• Nenhum resultado encontrado

SimuladosBR. Bom Simulado! 1º Simulado Preparatório para o Concurso do Ministério Público da União Cargo: Técnico do MPU. Motivação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SimuladosBR. Bom Simulado! 1º Simulado Preparatório para o Concurso do Ministério Público da União Cargo: Técnico do MPU. Motivação."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1º Simulado Preparatório para o

Concurso do Ministério Público

da União

Cargo: Técnico do MPU

Informações

✓ Tempo de Prova: 03h30 ✓ Banca Organizadora: CESPE ✓ Número de Questões: 120

✓ Modalidade: Certo ou Errado

Conteúdo / Nº de Questões

➢ Língua Portuguesa – 20 ➢ Acessibilidade – 05

➢ Ética no Serviço Público – 10 ➢ Legislação Aplicada – 15

➢ Noções de Direito Administrativo – 14 ➢ Noções de Direito Constitucional – 14 ➢ Noções de Administração – 14

➢ Noções de Arquivologia – 14

➢ Noções de Administração Financeira – 14

Importante

O simulado é feito com muita atenção e zelo para que ele seja fidedigno ao conteúdo normalmente exigido pela banca nos concursos anteriores.

Buscamos captar questões bem elaboradas que já foram aplicadas em concursos anteriores. Quando o conteúdo foi pouco explorado em outras provas, realizamos nossas próprias questões com base na dificuldade e padrões da banca.

Curta nossa página no Facebook para manter-se sempre atualizado sobre novos simulados.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, queira fazer críticas ou até mesmo solicitar outros simulados, entre em contato conosco!

Motivação

Técnicos do MPU têm o prestígio da população. A profissão é muito bem quista e engrandece o indivíduo.

Entre as funções de um Técnico, estão a de: auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico‐administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos.

A remuneração inicial do recém-nomeado será no valor de R$ 6.862,72 mais benefícios.

Bom Simulado!

(2)

Língua Portuguesa

Texto I (Questões 01 a 10)

Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto I, julgue os seguintes itens.

01. Depreende-se do texto que a economia global não interfere no desenvolvimento e na implantação de políticas públicas para as cidades.

02. Para o autor do texto, os cidadãos são os principais responsáveis pelas transformações ocorridas nas cidades.

03. A substituição da expressão “Além de” (ℓ.21) por Apesar de não alteraria os sentidos originais do texto.

04. Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto, a expressão “Com a” (ℓ.12) poderia ser substituída pela expressão Devido à.

05. No trecho “à análise de cenários alternativos e à inclusão da sociedade na formulação das políticas” (ℓ. 26 a 28), o emprego do sinal indicativo de crase é obrigatório em ambas as ocorrências.

06. Sem prejuízo da correção gramatical do texto, o termo “em que” (ℓ.18) poderia ser substituído por na qual.

07. Sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto, o primeiro parágrafo poderia ser reescrito da seguinte maneira: São a velocidade das transformações que caracterizam, principalmente, a sociedade contemporânea.

08. Os autores do texto defendem que é preciso lutar contra a segmentação de interesses para que a cidade possa servir a todos.

09. O texto sugere que a prevalência de interesses econômicos nas novas formas de planejamento urbano beneficia as cidades.

10. O texto apresenta características da tipologia textual dissertativo-argumentativa.

(3)

Com relação ao texto II, julgue os itens a seguir.

11. Dados os sentidos do texto, é correto afirmar que o vocábulo “moral” (ℓ.23) foi empregado no sentido de ensinamento.

12. Para o autor, a condição humana é algo bem definido, e ele retrata no texto suas certezas a respeito dessa condição.

13. A justificativa do autor para sua descrença em relação à liberdade inclui a existência de razões tanto íntimas quanto exteriores que lhe tolhem a liberdade.

14. O vocábulo “máxima” (l.20) foi empregado no texto com o sentido de maior valor alcançado por certa quantidade variável.

15. A substituição da forma verbal “terem” (l.6) por que têm preservaria os sentidos e a correção gramatical do texto.

16. O adjetivo “aterrador” (l.23) modifica a palavra “espetáculo” (l.22), conferindo-lhe sentido negativo.

17. A expressão “e sim” (l.18) introduz no texto uma ideia de oposição.

18. Infere-se dos dois primeiros períodos do segundo parágrafo que o autor sente-se influenciado pelo “trabalho dos vivos e dos mortos” (. 9 e 10).

19. Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a expressão “Ainda jovem” (.20) poderia ser substituída por: Quando eu ainda era jovem.

20. O uso de travessões no segundo

parágrafo indica mudança de interlocutores no texto.

Acessibilidade

Acerca do Estatuto da Pessoa com Deficiência, julgue os itens que se seguem.

21. A pena prevista para quem discriminar pessoa em razão de sua deficiência será a mesma se o ato ocorrer por intermédio de meios de comunicação social ou não.

22. À pessoa com deficiência é garantido atendimento prioritário quando do embarque e desembarque de passageiros nos transportes coletivos, na tramitação de ações judiciais e na restituição do imposto de renda, sendo todos esses benefícios extensíveis ao seu acompanhante.

23. A deficiência afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para o exercício do direito à adoção.

24. As instalações dos teatros devem ser acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive as áreas de acesso aos artistas, como os camarins.

25. De acordo com a legislação, será considerada pessoa portadora de deficiência aquela cuja dificuldade de movimentar-se gere, permanentemente, redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora e da percepção.

(4)

Ética no Serviço Público

Considerando os conceitos de ética e moral, julgue os itens abaixo.

26. A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

27. Ética é a parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral e os princípios ideais da conduta humana.

28. O servidor que realiza suas atividades com esmero e em prol dos cidadãos contribui para a promoção da cidadania

29. É vedado ao servidor público exercer atividade incompatível com o interesse público, ainda que tal atividade seja lícita.

Julgue os itens a seguir, relativos à administração pública.

30. A proibição de acumulação de cargos, funções e empregos públicos não se aplica às sociedades controladas indiretamente pelo poder público.

31. Mesmo em estágio probatório, o servidor público tem direito a licença para tratar de interesses particulares, desde que sem remuneração.

32. A acumulação lícita de cargos públicos por parte do servidor é condicionada à demonstração de compatibilidade de horários.

Considerando os conceitos disposto na Lei n.º 8.429/1992, julgue os itens a seguir.

33. As sanções aplicáveis nos casos de enriquecimento ilícito são cabíveis apenas para agentes públicos, excluindo-se a possibilidade de responsabilização administrativa de pessoa que não exerça mandato, cargo, emprego ou função administrativa.

34. A condenação pela prática de ato de improbidade administrativa é hipótese de que resulta perda dos direitos políticos.

35. As penas previstas na lei em apreço serão sempre aplicadas de forma cumulativa, independentemente da gravidade do fato.

Legislação Aplicada

Julgue os itens a seguir, acerca do Ministério Público e da Lei Complementar nº 75/1973.

36. Compete ao Ministério Público, no exercício de suas funções institucionais, o controle externo da atividade policial, a requisição de diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.

37. Os Ministérios Públicos dos estados formarão lista tríplice entre integrantes da carreira para escolha de seu procurador-geral, que será nomeado pelo chefe do Poder Executivo federal.

38. O Ministério Público detém legitimidade para postular, em juízo, direitos individuais homogêneos quando estes se enquadrem como subespécie de direitos coletivos indisponíveis e desde que haja relevância social.

39. O Presidente da República nomeia o Procurador-Geral da República e o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Por sua vez, o Procurador-Geral da República nomeia o Procurador-Geral da Justiça Militar e o Procurador-Geral do Trabalho.

(5)

para fins de consolidação da proposta orçamentária anual.

41. É função institucional do MP promover o inquérito civil e a ação civil pública para proteger patrimônio público e social que sofra ameaça de lesão.

