• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA À COMUNIDADE INTERNA PROJETO DE ENSINO IDIOMAS NO CÂMPUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA À COMUNIDADE INTERNA PROJETO DE ENSINO IDIOMAS NO CÂMPUS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CÂMPUS ANÁPOLIS

CHAMADA À COMUNIDADE INTERNA PROJETO DE ENSINO – “IDIOMAS NO CÂMPUS”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus de Anápolis faz saber, que estarão abertas no período de 31 de março a 04 de abril as inscrições para o PROJETO DE ENSINO IDIOMAS NO CÂMPUS, oferecido aos candidatos da comunidade interna.

1. DA INSCRIÇÃO, CURSOS E VAGAS

1.1. Os interessados nos cursos de idiomas, abaixo especificados deverão comparecer à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - GEPEX do IFG/ Câmpus Anápolis, no período de 31 de março a 04 de abril, para preencher a ficha de inscrição, nos seguintes horários:

DIAS HORÁRIOS LOCAL

Segunda a sexta-feira 14h às 18h GEPEX/IFG/Câmpus Anápolis Sala T-204

1.2. Serão realizadas inscrições de acordo com o número de vagas estabelecidas por turma mais o equivalente a 50% (cinquenta por cento) para a composição de lista de espera, conforme quadro abaixo: CURSO DE IDIOMA Comunidade Interna (IFG) Lista de Espera TOTAL Dia e horário do curso Vigência do curso Espanhol I (Profa. Ms. Lorena Ribeiro) 15 7 22 quartas-feiras, das 16h às 18h 16/04/2014 a 16/07/2014 Espanhol I (Profa. Ms. Jane Faquinelli) 15 7 22 quintas-feiras, das 16h às 18h 17/04/2014 a 17/07/2014 Inglês I (Prof. Dr. André Perez) 15 7 22 terças e sextas-feiras, das 17h30 às 18h30 15/04/2014 a 18/07/2014 Inglês I (Profa. Ms. Aline Gomes) 15 7 22 terças-feiras, das 16h às 18h 15/04/2014 a 15/07/2014

1.3. As vagas são destinadas exclusivamente à comunidade interna do IFG Câmpus Anápolis, incluindo alunos regularmente matriculados e servidores do câmpus, que não estejam afastados.

2. DA SELEÇÃO

2.1. A seleção consiste na classificação de candidatos de acordo com o número das vagas ofertadas, por turma, aptos à matrícula conforme a presente chamada, bem como a classificação de candidatos para compor a lista de reserva. Estes serão convocados de acordo com a ordem de classificação, no caso de desistência ou desclassificação dos candidatos aprovados.

(2)

2

2.2.1. Aluno/a do 2º ano curso de Comércio Exterior; 2.2.2. Aluno/a do 1º ano curso de Comércio Exterior; 2.2.3. Aluno/a do 4º ano dos cursos técnicos integrados;

2.2.4. Aluno/a do 6º período do curso de Tecnologia em Logística, do 8º período do curso de Licenciatura em Química, do 7º período do curso técnico integrado Proeja;

2.2.5. Aluno/a do 3º ano dos cursos técnicos integrados;

2.2.6. Aluno/a do 5º período do curso de Tecnologia em Logística, do 7º período do curso de Licenciatura em Química, do 6º período do curso técnico integrado Proeja;

2.2.7. Aluno/a dos demais períodos/anos do ensino médio ou superior; 2.2.8. Servidor/a do quadro permanente.

2.3 Alunos do mesmo curso e período serão classificados de acordo com o Coeficiente de Rendimento Acadêmico e critérios socioeconômicos.

2.4. A lista dos candidatos selecionados e a lista de espera serão divulgadas no site do IFG/Câmpus Anápolis (www.ifg.edu.br/anapolis), no dia 09 de abril de 2014.

3. DAS MATRÍCULAS

3.1. As matrículas serão realizadas na Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – GEPEX do IFG/Câmpus de Câmpus Anápolis, nos dias 10 e 11 de abril de 2014, das 14h às 18h.

3.2. O aluno classificado dentro do número de vagas deverá preencher a ficha de matrícula.

3.3. Em caso de impedimento do candidato para efetuar sua matrícula, o mesmo poderá enviar um representante legal (pai, mãe ou outra pessoa) com procuração com firma reconhecida.

3.4. O candidato menor de idade deverá comparecer com o seu responsável legal, que assinará a ficha de matrícula.

3.5. Será permitida a matrícula por procuração nas seguintes modalidades: procuração registrada em cartório competente ou procuração particular, com firma reconhecida. Em ambos os casos, deve constar que a procuração se destina à matrícula no IFG/Câmpus Anápolis, no Projeto de Ensino “Idioma no Câmpus”. O procurador deve ter maioridade perante a lei.

3.6. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade do procurador.

3.7. A procuração ficará anexada ao formulário de cadastro ou da matrícula, sendo necessária uma procuração para cada aluno, se for o caso.

3.8. Cada candidato poderá matricular-se em apenas uma turma do Projeto de Ensino “Idioma no Câmpus”, oferecido pelo IFG/Câmpus Anápolis.

3.9. Ao efetuar sua matrícula no Curso de Extensão do IFG/Câmpus Anápolis o aluno não poderá trancá-la, sob pena de perder a vaga em definitivo.

3.10. Caso haja desistência por parte de um candidato matriculado, o IFG/Câmpus Anápolis entrará em contato com o primeiro candidato de lista de espera, que deverá confirmar sua vaga na data designada, apresentando a documentação obrigatória, como descrito no subitem 3.2. Em caso de não confirmação, o IFG/Câmpus Anápolis entrará em contato com o segundo candidato da lista de espera e assim sucessivamente até o preenchimento de todas as vagas ofertadas.

3.11. Caso os candidatos aprovados em 1ª chamada não confirmem suas matrículas até o dia 11/04, uma 2ª chamada será publicada no dia 14 de abrile os convocados deverão fazer a matrícula no dia 15 de abril, na GEPEX/IFG/Câmpus Anápolis, Sala T-204, no período das 14h às 18h.

4. DAS OBRIGAÇÕES E DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. O aluno matriculado que não comparecer à primeira aula deverá apresentar justificativa e esta será analisada pelo professor, caso contrário terá sua matrícula cancelada e para seu lugar será chamado o primeiro da lista de espera. Uma segunda falta consecutiva, independente de justificativa, implicará no cancelamento automático de sua vaga.

(3)

3

4.2. A inscrição implica automaticamente o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas pelo IFG/Câmpus Anápolis nesta chamada, das quais o candidato ou seu representante legal não poderão, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.

4.3. O IFG/Câmpus Anápolis não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos alheios à sua responsabilidade.

4.4. É de inteira responsabilidade dos candidatos as informações prestadas no ato da inscrição. 4.5. Serão anuladas, a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas nesta chamada ou que contenham informações falsas.

4.6. Em qualquer etapa da seleção, em caso de dúvida, os candidatos deverão se dirigir a GEPEX do IFG/Câmpus Anápolis.

4.7. Os casos omissos, não previstos nesta Chamada Pública, serão julgados pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - GEPEX do IFG/Câmpus Anápolis, para os quais só cabem recursos junto à Direção Geral do IFG deste câmpus.

5. CRONOGRAMA

CÂMPUS IFG PERÍODO ATIVIDADES

Anápolis

31 de março a 04 de abril Período de Inscrições (das 14h às 18h) 09 de abril Divulgação dos classificados e lista de espera 10 e 11 de abril Matrículas (das 14h às 18h)

14 de abril Divulgação de 2ª chamada

15 de abril Matrícula dos classificados em 2ª chamada (das 14h às 18h)

15 de abril Início das aulas de Inglês I

16 de abril Início das aulas de Espanhol I – Profa. Ms. Lorena Ribeiro 17 de abril Início das aulas de Espanhol I – Profa. Ms. Jane Faquinelli

Anápolis, 31 de março de 2014.

Thiago Eduardo Pereira Alves Daniel Silva Barbosa Chefe do Departamento de Áreas

(4)

4 ANEXO I

CURSOS DE IDIOMAS – PROJETO DE ENSINO “IDIOMAS NO CÂMPUS” IFG CÂMPUS ANÁPOLIS

IFG/CÂMPUS ANÁPOLIS

Av. Pedro Ludovico, s/n, Residencial Reny Cury, Anápolis-GO

CURSO PROFESSOR(A) DIAS DA SEMANA HORÁRIO

Espanhol I Profa. Ms. Lorena Ribeiro) quartas-feiras das 16h às 18h

Espanhol I Profa. Ms. Jane Faquinelli) quintas-feiras das 16h às 18h

Inglês I Prof. Dr. André Perez) terças e sextas-feiras das 17h30 às 18h30

Inglês I Profa. Ms. Aline Gomes) terças-feiras das 16h às 18h

Nome do proponente (coordenador)

Profa. Dra. Paula Graciano Pereira Área de

conhecimento Linguística, Letras e Artes Carga horária 128 h/a total, 2 h/a semanais. Modalidade Projeto de Ensino

Número de Vagas 15 cada turma

Público alvo Comunidade interna do câmpus Anápolis

Critérios de Classificação

Em ordem decrescente, serão pontuados os candidatos que atendem os seguintes critérios:

1. Ser aluno/a do 2º ano curso de Comércio Exterior; 2. Ser aluno/a do 1º ano curso de Comércio Exterior; 3. Ser aluno/a do 4º ano dos cursos técnicos integrados;

4. Ser aluno/a do 6º período do curso de Tecnologia em Logística, do 8º período do curso de Licenciatura em Química, do 7º período do curso técnico integrado Proeja;

5. Ser aluno/a do 3º ano dos cursos técnicos integrados;

6. Ser aluno/a do 5º período do curso de Tecnologia em Logística, do 7º período do curso de Licenciatura em Química, do 6º período do curso técnico integrado Proeja;

7. Ser aluno/a dos demais períodos/anos do ensino médio ou superior; 8. Ser servidor/a do quadro permanente.

- Demanda socioeconômica e rendimento acadêmico. Data de início das

aulas 15/04/2014 Data de término

das aulas 18/07/2014

Objetivos

Suprir as necessidades de alunos e servidores do IFG no que diz respeito à aprendizagem de línguas estrangeiras (inglês e espanhol);

Ampliar a oferta de ensino de línguas em nosso Instituto; Oferecer oportunidade de enriquecimento cultural.

Metodologia

Será oferecido curso regular de língua inglesa e espanhola, compreendendo o nível básico, com duração de 2 anos (4 semestres letivos), divididos em 4 módulos: Inglês I, II, III e IV e Espanhol I, II, III e IV.

Os cursos serão desenvolvidos por meio com aulas interativas (FIGUEIREDO, OLIVEIRA, 2012; HEDGE, 2000; JOHNSON, 1992; MCKAY, 2010; RICHARDS; RODGERS, 1992; UR, 1996) contando com material didático selecionado e atividades

(5)

5

práticas constantes, com foco no desenvolvimento das quatro habilidades: produção e compreensão oral e escrita, dentro de uma abordagem comunicativa crítica (ALMEIDA FILHO, 2002; JORDÃO; FOGAÇA, 2012; LONGARAY, 2009; PEREIRA, 2013; PESSOA; URZÊDA-FREITAS, 2012; SCHMITZ, 2012; URZÊDA-FREITAS, 2012). O material didático a ser utilizado no curso de inglês regular será o livro New

Framework 1 – Student’s book with workbook (JONES; GOLDSTEIN, 2011). No curso

de espanhol regular, será utilizado o livro Curso Modular de Español Lengua Extranjera – Nivel A1 + A2 (HERMOSO; DUEÑAS, 2007). Além dos livros didáticos, serão utilizados recursos audiovisuais, tais como datashow, aparelho de som, televisão,

computador etc., bem como sites, materiais e recursos didáticos variados provenientes da internet e/ou elaborados pelos professores.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de provas escritas e orais abarcando os conteúdos estudados, assim como por meio de exercícios, trabalhos e atividades individuais e em grupos. O projeto será avaliado ao final de cada semestre de execução, pelos alunos e professores participantes, levando-se em consideração o nível de aproveitamento dos alunos, o índice de conclusão do curso (contabilizando-se as aprovações, reprovações e desistências) e a relevância do projeto para a comunidade atendida.

Referências

Documentos relacionados

Haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso na cidade onde o aluno residir (mesmo que tenha apenas um aluno matriculado), onde o mesmo será

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), por meio do câmpus Cidade de Goiás e considerando o que dispõe

As comunidades de Actinomycetales apresentaram variações entre as amostras de água de gotejamento e sedimento nas duas cavernas, sendo a água de gotejamento e a caverna

Na Figura 10, observamos uma série histórica de 2007 a 2014 com os coeficientes de incidência de casos de hepatite A, pelas faixas etárias.. Na abscissa apresentamos os anos e

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que

1) Representação do ponto de vista do cliente: a técnica deve ser capaz de ilustrar o processo de serviço sobre a ótica do cliente, permitindo a identificação dos momentos

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

renina angiotensina e por efeito das angiotensinas  aumento da secreção de aldosterona levando a aumento da reabsorção renal de sódio  aumento do débito cardíaco e aumento da