• Nenhum resultado encontrado

ORandstad Award nasceu

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORandstad Award nasceu"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O

Randstad Award nasceu na Bélgica em 2001 e é hoje considerado o maior estudo de Em-ployer Branding a nível mundial, da responsabilidade da Ran-dstad e do 1CMA Group, especializado

em estudos de mercado. Esta análise, que cumpre este ano o 15.° aniversário, é realizada em 25 países, cobrindo os cinco continentes e representando cerca de 75% da economia mundial.

José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, fala-nos do estudo e porque o trouxe para o nosso país.

Qual a missão do Randstad Award?

Este estudo procura analisar a atracti-vidade das empresas para a população activa do seu país tendo em conta 10 critérios relacionados com o trabalho [ver caixa]. O resultado permite-nos reconhecer o que as pessoas mais valorizam para aceitar uma proposta de trabalho, ao mesmo tempo que permite às empresas conhecer como são vistas em relação a cada um desses critérios, fazendo ainda uma análise à atractividade do sector de actividade. Não existe uma característica única que atraia o talento. Existe, em vez disso, uma

combina-ção de factores que são mais importantes para as pessoas consoante

José Miguel Leonardo CE() cia Randstad Portugal

a idade, o género e ainda a área funcio-nal. Esta combinação varia também por países e momentos económico e sociais. Conhecer estas especificidades é fundamental para conseguirmos ter as pessoas certas para cada lugar. Para as empresas é ainda mais importante que estas possam ter a sua proposta de valor, o qual não se extingue no momento da contratação, mas estende--se pela relação, a qual pretendeestende--se duradoura e win-win. Assim a Randstad, enquanto empresa líder de Recursos Humanos, contrata ao ICMA Group este estudo de employcr branding para identificar as empresas mais atractivas em 25 países. Esta análise é feita por este grupo especializado em estudos de mercado, com mais de 20 anos de experiência, garantindo a idoneidade dos resultados.

Qual é a metodologia utilizada na selec-ção das empresas?

São identificados os 150 maiores empre-gadores por país. No caso de Portugal foram excluídas desta análise empresas públicas e E.P.E. (excepto as empresas públicas que se comportam como privadas em termos concorrenciais) e as empresas de Recursos Humanos (o seu número de colaboradores é em modelo de prestação de serviços: trabalho temporário e outsourcing).

Com base nesta lista são feitos Os questionários que pedem às pessoas para identificarem quais as empresas que conhecem e como as classificam nos 10 critérios de atractividade.

A empresa melhor classificada em todos os critérios é considerada a me-lhor para trabalhar e. pelos resultados, podemos ficar a saber quais as melhores por critério, quais os sectores mais atractivos e ainda traçar percepções por idade, género ou perfil funcional.

Qual é o objectivo?

É ter uni retrato da percepção que as pessoas têm das empresas que actuam no seu país face a critérios críticos de

GOSTARIA DE

TRABALHAR PARA

A EMPRESA X?

O Randstad Award traz-lhe a resposta. Apelida-se de

o maior estudo de Employer Branding a nível mundial

e este ano chega a Portugal para traçar o retrato das

empresas, face a critérios críticos de Recursos Humanos.

(2)

Âmbito: Outros Assuntos Corte: 2 de 6

ID: 62740082 01-01-2016

OBJECTIVO Que o mundo do trabalho seja cada vez mais atractivo. permitindo o de-senvolvimento do talento e a felici-dade das pessoas. caracteristicas fundamentais para o sucesso de qualquer negocio

Randstad Awards Portugal

negativa. O impacto emocional é difícil de quantificar e o resultado é o reflexo do sentimento dos colaboradores, o que nem sempre revela a imagem da empresa em termos de atractividade. Assim procuramos com este estudo analisar a percepção da população portuguesa quanto ã empresa mais atractiva para trabalhar. Ao contrário de outros questionários semelhantes, directores de RH, colaboradores e especialistas não são convidados a participar no inquérito, o que garante a máxima objectividade. Nenhuma das empresas da lista das 150 é contactada previamente ou durante a realização do estudo.

Porquê a escolha de Portugal?

Conhecer e reconhecer a forma como a nossa empresa é percepcionada pela população activa ajuda a identificar o potencial de captação de pessoas,

EDICÃO 2015

Randstad Awards

Recursos Humanos. Estes 15 anos de

experiência revelam-nos que existe uma clara diferença entre hrand awa-reness. ou seja, reconhecimento de marca, e sobre as melhores empresas para trabalhar. No primeiro caso o que identificamos é que as pessoas estão dis-postas a consumir produtos de marcas onde não têm interesse em trabalhar. Ou seja, a relação entre a empresa e o consumidor não tem relação laborai ou atractividade associada. Quer isto dizer que o employer branding deve ter uma estratégia definida e deve ser trabalhado tendo por base a proposta de valor da empresa face aos seus co-laboradores. Não é um impulso, é uma relação reflectida e com vários critérios de ponderação. Talvez por isso seja mesmo seja um desafio que alia não apenas o marketing, mas também os Recursos Humanos e a administração, para que a empresa possa ser atractiva

para os talentos e tenha a capacidade de atrair os mesmos.

De que forma se distinguem de outros • rankings da área?

Os rankings de melhores empresas para trabalhar baseiam-se na experiência dos colaboradores. Sem levantar dúvidas sobre a seriedade dos mesmos ou ido-neidade das empresas, todos sabemos que nos estudos internos nem sempre se garante uma resposta absolutamente sincera. quer pela positiva, quer pela

O 23 países O 225 mil pessoas O cinco continentes

A Randstad, enquanto empresa líder de

RH, contratou ao ICMA Group este estudo

de employer branding para identificar as

empresas mais atractivas.

(3)

ao mesmo tempo que se relacionam estes resultados com a capacidade de reter talentos e de ter embaixadores da nossa marca. Hoje todos reconhe-cemos a importância das pessoas nas organizações, não apenas como força produtiva, mas como representantes da identidade, com voz própria e im-pacto na percepção de terceiros sobre a proposta de valor.

O Randstad Award tem como ob-jectivo fazer esse retrato imparcial da percepção dos portugueses em relação aos maiores empregadores em Portugal. identificando como as empresas são vistas em critérios tão importantes como a formação ou o equilíbrio entre a vida privada e profissional.

Este resultado não deve ser um tro-féu perdido entre outros, mas sim uni momento de reflexão sobre o valor da nossa marca no mundo do trabalho. na vida das pessoas com quem hoje tra-balhamos e com quem trabalharemos. Procuramos o valor mas temos também de o dar, nesta relação intensa entre empresa e colaborador, nesta troca de

conhecimento e de experiência que, independentemente da duração, deve trazer know-how e felicidade. Uma relação que deve ter impacto, deve ter projectos feitos, sucessos e erros que não se vão repetir, deve integrar um percurso e fazer a história da pessoa e da empresa. Trabalhar é muito mais do que apenas fazer. é fazer parte, é contribuir, colaborar. mudar e inovar. É crescer, aprender e desenvolver. Por tudo isto, conhecer a percepção do que somos enquanto empregador é conhecermo--nos ainda melhor e trabalharmos para sermos a empresa mais atractiva para os portugueses.

Quem acha que vai ganhar em Portugal? É difícil fazer previsões. A nossa ex-periência de mercado e contacto com candidatos leva-nos a identificar alguns sectores e empresas mais atractivas, mas é prematuro fazer qualquer pal-pite. A percepção das pessoas quanto a critérios muito objectivos e com grande impacto na sua vida profissional vai ser decisivo. e nós também estamos muito curiosos.

ESTUDO

Critérios

O estudo analisa a atractividade das empresas para a população activa de cada pais tendo em conta io critérios relacionados com o trabalho.

o Salário e benefícios

O Segurança e estabilidade profissional O Bom ambiente de trabalho

o Tipo de trabalho O Saude financeira O Equilibrio da vida privada

e profissional

O Perspectivas de carreira O Gestão de topo forte O Boa formação

O Responsabilidade social e corporativa

Como vão ser divulgados os resultados? Vamos fazer um jantar de apresentação dos prémios destinado a directores de Recursos Humanos, administração e membros da administração. Nesta sessão, além de darmos a conhecer Os vencedores, apresentaremos a meto-dologia. os principais resultados e a importância deste tema. Será no dia 21 de Abril, em Lisboa.

Nesse dia as empresas vão conhecer os seus resultados?

Não vamos anunciar o ranking, teremos prémios por categorias específicas e três vencedores a nível nacional, com a categoria de empresas mais atractivas. Teremos a oportunidade de. após o evento, partilhar os resultados de forma mais pormenorizada com as empresas. O nosso grande objectivo é que-o mundo do trabalho seja cada vez

(4)

Âmbito: Outros Assuntos Corte: 4 de 6

ID: 62740082 01-01-2016

Randstad Awards Portugal

mais atractivo, permitindõ o desenvol-vimento do talento e a felicidade das pessoas, características fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. As melhores pessoas, nos lugares certos.

Mas existe também o Global Randstad Award, como é feito este estudo?

O Global Randstad Award é um ranking mundial que tem por base uma lista das 50 maiores empresas a nível glo-bal, tendo como base um conjunto de critérios objectivos: o maior nú-mero cle empregados; a dimensão e a rentabilidade cia organização (as Organizações não governamentais estão excluídas); tem de actuar em pelo menos 25 países, com O mesmo nome da empresa em todos Os países; e pelo menos 30% dos seus colaboradores

trabalham fora do país da casa mãe. O vencedor é aquele com maior atractividade relativa, determinada pela pergunta: "Gostaria de trabalhar para esta empresa?"

Para equilibrar o impacto dos dife-rentes países é feita uma ponderação

sobre o P113 (Produto Interno Bruto) que é aplicada após a consolidação dos dados. Porque se trata de grandes empresas a nível mundial optámos por fazer este estudo apenas de dois em dois anos, assim só em 2017 teremos um novo vencedor.

O que gostaria de destacar da edição de 2015?

Nesta edição. que contou com 23 países, foram entrevistadas 225 mil pessoas. Algumas curiosidades se olharmos para Os relatórios dos 23 países:

Trinta e nove por cento dos inqui-ridos gostariam de trabalhar numa ou em mais empresas de grande dimensão do seu país; o salário continua a ser o principal critério de atractividade. seguido pela segurança profissio-nal; os valores mais importantes identificados por candidatos não são aqueles a que as empresas dão mais valor, demonstrando claramente que existe falta de comunicação en-tre os dois lados da relação laborai: 49% das pessoas utilizam as redes sociais para encontrar emprego, das quais 56% preferem o Facehook , 38%

usam o Google+ e 34% o Linkedin.

A nível global, na análise dos Global Randstad Awards, o destaque vai para o sector das Tecnologias de Informa-ção. que posiciona a Microsoft, Sony e Samsting como as empresas mais atractivas a nível mundial. ■

A empresa melhor classificada em todos

os critérios é considerada a melhor para

trabalhar e, pelos resultados, ficamos a

saber quais as melhores por critério, os

sectores mais atractivos e as percepções

por idade, género ou perfil funcional.

(5)

30 Randstad

Awards Portugal

Apelida-se de o maior estuda de Employer Branding nivel mundial e este ano chega a Portugal para traçar

o retrato das empresas, face a entonos criticas de Recursos Humanos.

(6)

Âmbito: Outros Assuntos Corte: 6 de 6

ID: 62740082 01-01-2016

RARDSTAD AWARDS

José Miguel Leonardo CEO da

Referências

Documentos relacionados

Exclusivamente para as empresas selecionadas para o estudo de casos múltiplos, realizou-se um estudo minucioso quanto ao uso das redes sociais adotadas pelas

Optou-se em ter como base a lista das 10 maiores empresas mineradoras do mundo da Revista Mining Global, pois demonstra as maiores empresas do setor em estudo, que se

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de

Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal

Em nosso espaço de coworking, localizado no Brooklin, você encontrá uma variedade de pensadores inovadores, focados em seus trabalhos e em metas para alcançar o sucesso.. Com

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Em um estudo qualitativo, essa seção normalmente inclui a abordagem filosófica, os participantes, o contexto, o método de coleta de dados e como os dados são analisados (9).. Em

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de