• Nenhum resultado encontrado

Região está pronta para a temporada de Páscoa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Região está pronta para a temporada de Páscoa"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Sexta-feira, 5 de abril de 2019 :: Edição 357 :: Ano VIII ::

:: www.portaldafolha.com.br :: 54 3282.2739

LANÇADO O ROTEIRO “CANELA PARQUES – EXPERIÊNCIA

INESQUECÍVEIS”. PÁGINA 5

Região está pronta para a temporada de Páscoa

Com atrações em todas as cidades, Páscoa deve lotar a rede hoteleira das Hortênsias. Páginas 08 e 09

FOTO: CLEITON THIELE

CANELA INICIA DUAS

COMPETIÇÕES DA BASE NESTE

FINAL DE SEMANA. PÁGINAS 18 E 19 POLÍCIA DA REGIÃO MOBILIZADA NA BUSCA DE TAXISTA DE

ROLANTE. PÁGINA 21

ESCOLAS ESTADUAIS SOFREM COM A FALTA DE PROFESSORES.

CONTRACAPA

(2)

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

02. ABERTURA

A Folha de Canela não se responsabiliza pelo conte- údo de qualquer anúncio contratado. O teor de cada publicidade é de responsabilidade de seu anunciante.

Os espaços assinados neste jornal são de responsabi- lidade de seus autores e não são remunerados.

facebook/portaldafolha Instagram: /folhadecanela www.portaldafolhadecanela.com.br folha@folhadecanela.com.br UM JORNAL DE ROCHA & ROCHA COMUNICAÇÃO LTDA.

Diretor e Jornalista responsável:

Francisco Rocha DRT/RS 10.253 CNPJ: 09.348.887/0001-88 Rua Sete de Setembro, 600 Bairro Centro - Canela/RS

Fone: 54 3282.2739

(Whatsapp Business)

Editor e Diretor francisco@folhadecanela.com.br Demais Departamentos atendimento@folhadecanela.com.br comercial@folhadecanela.com.br arte@folhadecanela.com.br

A VIDA MODERNA E A OBESIDADE.

“QUEM CONDUZ E ARRASTA O MUNDO NÃO SÃO AS MÁQUINAS, MAS AS IDEIAS”. Vitor Hugo (fi lósofo).

É desta vez que eu lavo a coelha baia!!!

As comodidades da vida mo- derna servem para aumentar em muito o risco de obesidade, principalmente nos países em desenvolvimento, onde grande parcela da população melhora sua condição econômica e pas- sa a adquirir bens de consumo que lhe dá mais conforto e bem -estar, como é o caso do Brasil.

Você pode avaliar o impacto que tem uma TV, um computa- dor e um carro na vida e saúde de uma família?

Pesquisa feita com mais de 150 mil pessoas, em 17 países, mostrou a relação direta entre estes itens de consumo e co- modidade, diagnosticando que o sedentarismo traz um maior risco de obesidade e doenças como diabetes e hipertensão.

Quanto mais tempo o in- divíduo permanecer sentado, mais alimentos calóricos serão ingeridos e terá menos dispo- sição para se engajar em ativi- dades físicas, como consequên- cia, mais quilos irão acastelar em seu corpo.

Outra pesquisa, mais an- tiga, traz mais um dado in- teressante. Ao afi rmar que, a cada controle remoto ou botão automatizado que se coloca na vida cotidiana, há um risco de se ganhar um quilo a mais de massa (peso) por ano.

Tudo isso ligado ao acúmu-

lo de tecnologias da vida mo- derna que não é novidade, pois em países desenvolvidos, onde a população já tem acesso a es- tes bens de consumo, a exem- plo dos americanos, ingleses e canadenses que lutam contra essa verdadeira “epidemia” de obesidade há décadas.

A novidade é a migração desse padrão para país em de- senvolvimento, o que vai one- rar ainda mais o sistema debi- litado de saúde pública, que já enfrenta tantas limitações de orçamento.

A verdade é que quando a obesidade se estabelece mui- to cedo na vida e continua na adolescência passando para a idade adulta, este individuo, automaticamente poderá ter hipertensão e diabetes.

Na verdade, pesquisadores afi rmam que a “etnia e renda familiar” são varáveis impor- tantes, para o crescimento da obesidade, pois famílias com renda menor têm o risco maior de terem crianças obesas, isto é um contra senso, pois foi afi r- mado acima que o aumento da obesidade é devido ao aumento da melhoria econômica. Já al- guns estudiosos afi rmam que famílias com pouca renda os fi lhos em idade escolar pode- rão ser obesos.

O que se entende é que à medida que o indivíduo vai ad- quirindo as tecnologias moder- nas, melhorando as fi nanças,

tendo mais mordomias, vai criando sedentarismo e com isso o aumento de peso e a fuga dos exercícios físicos. Já, as fa- mílias com poucas condições econômicas dão às crianças uma alimentação fora do con- trole nutricional causadora da obesidade infantil.

Portanto, as afi rmações tem sentido uma vez que, as pesquisas são feitas por ins- titutos de renomado conheci- mento no mundo da saúde ex:

New england journal of medi- cine, global health institute de Atlanta (EUA) e Universidade Simon Fraser, do Canadá.

Resumindo: A melhor ali- mentação ainda está nas coisas mais simples, tais como: Feijão e arroz, frutas e verduras; dei- xando de lado os embutidos e os demais produtos industria- lizados. E, não esqueça os exer- cícios físicos, pode ser até uma boa caminhada.

Curiosidades.

ALIMENTOS NÃO TÃO SAUDÁVEIS.

Sanduíche natural • Você para de comer comidas gordu- rosas como coxinha, croquete, esfi rra, pizza, hambúrguer e afi ns porque está cansado de se alimentar mal e resolve apelar

para os sanduíches naturais.

Saiba que um "humilde" sandu- íche com alface, queijo, toma- te, maionese e peru pode con- ter até 400 calorias.

Pipoca de micro-ondas • A pipoca de micro-ondas é le- vinha, mas... Ela tem níveis exorbitantes de sódio e diacetil (um produto químico que dei- xa a pipoca com gosto de man- teiga), dois componentes nada saudáveis para a sua saúde.

Iogurte com baixa caloria • Hum... Baixa caloria. Mesmo os iogurtes que dizem ser lights e saudáveis podem conter até 15 gramas de açúcar por cada 177 ml do produto.

Pão preto • O pão preto é considerado saudável e é mui- to usado em dietas, mas a di- ferença entre ele e seu irmão vilão (o pão branco) é pequena:

em uma fatia de pão branco há 80 calorias, enquanto que no preto existem 65. No entanto, vale lembrar que o pão preto possui mais fi bras e vitaminas.

Granola • A Granola pode vir embalada em um pacote re- cheado com açúcar e calorias.

Dependendo da marca que você compra, a Granola pode conter até 500 calorias em uma pe- quena tigela, sem considerar o leite ou o iogurte.

Fonte. Revista vida e saúde.

(3)

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

REGIÃO .03

Curso: Marketing de Relacionamento Data: 15, 16 e 17 de abril de 2019 Horário: segunda, terça e quarta-feira, das 18h às 22h

Inscrições até 9 de abril de 2019 Curso: Liderança: Papéis e Desafios - Modalidade EAD

Data: 22 de abril a 21 de maio de 2019

Horário: segundas, das 19h30min às 22h30min Inscrições até 14 de abril de 2019

Curso: Programa Organizacional 5 S Data: 22, 23, 29 e 30 de abril de 2019

Horário: segundas e terças-feiras, das 19h às 22h Inscrições até 15 de abril de 2019

Curso: Comida Mexicana Data: 24 de abril de 2019

Horário: quarta-feira, das 19h às 22h Inscrições até 18 de abril de 2019 Curso: A Prova no Direito Processual do Trabalho após a Reforma Trabalhista Data: 26 de abril a 4 de maio de 2019 Horário: sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h

Inscrições até 22 de abril de 2019

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

Inscrições: www.ucs.br/site/extensao/

UCS SÊNIOR HORTÊNSIAS / INSCRIÇÕES ABERTAS

O UCS Sênior Hortênsias é um programa voltado para pessoas acima dos 50 anos de idade, que buscam conhecimento e qualidade de vida. Para o primeiro semestre de 2019, a UCS Hortênsias oferece as seguintes

atividades: Tecnologias Digitais, Jardim e Horta Orgânica, Oficina de Canto Coral, Memória Afiada, Bordado com Literatura, Dança como Exercício Mental e Corporal, Laboratório de Escrita Criativa e Fotografia Digital.

Especialização em Análise Estratégica de Custos

Início das aulas: 31 de maio de 2019 Horário: sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min e aos sábados, das 8h às 12h.

Inscrições até o dia 31 de maio de 2019

PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrições: https://www.ucs.br/site/portallato/

Convention apresenta

números e anuncia captação de evento nacional

O Gramado, Cane- la Convention & Visi- tors Bureau reuniu a imprensa da região para apresentar o re- sultado do trabalho realizado no primeiro trimestre deste ano.

O encontro aconteceu na manhã da última segunda (8), no Brûllê Bistrô, em Gramado.

O gerente-execu- tivo da entidade Lu- ciano Gonçalves en- fatizou que o papel do

CVB é atrair visitan- tes, captando eventos para a épocas de baixa temporada, evitando a sazonalidade.

No primeiro tri- mestre desse ano o Convention já apre- senta números sur- preendentes: foram captados 4 eventos e apoiados outros 10, sendo que no momen- to a equipe trabalha na captação de mais 25. Além disso, foram

realizadas 11 visitas técnicas, oportuni- zando mais negócios aos associados. No de- correr do ano ocorre- rão 46 eventos capta- dos pelo Convention, que devem atrair mais de 29 mil pessoas para a região, com projeção de 69 milhões de reais de impacto na econo- mia.

Grande evento nacional

Também foi anunciada a realiza- ção do Encontro Na- cional de Empresas Juniores, que ocorre- rá de 4 a 7 de setem- bro, na ExpoGrama- do, reunindo cerca de 5 mil participantes.

Este encontro será o principal evento des- te ano e foi captado pelo Convention em julho do ano passado, após 10 anos de trata- tivas.

Direção do Convention com os organizadores do ENEJ

FOTO: FRANCISCO ROCHA

Nova Petrópolis recebe deficientes visuais para Pedalada no dia 14 de abril

Nova Petrópolis será cenário para in- clusão no dia 14 de abril. Um grupo de pessoas com defi- ciência visual, con- vidados por André Werkhausen Boone, farão passeios de bi- cicleta dupla pelas ruas da cidade Jar- dim da Serra Gaúcha com seus condutores, com largada e chega- da na Rua Coberta. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Interessados podem fazer os passeios em conjunto com o gru- po, basta vir de bike.

O evento contará com a participação de 36 duplas, com deficientes visuais

vindos de Bento Gon- çalves, Caxias do Sul, Pelotas, Sapucaia do Sul, Porto Alegre, Nova Petrópolis e São Paulo. Os condutores irão guiá-los pelo tra-

jeto da Rua Coberta até a Vila Germânia, retornando à Rua Co- berta, e também fa- rão a descrição dos locais por onde pas- sarão.

Mais informa- ções sobre Nova Pe- trópolis pelo fone (54) 3281-8400 e no site do Município, www.no- vapetropolis.rs.gov.

br.

FOTO: DIVULGAÇÃO

(4)

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

04. ATITUDE

III Feijoada da Solidariedade é neste sábado

Expectativa é arrecadar mais de R$ 70 mil para a Polícia Civil e Brigada Militar

A segurança pú- blica da Região das Hortênsias será a protagonista deste sábado (6), quando acontecerá a III Feijo- ada da Solidariedade.

O evento reunirá em torno de 700 convida- dos a partir das 13h, no Wish Serrano, em Gramado.

A projeção deste ano é arrecadar mais de R$ 70 mil por meio da comercialização dos ingressos – que já estão esgotados. A verba será integral- mente destinada ao Movimento Comu- nitário de Combate à Violência (Mocovi), que distribuirá os va- lores de forma igual entre a Brigada Mili- tar de Gramado e de Canela e a Polícia Ci- vil de Gramado e de Canela.

Os integrantes das comissões da III Feijo- ada da Solidariedade são voluntários – e to- dos os itens e partici-

pações no evento são doados por pessoas e empresas da região.

Ou seja: não há cus- tos, em dinheiro, para a realização da Feijo- ada.

Envolvimento comunitário faz a diferença A dedicação da co- munidade é um dos aspectos que mais aparecem no evento, segundo o que consi- dera o comandante do 1º BPAT, tenente- coronel Gilson Wag- ner de Oliveira Alves.

“Com a Feijoada, nós vemos as nossas so- ciedades unidas com esforço para melhorar as ações da seguran- ça pública da região”, pontua.

Os titulares da Po- lícia Civil de Canela, Vladimir Medeiros, e de Gramado, Gustavo Barcellos, também ce- lebram o envolvimen- to de voluntários e, em especial, do públi-

co que preza pela qua- lidade da segurança regional. “Com a ver- ba que nos é repassa- da, temos condições de continuar man-

tendo um trabalho de excelência”, afirma Vladimir. “Este é um recurso fundamen- tal para que possa- mos desenvolver ações

com eficiência e ainda mais estrutura”, com- pleta Barcellos.

Os convites foram comercializados pelo valor de R$ 100,00 por

pessoa e de R$ 50,00 para crianças entre seis e 12 anos. Neste preço não estão inclu- ídos o estacionamen- to e as bebidas.

Na segunda edição, Polícia Civil e Brigada Militar também receberam a verba integral do evento

FOTO: CLEITON THIELE

Cerca de 300 alunos participaram da

audição para a Academia de Arte e Cultura

Os corredores da Escola Municipal Ber- tholdo Oppitz, em Ca- nela, ficaram lotados no último domingo (31). Cerca de 300 alu- nos da rede municipal de ensino do municí- pio participaram da audição para a Acade- mia de Arte e Cultu- ra, projeto sociocultu- ral que existe há sete anos na cidade ofere- cendo aulas gratuitas de diferentes modali- dades artísticas para crianças e adolescen- tes.Além de pais, fa- miliares, equipe e pro- fessores do projeto, o processo seletivo con- tou com a presença do

acrobacia aérea, acro- bacia de solo, artes vi- suais, ballet, teatro e técnica vocal. Ao todo,

50 novas vagas estão sendo oferecidas pelo projeto que atualmen- te atende em torno de

100 alunos.

A lista dos aprova- dos ainda não foi di- vulgada.

Audição de ballet

FOTOS: SÉRGIO AZEVEDO/DIVULGAÇÃO

Escola lotada para a audição Secretário Municipal

de Educação, Esporte e Lazer Gilberto Teg- ner, representando a Prefeitura Municipal que apoia a iniciativa

através do transporte gratuito dos alunos.

