• Nenhum resultado encontrado

RELAÇÃO ENTRE DECLÍNIO COGNITIVO E QUEDAS EM IDOSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "RELAÇÃO ENTRE DECLÍNIO COGNITIVO E QUEDAS EM IDOSOS"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MARINA AMORIM GALLO

RELAÇÃO ENTRE DECLÍNIO COGNITIVO E QUEDAS EM IDOSOS

Belo Horizonte

(2)

Marina Amorim Gallo

RELAÇÃO ENTRE DECLÍNIO COGNITIVO E QUEDAS EM IDOSOS

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Fisioterapia, Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito para obtenção do título de Especialista em Fisioterapia, Geriatria e Gerontologia.

Orientadora: Prof.ª Dra. Rita de Cássia Guedes

Belo Horizonte

(3)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus por me conceder a dádiva da vida.

Aos meus pais Suzana e Waldemar por todo amor, apoio e ensinamentos.

Ao meu irmão Daniel e minha irmã de presente Andressa por estar juntos nos momentos mais difíceis.

Ao meu namorado Eduardo, minha melhor companhia, minha profunda gratidão.

À minha família em especial meus avós Clélia, Rosa, Zui e Waldemar pelas admiráveis experiências de vida, histórias. São exemplos para mim.

Aos meus amigos que estão sempre comigo, mesmo longe. Em especial, Lívia, Thaiana, Nayara e Paula. Sei que sempre poderei contar.

A minha equipe de trabalho Angela, Júlia, Ingrid, Joana e Rafa pelas trocas de conhecimento, pelo espírito de equipe e pela amizade. Agradeço por estar perto de vocês.

Aos meus pacientes e alunos, a todos eles, pelo carinho, por me fazerem querer aprender sempre.

(4)

RESUMO

Introdução: As quedas são responsáveis por grande parte das internações e intervenções cirúrgicas em idosos, com onerosos gastos públicos e transtornos familiares. Em contrapartida, o comprometimento cognitivo pode aumentar a chance de cair. O presente estudo reforça as interações existentes entre quedas e declínio cognitivo, bem como as intervenções através do exercício. Objetivos: Buscar evidências atuais que confirmam a relação entre o declínio cognitivo e quedas em idosos. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo, Lilacs, e PEdro no período de 2010-2015, nos idiomas pré-estabelecidos (inglês; português e espanhol). Dos artigos encontrados, foram selecionados 10 artigos para estudo. Resultados: Foram encontrados revisão sistemática, estudo prospectivo e ensaios clínicos relacionados com o tema. Dentre os artigos científicos pesquisados, a maioria aponta os efeitos positivos para as intervenções de exercícios, principalmente dupla-tarefa. Demostrando a importância da intervenção precoce e tratamento. Conclusão: Apesar da confirmação da relação entre declínio cognitivo e quedas, ainda há de ser aperfeiçoado os estudos dos mecanismos pelos quais a prevenção, através do exercício e dupla-tarefa pode preceder a prevenção de comprometimentos cognitivos e ainda mais estudos com grande amostragem.

(5)

ABSTRACT

Introduction: The falls are responsible for much of admissions and surgical interventions in the elderly, with costly public and family disorders spending. In contrast, the cognitive impairment may increase the chance of falling. This study reinforces the interactions between falls and cognitive decline, as well as interventions through exercise. Objectives: Search current evidence to confirm the relationship between cognitive decline and falls in the elderly. Methods: A literature review was performed in electronic databases Pubmed, Scielo, Lilacs, and Peter in the period 2010-2015, the pre-established languages (English, Portuguese and Spanish). Of the articles found, were selected 10 articles to study. Results: We found systematic review, prospective study and clinical trials related to the topic. Among the papers surveyed, most points the positive effects for the interventions of exercises, mainly double-task. Demonstrating the importance of early intervention and treatment. Conclusion: Despite the confirmation of the relationship between cognitive decline and falls, there is still to be improved studies of the mechanisms by which prevention through exercise and dual-task may precede the prevention of cognitive impairment and further studies with large sample.

