• Nenhum resultado encontrado

FEDERAÇÃO PAULISTA DE KENDÔ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEDERAÇÃO PAULISTA DE KENDÔ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CAMPEONATO PAULISTA DE KENDÔ POR EQUIPES 2017

1. DA INSCRIÇÃO DE ATLETAS, DATA, LOCAL E HORÁRIO DO CAMPEONATO 1.1. Data limite para Inscrição: conforme estabelecido na Carta Convite.

1.2. Formulário de Inscrição: encaminhado com a Carta Convite da FPK.

1.3. Local e data: A data, o local e o horário do campeonato estarão informados na Carta Convite. 1.4. Participantes: Poderão ser inscritos para o campeonato todos os atletas das entidades filiadas à FPK e à CBK, desde que estejam devidamente inscritos na CBK, excetuando-se os atletas da categoria iniciantes sem bogu que estarão dispensados de estarem inscritos na CBK.

2. DA COMPETIÇÃO E CATEGORIAS

2.1. Modalidade de Competição e Categorias: As competições do Campeonato Paulista de Kendô por Equipes de 2017 serão realizadas entre EQUIPES de 5 atletas competidores e divididas conforme as seguintes categorias, todas MISTAS (masculino e feminino):

(i) Iniciantes sem Bogu – “Shoshinsha”

(ii) Mirim

(iii) Infantil

(iv) Juvenil

(v) Aspirante Adulto

(vi) 1º e 2º Dan Adulto

(vii) 3º Dan e Acima Adulto

(viii) 45 anos e acima

(ix) Múltipla

2.2. Sistema de Disputa: As competições serão realizadas pelo sistema de eliminatórias simples ou “Round Robin” (classificatórias), a ser determinado e divulgado pela Comissão Organizadora após o recebimento das inscrições, podendo haver a adoção do sistema de eliminatórias simples para algumas categorias e o “Round Robin” para outras.

2.3. Inscrição: Em cada uma das categorias de disputa, exceto na categoria Múltipla, as Academias/Associações poderão inscrever (i) equipes já previamente formadas ou (ii) atletas de forma isolada que irão compor equipes a serem formadas pela Comissão Organizadora após o recebimento das inscrições ou que, a critério da Comissão Organizadora, poderão ser alocados em equipes inscritas de forma incompleta.

2.3.1. Composição da Equipe: Cada equipe deverá ser inscrita com o mínimo de 3 + 0 atletas (três titulares e nenhum reserva) e o máximo de 5 + 1 atletas (cinco titulares e um reserva optativo) e as posições de cada um dos atletas na equipe (Senpo, Jiho, Chuuken, Fukusho, Taisho e Reserva) deverão ser indicadas no ato da inscrição, sendo que a posição do atleta faltante numa equipe de 4 (quatro) atletas corresponderá a do Jiho e numa equipe de 3 (três) atletas corresponderão a do Jiho e do Fukusho, conforme esquematizado na figura abaixo:

(2)

Completa 4 atletas 3 atletas Senpo O O O Jiho O Chuuken O O O Fukusho O O Taisho O O O Reserva Optativo

2.3.2. Limite de Inscrição: Não haverá limitação do número de equipes que cada Academia/Associação poderá inscrever em cada uma das categorias, bem como do número de atletas a serem inscritos de forma isolada.

2.3.3. Inscrição de Equipes Incompletas: Para a inscrição de 2 ou mais equipes pela mesma Academia/Associação numa categoria, as equipes deverão ser completas (pelo menos 5 atletas), antes da formação de uma nova equipe, conforme exemplificado na figura abaixo:

Equipe 1 Equipe 2 Equipe 1 Equipe 2 Equipe 3

Senpo O O Senpo O O O

Jiho O Jiho O O

Chuuken O O Chuuken O O O

Fukusho O O Fukusho O O

Taisho O O Taisho O O O

Reserva Optativo Reserva Optativo Optativo

2.3.4. Inscrição de Equipes Adultas com Atletas de Graduação Inferior: Nas categorias adultas, a Academia/Associação poderá completar a equipe com a inscrição de 1 (um) ou 2 (dois) atletas de graduação inferior, respeitando-se o que estabelece o item 2.3.5. deste regulamento.

2.3.5. Inscrição de Atleta em Mais de Uma Categoria: Um mesmo atleta não poderá ser inscrito em mais de uma categoria, com exceção dos atletas com 45 anos e mais de idade que poderão participar desta categoria, além da categoria correspondente à sua graduação ou para completar uma equipe em categoria superior à sua.

2.4. Categoria Múltipla: As disputas na categoria Múltipla serão realizadas a exclusivo critério da Comissão Organizadora, dependendo da quantidade de equipes e atletas inscritos em cada uma das demais categorias e também do tempo disponível para a realização do campeonato, podendo haver mais de uma categoria Múltipla.

2.4.1. Formação das Equipes: Caso se decida pela realização das disputas nesta categoria, as equipes serão formadas pela Comissão Organizadora por atletas de diferentes categorias, da mesma academia ou mista (de diversas academias), e o formato da disputa será definido e divulgado após o recebimento das inscrições.

2.4.2. Participação na Categoria Inscrita: A alocação de um atleta numa categoria Múltipla não o impedirá de disputar a competição na categoria em que tenha sido inscrito, se esta vier a ser realizada.

(3)

2.5. Lutas entre Equipes: Para competir, cada equipe deverá ter a presença de no mínimo 3 (três) atletas, sendo que o(s) atleta(s) faltante(s) deverão respeitar o item 2.3.1.

2.5.1. W.O. (Fusengati): Num confronto entre equipes com quantidades diferentes de atletas, será declarada a vitória por W.O. (Fusengati) para o atleta da equipe com maior número, respeitando o posicionamento do item 2.3.1, pela contagem de 2 (dois) Ippons contra nenhum, conforme esquematizado na figura abaixo:

Equipe 1 X Equipe 2 Senpo O O Senpo Jiho O 2 x 0 Jiho WO Chuuken O O Chuuken Fukusho O O Fukusho Taisho O O Taisho

Reserva Optativo Reserva

Equipe 1 X Equipe 2 Senpo O O Senpo Jiho O 2 x 0 Jiho WO Chuuken O O Chuuken Fukusho O 2 x 0 Fukusho WO Taisho O O Taisho

Reserva Optativo Reserva

2.5.2. Realocação de Atletas: Se, previamente ao início das competições da categoria, uma equipe não possa competir por não ter a presença mínima de 3 (três) atletas, a Comissão Organizadora, a seu exclusivo critério, poderá completar essa equipe com a realocação de um atleta de outra equipe ou realocar os atletas dessa equipe para completar outras que estejam incompletas.

2.5.3. Escalação da Equipe (1): A escalação dos atletas que irão competir por uma equipe, bem como a posição desses atletas na equipe, poderão ser alteradas a cada confronto por equipe, desde que as alterações sejam comunicadas à mesa da quadra onde a luta será realizada quando as equipes forem chamadas para comparecer à quadra (com exceção do primeiro confronto do campeonato, que deverá seguir a ordem inscrita).

2.5.4. Escalação da Equipe (2): Na falta de qualquer comunicação de alteração à mesa, irá prevalecer a relação dos atletas titulares e suas respectivas posições informadas no formulário de inscrição da Academia/Associação e divulgadas no programa da competição. 2.6. Realização da Competição numa Categoria: Em todas as categorias, as competições por equipes serão realizadas somente se houver um número mínimo de 03 (três) equipes inscritas. Caso contrário, os inscritos poderão ser realocados para a formação de categorias Múltiplas, conforme previsto no item 2.4.

2.7. Premiação: Em todas as categorias, haverá premiação para as equipes colocadas em 1º e2º lugares e as duas colocadas em 3º.

(4)

3. DO TEMPO, FORMA DE DISPUTA E CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

3.1. Tempo e Forma de Disputa das Lutas Individuais: O tempo regulamentar de cada luta individual (Shiai) será definido pela Comissão Organizadora e anunciado na abertura do campeonato. A luta será decidida por Sanbonshobu (melhor de 03 pontos), excetuando-se os Shiais na categoria Shoshinsa.

3.1.1. Shoshinsha: as disputas nesta categoria serão realizadascom execuções de Kirikaeshi (1 vez), Men Uchi (2 vezes) e Kote-Men Uchi (2 vezes) e decididas por decisão majoritária dos árbitros (Hantei).

3.1.1. Empate (Hikiwake): Não haverá prorrogação de tempo para os Shiais sem vencedores após o tempo regulamentar, sendo este considerado como empate (Hikiwake).

3.2. Critérios de Determinação da Equipe Vencedora: A equipe vencedora será determinada pelos seguintes critérios, aplicados na ordem abaixo apresentada:

a) Maior número de vitórias nos Shiais;

b) Maior número de pontos, sendo que, nos Shiais da categoria Shoshinsha, será computado como ponto do atleta cada bandeira levantada a seu favor.

c) Persistindo o empate, cada equipe deverá designar um atleta, para um Shiai de desempate (Daihyo-sen), em Ipponshobu e sem limitação de tempo.

3.3. Round Robin / Critério de Classificação das Equipes: Nas disputas em formato Round Robin, a classificação das equipes em seus grupos será determinada pelos seguintes critérios, aplicada na ordem abaixo apresentada:

a) maior número de vitórias por equipe;

b) maior número de vitórias nos Shiais (sem considerar a vitória em Daihyo -sen); e c) maior número de pontos conquistados (sem considerar o ponto obtido em

Daihyo-sen).

3.3.1. Empate entre Duas Equipes: Em caso de empate entre duas equipes, será considerada melhor classificada a equipe que tiver vencido o confronto direto entre elas.

3.3.2 Empate entre Três Equipes: Em caso de empate entre três equipes, cada equipe deverá designar um atleta para a realização de Daihyo-sen, em formato Round Robin, em Ipponshobu e sem limitação de tempo, após a qual a classificação será determinada pelos seguintes critérios, aplicada na ordem apresentada:

a) maior número de vitórias nos Daihyo -sen; b) vitória em Daihyo-sen em menor tempo; e c) novo confronto entre os atletas empatados .

3.4. Alteração do Tempo de Luta e Critérios de Desempate: Em caso de necessidade para garantir o encerramento do campeonato no tempo disponível para a sua realização, a Comissão Organizadora poderá, a qualquer tempo e mesmo durante o transcorrer do campeonato, vir a alterar o tempo de luta e a forma de desempate estabelecidos no s itens 3.1, 3.2, 3.3 e seus subitens deste regulamento.

(5)

4. TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1 Será estabelecida pela Comissão Organizadora e estará discriminada na Carta Convite, bem como a forma de pagamento.

5. DO REGULAMENTO

5.1. O Regulamento, a Carta Convite e o Formulário de Inscrição serão enviados via e-mail às

academias e estarão disponíveis no site da FPK (www.fpkendo.org.br).

5.2. Com exceção das alterações previstas no item 3.4 deste regulamento, as alterações nas regras do Regulamento, quando houver, serão informadas por ocasião do encaminhamento de informes às Academias convidadas, via e-mail, bem como da publicação destas no site da FPK

(www.fpkendo.org.br).

5.3. Caberá exclusivamente à Comissão Organizadora do Campeonato dirimir dúvidas sobre este regulamento e deliberar sobre quaisquer questões aqui não previstas.

Atenciosamente,

Federação Paulista de Kendô

Comissão Organizadora

Referências

Documentos relacionados

Inclusão de “todos” os cidadãos – • amostra representativa dos comportamentos dos cidadãos no espaço de Gaia • respostas que permitam a satisfação Materialização da

Remeter as Contas Consolidadas do Município relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2016, à Assembleia Municipal da Covilhã, nos termos e para efeitos

Aprovar a minuta de Protocolo de Apoio a celebrar entre o Município da Covilhã e o Grupo Recreativo Vitória de Santo António, tendo por objeto o apoio no âmbito das atividades

Artigo 8º - A Academia será administrada por uma Diretoria constituída por presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro secretário,

O Consumidor, no dia 26/07/13, principiou reclamação, através da ficha de atendimento supra, contra os fornecedores ACER DO BRASIL LTDA e JBR MOVEIS E

Tanto no M1 quanto no M2 do GT, os resultados foram estatisticamente significativos em todos os testes (p = 0,00), comprovando que o treinamento com pesos, quando realizado

A Biblioteca da ESHTI oferece um serviço indispensável de apoio às actividades de ensino e de investigação e extensões desenvolvidas na ESHTI-UEM, através da recolha,

– Se não desactivar a demonstração, esta será retomada cinco segundos após a aparelhagem comutar para o modo Espera Economia de Energia ou Espera.. Modo