• Nenhum resultado encontrado

ASSISTENTES INTELIGENTES: CURSO PARA PROFESSOR EAD VIA MOODLE UTILIZANDO PLUGINS GUERRA, B. G. 1 ; SILVA, J. M. C. 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSISTENTES INTELIGENTES: CURSO PARA PROFESSOR EAD VIA MOODLE UTILIZANDO PLUGINS GUERRA, B. G. 1 ; SILVA, J. M. C. 2"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2. Profa. Doutora, IFRS Campus Bento Gonçalves, Av. Osvaldo Aranha, 540, CEP 95.700-206, Bento Gonçalves, RS. Fone (54) 3455-3200, julia.silva@bento.ifrs.edu.br

1. Estudante, Curso Informática para Internet, IFRS Campus Bento Gonçalves, Av. Osvaldo Aranha, 540, CEP 95.700-206, Bento Gonçalves, RS, gguerrabruno@gmail.com

ASSISTENTES INTELIGENTES: CURSO PARA PROFESSOR EAD VIA MOODLE UTILIZANDO PLUGINS

GUERRA, B. G.1; SILVA, J. M. C.2

RESUMO – Os AVEAs têm sido cada vez mais utilizados como uma ferramenta de aplicação de cursos, e de transmissão de informação a distância. Eles permitem que pessoas de diversos locais e com rendas e condições diferentes consigam ter acesso a ensino gratuito e de qualidade. Assim, o projeto Assistentes Inteligentes buscou a criação de um curso para professores de EaD visando a explicação da criação de um curso na plataforma Moodle, e também a elaboração de materiais e administração de uma disciplina em geral.

PALAVRAS-CHAVE: Assistência, EaD, Moodle, Curso, Tutoria

1 INTRODUÇÃO

Com o constante aumento da expansão de novas tecnologias e maneiras de ministrar aulas, os Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem têm sido utilizados com maior frequência, permitindo que diversas instituições tenham mais meios de disponibilizar seus cursos e disciplinas. Assim, o presente artigo tem como objetivo documentar a experiência da realização de um curso para Professor EaD utilizando o Moodle, para assim, capacitar os docentes a utilizarem o Moodle, e por consequência, fazer com que o ensino a distância se espalhe ainda mais. Esta atividade faz parte do projeto Assistentes Inteligentes, que visa criar soluções computacionais para ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, e também oferecer suporte aos docentes nas suas tarefas de EaD.

(2)

O curso foi ministrado no ambiente virtual Moodle, por ser utilizado pela instituição, e ainda ser de fácil acesso e bastante utilizado. Assim, ele foi divulgado em diversos meios, como no site da instituição, em outros locais, como redes sociais e por e-mail. O objetivo dele era ensinar os professores como criar um curso no Moodle, utilizar a plataforma de maneira correta, sem imprevistos. Além disso, foi utilizada a abordagem MOOC, ao contrário da abordagem SPOC, já utilizada em outro curso ministrado pela instituição.

Ele foi dividido em duas turmas: Turma E e Turma I, a primeira tendo 469 inscritos, e a segunda 53. No total, ambas somavam 522 inscritos. O curso foi desenvolvido utilizando a metodologia MOOC, por contar com um número expressivo de candidatos. Além disso, a tutoria foi feita por bolsistas do projeto em questão, e os mesmos ficaram encarregados de tratar as dúvidas dos alunos, corrigir tarefas, e fazer ajustes de materiais e outras atividades no Moodle.

O curso foi dividido em 5 disciplinas: Instrumentalização na Educação a Distância e Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (10 horas), Moodle para Professores (30 horas), Softwares Educacionais (50 horas), Fundamentos da Educação a Distância (30 horas), Projeto Integrador (30 horas). No total, o curso contava com carga horária de 150 horas.

(3)

Para avaliar melhor o desempenho, e se os alunos estavam entendendo a matéria, o curso contava com diversas atividades de verificação de aprendizagem. Entre elas: criação de um curso no Moodle, elaboração de materiais com ferramentas online, criação de uma Wiki, entre outras.

Além disso, a utilização do fórum de dúvidas foi de extrema importância, já que este era o meio em que os alunos poderiam se comunicar com outros colegas, e tirar as dúvidas com a equipe de tutoria. Para também melhorar a administração do curso, foram utilizados alguns

plugins, criados pelo projeto e outros de fontes externas. Entre os plugins utilizados, os que se

destacam são: relatório de conclusão de atividades, relatório de participação do curso e relatório de efetividade do estudante. Eles permitiram uma melhor administração dos dados necessários para a realização do curso, também para o fechamento de notas e levantamento de informações. A seguir, uma imagem da tela do relatório de efetividade do aluno:

Imagem 2: Tela do relatório de efetividade do aluno

Para a avaliação dos alunos, foram levados em conta a participação do aluno no curso, a visualização dos materiais disponibilizados, entrega de atividades e pontualidade. Porém, a tarefa que possuía uma nota definitiva era a avaliação final do curso no Moodle que os alunos deveriam criar, que contou com avaliação prévia para dar um feedback aos participantes.

(4)

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Atualmente, o curso já se encerrou nas turmas E e I, visto que todas as disciplinas já foram concluídas, e todas as tarefas já estão fechadas. Porém, os alunos ainda podem acessar o curso para tirar dúvidas, e verificar a avaliação do seu curso, que está praticamente finalizada.