(6)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO …......6

2. METODOLOGIA ...8

2.1 Estratégia de Busca ...8

2.2 Critérios de Inclusão e Exclusão ...8

3. RESULTADOS …......9

4. DISCUSSÃO …......17

5. CONCLUSÃO …......18

(7)

6

1. INTRODUÇÃO

Projeções que se diz respeito ao processo do envelhecimento da população brasileira demonstram que nas décadas de 80 e 90 houve uma redução mais acelerada das taxas de natalidade e mortalidade. Em contrapartida a taxa de fecundidade em 2004 atinge o nível de reposição desta da população, processo conhecido como transição demográfica.(MENDES et al., 2012). Sabe-se que o processo de mudança é longo, e que doenças infecto-contagiosas são substituídas por pandemias e doenças crônico-degenerativas. Em contrapartida as desigualdades sociais e complexos contextos históricos fazem com que nosso país alimente de violência, torna ocultas as soluções para este problema, ou seja, existe um despreparo cultural da população brasileira. Um envelhecimento que se caracteriza de forma saudável representa um importante desafio para o SUS. (VASCONCELOS et al., 2012)

Aproximadamente um terço dos idosos que vivem na comunidade caem pelo menos uma vez por ano em países desenvolvidos. Esta incidência aumenta com o passar da idade. As quedas ocorrem em aproximadamente 30% dos idosos que vivem na comunidade com idades acima de 60 anos teve uma experiência de queda por ano.(HSU et al., 2015) As quedas, em geral, ocorrem durante o deambular. Consequentemente, distúrbios da marcha têm sido associados com um risco aumentado das quedas.

(8)

7

A marcha não é mais considerada atividade motora automatizada, mas sim uma atividade que requer uma função executiva e de atenção, bem como julgamento de estímulos externos e internos. A função executiva é um recurso cognitivo essencial para caminhar normalmente, portanto deficiências neste setor estão associados tanto com demências quanto com risco de quedas. (MIRELMAN et al., 2012)

A dupla tarefa refere-se à habilidade de realizar mais de uma tarefa simultaneamente, como, por exemplo, caminhar e executar uma tarefa cognitiva ao mesmo tempo. Estudos observacionais demonstram que em idosos caidores a magnitude do desempenho da dupla tarefa é maior que nos idosos que não caem. Em recentes estudos epidemiológicos prospectivos relatam que o desempenho da marcha, sua variabilidade passo-a-passo durante uma dupla tarefa pode ser um marcador sensível que prediz quedas em idosos. (MIRELMAN et al., 2012) Sabe-se que existe um link entre mobilidade humana, risco de quedas e função cognitiva, porém é preciso ainda compreender melhor os mecanismos fisiopatológicos subjacentes a esta interação. (MONTERO-ODASSO et al., 2012)

(9)

8

2. METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão da literatura que retrata as recentes evidências da relação entre o treino cognitivo associado com o treino de marcha, ou dupla tarefa.

2.1 Estratégia de Busca

A busca científica foi realizada no período 2010-2015, com artigos datados entre 01/01/2010 à 01/07/2015, disponíveis à visualização. A pesquisa foi feita nos sites de busca Pubmed, PEdro, Scielo, Lilacs com os descritores quedas (falls), cognição (cognition) e idoso (elderly).

Foram encontrados no total 160 artigos no total, sendo eles 147 Pubmed, 1 PEdro, 8 Scielo, 4 Lilacs. Deste total foram selecionados para o estudo 10 artigos condizentes com a abordagem.

2.2 Critérios de Inclusão e Exclusão

(10)

9

3. RESULTADOS

Foram elegidos 10 artigos que apontavam as relações entre o declínio cognitivo e quedas em idosos, bem como suas aplicações práticas, avaliações, descrições na literatura. Destes 10 artigos, 3 apresentavam uma revisão da literatura, contendo de 25 a 37 estudos, sendo que um deles fez uma busca desde 1948 (HSU et al., 2012). Estes estudos se convergem aos efeitos positivos e promissores das intervenções cognitivo-motor. Porém um deles ainda acha a amostra insuficiente, e evidências pouco significativas, precisando de maiores estudos (SCHOENE et al., 2014). Um estudo sobre a relação entre declínio cognitivo e quedas usando a forma de abordagem complementar pôde ressaltar a importância do assunto e foi animador com seus resultados, relatando os efeitos da dupla-tarefa, dentre outras abordagens de intervenção. Destacou a sensibilidade e capacidade preditiva para quedas de um teste de dupla-tarefa em idosos sem distúrbios de marcha. Chama a atenção para novas estratégias para prevenção de quedas. (MONTERO-ODASSO, et al., 2012).