42. O procurador-geral da República pode ser exonerado por iniciativa do presidente da República depois de autorização da maioria absoluta dos membros do Senado Federal, em votação secreta

43. Com carreiras independentes entre si e com organizações próprias, o MP junto ao TCU e o MPF integram o MPU.

44. O MPT não possui legitimidade para atuar no âmbito do STF.

45. Compete ao CNMP apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos funcionais e administrativos praticados por membros do MPU e dos MPs dos estados, podendo revê-los, fixando prazo para a adoção das providências necessárias à sua correção, ou, se for o caso, desconstituí-los.

46. As funções e garantias detidas pelos membros do Ministério Público se igualam às imunidades e prerrogativas dos parlamentares e juízes.

47. São princípios institucionais do MP a unidade, a divisibilidade e a dependência funcional.

48. O Ministério Público não está sujeito à fiscalização do tribunal de contas, devido à sua autonomia administrativa e financeira e à missão que lhe foi atribuída pela CF.

49. O procurador-geral da República poderá ser exonerado pelo presidente da República nos casos de conveniência e oportunidade.

50. Membros do Ministério Público estadual subordinam-se, no exercício de suas funções, às ordens do procurador-geral de justiça do estado.

Noções de Direito Administrativo

Com relação à administração direta e indireta, centralizada e descentralizada, julgue os itens a seguir.

51. Administração direta remete à ideia de administração centralizada, ao passo que administração indireta se relaciona à noção de administração descentralizada.

52. Existem órgãos da administração direta atuando na administração federal, estadual e municipal.

53. As empresas públicas e as autarquias integram a administração pública indireta.

54. A descentralização administrativa consiste na distribuição interna de competências agrupadas em unidades individualizadas.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos poderes e atos da administração pública.

55. O ato administrativo discricionário não é passível de controle judicial.

56. A motivação do ato administrativo pode não ser obrigatória, entretanto, se a administração pública o motivar, este ficará vinculado aos motivos expostos.

57. Ao exercer o poder regulamentar, a administração pública pode extrapolar os limites do ato normativo primário, desde que o faça com vistas à finalidade pública.

58. Por meio do poder de polícia administrativo, a autoridade policial tem competência para convocar testemunha para depor em delegacia de polícia.

(6)

59. Todo abuso de poder configura ilegalidade, assim como toda ilegalidade configura abuso de poder.

Acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item a seguir.

60. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizações, gratificações e adicionais, incorporando-se as duas últimas ao vencimento ou provento, nas condições indicadas em lei.

A respeito de licitação, julgue os seguintes itens.

61. Em caso de guerra ou grave perturbação da ordem, a licitação torna-se dispensável.

62. Não se admite qualquer tipo de alteração no edital de licitação após sua divulgação.

A respeito da responsabilidade civil do Estado, julgue os itens subsequentes.

63. As empresas públicas e as sociedades de economia mista que se dediquem à exploração da atividade econômica estarão sujeitas à responsabilidade subjetiva comum do Direito Civil.

64. Um ato, ainda que lícito, praticado por agente público e que gere ônus exorbitante a um cidadão pode resultar em responsabilidade civil do Estado.

Noções de Direito Constitucional

Acerca dos princípios, fundamentos e objetivos da Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.

65. Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais constituem objetivos da República Federativa do Brasil expressos na CF.

66. A soberania, que consiste em um poder político supremo e independente, é um dos

fundamentos da República Federativa do Brasil.

67. Por força do princípio da isonomia, é admitida a união estável homoafetiva, ainda que com algumas distinções em relação à união estável heteroafetiva, no que diz respeito à meação e à adoção.

68. O pluralismo político é princípio fundamental que assegura aos cidadãos até mesmo o apartidarismo.

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os seguintes itens.

69. O direito de resposta proporcional a um cidadão que tenha sido ofendido não impede o direito à indenização por dano material, moral ou à imagem.

70. O ensino religioso poderá ser ministrado como disciplina obrigatória na rede pública de ensino, desde que com pluralidade, contemplando diferentes credos e vertentes.

