• Nenhum resultado encontrado

CORREÇAO DA PEÇA AKIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CORREÇAO DA PEÇA AKIRA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

PEÇA 01

PRATICA TRABALHISTA

Akira, gerente comercial, foi admitido em 03.03.15, seu empregador era a Empresa KKW, tendo demitido-o sem justa causa em 03.07.2016, seu salário mensal era a importância última de R$ 3.000,00 (três mil reais), a sede da empresa estava localizada em São Paulo, entretanto, Akira foi contratado e sempre prestou serviços em Mogi das Cruzes, Quando de sua demissão não recebeu nenhuma verba rescisória, sequer as guias do CD ou TRCT. Como advogado (a) de Akira, propor a medida judicial cabível.

CORREÇAO DA PEÇA – AKIRA

EXCELENTISSIMO SENJHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO TRABALHO DA MM. ....VARA DO TRABALHO DE MOGI DAS CRUZES – SP.

AKIRA, (QUALIFICAÇÃO NOS TERMOS DO ARTIGO 319 DO CPC), pronome, estado civil, gerente comercial, portador do RG nº. ..., SSP/UF), CPF Nº. ..., série nº. ..., (CTPS nº. ...,/UF), PIS nº. ..., nascido no dia , mês e ano, atualmente com ... anos, nome da mãe..., residente e domiciliado ( endereço completo, inclusive CEP), por seu procurador (doc.

Anexo), ou por seu procurador com escritório profissional (endereço completo, inclusive CEP), vem, respeitosamente, à presença de vossa Excelência (não abreviar) propor a presente

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, pelo procedimento sumaríssimo, nos termos do artigo 852 da Consolidação das Leis Trabalhistas.

em face de KKW, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº.

..., estabelecida (endereço completo, inclusive CEP), Mogi das Cruzes, SP, pelos motivos de fato e de direito seguintes:

PRELIMINARMENTE.

1. DAS INTIMAÇÕES, PUBLICAÇÕES E NOTIFICAÇOES. Requer seja efetuado as intimações, notificações e publicações em nome do (a) D. Patrono (a) Dr. (a) nome completo, inscrito (a) na OAB/UF nº. ..., com escritório profissional (endereço completo, inclusive CEP). {ESSE ITEM SOMENTE DEVERÁ SER UTILIZADO NA VIDA PRATICA PROFISSIONAL, SENDO QUE ATÉ O MOMENTO NÃO FOI COBRADO PELA OAB, ESSE PEDIDO OCORRE COM BASE NA SÚMULA 427 DO TST}.

2. DA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA. Inicialmente, cumpre salientar que o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo já decidiu que o ingresso antecipado à Comissão de Conciliação Prévia é mera faculdade do empregado, consoante a Súmula nº 2 do TRT/SP¹. Assim, é a presente para requerer o recebimento da

(2)

2

inicial, tendo em vista que não há que se falar em nulidade a ser arguida, tampouco falta de condição da ação ou ausência de pressuposto processual.

DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS.

I - DO CONTRATO DE EMPREGO. O reclamante laborou para a reclamada no período de 03.05.2015 a 03.07.2016 quando foi imotivadamente dispensado, não recebendo quaisquer verbas rescisórias até a presente data. Exerceu a função de gerente comercial, tendo recebido como último e maior salário a importância de R$ 3.000, 00 (três mil reais).

II- DAS VERBAS RESCISÓRIAS DEVIDAS AO RECLAMANTE. Conforme acima exposto, o reclamante foi dispensado pela reclamada sem justa causa, e , ao contrário do que determina a lei, esta não lhe pagou as verbas devidas no prazo determinado por lei.

O contrato de trabalho é protegido pela Constituição Federal, que em seu artigo 7º, I determina ser devida a indenização ao trabalhador imotivadamente dispensado. No inciso XXI do mesmo artigo, foi também garantido ao trabalhador o período de no mínimo 30 (trinta) dias de aviso prévio a demissão, sendo que a CLT , em seu artigo 487, parágrafo 1º, estabelece que o empregado que for dispensado de trabalhar durante este período deverá receber o valor do salário correspondente.

O empregador pode demitir o empregado sem justo motivo, entretanto, deverá realizar o pagamento das verbas rescisórias, tal como: aviso prévio, saldo salarial, férias vencidas + 1/3, férias proporcionais + 1/3, saque do FGTS + 40%, e seguro desemprego.1

Assim, deverá o reclamado realizar o pagamento de todas as verbas rescisórias ao reclamante, acrescido da multa do artigo 477, § 8º da CLT.

III- DAS GUIAS DE SEGURO DESEMPREGO, COMUNICAÇÃO DE DISPENSA E LEVANTAMENTO DO FGTS E MULTA DOS 40%, DA SUBSTITUIÇÃO DAS GUIAS POR INDENIZAÇÃO CIVIL. Ao demitir o reclamante, a reclamada também deixou de entregar as guias de seguros desemprego, comunicação de dispensa e para soerguimento do FGTS.

Desta maneira, requer a condenação da reclamada na obrigação de entregar as guias do seguro desemprego, comunicação de dispensa e levantamento do FGTS, mais multa dos 405 em primeira audiência, e, não fazendo requer a condenação da reclamada ao

1“SUMULA nº 2 – COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA ESTINÇÃO DE PROCESSO. ( Resolução Administrativa nº08/2002 –DJE 12/11/02, 19/11/2002, 10/12/2002 e 13/12/2002)) “O comparecimento perante a Comissão de Conciliação Prévia é uma faculdade assegurada ao Obreiro, objetivando a obtenção de um título executivo extrajudicial, conforme previsto pelo artigo 625-E.

parágrafo único da CLT, mas não constitui condição da ação, nem tampouco pressuposto processual na reclamatória trabalhista, diante do comando emergente do artigo 5º, XXXV da Constituição

?Federal “Sala de Sessões 23 de outubro de 2002”.

(3)

3

pagamento da indenização substitutiva do seguro desemprego, no valor de quatro parcelas do salário base do reclamante, e indenização do FGTS + multa dos 40%.

IV- DO FGTS + 40%. Tendo em vista que a reclamada dispensou o reclamante sem realizar o fornecimento das guias TRCT, sequer o pagamento do FGTS + 40% do período laboral, bem como a incidência do FGTS sobre todas as verbas contratuais.

Tem direito o reclamante a 8% + 40% de FGTS incidente sobre cada parcela salarial mensal, férias vencidas e proporcionais + 1/3, 13º salários vencidos e proporcionais, etc, devendo a reclamada comprovar com a defesa os recolhimentos mensais corretos, fornecendo-se ao autor a correspondente Guia para levantamento do FGTS.

V- MULTA DO ARTIGO 467 DA CLT. Tendo em vista que a reclamada frustrou o direito da reclamante de perceber as verbas rescisórias que teria direito, tais como: aviso prévio indenizado, 13º salário, férias + 1/3, FGTS + 40%, bem como entrega das guias de seguro desemprego e levantamento do FGTS, requer a intimação da reclamada para que pague em primeira audiência as verbas descritas acima, sob pena de aplicação da multa do artigo 467 da CLT, sobre todas as verbas de natureza indenizatória e salarial incontroversas.

VI- DA MULTA DO ARTIGO 477 DA CLT.

Tendo em vista que a reclamada não procedeu ao pagamento das verbas rescisórias na data aprazada por lei, ou seja, até 10 dias ao ato da notificação de dispensa, assim a Reclamante faz jus ao pagamento da multa do artigo 477, + 8º, da CLT com base na ultima remuneração percebida.

VII- DOS HONORÁRIOS ADVOCATICIOS.

O “jus postulandi” das partes esta extinto, por força do artigo 5º, LV, e 133 da Constituição que assegura AMPLA DEFESA, COM OS MEIOS A ELA NECESSÁIOS, NO PROCESSO JUDICIAL.

Trata-se de direito fundamental, de aplicação imediata (§1º, do artigo 5º). O próprio TST, recentemente, no AG-E-RR 292.840/96, AC. SBDI-1, 23.2.99, Relator Ministro Francisco Fausto (LTR 63.05/635), concluiu que: “o disposto no artigo 791 da CLT, jus postulandi, concede, apenas, o direito de as partes terem o acesso e acompanharem suas reclamações trabalhistas pessoalmente, nada mais. Uma vez ocorrido o acesso, o juiz fica obrigado por lei (artigos 14 a 19 da Lei 5.584/70) a regularizar a representação processual. Nos termos do artigo 1º da Lei 8.906/94, o ato de recorrer é privativo de advogado”. Portanto, a conclusão é a de que não pode haver AMPLA DEFESA SEM ASSISTÊNCIA DE ADVOGADO. Salvo as exceções que devem ser tratadas como tal, de aplicar- se, como regra geral, a norma do artigo 20 do CPC, por consequência.

