• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012.

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES

COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL – FASUL

A política de formação profissional da Faculdade Sul Brasil – FASUL, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia destina um percentual da carga horária do curso para ser integralizado com as Atividades Acadêmicas Complementares, as quais se referem a todas as atividades que visam à complementação do Currículo Pleno do curso e que atendam aos seguintes objetivos:

- complementar a formação acadêmica de tecnologia em atividades, conteúdos ou disciplinas abrangidas ou não pelo Currículo Pleno do curso;

- buscar o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem;

- priorizar a formação social e profissional;

- propiciar ao acadêmico a aquisição de conhecimentos;

- possibilitar o intercâmbio acadêmico, de iniciação científica e tecnológica;

- participar de programas de difusão cultural e atividades de responsabilidade social.

Na Faculdade Sul Brasil - FASUL as Atividades Acadêmicas Complementares estão devidamente regulamentadas conforme segue:

Art. 1º. As Atividades Acadêmicas Complementares integram o currículo pleno dos cursos de tecnologia, devem ser cumpridas durante o período de integralização do curso, constituem-se em elemento para obtenção do grau correspondente, atendem as Diretrizes Curriculares de cada curso, e devem abranger o percentual da carga horária determinada no Projeto Pedagógico do Curso.

(2)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012.

Art. 2º. As Atividades Acadêmicas Complementares têm a finalidade de buscar o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, priorizar a formação social e profissional, propiciar ao acadêmico a aquisição de conhecimentos, prestar serviços à comunidade interna e externa, possibilitar o intercâmbio acadêmico, de iniciação científica e tecnológica, participar de programas de difusão cultural e atividades de responsabilidade social.

Art. 3º. As Atividades Acadêmicas Complementares dividem-se em três categorias:

I – Atividades de Ensino, com as seguintes modalidades:

a) disciplinas não previstas na organização curricular do curso;

b) monitoria em disciplinas constantes da organização curricular;

c) programa de apoio pedagógico, assim entendidos os programas de nivelamento e similares;

d) estágios curriculares não obrigatórios; e) cursos técnicos profissionalizantes; f) disciplina de libras;

g) viagens e visitas técnicas;

h) projetos de responsabilidade social no ensino.

II – Atividades de Pesquisa, com as seguintes modalidades:

a) iniciação científica;

b) participação em projetos ou grupos de pesquisa; c) publicações técnico-científicas;

d) projetos de responsabilidade social na pesquisa.

(3)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012.

a) disseminação e/ou aquisição de conhecimentos (seminários, simpósios, congressos, conferências, palestras, jornadas, semanas acadêmicas, oficinas, etc.);

b) prestação de serviços (assistência, assessoria, consultoria); c) monitoria em projetos de extensão;

d) difusão cultural (eventos ou produções artísticas e culturais); e) projetos de responsabilidade social na extensão.

Art. 4º. A carga horária limite para cada categoria é a seguinte:

1º § – As atividades desenvolvidas dentro dos Cursos Superiores de Tecnologia se compunham num total de 60 horas no período total do Curso, sendo que 30% da carga horária é em Atividades de Ensino, 40% em Atividades de Pesquisa e 20% Atividade de Extensão e 10% em Projetos de Responsabilidade Social. Conforme anexo I.

Art. 5º. A carga horária para cada modalidade de atividade está especificada no ANEXO I.

Art. 6º. Para o aproveitamento das Atividades Acadêmicas Complementares serão considerados, a adequação das atividades desenvolvidas com os objetivos dos Cursos Superiores de Tecnologia, o total de horas dedicadas à atividade e a documentação comprobatória das atividades realizadas.

Art. 7º. Não poderá colar grau o acadêmico que deixar de comprovar as horas de Atividades Acadêmicas Complementares, como tais computadas em seu histórico escolar, nos termos da presente resolução.

Art. 8. De acordo com Art. 7º da Resolução n.º 002/2009 de 02/02/2009 os acadêmicos deverão requerer, à Coordenação do Curso, através do protocolo do geral, o aproveitamento de carga horária das Atividades Acadêmicas Complementares, através do preenchimento de requerimento próprio, sem custo, no qual deverão ser anexadas as cópias da documentação comprobatória, e apresentação do documento original para autenticação da cópia.

(4)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012.

I – O período de protocolar as Atividades Acadêmicas Complementares está previsto em calendário acadêmico, sendo sempre na primeira quinzena do mês de junho e na primeira quinzena do mês de novembro;

II - Os acadêmicos que estiverem cursando o último período podem protocolar durante todo este período;

III – As Atividades Acadêmicas Complementares cumpridas na modalidade de disciplinas não previstas na organização curricular do curso, vinculadas ao Programa de Complementação de Ensino e realizadas na FASUL serão registradas imediatamente após sua conclusão no Histórico Escolar do acadêmico.

IV – As Atividades Acadêmicas Complementares cumpridas na modalidade disciplinas não previstas na organização curricular do curso, vinculadas ao Programa de Complementação de Ensino e realizadas em instituições externas à FASUL devem ser registradas no Protocolo Geral para convalidação;

V – O acadêmico deverá cumprir, obrigatoriamente, no primeiro ano, no mínimo 30% (trinta por cento) da carga horária de Atividades Acadêmicas Complementares previstas no Projeto Pedagógico de seu Curso.

Art. 9. De acordo com Art. 11º da Resolução n.º 002/2009 de 02/02/2009 é obrigatória à participação do acadêmico em, no mínimo, duas categorias de Atividades Acadêmicas Complementares e necessariamente em pelo menos um projeto de responsabilidade social;

Parágrafo único – As atividades de responsabilidade social devem: valorizar a cultura geral e local, promover o desenvolvimento sustentável e a potencialização do capital humano e social, fortalecer os processos educativos, facilitar os processos de desenvolvimento humano, favorecer o desenvolvimento da consciência cidadã, favorecer o acesso à tecnologia, permitir aceso ao conhecimento científico e sua aplicabilidade cotidiana em prol da sustentabilidade e emancipação social, contemplar o desenvolvimento humano, favorecer o bem estar, qualidade de vida e produtividade da população.

(5)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012.

Art. 10. De acordo com Art. 12º da Resolução n.º 002/2009 de 02/02/2009, compete ao Coordenador de Curso avaliar as Atividades Acadêmicas Complementares realizadas pelo acadêmico, considerando:

I – Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão:

Origem Aproveitamento

Promovidas pela FASUL 100%

Promovidas por outras instituições 50%

Promovidas pela FASUL em parceria formal com outras instituições

100%

Art 11. Este regulamento integra o Projeto Pedagógico do Curso com vigência a partir de 2012 e entra em vigor na data de sua publicação, por meio de Resolução da Direção da FASUL.

(6)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012. ANEXO I Grupo de Atividade Modalidade de Atividades Documentação Comprobatória Carga Horária Limite (%) Atividades de Ensino Máximo 18 horas Disciplinas não previstas na organização curricular do curso.

Atestado fornecido pela Instituição de Ensino onde conste aprovação. Até 30 horas Monitoria em disciplinas constantes da organização curricular. Certificado constando carga horária e relatório.

Até 30 horas Programa de apoio pedagógico, assim entendidos os programas de nivelamento e similares. Certificado ou Declaração com carga horária, aproveitamento/frequência e conteúdo programático.

Até 30 horas

Estágios curriculares não obrigatórios. (CIEE, PROE, IEL)

Certificado Até 50 horas

Cursos técnicos profissionalizantes.

Certificado com carga horária,

aproveitamento/frequência e conteúdo programático.

Até 30 horas

(7)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012.

Instituição de Ensino onde conste aprovação.

Viagens e visitas técnicas.

Certificado ou Declaração com carga horária, aproveitamento/frequência e conteúdo programático.

Até 12 horas por evento.

Projetos de responsabilidade social no ensino.

Certificado ou Declaração com carga horária, aproveitamento/frequência e conteúdo programático.

Até 20 horas por evento limitando a um total de 20h em cada semestre do Curso Atividades de Pesquisa Máximo 24 horas

Iniciação científica. Certificado e relatório de desempenho do Professor Orientador. Até 40 horas Participação em projetos ou grupos de pesquisa. Certificado e relatório de desempenho do Professor Orientador Até 40 horas Publicações técnico-científicas.

Cópia da publicação Até 40 horas

Projetos de responsabilidade social na pesquisa. Certificado e relatório de desempenho do Professor Orientador Até 40 horas Atividades de Extensão Máximo 12 horas Disseminação e/ou aquisição de conhecimentos (seminários, simpósios, congressos, conferências, palestras, jornadas, semanas acadêmicas, oficinas, etc.) Certificado ou Declaração com carga horária, aproveitamento/frequência e conteúdo programático.

Até 40 horas, limitado ao ano letivo do curso.

Prestação de serviços (assistência, assessoria,

Cópia do projeto, relatório, certificado,

(8)

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012.

consultoria). declaração, constando a carga horária e atividades desenvolvidas. Monitoria em projetos de extensão. Certificado e relatório de desempenho do Professor Orientador Até 40 horas Difusão cultural (eventos ou produções artísticas e culturais). Certificado ou Declaração com carga horária, aproveitamento/frequência e conteúdo programático. Até 40 horas Responsabilidade Social Máximo 6 horas Projetos de responsabilidade social na extensão. Certificado e relatório de desempenho do Professor Orientador Até 40 horas

Referências

Documentos relacionados

Consideramos as mais relevantes: (I) comparação de valor de metro quadrado na região; (II) comparação direta de valor com outras unidades do mesmo bairro e prédio;

O impulso (I) de uma força constante é uma grandeza vetorial que possui a mesma dire- ção e o mesmo sentido da força bem como a intensidade igual ao produto da intensidade da força

We report the case of a young patient diagnosed with a saccular thoracic aortic aneurysm and tuberous sclerosis who was successfully treated using an endovascular approach..

O roteiro produzido para a audiodescrição do vídeo Cinco pedrinhas saem em aventura publicado no YouTube foi produzido de acordo com as normas atualmente vigentes no país, e

Most neoplastic cells stained positive for gastrin (Figure 2) and pancreatic polypeptide, whereas they were negative for insulin and glucagon, supporting the

Hindawi Publishing Corporation http://www.hindawi.com Analytical Methods in Chemistry Journal of Volume 2014 Bioinorganic Chemistry and Applications. Hindawi

Na condição de gestor federal do Ministério da Saúde entre 1997 e 2002, tive a oportunidade de apoiar e participar, com o decidido suporte fi- nanceiro e com a visão estratégica

Objective: To report an unusual case of oral hyaline ring granuloma (HRG) that caused an extensive osteolytic lesion.. Clinical Presentation and Intervention: A 22-year-old fe-