• Nenhum resultado encontrado

DE ENGENHARIA E ARQUITETURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DE ENGENHARIA E ARQUITETURA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SXL-EX

Painel de Controle de Alarme de Incêndio de Zona Convencional

Fire Safety

Introdução

O SXL-EX da Fire Safety, uma divisão da Siemens Building Technologies, é o próximo membro de uma família de produtos projetada para propiciar custos justos, equipamento de segurança de vida de confiança ao mercado de alarme contra incêndio. O painel de controle de alarme contra incêndio baseado em microprocessador é fornecido com quatro zonas convencionais e passível de expansão para oito zonas. Possui vários recursos requeridos pelo mercado de hoje, como possibilidade de programação em campo, circuitos de alimentação limitada, Teste de "Uma Pessoa", anúncio remoto e alimentação suficiente para atender aos requisitos do ADA relativos à sinalização.

O SXL-X foi projetado para atender às diversas necessidades de alarme contra incêndio de prédios

comerciais pequenos, prédios de apartamentos, lojas de departamento, hotéis, centros de lojas ou outros com custo justo, onde seja necessário um painel de controle de alarme contra incêndio para fins gerais.

Além disso, o SXL-EX pode ser usado para fornecer alimentação para campainha remota para sistemas maiores, como o MXL.

Descrição e Características

Circuitos de Inicialização

O SXL-EX básico possui quatro zonas

convencionais, do Estilo B (Classe B), que são compatíveis, especificamente, com o detector por ionização DI-3*, o detector fotoelétrico PE-11* e o detector fototérmico PE-11T da Série MS da

NÚMERO DO CATÁLOGO

P7906

4 Zonas - Possibilidade de Expansão para 8 Zonas

Detectores e Acessórios Compatíveis de Série 3 e Série 11

Controle Baseado em Microprocessador

Programado de Fábrica - Configurável em Campo

2 Circuitos de Dispositivo de Notificação de Estilo Y

3 Amps de Notificação e Alimentação Auxiliar

Baterias de Reserva de 24 e 60 Horas

Opção de Saída de 8 Relés tipo 'C'

Opção de Alimentação de 220/240 Vca, 50 HZ

Opção de Anunciador Serial Remoto

Atendimento Supervisor de Sprinkler

Serviço de Campainha de Alarme Não Silenciável

Verificação de Alarme por Zona

Recurso Teste de "Uma Pessoa"

Recurso de Derivação de Saída/Zona

Alarme e Incidente Subseqüentes com Lembretes de 24 Horas

Registros de Último Evento de Alarme, Incidente e Supervisão

Registrado pelo , Registrado pelo ULC, Aprovado pelo CSFM

(2)

FireSafety de detectores térmicos, à chama e à feixe de estações manuais. (Para questões específicas de compatibilidade, consulte a lista de compatibilidade do detector contida no diagrama de ligações elétricas).

Qualquer combinação de 30 detectores de fumaça compatíveis pode ser realizada em uma zona. Qualquer quantidade de detectores térmicos, estações manuais ou outros dispositivos de formação de curto direto compatíveis podem ser misturados na mesma zona, desde que o requisito de alimentação total da zona não seja superior à corrente de supervisão de 9mA. O SXL-EX apresenta a capacidade adicional de aceitar acessórios de detector como relés, lâmpadas de alarme remotas e bases sonoras.

(* No Canadá, DI-3C, PE-11C e PE-11TC, respectivamente). As zonas de inicialização podem ser programadas para quaisquer funções. A verificação de alarme possibilita a aplicação do detector em áreas sensíveis, com ou sem estações manuais misturadas na zona, conforme permitido pelo código. A operação da estação manual não é anulada nas zonas verificadas. A função de zona genérica possibilita que o NAC do SXL-EX

acompanhe a ação de um painel de alarme contra incêndio principal do prédio em questão.

As zonas de inicialização também podem ser derivadas, como é necessário, por exemplo, durante a construção das instalações.