Autoriza também o deferimento de honorários o artigo 1º inciso I e artigo 22 da Lei 8.906/94. Se assim não entendido, pondera-se também que o direito aos honorários pleiteados encontra apoio nos

(4)

4

permissivos assegurados pelo § 9º do artigo 789 da CLT, no artigo 5º, LXXIV da CF, encontrando-se preenchidos inclusive os requesitos previstos nas leis 1.060/50, 7.115/83 e 5.584/70.

Desta forma, deve a ação ser julgada procedente, condenando-se a primeira reclamada ao pagamento dos respectivos honorários e no percentil de 20% sobre o valor total da condenação, corrigida e atualizada, acrescida de juros compostos, compensatórios e da correção monetária e ou quando não ao menos pelo percentual de 15% incidentes sobre o valor total da condenação.

PARA VIDA PRÁTICA VIII- DA INDENIZAÇÃO DAS DESPESAS COM ADVOGADO (PERDAS E DANOS). O devedor deve responder perdas e danos, conforme previsto no direito pátrio pelo Código Civil, pelo instituto da reparação civil. Inclusive, no artigo 404 há a previsão de que as perdas e danos compreendem juros, custas e honorários advocatícios, sem prejuízo da pena convencional.

Embora na Justiça do Trabalho prevaleça a possibilidade do trabalhador postular diretamente seus direitos, é fato qual a complexidade do sistema dificulta o exercício desta faculdade, prejudicando o hipossuficiente, conforme o artigo 5º. LV e 133 da Constituição que assegura AMPLA DEFESA, COM OS MEIOS A ELA NECESSÁRIOS, NO PROCESSO JUDICIAL.

Como a conduta patronal gerou ao reclamante a necessidade de recorrer ao Poder Judiciário para ver seus haveres reconhecidos, deverá a reclamada arcar com as despesas que teve com os advogados que contratou, sob pena de ser prejudicado na composição de seu direito.

Por essa razão, o pleito de indenização das despesas com advogado se destina ao reclamante como forma de indenização de direito material, porque será dos créditos trabalhistas deste que será deduzido o pagamento dos honorários advocatícios, ou seja, não se trata de verba honorária decorrente de sucumbência de natureza processual e destinada ao profissional do Direito.

Desta forma, deve a ação ser julgada procedente, condenando-se a reclamada ao pagamento dos respectivos honorários no percentual de 30% sobre o valor total da condenação, corrigida e atualizada, acrescida de juros compostos, compensatórios e da correção monetária e ou quando não ao menos pelo percentual de 30% incidentes sobre o valor total da condenação, como forma de efetivar a justa e integral reparação aos danos decorrentes das despesas com honorários advocatícios suportados pelo reclamante, por ser medida de justiça.

IX- DA JUSTIÇA GRATUITA. Por preencher a reclamante os requisitos legais então previstos, desde logo suplica que lhe seja concedido os benefícios da Justiça Gratuita, nos termos das Leis nº 7.510/86, consoante declaração de pobreza firmada pela mesma (doc. Anexo).

(5)

5

DO PEDIDO

digne Vossa Excelência julgar os pedidos da presente reclamação trabalhista procedente para ao final:

Cálculos da peça Reclamação Trabalhista – Akira sem a projeção do aviso prévio. 1/3 = 33.333%

Admissão – 03.05.15

Demissão – 03.07.16 = 14 meses Salário – R$ 3.000,00

Aviso prévio – R$ 3.000,00 - Artigo 487 CLT Aviso prévio – R$ 300,00

Salário - R$ 3.000,00

Saldo salarial – R$$ 300,00

Férias vencidas + 1/3 R$ 3.999,99

Férias proporcionais (2/12) + 1/3 R$$ 6,665 13ª Salário proporcional (7/12) R$ 1.750,00 FGTS R$ 3.360,00 + 40% Multa = R$ 1.344,00 Valor da multa artigo 477 CLT R$ 3.000,00 Liberação das guias – TRCT e CD ...inestimável Multa artigo 467 CLT

50% a apurar R$ 17.360,64 Alguns cálculos

R$ 3.000 x 8% = 240 x 14 meses R$ 3.360 X 40% FGTS

Admissão 03.05.15 – 03.05.16  R$ 3.000,00+ 33.333 R$ 3.000,00 dividido por 12 vezes 2 = + 1/3 (33.33) % 13º (janeiro/Dez)

03.07.16 (7/12) 3.000,00 dividido por sete.

