com a opção de utilizar a rede normal, porém com os jogadores todos sentados no chão (com a rede em altura compatível).

10. Gol a Gol

Apesar de não ser um esporte olímpico, este é um esporte paraolímpico oficial. - Materiais necessários: Bola com guiso, coleiras de futebol sete (ou balizas para marcação do gol)

- Desenvolvimento: Sempre obedecendo aos critérios de idade. Atividade realizada com três goleiros para cada equipe. Colocam-se as goleiras a aproximadamente 10 metros de distância entre elas, uma de frente para a outra. Estas goleiras devem ter a largura suficiente para que três goleiros possam atuar como defensores. Cada goleiro atua com os olhos vendados, atirando a bola na direção da goleira oposta com as mãos, rolando a bola pelo chão, e não atirando

(7)

esta atinja o seu gol. Cada time atira alternadamente a bola na direção do gol adversário. Pode-se estabelecer um número de arremessos para cada equipe (de 10 a 20 arremessos para cada time).

Obs.: Como este jogo originalmente já é um esporte paraolímpico, invertemos a situação caso queiram realizar o evento em condições para videntes. Continuando duas crianças para cada equipe, e marcando-se as coleiras com tamanho compatível. Cada equipe chuta a bola na direção da goleira adversária, para tentar marcar o gol. Regra especial que pode ser incluída: se ao tentar defender a bola chutada contra sua goleira, algum dos goleiros conseguir dominar a bola sem utilizar as mão ou pés, utilizando apenas o peito ou a cabeça, isto lhes dá o direito de sair jogando a bola com dribles até tentar fazer o gol na equipe adversária. (limita-se também o número de chutes a gol e a quantidade de tentativas de dominar a bola com o peito e/ou cabeça)

Haverá intervalo para lanche, se a atividade for realizada em apenas um turno, sendo escolhidas duas modalidades para antes do lanche e mais duas após o lanche.

Se a atividade for realizada durante o dia todo deverá haver intervalo para lanches e almoço.

IX. Metodologia

A participação neste projeto é voluntária através de inscrição realizada pela organização local do evento.

Será cobrada uma taxa para aquisição das medalhas, materiais e alimentação. X. Cronograma

Data Evento Local Responsável

Organização do Projeto Confirmação dos inscritos Pagamento da taxa Realização do Projeto Avaliação do Projeto

XI. Avaliação

Após cada atividade será realizada uma auto-avaliação pelos adultos que aplicarão as modalidades.

XII. Observação

Quaisquer dúvidas ou problemas surgidos durante a execução do projeto serão resolvidos em comum acordo com todos os participantes

Material elaborado por:

União dos Escoteiros do Brasil Região do Rio Grande do Sul Equipe Regional de Velhos Lobos

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os indicadores (ou índices) são obtidos da divisão entre grandezas ou valores constantes em contas, grupos e subgrupos do ativo, passivo ou resultado, tais como o ativo

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre