• Nenhum resultado encontrado

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 ASSOCIADA A ANEMIA EM IDOSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 ASSOCIADA A ANEMIA EM IDOSOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA

( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE

( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 ASSOCIADA A ANEMIA EM IDOSOS

Ana Paula de Melo1 Danielle Cristyane Kalva Borato2 Stella Bortoli 3 Margarete Aparecida Salina Maciel 4

Resumo: A deficiência de vitamina B12 (vit.B12) é considerada um importante problema de saúde pública,

principalmente entre pessoas idosas. A baixa concentração dessa vitamina pode resultar em um quadro de anemia megaloblástica e ainda, disfunções neurológicas isoladas também são relatadas, mesmo sem anemia aparente. Idosos institucionalizados formam um grupo que necessita de atenção `a saúde, devido a maior vulnerabilidade para doenças. Exames laboratoriais auxiliam a prática clínica, cuidado e escolha terapêutica adequada para melhora no quadro clínico de cada paciente, diminuindo as chances da doença causar sérios danos hematológicos e psiconeurológicos irreversíveis. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a associação entre a baixa dosagem de vit.B12 e a presença de anemia, em idosos residentes na instituição Asilo São Vicente de Paulo. Participaram do estudo todos idosos que realizaram a dosagem de vit.B12 e hemograma no período de fevereiro a dezembro de 2019. Dos 84 idosos investigados, 7 (8,2%) apresentaram baixa dosagem de vit.B12 e destes, 4 (57,1%) apresentavam um quadro anêmico associado. Assim, o presente projeto de extensão contribui para diagnóstico precoce das doenças, possibilitando início de terapêutica mais rápido e melhora na qualidade de vida dos pacientes. Para os discentes participantes agrega experiências em suas formações, que não seriam adquiridas apenas em salas de aula.

Palavras-chave: Cobalamina. Anemia. Diagnóstico Laboratorial. Idosos.

1

Graduanda participante do projeto de extensão; Universidade Estadual de Ponta Grossa; curso de Farmácia;

e-mail: aninha6612@outlook.com

2

Professora orientadora do projeto de extensão; Universidade Estadual de Ponta Grossa; curso de Farmácia, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas; e-mail: dckalva@hotmail.com

3

Professora supervisora do projeto de extensão; Universidade Estadual de Ponta Grossa; curso de Farmácia, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas; e-mail: sbortoli@uepg.br

4

Professora coordenadora do projeto de extensão; Universidade Estadual de Ponta Grossa; curso de Farmácia, Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas; e-mail: msalina@uepg.br

(2)

NOME DO PROGRAMA OU PROJETO

Contribuição laboratorial à saúde em uma instituição de longa permanência de idosos de Ponta Grossa – Paraná. 2a Edição.

PÚBLICO-ALVO

Idosos de ambos os gêneros, residentes na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) popularmente conhecido como Asilo São Vicente de Paulo.

MUNICÍPIOS ATINGIDOS

Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

LOCAL DE EXECUÇÃO

As ações extensionistas foram executadas na ILPI, Asilo São Vicente de Paulo, fundada em 26 de setembro de 1926. Os exames laboratoriais foram realizados no Laboratório Universitário de Análises Clínicas (LUAC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

JUSTIFICATIVA

A vitamina B12 (cobalamina) participa de diversas reações bioquímicas do organismo, sendo de especial importância para funcionamento da homeostasia fisiológica (FUTTERLEIB, CHERUBINI, 2005). Desta forma, sua deficiência é considerada um importante problema de saúde pública, principalmente entre pessoas idosas (PANIZ et al., 2005).

O Brasil possui 14,5% de sua população constituída por idosos e estimativas apontam um possível aumento para 34,88% em 2050 (IBGE, 2020). Tais alterações demográficas requerem cuidados, pois é nessa fase da vida que sucedem inúmeras alterações fisiológicas, incluindo as alterações hematológicas, doenças neurológicas e psiquiátricas (FUTTERLEIB, CHERUBINI, 2005).

As causas de deficiência de vitamina B12 estão relacionadas a carência nutricional, redução na absorção, desordens da absorção intestinal, doenças inflamatórias do intestino, supercrescimento bacteriano e alterações autoimunes, como na anemia perniciosa

(3)

(COUSSIRAT, 2011). As manifestações clínicas da deficiência de vitamina B12 podem apresentar um quadro clássico de anemia megaloblástica, devido ao defeito na síntese de DNA, associada ou não a sintomas neurológicos, ou permanecer assintomática e levar a manifestações neuropsiquiátricas irreversíveis (PERUCHA et al., 2017). Portanto, disfunções neurológicas isoladas podem ser o resultado clínico da deficiência crônica de vitamina B12 mesmo sem nenhum sinal de anemia (PANIZ et al., 2005). Desta forma, o diagnóstico precoce da deficiência de vitamina B12 é de grande importância para evitar danos patológicos irreversíveis (PANIZ et al., 2005).

Diante disso, a realização de exames periódicos, como a dosagem de vitamina B12, em idosos residentes em ILPI é de suma importância para melhora na atenção clínica desses pacientes. O diagnóstico precoce auxilia na prática médica para escolha da melhor conduta terapêutica e resulta em melhora na qualidade de vida e longevidade dos idosos.

OBJETIVOS

Avaliar a associação entre a baixa dosagem de vitamina B12 e presença de anemia em idosos residentes na ILPI.

METODOLOGIA

As ações do projeto de extensão, por alunos e professores ocorreram semanalmente às quintas-feiras, em uma sala apropriada para atividade na própria instituição. Foram coletadas amostras de sangue dos idosos que apresentavam-se em jejum médio de 8 a 12 horas. As coletas majoritariamente foram realizadas por punção venosa (raros casos de punção arterial), com agulhas 0,7 x 25 mm e seringas de 10 ou 20 ml, dependendo da quantidade de exames solicitados para cada paciente. As amostras de sangue foram distribuídas em tubo gel separador, para dosagem de vitamina B12 e em tubo com anticoagulante EDTA, para realização do hemograma. Os tubos utilizados para dosagem de vitamina B12 foram protegidos da luz envoltos por papel alumínio.

Para o transporte das amostras até o LUAC-UEPG, os tubos foram colocados em estantes na posição vertical e posteriormente em uma caixa térmica, a fim de não sofrerem alterações por influência de temperatura. As análises laboratoriais foram realizadas, pelos alunos do 5º ano do curso de Farmácia, supervisionados pelos professores responsáveis.

(4)

Para este estudo foram selecionados todos os idosos que apresentaram solicitação médica de vitamina B12 e hemograma, no período de fevereiro de 2019 a dezembro de 2019 e excluídos os que não realizaram estes exames. As informações pessoais, idade e sexo, foram obtidas do cadastro dos pacientes no LUAC-UEPG.

Para os idosos que apresentaram dosagem diminuída de vitamina B12 (valores menores que 200 pg/mL) as concentrações de hemoglobina foram analisadas para o diagnóstico laboratorial de anemia, de acordo com os valores de referência da Organização Mundial da Saúde: < 12 g/dL para o sexo feminino e < 13 g/dL para sexo masculino (WHO, 2011).

Os resultados foram expressos pela estatística descritiva em média e desvio-padrão para variável idade e número e percentual para os demais resultados, em forma de gráficos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPG, parecer nº 2.745.328/2018.

RESULTADOS

Foram analisados 85 resultados da dosagem de vitamina B12 dos idosos residentes na ILPI. A idade média dos idosos foi de 79,0 ± 9,2 anos, sendo 54 (64%) do gênero feminino e 31 (36%) do masculino (Figura 1).

Figura 1: Composição do amostra do estudo

Fonte: Autoria prória (2019)

Sete (8,2%) dos idosos apresentaram deficiência na dosagem de vitamina B12, a distribuição com relação ao gênero está representada na Figura 2. Os indivíduos com baixa dosagem de vitamina B12 foram analisados para o diagnóstico laboratorial de anemia e destes, quatro (57,1%) apresentaram anemia (Figura 3).

