• Nenhum resultado encontrado

ANO LETIVO 2011/2012. Relatório de Atividades e Contas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANO LETIVO 2011/2012. Relatório de Atividades e Contas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A

NO

L

ETIVO

2011/2012

APAVEB – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho de Borba

(2)

N

N

O

O

T

T

A

A

I

I

N

N

T

T

R

R

O

O

D

D

U

U

T

T

Ó

Ó

R

R

I

I

A

A

os termos das competências definidas pela alínea d) do art.º 21.º dos Estatutos da

APAVEB – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho de Borba, vem o Conselho Executivo submeter à apreciação

da Assembleia Geral o presente documento, a partir do qual são descritas todas as atividades que a Associação pretende vir a desenvolver no âmbito das ações adiante identificadas.

Consciente do adiantado que já vai o presente ano letivo, o Conselho Executivo assume que as intenções a seguir descritas não serão integralmente executáveis neste primeiro ano de existência da APAVEB. Contudo, a fim de que possamos esclarecer melhor todos os associados acerca das iniciativas e atividades que pretendemos vir a desenvolver, entendemos que seria útil espraiar tudo o que tem sido discutido e avaliado em reuniões prévias, mantidas pelos membros da até aqui Comissão Instaladora.

A divulgação da criação da APAVEB, a publicitação de eventos, o estímulo à participação de todos em geral, e dos associados em particular, nas campanhas e iniciativas que correspondam ao padrão de ação da Associação; a colaboração estrita com a Direção do agrupamento na busca incessante de melhores condições para o desempenho escolar dos nossos filhos e educandos, a intervenção direta na resolução de questões centradas em aspetos educacionais, o apoio incondicional aos professores e coordenadores que se mostrem interessados em desenvolver e dinamizar projetos e atividades que estimulem o aproveitamento da criatividade dos miúdos, contribuindo para o seu crescimento sustentado, eficaz e inteligente. Todas estas abordagens incorporam os pontos a seguir introduzidos, que de uma forma condensada correspondem ao plano da atividades proposto.

O Conselho Executivo

(3)

P

P

L

L

A

A

N

N

O

O

D

D

E

E

A

A

T

T

I

I

V

V

I

I

D

D

A

A

D

D

E

E

S

S

(

(

a

a

n

n

o

o

l

l

e

e

t

t

i

i

v

v

o

o

2

2

0

0

1

1

1

1

/

/

2

2

0

0

1

1

2

2

)

)

Ação a Promover Descrição Actividades a Desenvolver

1. Criação de logótipo e cartão de asso-ciado APAVEB

É proposta do Conselho Executivo avançar com a criação de um cartão de associado, conforme modelo a aprovar, do qual se farão constar os elementos identificativos que cada sócio disponibilizou a partir do boletim de inscrição. Relativamente ao logótipo, prevê-se a realização de um concurso de incentivo à criatividade dos miúdos e/ou pais interessados em participar, com atribuição de prémioi à proposta vencedora. Os termos do concurso serão definidos em regulamento.

 Organização de concurso

2. Representação no Conselho Geral

Dado que os pais e encarregados de educação eleitos para participar nas reuniões dos Conselhos Geral e Pedagógico do Agrupamento são praticamente todos membros integrantes da Associação de Pais, torna-se útil concertar ideias e definir estratégias de ação que possam ser debatidas em futuras reuniões, visando em primeira análise o particular interesse dos alunos. Relativamente aos pais que porventura ainda não façam parte da associação, pretende-se aliciá-los a que o façam, dada a aparente incongruência existente entre a sua designação para os órgãos da escola sem que previamente assumam a condição de representantes de uma associação que, de forma legítima, serve os interesses concertados de pais e encarregados de educação e que, por direito, irá ser responsável por nomeações futuras.

 Agendar reuniões pontuais com os referidos membros representantes dos pais, a fim de identificar pontos de discussão pertinentes a ter presente em Conselho Geral ou Pedagógico

3. Filiação na CONFAP A CONFAP - Confederação Nacional das Associações

de Pais é o organismo representativo da generalidade das associações criadas e definidas ao abrigo da Lei das Associações de Pais. Neste contexto, é tida por útil e necessária a filiação da APAVEB na referida entidade, porquanto que a mesma pode (e deve) pronunciar-se sobre questões que possam vir a ser colocadas no âmbito do exercício das regulares atividades da APAVEB.

(4)

Ação a Promover Descrição Actividades a Desenvolver

4. Divulgação e incen-tivo ao contato

A primeira iniciativa concreta que se pretende desenvolver passa por desencadear um significativo número de mecanismos que permitam esclarecer acerca da utilidade da Associação. Pretende-se sensibilizar os associados a que recorram à APAVEB sempre que detetem qualquer disfunção nos domínios físicos das escolas do agrupamento, que observem a existência de problemas concretos ou de questões de conflito eminente que careçam de uma resolução pacífica, imediata e eficaz.

 Apelo com recurso a diversos canais de informação 5. Promover o conta-to institucional junto da Direção do Agrupamento

No intuito de formalizar a apresentação da Associação, em particular dos membros seus representantes e das propostas e intenções que os mesmos pretendem levar a cabo, torna-se imperativo estabelecer um primeiro encontro com o órgão máximo que tutela o agrupamento. Será determinante avaliar quais as possibilidades de apoio logístico (ou financeiro) que a Escola poderá dispensar, designadamente no âmbito da cedência de espaços para publicitação de eventos, para realização de atividades ou até para usufruto exclusivo da APAVEB, e bem na utilização de recursos de impressão e cópia, entre outros, ou na promoção da Associação e respetivas atividades através do site do Agrupamento.