R$ 3.000 X 8% = 240 X14 = R$ 3.360,00

- OFÍCIO. Seja determinada também a expedição de ofícios denunciadores à DRT, CEF, RECEITA FEDERAL, POLICIA FEDERAL e/ou INSS para aplicação das medidas punitivas cabíveis diante das irregularidades aqui denunciadas (Lei 8.844/94).

- JUSTIÇA GRATUITA. Seja concedida ao autor os benefícios da Justiça Gratuita (Lei n.º 5.584/70, 1.060/50 e 7.115/83, com a redação que lhe deu a Lei .nº 7.510/86).

- JUROS E CORREÇÃO MONETÁRIA. Requer, ainda, a aplicação de juros e correção monetária, conforme disposição legal sobre todos os pedidos com incidência de valor monetário ou a apurar.

- COMPENSAÇÃO. A Reclamante requer seja concedido o benefício da compensação dos valores anteriormente pagos sobre os mesmos títulos aqui inseridos.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS. Requer-se ainda que as verbas de natureza salarial sejam pagas em primeira audiência, sob pena do artigo 467 da CLT, bem como requer que seja determinado à primeira reclamada a juntada aos autos do Contrato Social ou da ata de

(6)

6

Assembleia, nos termos do artigo 12, inciso VI do CPC, todos os comprovantes de pagamentos, de depósitos fundiários GR’s e RE’s, controle de frequência, sob as cominações dos artigos 355 e 359 do CPC.

INSS E IR. Requer, também, que as Contribuições Previdenciárias e Fiscais fiquem a cargo das reclamadas, em face do disposto no artigo 33, parágrafo 5º da Lei 8.541/92, entendendo-se como rendimento, somente os juros (Adin 493/DF), respeitando assim, a integridade salarial Constitucional e legalmente assegurada pelo artigo 7º, inciso IV da Constituição Federal e artigo 462 da CLT.

REQUERIMENTO FINAL. Requer, por fim, ainda:

1. A citação/notificação da reclamada, nos termos da lei, para que conteste apresente peça inaugural, sob pena de confissão e revelia,nos termos da lei processual vigente;

2. A condenação da reclamada ao pagamento de todas as parcelas pleiteadas, corrigidas e acrescidas dos juros compostos, condenando-a, inclusive, a arcar com o custeio das despesas processuais.

DAS PROVAS. Protesta provar por todos os meios de provas em direito admitidos, em especial: ouvida do preposto ou representante legal das reclamadas, oitiva de testemunhas, juntada de documentos presente e futuros, exames, perícias, vistorias e tantas outras quantas forem necessárias para prova de tudo quanto aqui afirmado.

DO VALOR DA CAUSA. Dá-se à causa o valor de (ENTRE DOIS ATÉ QUARENTA SALÁRIOS MÍNIMOS) para fins de alçada.

Termos em que, Pede deferimento.

LOCAL, DIA/MÊS E ANO.

ADVOGADO

OAB

Referências

Documentos relacionados

▪ Audição e/visionamento de: poemas musicados ou declarados música clássica e contemporânea peças de teatro..

Revista Tecnologias na Educação–Ano 4-Número 1– Julho -2012- http://tecnologiasnaeducacao.pro.br Diante do contexto exposto, foi buscado compreender a relação das

conseqüências de suas atitudes , jogando com a indefinição sempre.. acontecimentos são indefinidos apenas para o lado masculino pois elas se mantém absolutamente cientes de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Cada gerente, supervisor ou executante do CONTRATADO é o responsável pela segurança na área de trabalho de sua competência e todos devem assumir uma atitude de

como no caso do método da superposição, que necessita do conhecimento das impedâncias harmônicas, este método traz como dificuldade a necessidade de inserção de um capacitor

necessidades de mudanças na formação do enfermeiro para conseguir acompanhar as modificações produzidas na área da saúde na década de 80 e, especialmente, a partir de 90,

Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem