• Nenhum resultado encontrado

ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO NO PROGRAMA DE DOUTORADO ASSOCIADO EM QUÍMICA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2013.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO NO PROGRAMA DE DOUTORADO ASSOCIADO EM QUÍMICA INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2013."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL N

o

05/2012- PPGQ/UNICENTRO

ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO NO

PROGRAMA DE DOUTORADO ASSOCIADO EM QUÍMICA

(2)

1. INFORMAÇÕES GERAIS

A Coordenação do Doutorado em Química na forma de Associação Ampla entre os PPGQs da UEL-UEPG-UNICENTRO torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química, nível de Doutorado para ingresso no 1º semestre de 2013, conforme disposto na presente publicação e demais normas regimentais. O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC com conceito quatro (4) e possui as áreas de concentração em Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química.

O candidato deverá efetuar a inscrição na IES onde está alocado seu pretenso orientador.

Os candidatos às vagas da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO deverão inscrever-se somente via internet.

O processo de seleção constará da apresentação do projeto de pesquisa no ato da matrícula e entrevista. Os alunos interessados em concorrer a bolsa de estudo (demanda social), passarão por um processo de avaliação para classificação e distribuição das bolsas, que consta de uma prova de química geral (07 março de 2013, 13:30 às 17:30 h). Alunos de matrículas anteriores (a partir de 2011) também poderão participar da avaliação.

2. DA INSCRIÇÃO

As inscrições devem ser feitas pela Internet, enviando o Requerimento de Inscrição (ANEXO I) para o e-mail secretariappgq@gmail.com no período de 01 de dezembro de 2012 a 01 de fevereiro de 2013.

A documentação deverá ser entregue na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química – PPGQ-UNICENTRO e consta dos seguintes documentos:

I) Curriculum Vitae atualizado em Plataforma Lattes e comprovado com os documentos comprobatórios organizados seguindo a seqüência do ANEXO II – Tabela de pontuação para Curriculum Vitae;

II) Fotocópia do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação em Química ou em áreas correlatas;

III) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

IV) Diploma ou certificado de conclusão de curso de Mestrado em Química ou área afins, ou declaração emitida pela secretaria de pós-graduação, assinada pelo coordenador do curso de que está prevista a conclusão do curso antes do período de matrícula do curso de Doutorado em Química;

V) Histórico escolar da Pós-graduação;

VI) Fotocópia da Carteira de identidade e CPF; VII) Carta de aceite de um único pretenso orientador;

VIII) Pré-projeto de pesquisa enfocando o tema a ser estudado durante o doutorado. O pré- projeto deve conter: título, introdução, revisão bibliográfica, objetivos, metodologia, viabilidade técnica e financeira, resultados esperados e bibliografia mínima. O pré-projeto deverá ser entregue à Comissão de Seleção no início da entrevista do candidato.

Horários de funcionamento da Secretaria: das 8h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min, de segunda à sexta-feira.

Os documentos poderão ser enviados pelo correio (via Sedex), para o endereço no final deste Edital, o envelope deverá ter o carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que comprovem terem sido postadas até o dia 20/01/2013.

(3)

3. DAS VAGAS

As dez (10) vagas para o Curso de Doutorado em Química na Universidade Estadual do Centro-Oeste serão distribuídas entre os docentes habilitados para orientar em 2013.

Prof. Dr. Fauze Jacó Anaissi (fauzeanaissi@uol.com.br)

Prof. Dr. Mauro Chierici Lopes (mauro.chierici.lopes@gmail.com) Prof. Dr. Paulo Rogério Pinto Rodrigues (prprodrigues@gmail.com) Profa. Dra. Sueli Pércio Quináia (spquinaia@gmail.com)

Profa. Dr. Marcos Roberto da Rosa (mrrmarco@yahoo.com.br) Profa. Dra Yohandra Reyes Torres (ryohandra@yahoo.com) Profa. Dra Eryza Guimarães de Castro (eryza.castro@gmail.com) Profa. Dra Rubiana Mara Mainardes (rubianamainardes@hotmail.com) Prof. Dr. Najeh Maissar Khalil (najehunicentro@hotmail.com)

4. DA SELEÇÃO

O candidato concorrerá exclusivamente à vaga do orientador que lhe concedeu o aceite de orientação.

A Comissão Examinadora realizará o exame de seleção constituído pelas seguintes etapas:

I) Análise e pontuação do Curriculum Vitae; II) Entrevista do candidato.

A avaliação do Curriculum Vitae possui caráter classificatório, de acordo com a somatória das pontuações nas atividades definidas no ANEXO II.

Os candidatos aprovados no Processo Seletivo serão classificados segundo a avaliação de seus Curriculum Vitae, em ordem de colocação que permita ocupar o número de vagas oferecidas pelo seu pretenso orientador.

O candidato será avaliado na IES onde seu pretenso orientador está alocado. 5. DA MATRÍCULA

Somente será concedida matrícula para os candidatos aprovados no processo seletivo que comprovem que concluíram o curso de Mestrado.

As matrículas poderão ser realizadas por procuração.

6. CRONOGRAMA

Período de inscrição: 01 de dezembro de 2012 a 01 de fevereiro de 2013.

Entrega da documentação na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química – PPGQ-UNICENTRO: 01 de dezembro de 2012 a 01 de fevereiro de 2013.

Período de seleção: 06 a 08 de fevereiro de 2013.

Data da entrevista: 08 de fevereiro de 2013, 08 às 12 horas.

• Local: Sala de Aula da Pós-Graduação em Química – PPGQ-UNICENTRO, Campus CEDETEG/UNICENTRO, Guarapuava-PR.

• Resultado: 15 de fevereiro de 2013.

• Matrícula: 27 a 29 de fevereiro de 2013 (Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química – PPGQ-UNICENTRO).

(4)

• Prova para seleção de bolsistas: 07 de março de 2013.

7. COMISSÃO EXAMINADORA DE SELEÇÃO

Titulares

Profa. Dra. Sueli Pércio Quináia Prof. Dr. Mauro Chierici Lopes Profa. Dra. Karin Cristiane Justi Suplentes

Prof. Dr. Fauze Jacó Anaissi

Prof. Dr. Paulo Rogério Pinto Rodrigues

8. COMISSÃO DE ANÁLISE E PONTUAÇÃO DO Curriculum Vitae Titulares

Profa. Dra. Christiana Andrade Pessoa (UEPG) Profa. Dra. Ieda Spacino Scarminio (UEL) Profa. Dra. Sueli Percio Quináia (UNICENTRO) Suplentes

Profa. Dra. Karen Wohnrath (UEPG) Prof. Dr. Dimas Zaia (UEL)

Prof. Dr. Paulo Rogério Pinto Rodrigues (UNICENTRO)

9. DA CLASSIFICAÇÃO PARA BOLSAS

Para classificação de bolsas, os candidatos deverão realizar uma prova escrita, a qual abordará sobre tópicos de Química Geral, nas quatro áreas básicas (Química Analítica, Química Inorgânica, Química Inorgânica e Físico-Química). A prova ocorrerá no dia 07 março de 2013, no período das 13:30 às 17:30 h, na sala 01 da Pós-Graduação em Química, Cedeteg. A prova será realizada no mesmo dia e horário nas três IES.

Os alunos regularmente matriculados em 2011, 2012 e 2013 poderão realizar a prova para concorrer às bolsas disponíveis.

Todos os candidatos à bolsa deverão entregar na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu uma cópia do Currículo Lattes atualizado até a data de 28 de fevereiro de 2013 (a pontuação do currículo deverá contemplar os últimos 5 anos de produção).

A nota classificatória para a bolsa será a média da pontuação do Currículo Lattes e da prova escrita.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

Somente poderão participar do Processo de Seleção, os candidatos devidamente inscritos e que atendam as normas regimentais, bem como os requisitos para inscrição. Os processos de inscrição serão analisados pela Comissão Examinadora de Seleção para

(5)

conferência dos documentos solicitados no ato da inscrição. O candidato com a inscrição indeferida por não atender os requisitos para inscrição estará impedido de participar das etapas da seleção. Os candidatos habilitados constantes no Edital referente ao Resultado Final deverão comparecer à Secretaria de Pós-Graduação, para efetuar a matrícula no Programa de Doutorado Associado em Química no prazo estabelecido munidos dos documentos necessários. O não comparecimento no respectivo prazo implicará na convocação do suplente conforme indicação do Edital.

Não sendo possível a realização de todas as etapas previstas na presente Publicação, poderá ser solicitada pela Comissão Examinadora de Seleção a prorrogação deste prazo junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Serão aceitas inscrições pelo correio que chegarem à Secretaria de Pós Graduação até a data limite estabelecida na Publicação e desde que contenha a documentação exigida completa.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora de Seleção, e, se necessário, pelo Colegiado do Curso.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA Campus CEDETEG

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química – PPGQ Rua Simeão Camargo Varela de Sá, 03

CEP. 85040-080 – GUARAPUAVA – PR Telefone (42) 3629-8301 ou 8302 Fax: (42) 3629-8301

E-mail: secretariappgq@gmail.com Home page: www.unicentro.br/pgquimica

Guarapuava, 14 novembro de 2012

Profa. Dra. Sueli Pércio Quináia

(6)

DOUTORADO EM QUÍMICA – ASSOCIAÇÃO AMPLA UEL/UEPG/UNICENTRO EDITAL No 05/2012- PPGQ/UNICENTRO

ANEXO I

REQUERIMENTRO DE INSCRIÇÃO NOME: CPF: ESTADO CIVIL:

RG: Órgão Expedidor: UF: Data de Nascimento: Naturalidade:

Endereço:

No: Bairro CEP:

Cidade: UF: Telefone Fixo: Celular: Curso de Graduação:

Instituição: Ano de Conclusão: Curso de Mestrado:

Instituição: Ano de Conclusão:

Atividade Profissional Atual: __________________________________________ Instituição Empresa: ________________________________________________ Regime de Dedicação: ( ) Integral

( ) Parcial (mínimo de 20 horas semanais) Concorre a Bolsa: ( ) SIM ( ) NÂO

OBS: O candidato contemplado com bolsa estará sujeito à dedicação exclusiva. Os critérios de distribuição estão sujeitos à aprovação da CPG e serão divulgados oportunamente.

(7)

DOUTORADO EM QUÍMICA – ASSOCIAÇÃO AMPLA UEL/UEPG/UNICENTRO

EDITAL No 05/2012- PPGQ/UNICENTRO

ANEXO II

TABELA PARA PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

CANDIDATO (A):____________________________________________________

Discriminação da Atividade Pontos

Preenchido pelo

candidato Avaliação Quantidade Total de pontos

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mestrado (concluído na área ou áreas afins com defesa de

dissertação) 50,0

PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA

Autoria ou co-autoria de artigo aceito ou publicado em periódico especializado indexado (ISNN) e listado no QUALIS da área/CAPES (com cópia da primeira página)

- índice A1 - índice A2 - índice B1 - índice B2 - índice B3 - índice B4 - índice B5 - índice C 20,0 18,0 16,0 14,0 12,0 10,0 8,0 6,0 Autoria ou co-autoria de livro publicado (ISBN) na área 20,0 Autoria ou co-autoria de capítulo de livro publicado (ISBN)

na área 10,0

Patente registrada ou requerida 20,0

EVENTOS CIENTÍFICOS NA ÁREA E ÁREAS AFINS

Trabalho completo (número de páginas maior ou igual a 3 três) publicado em eventos internacionais: até 05 trabalhos 5,0 Trabalho completo (número de páginas maior ou igual a 3 três) publicado em eventos nacionais: até 10 trabalhos 3,0 Resumo publicado em eventos internacionais: até 10

trabalhos 3,0

Resumo publicado em eventos nacionais: até 10 trabalhos 1,0

BOLSAS E PRÊMIOS

Bolsas acadêmicas comprovadas: PIBIC, PIBIT, BIC, IC voluntária institucional, etc (por semestre de atividades) 2,0

Prêmios Científicos 1,0

PARTICIPAÇÃO EM BANCAS

Participação como membro efetivo em bancas examinadoras (não orientador) em trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 1,0

ORIENTAÇÃO E/OU CO-ORIENTAÇÃO CONCLUÍDAS

- PIBIC – até 2 orientações e/ou co-orientações - PIBITI – até 2 orientações e/ou co-orientações - TCC – até 10 orientações e/ou co-orientações

1,0 1,0 0,1

Referências

Documentos relacionados

KEY WORDS: Arterial stiffness, glomerular filtration rate, albumin/creatinine ratio, chronic kidney disease, hypertension, diabetes, ELSA-Brasil... ACR –

Parágrafo Segundo – Decorridos os cento e cinqüenta dias sem que as horas extras tenham sido totalmente compensadas a empresa deverá pagá-las ao empregado, com

Sem alteração.. forma de pagamento único, correspondente ao valor da quota na Data de Cálculo vezes o número de quotas disponíveis na mesma data. Extinguem-se com esse

As tabelas 3 a 5 mostram os resultados dos ensaios de qualificação de procedimentos de soldagem, onde se verifica que, considerando apenas o aspecto das propriedades

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Table 1- Atlantic and Pacific chub Mackerel metazoan parasites and its geographical distribution………..………….5 Table 2- Targeted gene, sequence of the

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a