• Nenhum resultado encontrado

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

M A N U A L

D O

ADMINISTRADOR DO

PORTAL

Versão 1.1

Sumário

Introdução

1

Sobre o Administrador do Portal

1

Categorias de informação

2

Link adicional

3

Lista de arquivos

5

Anexos da licitação

9

Anexos do contrato

10

Legislação municipal

12

Configuração

13

Suporte a dispositivos

16

(2)

1 Esse manual é para apoiar o administrador do portal da transparência. A maioria dos dados apresentados pelo portal são enviados de forma automática pelos sistemas de informação usados pela entidade. Algumas informações que não estejam presentes nesses sistemas, ou mesmo necessárias à compreensão delas, podem ser informadas através desse gerenciador do portal.

O administrador do portal é um sistema que funciona na Internet e centraliza todas as operações necessárias para o envio de informações complementares ao portal da transparência. O administrador poderá criar quantos usuários desejar para auxiliar nessa tarefa.

Em todas as páginas apresentadas nesse manual, alguns elementos visuais que identificam a entidade foram suprimidos , como o brasão e nome da entidade.

(3)

2

Esse manual será baseado em exemplos para o melhor entendimento dos usuários. O usuário poderá inserir dados de várias formas:

1. Links externos: o link externo deverá levar para outro site que contenha conteúdo da própria entidade sobre o tema transparência. O link externo pode ficar na tela de legislação (no menu lateral), na seção da LRF ou na seção ‘Informações em arquivos’.

2. Arquivos organizados em grupo: os arquivos organizados em grupo deverão conter qualquer conteúdo gerado pelo sistema interno ou feito manualmente com dados relevantes ao tema da transparência. Para efeito de organização dos arquivos, eles serão agrupados por tema e de livre criação dos usuários. Os grupos de arquivos podem ficar na tela de Gestão fiscal (LRF) ou na seção ‘Outras Informações’. 3. Legislação municipal: cadastro de arquivos referentes a legislação municipal. 4. Cadastro de anexos da licitação: é possível cadastrar arquivos referentes a uma

licitação. Esses arquivos irão aparecer na tela de detalhamento da licitação

5. Cadastro de anexos do contrato: é possível cadastrar arquivos referentes a um contrato. Esses arquivos irão aparecer na tela de detalhamento do contrato.

(4)

3

Observação: a seção ‘Informações em arquivos’, só deverá aparecer na página principal do portal, caso exista alguma informação cadastrada.

No nosso primeiro exemplo, vamos incluir um link adicional. Na tela de gerenciamento do portal, acesse o menu ‘Link adicional’.

Em seguida será mostrado uma tela com a listagem de todos os links já criados. Para criar um novo link, acesse o menu mostrado abaixo. Selecione a opção ‘Novo’ no menu superior direito (representado por três pontos).

(5)

4

Temos os seguintes campos:

1. Título: é o título do link 2. URL: endereço do link

3. Tipo: informa em qual seção o link será mostrado. 4. Descrição: uma descrição resumida do conteúdo do link

5. Ativo: informa se o link já pode aparecer na seção informada no campo ‘Tipo’. Vamos inserir o seguinte link:

Título: Postal do governo federal

URL: http://www.portaltransparencia.gov.br Tipo: Outras informações

Descrição: Portal da transparência do governo federal com dados de receita e despesas. Ativo: marcado

(6)

5

No nosso segundo exemplo, vamos incluir uma lista de arquivos na seção ‘Informações em arquivos’. Digamos que esses arquivos tenham relação com a folha de pagamento. Como pode ter diversos relatórios relacionados com o tema, vamos organizar todos eles em um grupo chamado ‘Folha de Pagamento’. Para isso devemos criar primeiro o grupo para então adicionar os arquivos. No menu lateral do gerenciador, acesse a opção ‘Grupo de arquivos’

(7)

6

Em seguida será mostrado uma listagem com todos os grupos já criados. Para criar um novo grupo, selecione o link abaixo.

A tela de cadastro de grupo é mostrado abaixo.

Temos os seguintes campos: 1. Título: é o título do grupo

2. Tipo: informa em qual seção o grupo será mostrado. 3. Descrição: uma descrição resumida do conteúdo do grupo

4. Ativo: informa se o grupo já pode aparecer na seção informada no campo ‘Tipo’. Vamos inserir o seguinte grupo:

1. Título: Arquivos da folha de pagamento 2. Tipo: Portal da Transparência

(8)

7

4. Ativo: Marcado.

Após confirmar, o novo grupo é criado e agora podemos informar quais será os arquivos relacionados a esse grupo. Para isso acesse a opção ‘Arquivos do grupo’.

Em seguida é mostrado uma lista com os arquivos já inseridos. Para adicionar um novo arquivo, selecione a opção ‘novo’.

