• Nenhum resultado encontrado

fa Man m ual da ília

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "fa Man m ual da ília"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

fa Man m ual da ília

(5)

Prezada Família Integração!

Seja Bem-Vinda ao nosso Colégio!

Você está recebendo o Manual da Família.

Este instrumento visa facilitar a sua organização enquanto família. Aqui você encontra as informações necessárias ao bom funcionamento do Colégio. É essencial uma leitura detalhada destas páginas. As dúvidas, que acaso surgirem, deverão ser sanadas junto aos professores, e/ou coordenador, e/

ou direção do Colégio, e/ou nas reuniões de pais.

Convidamos a todos para que façamos deste ano letivo um ano repleto de realizações. Que este ano possa ser o melhor ano de estudos da vida de seus (as) filhos (as), nossos alunos.

(6)

A

Prezada família Parabéns!

creditamos que sua escolha foi inteligente e acertada em matricular seu filho no Co- légio Integração, pois fazemos um trabalho de qualidade respaldado no respeito, na dignidade dos nossos alunos e familiares. Nossos alunos, nossos professores e seus familiares são vistos e tratados como seres humanos com sentimentos, com fragilidades, com erros e acertos. Por isso, o Colégio Integração é a opção ideal para sua família, em relação à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental, Médio e Curso Pré- Vestibular.

Nosso trabalho visa o desenvolvi- mento pleno do educando, como cidadão pertencente a uma sociedade na qual está inserido e deve agir sobre ela para transformá- la num espaço mais digno, mais humano. Trabalhamos para habilitar o aluno ao exercício da cidadania, tendo conhecimento básico de ética, pluralidade cultural, artes, etiqueta, vida prática e acadêmica.

Almejamos sempre a qualidade do ensino e buscamos a inspiração no

único pedagogo natural do universo, Jesus Cristo, para fazer com que o educando cresça afetivamente e cognitivamente, respaldado em valores éticos e cristãos.

Nosso Colégio investe na educação,

possuindo professores

competentes, ótimo material didático, amplo espaço físico, ambiente aconchegante preparado especialmente para ser um espaço de educação, incentivo ao estudo e ao esporte.

Esperamos e desejamos que os senhores se sintam muito bem em nosso meio e que tenham a liberdade de nos procurar sempre que se fizer necessário. Vocês fazem parte da Família Integração. Sejam bem vindos e contem conosco.

Colégio Integração, do Maternal ao Terceirão e Pré-Vestibular

Colégio Integração fazendo sempre o melhor para você!

Feliz 2021.

(7)

Responsáveis

Waldir Uller

Diretor

Licenciado em Ciências Religiosas – PUCPR

Licenciado em Pedagogia com Supervisão e Orientação Educacional – TUIUTI

Licenciado em Psicologia – TUIUTI

Especialização em Educação Patrimonial – UEPG

Mestre em Educação - UEPG

Doutor em Educação – USP

Professor e Palestrante

Adriana Salviato Uller

Diretora

Licenciada em Geografia– FAFIJAN

Especialização em Educação Patrimonial – UEPG

Especialização em Geografia do Paraná – UEM

Especialização em Ensino de Geografia – UEL

Mestre em Educação - UEPG

Doutora em Ciências – USP

Bacharel em Direito – CESCAGE

Professora do Departamento de Geociências da UEPG

Pós-Doutorado em Geografia pela UFPR

(8)

Histórico

O Centro de Educação Infantil Integração – Primeiros Passos, surgiu no ano 2000 com o objetivo de atender crianças em idade apropriada para creche e pré- escola.

Desde muito tempo, estava presente no sonho dos proprietários a abertura de uma escola que tivesse uma identidade própria, diferente das demais escolas, uma identidade pautada na dedicação, no carinho, no amor para com os seus alunos buscando formá-los para a atuação consciente na sociedade, formando o cidadão.

Esta necessidade era sentida principalmente em função de atender a necessidade de educar a filha que então estava com três anos e precisava buscar uma escola para trabalhar a prontidão para a alfabetização. Foi então que em 08 de dezembro de 2000, foi possível a locação de um espaço para que o sonho viesse a se tornar realidade.

Um prédio situado na avenida Aldo Vergani, 521, foi o local escolhido para dar início a uma nova escola intitulada:

Integração: Primeiros Passos.

Integração de “íntegra ação” e Primeiros Passos no sentido que toda caminhada, por mais longa que seja, sempre começa com o primeiro passo; esta caminhada tanto pode ser das crianças, como dos pais e da própria escola. O trabalho iniciou-se no dia 12 de fevereiro de 2001 com a presença de 8 crianças e duas professoras. O resultado foi aparecendo e as crianças aumentando, chegando a 17 alunos ao final do ano letivo.

Sentindo necessidade de crescer foi buscado um novo espaço, e no dia 30 de dezembro de 2001 foi fechado o contrato de locação de um novo prédio na Avenida Aldo Vergani, 397, muito mais amplo, com 2.800 m² de área total e 645 m² de área construída para atender as crianças.

No dia 18 de fevereiro de 2002 iniciou-se as atividades neste novo espaço com a presença de 50 crianças, cinco professoras e três funcionários.

(9)

O Centro de Educação Infantil já contava com sua autorização de funcionamento definitivamente homologada pela Resolução n°

415/02, de 14/02/2002. Então em Julho de 2002 foi dada entrada no processo de autorização e funcionamento do Ensino Fundamental para 2003, sendo autorizado pela Resolução nº 212/03, de 11/02/2003, passando a se chamar Escola Integração Primeiros Passos. Junto com o Ensino Fundamental foi mudado o nome da sociedade que deixou de se chamar Salviato & Uller Ltda para Integração Primeiros Passos Ltda.

Em 2007 obteve a autorização de funcionamento de 5ª a 8ª séries pela Resolução nº 156/07 de 24/01/07.

Em 2008, diante da necessidade de um novo espaço, foi construída uma nova sede ampla e estruturado para atender aos alunos. No dia 26 de julho foi inaugurada a sede atual na Rua Lagoa Azul, S/N, no Jardim Estrela do Lago.

Neste mesmo ano, foi solicitado a implantação simultânea da 5ª a 8ª séries para o ano letivo de 2009 e foi autorizado pela nº 5040/08 de 03 de novembro de 2008. Também em 2008, foi solicitado o Reconhecimento do Ensino Fundamental da Escola que foi aprovado pelo Parecer nº 282/09 do CEE/CEB.

Em 2009, solicitamos a Autorização de Funcionamento do Ensino Médio e a mudança de denominação de Escola Integração Primeiros Passos para COLÉGIO INTEGRAÇÃO, que foi regulamentada com a Resolução nº 162/10 de 13 de janeiro de 2010.

Em 2012, iniciamos o Curso Pré- Vestibular.

Em 2016 iniciamos a construção de um novo espaço que ficou pronto em 2018, proporcionando muito mais conforto aos nossos alunos.

Uma área especialmente pensada e criada para propiciar a convivência entre todos ampliando ainda mais o sentido do Integrar de Integração.

(10)

Informações sobre a adaptação

A leitura sobre alguns fatos do período de adaptação pode ser muito útil para a sua criança. Leia com atenção:

A decisão de colocar seu filho neste Colégio deve resultar de atitude pensada, consciente e segura.

A vinda da criança/adolescente para o Colégio deve ser preparada; entretanto evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeita e insegurança.

Cuidados devem ser tomados no período de adaptação em relação a: troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação.

A criança com irmãozinho nascido recentemente, dificilmente virá para o Colégio com tranquilidade.

Às vezes o choro de algumas crianças, das séries iniciais, na hora da separação é frequente e nem sempre significa que elas não queiram ficar no Colégio.

Demanda compreensão.

Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença, ela poderá ficar com receios de ir para o Colégio sem mesmo saber o motivo.

Evite sair escondido de seu filho, despeça-se naturalmente.

A sala de aula é um espaço que

deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.

Incentive a criança a procurar a ajuda de seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele.

Lembre-se que o educador atende crianças em grupo, pro- curando distribuir sua atenção igualmente, promovendo a interação da criança.

O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individual- mente.

Evite muitos interrogatórios sobre o dia da criança no Colégio.

Poderão ocorrer algumas regressões do comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos, etc.).

É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.

Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pelo Colégio.

Durante o ano poderão ser percebidos períodos de retrocesso comportamental ou

(11)

recusa a ir para a escola motivados por indisposição física, ausência de um membro da família, conflitos no lar, entrada de alunos novos no Colégio, etc. Nestes casos é importante que os pais estejam seguros de que enviar a criança para a escola é a decisão mais acertada.

Em caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às condutas adotadas no Colégio, procure a direção ou os professores que estarão a sua disposição

para prestar os

esclarecimentos necessários e ajudá-lo sempre que for necessário.

Direitos e deveres

Direitos

Certos hábitos são adquiridos através do sistema de observação e para isso precisamos desde já da colaboração da família.

O Colégio Integração, assim como uma grande família precisa ter certas regras, no ambiente escolar devemos seguir protocolos para que possamos, juntos, atingir nosso objetivo.

Aqui toda criança/adolescente tem direito a:

1. Atenção, carinho e respeito;

2. Utilizar as repartições do Colégio reservada as atividades: pátio, banheiro, salas de aula, parque e quadra esportiva.

3. Ser atendida quando necessário.

O pai tem direito de:

Visitar a escola sempre que sentirem necessidade, bem como, para reclamações e sugestões que acharem convenientes;

Acompanhar as atividades escolares realizadas em sala de aula, e quando ocorrer, a reunião bimestral de avaliação;

Ter conhecimento do potencial de uso do material escolar;

Enviar medicamentos para serem ministrados ao seu filho quando este for de hora marcada;

Receber com até 24 horas de antecedência, comunicados escritos de reuniões ou comemorações escolares.

(12)

De

V

eres

A criança tem o dever de:

Atender ao uso do uniforme escolar todos os dias;

Trazer o material e a mochila escolar com o nome marcado para identificação;

Trazer e levar todos os dias a agenda, e os materiais conforme o horário escolar;

Lanchar junto com a sua turma de sala (exceções a dietas especiais);

Realizar as atividades extraclasses, somente no horário reservado à sua turma.

Cabe aos pais:

Atender e verificar as tarefas escolares;

Marcar os uniformes, materiais e roupas extras, pois o Colégio não se responsabiliza quando estes não estiverem devidamente identificados;

Não deixar trazer para o Colégio guloseimas, brinquedos (com exceção do dia do brinquedo) e joias;

Comunicar a escola quando a criança necessitar faltar;

Ser pontual com o pagamento das mensalidades, tendo a consciência de que o atraso acarretará em novos valores e na perda do desconto daquele mês;

Comunicar o Colégio com antecedência quando uma pessoa diferente da habitual vier buscar a criança na saída ou em horário escolar; avisar quando a criança está autorizada a ir para casa sozinha; (Estes avisos podem ser feitos por meio do aplicativo oficial do Colégio: ClipEscola);

Participar das promoções realizadas pelo Colégio;

Estar sempre atento aos comunicados da agenda e enviados no ClipEscola, concedendo autorização quando solicitado e em estando de acordo;

Se juntos cumprirmos nossos deveres e soubermos utilizar nossos direi- tos seremos realmente uma família unida e feliz, meta que o Colégio Integração pretende alcançar no decorrer deste ano.

(13)

BOAS MANEIRAS PARA ESTUDAR Como desenvolver hábitos

corretos na criança

Ao montar esta agenda, pensamos em auxiliar os pais em algumas tarefas relacionadas ao desenvolvimento escolar de seus filhos. Aqui vão algumas

dicas:

Momento de estudo em casa:

Defina um horário tranquilo para a criança estudar, para ir criando um hábito de estudos sempre no mesmo horário;

Escolha um local bem arejado, livre de ruídos, limpo e bem iluminado. Nunca em frente à televisão. O lugar deverá ser o mesmo todos os dias, onde tenha por perto o material;

Ensine a organizar o material logo que terminou a tarefa, colo- cando na mala tudo o que necessitará para a próxima aula;

Reserve sempre um tempo para a criança brincar entre o horário de estudo em casa e o horário de aula;

Procure alimentá-la antes do estudo, para que ela esteja ani-

mada e com energia. Não dê alimentos enquanto ela estiver estudando, pois além de sujar, faz perder a concentração;

Jamais faça as tarefas para a criança, apenas a oriente, explicando o que é para ser feito e verificando se está fazendo. Algumas vezes a criança poderá dizer que não é assim que a professora pediu, isso é um hábito comum entre as crianças em fase escolar.

Entre em contato com a professora se for o caso, para utilizar a mesma linguagem.

Adquira todo o material requisitado pela escola. As crianças se sentem muito frustradas quando percebem que não tem o necessário para fazer a atividade.

(14)

Informações gerais-família

Trabalhamos com uma equipe alinhada com a filosofia e metodologia do Colégio e, sobretudo capacitados. Objetivamos garantir o êxito do processo ensino-aprendizagem, proporcionando um acompanhamento individualizado ao aluno e um atendimento adequado às famílias, através do corpo docente e da estrutura organizacional.

A comunicação entre a Escola e a família será através dos seguintes meios:

Cartas, circulares, comunicados e relatório diário (são as correspondências eventuais e diárias enviadas através do aluno as quais deverão ser assinadas pelos pais ou responsáveis e devolvidas para o Colégio);

Aplicativo ClipEscola, para recados, eventos, comunicados e autorizações

Eventualmente poderão ser enviadas cartas, circulares, comunicados e relatório diário (são as correspondências eventuais e diárias enviadas através do aluno as quais deverão ser assinadas pelos pais ou responsáveis e devolvidas para o Colégio)

Telefonemas durante o horário de funcionamento da secretaria (a manutenção de endereços e telefones atualizados na secretaria é a garantia de uma comunicação rápida entre nós).

Atendimento aos pais ou responsáveis:

Os pais poderão dirigir-se ao Colégio durante o horário normal das aulas.

Solicitamos que seja agendado um horário para um melhor atendimento.

Pagamentos:

As mensalidades deverão ser pagas em qualquer agência bancária ou lotéricas até o dia 13 de cada mês. Após esta data os valores sofrem alterações, pois perdem seus descontos.

Atividades extras.

Atividades esportivas conforme o comunicado que será entregue no início das aulas e por meio do aplicativo ClipEscola – Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo....

Atividades Extras Artísticas (Música, Dança, Teatro, Artes Plásticas) serão contratadas em separado, cumprindo contrato e regimento específicos destas atividades.

Horários extras não previstos em contrato, serão cobrados de acordo com os serviços fornecidos.

Situações não contempladas aqui serão avaliadas e deverão ser comunicadas diretamente à direção/coordenação

(15)

Horário do período Integral.

Entrada a partir das 7 horas da manhã e saída até as 18 horas. O período limite de tolerância do horário integral será entre 6h50min da manhã e 18h15min da tarde Horário das aulas: matutino (6º ao 9º Anos e Ensino Médio).

Entrada: 7h15 e saída 11h50 Horário das aulas: vespertino (Ed.

Infantil, 1º ao 5º Anos).

Entrada às 13h10 e saída às 17h30.

O aluno deve obedecer ao horário escolar para ter um aproveitamento total do que lhe é oferecido pelo Colégio.

Horário das aulas: vespertino (6º Ano).

Entrada às 13h10 e saída às 17h40.

Atrasos e Faltas:

Só poderão acontecer por motivos de força maior. O Colégio é um compromisso diário e sério que incute no aluno o senso de disciplina e responsabilidade futura.

Toda e qualquer falta do aluno do Ensino Fundamental e Ensino Médio deve ser justificada por escrito e assinada por um de seus responsáveis, sendo entregue à

direção/coordenação.

Avaliação:

Bimestralmente será expedido um boletim individual para acompanha- mento do aluno, que será apresentado na reunião dos pais, professores e coordenação.

Além do acompanhamento diário de todos os aspectos, os alunos serão submetidos a avaliações específicas:

provas, simulados, trabalhos, testes, exercícios avaliativos. O calendário de provas e testes consta neste manual.

Ao final do ano o aluno deverá ter alcançado na soma dos quatro bimestres, 260 (duzentos e sessenta pontos), ou seja, média de 6,5 (seis vírgula cinco) por bimestre e frequência superior a 75%

(setenta e cinco por cento).

O aluno que não atingir os 260 (duzentos e sessenta pontos) será submetido à recuperação final.

O aluno que obtiver nota inferior a 6,0 (seis vírgula zero) no quarto bimestre em qualquer disciplina, mesmo que tenha média anual maior ou igual a 6,5 (seis vírgula cinco), será submetido à Recuperação Final.

Uma vez conhecida a Nota de Recuperação Final- (N.R.F) do aluno, será aplicada a seguinte fórmula, para calcular a Média Final – (M.F.)

M. F. = M.A + NRF = 6,5 2

(16)

Tarefa de Casa:

Têm como objetivo revisar um conteúdo trabalhado na escola ou ser ponto de partida para um novo conteúdo a ser desenvolvido. Elas serão diárias, copiadas pelo aluno na agenda, e revisadas no dia seguinte pela professora, sendo que a mesma encaminhará anotações aos pais quando incompletas ou não feitas. São avaliadas e tem participação na nota bimestral.

Provas de 2ª chamada:

Todo aluno que perder qualquer prova deverá requisitar a Prova de Segunda Chamada no prazo de 48h, pagando uma taxa de R$

35,00. O aluno que não efetuar a segunda chamada não terá direito a recuperação paralela.

Doenças:

Alunos com febre, enjoos, mal- estar e doenças contagiosas não deverão vir para o Colégio, nestes casos, comunicar a direção. Com relação à medicação, a administração só acontecerá caso haja anotação na agenda e envio do medicamento à secretaria com os horários e dosagem prescritos durante todos os dias do tratamento, o Colégio não pode medicar por conta, apenas atender a leves ferimentos.

Uniforme:

O aluno que necessitar vir sem uni- forme deverá trazer a justificativa por escrito na agenda para poder assistir às aulas. Por uma questão de higiene e cuidados físicos não é permitido o uso sandálias ou tamancos de salto e chinelos.

Recomenda-se o uso de tênis.

Lanche:

Os alunos deverão trazer o lanche ou adquiri-los na cantina. Não é permitido trazer chicletes, refrigerantes, salgadinhos industrializados e frituras.

Aniversários:

Para o berçário ao pré II serão comemorados coletivamente na última sexta-feira do mês, sendo que todas as crianças serão convidadas e para isso devem trazer uma lembrancinha aos aniversariantes da turma.

Para as demais turmas de 1º ano ao Ensino Médio, serão comemorados semestralmente no último dia do semestre.

Aulas de Campo

Durante o ano os alunos participarão de aulas de campo programadas com os professores, com o objetivo de desenvolver a socialização, incentivar o convívio com a natureza e ampliar os seus conhecimentos. Para tanto deverá haver a autorização prévia no relatório diário.

(17)

Calendário Letivo 2021

(18)

CALENDÁRIO DESCRITIVO

Apresentamos o calendário descritivo das atividades a se- rem desenvolvidas durante o ano letivo. Lembramos que

o mesmo poderá sofrer alterações, devido a situações climáticas financeiras ou agendamento prévio, que serão

comunicadas com antecedência.

Janeiro:

1 1 a 30 27 a 30

28

1 2 15,16 e 17

8 12 14 15 19 21 27

1 2 2 4 7 19 21 28

Confraternização Universal Matrículas

Semana Pedagógica

Entrega de material no Colégio

Início das aulas Dia do Zelador

Recesso - Carnaval - Recesso

Dia Internacional da Mulher Dia da Bibliotecária, Dia do Teatro Dia da Poesia

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e Dia do Circo Dia da Escola e Dia de São José

Dia Mundial da Infância, Dia Mundial da Poesia – Início do Outono Dia Mundial do Circo e Dia Nacional do Teatro

Dia Mundial da Água

Dia Internacional do Livro Infantil Feriado – Paixão de Cristo Páscoa

Dia Mundial da Saúde Dia do Índio

Recesso Tiradentes Dia da Educação Fevereiro

Março

Abril

(19)

6 1 11 9 13

4 3 21 5 24 29

10 2 12 a 16 10 11 a 26 13

20 19 26 27

05 06 08 11 12 15 16 a 20 17

22 25 29

1 a 6 8 7 10

Feriado - Dia do Trabalho

Quinta-feira - Comemoração do Dia das Mães Dia das Mães

Reunião de pais do 1º bimestre Dia da Abolição da Escravatura

Dia do Bombeiro Fim do 1º semestre Festa Julina

Semana Pedagógica

Reunião de Pais - 2° Bimestre Férias para os alunos

Dia da Caridade

Dia da Amizade e Dia Internacional do Amigo

Dia dos Avós e Dia de Sant’Ana Padroeira de Ponta Grossa Retorno às aulas

Dia Nacional da Saúde

Comemoração do Dia dos Pais Dia dos Pais

Dia do Estudante Dia das Artes

Assunção de Nossa Senhora Dia do Patrimônio Histórico Projeto Folclore

Dia do Folclore Dia do Soldado

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Projeto Cidadania

Feriado - Proclamação da Independência Dia Mundial da Alfabetização

Dia da Imprensa e Dia do Jornalista Feriado: Corpus Christi

Recesso e Dia Mundial Contra a Agressão Infantil Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente Início do inverno

Dia de São João Dia de São Pedro Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

(20)

15 18 21 20 a 24

23 25 27 30

4 5 7 4 a 8

11 12 16 20 29

2 5 14 15 19 22 26

1 8 9 10 10 18 21 25

Feriado - Dia de Ponta Grossa - Desfile Dia dos Símbolos Nacionais

Dia da Árvore

Projeto Protegendo a Vida - Atravessando a Rua Início da primavera

Dia Nacional do Trânsito

Dia do Idoso e Dia Mundial do Turismo Dia da Secretária

Dia dos Animais Dia das Aves

Reunião de Pais do 3° Bimestre Projeto Ser Criança

Recesso –Dia do Professor- Antecipação

Feriado - Dia da Criança e Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil e Dia do Descobrimento da América Dia da Ciência

Dia do Poeta

Dia Nacional do Livro

Finados

Dia da Cultura e Dia do Cinema Brasileiro Dia Nacional da Alfabetização

Proclamação da República Dia da Bandeira

Dia da Música

Dia Nacional de Ação de Graças

Dia do Imigrante

Aniversário do Colégio Integração, Dia da Família, Dia da Justiça, Dia de Imaculada Conceição

Encerramento do 2º semestre e Entrega dos boletins Solenidade de Formatura do Pré

Dia Internacional dos Direitos Humanos Solenidade de formatura do 9º Ano e Terceirão Início do verão

Natal Outubro

Novembro

Dezembro

(21)

Calendário de avaliações

Obs: as avaliações serão aplicadas no primeiro horário de aulas ou em formato online, a depender da necessidade.

SIMULADOS do 2º aos 5º Anos

1º Bimestre

2º Bimestre 09/06 - Simulado 1– FTD

3º Bimestre

09 e 10/08 - Avaliação Educacional – FTD SAEB 3ºs e 5ºs anos

22/09 – Simulado 2 - FTD 4º Bimestre

Avaliações mensais e bimestrais do 2º ao 5º ano 1º BIMESTRE

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

22/03 Segunda Geografia Geografia Geografia 23/03 Terça Ciências Ciências Ciências 24/03 Quarta História História História 25/03 Quinta Português Português Português 26/03 Sexta Matemática Matemática Matemática

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

22/04 Quinta Inglês Inglês Inglês Inglês 23/04 Sexta Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 26/04 Segunda Português Português Português Português 27/04 Terça Matemática Matemática Matemática Matemática 28/04 Quarta Ciências Ciências Ciências Ciências 29/04 Quinta História História História História 30/04 Sexta Geografia Geografia Geografia Geografia

(22)

Avaliações mensais e bimestrais do 2º ao 5º ano 2º BIMESTRE

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

24/05 Segunda Ciências Ciências Ciências Ciências 25/05 Terça História História História História 26/05 Quarta Geografia Geografia Geografia Geografia 27/05 Quinta Português Português Português Português 28/05 Sexta Matemática Matemática Matemática Matemática

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

24/06 Quinta Inglês Inglês Inglês Inglês 25/06 Sexta Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 28/06 Segunda Português Português Português Português 29/06 Terça Matemática Matemática Matemática Matemática 30/06 Quarta Ciências Ciências Ciências Ciências 01/07 Quinta História História História História 02/07 Sexta Geografia Geografia Geografia Geografia

Avaliações mensais e bimestrais do 2º ao 5º ano 3º BIMESTRE

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

23/08 Segunda Português Português Português Português 24/08 Terça Matemática Matemática Matemática Matemática 26/08 Quarta Ciências Ciências Ciências Ciências 27/08 Quinta História História História História 27/08 Sexta Geografia Geografia Geografia Geografia

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

22/09 Quarta Inglês Inglês Inglês Inglês 23/09 Quinta Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 24/09 Sexta Português Português Português Português 27/09 Segunda Matemática Matemática Matemática Matemática 28/09 Terça Ciências Ciências Ciências Ciências 29/09 Quarta História História História História 30/09 Quinta Geografia Geografia Geografia Geografia

(23)

Avaliações mensais e bimestrais do 2º ao 5º ano 4º BIMESTRE

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

25/10 Segunda Matemática Matemática Matemática Matemática 26/10 Terça Ciências Ciências Ciências Ciências 27/10 Quarta História História História História 28/10 Quinta Geografia Geografia Geografia Geografia 29/10 Sexta Português Português Português Português

DIA 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO

25/11 Quinta Inglês Inglês Inglês Inglês 26/11 Sexta Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 29/11 Segunda Português Português Português Português 30/11 Terça Matemática Matemática Matemática Matemática 01/12 Quarta Ciências Ciências Ciências Ciências 02/12 Quinta História História História História 03/12 Sexta Geografia Geografia Geografia Geografia

ProVas de Segunda Chamada e Recuperação Paralela para os alunos de 1º ao 5º Anos

* Estas avaliações poderão ser aplicadas em formato online, em plataforma própria para este fim

06/12

(24)

Calendário de avaliações

Obs: as avaliações serão aplicadas no primeiro horário de aulas ou em formato online, a depender da necessidade.

