• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Unidade 02

JÉSSICA LAISA DIAS DA SILVA E ELLEN THAYNA MARA DELGADO BRANDÃO

(2)

Unidade 2 | Introdução

• O mundo está em constante evolução, pessoas inventam coisas novas todos os dias, os reis da informática estão cada vez mais facilitando a vida das pessoas. Devido a sabermos desse avanço, estudaremos a história da informática partindo de onde começaram os primeiros meios tecnológicos até os dias atuais. Posteriormente, estudaremos sobre o que vem a ser Hardware e Software e como esses dois conceitos se ligam.

(3)

Unidade 2 | Objetivos

1. Explicar a história da informática e diferenciar os tipos de software, hardware e peopleware para uma gestão inteligente;

2. Interpretar dado, informação e conhecimento para a análise de tomada de decisão;

3. Comparar Governança Corporativa a Gestão de Tecnologia da Informação;

4. Estruturar equipes com base nos aspectos legais e éticos de tecnologia da informação.

(4)

Informática: Hardware e Software

• De acordo com CERQUEIRA (2004) informática nada mais é do que o tratamento automático da informação através da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados. Desta forma, a informática é associada aos computadores e os computadores são os processadores de dados capazes de aceitar informações, efetuar operações programadas e fornecer resultados para resoluções de problemas.

(5)

Informática: Hardware e Software

• O mais antigo instrumento de cálculo que se tem conhecimento é o ábaco, ele era formado em uma armação de madeira que possuía fios amarrados contendo neles pequenas pedras calcárias, onde era atribuído valores de centenas, dezenas, unidades.

• Em seguida, surgia a primeira calculadora capaz de realizar operações básicas de adição e subtração, sendo criada no século XVII por Blaise Pascal, ficando conhecida como Pascaline, seu modelo de calculadora processava até oito dígitos.

(6)

Informática: Hardware e Software

• Após ver a criação de Pascal, Gottfried Leibniz foi além, projetou uma máquina que processava operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

• Foi na época da Revolução industrial que as máquinas começaram a apresentar um avanço mais significativo, devido a ideia de substituir o trabalho humano pelas máquinas.

• Com todos esses avanços foi desenvolvido as diretrizes que impulsionaram as atuais técnicas de programação, sendo Alan Turing o criador do que hoje é considerado a base de todas as técnicas de programação, que fundamenta-se em uma forma de introduzir dados nas máquinas, sendo conhecida como decodificação.

(7)

Informática: Hardware e Software

• Seguindo a linha do tempo da evolução, em 1930 houve o marco para o início da moderna era do computador com a invenção do Analisador Diferencial de Vanner. Em seguida, em 1936, Allan Turing publicou um artigo sobre números computáveis e Claude Shannon elaborou uma tese para demonstrar a conexão entre os circuitos elétricos, a lógica e a simbólica.

(8)

Hardware versus software

• De acordo com Júnior (2014),

Hardware é o nome utilizado para

definir as partes físicas que compõem um computador, todo aparato

computacional que podemos tocar é chamado de hardware.

(9)

Hardware versus software

• Ao explicarmos o que vem a ser hardware, devemos definir o que vem a ser o software. Assim, software corresponde aos programas que controlam e usam o hardware do computador, sendo desta forma, de acordo com Cerqueira (2004) o conjunto de instruções colocadas em ordem lógica que quando executada, a sequência de comandos presente nele controla o computador de modo a levá-lo a realização de tarefas de maneira eficiente e rápida.

(10)

A área de TI e seus conhecimentos técnicos

A tecnologia da informação é necessária e útil nas organizações tendo em vista que contribui na eficácia, eficiência e sustentabilidade desta.

A TI são os instrumentos nas atividades das organizações, pois com seus desenvolvimentos e inovações essa área vem sendo o motor de maior parte das mudanças ocorridas nas organizações e na sociedade. O computador desencadeou no século XX, de acordo com Carvalho (2010) a evolução que nos trouxe para a sociedade da informação.

(11)

A área de TI e seus conhecimentos técnicos

• A TI forma um conjunto de fenômenos organizacionais e sociais e também, um conjunto de intervenções que estão ligadas ao bem estar da sociedade e das organizações.

• A TI está presente nas situações que envolvem a organização com relação a informação, sendo de natureza social e humano.

(12)

A tecnologia da informação na tomada de decisão

A área da tecnologia da informação exige dos seus profissionais de acordo com Stoner (1999) muito trabalho, disciplina, organização, atenção quanto aos custos de produção e às normas que são necessárias para a produção de programas que sejam compatíveis com as máquinas e com as necessidades dos clientes.

Os profissionais dessa área estão diretamente ligados ao desenvolvimento tecnológico da empresa, devendo criar estratégias, fazer a gestão de dados e sistemas e ainda, cuidar dos processos tecnológicos da empresa.

(13)

A tecnologia da informação na tomada de decisão

• De acordo com Maia (2013) a tecnologia da informação hoje é vista como responsável pela integração de toda a cadeia valor da empresa e do seu ambiente externo, ampliando suas fronteiras organizacionais e contribuindo para o seu sucesso, mas se for mal implementada poderá levar a seu fracasso.