O sistema é passível de expansão através do modelo expansor SZE-4X, o qual possui quatro circuitos de inicialização adicionais, além dos relés e saídas de relé de coletor aberto.

Por outro lado, o sistema pode ser expandido através do módulo expansor modelo SZE-8AX, que possui quatro circuitos de inicialização adicionais para Classe A (Estilo D). O SZE-8AX também converte os quatro circuitos de inicialização e os dois circuitos de inicialização contidos no SXL-EX principal em Estilo D (Classe A) e Estilo Z (Classe A), respectivamente.

Circuitos de Dispositivo de Notificação

O SXL-EX básico possui dois Circuitos de

Dispositivo de Notificação Estilo Y (Classe B), cada um com potência de 1,5 Amps. A saída de

alimentação total do painel, entre os dois circuitos de notificação e a saída auxiliar, limita-se à 3 Amps. Os circuitos de notificação do SXL-EX têm

alimentação limitada para reduzir os custos de instalação, sem adição de qualquer outro hardware. Três (3) Amps são suficientes para fornecer energia

para vários aplicativos que necessitam de dispositivos designados pelas normas da ADA. Os Circuitos de Notificação podem ser programadas para vários códigos. Dentre eles, temporal, tempo de marcha, código de zona simplificado e número de giros. Eles também podem ser inibidos durante as funções de teste e programação.

Os dois circuitos podem ser programados individualmente como não silenciáveis. Esta operação de estabilidade pode ser usada para estroboscópios que devem continuar funcionado depois de silenciados os dispositivos sonoros. Para os dispositivos de notificação sonora, consulte Siemens P/N 315-096363.

Relés e Saídas

O SXL-EX básico possui relés tipo 'C' para alarme geral e de incidente com potência de 1 Amp., 30 Vcc. O módulo expansor opcional modelo SZE-4X possui quatro relés adicionais para fins gerais, programáveis, de 2 Amps., 30 Vcc, além de quatro saídas de coletor aberto programáveis.

Além disso, o módulo de relé modelo SRC-8

fornece oito relés de fins gerais, programáveis, com potência de 2 Amps., 30 Vcc/120 Vca. Todas as operações remotas no sistema de alarme contra incêndio são controladas do SZE-4X ou do SRC-8, ambos instalados na carcaça do SXL-EX.

Indicadores Visuais e Sonoros

O SXL-EX possui anúncio visível por LED por zona para alarme e incidente. Adicionalmente, há um LED de alarme do sistema e um LED de incidente do sistema. As zonas supervisórias utilizam o LED de incidente de zona, que piscam de forma

sincronizada com um LED supervisório do sistema para indicar uma situação fora do normal.

Juntos com os LEDs de incidente e supervisório do alarme do sistema, também existem LEDs para alimentação CA, derivação e modo de teste/programação. Um mostrador de sete

segmentos reporta um código para cada incidente do sistema e é também usado durante as funções de teste e de programação. As condições de incidente também são anunciadas através de um sonorizador piezelétrico abrigado no SXL-EX. O anúncio remoto é realizado através de uma conexão serial com o modelo de anunciadores de LED-3 ou LED-4 ou LED de zona oito. Essas unidades exibem condições de incidente, supervisória e alarme para. Um total de dois módulos pode ser agregado a cada sistema. O LED-3 é dotado de uma carcaça preta e o LED-4 de uma carcaça branca.

(3)

Alimentação Auxiliar

O SXL-EX contém um circuito de alimentação auxiliar de ½ Amp. que é usado para acionar dispositivos remotos. A alimentação total do painel entre a saída auxiliar e os dois circuitos de

notificação é de 3 Amps.

Alimentação/Carregador de Bateria

A alimentação aceita entrada de 120 Vca/60 Hz ou, opcionalmente, de 220/240 Vca 50 Hz. Na perda da alimentação CA, o sistema alterna para funcionamento com bateria, indicando-o através de um LED de alimentação de CA que passa a piscar no mostrador. Existem baterias disponíveis com capacidade para 24 e 60 horas. Para obter os números e detalhes do modelo, consulte a tabela anexa.

Controles Manuais

O mostrador do SXL-EX possui quatro interruptores para condições de confirmação de alarme, supervisória e de incidente; circuitos de dispositivo de notificação silenciável; reinicialização do sistema e para a função de treino. Esses interruptores também são usados durante a programação da unidade de controle.

Funções de Programação e de Teste

em Campo

As seguintes funções são passíveis de programação no SXL-EX em campo. Esses recursos, em geral, não estão programados na unidade quando chega da fábrica. A programação em campo é realizada através do mostrador e não requer o uso de um computador nem de ferramentas patenteadas.

Circuitos de Inicialização

Verificação de Alarme por Zona, Derivação de Zona, Zona de Supervisão ou Zona Genérica quando o SXL-EX for usado para fornecer circuitos de dispositivo de notificação remota.

(Nota: o modo padrão é o da zona que provoca alarme).

Circuitos do Dispositivo de Notificação:

Não silenciável, Codificação de Zona Simples, Tempo de Marcha, Temporal, Inibição de Silêncio, Temporizadores de Desligamento e Lembretes.

(Nota: o modo padrão é o sinal estável).

Saídas:

Saída Derivada/Relés.

Programação do Sistema:

Zona para Matriz de Saída e Manutenção de Senha.

Os recursos de testes do sistema incluem o recurso de "Teste Uma Pessoa", Testar Lâmpada e Localizar e Limpar, buffer com histórico de alarme, incidente e supervisão.

Especificações de Engenharia e

Arquitetura

O painel de controle de alarme contra incêndio é o SXL-EX da Fire Safety, uma divisão da Siemens Building Technologies, que utiliza zonas

convencionais e é baseado em microprocessador e totalmente programável em campo. O painel básico inclui quatro zonas de inicialização, relés para alarme de fins gerais e de incidente e dois circuitos de notificação de alimentação limitada capazes com capacidade de alimentação de 3 Amps.

O sistema é passível de expansão através do módulo expansor modelo SZE-4X, que contém quatro zonas convencionais, quatro relés de fins gerais e quatro saídas de coletor abertos de fins gerais adicionais.

O sistema de alarme contra incêndio tem os seguintes recursos: alarme e incidente

subseqüentes, recurso de "Teste Uma Pessoa", proteção contra blecaute parcial, bateria de reserva de 24 ou 60 horas. Tem também os seguintes recursos selecionáveis: zonas supervisórias, verificação de alarme por zona, zonas não passíveis de travamento, histórico de alarme, incidente e de supervisão, codificação de circuito de dispositivo de notificação, lembrete de

alarme/incidente de 24 horas e derivação de saída/zona.

Qualquer circuito de dispositivo de inicialização tem a capacidade de ser diagramado para qualquer saída opcional através da função de programação do sistema.

O painel de controle de alarme contra incêndio é registrado pelo UL/ULC e atende aos requisitos do NFPA 72 relativos à controle de alarme contra incêndio municipal para atendimento automático ou manual e para supervisão de sprinkler e fornecimento de fluxo de água.

Deve atender aos requisitos do NFPA 72 relativos ao atendimento de estação central quando

conectado ao comunicador digital de incêndio modelo 5128 ou 5129.

(4)

Dados das Dimensões

SXL-EX com Carcaça Padrão

Informação para Pedidos

* O BP-61 necessita uma carcaça separada, como a BB-55.

Nota: o Manual de Operação, Instalação e

Manutenção do SXL-EX é o P/N 315-095999. Para o SZE-4X, consulte o Catálogo Número 7907. Para o SRC-8, consulte o Catálogo Número 7902. Para LED-3 e LED-4, consulte o Catálogo Número 7903. Para o SLT-1, consulte o Catálogo Número 7905.

Modelo Descrição N° da Peça

SXL-EX Painel de Alarme contra Incêndio de 4 Zonas 599-696000 SZE-4X Módulo Expansor de 4 Zonas 500-696006 SZE-8AX Módulo Expansor de Classe "A" 500-696007 SRC-8 Módulo de Saída de 8 Relés 500-692972 SLT01 Módulo de Ligação Municipal/Linha Alugada 500-093285

Montagens Opcionais

SXL-EX-DF Painel de Alarme contra Incêndio de 4 Zonas 599-696005 com Construção Dentro do Quadro

SXL-EX-RED Painel de Alarme contra Incêndio de 4 Zonas 599-696004 com Carcaça Vermelha

SXL-EX-INT Painel de Alarme contra Incêndio de 4 Zonas 599-696010 200/240 Vca 50 Hz

Acessórios

LED-3 Anunciador Remoto - Preto 500-693062 LED-4 Anunciador Remoto - Branco 500-693317 MM-SX Módulo Medidor 500-696008 FT-SX Kit de Acabamento Semi-Embutido 500-695890

Baterias

BT-33 Conjunto de Baterias de 6 AH 175-387141 BT-34 Conjunto de Baterias de 10 AH 175-387140 BP-61* Conjunto de Baterias de 15 AH 175-389194

(5)

SXL-EX com Carcaça Frontal Dentro do Quadro Carcaça EN-SX Ranhuras

Dentro do Quadro DF-SX

Orifício para Derivação

Parafuso 6-32 x 5/16 Corte para Construção Dentro do Quadro

Abas

Diagrama de Conexão da Placa Principal do SXL-EX

Para a Opção de Alimentação de 220V/240 V, consulte as instruções P/N 315-092669. 120 VCA 60 Hz, 2A (Supervisionado) FIOS PRETOS FIOS MARRONS Bateria (supervisionada) 24 Vcc, 15AH máximo Dimensão mínima de fio 14 AWG ALARME INCIDENTE Consulte os Módulos Auxiliares Opcionais do SXL-EX XMER SEC 26,2 Vca 3,5A RMS (Consulte Notas 6 e 9) (Consulte Notas 6 e 7) (Consulte Notas 6 e 7) PORTA AUXILIAR (Consulte Notas 4 e 5) Para Exibir / Módulo de Teclas

Para Módulo SZE-4X

Consulte TABELA DE DETECTOR COMPATÍVEL

Registrado pelo UL, Dispositivo EOL 3.9 K, ½ W, P/N 140-820386 (IDCs Supervisionados) Consulte TABELA DE DISPOSITIVOS DE NOTIFICAÇÃO COMPATÍVEIS e Nota 12 Registrado pelo UL Dispositivo EOL 10K, ½ W P/N 140-820396 (NACs Supervisionados) NAC 2 EXIBIDO EM SUPERVISÓRIO NAC 1 EXIBIDO EM SUPERVISÓRIO

(6)

Siemens Building Technologies

Fire Safety

11/04 5M SFS-IG Impresso nos EUA

Maio de 2002 Substitui a folha datada de 1/00

Substituição do Fusível

NOTAS:

1. Toda a ligação elétrica em campo deve atender ao NFPA 70(Associação Nacional Norte Americana de Proteção Contra Incêndios), Artigo 760.

2. Não fazer conexões elétricas com o Sistema ligado. 3. Os Contatos de Relé de Alarme são exibidos

desativados e os Contatos de Relé de Incidente são exibidos ativados. Adequado apenas para carga resistiva.

4. Saída auxiliar com potência de 0,5 amps a + 24 Vcc com filtro. Impedância máxima de linha de 5 ohms. 5. Saída de corrente combinada para NAC1, NAC2 e

saídas auxiliares limitada e 3,0 amps.

6. Os equipamentos conectados a esses terminais devem ser localizados na mesma sala.

7. Para obter maiores informações, consulte o Manual de Operação, Instalação e Manutenção do SXL-EX, P/N 315-095997.

8. A derivação TIPO "T" não é permitida.

9. Só conecte as baterias de reserva aos terminais B+ e B-. As baterias podem ser instaladas na parte do fundo do gabinete ou em uma carcaça de bateria registrada pelo UL.

10. Em todos os casos o número do modelo da FireSafety é o identificador de compatibilidade, incluindo o painel de controle, o(s) módulo(s) e todos os dispositivos de inicialização compatíveis.

11. Ao usar o módulo SLT-1, não adequado para serviço de instalações protegidas de estação remota onde são necessários circuitos de transmissão separados para sinais de incêndio, supervisórios e de incidente. 12. Toda a ligação elétrica de potência limitada requer

separação da ligação elétrica de potência não limitada. Consulte as Instruções de Ligação Elétrica de Potência Limitada do SXL-EX, P/N 315-095994. Modelo Descrição N° da

Peça

F1 Entrada 8A, Ca 105-217858

F2 Baterias 15A 105-224090

F3 Porta Auxiliar 75A 105-280300

Voltagem do Relé de Alarme/Incidente

1,0A 30 Vcc Resistivo Somente 0,5A 30 Vcc Resistivo Somente

Detector Quantidade Base Instruções de Instalação, por Circuito N° da Peça

DI-3/3H 30 DB-3S 315-081943-1 DI-A3/A3H 30 DB-3S 315-081943-1 DI-B3/B3H 30 AD-31 315-093234-3 DT-3P-135 30 DB-3S 315-084401-5 DT-11 30 DB-11 315-095429-1 DB-3S con 315-095429-1 DB-ADPT PB-1191A 1 PB-1191B 315-095424-2 PE-3/3T 30 DB-3S 315-090875-6 AD-2ILP 315-093234-3 PE-11/11T 30 DB-11 315-094198-5 DB-3S con 315-094198-5 DB-ADPT

Potências nominais elétricas do circuito do dispositivo de inicialização

Voltagem 16.4-26.4 Vcc Corrente de Supervisão: 9mA (máx.) Corrente de Alarme: 120mA (máx.)

Impedância de linha máxima de 25 ohms por zona IDC

Todas as zonas IDC são supervisionadas e com potência limitada segundo NFPA 70, Artigo 760.

Cada zona IDC deve usar, no mínimo, 18 AWG, 300V de isolamento, fio com cor codificada para os circuitos de baixa voltagem onde os códigos municipais exigirem conduíte. Quando os códigos municipais permitirem, use o cabo blindado de energia limitada com potência nominal de 300V.

Cada zona IDC aceita um dispositivo de inicialização em alarme.

A compatibilidade de zona IDC é um número ilimitado de dispositivos do tipo de formação de curto. Para a compatibilidade do detector de fumaça, consulte a Tabela de Detectores Compatíveis.

Potências nominais elétricas do circuito dos dispositivos de notificação

Voltagem 24 Vcc Corrente de Supervisão: 1,5mA (máx.) Corrente de Alarme: 1,5A (máx.)

Cada NAC com potência nominal de 1,5A, + 24 Vcc Impedância de linha máxima por circuito de 3.0 ohms. Todos os NAC s são supervisionados.

Cada NAC deve ser no mínimo de 14 AWG, isolamento de 300 V, fio com código de cor.

Todos os NACs têm potência limitada segundo NFPA 70, Artigo 760 para aplicativos não codificados.

Potências nominais elétricas de relé tipo 'C' do SZE-4X

2,0A a 30 Vcc Apenas Carga Resistiva 0,5A a 30 Vcc Apenas Carga Resistiva

Potências nominais elétricas de coletor aberto

50mA (máximo) a 26.4 VCC (máximo)

DETECTORES COMPATÍVEIS

Siemens Building Technologies Ltda Av. Eduardo Roberto Daher, 1135 Itapecerica da Serra - SP - Brasil CEP 06850-970

Tel 55-11-4668-8172 Fax 55-11-4668-8112

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de