• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE LICENCIATURA EM LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS /1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE LICENCIATURA EM LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS /1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE LICENCIATURA EM LETRAS: LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS - 2019/1

A Faculdade do Educador – Feduc, credenciada pela Portaria nº 1.097 de 27 de novembro de 2015 e mantida pela Associação Projeto Nacional de Ensino – PRONACE, atendendo ao Decreto MEC n° 9.235 de 15 de dezembro de 2017, torna público o presente Edital para o Processo Seletivo para vagas do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Libras, referente ao 1º semestre de 2019. A seleção dos candidatos será feita por meio de redação.

Art. 1°. O curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Libras está autorizado pelo Ministério da Educação conforme Portaria Ministerial nº 329 de 11 de maio de 2018, publicada no D.O.U. no dia 14/05/2018.

Parágrafo único: O curso de Licenciatura Letras: Língua Portuguesa e Libras da Feduc está autorizado para oferecer 50 (cinquenta) vagas no período matutino. Após a autorização do curso, a instituição compromete-se a observar, no mínimo, o padrão de qualidade e as condições em que se deu a autorização, as quais serão verificadas por ocasião do reconhecimento e das renovações de reconhecimento.

Art. 2°. O curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Libras funcionará nas dependências fa Faculdade do Educador – Feduc, localizada à Rua Martiniano de Carvalho, n. 170, no bairro da Bela Vista em São Paulo (SP).

DA INSCRIÇÃO E DOS PAGAMENTOS

Art. 3°. Os candidatos estão isentos da taxa de inscrição no processo seletivo, conforme as regras definidas neste artigo.

§ 1°. A inscrição deve ser feita estritamente a partir do dia de 01 de outubro de 2018 até 20 de novembro de 2018 no site da Feduc, que pode ser acessado via esse link.

§ 2°. Após a inscrição no site da Feduc, os alunos receberão a confirmação de inscrição via e-mail. § 3°. A primeira etapa do processo seletivo constará de uma redação. A redação terá duração de uma hora e trinta minutos. A segunda etapa constará da apresentação de documentos acadêmicos, conforme lista encaminhada pela Secretaria Acadêmica da Feduc.

DA SELEÇÃO

Art. 4°. A seleção dos candidatos se dará consistindo uma redação de caráter eliminatório, e após aprovação a apresentação da documentação acadêmica para matrícula.

DO LOCAL, DATAS E HORÁRIOS DO PROCESSO SELETIVO

Art. 5°. O processo seletivo para o curso, será realizado no local, data e horários especificados no presente Edital.

Parágrafo único: o processo ocorrerá nas dependências da Faculdade do Educador, conforme endereço citado no art. 2°. O período de inscrição será de 01 de outubro de 2018 até 20 de novembro de 2018. A realização da redação ocorrerá no dia 26 de novembro de 2018, às 19h00. A publicação do resultado da primeira chamada será no dia 06 de dezembro de 2018. A matrícula dos convocados ocorrerá no período 10 à 12 de dezembro de 2018. A publicação do

(2)

resultado da segunda chamada será dia 13 de dezembro de 2018. A matrícula dos convocados na segunda chamada será em 17 de dezembro de 2018.

DO REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

Art. 5° É recomendado que o(a) candidato(a) chegue ao local da avaliação com, no mínimo, 1 (uma) hora de antecedência, munido de documento de identidade original ou outro documento oficial emitido por órgão público, que contenha identificação e fotografia.

Art. 6°O processo seletivo será realizado no dia 26 de novembro de 2018. A redação iniciará às 19:00. Só será permitida uma inscrição por candidato.

Art. 7° O processo seletivo ocorrerá na sede da Feduc – Rua Martiniano de Carvalho, nº 170 – Bela Vista, São Paulo – SP. Os portões da Instituição serão abertos 1 (uma) hora antes do início da redação e será fechado pontualmente no horário de início da mesma. Não será permitida a entrada na sala de aula após o início da redação.

Art. 8° A redação terá duração de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos. Durante esse período os candidatos deverão realizar a redação. O tempo mínimo de permanência é de 30 (trinta) minutos. Candidatos que se retirarem do local de prazo antes desse período serão desclassificados do processo seletivo.

Art. 9° A redação é de caráter eliminatório e, em qualquer caso, estará eliminado o candidato(a) que zerar na redação.

Art. 10° O(a) candidato(a) deverá trazer material próprio para a realização da redação.

Será fornecida folha de rascunho a todos o(a)s candidato(a)s, porém a versão final da redação deverá ser entregue obrigatoriamente em caneta azul ou preta.

Art. 11° Os celulares, tablets e/ou calculadoras deverão estar obrigatoriamente desligados e devidamente guardados em ambas as etapas. O uso destes equipamentos durante a redação enseja

na desclassificação do candidato(a) no Processo Seletivo.

Art. 12° Será eliminado do Processo Seletivo o(a) candidato(a) que faltar ou que obtiver resultado insatisfatório em qualquer uma das etapas, e, inclusive o que zerar na redação.

Art. 13° Será excluído do Processo Seletivo, a qualquer tempo, o(a) candidato(a) que: prestar informações inexatas ou falsas na ficha de inscrição; não integralizar os procedimentos de inscrição; chegar após o horário de tolerância e fechamento dos portões; for pego utilizando meios de consulta externos para a realização da redação; se ausentar do local de avaliação sem antes consultar algum fiscal de redação; não cumprir as instruções contidas no site e neste Edital.

Art. 14° Iniciada a redação, nenhum candidato poderá se retirar da sala antes de seu término, sem autorização. Aqueles que se retirarem da sala antes do término e sem a autorização do avaliador serão eliminados.

Art. 15° Não será concedida reavaliação e/ou recontagem de pontos em qualquer uma das etapas.

(3)

DOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Art. 17° O(a) candidato(a) que necessitar de atendimento especial para a realização deverá informar, no ato da inscrição, os recursos necessários para seu atendimento e apresentar, via e-mail, laudo médico especializado que justifique a solicitação. As condições especiais serão atendidas obedecendo aos critérios legais e à viabilidade da Feduc.

DAS HABILIDADES AVALIADAS NA REDAÇÃO .

Art. 18° No processo seletivo, os candidatos serão avaliados nos seguintes aspectos: capacidade de expor opiniões, criticar e sugerir soluções; refletir sobre seu próprio papel no mundo, justificar o interesse pela área da educação, opinar sobre situações-problema relacionadas à sociedade e à escola e apresentar visões de futuro.

DAS HABILIDADES AVALIADAS NA ENTREVISTA.

Art. 19° Em casos de redações seguidas de entrevistas, os candidatos serão avaliados nos seguintes aspectos: capacidade de expor opiniões, criticar e sugerir soluções; refletir sobre seu próprio papel no mundo, justificar o interesse pela área da educação, opinar sobre situações-problema relacionadas à sociedade e à escola e apresentar visões de futuro.

DOS CRITÉRIOS PARA A ELIMINAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO CANDIDATO Art. 20° A redação(RED), terá um peso de 100% na nota final.

Art. 21° A ordem de classificação dos candidatos se dará de acordo com a pontuação obtida, de maneira decrescente.

DA EQUIDADE, UNICIDADE E IRREVOGABILIDADE DE CRITÉRIOS

Art. 22° Em respeito aos princípios de equidade descritos no parecer CP98/99 do CNE, os critérios para apuração de resultados e classificação descritos neste Edital são irrevogáveis e únicos para todos os candidatos. Portanto, não será concedida reavaliação e/ou recontagem de pontos em nenhuma circunstância.

DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 23° A relação dos aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 06 de dezembro de 2018. Os candidatos aprovado em primeira chamada deverão realizar sua matrícula entre os dias 10 de dezembro de 2018 à 12 de dezembro de 2018, impreterivelmente, sob pena de perder o direito à vaga. No dia 13 de dezembro de 2018, será divulgada a relação dos candidatos convocados em segunda chamada e deverão realizar sua matrícula no dia 17 de dezembro de 2018.

DA MENSALIDADE E VALORES

Art. 24° A Tabela de valores financeiros aplicados ao curso, para o ano de 2019, pode ser consultado pelo candidato(a) diretamente no setor financeiro da Instituição.

Art. 25° A concessão de bolsas de estudo está sujeita a aprovação da Entidade Mantenedora da Feduc – PRONACE, devendo ser respeitadas as disposições estabelecidas em Edital próprio.

CRONOGRAMA PARA EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULAS

Art. 26°As matrículas deverão ser realizadas presencialmente na Feduc, localizada na Rua Martiniano de Carvalho, nº 170 – Bela Vista, São Paulo. O(a) candidato(a) é responsável pelo acompanhamento das datas de convocação publicadas, neste edital.

(4)

DA DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA EFETUAR A MATRÍCULA CONFORME O ART. 44, INCISO II DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LEI n. 9394/96).

Art. 26° O(a) candidato(a) deverá efetuar sua matrícula pessoalmente na sede da Feduc, das 12 horas às 20 horas, nos dias estipulados neste Edital. Caso o(a) candidato(a) tenha menos de 18 anos a matrícula deverá ser feita junto com um representante legal. Na eventualidade de o(a) candidato(a) ou responsável estar inviabilizado de comparecer à faculdade nas datas apontadas, a matrícula poderá ser feita por pessoa com procuração autenticada.

Art. 27° No ato da matrícula, serão exigidas cópias simples dos documentos abaixo, desde que acompanhadas de seus respectivos originais:

a. Cópia simples e autenticada do Documento oficial de identidade; b. Título de eleitor;

c. Certificado de reservista, no caso de maior de 21 anos e do sexo masculino;

d. Certificado de conclusão de Ensino Médio, ou equivalente, segundo à legislação vigente; e. Cópia simples e autenticada do Histórico escolar do ensino médio;

f. Duas fotos 3X4, idênticas e recentes; g. Certidão de nascimento ou casamento; h. CPF do(a) candidato(a) ou responsável legal; i. Comprovante de residência recente;

j. Comprovante de renda recente;

k. Contrato de prestação de serviços educacionais, fornecido pela instituição a ser assinado pelo(a) candidato(a) ou por seu responsável legal (caso seja menor de 18 anos não emancipado) no ato da matrícula.

Parágrafo unico: É indispensável a apresentação de todos os documentos exigidos. Em caso de o curso concorrido à vaga não atingir o número mínimo de 15 (quinze) alunos matriculados, reserva-se à Feduc o direito de não promover sua abertura da turma. As informações prestadas na ficha de inscrição online são de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a).

DA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE VAGA

Art. 28° A faculdade, constatando a existência de vagas , não ocupadas em primeira chamada, divulgará convocação aos candidatos para manifestação de interesse para seu preenchimento, adotando os critérios de pontuação obtida pelos candidatos no Processo Seletivo. O interesse do(a) candidato(a) pela vaga deverá ser confirmado no site da instituição. O resultado será divulgado por meio de lista publicada no site da Instituição ou contato telefênico/ e-mail.

Art. 29° As matrículas ocorrerão entre segunda à sexta-feira das 12h às 20h, até 48 horas após a divulgação dos resultados de admissão dos pretensos candidatos.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 29°O(a) candidato(a) só poderá realizar o processo seletivo no endereço da Feduc.

Art. 30° O(a) candidato(a) se submeterá a todas as normas e condições dispostas neste Edital.

Art. 31° É de responsabilidade do(a) candidato(a) o acompanhamento das datas contidas neste Edital.

Art. 32° A Feduc reserva-se o direito de publicar novos editais e abrir novos processos seletivos para o primeiro semestre letivo de 2019.

Art. 33° O(a) candidato(a) deverá observar, atentamente, todas as instruções constantes neste Edital, não cabendo quaisquer reclamações posteriores.

(5)

Art. 34° As fichas de inscrição e as listas de presença deste Processo Seletivo permanecerão arquivadas pelo período de 1 (um) ano, a contar da data da aplicação da redação, sendo, posteriormente, incineradas.

Art. 35° A Faculdade fará divulgar, sempre que necessário, normas complementares ao presente edital e avisos oficiais relativos ao presente Processo Seletivo.

Art. 36° O pedido de desistência da matrícula deve ser feito, por escrito, pelo candidato nos setores competentes da Faculdade do Educador - Feduc.

Art. 37° O Processo Seletivo 2019/1 se encerra em 20 de novembro de 2018.

Art. 38° Fica eleito o Foro da Cidade de São Paulo, com exclusão e renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir questões oriundas do presente Processo Seletivo.

Art. 39° O manual do candidato e o Regulamento do Programa de Bolsas, para os cursos em que os benefícios se aplicam, estão disponíveis para consulta na Secretaria Acadêmica da Feduc.

Art. 40° Os casos omissos serão resolvidos pelos Órgãos Colegiados Superiores da Faculdade.

Art. 41° Ao efetuar a sua inscrição o(a) candidato(a) declara que acata, integralmente, todas as regras estabelecidas neste Edital.

São Paulo, 24 de setembro de 2018.

Profa Dra. Rosemary Hohlenwerger Schettini Presidente da Comissão do Processo Seletivo Feduc - 2019/1

Referências

Documentos relacionados

COOMPREENDENDO A CÁRIE DENTAL Understanding the dental carie Catia Regina Cardoso 1 Danilo Passos 1 Juliana Vieira Raimondi 2.. Cardoso, Catia regina, Passos, danilo e raimondi,

§2º- Os outros casos, que envolvam presos ou colaboradores e que apresentem sintomas, diagnosticados suspeitos ou que tiverem casos confirmados do COVID-19, a

A atual administração do Exército, por ato do Excelentíssimo Senhor Ministro, Gen Ex Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, interpretando sentimentos cívicos gerais acabou de

La transmisión del saber y los modos de subjetivación político-educativos Proponemos en este trabajo pensar la crítica filosófica y política realizada por

Assim, caso um determinado projeto apresente, em algum ano do período de vida útil, porcentagem de área trincada e/ou deformação permanente superiores àquelas

Quanto à dotação inicial para o primeiro quartil, pode ser observado na mesma Tabela 6 que os órgãos possuem a mesma ordem de classificação em 2010 e em 2011, tendo apenas

As cooperativas singulares plenas de livre admissão são dentro do sistema cooperativo é o que mais se assemelha aos bancos, pois, a categoria de plena significa dizer

Agencia Nacional de Energia Elétrica Balanço Energético Nacional Carbon Capture and Storge Comitê Coordenador de Atividades de Meio Ambiente do Setor Elétrico Conselho Nacional do