 Agendamento de reunião

6. Promover

contactos junto dos coordenadores dos departamentos curriculares

A intenção da Associação passa por, através da Direção da escola, solicitar uma aproximação junto dos coordenadores de cada departamento curricular de modo a aferir acerca das possibilidades de ação que a APAVEB possa vir a considerar em benefício dos alunos, preferencialmente sob a forma de apoio a prestar às iniciativas promovidas ou a promover pelos contatados (e seus representados), no âmbito de princípios de enriquecimento curricular.

(5)

Ação a Promover Descrição Actividades a Desenvolver

7. Organização de ini-ciativas no domínio de áreas curricu-lares estratégicas

Estabelecer contactos extra-escolares com pessoas ou entidades aptas a colaborar com a APAVEB na organização de iniciativas válidas centradas em diferentes áreas curriculares, quer sob a forma de patrocínio, quer de apoio direto à realização de eventos, centrados na prática desportiva, nos projetos afetos ao Plano Nacional de Leitura, nos jogos e iniciativas promovidas pela Sociedade Portuguesa de Matemática, no domínio de experiências e competições em Ciências, entre outros.  Apoio à organização de jornadas de des-porto  Incentivo à partici-pação em Olimpíadas de Matemática  Apoio ao lançamento de concursos de prosa/poesia  Apoio à organização de iniciativas no âmbito do programa «Ciência Viva» 8. Outras iniciativas de colaboração internas

A colaboração activa é uma das principais pretensões assumidas pela APAVEB, e acreditamos que será inevitável o estreitamento de ligações a assumir entre todos os intervenientes da realidade escolar. Apoiar iniciativas como as festas de Natal e de fim de ano, ou participar no jornal escolar, entre outras, são algumas das ações previstas.

 Colaborar na realiza-ção de Festas escola-res  Participar no jornal escolar 9. Estabelecer protocolos e parcerias junto de instituições locais

(6)

Ação a Promover Descrição Actividades a Desenvolver

10. Angariação de verbas para

comparticipação de prémios

As competições e concursos que venham a ser promovidos pela Associação terão, à partida, por base de incentivo, a atribuição de prémios de participação e desempenho, que revestirão a forma que venha a ser definida em regulamento. O financiamento desses gastos será integralmente garantido com recurso a apoios exteriores, sob pena de ser inviabilizada a realização dos referidos eventos.

 Garantir patrocínios e apoios através da exposição de ideias concretas relativas às iniciativas para as quais se pretende o financiamento.  Criação de «cheques-escola»ii 11. Promover actividades de lazer e convívio abertos à comunidade

Ainda que não se trate do objetivo primário da Associação, esta poderá pontualmente vir a promover ações de lazer e convívio abertos a toda a comunidade escolar, a custo reduzido para os Associados.  Organização de encontros (almoços-convívio, passeios pedestres, ciclo-turismo, etc) 12. Campanhas de solidariedade

A APAVEB, consciente de que os tempos que se aproximam vão ser particularmente difíceis, pretende apoiar campanhas de solidariedade social que venham a ser promovidas pelo Agrupamento ou por entidades externas, e que visem incidir, de forma particular, no apoio a crianças e jovens carenciados, colaborando através da publicitação das mesmas ou incentivando a coleta junto de associados e amigos.

 Recolha de brin-quedos e roupa para entrega em insti-tuições de solida-riedade

13. Ações de sensibilização

Em colaboração com organismos e instituições públicas ou privadas, pretendemos participar ativamente em campanhas de prevenção rodoviária, na propagação de informações na área da saúde ou na sensibilização para os riscos de utilização da internet, só para citar alguns exemplos.

 Apoio à organização de palestras

(7)

C

C

O

O

N

N

T

T

A

A

S

S

D

D

E

E

G

G

E

E

R

R

Ê

Ê

N

N

C

C

I

I

A

A

e seguida são apresentados os valores apurados relativos à conta de exploração da gerência, referentes a receitas angariadas e gastos assumidos até à data de emissão do presente documento. Informa-se que todos os elementos de suporte se encontram na posse do Conselho Executivo, arquivados em pasta especificamente criada para o efeito, e que poderá ser consultada a todo o momento por qualquer associado que a ela pretenda aceder.

Entradas:

Quotas de Sócios = 70 x 5,00€ 350,00 € Saídas:

Pedido Certificado Nome -56,00 €

Inscrição no RNPC -20,00 €

Pedido Cartão Empresa -14,00 €

Livro de Actas -19,50 € Selos CTT -16,00 € Requisição cheques -7,54 € Saldo: 216,96 € OBS- Depósitos na c/c DO - em 2011.12.22 100,00 € - em 2012.01.12 124,50 € Borba, 15 de Janeiro de 2012 i Referente ao item n.º 10;

ii A criação de «cheques-escolas» é uma ideia que tem por base a atribuição de uma quantia

previamente determinada (10,00€, 15,00€ ou 25,00€, p.e.) a oferecer por entidade patrocinadora a um qualquer premiado pela vitória em determinada competição, destinada a trocar por material escolar junto da papelaria da escola ou de outras entidades com as quais a APAVEB venha a estabelecer um acordo protocolar nesse sentido;

Referências

Documentos relacionados

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo