• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa foi realizada para o desenvolvimento do Trabalho de. Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Esta pesquisa foi realizada para o desenvolvimento do Trabalho de. Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi realizada para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz. A proposta do trabalho é a realização de um projeto arquitetônico para o abrigo de cachorros abandonados, junto com um hospital veterinário, localizado no bairro Tocantins do município de Toledo, no oeste do Paraná.

A pesquisa apresenta os dados que serão utilizados como base para a elaboração do projeto arquitetônico, o objetivo da elaboração do mesmo e suas intenções formais.

Estes dados apresentam o contexto da arquitetura contemporânea, a história do desenvolvimento da Medicina Veterinária, a história da Associação destinada a animais abandonados, já existente na cidade de Toledo, e a situação atual dos animais abandonados.

Após analisar estes dados, foi apresentada uma pesquisa de três obras já existentes, com análises correlatadas, para servir de referência para a elaboração do projeto, com uma maior abrangência sobre o tema, noções de como deverá ser o local e também quais conceitos formais utilizar.

Definida a pesquisa para a compreensão do tema, a sua fundamentação e as obras já existentes, apresenta-se as diretrizes projetuais para a próxima etapa do projeto, o programa de necessidades, o terreno escolhido e as intenções formais.

O objetivo da elaboração deste projeto é incentivar a criação de um espaço para estes animais abandonados, proporcionando-lhes uma vida digna, sem passar fome, frio, sofrer com maus tratos e doenças eventualmente contraídas. O local propiciará, ainda, atendimento à população que não tem condições financeiras para vacinar, nem dar maiores cuidados para seus animais de estimação.

(2)

14 1.1 ADERÊNCIAS À LINHA, GRUPO E TEMÁTICA DE PESQUISA

Apresenta-se a seguir, a linha e o grupo de pesquisa em que este trabalho está inserido e o assunto que nele será abordado, assim como as justificativas e objetivos do mesmo.

1.1.1 Á Linha de Pesquisa

A linha de pesquisa escolhida é Arquitetura e Urbanismo, pois será elaborado um projeto arquitetônico de um abrigo para animais abandonados em conjunto com uma clínica veterinária.

1.1.2 Ao Grupo de Pesquisa

O grupo de pesquisa do trabalho é o Problema Técnico-Científico no Projeto de Arquitetura, pois o tema escolhido necessita de vários estudos para um desenvolvimento adequado, solucionando ou minimizando seus problemas.

1.1.3 À Temática de Pesquisa

O abrigo, destinado a cachorros recolhidos das ruas, além de proporcionar um lar para os mesmos, estes animais terá uma clínica veterinária para dar-lhes o suporte necessário.

(3)

1.2 ASSUNTO

Apresentação do projeto de um abrigo para cachorros abandonados em conjunto com uma clínica veterinária.

1.3 TEMA

Projeto Arquitetônico de um local para abrigar cachorros abandonados, com uma clínica veterinária para oferecer a eles os cuidados necessários, a fim de que possam ter um tratamento digno, longe das ruas.

1.4 JUSTIFICATIVAS

A realização deste projeto justifica-se pela falta de um local apropriado para abrigar os animais abandonados e proporcionar-lhes uma boa qualidade de vida.

A área para venda de produtos para animais será mais uma forma de geração de renda para a associação, que estará à disposição de toda a população.

1.4.1 Sócio-cultural

O projeto do abrigo na cidade, é importante para elevar o nível de conscientização da população sobre a necessidade de retirar esses animais da rua, proporcionar-lhes um local adequado para viver, o que trará benefícios para ambos os lados.

(4)

16 1.4.2 Acadêmico-científica

Para o acadêmico, este projeto será de grande valia para a ampliação de seu conhecimento em projetos arquitetônicos na área da saúde, sobre o funcionamento de uma clínica veterinária e o seu envolvimento com a população.

1.4.3 Profissional

Do ponto de vista profissional, o projeto necessitará de estudos sobre as condições de vida desses animais e a conscientização para a importância de retirá- los das ruas.

1.5 PROBLEMA DA PESQUISA

Como criar um espaço adequado para estes animais e que comporte o número de animais existentes nas ruas?

1.6 HIPÓTESE

Sabendo que a retirada desses animais das ruas é algo necessário e que trará benefícios para a população, o projeto arquitetônico, com uma estrutura adequada, espaço suficiente e adaptado para o estilo de vida desses animais, será visto como uma contribuição para o desenvolvimento do município.

(5)

1.7 OBJETIVOS

A pesquisa realizada para a elaboração do projeto arquitetônico para o abrigo de cachorros abandonados tem como objetivo melhorar a qualidade de vida desses animais, e são apresentados a seguir.

1.7.1 Objetivo geral

Desenvolver um projeto arquitetônico adequado para os animais abandonados.

1.7.2 Objetivos específicos

Utilizar a linguagem da arquitetura contemporânea no projeto arquitetônico.

Elaborar uma área de vendas que atraia outros clientes até o local para adquirir fundos com a venda dos produtos.

Desenvolver um projeto arquitetônico que proporcione conforto e boa qualidade de vida aos animais, com espaço adequado e disponibilizando-lhes todos os serviços necessários.

1.8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na fundamentação teórica, apresenta-se breves trechos das pesquisas realizadas para o melhor entendimento e complementação do conhecimento sobre o projeto arquitetônico a ser desenvolvido.

(6)

18 1.8.1 Associação dos Focinhos Carentes de Toledo

Segundo Frizon (2010), a AFOCATO (Associação dos Focinhos Carentes de Toledo) é uma associação não-governamental, sem fins lucrativos, que atua, voluntariamente, em prol da defesa dos animais em condições de abandono e maus tratos. A associação não possui um local apropriado para abrigá-los, nem recursos suficientes para dar uma boa qualidade de vida para esses cachorros. Atualmente, dependem da ajuda financeira de membros da associação e da feira de roupas usadas, realizada uma vez por mês. A prefeitura da cidade não apóia com nenhuma ajuda de custo e se recusou a doar um terreno para a construção da referida associação.

As atividades realizadas por associações como a AFOCATO são de grande importância, pois os animais que estão nas ruas muitas vezes acabam contraindo doenças, são vítimas de maus tratos e correm o risco de serem atropelados. Todas estas situações contribuem para levar o animal a óbito. O incentivo à castração é outra meta dessas associações, para que o número de animais nas ruas diminua (FRIZON, 2010)

1.8.2 Origem dos Cães

Segundo Duarte (2009), o cão é um mamífero canídeo e sua origem, supostamente, vem do lobo cinzento asiático ou de outra espécie do canis lupus, por causa disto, o antigo nome científico do cão doméstico, canis familiaris, dado por Carolus Linnaeus em 1758, foi trocado por canis lupus familiaris. A origem dos cães

(7)

domésticos baseia-se apenas em suposições, pois trata-se de uma história, talvez folclórica, de milhares de anos atrás.

1.8.3 Origem da Medicina Veterinária

A origem da Medicina Veterinária deu-se quando o homem primitivo começou a domesticar o primeiro animal. Há várias referências sobre a existência da medicina animal gravadas no Papyrus Veterinarius de kahun, datados no século XVIII a.c., porém a medicina moderna teve início em 1762, quando o francês Claude Bourgelat criou a primeira escola de veterinária (Página eletrônica da Redevet).

A Medicina Veterinária moderna foi organizada a partir de critérios científicos e começou a se desenvolver com a criação da primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, localizada em Lyon, na França. Foi criada pelo hipologista Claude Bougerlat, em 04 de agosto de 1761.

No Brasil, a criação de locais especializados, nos estudos da Medicina Veterinária, surgiram quando o imperador Dom Pedro II visitou a Escola Veterinária de Alfort, em 1765, mas só se concretizou por meio de um decreto assinado pelo presidente Nilo Peçanha, que tornava obrigatório o ensino da Medicina Veterinária (Página eletrônica da Redevet).

Em 1875, D. Pedro II viajou até a França, onde conheceu a Escola Veterinária de Alfort e impressionou-se com o local. Quando retornou ao Brasil, tentou criar condições para que se instalasse uma entidade semelhante no país. Porém, somente em 06 de janeiro de 1910 foi criada a primeira instituição de ensino de Veterinária do Brasil, conhecida por Escola de Veterinária do Exército, localizada no Rio de Janeiro. (HATSCHBACH, 2008)

(8)

20 1.8.4 Arquitetura Contemporânea

As necessidades sociais e culturais modernas estão ligadas à arquitetura contemporânea, que propõe obras que ofereçam melhores condições de vida para a população, tendo em vista que as perspectivas da arquitetura são as mesmas perspectivas da sociedade como um todo. (ZEVI, 2002)

1.9 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

1.9.1 Procedimento técnico

O método utilizado para a realização da pesquisa é o da inferência, que se resume em tirar conclusões a partir de dados já conhecidos. Elabora-se uma operação mental que leva a concluir algo a partir de certos dados existentes, ampliando o conhecimento do que antes não se era conhecido. (LAKATOS;

MALCONI, 1999).

Este método foi escolhido, pois a pesquisa sobre o assunto foi feita a partir de materiais já existentes.

1.9.2 Abordagem

Os dados coletados para a realização da pesquisa foram obtidos por meio de pesquisas bibliográficas e websites, a fim de aprofundar tais informações com base teórica em materiais já publicados. Além da coleta de depoimentos dos membros envolvidos com a Associação.

(9)

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SUPORTE TEÓRICO

Neste capitulo será apresentado o resultado obtido nas pesquisas realizadas para o desenvolvimento do trabalho.

2.1 ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

Assim como nas outras artes, a arquitetura modificou-se ao longo dos anos recorrendo a novas técnicas e materiais para desenvolver novos tipos de edificações.

Com a mudança no mercado industrial, os métodos e objetivos tradicionais de composição arquitetônica perderam sua validade diante do novo contexto tecnológico.

A partir de 1840, os principais artistas e críticos começaram a procurar novas formas de abordar problemas construtivos. Foi em 1941 que aconteceu o primeiro avanço notável no desenvolvimento da arquitetura contemporânea. A empresa

“Crystal Palace”, de propriedade de Joseph Paxton, criou um espaço feito com elementos pré-fabricados de aço e vidro, fazendo com que surgisse um novo conceito de beleza, utilizando novos materiais que se assentam na claridade estrutural, como o ferro, aço e vidro.

Estas novas tecnologias influenciaram no design das edificações em favor de um maior funcionalismo.

As necessidades sociais e culturais modernas estão ligadas a arquitetura contemporânea, propondo obras que ofereçam melhores condições de vida para a população, pois assim as perspectivas da arquitetura são as mesmas perspectivas da sociedade como um todo. (ZEVI, 2002)

(10)

22 2.1.1 Arquitetura Hospitalar

Segundo Corbioli (2000), a circulação é um ponto fundamental no hospital. Os espaços devem ser hierarquizados para agilizar o trabalho dos funcionários e evitar riscos de infecção, comportando o fluxo do público, equipes e serviços.

O uso do ar-condicionado é essencial por motivos de conforto ambiental no local, porém, ele também é o responsável por muitos casos de infecção hospitalar e por este motivo o projeto e manutenção destes equipamentos devem buscar a melhoria da qualidade do ar para reduzir a incidência de contaminação no local.

Normalmente, os hospitais são vistos pela população como um local de doença e não de saúde. A partir deste conceito há uma maior importância em projetar um local humanizado, com espaços saudáveis, que tragam sensação de bem estar. Estas metas podem ser alcançadas através de projetos paisagísticos, com boa iluminação e o uso de cores.

O uso de materiais diferenciados pode ser trabalhado com total liberdade nos espaços destinados a salas de consulta, sala de espera, restaurante, entre outros, devendo apenas prevalecer o bom senso. Nas outras áreas do hospital, os acabamentos devem corresponder às necessidades de assepsia, humanização e resistência ao alto tráfego, produtos de limpeza e a abrasão.

Os pisos vinílicos em manta são aplicados com solda quente e evitam frestas, garantem impermeabilidade, sendo uma boa opção para os setores técnicos. Nas áreas molhadas sugere-se o uso de pisos com cerâmicas antiderrapantes. Para as paredes, recomenda-se pintura de alta performance ou laminados melamínicos. Os rodapés arredondados são obrigatórios apenas nas áreas limpas, como salas de cirurgia, mas também podem ser usados em todo o hospital.

(11)

2.2 MUNICÍPIO DE TOLEDO

Segundo a página eletrônica Portal Toledo, o município de Toledo localiza-se na Região do Oeste Paranaense, próximo ao município de Cascavel. Toledo surgiu no ano de 1946, fazia parte das terras da “Fazenda Britânia” que pertencia aos ingleses, proprietários de uma madeireira conhecida por Maripá. Com a implantação desta empresa nestas terras, houve a chegada dos primeiros colonizadores de origem italiana e alemã, vindos do Rio Grande do Sul.

Em 1949, começou a demarcação do território, para vender as terras aos imigrantes e assim ir formando o município. A área da Fazenda Britânia, aos poucos, começava a ser povoada, com donos de terras legais, sem haver disputas por posse.

Naquela época, não se esperava a criação de uma cidade, apenas viam aquele local como a sede dos trabalhos da empresa colonizadora com um povoado que não era sequer um distrito. Contudo, começaram a aparecer pessoas de outros locais a procura de emprego. Primeiramente os paraguaios, logo depois alguns poloneses, e por este motivo a colonizadora resolveu, então, começar a traçar ruas, praças e logradouros. Depois, construíram-se igrejas, hotéis e casas comerciais. Os lotes foram vendidos por valores simbólicos aos que decidiram se instalar no local, e podiam ser pagos em parcelas.

Foram fundadas também outras vilas com uma distância de aproximadamente 20 km entre uma e outra. Atualmente, algumas são distritos e outras são municípios, num total de sete. Na área pertencente à Fazenda Britânia existem hoje duas comarcas, Toledo e Marechal Cândido Rondon.

(12)

O desmembramento de Toledo

14 de novembro de 1951, ano em que Toledo se tornou legalmente um município.

Figura 01: Localização do Município de Toledo no Estado do Paraná

Além dos migrantes gaúchos, catarinenses e paranaenses, também vieram se instalar nestas terras migrantes de outros estados como, por exemplo, São Paulo e Minas Gerais, além de

Toledo sua cultura e tradições, predominando a colônia italiana tradições, relembradas em festa

gastronomia. Também se encontra em Toledo a japonesa, libaneses e a africana.

Segundo o IBGE, Toledo possui uma população de 116.774 habitantes e um território com área de 1.197,016

também é conhecida por oferecer o turismo de eventos, com várias festas típicas nos distritos e na sede do município.

Toledo é uma cidade bem estruturada. Suas vias urbanas pavimentadas somam mais de 95% do seu total, possui várias praças bem cuidadas e

(13)

equipamentos urbanos novos. A acessibilidade é outro fator que vem sendo implantado nas ruas da cidade, com rampas para cadeirantes em todas as esquinas e piso tátil para os deficientes visuais (Página eletrônica da Prefeitura do Município de Toledo).

Figura 02: Toledo

Fonte: http://www.toledo.pr.gov.br/

Destaca-se também por possuir obras relevantes, como o Centro de Eventos Ismael Sperafico e o Teatro Municipal de Toledo. O setor da construção civil expandiu nos últimos anos contando com uma equipe de profissionais de engenharia civil e arquitetura qualificada, além de milhares de empresas que atuam neste ramo. Tornou-se referência em arquitetura pela modernidade e funcionalidade das edificações executadas nos últimos anos. A estrutura dos serviços e dos prédios públicos mostra com clareza o desenvolvimento do município e o crescimento cultural da população (Página eletrônica da Prefeitura do Município de Toledo).

(14)

26 2.3 AFOCATO

Segundo a presidente da associação, a Afocato – Associação dos Focinhos Carentes de Toledo tem a missão de atuar na comunidade promovendo a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e proteção aos animais através do controle da superpopulação de animais de rua por conseqüência das doenças que estes podem transmitir para o homem; integrar os animais abandonados, na sociedade, com ações de posse e adoção e, estimulando a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos e dos animais e outros valores universais.

Figura 03: Afocato Fonte: Equipe Afocato, 2010

(15)

2.3.1 Situação Atual

Segundo a presidente, a Associação, hoje abriga mais de 80 cães abandonados. Porém mensalmente, um grande número de animais são abandonados e maltratados, e a estrutura existente não consegue atender a todos.

As ações de proteção aos animais e as leis de proteção não atuam com efetividade, o que faz com que os maus tratos continuem ocorrendo.

As campanhas existentes contra as zoonoses são pequenas e não atendem a toda demanda de animais. Assim, doenças como cinomose, parvovirose, entre outras, contaminam o ambiente, podendo a qualquer momento atingir o homem. A esterilização dos animais é um método que deveria ser incentivado para evitar tantos nascimentos e animais abandonados. Este recurso não é oferecido gratuitamente ou a preço popular.

A associação não possui um local apropriado para abrigar todos os animais, nem recursos suficientes para dar uma boa qualidade de vida eles. Atualmente, dependem da ajuda financeira de membros da associação e, também, da feira de roupas usadas realizada uma vez por mês. A prefeitura da cidade não apóia com nenhuma ajuda de custo e se recusou a doar um terreno para a construção da associação.

A associação conta, também, com a ajuda de uma veterinária da cidade para realizar as vacinas, consultas, banhos e castração dos animais. Ela cobra um valor reduzido por estes serviços e não os abona.

(16)

28 2.3.2 Projetos

A associação tem a idéia de criar o Centro de Proteção e Desenvolvimento Animal (CPA) que atuará no resgate e reabilitação, e também na esterilização de animais pertencentes a proprietários de baixa renda, propondo uma mudança de comportamento em relação à posse e cuidados com os animais domésticos.

Conforme o plano de necessidades apresentado pela associação, o CPA terá capacidade de atendimento para 250 cães, sendo utilizado para este fim uma área mínima de 2.500 m². Este local trabalhará resgatando e abrigando animais abandonados e que sofrem de maus tratos, prestará assistência aos animais, desenvolverá campanhas de conscientização e responsabilidade sócio-ambiental, organizará campanhas de adoção, castração, vacinação e identificação de animais e contribuirá com a redução de maus tratos e abusos.

A infraestrutura do local será composta por um centro veterinário, com uma sala de internamento geral para 10 animais, uma sala de área infecciosa para 25 cães, uma sala de procedimentos, uma centro cirúrgico, uma sala de banho e tosa, uma cozinha, um banheiro, uma lavanderia e um dormitório para uma pessoa.

Também terá 20 canis comunitários com 10 cães cada e 50 canis individuais (Presidente da associação).

2.4 CLÍNICAS VETERINÁRIAS

As clínicas veterinárias são voltadas para animais domésticos de pequeno porte, como cães e gatos, entre outros. Este tipo de clínica disponibiliza atendimento

(17)

clínico, efetuam exames de raios-x, vacinação preventiva, exames laboratoriais e até intervenções cirúrgicas, seguidas de internamento.

Os centros de zoonose são unidades de saúde pública que têm como objetivo controlar e prevenir as zoonoses (como raiva, dengue, chagas, etc.). Outro serviço realizado por estes centros é a captura de animais das ruas para diminuir o risco de doenças infecto-contagiosas entre animais, bem como o controle das principais zoonoses (GÓES, 2006).

2.5 SITUAÇÃO ATUAL DOS ANIMAIS

Existe um grande número de animais que sofrem maus tratos, estes são abandonados, mutilados e mortos diariamente. Apesar de existir leis para a proteção aos animais, estas não são respeitadas.

Os abrigos para animais existentes são mantidos por associações, ONGS ou protetores que sozinhos não conseguem apresentar uma infraestrutura adequada e capaz de atender a grande demanda de diversos tipos de animais que sofrem com o convívio humano.

Segundo um censo canino por amostragem, realizado pela própria associação, no ano de 2008, Toledo tem mais de 2.500 animais abandonados nas ruas. Esses animais vivem, em média, dois anos e cada cruzamento é capaz de gerar 555 descendentes nesse período. A maioria destes animais morre já nos primeiros anos de vida e dos que sobrevivem apenas uma pequena parte tem a sorte de ser adotado.

(18)

30

Os maus tratos aos animais, recolhimento por carrocinhas e posse irresponsável passou a ser considerado no Brasil um crime ambiental. Porém não há valor de multa estabelecido e nem fiscalização para que a lei se efetive.

Acredita-se que somente quando todas as atividades em beneficio destes animais ocorrerem de maneira articulada e simultânea é que se poderá alcançar o sucesso no controle populacional de cães, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. Um benefício, tanto para o ser humano quanto para os animais (LACERDA, 2008).

(19)

3 CORRELATOS

Apresenta-se neste capítulo as obras usadas como referência para a elaboração do projeto arquitetônico.

3.1 HOSPITAL VETERINÁRIO PLANETA BICHO

A Clínica Veterinária Planeta Bicho surgiu em 14 de abril de 2004, na cidade de Cascavel-PR. No ano de 2009, passou por uma reforma e hoje possui uma estrutura ampla, com equipamentos modernos para proporcionar o bem-estar do animal e ser excelência no ramo veterinário.

O programa de necessidades, o fluxograma e o conceito formal deste local servirão de referência para a elaboração do projeto do abrigo (Página eletrônica do Hospital Planeta Bicho).

3.1.1 Partido

O partido da obra foi criar um espaço maior e moderno, com mais salas de atendimento para comportar os novos equipamentos adquiridos e os novos serviços executados na clínica. Assim o estabelecimento é reconhecido como um Hospital Veterinário e não apenas uma clínica (Página eletrônica do Hospital Planeta Bicho).

(20)

32

Figura 04: Hospital Veterinário Planeta Bicho Fonte: http://www.planetabicho.com/index.php

3.1.2 Organização dos Espaços

A clínica possui serviços de internamento, odontologia, ortopedia, hotel, pet shop, entre outros. O internamento é destinado aos animais com doenças que

colocam em risco a vida do animal ou para os que necessitam de medicação e acompanhamento veterinário. A sala de internação é composta por gaiolas onde ficam os animais e uma mesa cirúrgica.

Figura 05: Sala de Internamento

Fonte: http://www.planetabicho.com/index.php

(21)

A ultra-sonografia é um instrumento importante para obter um diagnóstico preciso. A clínica conta com um aparelho ultrassonográfico para realizar exames importantes nos animais e também o aparelho de raio-x, que ainda é uma novidade na área da medicina veterinária.

Outros procedimentos importantes são realizados na clínica. Por exemplo, a vacinação não só para proteger os animais, mas também, evitar que as doenças sejam transmitidas para o homem. A dermatologia, para combater, principalmente, as dermatites e dermatoses, muito comum entre os cães e gatos.

A estrutura da clínica é formada por recepção, sala de espera, dois consultórios, pet shop, sala de banho e secagem, sala de estética, uma UTI, uma sala para internamento e um hotel para abrigar os animais quando seus donos precisarem (Página eletrônica do Hospital Planeta Bicho).

Figura 06: UTI – Planeta Bicho

Fonte: http://www.planetabicho.com/index.php

(22)

34 3.1.3 Aspectos Formais

Na fachada do hospital utilizou-se o vidro para proporcionar a iluminação natural na recepção e circulações; nas salas de atendimento, o uso dos brises para impedir a insolação direta e pouca vegetação. As salas estão dispostas em um corredor amplo, facilitando a locomoção, com piso emborrachado, sem abusar de outros materiais. Os locais úmidos são revestidos por cerâmica. A cor predominante é o branco, mas também foram usados alguns tons de verde e azul. Por se tratar de um hospital, deve-se deixar o espaço o mais limpo possível, assim, todas as salas possuem pia para higienização. (Página eletrônica do Hospital Planeta Bicho).

3.2 HOSPITAL VETERINÁRIO CLINIVET

O Hospital e Centro Diagnóstico Veterinário Clinivet de Curitiba-PR é considerado um dos mais modernos e equipados hospitais de veterinária do Brasil.

Formado por uma equipe de 50 pessoas dedicadas a atender os animais.

Foi fundada em 18 de março de 1987, pelo médico veterinário Marcelus Natal Sanson e teve sua nova estrutura concluída em 2005, com conceitos modernos e muito conforto. (Veja a figura 07)

Esta obra servirá como referência na elaboração do projeto do abrigo para animais abandonados, para a escolha dos materiais a serem usados no hospital do abrigo, os tipos de serviços que deverão existir no local para ser considerado um hospital e os conceitos de conforto e uso de tecnologias modernas (Página eletrônica do Hospital Clinivet).

(23)

3.2.1 Partido

O objetivo da construção de um novo hospital foi com o intuito de ter um espaço mais amplo, com uma maior capacidade de atendimento e de profissionais trabalhando no local.

Priorizou-se a modernização do hospital e a melhoria no conforto para aumentar a disponibilização de serviços diferenciados e assim atrair mais clientes ao local (Página eletrônica do Hospital Clinivet).

Figura 07: Fachada Clinivet Fonte: http://www.clinivet.com.br/

3.2.2 Organização dos Espaços

A nova estrutura de três pavimentos possui 10 consultórios, 4 alas de internamento, 1 ala semi-intensiva, 1 sala de emergência, sala de atendimento ao cliente, 3 áreas de recepção, sala de ultra-sonografia, radiologia, endoscopia, odontologia, laboratório clínico, ambulatório de dermatologia, 2 salas cirúrgicas, 1 sala de preparo e esterilização de materiais, ala de recuperação pós-cirúrgica, refeitório, vestiários, 2 apartamentos para plantonistas e um miniauditório.

(24)

36

A Clinivet também possui a área de pet shop, com venda de produtos destinados aos animais, como rações e brinquedos e a área de farmácia com os medicamentos para animais. Ver figura 08.

A equipe da Clinivet além de atender aos animais no horário comercial faz plantões e atendimento a domicílio. A clínica incentiva a vacinação de todos os animais por esta ser a maneira pela qual mais se perdem vidas, por doenças virais.

A vacina é uma forma de prevenção tanto para o animal quanto para o homem, diminuindo o número de zoonoses.

A reprodução é outro procedimento realizado na clínica. Dispõe de serviços de orientação reprodutiva com terapias hormonais para problemas de infertilidade, inseminação artificial e acompanhamento da gestação.

Figura 08: Pet Shop

Fonte: http://www.clinivet.com.br/

Para os procedimentos de reabilitação dos animais existe uso da acupuntura, que age através de estímulos de pontos específicos distribuídos pelo corpo. Em casos mais sérios, como o câncer, a clínica procura obter um diagnóstico mais preciso com o uso de equipamentos inovadores. Outros exames também são possíveis de serem realizados pela diversidade de equipamentos existentes, por

(25)

exemplo, o eletrocardiograma, raio-x, exames oftalmológicos, entre outros (Página eletrônica do Hospital Clinivet).

3.2.3 Aspectos Formais

Na clínica, a cor predominante é o branco, os corredores amplos distribuem as salas que também possuem alguns tons de azul, amarelo e verde, sempre priorizando a limpeza. Conforme as normas para locais de saúde, o piso é emborrachado, sem rodapés, todas as salas são equipadas com equipamentos para a higienização e existe uma sala para esterilização dos materiais. No local, há pouca vegetação, a fim de evitar doenças. Algumas salas têm aberturas grandes e o vidro foi um material muito utilizado para proporcionar iluminação natural (Página eletrônica do Hospital Clinivet).

3.3 LOJA REGATTA TECIDOS

A loja Regatta Tecidos, desenvolvida pela Rocco Associados, está localizada na cidade de São Paulo-SP. A obra de 294 m² foi concluída no ano de 2004 e apresenta características baseadas na arquitetura contemporânea. Veja a figura 09.

3.3.1 Partido

Segundo Corbioli (2005), a loja foi criada através da reforma de uma casa e aproveitou-se um pouco do que já existia ali. Os arquitetos procuraram evidenciar o produto da loja, por este motivo, a fachada principal ficou totalmente livre de

(26)

38

aberturas, contando somente com a vitrine, feita em vidro e placas cimentícias, e a logomarca da empresa, caracterizada pela empena de seis metros de altura com acabamento em massa texturizada na cor cinza. A entrada ficou pela lateral, protegida por uma marquise com aba revestida por chapas metálicas.

Figura 09: Fachada Principal Fonte: http://www.arcoweb.com.br/

3.3.2 Organização dos Espaços

No centro da loja existe um vazio com cobertura de vidro que deixa a luz do dia incidir no interior da loja, efeito gerado também nos recortes do forro. Este vazio central organiza a circulação nos dois pavimentos.

(27)

As escadas são delimitadas por duas caixas de ipê que revestem as paredes originais da construção e também servem de nicho. Este mesmo material reveste os pilares do local (CORBIOLI, 2005).

3.3.3 Aspectos Formais

A loja tem em sua fachada uma empena quase cega que é cortada por uma vitrine na horizontal. Foi feita a elevação destas empenas para criar platibandas e, no pátio, utilizou-se uma cobertura de telhas metálicas.

Figura 10: Loja Regatta Fonte: http://www.arcoweb.com.br/

As paredes de alvenaria foram revestidas externamente, de agregado mineral jateado e os panos de vidro proporcionam um contraste na volumetria do local.

No interior da loja, foram utilizados materiais de tonalidades neutras, iluminação zenital e lâmpadas de alto índice de reprodução de cores. As lâmpadas de alto índice de IRC proporcionam a visualização perfeita de cores e texturas, o que é importante neste projeto por se tratar de uma loja de tecidos.

(28)

40

O piso do pavimento térreo foi revestido por placas de cimento de textura lisa e também rugosa. O pavimento superior possui assoalho de madeira. E na área externa da edificação utilizou-se pisograma (CORBIOLI, 2005).

Está loja proporcionará ao projeto o referencial de uma obra contemporânea, com o uso de aberturas amplas de vidro e um vazio central com material translúcido para oferecer ao local a iluminação natural.

Figura 11: Vazio Central Fonte: http://www.arcoweb.com.br/

As obras apresentadas nos correlatos foram utilizadas como referência para a elaboração do projeto. A principal característica adotada foi a utilização da linguagem contemporânea, como uso de materiais modernos, platibandas, vidro, cheios e vazios, linhas retas, entre outros. Por se tratar de um hospital, as exigências e o plano de necessidades também foram baseados nestas obras.

(29)

4 DIRETRIZES PROJETUAIS

O partido da proposta é apresentar uma obra caracterizada pelos conceitos da arquitetura contemporânea, adequada aos animais que ali serão abrigados, para que estes tenham uma boa qualidade de vida, e, também, empregar o uso de materiais que proporcionem à obra ma significativa redução de gastos.

4.1 TERRENO

O terreno escolhido para a elaboração do projeto está localizado na Rua Giustina Genari, com a Rua Denio Giorgette, no bairro Tocantins. Este bairro é novo no município, foi loteado e asfaltado recentemente e faz parte da Zona Urbana 04.

Ver figura 12.

Próximo ao terreno está situada a Avenida Ministro Cirne Lima, uma das principais avenidas da cidade, onde localiza-se, por exemplo, a Fasul (Faculdade Sul Brasil).

Este local foi escolhido por ser mais retirado do centro da cidade, não possuir residências próximas, apenas algumas chácaras. Assim, o eventual barulho causado pelos animais do abrigo não será um incômodo para a vizinhança. O bairro está passando por uma fase de desenvolvimento e expansão, logo, estará acessível a toda a população.

O loteamento também dispõe de total infraestrutura urbana, com vias asfaltadas, sistema de água e esgosto, energia elétrica e galerias pluviais.

(30)

42 4.1.1 Ìndices Urbanísticos

Conforme dados retirados da lei municipal de uso e ocupação do solo urbano, para locais destinados à saúde, como é o caso do Hospital Veterinário, o uso foi tolerado, e o lote mínimo deve ser de 600m², coeficiente de aproveitamento 2, taxa de ocupação de 50%, taxa de permeabilidade de 25%, altura máxima de 4 pavimentos e recuos frontais de 4 metros. A área do terreno é de 5.067,28m².

Figura 12: Terreno

Fonte: Elaborado pelo Autor, 2010

(31)

4.2 INTENÇÕES FORMAIS

O conceito para realização da forma da edificação segue as características dos dados obtidos nas pesquisas do embasamento teórico. A utilização de volumes diferenciados entre si e materiais presentes na arquitetura contemporânea, como por exemplo, o uso de grandes aberturas em vidro para gerar iluminação e ventilação natural, superfícies translúcidas, madeira de demolição, barreiras contra a insolação direta, entre outros.

O resultado desta composição deve prever conforto aos animais, diminuição nos custos das atividades realizadas no local e também se tornar um atrativo para despertar o interesse da população a ir até o local não somente para desfrutar dos serviços oferecidos, mas também para ajudar na contribuição para a conservação do local.

Para a área destinada à realização de um pet shop (local para venda de produtos para animais) deve-se voltar a atenção ao produto que será vendido no local. Será importante criar um espaço que valorize o produto, com uma vitrine para expor os mesmos.

A área do hospital veterinário deverá apresentar fluxos coerentes com o seu uso, facilitando tanto a circulação quanto a distribuição das salas. O local seguirá as normas exigidas pela saúde e será empregado nele materiais adequados, como o piso emborrachado. Como o local será freqüentado também por pessoas e não somente animais, este deverá ser apresentado de forma agradável, mantendo o conceito de um hospital, porém com um aspecto diferenciado.

(32)

44

O espaço onde ficará o abrigo, contará com o conforto e higiene necessários para os animais. Além dos canis individuais, haverá também os canis comunitários e espaço aberto, com paisagismo adequado, para lazer destes animais.

4.3 PROGRAMA DE NECESSIDADES

Para a proposta do abrigo para animais abandonados junto com hospital veterinário, busca-se uma organização apropriada para o local, satisfazendo as necessidades das atividades a serem desenvolvidas no espaço, com o máximo de conforto e funcionalidade.

O abrigo será divido em setores denominados por: acesso principal, acesso para ambulância e funcionários, hospital veterinário, abrigo e administração.

O acesso principal será pela Rua Giustina Genari e o acesso para funcionários e ambulância será pela Rua Denio Giorgette.

4.3.1 Hospital Veterinário

• 1 Sala para venda de produtos para animais: 40m²

Gôndolas com produtos para venda e balcão de atendimento.

• 1 Recepção com I.S.: 20m²

Hall de entrada com balcão de atendimento e sala de espera.

• 1 Fármacia: 12m²

Pequena quantidade de medicamentos para venda.

• 1 Sala de atendimento emergencial: 20m²

Duas mesas para atendimento, gaiolas e lavatório.

(33)

• 3 Salas de internamento: 25m² cada

Mesa para atendimento e gaiolas individuais.

• 1 UTI: 20m²

Mesa para atendimento e gaiolas individuais.

• 2 Sala de área infecciosa: 20m² cada

Mesa para atendimento e gaiolas individuais.

• 1 Sala de Raio-x e Ultrasom: 25m²

Aparelho para raio-x e ultrasom.

• 1 Sala de higienização: 10m²

Lavatórios para higienização da equipe que trabalha no local.

• 4 Salas de atendimento: 25m² cada

Mesa de atendimento e lavatório.

• 2 Salas de cirurgia: 25m² cada

Mesa de atendimento e lavatório.

• 1 Sala de Banho e Tosa: 30m²

Lavatórios para banho dos animais e mesas com secadores.

• 1 Sala de preparo de animais: 15m²

Mesa de atendimento e lavatório.

• 1 Expurgo: 8m²

• 1 DML: 8m²

Armários para guardar materiais de limpeza.

• 1 Almoxarifado: 8m²

Armários para depósito de materiais diversos.

• 2 Dormitórios com I.S.: 18m² cada

Cama e armário para acomodar funcionários.

(34)

46

• 1 Sala para plantonista: 10m²

Cama e armário para acomodar o funcionário de plantão.

• 2 Vestiários (Masculino e Feminino): 15m² cada

Três cabines sanitárias e armário para guardar objetos pessoais.

• 1 Cozinha: 15m²

Equipamentos de cozinha e uma mesa para alimentação.

• 1 Estacionamento: 6 vagas

• 1 Estacionamento para ambulância: 3 vagas

4.3.2 Abrigo

• 20 Canis comunitários: 200m²

• 50 Canis Individuais: 300m²

• Área para lazer: 200m²

4.3.3 Administração

• 1 Sala da diretoria: 18m²

• 1 Sala para eventos: 100m²

• 1 Almoxarifado: 8m²

• 2 I.S. (Feminino e Masculino): 10m² cada

• 1 Sala de arquivos: 15m²

• 1 Recepção: 10m²

• 1 Copa: 15m²

(35)

4.4 FLUXOGRAMA

O fluxograma organiza os espaços do abrigo de animais abandonados, facilitando a visualização do funcionamento dos setores do local.

Figura 13: Fluxograma Fonte: Elaborado pelo Autor, 2010

(36)

48 6 CONSIDERAÇÕES

O município de Toledo, localizado no oeste do estado do Paraná, possui uma associação que abriga cachorros abandonados, conhecida por AFOCATO. Porém, a mesma não tem um local adequado para abrigar estes animais e nem muitos recursos para tratar da saúde e controle da vacinação dos mesmos. Esta situação ressalta a importância de se desenvolver um projeto adequado para a instalação da associação.

A pesquisa, realizada neste trabalho, traz dados sobre a situação dos animais abandonados e da associação. Além disso, apresenta as características da arquitetura contemporânea que servirá como partido formal para o desenvolvimento do projeto.

Foram apresentadas, também, duas obras de hospitais veterinários, mostrando o que é necessário nestes locais e, uma terceira obra, desenvolvida com base nos conceitos da arquitetura contemporânea e os dados do terreno onde será implantado o projeto do abrigo para cachorros abandonados.

Com a conclusão da pesquisa, relatou-se as diretrizes projetuais para o projeto, com a apresentação de um programa de necessidades, dos índices urbanísticos do terreno, intenção formal e fluxograma do local.

Assim, a pesquisa trouxe o conhecimento sobre o assunto que será de grande valia para a elaboração de um projeto adequado às necessidades da associação e que trará muitos benefícios para a cidade de Toledo.

(37)

REFERÊNCIAS

Abrigo Piccolina. Entidade de Proteção aos Cães. Avaré/SP, 2005. Disponível em:

<http://www.abrigopiccolina.org.br/> Acesso em: 08 mai. 2010.

Acipa. Associação Cidadã de Proteção aos Animais. Cascavel/PR. Disponível em: <http://www.acipacascavel.org/html/index.php/> Acesso em: 08 mai. 2010.

Clinivet. Hospital Veterinário. Curitiba/PR, 2006. Disponível em:

<http://www.clinivet.com.br/index.htm/> Acesso em: 08 mai. 2010.

CORBIOLI, N. Hospital é uma Obra Aberta. Projeto Design. ed. 248. São Paulo, 2000.

CORBIOLI, N. Materiais Despojados e Tons Neutros Realçam Produtos Expostos.

Projeto Design. ed. 303. São Paulo, 2005.

DUARTE, Natasha. A Origem do Cão Doméstico. Disponível em:

<http://www.estilors.com.br/pet/detail.php?pet=330&cat=7> Acesso em: 08 mai.

2010.

FAG, Manual de Trabalhos Acadêmicos. Disponível em:

http://www.fag.edu.br/academicon/. Acesso em: 20 mai. 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FRIZON, C. Afocato: há dois anos resgatando das ruas animais indefesos. Jornal do Oeste. 04 abr. 2010. Saúde, p. 2.

GHIRARDO, D. Arquitetura Contemporânea: uma história concisa. São Paulo:

Martins Fontes, 2002.

GÓES, Ronald de. Manual prático de arquitetura para clínicas e laboratórios. ed.

1. Edgard Blucher, 2006.

Hospital Veterinário Dra. Renata Saccaro. Caxias do Sul/RS. Disponível em:

<http://www.nideia.com.br/hospital/?hospital/> Acesso em: 08 mai. 2010.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1> Acesso em: 20 mai. 2010.

LAKATOS, E. M.; MALCONI M. A. Técnicas de pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e Interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Pedigree. Adotar é Tudo de Bom. Disponível em:

<http://www.adotaretudodebom.com.br/> Acesso em: 08 mai. 2010.

(38)

50

Planeta Bicho. Hospital Veterinário. Cascavel/PR. Disponível em:

<http://www.planetabicho.com/> Acesso em: 08 mai. 2010.

Portal Toledo. Conheça Toledo. Disponível em:

<http://www.portaltoledo.com.br/conheca/> Acesso em: 20 mai. 2010.

Prefeitura do Município de Toledo. História de Toledo. Disponível em:

<http://www.toledo.pr.gov.br/> Acesso em: 20 mai. 2010.

REBELLO, Yopanan C. P. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo:

Ziguarte, 2003.

Redevet. História da Medicina Veterinária. Disponível em

<http://www.blacklab.com.br/historiavet.html/> Acesso em: 29 abr. 2010.

ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Referências

Documentos relacionados

(essencialmente toalhas adamascadas, damasquilho de linho e algodão, panos de linho e lenços de linho e algodão, desenvolvidos essencialmente em 17 freguesias do concelho

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São