Destes estudos, 7 deles recrutaram participantes idosos com algum problema cognitivo. As amostras variavam de n=30 a n=1119 participantes, sendo que apenas uma pesquisa tinha uma amostra menor que n=60. Foi demostrada a sensibilidade como preditores para quedas a variabilidade da marcha com tarefa-dupla, função executiva, e de atenção.(MIRELMAN, et al.,2012). Em dois estudos acrescentam ainda sintomas de depressão atenuando o risco de quedas. Alguns testes também foram avaliados como preditores para futuras quedas em pacientes com comprometimento cognitivo. O teste encontrado com maior consistência foi o Timed up and go cognitive (TUG-COGNITIVO) realização do teste TUG adaptado, contando de trás para frente a numeração iniciando do 50 (FISCHER, et al., 2014).

(11)

10

Quadro1: Resumo dos artigos selecionados.

Autor/Ano Tipo de

Estudo Objetivos Resultados Conclusão

1 Schoene, D et al/ 2014

Revisão

Sistemática Determinar efeitos da os interactividade motor-cognitiva das intervenções no risco de

quedas em

idosos.

37 estudos

preencheram o critério de inclusão. Com amostras em grande maioria

de pequeno

porte.

Relataram em grande maioria

que as

intervenções melhoravam a perfrmance

fisica e

cognitiva, mas

não há

evidencias sobre o aspecto psicologico. Pouca diferença foi evidenciada entre grupos

quando se

tratava de

intervenções convencionais de interação cognitivo-motor.

Apesar de

mostrar uma melhoria nas intervenções, acham-se necessárias mais esudos com uma maior amotragem, por apresentar limitações.

2 Montero-Odasso, M/ et al

2012

Estudo

Descritivo Verificar importância da a inter-relação motor-cognitiva dos idosos e evidencias atuais de avaliação da marcha.

Estudo

detalhado a

respeito de

dupla-tarefa, estratégias de

prevenção do

risco de quedas como

intervenções medicamentosa

s e não

medicamentosa

s, avaliações

Embora ainda importantes questões

precisem ser explicadas, esta abordagem complementar

pode ser

(12)

11

foram abordada. E se

estimuladores cognitivos

podem mudar

de marcha de forma

significativa, poderia reduzir

o risco de

quedas e por sua vez tem um efeito

importante nos resultados

individuais e

sociais . 3 Mirelman,

A et al/ 2012

Estudo Prospectivo lngitudinal

Avaliar se a

redução da

função executiva é um fator de risco para quedas em idosos.

256 idosos da comunidade. A

marcha foi

avaliada de forma simples e

com dupla

tarefa. Somente

os indices

função executiva,

indice de

atenção e

variabilidade da

marcha com

dupla-tarefa foram

associados com risco de futuras

quedas. As

analise s de sobrevivencia indicaram que nos 66 meses de follow-up baixos scores

na função

executiva propiciam multiplas

A partir dos resultados da

pesquisa a

triagem da

função

executiva irá provavelmente

aumentar a

avaliação do

risco da queda ,

e que o

(13)

12

quedas.

4 Padubidri, A et AL 2014

Artigo

original Avaliar associação dos a caidores e não

caídores no

declínio cognitivo e testar se os sintomas

depressivos tem relação direta com declínio

cognitivo e

quedas.

1119

Participantes da População Estabelecida

Latino-Americana com uma ou mais quedas

apresentaram um baixo escore

no MEEM

durante o

período do

follow-up.

Apontam que pacientes com sintomas

depressivos poderiam iniciar intervenções

não-medicamentosa s antes de

iniciar o

tratamento com drogas anti-depressivas, pois os mesmos propiciam

quedas.

Existe relação entre o declínio cognitivo

íngrime na

mediação de sintomas

depressivos sintomas depressivos associando

quedas e

declínio cognitivo.

5

Valcarenghi, RV et al / 2010

Estudo quantitativo exploratório e descritivo.

Analisar a

influência de alterações na funcionalidade/co

gnição e

presença de

depressão em idosos

institucionalizado s que

tenham sofrido quedas, visando

à prevenção

desse acidente

O estudo contou

com a

participação de

30 idosos

institucionalizad os, e as quedas foram

percebidas nos pacientes com maior grau de independência, principalmente

durante o

banho.

Não houve

diferenças significativas na depressão em

relação as

(14)

13

6 Fischer, BL et al / 2014

Estudo de Ensaio Clínico

Verificar se o

TUG e TUG

modificado ( TUG cognitivo) são efetivamente potenciais

detectores de quedas cujo o risco de quedas está associado com declínio cognitivo em idosos.

120

participantes em

sua maiora

homens que

apresentam algum problema

de memoria

devido ao

declinio cognitivo.

As pontuações

TUG – cognitivo

foram fortemente associada com disfunção

executiva e

diferiram

sistematicament e entre caidores agrupados por

número de

quedas .

Os dados

sugerem que a avaliaçã do TUG-cognitivo apresenta informações promissoras. Sugerindo que outros estuds de validação de

medidas e

prospectivos sejam

realizados.

7 Schwenk, M et al / 2014

Estudo exploratório de validação

Explorar a

validade de

atividade física parâmetros

derivados de sensores (PA) para a previsão de quedas futuras em pessoas com demência .

77 idosos

participaram do estudo, sendo 88% residentes na comunidade

e 12%

institucionalizad os. Não houve diferença

significativa nos parâmetros de avaliação

convencional dos caidores e não caidores,

exceto na

“previous faller’’.

Conclui-se que ‘walking bouts average

duration’

associado com ‘previous faller’ é um melhor preditor de

quedas (

(15)

14

8 Davis, JC

et al / 2015 Estudo Secção de transversal

Identificar chave resultado

clinicamente relevante

medidas de

mobilidade e

função cognitiva que explicam a variação no bem-estar e saúde

relacionados a

qualidade de vida (QV ) entre a

comunidade de

idosos residentes .

O SPPB foi significativamen

te associada

com a QVRS e com o bem-estar após o ajuste para co-variáveis

conhecidas (P <0,05, ß não padronizados

(erro padrão)

0,023 (0,006 ) para a QVRS e 0,016 (0,003 ) para o bem-estar ) . A MoCA foi

significativamen

te associada

com o bem-estar após o ajuste para co-variáveis

conhecidas (p = 0,006 ) , SS não padronizados (Standard

Erro) 0,005

(0,002 ), mas

não com a

qualidade

relacionada à

saúde de vida ( p>0,05).

Descobrimos

que uma

medida de

mobilidade e

equilíbrio foi

associada a

QVRS e bem-estar . Contudo,

a função

cognitiva foi

(16)

15

9Close, J et

al/ 2014 Estudo Controlado Randmizado

Determinar se a intervenção tem efeitos benéficos nos desfechos

fisicos e

psicologicos, bem como qualidade de vida ds idosos

e seus

cuidadores. Examinando

custos e

potenciais

beneficios da intervenção d programa.

360 idosos com comprometimen to cognitivo , juntamente com seus

cuidadores, As

medidas dos

resultados incluirá o risco

de cair ,

qualidade de

vida, medidas

de função física e cognitiva , medo de cair e planejado e utilização

desordenada dos serviços de

saúde. Bem

como

determinar com os cuidadores

carga de

trabalho, lidar

com

estratégias,e

qualidade d

vida.

Os resultados terão direta implicações

para a

concepção e

implementação de intervenções

para esse

grupo de alto

risco de

pessoas mais velhas .

10 HSU, CL

et al / 2012 Revisão Sistemática identificar domínios os

cognitivos que

estão

significativamente associados com quedas ou risco de quedas em idosos.

Foi realizada

busca de

publicações datas desde 1948 até o no

do estudo.

Investigando diferentes

dominios da função cognitiva

e suas

associações com as quedas e risco de

quedas em

idosos com

Consistentes evidencias reportaram que

a função

executiva e dupla-tarefa são altamente associados com quedas e risco de quedas em idosos. Os resultados desta avaliação

irá ajudar

profissionais de

(17)

16

mais de 60

anos. 25

estudos foram incluidos na revisão. 12 estudos

relataram um associação positiva em

relação a

função cognitiva e quedas em

idosos. 13

estudos

reportaram que a dupla-tarefa é um preditor para quedas e risco para quedas em idosos.

pesquisadores no

desenvolviment o de rastreio e tratamento inovador

estratégias para mitigar o risco

de quedas,

(18)

17

4. DISCUSSÃO

Intervenções através dos exercícios físicos, como fortalecimento, treino do equilíbrio tem sido apresentados por reduzir os índices de quedas e risco de quedas. (SHOENE et al., 2014). Diretrizes atuais poderiam identificar os indivíduos em risco para quedas devido ao comprometimento cognitivo. (FISHER et al., 2014).