Os candidatos participaram da se- leção para uma vaga nas modalidades de

(5)

REGIÃO .05

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ministro do Meio Ambiente e Senador devem estar em Canela e Cambará do Sul

No final da próxi- ma semana, nos dias 11 e 12 de abril, o minis- tro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, virá ao Estado e visitará par- ques nacionais em Ca- nela e em Cambará do Sul. O assunto que será abordado pelo dirigen- te, adianta o senador Luis Carlos Heinze (PP) ao Jornal do Comércio, é a concessão desses espaços para a inicia- tiva privada.

Entre as áreas a se- rem concedidas estão

os parques nacionais de Aparados da Serra, Serra Geral e Floresta Canela. A gestão des- ses lugares é feita pelo Instituto Chico Men- des (ICMBio), vincu- lado ao Ministério do Meio Ambiente.

Os parques de Apa- rados da Serra e Serra Geral localizam-se na divisa de Rio Grande do Sul e Santa Catari- na, e abrangem uma área de, aproximada- mente, 30,4 mil hec- tares. Já a Floresta Na-

cional de Canela tem cerca de 557 hectares, e a unidade é parte da área abrangida pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. No lo- cal, é possível desfru- tar atividades como caminhadas, educa- ção ambiental, pique- niques (nos setores permitidos), entre ou- tras.

A presidente da Associação de Empre- endedores Turísticos de Cambará do Sul (Aeturcs), Kelly Regi-

na Castan da Fonseca, disse ao Jornal do Co- mércio que a conces- são dos parques bene- ficiará enormemente a região. A dirigente enfatiza que Cambará do Sul é a única cida- de do Brasil que pos- sui dois parques na- cionais: Serra Geral (onde fica o cânion Fortaleza) e Aparados da Serra (no qual está o cânion Itaimbezi- nho). De acordo com Kelly, mais de 220 mil pessoas passaram pe-

Secretaria de Turismo lança o roteiro “Canela Parques - Experiências Inesquecíveis”

A Secretaria Mu- nicipal de Turismo e Cultura (SMTC), desde o início da gestão em 2017, afirma que tem como prioridade o fo- mento e a prospecção dos atrativos e das identidades turísticas e culturais. Desde en- tão, Canela vem ga- nhando destaque em todo o cenário turís- tico nacional e inter- nacional, em especial na América Latina, pela imensa varieda- de de atrativos que uma cidade de apro- ximadamente 40 mil habitantes oferece:

são mais de 40 opções de lazer e entreteni- mento para todas as idades.

Em parceria com a Associação Comer- cial Industrial de Ca- nela (ACIC) e o Mi- nistério do Turismo (MTur), a SMTC criou o roteiro “Canela Par- ques - Experiências Inesquecíveis”, com o intuito de organi- zar a comunicação e a comercialização

Na apresentação do roteiro ao trade turísitico: gerentes do Bondinhos Aéreos, Mateus Machado Scain, diretor comercial do Mundo a Vapor, Carlos Alfredo Schaffer; o diretor dos Bondinhos Aéreos, Fabrício Bogo; proprietário da Florybal Chocolates, Valdir

Cardoso e André Luis Trierveiler, do Museu dos Beatles dos produtos ofere-

cidos aos visitantes por meio dos agen- tes e operadores de viagem, bem como a criação de promoções, campanhas publicitá- rias e ações conjuntas para fortalecer a mar- ca “Canela Paixão Na- tural” e aumentar o tempo de permanên- cia do visitante na ci- dade.

Além dos mapas físicos, será incluído no site oficial da ci- dade e no app Guia de Canela o roteiro Ca- nela Parques com op- ções de um dia a três, organizado de acordo com a aceitação dos empreendimentos lo- cais e tempo de visita-

ção estimado de cada um.Cada empreendi- mento terá adesivos com a marca “Canela Parques” sinalizando que faz parte do rotei- ro e poderá inseri-la em todas as suas pe- ças de comunicação, para dar força ao pro- jeto.

Todo este proces- so será custeado pela SMTC, tendo como contrapartida dos parques envolvidos apenas a sinalização do local e propagação do projeto em seus meios de comunica- ção. E a ACIC será a responsável por divul- gar, fomentar e capa- citar todo o comércio

local para conhecer e propagar o roteiro diariamente em toda a cidade.

“Este é mais um avanço da Adminis- tração Municipal para concretizar a missão da SMTC: Trabalhar para a prosperidade dos empreendimen- tos e dos cidadãos de

Canela, valorizando a cultura e promoven- do o desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário de Turis- mo, Ângelo Sanches.

“Canela passa por um momento que va- mos valorizar ainda mais as nossas es- sências e os parques fazem parte disto, re-

presentando a identi- dade turística única, com atrativos voltados à natureza, radicais, ecológicos, naturais e culturais, agradando a todos os turistas”.

A Secretaria de Tu- rismo trabalha agora para em breve lançar o roteiro gastronômi- co e o roteiro cultural.

los cânions em 2018. A dirigente salienta que a concessão possibi- litará que os locais de visitação tenham uma estrutura que hoje não

possuem.

Na Região das Hor- tênsias, entidades ain- da preferem esperar o edital de concessão para se manifestar.

FOTO: REPRODUÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

(6)

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

06. REGIÃO

CANELA: igrejacanela@gmail.com Rua Tio Elias nº 653, B. Leodoro Azevedo Domingos às 10h | Terças e Sextas às 20h

GRAMADO: igrejagramado@gmail.com Rua Francisco Comiotto, nº 70, Bairro Floresta

Domingos às 19h | Quartas às 19h

• ELITE NATURAL, INDIGÊNCIA ESPIRITUAL•

Na verdade, observa-se que a ciência e a tecnolo- gia estão recebendo incremento multiplicadamente. Os níveis de desenvolvimento científico e tecnológico chega- ram ao clímax e percebe-se que o ser humano, cada vez, torna-se mais infeliz, solitário e inseguro. Quais são as opções e caminhos tangíveis que o homem pode escolher para livrar-se dessas situações de infelicidade?

A qualidade de vida humana, à medida que pas- sa o tempo, degrada-se e cai a níveis insustentáveis. O homem olha para os quatro ventos e não vê saída, para melhorar a qualidade de vida, que é tão desejada e so- nhada por ele.

A paz tornou-se como ouro, uma raridade. O que falta para o ser humano encontrar um caminho sólido, que o fortaleça nesta vida e proporcione-lhe esperança pós-vida é a crença no Criador. Essa crença encherá o coração humano de paz nesta era e de esperança de um futuro glorioso com Deus. Sem esses dois elementos sub- jetivos, que somente o Criador pode produzir no coração do homem, mediante um relacionamento estreito com Deus, ninguém terá sucesso natural e nem espiritual.

Para iniciar esse processo vitorioso é necessário que o Criador faça uma intervenção sobrenatural e divina no espírito do homem. Para tanto, é importante que se en- tenda que a Palavra de Deus revela no Novo Testamento que é a regeneração ou o nascer de novo, da água e do espírito, que proporciona o nosso relacionamento com Deus. Tudo se inicia nesse ponto, para que o homem comece a resgatar a sua real e verdadeira qualidade de vida.