71. Situação hipotética: João, cuja mãe é brasileira e cujo pai é espanhol e mora em Londres, nasceu em país estrangeiro e não foi registrado em repartição brasileira competente. Hoje, aos 21 anos de idade, ele reside no Brasil e pretende requerer a nacionalidade brasileira. Assertiva: Nesse caso, poderá ser conferida a João a condição de brasileiro nato.

72. Os partidos políticos adquirem personalidade jurídica mediante o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

Julgue os seguintes itens, relativo à organização político-administrativa.

73. Em caso de iminente perigo e em tempo de guerra, compete privativamente à União legislar sobre requisições militares.

(7)

74. Apesar de não possuírem sua própria Constituição, os municípios, em simetria com os estados, desempenham as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, em razão da autonomia administrativa estabelecida no texto da CF.

75. A fusão de dois municípios depende de consulta prévia, mediante plebiscito, das respectivas populações, após divulgação dos estudos de viabilidade municipal.

Acerca da organização dos poderes do Estado, julgue os itens subsequentes.

76. O número de deputados e de senadores é definido em lei de acordo com o número de habitantes de cada Estado e do Distrito Federal.

77. O chamado quinto constitucional é relevante instituto que visa a uma maior pluralidade na composição dos tribunais, que, exatamente por isso, não podem se recusar à formação de lista tríplice a partir da lista sêxtupla que lhe haja sido submetida.

78. A Constituição Federal veda que o presidente e o vice-presidente da República se ausentem do país ao mesmo tempo.

Noções de Administração

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.

79. As origens da abordagem clássica da administração estão relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.

80. O conceito central da teoria da burocracia é a autoridade legal, racional ou burocrática.

81. De acordo com a abordagem administrativa sistêmica, há, na organização,

diversos elementos que atuam em rede, mas que são independentes e individuais, sem qualquer relação entre si.

Acerca da gestão de pessoas e da gestão por competências, julgue os itens subsequentes.

82. A maturidade dos processos de gestão de pessoas contribui para que as organizações alcancem vantagem competitiva e capacidades de mudança e inovação contínuas

83. A gestão de pessoas visa assegurar a vantagem competitiva das organizações e promover o alcance dos objetivos individuais vinculados ao trabalho.

84. Em uma equipe, o alcance de resultados é medido pela soma do alcance das metas individuais de seus membros.

85. A organização por competência é um tipo de estrutura organizacional que consiste em designar responsabilidades às pessoas conforme suas competências. A desvantagem desse tipo de estrutura organizacional é a ausência de descrição formalizada de cargos.

Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade de vida no trabalho.

86. A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.

87. Os empregados com metas mais claras, infraestrutura mais bem composta e esquema de trabalho definido podem usufruir de melhor qualidade de vida.

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gestão estratégica em organizações.

(8)

gestão estratégica, dado o nível de atuação desse modelo.

89. O BSC é uma metodologia que trabalha sob três perspectivas empresariais, formando um tripé que, se bem observado, resultará no equilíbrio organizacional da empresa.

Julgue os próximos itens, relativo ao processo racional de solução de problemas, tipos de decisões, educação,

treinamento e desenvolvimento.

90. Processos de tomada de decisão racional são sempre limitados, entre outros fatores, pela capacidade cognitiva do tomador de decisão em questão.

91. Na gestão por processo, a avaliação do desempenho centra-se no resultado do processo de negócio e há um alto grau de empowerment.

92. A cultura de uma organização pode ser responsável pelo baixo impacto de treinamentos dos servidores.

Noções de Arquivologia

Com relação aos princípios e conceitos da arquivologia, julgue os seguintes itens.

93. Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.

94. O conceito do princípio da pertinência territorial opõe-se ao do princípio da proveniência.

95. Define-se cópia, no sentido arquivístico, como o mesmo conteúdo no mesmo contexto ou conjunto.

96. Define-se arquivo como o conjunto de material impresso disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

97. O objetivo primeiro do arquivo é servir de testemunho histórico.

A respeito de gestão de documentos e o protocolo, julgue os itens a seguir.

98. O curso do documento, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa, é denominado distribuição.

99. É vedada ao protocolo a utilização da modalidade de expedição em mãos.