SIMULADOS Ensino Fundamental II

Os Simulados serão compostos por 5 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas (a,b,c,d,e) de cada disciplina. As disciplinas cobradas no simulado serão: Português, Matemática, História, Ciências e Geografia. Serão 25 questões.

O simulado será aplicado no dia estipulado abaixo, na primeira aula ou em formato online, conforme necessidade, seguindo o cronograma de datas. Serão dois simulados por bimestre.

1º Bimestre 16/03- Terça-feira – Simulado 1 14/04- Quarta – feira – Simulado 2 2º Bimestre 20/05- Sexta-feira - Simulado 1

10/06- Quinta – feira – Simulado FTD 14/06- Segunda-feira – Simulado 2

3º Bimestre 09 e 10/08 - Avaliação Educacional – FTD – SAEB – 9º ANO

17/08- Terça-feira – Simulado 1 10/09- Sexta-feira– Simulado 2 23/09- Quinta-feira– Simulado FTD 4º Bimestre

20/10- Quarta-feira – Simulado 1 11/11- Quinta-feira – Simulado 2

Avaliações Bimestrais do 6º ao 9º ano 1º BIMESTRE

DIA 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO

22/04 Quinta Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF 23/04 Sexta Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 26/04 Segunda Ciências Ciências Ciências Ciências 27/04 Terça História História História História 28/04 Quarta Português Português Português Português 29/04 Quinta Matemática Matemática Matemática Matemática 30/04 Sexta Geografia Geografia Geografia Geografia

(25)

Avaliações Bimestrais do 6º ao 9º ano 2º BIMESTRE

DIA 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO

24/06 Quinta Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF 25/06 Sexta Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 28/06 Segunda Ciências Ciências Ciências Ciências 29/06 Terça História História História História 30/06 Quarta Português Português Português Português 01/07 Quinta Matemática Matemática Matemática Matemática 02/07 Sexta Geografia Geografia Geografia Geografia

Avaliações Bimestrais do 6º ao 9º ano

3º BIMESTRE

DIA 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO

22/09 Quarta Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 23/09 Quinta Ciências Ciências Ciências Ciências 24/09 Sexta História História História História 27/09 Segunda Português Português Português Português 28/09 Terça Matemática Matemática Matemática Matemática 29/09 Quarta Geografia Geografia Geografia Geografia 30/09 Quinta Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF

Avaliações Bimestrais do 6º ao 9º ano

4º BIMESTRE

DIA 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO

25/11 Quinta Matemática Matemática Matemática Matemática 26/11 Sexta Geografia Geografia Geografia Geografia 29/11 Segunda Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF Inglês/EDF 30/11 Terça Espanhol Espanhol Espanhol Espanhol 01/12 Quarta Ciências Ciências Ciências Ciências 02/12 Quinta História História História História 02/12 Sexta Português Português Português Português

(26)

ProVas de Segunda Chamada e Recuperação Paralela para os alunos de 6º ao 9º Anos

* Estas avaliações poderão ser aplicadas em formato online, em plataforma própria para este fim

Calendário de avaliações

Obs: as avaliações serão aplicadas no primeiro horário de aulas ou em formato online, a depender da necessidade.

O Primeiro Simulado do bimestre será sempre de múltipla escolha com 5 alternativas (a,b,c,d,e). O Segundo Simulado do bimestre será sempre de questões de somatório (01,02,04,08,16) de cada disciplina. As disciplinas cobradas no simulado serão: Português, Matemática, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Artes, Educação Física, Sociologia, Inglês, Espanhol e Filosofia. Serão 50 questões. O simulado será aplicado no dia estipulado abaixo, no final da tarde/ início da noite (18h às 20h30) ou em formato online, conforme necessidade. As provas bimestrais, segunda chamada e paralela serão aplicadas na primeira aula do dia, ou em formato online.

Ed. Física Ed. Física

06/12

Ensino Médio

(27)

SIMULADOS Ensino Médio

1º Bimestre

16/03- Terça-feira – Simulado 1 – Múltipla Escolha 09/04- Simulado ENEM - online

10/04 - Simulado ENEM - online

14/04- Quarta-feira – Simulado 2 - Somatória

2º Bimestre

20/05 - Quinta-feira - Simulado 1 – Múltipla Escolha 10/06- Quinta-feira – Simulado 2 - Somatória

14/06- Segunda-feira – Simulado ENEM presencial em contra turno

15/06- Terça-feira – Simulado ENEM presencial em contra turno

3º Bimestre

13/08- Simulado ENEM - online 14/08- Simulado ENEM - online

17/08- Terça-feira – Simulado 1 – múltipla escolha 10/09- Sexta-feira – Simulado 2 - Somatória

4º Bimestre

01/10 - Sexta-feira - Simulado ENEM – presencial 02/10- Sábado – Simulado ENEM - presencial

20/10- Quarta-feira – Simulado 1- múltipla escolha 12/11- Quinta-feira – Simulado 2 - Somatória

Avaliações Bimestrais do Ensino Médio 1º BIMESTRE

DIA 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE

22/04 Quinta Química Química Química

23/04 Sexta Inglês/ Espanhol Inglês/ Espanhol Inglês/ Espanhol 26/04 Segunda Biologia Biologia Biologia

27/04 Terça Física Física Física

28/04 Quarta História/Geografia História/Geografia História/Geografia 29/04 Quinta Português Português Português

30/04 Sexta Matemática Matemática Matemática

*Sociologia, Artes, Filosofia e Educação Física terão avaliações contínuas durante as aulas conforme planejamento de cada docente.

(28)

Avaliações Bimestrais do Ensino Médio 2º BIMESTRE

DIA 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE

23/06 Quarta Inglês/ Espanhol Inglês/ Espanhol Inglês/ Espanhol 24/06 Quinta Biologia Biologia Biologia

25/06 Sexta Matemática Matemática Matemática 28/06 Segunda História História História 29/06 Terça Química Química Química 30/06 Quarta Física Física Física 01/07 Quinta Geografia Geografia Geografia 02/07 Sexta Português Português Português

*Sociologia, Artes, Filosofia e Educação Física terão avaliações contínuas durante as aulas conforme planejamento de cada docente.

Avaliações Bimestrais do Ensino Médio 3º BIMESTRE

DIA 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE

21/09 Terça Geografia Geografia Geografia 22/09 Quarta Química Química Química 23/09 Quinta Biologia Biologia Biologia

24/09 Sexta Espanhol/ Inglês Espanhol/ Inglês Espanhol/ Inglês 27/09 Segunda Física Física Física

28/09 Terça História História História 29/09 Quarta Português Português Português 30/09 Quinta Matemática Matemática Matemática

*Sociologia, Artes, Filosofia e Educação Física terão avaliações contínuas durante as aulas conforme planejamento de cada docente.

Avaliações Bimestrais do Ensino Médio 4º BIMESTRE

DIA 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE

24/11 Quarta Inglês/ Espanhol Inglês/ Espanhol Inglês/ Espanhol 25/11 Quinta Química Química Química

26/11 Sexta Física Física Física 29/11 Segunda História História História 30/11 Terça Português Português Português 01/12 Quarta Matemática Matemática Matemática 02/12 Quinta Geografia Geografia Geografia 03/12 Sexta Biologia Biologia Biologia

*Sociologia, Artes, Filosofia e Educação Física terão avaliações contínuas durante as aulas conforme planejamento de cada docente.

(29)

ProVas de Segunda Chamada e Recuperação Paralela para os alunos de Ensino Médio

* Estas avaliações poderão ser aplicadas em formato online, em plataforma própria para este fim

06/12

(30)

Referências

Documentos relacionados

1 Cirurgião-Dentista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, especialista em Prótese Dentária, especialista e Mestre em Implantodontia, Doutorando

10, § 1° da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, as declarações em forma eletrônica produzidas com a utilização de processo de Certificação

10, § 1° da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, as declarações em forma eletrônica produzidas com a utilização de processo de Certificação

Vir para a escola com a camisa verde-amarela ou observar o mapa do mundo, para localizar geograficamente os países que competiam com o time do Brasil foram situações que

Já Rafael Tassi Teixeira (Universidade Estadual do Paraná / Universidade Tuiuti do Paraná) escreve sobre as “Paisagens da Crise” a partir de um panorama ensaístico

O UNAIDS, no contexto da COVID-19, lançou uma pesquisa rápida para melhorar compreensão das necessidades das pessoas que vivem com o HIV no América Latina e

Em síntese, os humanistas contemporâneos prestam uma grande colaboração à elucidação da justa moral com ressonâncias em nossos dias ao considerar que sem esta

A carga de energia, registrada no Sistema Interligado Nacional, é importante indicador sobre a demanda de energia elétrica no país e, está na sétima seção do