O que se percebe naturalmente é que o homem tem uma inclinação espontânea de crer em todo e qualquer tipo de filosofia ou doutrina, mesmo desconhecendo suas procedências. Essa leviandade tem levado o homem à ruína, forçando-o a conhecer e viver muitas mentiras, pois seu coração está saturado de engano. Apenas o Cria- dor dissipa as trevas, quando Sua verdade penetra nos ambientes subjetivos do coração humano.

Leia o Evangelho de São João, capítulo 14, versícu- lo 6 e medite a respeito disso. Nunca é tarde para entrar no caminho certo.

Fonte: www.blogdatvmenorah.com Acesse também:

www.TVmenorah.com.br www.paodejuda.com.br www.lojaeditoraventosul.com

Comunidades canelenses

receberão visita da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio

Como já é tradi- cional, todas as comu- nidades católicas de Canela receberão a vi- sita dos organizadores da Romaria, levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Ca- ravaggio, com o obje- tivo de convidar para o evento e também de oportunizar momen- tos de oração e devo- ção. Em todos esses encontros ocorrem Missas e cada comu- nidade prepara uma recepção à comitiva, as quais são sempre muito emocionantes.

A primeira cele- bração será no San- tuário de Caravaggio, na segunda (8), às 19h30min. As visitas seguem até o dia 4 de maio, encerrando com uma linda cele- bração, no Morro Cal- çado, às 15h30min, do dia 4 de maio.

A novena em pre- paração a Romaria

FOTO: DIEGO SANTOS/ESTRATEGIACOM

e Festa ocorrerá no Santuário de Caravag- gio de Canela, a partir do dia 11, seguindo até 19 de maio, sempre às 19h30min.

A programação do evento, neste ano, contará com a Pro- cissão Luminosa, dia 12, saindo do Monu- mento da Prece até a cripta do Santuário, às 20h30min. No dia

19 será a vez da Roma- ria Motorizada e de Motociclistas, saindo da Igreja Matriz às 9h, rumo ao Santuário. Já a Romaria de Jovens e Jornada Diocesana da Juventude será no dia 25, saindo da Catedral de Pedra, às 8h. No dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, será a Romaria a Pé, com saída pre-

vista também para 8h, da Igreja Matriz.

A comissão festei- ra trabalha com afin- co para que esta edi- ção do evento supere as expectativas dos devotos que partici- pam do evento.

A programação completa das visitas às comunidades você confere no Portal da Folha, na internet.

Amyr Klink, escritor,

explorador e escritor brasileiro palestra em Gramado

No dia 09 de abril, terça-feira, Gramado receberá a palestra do escritor e renomado navegador brasileiro Amyr Klink. O encon- tro é proporcionado pelo projeto Conexão de Ideias do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/

Senac e ocorre às 19h30min, na Expo- gramado.

Klink é um na- vegador, explorador e escritor brasileiro, foi o primeiro a atra- vessar o Atlântico Sul a remo e navegar em volta da Antártica.

Suas palestras e se- minários têm como

temas planejamento estratégico, gerencia- mento de risco, qua- lidade e trabalho em equipe. Em 2016, lan- çou o livro "Não há Tempo a Perder", no qual relata as dificul- dades que passou para realizar seus projetos.

O projeto Conexão de Ideias trata-se de um circuito de pales- tras com o objetivo de debater importantes temas sociais como educação, sustenta- bilidade, bem-estar, criatividade, inovação e superação. A ma- ratona de encontros

deve superar 88 ho- ras de atividades com

participação de pales- trantes nacionais e internacionais.

FOTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SESC-RS

(7)

OPINIÃO .07

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

Viva o Azul!

Na semana em que se comemorou o Dia da Conscientização do Autismo tudo fi cou azul, inclusive nossa linda Catedral.

Conscientizar as pessoas é a forma mais efi caz de se tratar deste assunto e proporcio- nar uma vida melhor para quem vive o autis- mo, seja o autista, seja os familiares, a escola e todos que convivem que essas pessoas que vivem de uma maneira, provavelmente, muito melhor que a nossa.

Na pós-graduação, na disciplina de dan- ça inclusiva, onde tive o privilégio de ter uma professora dessas apaixonadas pelas diferen- ças, ouvi dela uma frase que nunca vou es- quecer. Que as pessoas especiais são especiais, pois vivem uma vida sem problemas. Não se apegam as coisas que nós nos apegamos, e

por isso muitas vezes sofremos. E que são se- res iluminados, escolhidos para vir ao mundo fazer diferente.

Estas crianças ensinam muito mais que aprendem, vivem num tempo único, onde é contado pelas relações construídas verdadei- ramente, por percepções que nós desconhece- mos.Quando nasce um fi lho, nasce também uma mãe. E quando um fi lho vem um pouco diferente, nasce uma mãe muito melhor. Uma mãe que vai se alegrar com cada conquista, que vai celebrar cada momento e que vai lutar ferozmente pelos direitos dos fi lhos. Que vai ser capaz de amar intensamente e vai enten- der que foi escolhida por ser também especial.

A diversidade está aí para ser respeitada.

Na escola, todos devem conviver em harmo- nia, aprender uns com os outros, tirar pro- veito do que cada um tem para ensinar e para aprender.

Somos todos diferentes e únicos, somos todos especiais com nossas qualidades, limi- tações, habilidades, fraquezas e defeitos.

“O autismo é parte deste mundo e não um mundo a parte”.

O respeito, a conscientização e compreen- são são peças fundamentais para a convivên- cia. Seguidamente surgem novas síndromes, novas doenças, distúrbio bem como o índice

de depressão aumenta consideravelmente en- tre nossas crianças e adolescentes. Os estudos mudam, os tratamentos mudam, surgem novas vacinas, novos métodos, terapias alter- nativas, são inú-

meras coisas que nem conseguimos acompanhar. Mas a base de tudo vai sempre ser o respeito, a empa- tia. Colocar-se no lugar do outro é fundamental, pois evitar, criticar e julgar é sempre o caminho mais fácil e o mais in- justo.

Apoiar os pais, que são verda- deiros guerreiros na batalha pelos direitos dos fi lhos é nosso dever, pois certamente eles enfrentam diaria- mente, batalhas que nós desconhe- cemos.

(8)

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

08. EVENTO

Páscoa em Canela inicia neste sábado e decoração é destaque

A 30ª Páscoa em Canela neste sábado (6) e segue até o dia 28 com atividades que encantam crianças e adultos com uma de- coração lúdica e atra- tivos para todos os gostos.

A decoração ins- talada na Av. Osvaldo Aranha conta com lu- minárias, placas, ovos e guirlandas que en- feitam os pergolados, jardins e postes da avenida. Com o tema

“O Reino dos Coelhos”

o projeto de decoração, criado pelo arquiteto João Bazácas, trans- forma Canela em uma cidade dos coelhos, com direito a castelo na Praça João Corrêa.

Os enfeites se- guem nas ruas Felis- berto Soares, Av. Júlio de Castilhos, rótulas da cidade, Praça João Corrêa, Praça da Ma- triz, Prefeitura, Parque

do Caracol, Secretaria de Turismo, finalizan- do no pórtico Grama- do-Canela e na rótula do Distrito Industrial.

A programação cultural será concen- trada aos sábados e domingos na Praça João Corrêa e em caso de chuva, na Estação Campos Canella.

A Parada de Pás- coa, um desfile de músicos, atores e bai- larinos criam um es- petáculo de interação e alegria aos sábados e domingos, às 15h, com concentração em fren- te a Catedral de Pedra.

O Grupo Tholl tam- bém estará no evento e apresentará várias performances circen- ses no dia 20 de abril, sábado em frente a Es- tação Campos Canella.

Mais informa- ções - www.canela.

com.br/eventos/pas- coa-2019/

DIAS 06 e 07 de abril • Sábado e Domingo 10h30 às 12h30 e 14h30 às 16h30 - “Histori- nhas de Páscoa” – Teatro lambe-lambe – Grupo Olho Mágico

15h - Parada de Páscoa

15h45 - “O coelho de Canela” - Teatro de bo- necos – Grupo Só Rindo Teatro da Montanha

Decoração já ganhou as ruas

Decoração já ganhou as ruas

FOTOS: CLEITON THIELE/SERRA PRESS

Festa do Pinhão abre inscrições para concurso de Soberanas

A Prefeitura Muni- cipal de São Francis- co de Paula está com as inscrições abertas para o Concurso de Soberanas da Festa do Pinhão. As inscrições seguem até 13 de abril (somente on-line). O concurso vai ocorrer no dia 17 de abril, às 13h30min, na Secreta- ria de Turismo.

A candidata deve- rá anexar no formulá- rio de inscrição o com- provante de residência de São Francisco de Paula, duas fotos colo- ridas (uma de perfil e outra de corpo inteiro), cópia da carteira de identidade e do título de eleitor, comprovan-

te de escolaridade em curso e alvará de folha corrida. A idade míni- ma é de 18 anos.

O link para inscri- ção está disponível na página da Prefeitura de São Chico, no Fa-

cebook, ou no Portal da Folha. A Festa do Pinhão acontece em junho.

Soberanas da Festa do Pinhão da última edição

FOTO: DIVULGAÇÃO

> Edital de Casamento nº 6135 <

Eva Catharina Lampert da Silva, Registradora do Registro Civil desta cidade de Canela, RS, faz saber que pretendem casar: WILLIAN BARRETO DE SOUZA, natural deste Es- tado, nascido na Cidade de Gramado, comprador, solteiro, domiciliado e residente na Rua Laura Montenegro, nº 115, Bairro Eugênio Ferreira, nesta Cidade e ANDRÉA VANES- SA ALVES DE VARGAS, natural deste Estado, nascida na Cidade de Taquara, atendente, solteira, domiciliada e re- sidente na Rua Laura Montenegro, nº 115, Bairro Eugênio Ferreira, nesta Cidade. Quem conhecer impedimento, opo- nha-se na forma da lei.

Canela, 04 de abril de 2019 Eva Catharina Lampert da Silva • Registradora

(9)

EVENTO .09

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

Espetáculo infantil terá ação

solidária na Páscoa em Gramado

Uma parceria entre a Gramadotur, Angá Pro- dutora, Faces Produções e Prefeitura de Gramado irá facilitar que muitas pesso- as dos bairros de Gramado possam assistir uma das novidades da Páscoa.

O espetáculo “Tito, um coelho atrapalhado” terá seis datas onde os ingres- sos serão trocados por ovos de chocolate na pro- moção “Páscoa em Gra- mado Solidária”. São 50 ingressos para cada data:

dias 5, 11, 12, 17, 18 e 19 de abril. O espetáculo aconte- ce no Palácio dos Festivais em Gramado.

Cada ingresso pode ser trocado por um ovo de chocolate a partir de 150 gramas mediante a apre- sentação da nota fiscal.

As trocas podem ser feitas a partir de 3 de abril nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na Várzea Grande e no bairro Piratini. Os ovos ar- recadados serão doados às

crianças mais carentes de Gramado durante a Pás- coa.

Confira os

horários das trocas:

- CRAS da Várzea Gran- de, na Rua Primeiro de Maio, 1603 – 7h30 às 12 ho- ras e das 13 às 17 horas.

- CRAS bairro Piratini, na Rua Getúlio Vargas, 484 – 8 às 17 horas sem fechar ao meio dia.

“Tito, um coelho atra- palhado” é um espetáculo infantil, musical e lúdico.

Tito é um coelho de muito bom coração e sonhador, mas um pouco distraí- do e atrapalhado. Ele tem a missão de levar o Ovo Dourado, para a fábrica de seu pai. A Páscoa está che- gando e precisam come- çar a fabricar os ovos de chocolate. O Ovo Dourado tem a fórmula do choco- late puro, o chocolate dos chocolates. Mas tem mais gente de olho nesse ovo, Gavi o gavião e Red a rapo-

sa. No meio do caminho o ovo desaparece misterio- samente. Ele procura aju- da de seus amigos, Anabe- la, Pepito e Vagaroso para encontrar o Ovo Dourado.

Ele e seus amigos então, vão em busca de recuperar o Ovo e salvar a Páscoa.

No elenco de “Tito, um

coelho atrapalhado” estão Paulo Brasil (como Tito, o Coelho), Pablo Tomazi (Co- elho Pepito), João Paulo (como Vagaroso, a tarta- ruga), Edson Paçoca (como o gavião Gavi), Carla Reis (como a raposa Red) e a participação especial da atriz Thais Pacholek como

a coelha Anabella. Thais tem eu seu currículo di- versas novelas no SBT, fil- mes e peças de teatro. A criação e direção artística é de Carla Reis.

O espetáculo inicia sempre às 17h30 com du- ração de aproximadamen- te 45 minutos.

FOTO: CLEITON THIELE

Chocofest inicia dia 11 em Nova Petrópolis

Faltam seis dias para o início do mais popular evento de Pás- coa do Brasil: o Choco- fest. A organização do evento estima receber um público superior a 180 mil pessoas com 100% de ocupação ho- teleira para o feriado

de Páscoa em razão do evento. O Chocofest, que já teve edições em Gramado e Canela, e está em sua 21ª edi- ção, terá sua segunda edição em Nova Pe- trópolis junto com a Magia da Páscoa. Em 2018, foram mais de

120 mil visitantes.

A decoração co- meça a tomar as ruas da cidade serrana com mais de 10 mil ovos decorados espa- lhados pelas aveni- das, rótulas, praças e Rua Coberta. Coelhos gigantes, médios e pe- quenos, além de guir- landas e elementos que remetem ao pe- ríodo de Páscoa e aos doces e guloseimas fazem parte da deco- ração.

As ações são cen- tralizadas na Praça das Flores, atrativo central da cidade que conta com a Rua Co- berta e o famoso La- birinto Verde. O local está sendo transfor- mado no Planeta das Guloseimas e recebe feira de chocolates,

doces e guloseimas, com mais de 20 mar- cas expositoras, além de palco para shows diários, exposição de ovos gigantes, food truck, brinquedos e centenas de atrações.

Desfile de Páscoa A principal atra- ção do evento, o Des- file de Páscoa, ocorre aos sábados (dias 13 e 20), e domingos (14 e 21), a partir das 15h30 na Avenida 15 de No- vembro. A atração não tem cobrança de ingresso e a expec- tativa é reunir mais de 30 mil pessoas em cada dia de Desfile ao longo da avenida.

Os ensaios ocorrem há mais de um mês em ritmo acelerado e centenas de persona-

gens, integrantes da comunidade e das es- colas municipais fa- rão parte da atração.

O Desfile conta com quatro carros alegóri- cos e mais de dez alas

e tem duração de uma hora.

Mais informações sobre o evento e a pro- gramação completa você confere no www.

portaldafolha.com.br.