Apesar de alguns achados ainda serem incertos sobre o efeito do treinamento interativo cognitivo-motor (SHOENE et al., 2014). Graves prejuízos estão relacionado às quedas e achados sugerem que pesquisas para o cognitivo e problemas emocionais em recorrência das quedas poderiam ajudar a retardar o início das quedas relacionadas a doenças físicas e congnitivas (PADUBIDRI, et al.,2014. Em menores estudos podem não parecer que existe influência da depressão com quedas. (VALCARENGHI et al., 2010). Mais instrumentos poderiam ser usados para facilitar a avaliação de indivíduos idosos com questionáveis déficits de mobilidade e baixa dificuldade em execução e atenção, sendo sugerido por autores o TUG-cognitive (FISHER, et al., 2014).

(19)

18

5. CONCLUSÃO

(20)

19

REFERÊNCIAS

CLOSE, J.CT. et al. Can a tailored exercise and home hazard reduction program reduce the rate of falls in community dwelling older people with cognitive impairment: protocol paper for the i-FOCIS randomised controlled trial. BMC Geriatrics, n.14, p.89, 2014.

DAVIS, J.C. et al. Mobility and cognition are associated with wellbeing and health related quality of life among older adults: a cross-sectional analysis of the Vancouver Falls Prevention Cohort. BMC Geriatrics, n. 15, p.75, 2015.

FISCHER, B.L. et al. Performance Based Assessment of Falls Risk in Older Veterans with Executive Dysfunction. J Rehabil Res Dev, v.51, n. 2, p. 263–274, 2014.

HSU, C.L. et al. Examining the relationship between specific cognitive processes and falls risk in older adults: a systematic review. Osteoporos Int, v.23, n. 10, p. 2409– 2424, 2012.

MENDES, A. C. et al. Assistência pública de saúde no contexto da transição demográfica brasileira: exigências atuais e futuras. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(%), p. 955-964, mai, 2012

MIRELMAN, A. et al. Executive Function and Falls in Older Adults: New Findings from a Five-Year Prospective Study Link Fall Risk to Cognition. PLoS ONE, v. 7, n. 6, p. e40297, 2012.

MOTERO-ODASSO, M. et al. Gait and Cognition: A Complementary Approach to Understanding Brain Function and the Risk of Falling. J Am Geriatr Soc, n. 60, p.2127–2136, 2012.

PADUBIDRI, A. et al. Falls and cognitive decline in Mexican Americans 75 years and older. Clinical Interventions in Aging, n. 9, p. 719–726, 2014.

SCHOENE, D. et al. The effect of interactive cognitive-motor training in reducing fall risk in older people: a systematic review. BMC Geriatrics, n. 14, p.107, 2014.

SCHWENK, M. et al. Sensor-derived physical activity parameters can predict future falls in people with dementia. Gerontology, v. 60, n. 6, p. 483–492, 2014.

VALCARENGHI, R.V. et al. Alterações na funcionalidade/cognição e depressão em idosos institucionalizados que sofreram quedas. Acta Paul Enferm, v. 24, n. 6, p.828-33, 2011.

Referências

Documentos relacionados

Esta petite phrase (assim é traduzido o sound bite em francês), citada em discurso direto pelos meios de informação, diz respeito a uma declaração que se destaca

Estado recebeu do Governo Federal repasses no valor de R$18.698,80 milhões e, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa

Entrar para o diret´ orio /etc e a partir deste copiar os arquivos que come¸ cam com ’a’ do diret´ orio ∼/docs/relatorios para o diret´ orios /docs/imagens/dir22. Criar o

103 Tradução: Seria verdade se pudéssemos enumerar as sequências computáveis por meio finitários, mas o problema de enumerar as sequências computáveis é equivalente ao problema

Este programa deve iniciar-se durante a obra e permanecer por pelo menos um ano após o inicio da operação; III – Obter outorga de cap- tação d’água junto aos órgãos

Fluxo Principal: 1.O sistema solicita os dados da nova campanha: - Nome - Créditos - Descrição - Data de Publicação - Hora de Publicação - Data de Expiração - Hora de Expiração

responsabilidades  Coordenador do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da New Atlântica – University Institution of Portugal, desde 01 de Setembro

Esse resultado foi principalmente impactado pelos resultados de hedge, que totalizaram uma despesa de R$40,9 milhões frente a uma receita de R$43,8 milhões no