• Nenhum resultado encontrado

MODELOS: FP-11-1 FP-11-2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MODELOS: FP-11-1 FP-11-2"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MODELOS: FP-11-1

FP-11-2

(2)

Furadeira de impacto

Instruções gerais de segurança Atenção!

Por favor, leia e compreenda todas as instruções. Não seguir as instruções abaixo pode resultar em choques elétricos, incêndios e/ou séria lesões pessoais.

Especificações tecnicas

Modelo: FP-11-1 FP-11-2 Voltagem: 127V 220V

Potência: 750 W 750 W Tamanho do Mandril: 13 mm 13 mm Velocidade Sem Carga: 0-2900 rpm 0-2900 rpm

Características

Antes de usar, por favor, familiarize-se com os seus principais componentes:

1. Mandril

2. Alça auxiliar 3. Alavanca para avanço/retrocesso

4. Gatilho interruptor 5. Botão de trava para funcionamento contínuo 6. Seletor de modo de operação

(3)

Acessórios

Manual de Instruções 1 peça Alça auxiliar 1 peça Medidor de profundidade 1 peça Chave do Mandril 1 peça

Instruções gerais de segurança Área de Trabalho

1. Mantenha a área de trabalho limpa e bem iluminada. Mesas de trabalho abarrotadas e lugares escuros propiciam acidentes. 2. Não opere ferramentas elétricas em lugares com presença de líquidos inflamáveis, gases, ou pó. Ferramentas elétricas produzem fagulhas que podem inflamar gases ou pó.

3. Mantenha crianças e observadores distantes enquanto operar a ferramenta. Distrações podem ocasionar a perda de controle.

Segurança Elétrica

1. As tomadas da ferramenta devem coincidir com a tomada de parede. Nunca modifique o plugue de forma alguma. Não use adaptadores de tomada com ferramentas elétricas que utilizem fio-terra. Plugues sem modificações e tomadas correspondentes reduzem o risco de choque elétrico.

2. Evite o contato corporal com superfícies que tenham contato com o solo, como canos, radiadores, fogões e refrigeradores. Há maior risco de choques elétricos se seu corpo estiver em contato com o solo. 3. Não exponha a ferramenta à chuva ou a lugares molhados. A entrada de água na ferramenta aumenta o risco de choque elétrico. 4. Não faça mau uso do fio. Não carregue a ferramenta pelo fio ou retire a ferramenta da tomada puxando pelo fio. Mantenha o fio distante de bordes afiados ou peças em movimento. Substitua o fio imediatamente se este estiver danificado. Fios danificados aumentam o risco de choque elétrico.

5. Quando operar a ferramenta em ambientes externos, use um fio extensor para trabalhos pesados. Use-o em combinação com um disjuntor diferencial residual (RCD) (DR em português).

6. Se for inevitável operar a ferramenta em lugares muito úmidos, use um disjuntor diferencial residual (RCD) (DR em português). O uso de DR reduz o risco de choques elétricos.

7. Recomendação: Utilize um disjuntor diferencial residual com uma corrente residual de 30 mA ou menos.

(4)

Segurança Pessoal

1. Tenha atenção, concentre-se no que está fazendo e tenha bom-senso quando operar a ferramenta. Não use-a se estiver cansado ou se tiver bebido, usado drogas ou medicamentos. Apenas um momento de distração pode resultar em sérias lesões pessoais.

2. Use roupas adequadas. Não use roupas soltas ou joias e

acessórios. Prenda seu cabelo, se ele for longo. Mantenha seu cabelo, roupas e luvas distantes das partes em movimento, pois eles podem ficar presos nas peças em movimento.

3. Evite o início acidental. Verifique que o interruptor esteja desligado (“OFF”) antes de conectar na tomada. Não conecte a ferramenta na tomada com o seu dedo no interruptor, nem conecte-a com o interruptor na posição “ligado” (“ON”).

4. Retire as chaves de ajuste ou as chaves de fenda antes de ligar a ferramenta. Uma chave de fenda ou de ajuste conectada a peças em movimento pode ocasionar danos pessoais.

5. Não estenda-se além do possível. Sempre mantenha os pés firmemente posicionados e equilibrados. Isto lhe proporcionará melhor controle da ferramenta em situações inesperadas.

6. Utilize equipamentos de segurança. Sempre utilize protetores para os olhos, máscaras para pó, sapatos antideslizantes, capacetes e protetores para os ouvidos. Óculos de grau ou óculos de sol NÃO são suficiente proteção para os olhos.

Uso da Ferramenta e Cuidado

1. Utilize braçadeiras ou outros instrumentos para fixar e segurar a peça de trabalho em uma superfície estável. Segurar a peça de trabalho com as mãos ou contra o corpo é instável e pode ocasionar perda de controle.

2. Use a ferramenta somente para o que foi desenvolvida. Use a ferramenta correta para cada utilização. A ferramenta adequada fará um trabalho melhor e mais seguro.

3. Não use a ferramenta se o interruptor de ligar/desligar não estiver funcionando; Qualquer ferramenta que não puder ser controlada através do interruptor é perigosa e deve ser reparada antes de seu uso.

4. Desconecte a tomada da fonte de energia antes de fazer qualquer ajuste, de trocar acessórios ou de armazenar e guardar a ferramenta. Estas medidas de segurança podem reduzir o risco de iniciar a ferramenta acidentalmente.

5. Guarde a ferramenta longe do alcance de crianças e de outras pessoas incapazes de operá-la. Ferramentas são perigosas nas mãos de pessoas sem capacidade de operá-las.

6. Tenha cuidado com a manutenção da ferramenta. Mantenha as peças de corte afiadas e limpas. Ferramentas com boa manutenção e

(5)

peças afiadas são têm menos riscos de emperrar e são mais fáceis de controlar.

7. Verifique os desalinhamentos e peças emperradas, ruptura de peças e qualquer outra condição que possa afetar o funcionamento da ferramenta. Se estiver danificada, leve-a para conserto antes de usá-la. Muitos acidentes são causados por ferramentas

com má manutenção.

8. Use apenas acessórios recomendados pelo fabricante para o seu modelo de ferramenta. Acessórios que podem ser adequados para uma ferramenta podem ser perigosos se usados com outra.

Serviço de Atendimento e Conserto

1. A manutenção e o conserto da ferramenta devem ser realizados somente por pessoal qualificado. A manutenção realizada por pessoas não qualificadas pode ocasionar acidentes e danos.

2. Quando consertar a ferramenta, verifique que são utilizadas apenas peças substitutas idênticas às originais. Siga as instruções na parte de “manutenção” deste manual. O uso de peças não recomendadas ou não obedecer às instruções de manutenção podem ocasionar riscos de choques elétricos e acidentes.

Instruções de segurança específicas

1. Use protetores de ouvidos quando usar a furadeira de impacto. A exposição a ruídos pode causar perda de audição.

2. Use alças auxiliares fornecidas com a ferramenta. A perda de controle pode causar danos pessoais.

3. Use braçadeiras para firmar a peça de trabalho. Um apoio instável pode causar o emperramento da furadeira, resultando em perda de controle e danos.

4. Trapos, panos, fios, cordas e similares nunca devem permanecer na área de trabalho. Mantenha a área livre de perigos que possam causar tropeções.

5. Prenda seu cabelo, se ele for longo. Mantenha seu cabelo, roupas e luvas distantes das partes em movimento, pois eles podem ficar presos nas peças em movimento.

6. Se realizar perfurações em paredes, pisos ou áreas similares, certifique-se de que não haja tubulações de gás, água ou cabos na trajetória da perfuração.

1. Certifique-se de que as brocas não entrem em contato com os cabos. Não aponte a ferramenta em direção a pessoas.

2. Sempre desconecte a ferramenta antes de trocar as brocas para evitar um arranque acidental da ferramenta.

3. Mantenha a broca afiada. Exerça somente uma única força axial adequada sobre a ferramenta. Empregar excessiva força resultará em sobrecarga do motor. Reduza a pressão imediatamente se a

(6)

velocidade do motor desacelerar de repente durante a perfuração. Em caso de emperramento, desligue imediatamente a ferramenta; Quando a perfuração alcançar um lugar oco, reduza relativamente a força axial.

4. Não permita o contato da broca com a peça de trabalho antes de que a ferramenta esteja ligada e operando à máxima velocidade. Somente desligue a ferramenta quando ela não estiver mais em contato com a peça de trabalho. Antes de deixar a ferramenta quando for parar de utilizá-la, permita que a ferramenta pare completamente. 5. Não toque na broca depois da operação. Ela estará muito quente.

Montagem Atenção!

Sempre verifique que a furadeira esteja desligada e a tomada desconectada da fonte de energia antes de fazer qualquer ajuste.

Colocando e Retirando Brocas Colocando uma broca:

Insira a chave do mandril em um dos três furos da parte frontal do mandril; permita o acoplamento dos dentes da chave com os do mandril. Gire a chave em sentido anti-horário para que o anel exterior do mandril gire, fazendo com que a entrada do mandril se abra. Abra a entrada o suficiente para que a haste da broca possa ser inserida. Insira a broca até o seu limite, permitindo o máximo contato entre a entrada do mandril e a haste da broca. Aperte a entrada do mandril girando a chave em

sentido horário.

Removendo uma broca:

Utilize a chave para abrir a entrada do mandril e remova a broca.

Alça Auxiliar

A alça auxiliar fornecerá controle adicional, suporte e orientação para furar. A alça auxiliar pode girar 360° para obter uma posição mais confortável e mais fácil de operar.

Instalando a Alça auxiliar:

1. Gire a alça auxiliar em sentido anti-horário para afrouxar o seu anel. 2. Deslize a alça auxiliar pelo mandril até o corpo da furadeira. 3. Gire a alça em sentido horário até o ângulo desejado e aperte o anel da alça auxiliar.

(7)

Estabelecendo o Medidor de Profundidade

Para o controle preciso da profundidade de perfuração, você pode utilizar o medidor de profundidade.

A alça auxiliar possui um furo para o encaixe do medidor de

profundidade. Afrouxe a alça auxiliar, insira o medidor de profundidade pelo furo até que a distância entre o extremo do medidor de

profundidade e a broca seja a desejada. Aperte firmemente a alça auxiliar novamente e o medidor de profundidade também ficará preso.

Operação

Ligando/Desligando (On/Off)

Precaução! Verifique que a ferramenta esteja em bom estado.

O gatilho interruptor desta ferramenta tem como característica possibilitar a variação de velocidade.

1. Ligando/Desligando: Conecte a tomada na fonte de energia. Lentamente, pressione o gatilho.

2. Pressione o gatilho acionador para que a ferramenta ganhe velocidade. A ferramenta alcança a máxima velocidade quando o gatilho estiver totalmente pressionado. Solte o gatilho completamente para que a ferramenta se detenha.

3. Para o funcionamento contínuo: Pressione o botão de trava para funcionamento contínuo depois de que o gatilho interruptor esteja completamente pressionado e, logo, solte o gatilho interruptor. Para parar a ferramenta, pressione totalmente o gatilho interruptor e o botão de trava para funcionamento contínuo voltará a sua posição original.

Ajuste do limite de velocidade

Você pode limitar a velocidade máxima utilizando o disco indicador localizado no gatilho acionador.

Para aumentar a velocidade, gire o indicador em sentido horário (com o indicador voltado para o usuário).

Para reduzir a velocidade, gire o indicador em sentido anti-horário.

Seleção de Avanço/Retrocesso

A alavanca de avanço/retrocesso determina a direção de rotação do mandril. Para selecionar a rotação de avanço, solte o interruptor liga/desliga (on/off) e empurre a alavanca de avanço/retrocesso para o lado direito (R) da ferramenta. Para selecionar retrocesso, empurre a alavanca para o lado esquerdo (L) da ferramenta.

Observação: Quando mudar a posição da alavanca, certifique-se de que o gatilho não esteja apertado e que o motor esteja

(8)

Seleção de Modo de Operação

Você pode usar a furadeira como furadeira simples ou como furadeira de impacto. Use o Seletor de modo Furadeira/Furadeira de Impacto para selecionar a função desejada somente quando a ferramenta estiver totalmente parada.

1. Gire o seletor para o sinal “ ” para usar a função de furadeira simples.

2. Gire o seletor para o sinal “ ” para usar a função de furadeira de impacto.

Observação: A função de furar com impacto deve ser utilizada apenas

na direção de avanço.

Furando Metais

1. Para melhor desempenho, use brocas de aço de alta velocidade para furar aço ou metais.

2. Gire o seletor de modo de furar para o modo furadeira. 3. Prenda a peça de trabalho antes de furar.

4. Faça uma marcação central para marcar o lugar do furo na peça de trabalho.

5. Comece a furar em uma velocidade muito baixa para evitar que a broca deslize e saia do ponto inicial.

6. Mantenha a velocidade e pressão tais que permitam furar sem sobreaquecer a broca. Aplicar demasiada pressão ocasionará: sobreaquecimento da broca, desgaste do rolamento, brocas torcidas ou queimadas, furos descentralizados ou de formato irregular. 7. Quando fizer furos grandes em metais, é recomendável furar com uma broca pequena, no início. Logo, finalize com uma broca maior. Também lubrifique a broca com óleo para melhorar a capacidade de furar e aumentar a vida útil da broca.

Furando Madeiras

1. Para melhor desempenho, use brocas de aço de alta velocidade para furar madeiras.

2. Gire o seletor de modo de furar para o modo furadeira. 3. Prenda a peça de trabalho para evitar que esta se mova enquanto fura.

4. Comece a furar em uma velocidade muito baixa para evitar que a broca deslize e saia do ponto inicial. Aumente a velocidade conforme a broca avança sobre o material.

5. Quando furar através de buracos, coloque um bloco de madeira atrás da peça de trabalho para evitar bordas desiguais ou estilhaçadas do lado de trás do furo.

(9)

6. Não bloqueie o gatilho na posição “on” do botão de trava quando a furadeira precisar ser parada subitamente.

Furando Alvenaria

1. Para melhor desempenho, use brocas de impacto com pontas de carboneto de tungstênio para furar ladrilhos, azulejos, concreto, etc. 2. Gire o seletor de modo de furar para o modo furadeira de impacto. 3. Aplique uma pressão suave e velocidade média para obter melhores resultados em tijolos.

4. Aplique pressão adicional e alta velocidade para materiais mais duros, como concreto.

5. Quando furar azulejos, pratique em um pequeno pedaço para determinar a melhor velocidade e pressão.

Para o Correto Uso

1. Antes de operar, use óculos protetores. Certifique-se de que as brocas estejam afiadas, recomendadas para o material a ser furado. 2. Sempre segure a ferramenta com uma mão na alça traseira e a outra mão na alça auxiliar.

3. Quando furar materiais muito duros, é necessário aplicar uma pressão firme. Entretanto, uma pressão excessiva não melhora o desempenho da furadeira, apenas é aplicada uma pressão desnecessária na furadeira e nas brocas.

4. Sempre aplique a pressão em linha reta em relação à broca quando utilizar a furadeira. Use suficiente pressão para manter a broca avançando, mas não empurre com demasiada força para evitar o emperramento do motor ou danos na broca.

Atenção! Se a furadeira emperrar, solte o gatilho imediatamente e

retire a furadeira do material para determinar a causa do emperramento.

5. Para minimizar o risco de emperramento súbito e rompimento do material, reduza a pressão na furadeira e alivie a broca.

6. Quando fizer um furo profundo ou largo, tenha atenção à retirada de poeira. Retire a broca e repita a operação, se necessário, para evitar o excessivo desgaste da broca, uma operação pouco eficiente ou o emperramento resultante do bloqueio da área.

7. Mantenha o motor funcionando quando retirar a broca do furo. Isto ajudará a evitar emperramentos.

Atenção!

Se algum destes eventos ocorrer durante o uso, a fonte de energia deve ser desligada imediatamente e a ferramenta deve ser verificada minuciosamente por pessoal qualificado e consertada, se necessário: 1. As partes giratórias emperram ou a velocidade cai anormalmente.

(10)

2. A ferramenta vibra anormalmente acompanhada de ruídos incomuns.

3. A carcaça do motor se aquece anormalmente.

4. Grandes fagulhas são produzidas ao redor da área do motor.

Manutenção Advertência!

A manutenção preventiva feita por pessoal não qualificado pode resultar no mau posicionamento dos fios e componentes internos que podem ocasionar sérios riscos.

Cuidado!

Sempre verifique que a ferramenta esteja desligada e desconectada da tomada antes de realizar qualquer inspeção ou manutenção.Limpe com frequência as saídas de ar com ar seco comprimido. Não tente limpar a ferramenta inserindo objetos pontiagudos pelas aberturas.

Cuidado!

Alguns limpadores e solventes podem causar danos às partes plásticas. Alguns deles são: gasolina, tetracloreto de carbono, solventes com cloro, amônia e detergentes caseiros que contenham amônia.

1. Verifique os parafusos de montagem com frequência e assegure-se que estão devidamente firmes.

2. Limpe com frequência as saídas de ar da ferramenta. 3. As escovas devem ser verificadas periodicamente e escovas desgastadas sevem ser substituídas imediatamente por pessoal qualificado.

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Como ainda as reclamadas não tomaram ciência plena dos termos d peça de aditamento, a fim de não prejudicar os princípios do contraditório e da ampla

2º - A Educação Especial tem como finalidade possibilitar apoio curricular de caráter complementar e suplementar à formação dos educandos por meio do Atendimento