(9)

8

Temos os seguintes campos:

1. Título: é o título do arquivo

2. Grupo: informa qual o grupo do arquivo.

3. Descrição: uma descrição resumida do conteúdo do arquivo.

4. Ativo: informa se o arquivo já pode aparecer na listagem de arquivos do grupo. Vamos inserir um arquivo com seguintes dados:

1. Título: Arquivo da folha 1.

2. Grupo: Selecionar grupo ‘Arquivos da folha de pagamento’.

3. Descrição: Arquivo 1 do grupo de arquivos de folha de pagamento. 4. Ativo: Marcado.

5. Selecionar o arquivo

Vamos repetir esse procedimento três vezes para que o grupo tenha três arquivos na listagem. O resultado na seção do ‘Informações em arquivos’ é como mostrado na imagem abaixo.

Após selecionar o novo item, uma tela com os arquivos do grupo é mostrada. Para baixar o arquivo, basta selecionar o arquivo pelo título.

(10)

9

A imagem abaixo mostra a listagem de arquivos no portal da transparência. As informações são mostradas em três colunas: título, descrição e tipo.

Na tela de detalhamento da licitação, no portal da transparência, pode ser incluído arquivos relacionados ao processo da licitação. Esse arquivos serão inseridos no gerenciador do portal. A opção no menu lateral ‘Anexos da licitação’, chama a tela que lista os anexos inseridos.

(11)

10

Ao clicar em novo, a seguinte tela de cadastro é mostrada.

Após preencher os dados o anexo será mostrado na tela de detalhamento da licitação no portal da transparência.

(12)

11

Na tela de detalhamento do contrato, no portal da transparência, pode ser incluído arquivos relacionados ao contrato. Esse arquivos serão inseridos no gerenciador do portal. A opção no menu lateral ‘Anexos do contrato’, chama a tela que lista os anexos inseridos.

Ao clicar em novo, a seguinte tela de cadastro é mostrada.

Após preencher os dados o anexo será mostrado na tela de detalhamento do contrato no portal da transparência.

(13)

12

Na tela principal do portal da transparência, existe um link para legislação municipal. Esse link leva para uma lista de arquivos relacionados à legislação municipal. Para inserir esses arquivos, acesse ‘Legislação municipal’ no menu lateral. A seguir, uma tela com uma lista de arquivos já cadastrados.

Para inserir um novo arquivo, selecione ‘Novo’ no menu.

(14)

13

Após inserir o cadastro, o arquivo ficará disponível no portal da transparência.

Configuração

Além de novos links e grupos de arquivos, podemos configurar os dados apresentados no portal através da tela de configuração. Por meio dessa tela podemos retirar seções de dados pré-configurados para adicionar dados equivalentes por meio de novos links e grupos de arquivos. Para acessar a tela selecione a apção ‘Configuração geral’.

(15)

14

Os quatro primeiros campos são endereços URL que serão usados pelo portal para acessar outros sites relacionados à transparêcia que a entidade possa vir a ter. Em seguida temos campos que definem a exibição ou não de informações. Em alguns casos a entidade pode ter a mesma informação de forma mais detalhada em outro site e por isso deseja excluir do portal para evitar duplicidade.

Vamos exemplificar cada um desses campos.

O campo ‘Exibir a opção 'Gestão Fiscal - LRF' no Menu Inicial’ se refere a sessão de mesmo nome.

(16)

15

O campo ‘Exibir relatórios da LRF enviados pelo sistema da Aspec’ se refere a árvore de arquivos mostrada após selecionar a seção 'Gestão Fiscal - LRF' como mostrado na imagem abaixo.

(17)

16

O campo ‘Exibir legislação’ se refere a opção no menu lateral chamado ‘Legislação’.

O campos de endereço completo, email e telefone serão usados na tela de ‘Fale conosco‘ do portal.

Suporte a dispositivos

O gerenciador foi projetado para ser compatível com vários tipos de dispositivos móveis. Seus elementos gráficos serão ajustados de acordo com o tamanho da tela do dispositivo e seus componentes funcionarão adequadamente.

Referências

Documentos relacionados

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Percebe que as ferramentas da qualidade e da metodologia Lean Seis Sigma, associadas corretamente à cada etapa do DMAIC podem trazer ganhos expressivos para as mais variadas áreas

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Por exemplo, em Busiris, o candidato deve cruzar todo o templo, para alcançar o Santuário dos santuários; em Abidos, ele deve seguir diretamente pelo subterrâneo, para

Não houve interação (P>0,05) entre os níveis de cálcio e as relações cálcio/fósforo para nenhuma das variáveis, porém os níveis de cálcio promoveram efeito (P<0,05)

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Fig. Jurassic-Cretaceous geological evolution for the West Gondwana and its relationship with zeolite-cemented sandstone. A) During the Jurassic, quiescence periods without