100. O registro de determinado documento consiste na identificação de pontos de acesso a esse documento.

101. Depois de receber um ofício, a atividade seguinte do setor de protocolo é a de registrar o documento, o que pode ser feito manualmente ou diretamente em um sistema informatizado.

102. A gestão de documentos não abrange a elaboração de normas para consulta de documentos.

A respeito da classificação de documentos, julgue os itens a seguir.

103. A ordenação numérica dos processos administrativos torna a classificação desses processos desnecessária.

104. A classificação de documentos é feita a partir do ato de recebimento ou expedição do documento.

(9)

106. Os prazos de guarda existentes na tabela de temporalidade se aplicam a todos os suportes documentais.

Noções de Administração Financeira

Em relação ao orçamento público e seus preceitos, julgue os próximos itens.

107. Orçamento é o plano contábil que expressa como as ações de governo serão executadas, por meio da aplicação de recursos (despesas) e suas formas de financiamento (receitas).

108. O orçamento público tem, entre outras funções, a de reduzir as desigualdades entre as diversas regiões do país.

109. A principal finalidade da classificação orçamentária institucional é evidenciar as unidades administrativas responsáveis pela execução da despesa.

110. A publicação do orçamento em diário oficial é o ato que garante o cumprimento do princípio orçamentário da clareza.

Acerca do plano plurianual, das classificações orçamentárias e da estrutura programática, julgue os itens

a seguir.

111. O Plano Plurianual é um plano de médio prazo, com períodos de duração diferentes, elaborado pelo poder público para o governo federal e para os governos estaduais e municipais.

112. O Plano Plurianual (PPA) garante a continuidade de ações de um governo para o governo seguinte.

113. A LDO é responsável pelo estabelecimento de normas, critérios e limitações de empenho para os entes da Federação.

114. Compete à Lei Orçamentária Anual (LOA) regulamentar o equilíbrio entre receitas e despesas.

Acerca de técnicas e princípios relacionados com o orçamento público, julgue os itens a seguir.

115. As descentralizações de créditos orçamentários não se confundem com transferências e transposição de dotações orçamentárias.

116. São critérios para a classificação da receita orçamentária a sua natureza e a fonte/destinação dos recursos.

117. Arrecadação de receita pública é o ato de transferir aos cofres públicos os valores monetários entregues pelos contribuintes.

118. O pagamento de restos a pagar processados corresponde a uma despesa orçamentária da entidade.

119. O pagamento é o último estágio da despesa pública e só será realizado após a regular liquidação da despesa.

120. A Lei de Responsabilidade Fiscal não se aplica às Organizações Não Governamentais (Terceiro Setor).

(10)

Referências

Documentos relacionados

MINISTÉRIO PÚBLICO.. Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br 5 O único que não foi expressamente previsto como sendo componente do MPU foi o Ministério

comparecimento em juízo. c) A liberdade de manifestar a própria religião e as próprias crenças está sujeita tão-somente às limitações prescritas pela lei, e que

29. Com relação às disposições do Código Penal Militar sobre concurso de agentes, é correto afirmar. a) Não se comunicam as condições ou circunstâncias de

a) não poderá ser aplicada ao brasileiro nato ou naturalizado. b) poderá ser substituída por prisão perpétua. d) poderá ser aplicada em caso de guerra declarada. e) poderá ser

d com mais de dez anos de serviço, poderá candidatar-se para cargo político, quando será agregado pela autoridade superior e, se eleito, poderá cumular o exercício do cargo

Sobre tal medida, é correto afirmar que: a poderá ser decretada de ofício pelo magistrado; b ainda que decorrido o prazo da prisão fixado pelo magistrado, a soltura do preso depende

Acerca da intervenção da administração pública na economia e do uso do orçamento público como instrumento dessa intervenção, julgue os seguintes itens.. 51 O orçamento

Esses elementos em comum não poderão ser professores, pois nenhum professor é rico, assim os políticos que são ricos, não serão professores, portanto: alguns políticos os ricos