• Existem os sistemas de informação operacionais, os estratégicos e os gerenciais.

(14)

Governança corporativa e gestão de TI

• De acordo com Assis (2011), a

governança corporativa surge nas instituições como as restrições

concebidas pelo homem para estruturar interações políticas, econômicas e

sociais, desta forma, a governança se torna o exercício da avaliação de

eficácia dos meios utilizados pela

organização, que tenha como objetivo produzir boa ordem.

(15)

Governança corporativa e gestão de TI

• A TI forma um conjunto de fenômenos organizacionais e sociais e também, um conjunto de intervenções que estão ligadas ao bem estar da sociedade e das organizações.

• A TI está presente nas situações que envolvem a organização com relação a informação, sendo de natureza social e humano.

(16)

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

• De acordo com o site do Instituto

Brasileiro de Governança Corporativa ele é uma organização que não possui fins lucrativos, contribuindo para o desempenho sustentável das

organizações através da disseminação e geração de conhecimento das melhores práticas em governança corporativa, influenciando e representando os

diversos agentes, com o intuito de forma uma sociedade melhor.

(17)

Governança de TI

• A governança de TI encontra-se intimamente relacionado com a governança corporativa, de acordo com Assis (2011) a governança de TI se preocupa com o controle e a transparência das decisões em Tecnologia da Informação, levando em consideração também os mecanismos e processos para incentivar a eficácia da TI. Desta forma, a Governança de TI deve ser considerada um componente da Governança Corporativa.

(18)

Gestão de TI

• Assis (2011) afirma que a gestão de TI envolve atividades relacionadas à entrega e suporte da Tecnologia da informação, tendo como exemplo o desenvolvimento/aquisição de sistemas, a operação e manutenção e o suporte aos componentes computacionais. A TI também pode ser utilizada como componente crítico de negócio.

(19)

Gerenciamento de TI

• Assis (2011) trata dessa diferença dizendo que o escopo do Gerenciamento contempla a eficiência e a eficácia da provisão de serviços e produtos de TI internamente à organização, assim como no gerenciamento das operações de TI. Já a Governança é mais ampla, se concentrando na viabilização e na transformação da TI para atender às necessidades atuais e futuras do negócio e dos clientes.

(20)

Compreensão do Big Data, os aspectos legais e política de uso das tecnologias da informação

Silveira, Marcolin e Freitas (2015) retratam que a nomenclatura Big Data é um conceito abstrato que veio surgir em 2010 com o intuito de designar tendência tecnológica de gerar grandes quantidades de dados, de diferentes origens e formatos. O big data se tornou uma ferramenta emergente para a tomada de decisão corporativa, pois sua intenção é fazer com que novas informações sejam criadas, e a partir disso sejam geradas novas ideias úteis de bens e serviços de valor significativo.

(21)

Big Data

• Assim, o Big Data faz parte da terceira revolução industrial, onde diversas organizações o utilizam no processo de tomada de decisões, que tem como obrigação a obtenção de dados online com a finalidade de prestar apoio às decisões em tempo ágil.

(22)

Os aspectos legais e a política de uso das tecnologias da informação

• O plano de governança de tecnologia da informação em seu art. 1º considera tecnologia da informação e comunicação como ativo estratégico que suporta processos de negócios institucionais, mediante a conjugação de recursos, processos e técnicas utilizadas para obter, processar, armazenar, disseminar e fazer uso de informações.

(23)

Os aspectos legais e a política de uso das tecnologias da informação

• Os principais pontos em negociação em tecnologia da informação de um contrato são, de acordo com Veiga (2008): organizar antes de informatizar, identificar necessidades, estabelecer cronogramas, estabelecer limites claros, desenvolvimento (definir direitos autorais e ressalvar o acervo técnico), níveis de serviço, precificação, termo, responsabilidade civil e formas de rompimento.

• É de suma importância para o profissional da tecnologia da informação ter conhecimento das leis para que possa efetuar seu trabalho da maneira mais correta possível, além disso, deve seguir tudo que é estabelecido pelo Código de Ética.

(24)

OBRIGADO!

Referências

Documentos relacionados

A identificação de idosos portadores de demência que não mais mantêm a capacidade de direção veicular segura constitui crescente preocupação em saúde pública.. Os condutores

Considerando que, o tratamento da informação e principalmente o surgimento de novos serviços exige novos equipamen- tos e pessoas capacitadas, recomenda-se: treinamentos contínuos,

“Gerente de TI”, mesmo entre os mais novos gerentes é necessário que ele tenha um mínimo de vivência na área profissional, sendo assim qualquer graduação na área de TI é

Regional do Trabalho da Primeira Região, por unanimidade, conhecer do recurso ordinário e, no mérito, dar-lhe parcial provimento para condenar solidariamente

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da

Limberger (2007) identifica princípios básicos da liderança exemplar e considera que os líderes indicam o caminho que deve ser seguido pela equipe para alcançar

Concluindo, de 1985 a 2009, essa atividade ganhou competitividade em qualidade, houve ganhos de eficiência técnica, mas a principal alteração veio de seu uso de fonte de

Caso pelo menos uma variável não respeite as restrições de sinal a solução denomina-se Solução Básica Não Admissível (SBNA).. A cada solução básica admissível