FOTO: DIVULGAÇÃO

(10)

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

10. VARIEDADES

Leonid Streliaev lança livro comemorativo aos

50 anos de fotografia

O jornalista, fotógrafo e editor de livros de arte Leonid Streliaev lança, hoje, a pu- blicação, que considera sua obra-prima em termos de fo- tografia, edição e conteúdo.

Gramado – Edição Especial é o 19º livro de Leonid e com- pleta a trilogia comemorativa aos seus 50 anos de fotografia:

Porto Alegre – Edição Especial (2014) e Rio Grande do Sul – Edição Especial (2016). São pu- blicações de execução primo- rosa e com altas tiragens.

Gramado – Edição Espe- cial tem capa dura e 192 pá- ginas. Trata-se de um coffee table book – livros de arte que as pessoas guardam – e estará

disponível para venda em di- versas livrarias do País e, tam- bém, em www.leonid.com.br.

O lançamento do livro acontece às 19h de hoje (5), em evento voltado a convida- dos, na Gram Fiestas Eventos Especiais (Rua Prefeito Wal- demar Frederico Weber, 1815), em Gramado.

Streliaev é autor de livros consagrados e um dos

mais conceituados fotógrafos brasileiros.

Já recebeu o título de

“Fotógrafo Brasileiro do Ano”, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Também foi agraciado com o Troféu Guri,

pelo seu trabalho de retratar a terra e a gente do Rio Grande do Sul. O livro Gramado – Edi- ção Especial representa uma síntese do amor de Leonid por Gramado, grafada nas cores e texturas que fazem dessa ci- dade uma região tão peculiar.

FOTO: LEONID STRALIAEV

A pesquisa gene- alógica exige vários métodos e objetivos.

É uma rotina que une paixão e curiosidade, onde a valorização da memória familiar e de um povo inteiro com- põe o patrimônio indi- vidual e coletivo. Além da tradicional entre- vista oral com pesso- as idosas da família a fonte documental é vasta. O tradicional é procurar batismos, ca- samentos e óbitos em épocas que não existia o registro civil. No en- tanto, a lista é longa e passa também por exames em testamen- tos, inventários, livros de pagamento de im- postos, eleitores, rol de confessados e de cris- mas, documentos mili- tares, atas das câmaras municipais, registros paroquiais de terras, livros d e escrituras de terras, querelas judi- ciais, cartas régias, re- gistros de nobreza, pas- saportes e até notícias de jornais e revistas.

Os livros publica- dos na área de Histó- ria e Genealogia são milhares que circula- ram ou circulam em livrarias e sebos espe- cializados em vender antigas obras. O acervo de fotos e outras peças de museus ou guarda- dos em casa de famí- lias são parte de todo o processo investigativo sobre os parentes pró- ximos ou distantes.

Aqui na Serra Gaú- cha existem cidades que possuem excelen- tes arquivos e museus públicos, incluindo as Mitras Diocesanas, Cartórios, Tabeliães e Casas Paroquiais. Para certos casos a cobrança de taxas pelo serviço de pesquisa torna-se mais um custo financeiro.

Mas, existe aquela pes-

quisa que não precisa sair de casa e é de gra- ça. Trata-se das con- sultas ao grande arqui- vo de documentos do Family Search da Igreja de Jesus Cristo dos Últi- mos Dias que pode ser acessado por celular ou computador, desde que plugado na internet. Ali se descobre, por exem- plo, livros de batismos e casamentos da Igreja Católica de algumas ci- dades que fazem parte da genealogia da região e cito alguns: Santo An- tônio da Patrulha, de 1761 a 1902; Taquara, de 1858 a 1907; Vacaria, de 1781 a 1922. No caso dos registros civis de nas- cimento, casamento e habilitações de casa- mento: Canela, de 1950 a 1980, São Francisco de Paula (que na verdade refere-se a Cambará do Sul), 1907 a 1921; Caxias do Sul, de 1896 a 1951.

Afinal, no acervo dos Mórmons que são consultados pela CIA e FBI, encontram-se mi- lhões de informações de quase todos os paí- ses do planeta e, claro, de quase todas as ci- dades brasileiras. Em relação ao nosso Es- tado, a documentação abrange o período de 1738 a 1952. E os mais antigos são da Bahia (1598-2007), Rio de Ja- neiro (1616-1980) e São Paulo (1640-2012).

Logicamente, as pesquisas que envol- vem os países europeus são mais complicadas porque há necessidade de se conhecer o histó- rico das alterações em fronteiras e divisas re- gionais além de desco- brir quais as Freguesias e Concelhos antigos de vilas e povoados. A in- ternet e as redes sociais têm ajudado, mas o tra- balho continua sendo de muita persistência.

Documentos em Genealogia

Gramado recebe workshop nacional

sobre gêmeos e múltiplos

Encontro reúne famílias e especialistas do universo gemelar na Serra Gaúcha

A Me Two – pri- meira plataforma com conteúdo e ser- viços especializa- dos sobre gêmeos e múltiplos do Brasil – apresenta um even- to nacional inédito, o 1º Workshop sobre Gêmeos e Múltiplos Me Two. Além de pro- mover um dia de vi- vências, palestras e trocas entre os fami- liares deste univer- so peculiar, o evento celebra um ano do projeto idealizado por três mães de gêmeos, Elisa Scheibe Marty, Thaís Reali e Vanes- sa Rocha. O encontro acontece no dia 06 de abril, no Hotel Alpes- tre, em Gramado, na Serra Gaúcha, um dos principais pontos tu- rísticos do país.

São esperados cerca de 200 partici- pantes de todo o Bra- sil. O evento contará com temas relevantes

como a individualiza- ção dos múltiplos, a parentalidade cons- ciente, a conexão en- tre pais e filhos, ges- tação de múltiplos, amamentação e o sono dos bebês.

Estima-se que o Brasil conte com 9,8

milhões de irmãos que nascem de uma mesma gestação. Ser mãe e pai de gêmeos é um sentimento úni- co e indescritível, que junto traz dúvidas e receios. Nesse mo- mento, apoio e supor- te pode ser fundamen-

tal para tornar essa jornada mais leve. As inscrições são limita- das e restam poucas vagas. Mais informa- ções sobre o evento e ingressos podem ser encontradas no site www.workshop.me- two.com.br.

Elisa Scheibe Marty, Vanessa Rocha e Thaís Reali, com seus filhos

FOTO: FERNANDA ALVES/DIVULGAÇÃO

(11)

SOCIAL .11

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

por BETHY SCHONS

:: Quer que o seu pequeno apareça na coluna mais fofa da Folha de Canela? Entre em contato com a gente pelo e-mail arte@folhadecanela.

com.br ou pelos whatsapp’s da redação: (54) 98429.7910 e (54) 3282.2739 (Business) ::

Carolina Biasi e Ana Julia Tomasi aproveitando a linda tarde

na escolinha Ofi cina da Criança!

Acompanhamento mensal de Analú - 7 meses

Coelhinha Eduarda na mini sessão de Páscoa!

Coelhinho Otto, o orgulho da mamãe Gabriela Stange Drechsler

Ágatha Hoffmann de Souza é só sorrisos em seu ensaio com o amigo coelho!

Os manos Júnior e Clara aproveitando nosso restinho de verão na nova

pracinha do Centro de Canela.

FOTO: CAMILA DEDÉ FOTOGRAFIA

De Prosa e Verso

Fabiano Hanel dos Santos

fabianogauderio@hotmail.com

Neste aparte cultu- ral, relembro os versos do poeta carazinhen- se, Guilherme Schultz Filho, nascido em 2 de abril de 1911, foi advoga- do, membro da Acade- mia Rio-grandense de Letras, vice presidente da OAB do Rio Grande do Sul e também fez parte da Estância da poesia Crioula. Contribuiu para o Movimento Tradicio- nalista Gaúcho com as suas poesias e como pre- sidente nos anos de 1973 e 1974, faleceu em Porto Alegre em 28 de abril de 1976. Publicou diversos livros de poesia sendo eles: Antologia da Estân-

cia da Poesia Crioula - 1970, Guilherme Schultz Filho e outros compila- dores Osório, o legendá- rio - 1970, Biografi a Ges- ta de um clarim - 1975, Poesia Crioula Rodeio das Águas- 1976, Poe- sia Crioula Galponeiras - 1980, Poesia Crioula Símbolos Crioulos - Po- esia Crioula. Entre as suas poesias mais co- nhecidas encontramos

“Pingos” e “Gesta de um Clarim”, esta última vencedora de um con- curso realizado pela As- sembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sobre a temática da Guerra Farroupilha.

Pingos

Em cada ronda da vida eu tive um pingo de lei.

Montado, sou como um rei,pelo garbo e o entono.

Cavalo pra mim é um trono:

e neste trono me criei.

De piazito já encilhava um peticinho faceiro, que era cria de um overo e de uma egüinha braga- da:era da cor da alvorada o meu petiço luzeiro!

Rosado como as manhãs, do pêlo da própria infân- cia,mascando o freio com ânsia,

parece que até sorria...

Chamava-se "Fantasia"

e era a fl or daquela estân- cia.

Já mocito, o meu cavalo era um ruano, ouro nas crinas,

festejado pelas chinas que o chamavam - "Sedu- tor".

Formava um jogo de cor sob os refl exos da aurora co'os cabrestilhos da espora

e os fl ecos do tirador.

Naqueles tempos de que- bra,nos bolichos, ao domingo, sempre fl oreando meu pingo

todos me viram pachola com o laço a bate-cola e virando balcão de gringo.

O meu cavalo de guerra chamava-se "Liberdade"!

Chomico! Ouanta saudade

me alvorota o coração!

Era um mouro fanfarrão, crioulo da própria marca e eu ia como um monarca na testa de um esquadrão.

Em uma carga das feias (como aquela do Seival) o mesmo que um temporal rolamos por um lançante e até o próprio coman- dante

fi cou olhando o meu bagual.

Homem feito e responsá- vel,o meu fl ete era um tosta- do,tranco macio, bem doma- do,(êta pingo macanudo!

desses que "servem pra tudo",

segundo um velho ditado.

Mui amestrado na lida, um andar de contra-dan- ça;de freio, era uma balança, campeiro, solto de patas...

Gaúcho, mas sem brava- tas,e o batizei de "Confi ança"

O cavalo que encilho nesta quadra da existên- cia,dei-lhe o nome de "Experi- ência".

É um picaço de bom trote e levando por diante o lote rumbeio à Eterna Querên- cia.

E, assim, vou descambando,

ao tranco e sem escarcéu, sempre tapeado o chapéu por orgulho de gaúcho, e se Deus me permite o luxo entro a cavalo no céu!

Pingos

Guilherme Schultz Filho

FOTO: REPRODUÇÃO

FOTO: MARIONE FERNANDES FOTOGRAFIAS FOTO: REPRODUÇÃO

FOTO: JÊNIFER LAUFFER

FOTO: CANELA FOTO E ARTE

(12)

re.willrich

29 publicações

Renata Willrich Bruno

stories@folhadecanela.com.br

Guilherme Sperry foi o Chef Surpresa do Containnner Bistrot e teve a ajuda da esposa Tati Milanez Sperry .

Para um editorial de moda, o ator e modelo Marlon Schuck fotografado pelas lentes do renomado fotógrafo popularmente conhecido pelo apelido

de “Fotógrafo das Estrelas” Vagner Carvalho, no Hotel Palace Gramado.

Ligia Ruggieri e sua filha Manuela, conferiram as delicias dos chocolates

e sorvetes que a Planalto produz.

O Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti seguindo o projeto “Amigo

de Café do Estúdio” que promove intercâmbios entre artistas de outros estados e países, traz de 22 de abril a 06 de maio, Nuria Schneller, de Buenos

Aires/Argentina.

Chef Surpresa

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

12. SOCIAL

Presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, recepcionando a vereadora Manu da Costa

na abertura da Páscoa em Gramado.

Anualmente, desde 2016, o Gramado, Canela Convention

& Visitors Bureau agracia

personalidades que já realizaram ou realizarão eventos na Região, com o objetivo de

aproximá-las ainda mais da entidade, se encantarem ainda mais com a Região e assim colaborarem na captação de novos eventos.

St. Trois lança Fall Winter 2019

A grife St. Trois lança a coleção Fall Winter

2019 inspirada na moda europeia dos anos 1950, trazendo peças retrôs adaptadas à mulher contemporânea.

O lançamento na flagships de Gramado (Av. Borges

de Medeiros, 2405) acontece neste sábado, 06/04, a partir das 16h, em um coquetel para amigos e clientes.

O evento conta também com a inauguração das

pop-up store de Adalberto Amorim, Fabrés e Invitto.

FOTOS: REPRODUÇÃO

FOTO: VAGNER CARVALHO

(13)

SOCIAL .13

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

Júlia faz 15 no dia 02 de maio, mas já registrou num ensaio fotográfico essa fase

linda de ser um pouco menina e um pouco mulher...

O Férreo Restaurante e Fiambreria, na Estação Campos de Canella, foi

palco, no último dia 02, da apre- sentação do Guia 2019 do Clube de Benefícios Hospede VIP, um projeto do Grupo Pousadas Serra Gaúcha.

Em 2019 o Grupo de Pousadas com- pleta 15 anos, enquanto o Clube de Benefícios Hospede VIP está na 12ª edição de sucesso e credibilidade.

Book Feminino de Luana Morales

Melissa Rossi Ruppenthal e Zani Esteticista em recente

evento no Salão Le Premier No último dia 01 comemorou 64

anos, Isaura Assmann junto com a família e o irmão Jair Assmann.

Book de Thays Trein através do olhar de Marione Fernandes

FOTO: REPRODUÇÃO FOTO: MARIONE FERNANDES FOTOGRAFIAS

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: CANELA FOTO E ARTE

FOTO: MARIONE FERNANDES FOTOGRAFIAS

FOTO: REPRODUÇÃO

(14)

Um período desafiador, cheio de resultados e oportunidades. Tente não desistir daquilo que você quer.

Tente ouvir mais seus sonhos e seu coração, e também sua intuição.

Siga em frente com toda coragem e ousadia que você sempre tem.

É um momento de preparação inter- na. É hora de se fortalecer e buscar respostas dentro de você. Conversar com amigos ou compartilhar as responsabilidades com alguém são boas estratégias para lidar com os desafios que a semana oferece. A semana também é ótima para resol- ver pendências antigas.

Um bom momento para fazer um balanço de todos seus projetos. Olhe atentamente para tudo que está acontecendo em sua vida e coloque mais energia naquilo que já está dando certo, ou que pelo menos tem tudo para acontecer.

E decisivos sobre seus próximos passos e rumos. Não deixe de sonhar, mas tente ser mais prático para escolher os melhores cami- nhos. Sobre os desafios que vai en- contrar nos próximos dias, é o céu querendo ter certeza se você está mesmo seguindo no caminho certo.

Você tem certeza sobre seus sonhos e planos? Está dando espaço para que gente bacana possa fazer parte de sua vida? Não desanime frente alguns nãos que a vida pode te dar agora. Aproveite para abrir novas frentes e possibilidades.

A semana é de encontros e conver- sas importantes e decisivas. É um ótimo momento para resolver coi- sas práticas, burocracias e assuntos financeiros. Um ótimo momento para resolver pendências e fazer mudanças. Começar agora, só se você tiver muita certeza.

Tente perceber o quanto as relações têm tido uma troca justa e equili- brada, o quanto você e a outra pes- soa estão mesmo comprometidos e o quanto cada pessoa faz ou não faz bem para você. São dias produtivos e mais tranquilos no trabalho.

Por mais responsabilidades e coisas para fazer, tente se divertir. Um novo amor pode surgir, ou mesmo um clima entre você e alguém de quem você é muito amigo pode tra- zer alguma coisa interessante para sua vida. São dias produtivos, mas cheios de desafios no trabalho e em sua rotina. Organize-se melhor.

Então, foco nas responsabilidades e em tudo que é mais urgente. É aquela velha história de primeiro o dever, e depois o prazer. São dias agradáveis no ambiente familiar e ótimos para você cuidar e organizar as coisas da casa.

E é um momento para perceber mais claramente os limites que existem em você e nas pessoas mais próximas. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e não acumule pendências. A semana é ótima para viajar e também para conversas, cursos e estudos.

Cuidado com as conversas. Escute primeiro, fale depois. São bons dias para investir energia em cuidar de você e organizar melhor sua vida e rotina. Tente pegar mais leve com você e com os outros. Pode rolar um novo amor.

São dias mais felizes e é importante você ter certeza se está aproveitan- do bem a sua vida. Aproveite esses dias para aumentar sua vaidade e cuidar melhor de você, seja de sua energia, como de seu corpo, mente, emoções e visual. Muito cuidado com os gastos e assuntos financei- ros.

HORÓSCOPO DA FOLHA

Sexta-feira, 5 de abril de 2019

14. VARIEDADES

*Comunicamos o falecimento de Gabriela Pache Wulff, com 20 anos, residente no bairro Alpes Verdes, na cidade de Canela, deixa seus pais Merlin Jone e Deise e demais familiares.

Seu corpo foi velado na capela 02 da cepa e o seu sepultamento dia 02/04/2019 as 16:00 no Cemiterio Municipal de Canela.

*Comunicamos o falecimento do Sr Wilson Liermann Petter, com 81 anos, residente no bairro Várzea Grande, na cidade de Canela, deixa sua esposa Eloa e seus filhos Adilson, Wilton, Adeny, Luciara, Elaine e Simone.

Seu corpo foi velado na capela 02 da cepa e a cerimônia de despedida foi realizada dia 03/04/2019 as 16:00 no Cemiterio Ecumênico Parque das Araucárias.

> Edital de Casamento nº 6131 <

Eva Catharina Lampert da Silva, Registradora do Re- gistro Civil desta cidade de Canela, RS, faz saber que pretendem casar: JULIANO DOS SANTOS NUNES, natural deste Estado, nascido nesta Cidade, eletricista automotivo, divorciado, domiciliado e residente na Rua Homero Pacheco, nº 909, Apto. 203, Bairro Ulisses de Abreu, nesta Cidade e ELISÂNGELA CARDOSO DE OLIVEIRA, natural deste Estado, nascida na Cidade de Esteio, analista financeiro, solteira, domiciliada e residente na Rua Homero Pacheco, nº 909, Apto. 203, Bairro Ulisses de Abreu, nesta Cidade. Quem conhe- cer impedimento, oponha-se na forma da lei.

Canela, 28 de Março de 2019

Eva Catharina Lampert da Silva • Registradora

> Edital de Casamento nº 6132 <

Eva Catharina Lampert da Silva, Registradora do Registro Civil desta cidade de Canela, RS, faz saber que pretendem casar: DANTE CERQUEIRA MICHE- LE, natural deste Estado, nascido na Cidade de Por- to Alegre, engenheiro civil, divorciado, domiciliado e residente na Rua João Baldasso, nº 787, Casa 09, Bairro Vila Suzana, nesta Cidade e ROJANE LOUR- DES CARVALHO, natural deste Estado, nascida na Cidade de Porto Alegre, funcionária pública aposen- tada, divorciada, domiciliada e residente na Rua João Baldasso, nº 787, Casa 09, Bairro Vila Suzana, nesta Cidade. Quem conhecer impedimento, oponha-se na forma da lei.

Canela, 01 de abril de 2019 Eva Catharina Lampert da Silva • Registradora

> Edital de Casamento nº 6133 <

Eva Catharina Lampert da Silva, Registradora do Re- gistro Civil desta cidade de Canela, RS, faz saber que pretendem casar: DEJANIRO MUSTARDEIRO DA SILVA, natural deste Estado, nascido nesta Cidade, vigilante, solteiro, domiciliado e residente na Rua do Campo, nº 121, Bairro Santa Marta, nesta Cidade e VANESSA APARECIDA PEREIRA CAZARA, natural deste Estado, nascida nesta Cidade, auxiliar de limpe- za, solteira, domiciliada e residente na Rua do Campo, nº 121, Bairro Santa Marta, nesta Cidade. Quem co- nhecer impedimento, oponha-se na forma da lei.

Canela, 01 de abril de 2019 Eva Catharina Lampert da Silva

Registradora

> Edital de Casamento nº 6134 <

Eva Catharina Lampert da Silva, Registradora do Re- gistro Civil desta cidade de Canela, RS, faz saber que pretendem casar: TONI SOARES, natural deste Esta- do, nascido na Cidade de Sapiranga, operador de inje- tora, divorciado, domiciliado e residente na Rua Pedro Oscar Selbach, nº 83, Centro, nesta Cidade e TALIA JENIFER RIBEIRO DE OLIVEIRA, natural deste Es- tado, nascida na Cidade de Gramado, auxiliar de lim- peza, solteira, domiciliada e residente na Rua Pedro Oscar Selbach, nº 83, Centro, nesta Cidade. Quem conhecer impedimento, oponha-se na forma da lei.

Canela, 02 de abril de 2019 Eva Catharina Lampert da Silva

Registradora

Referências

Documentos relacionados

Contudo, apesar da reconhecida mudança que o nascimento de um segundo filho possa gerar na vida do primogênito, o presente estudo aponta, a partir do relato dos irmãos

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

«Na sequência dos santos Padres, ensinamos unanimemente que se confesse um só e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, igualmente perfeito na divindade e perfeito na

A partir deste momento, o discurso encontra-se em uma posição singular: paralelamente à vida e ao trabalho, representa um dos objetos da “arqueologia das

Ao final do ano, e como contrapartida prevista no projeto original, foi elaborado e entregue para cada criança atendida pelos projetos Semeando as Virtudes e Experimentando os

*Rádio Altamira, PT KST. *Altamira Radio, PT KST. PT KST, Rádio Altamira. PT KST, Altamira Radio. PT KST, Rádio Altamira ciente, vento calmo, ajuste de altímetro ou QNH uno zero

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro