• Nenhum resultado encontrado

Propriedades. Teste de função muscular - contração voluntária máxima (CVM)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Propriedades. Teste de função muscular - contração voluntária máxima (CVM)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Introdução

Todos os tipos de atividade física, seja ela moderada, exaustiva ou desabiatuada, causam o chamado dano muscular induzido pelo exercício (eiMD) acompanhado de estresse oxidativo e inflamação. A dor muscular de início tardio (DMIT) é o sintoma mais comum do eiMD, enquanto a evidência histológica de ruptura da estrutura miofibrilar e da necrose de miofibras, bem como a inflamação, são os sinais finais da eiMD. A DMIT está associada à fadiga e à dor muscular, sintomas que duram vários dias e têm impacto negativo no desempenho de atletas e esportistas amadores, especialmente quando realizam programas de treinamento a longo prazo.

A regeneração incompleta de estruturas miofibrilares e de processos metabólicos antes do próximo treinamento aumenta o risco de lesões secundárias. Portanto, é importante para a adesão aos programas de treinamento e para o sucesso do mesmo que a regeneração seja tão eficaz e tão curta quanto possível.

(2)

Um produto que pode acelerar a recuperação da DMIT ou da fadiga muscular é benéfico não apenas para atletas de alto desempenho, mas também para atletas amadores, permitindo que eles treinem com mais frequência ou reduzam o risco de lesões musculares.

Como a inflamação e espécies reativas de oxigênio (EROS) são presumivelmente a principal causa da DMIT, a hipótese é que ingredientes naturais com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes possam ajudar a acelerar ou promover a manutenção da regeneração após indução do dano muscular.

O uso de suplementos com efeitos antioxidantes ou anti-inflamatórios na nutrição esportiva já é bastante difundido. Muitos desses ingredientes e produtos foram investigados nos últimos anos; dentre eles, a curcumina, os ácidos graxos ômega-3 e os polifenóis.

O Lemon verbena (Aloysia citriodora (L.)) é uma planta herbácea comestível, nativa da América do Sul, comumente utilizada como chá, bebida refrescante, comida ou tempero.

Estudos demonstram que extratos à base de água utilizando folhas de verbena de limão são ricos em polifenóis. Vários estudos in vitro e in vivo mostraram efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Um extrato de verbena (Recoverben®), rico em polifenóis, foi desenvolvido e recentemente identificado como um agente redutor da inflamação. Um mecanismo de ação responsável pelas propriedades anti-inflamatórias está relacionado à inibição da ciclooxigenase (COX). Com base nesses dados e em dados da literatura, o extrato de verbena de limão (Recoverben®) pode ter efeitos benéficos no dano muscular induzido por exercício, na dor muscular e na recuperação.

Recoverben é um ingrediente de nutrição esportiva natural, inovador e orgânico.

Estudos in vitro e em humanos demonstraram que o Recoverben ajuda o corpo a combater o estresse oxidativo relacionado ao exercício físico. Além disso, é capaz de evitar a perda de força muscular e reduz a dor muscular. Melhora a recuperação após o exercício e, portanto, suporta o desempenho físico, a motivação para esportes e pode prevenir o overtraining. Recoverben é cientificamente comprovado e aprovado para ser usado em alimentos funcionais, bebidas e suplementos alimentares.

(3)

Propriedades

Recoverben® é obtido por extração de folhas de Aloysia citriodora, uma planta herbácea comestível, membro da família Verbenacea , nativa da América do Sul, utilizando água como solvente. Recoverben® é um pó fino, castanho, solúvel em água, padronizado em mais de 18% de polifenóis totais.

Estudos

Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado, investigou os efeitos da suplementação utilizando o extrato de verbena de limão (Recoverben®) sobre a força e recuperação muscular após o exercício exaustivo. Para isso, foi recrutado um grupo de 45 voluntários, homens e mulheres, com idade entre 22 e 50 anos, não fumantes e praticantes de atividade física moderada.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: Grupo Recoverben® e Grupo Placebo. Cada cápsula administrada continha 200 mg de extrato de Recoverben® ou placebo (maltodextrina). Todos os indivíduos foram instruídos a tomar duas cápsulas diariamente pela manhã. Os produtos foram consumidos 10 dias antes de um teste de exercício exaustivo, durante o dia do teste e quatro dias após o teste.

 Teste de função muscular - contração voluntária máxima (CVM)

Alterações na função muscular parecem ser o melhor marcador para analisar o grau de dano muscular induzido pelo exercício. Portanto, no presente estudo, a CVM foi investigada através da avaliação da força isométrica do músculo M. quadríceps femoris. Todos os exames foram realizados em triplicata, imediatamente antes e 3, 24 e 48 horas após o protocolo de exercício exaustivo. O maior valor foi usado para análise. A primeira medição foi realizada durante a visita de triagem para evitar efeitos de treinamento durante as visitas de estudo.

A CVM apresentou uma menor redução, após o exercício, no grupo Recoverben® quando comparada ao grupo placebo (p = 0,0311), (Fig. 1). No grupo Recoverben®, a força muscular retornou completamente ao valor basal após 48 h, diferentemente do grupo placebo.

(4)

Figura 1: Contração voluntária máxima. Delta CVM [N]. (Média ± 95% CI; efeito do produto: p =

0,0311)* indicando significância em relação ao basal; e indicando diferenças significativas entre os grupos**.

 Força Muscular

A força muscular melhora o desempenho físico. Resultados de estudos em humanos mostraram que o Recoverben® reduz a perda de força muscular relacionada ao exercício em 50%.

Figura 2: Perda de Força Muscular: Placebo versus Recoverben®.

Delta CVM [N] Recoverben® Placebo Placebo P erda de Fo a Muscul ar (% )

(5)

 Recuperação Muscular

A recuperação rápida e completa contribui na motivação na prática dos exercícios físicos , podendo prevenir o overtraining. Recoverben® contribui na recuperação muscular total em apenas 2 dias.

Figura 3: Recuperação Muscular: Placebo versus Recoverben®.

 Glutationa Peroxidase

Recoverben® equilibra o estresse oxidativo provocado pelos exercícios físicos por estimulação de GPx (glutationa peroxidase) em mais de 200%.

 COX-1/2

Recoverben® reduz o processo inflamatório desencadeado pela prática de exercícios através da inibição de COX-1/2 (ciclooxigenases) em mais de 80%.

Indicações

Exercício de força e aptidão funcional; Treinamento de alta intensidade;

Atividade física geral e esportes coletivos; Musculação. Recup era çã o (d ) Placebo

(6)

Reações Adversas

Gravidez e amamentação: Não se sabe o suficiente sobre o uso de Aloysia citriodora L. durante a gravidez e a amamentação. Evite o uso durante esses períodos.

Doença renal: grandes quantidades de Aloysia citriodora L. podem provocar irritação dos rins e piorar a doença renal. Evite usar grandes quantidades em caso de problemas renais.

Concentração Recomendada

400 mg ao dia.

Referências Bibliográficas

Paulsen G, Mikkelsen UR, Raastad T, Peake JM. Leucocytes, cytokines and satellite cells: what role do they play in muscle damage and regeneration following eccentric exercise? Exerc Immunol Rev. 2012;18:42-97.

Meamarbashi A. Herbs and natural supplements in the prevention and treatment of delayed-onset muscle soreness. Avicenna J Phytomed. 2017;7:16–26.

Kim J, Lee JA. Review of nutritional intervention on delayed onset muscle soreness. Part I. J Exerc Rehabil. 2014;10:349–56.

Bilia AR, Giomi M, Innocenti M, Gallori S, Vincieri FF. HPLC-DAD-ESI-MS analysis of the constituents of aqueous preparations of verbena and lemon verbena and evaluation of the antioxidant activity. J Pharm Biomed Anal. 2008;46:463–70.

Felgines C, Fraisse D, Besson C, Vasson MP, Texier O. Bioavailability of lemon verbena (Aloysia Triphylla) polyphenols in rats: impact of colonic inflammation. Br J Nutr. 2014;111:1773–81.

Portmann E, Nigro MM, Reides CG, Llesuy S, Ricco RA, Wagner ML, et al. Aqueous extracts of Lippia Turbinata and Aloysia Citriodora (Verbenaceae): assessment of antioxidant capacity and DNA damage. Int J Toxicol. 2012;31:192–202.

Abderrahim F, Estrella S, Susin C, Arribas SM, Gonzalez MC, Condezo-Hoyos L. The antioxidant activity and thermal stability of lemon verbena (Aloysia Triphylla) infusion. J Med Food. 2011;14:517– 27.

Choupani M, Arabshahi S, Alami M. Antioxidant properties of various solvent extracts of lemon verbena (Lippia Citriodora) leaves. Int J Adv Biol Biomed Res. 2014;2

(7)

Justia Trademarks. Recoverben - Trademark Details. 2017.

Buchwald-Werner S, Naka I, Wilhelm M, Schütz E, Schoen C, Reule C. Effects of lemon verbena extract (Recoverben®) supplementation on muscle strength and recovery after exhaustive exercise: a randomized, placebo-controlled trial. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2018. 15:5.

Referências

Documentos relacionados

Essa estrutura de Ser se justifica pelo modo de ser do mundo, onde os seres vivos, os homens e os animais não estão apenas lançados no mundo, mas sim, percebem e são

Na entrega da obra a empresa deve entregar o manual de operação, uso e manutenção da edificação para o usuário. A obrigatoriedade de fornecimento deste documento

Dorsal: 1 meia argola para retenção de quedas Lateral: 2 meia argolas para posicionamento Peitoral: 2 meia argolas para suspensão Ajustes através de fivelas de encaixe rápido

Com a revolução industrial (desenvolvimento tecnológico, surgimento das máquinas), boa parte da mão de obra feminina foi transferida para dentro das fábricas. Nessa época,

Foi possível desenvolver cápsulas utilizando óleo de amêndoa de castanha de caju e parede formada por goma arábica através dos processos utilizando liofilização

Apresentamos a empresa e cada grupo de produtos, com os quais, nos últimos anos, temos desenvolvido soluções cada vez mais completas para a segurança em máquinas.. Uma área que

En el año 2016 se crea el área de Planeamiento en UFLO, que se ocupa de diseñar y proponer a las autoridades el Plan de Fortalecimiento Organizacional – PFO- para optimizar

Mean ± SE of absolute joint position error (A), constant error (B) and variable error (C) recorded at baseline, immediately post (IP) and 24 h post eccentric exercise (24 h), for