• Nenhum resultado encontrado

Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sequência Didática. Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina Barbosa Maduro Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Sequência Didática

Nome do Bolsista/Voluntário: Licencianda do curso de Matemática Carina

Barbosa Maduro

Co-autora: Paloma Alinne Alves Rodrigues

Perfil do Sujeito/Aluno a quem a sequência foi destinada:

A Sequência Didática foi desenvolvida para um aluno de 12 anos que possui Síndrome de Down, pode-se observar que o mesmo apresenta uma leve defasagem na capacidade motora, o que é visível em seu movimento corporal. No entanto, esta característica não o impede de praticar atividades que utilize o movimento do corpo no espaço. Contudo, no que se refere à fala, observou-se dificuldades para pronunciar frases coerentes e coesas, fator que está sendo trabalhado em acompanhamentos com fonoaudióloga. Além disso, observou-se que ele reconhece as letras, mas não é capaz de escrever palavras de forma autônoma. Em contrapartida, reconhece os numerais de 1 a 30 sendo capaz de sequenciá-los. Todavia, não consegue identificar relações quanto ao valor posicional dos algarismos que formam números ou quantidades. Ademais, o aluno encontra-se em nível de alfabetização em escola regular de ensino, a qual proporciona subsídios para que suas defasagens sejam minimizadas. No que diz respeito ao comportamento do aluno, verificou-se inicialmente a presença da fuga esquiva característica da Síndrome de Down, a qual fora contornada por meio de acordos realizados com o aluno. Além disso, ficaram evidentes as dificuldades apresentadas pelo mesmo com relação ao domínio das operações elementares da matemática, tais como: contagem, adição, subtração, multiplicação e divisão. Ademais, observou-se que o aluno não possui abstração, bem como dificuldade para compreender os processos operatórios, e com isso repete mecanicamente os algoritmos. Em vista disso, fez-se necessário partir de ações concretas e para tal foram utilizados recursos pedagógicos como auxílio no processo de aprendizagem do aluno em questão. Desse modo, foram introduzidas atividades que contemplem temáticas apreciadas pelo aluno, tal como o futebol como instrumentos de apoio às ações desenvolvidas nas propostas desta sequência didática.

(2)

Título da Sequência: Aprendendo composição e decomposição utilizando o

ábaco.

Recursos que serão utilizados durante TODA a Sequência:

Ábaco;

Caderno, lápis e borracha;

Computador com acesso à internet;

Jogo online denominado por “Salve a bola”; Lousa, giz e apagador;

Material dourado; Números em EVA; Problemas;

Três caixinhas;

Três conjuntos de fichas enumeradas de 1 a 9.

Iniciando a Sequência Didática

Atividade 1:

Objetivo:

✓ Reconhecer as formas distintas que um número pode ter; ✓ Realizar composições e decomposições de números naturais.

Conteúdo Físico: Composição e decomposição de números naturais. Recurso:

Lousa, giz e apagador; Caderno, lápis e borracha; Computador com internet.

Motivação:

A motivação pertinente a esta atividade diz respeito a instigação por meio das questões norteadoras mencionadas na atividade 1.

(3)

Momento 1 – relativo à Atividade 1:

Com o intuito de diagnosticar os conhecimentos que o aluno possui a respeito do conteúdo de composição e decomposição de números naturais, no momento inicial o professor faz indagações ao aluno sobre esta temática. Além disso, o professor poderá contextualizar o conteúdo utilizando recursos pedagógicos como por exemplo um vídeo.

Momento Especial:

Considerando que a sequência didática foi adaptada para um aluno com Síndrome de Down que apresenta pouca concentração durante as atividades propostas, quando necessário houve interrupção da atividade durante alguns minutos para realização de uma brincadeira muito apreciada pelo aluno, denominada por “Bottle Flip” – Jogo de girar a garrafa.

Atividade 1:

Para dar início ao estudo de composição e decomposição dos números naturais o aluno foi indagado com os seguintes questionamentos:

● O que você sabe sobre a representação dos números?

● Você se lembra de ter estudado as diferentes maneiras para representar os números?

● Você pode explicar o que você sabe sobre isso?

● O que você sabe sobre composição e decomposição dos números?

Por meio das respostas foi possível identificar a dificuldade de recordação que o mesmo apresenta ocasionada devido a deficiência intelectual, uma vez que “Não sei” foram as repostas dele as perguntas feitas, todavia tal assunto foi abordado recentemente na escola em que estuda.

(4)

que o número pode apresentar formas distintas, assim como, ser pensado e manipulado de diferentes maneiras, de acordo com a situação em causa.

Englobam-se, neste ponto, a decomposição/composição do número, ou seja, o modo de expressar um número de diferentes formas, sendo todas elas equivalentes, e que resultam de reconhecer como esta nova notação facilita a operação com os números recompostos.

Após a explicação, foram apresentados os exemplos a seguir para ilustrar isso. 1. Por exemplo decompor 357 nada mais é que separar o número por seus valores posicionais, conforme a quantidade de unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, etc. Neste caso temos 357 = 300 + 50 + 7 o que equivale a 3x100 + 5x10 + 7.

Nesse sentido a composição é o oposto da decomposição, utilizando o exemplo anterior pode-se perguntar qual é o número formado por 3 centenas, 5 dezenas e 7 unidades? O número é 357.

Assim, com o intuito de socializar esses conceitos, foi proposto ao aluno indicar outros números para a realização de composições e decomposições. Neste momento o aluno se dirigiu a lousa para explicar com suas palavras o que compreendeu a este respeito. Utilizou para tanto desenhos e números, no entanto notou-se uma divergência em suas falas, evidenciando que o conceito não havia ficado claro. (Fig. 1).

Desse modo, foi necessário retomar diversas vezes o conceito de composição e decomposição com o intuito de fixar e possibilitar ao aluno a compreensão do mesmo.

Por fim, fora levado uma música que contextualiza os conceitos de composições e

decomposição de números naturais. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=OrHVFWepB58. Acesso em: 29 de maio de 2017.

(5)

Letra da musica composições e decomposição de números naturais Ayrton DCM

(6)

Objetivo:

✓ Interpretar problemas que envolvem o conceito de composição e decomposição de números naturais;

✓ Realizar composições e decomposições utilizando o ábaco, o material dourado e números em EVA.

Conteúdo Físico: Composição e decomposição de números naturais. Recurso: Ábaco; Material dourado; Números em EVA; Problemas. Motivação:

A estratégia motivacional inerente a esta atividade se refere a temática do futebol e da turma do Chaves que são apreciados pelo aluno.

Momento 2 – Relativo à Atividade 2:

Coube ao professor neste momento orientar o aluno quanto ao uso correto do ábaco e sanar as dúvidas que surgiram ao longo da atividade, além disso, o professor encadeou a atividade respeitando o tempo necessário do aluno para assimilação e realização dos problemas.

Momento Especial:

Considerando que a sequência didática foi adaptada para um aluno com Síndrome de Down que apresenta pouca concentração durante as atividades propostas, quando necessário houve interrupção da atividade durante alguns minutos para realização de uma brincadeira muito apreciada pelo aluno, denominada por “Bottle Flip” – Jogo de girar a garrafa.

(7)

Para esta atividade fora proposto trabalhar o conteúdo de composições e decomposições utilizando o ábaco, que se refere a um objeto de madeira retangular com varetas dispostas na horizontal ou na vertical representando as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão). Em que cada vareta é composta por nove peças circulares, desse modo, as operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional.

Sendo assim, o aluno recebeu um ábaco com suas respectivas peças coloridas, uma caixa de material dourado e números confeccionados em EVA. Inicialmente disponibilizou-se um tempo para a exploração livre deste recurso didático. (Fig. 2). Posteriormente foram explicadas as instruções para o manuseio correto do ábaco, evitando assim possíveis equívocos. Em seguida, foram enunciados problemas relacionados ao conteúdo de composição e decomposição, tendo em vista a temática do futebol e da turma do Chaves que são apreciados pelo aluno.

De acordo com os problemas a seguir, o aluno formou os números utilizando o ábaco, seguidamente os representou com os numerais em EVA e com o material dourado. A fim de enfatizar que um número pode ser representado de diversas maneiras.

a) Em um jogo de futebol estavam ocupadas 3 dezenas e 6 unidades de assentos na arquibancada, qual é o número respectivo de pessoas que haviam no estádio?

b) A direção do time do Flamengo decidiu nesta quarta-feira, renovar contrato com a quantidade de jogadores correspondente a 2 dezenas e 2 unidades, com quantos jogadores a direção do Flamengo renovou contrato?

c) A comissão técnica do Flamengo realizou uma pesquisa para verificar quantos torcedores do time haviam em Itajubá – MG, assim encontrou o equivalente a 5 centenas 8 dezenas e 9 unidades. Quantas pessoas da cidade de Itajubá torcem para o do Flamengo?

d) Sabendo que a Dona Clotilde mora na casa de número 71, reproduza em termos de dezenas e unidades o número de sua casa no ábaco.

(8)

e) Considerando que o Sr. Madruga deve 3 meses de aluguel para o Sr. Barriga no valor total de 75 mangos, represente no ábaco o número devido ao Sr. Barriga pelo Sr. Madruga.

f) O professor Girafales contou a quantidade de faltas que tinham o Kiko, o Chaves, o Nhonho, a Pópis e a Chiquinha ao longo do ano e verificou que possuíam ao todo 102 faltas, sendo 10, 24, 14, 19, 35 respectivamente. Reproduza um por vez os números no ábaco conforme o valor posicional de cada algarismo.

(9)

Atividade 3:

Objetivo:

✓ Formar números utilizando o ábaco;

✓ Potencializar a antônima do aluno para desenvolver a atividade.

Conteúdo Físico: Composição e decomposição de números naturais. Recurso:

Ábaco;

Três caixinhas;

Três conjuntos de fichas enumeradas de 1 a 9.

Motivação:

Uma atividade dinâmica que possibilitará ao aluno ser protagonista de seu conhecimento.

Momento 3 – Relativo à Atividade 3:

Neste momento o professor explicou ao aluno de forma objetiva o que e como deveria ser realizada a atividade. Além disso, ao longo da atividade foi necessário que o professor auxiliasse o mesmo na identificação dos números formados pelos algarismos sorteados, diante disso, foi fundamental frisar a diferença entre a forma composta e a decomposta dos números. Visto que, ao sortear os algarismos das caixinha das unidades e dezenas respectivamente, ele representava no ábaco a forma decomposta do número e era necessário identificar qual era o número que possuía as X unidades e as Y dezenas que o aluno selecionou.

Momento Especial:

Considerando que a sequência didática foi adaptada para um aluno com Síndrome de Down que apresenta pouca concentração durante as atividades propostas,

(10)

quando necessário houve interrupção da atividade durante alguns minutos para realização de uma brincadeira muito apreciada pelo aluno, denominada por “Bottle Flip” – Jogo de girar a garrafa.

Atividade 3:

Dando continuidade ao uso do ábaco como instrumento no processo de ensino e aprendizagem do educando com relação conteúdo de composição e decomposição de números naturais. Esta atividade dinâmica consistiu no sorteio de algarismos do 1 até 9 dispostos em duas caixinhas, sendo uma para as unidades, uma para as dezenas, assim a partir dos números sorteados em cada caixinha o aluno formou números e representou-os no ábaco conforme o valor posicional de cada algarismo. Como se pode observar no exemplo a seguir em que os algarismos sorteados foram 6 para as dezenas e 4 para as unidades, logo o número formado foi 64, assim o aluno o representou no ábaco da seguinte maneira:

(11)

Atividade 4:

Objetivo:

✓ Contextualizar o conteúdo de composição e decomposição por meio de um jogo;

✓ Desenvolver o raciocínio lógico matemático.

Conteúdo Físico: Composição e decomposição de números naturais. Recurso:

Computador com internet;

Jogo online denominado por “Salve a bola”.

Motivação:

A motivação desta atividade está relacionada com a prática do jogo.

Momento 4 – Relativo à Atividade 4:

Inicialmente foi necessário ao professor disponibilizar para aluno um computador com acesso à internet, assim como, explicar as instruções do jogo. No decorrer do mesmo o aluno soube analisar a quantidade de casas que teria que percorrer a bola ao sair do ponto em que estava o gancho para chegar a cesta. Contudo, foi preciso ajuda-lo ao longo das partidas por meio da análise da quantidade de casas que a mola conduzia a bola.

Momento Especial:

Considerando que a sequência didática foi adaptada para um aluno com Síndrome de Down que apresenta pouca concentração durante as atividades propostas, quando necessário houve interrupção da atividade durante alguns minutos para realização de uma brincadeira muito apreciada pelo aluno, denominada por “Bottle Flip” – Jogo de girar a garrafa.

(12)

Atividade 4:

Para esta atividade foi sugerido um jogo online denominado por “Salve a bola”

disponível em:

https://www.matific.com/bra/pt-br/activity/PingPongBasicAdditionSubtraction. Acesso em: 29 de maio de 2017. Este jogo abordou o conteúdo de decomposição e composições de números naturais de maneira divertida e criativa, sendo assim, o jogador teve que ajudar a bola a alcançar o cesto colocando molas ao longo do percurso que se tratava de uma reta numérica. Para isso, o jogador precisou analisar em que ponto se encontra o gancho que segurava a bola, assim como, a posição da cesta de modo a raciocinar qual deveria ser a posição das molas na reta para que a bola quicasse sobre ela e caísse na cesta.

Avaliação da Sequência:

Ao final foram propostas atividades com o intuito de avaliar os conhecimentos construídos pelo aluno durante o estudo do conteúdo de composição e decomposição de números naturais.

(13)

Desse modo, foram entregues ao aluno duas impressões, como demonstram as figuras abaixo, contendo atividades de composição e decomposição de números naturais no ábaco, a primeira diz respeito a composição, na qual o aluno inseriu o valor numérico de cada quantidade representada nos ábacos, em seguida o aluno foi desafiado a escolher dois números para representar as quantidades nos ábacos. Por fim, a segunda atividade se referiu a decomposição, na qual o aluno representou nos ábacos as quantidades indicadas em cada um deles.

(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

RESUMO - Esta pesquisa teve por objetivo identificar os tipos de atos infracionais cometidos pelos adolescentes, quantificar o número de denúncias referentes a cada ato,

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Produto 3 - Relatório técnico de análise amostral de qualidade da água utilizada para abastecimento público das comunidades inseridas na APA da Barra de