Dentro de um breve espaço de tempo, serão verificados quais alunos foram aprovados no curso, e os certificados serão emitidos. Assim, para se ter uma prévia de qual foi o rendimento do curso, a tabela 1 demonstra a relação de matriculados e alunos que enviaram a última tarefa (avaliação do curso).

Tabela 1 – Quantidade de alunos matriculados em relação a entrega da tarefa final Nome da Turma Alunos matriculados Envios da última tarefa

Turma E 469 232

Turma I 53 24

Podemos observar que, cerca de mais da metade dos alunos enviou o seu curso, mostrando que a maioria teve interesse no curso, e buscou tentar realizar as atividades. Porém, destes envios, muitos estavam incompletos, ou ainda com problemas de identificação dos dados do curso criado.

Além disso, grande parte dos alunos que não mandaram a tarefa acabaram se perdendo no cronograma do curso, ou ainda se equivocaram na hora do envio. Porém, houve casos de alunos que nem sequer participaram uma vez do curso.

Com a finalização das correções e fechamento das notas, será possível um recolhimento dos dados do curso. Porém, comparado com outras experiências com cursos EaD, os resultados são muito mais positivos, visto a quantidade de alunos que realizou a entrega. Além disso, duas novas turmas começaram no curso, X e F. Ambas sofreram algumas alterações no cronograma, mas o curso continua o mesmo.

(5)

4 CONCLUSÕES

Vemos que a modalidade EaD possui uma grande demanda, e isso é visível pelo número de alunos inscritos no curso. Porém, ainda existe uma grande evasão por conta dos alunos, e também muitos ainda se sentem inseguros em um curso a distância. Mesmo utilizando critérios como pontualidade e participação para fechar as notas dos alunos, muitos acabaram se perdendo dentro do cronograma do curso, ou ainda se esqueceram de realizar as atividades propostas.

O fórum de dúvidas ajudou tanto alunos quanto tutores no decorrer do curso, fazendo com que ambos os grupos se unissem para um melhor desenvolver das atividades. Alguns alunos ficaram interessados em participar da tutoria do curso. Infelizmente, muitos acabaram não utilizando o fórum, tentando contatar os tutores por e-mail, o que não era permitido. Isso deixou alguns participantes com dúvidas, porém, a grande maioria buscou suporte pelos meios corretos.

Os plugins foram de extrema importância para a organização do curso, simplificando o trabalho dos tutores, e facilitando os alunos na criação e administração de seus próprios cursos. Também, as atividades utilizadas no curso permitiram observar quais alunos estavam participando, e se o processo de aprendizagem estava dando certo, assim conseguindo obter uma boa noção de quais alunos estavam se empenhando nas tarefas, e quais tiveram algum problema no envio ou realização das tarefas.

No geral, o curso funcionou muito bem, os resultados foram positivos comparados aos de experiências anteriores. Os participantes eram das mais diversas formações e locais, porém de sua grande maioria adulta, com mais de 35 anos. Por utilizar uma abordagem MOOC, o curso contou com uma quantia mais expressiva de participantes. Assim, comparada com a abordagem SPOC, já documentada em um estudo de caso de uso para curso EaD, por SILVA, J. M. C. et al (2015), que possui um caráter de centralização ao participante, e com um número menor de alunos, a abordagem MOOC demonstrou que, mesmo tendo um número grande de envios da última tarefa, vários alunos não de dedicaram ao decorrer do curso. Além disso, em ambos os casos, o número de desistentes foi perceptível. No caso do estudo da abordagem SPOC, os dados apontam que dos 169 inscritos, apenas 61 participaram efetivamente do curso. Já na abordagem descrita no presente artigo, cerca da metade dos alunos já matriculados não entregaram a atividade final, evidenciando o problema da evasão ainda presente em cursos a

(6)

distância. Portanto, espera-se que a evasão deste cursos vá diminuindo com o passar do tempo, e que o EaD e se difunda mais no território nacional.

5 AGRADECIMENTOS

Agradecimentos ao CNPq, ao Laboratório de Aprendizagem e Desenvolvimento de Software (LADS), e ao IFRS - BG pela bolsa e oportunidade de desenvolver conhecimento na área da pesquisa. Agradecimentos a professora Júlia Marques Carvalho da Silva, e ao professor Maurício Covolan Rosito, e também a comissão do VI.Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica

6 REFERÊNCIAS

SILVA, J. M. C. et al. Um estudo de caso de um curso baseado em SPOC e abordagem centrada no aluno. In: VI Encontro Anual de Tecnologia da Informação e Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação, 4., 2015, Recife. Anais eletrônicos VI EATI, Frederico

Westphalen: IFF Frederico Westphalen, 2015. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Se assim não se entender, o que se ventila por mera necessidade de raciocínio, sempre se deverá julgar, as respostas, já acima transcritas, dadas pelos peritos médicos que

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos

Para a avaliação do algoritmo de contorno ativo foram utilizadas três abordagens, na primeira não é aplicado nenhum tipo de pré-processamento nas imagens, na

O bloco de exploração, responsável pela criação do mapa a partir de uma região desconhecida; o de detecção, responsável pela identificação do objeto através da análise de

Nos capítulos seguintes serão revisados os conceitos das áreas de conhecimento relacionados com o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, estão os conceitos

A Tabela 8 mostra um quadro resumo das variações de valores das métricas de similaridade tanto para a estabilidade quanto para a autoridade de acordo com cada algoritmo estudado.

Visando justamente suprir a necessidade de gerir dados da organização, de modo que os mesmos sejam adequados para o ambiente gerencial e venham a se tornar informação útil no