(5)

Figura 2 - Relação entre número resultados examinados e quantidade de pacientes com baixa dosagem de vitamina B12, de acordo com o gênero

Fonte: Autoria prória (2019)

Figura 3 - Comparação entre os idosos com baixa dosagem de vitamina B12 e presença de anemia, de acordo com o gênero

Fonte: Autoria prória (2019)

Para os discentes participantes, o projeto acrescentou experiência em momentos de coletas difíceis, de negação de pacientes com medo ou com baixa capacidade cognitiva para entender o momento, junto a necessidade de conduzir essas situações para prosseguir, sem irritar o paciente. A extensão universitária melhora a comunicação interpessoal com equipe e pacientes e aumenta a capacidade de interpretação dos resultados laboratoriais. Assim, os momentos vivenciados na extensão, extramuros da universidade, agregaram à formação profissional pelas experiências proporcionadas e que, dentro da universidade, não seriam possível observar. O como agir em situações diversas relacionadas a diferentes pacientes, com menor uso de termos técnicos que possam confundi-los, sem porém esquecer a ciência e a aplicação da empatia em todas as situações, assegurando a confiança profissional.

(6)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com dados coletados observa-se que entre os idosos moradores da ILPI a uma taxa pequena de pacientes com deficiência de cobalamina, esse resultado levanta a hipótese da alimentação que a instituição proporciona, com preparo por nutricionista e horários regrados para refeições. Além do cuidado recebido da equipe de saúde da instituição. No entanto, quatro idosos apresentaram deficiência de vitamina B12 sem presença de anemia, que devem ser avaliados para presença de possíveis disfunções neurológicas. Dessa forma, o projeto de extensão contribui para o diagnóstico precoce das doenças que acometem os idosos institucionalizados e com o início de terapêutica mais rápido contribuindo com a melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Além disso para os acadêmicos participantes, o projeto acrescenta experiência em coletas difíceis, fala com o paciente e melhor interpretação dos resultados laboratoriais.

APOIO

PROEX/ Fundação Araucária - Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária (EDITAL PROEX/ PIBIS N° 004/2019).

REFERÊNCIAS

COUSSIRAT, C. Prevalência de Deficiência de Vitamina B12 e Ácido Fólico e sua

Associação com Anemia em Idosos Atendidos em um Hospital Universitário. 2011.

78 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FUTTERLEIB, A., CHERUBINI, K. Importância da Vitamina B12 na Avaliação Clínica do Paciente Idoso. Revista Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 15, n. 1, p. 74-78, jan./mar. 2005.

IBGE. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 19 de agosto de 2020.

PANIZ, C. et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, Rio de Janeiro. v. 41, n. 5, p. 323-34, out. 2005.

PERUCHA, V. F. R. et al. Vitamina B12 e métodos de avaliação de consumo alimentar em idosos: uma revisão integrativa. Revista Médica de Minas Gerais (RMMG), Belo Horizonte, v. 26, n. 1821, p. 1-9, 2017.

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Haemoglobin Concentrations for the Diagnosis of Anaemia and Assessment of Severity. Vitamin Mineral Nutrition

Referências

Documentos relacionados

Caso o sistema Juventude web, ou sistema substituto, entre em funcionamento antes do fim do prazo da Validação Provisória, a entidade terá o prazo de até 60 dias, após o

Anemia Perniciosa: É comum entre os idosos sendo devido a falta de um fator específico nas secreções gástricas necessárias para a absorção da vitamina B12.. Diagnóstico

Para obtermos uma demonstra¸c˜ ao, no sentido matem´ atico do termo, de uma afirma¸ c˜ ao envolvendo limites, torna-se necess´ ario definir com rigor e precis˜ ao o que

1 — A construção de instalações de apoio à atividade agrícola é permitida nos espaços agrícolas e florestais desde que a área total de construção dos edifícios do assento

Revitalizar a visão da administração da década de 70, orientada pela ótica da administração cientifica ( Perel, 1977; Treckel, 1967) seria ineficaz e

Em contraste, a anemia por défice de ferro, habitualmente microcítica hipocrómica, e a anemia por deficiência de folato ou vitamina B12, macrocítica

Firmeza: é um dos principais indicadores para avaliar a maturação de frutas, fornecendo critérios confiáveis para estabelecer o momento ideal de colheita para pêssegos. Os valores

A questão é que no pós-golpe emergiram fortes divergências entre a música nacional e internacional, primeiro o fato de que se levantou uma defesa do desenvolvimento de