• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PARA SELECCIONAR DOCENTES NAS ÁREAS DAS ENGENHARIAS, TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL N.º 12 /2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PARA SELECCIONAR DOCENTES NAS ÁREAS DAS ENGENHARIAS, TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL N.º 12 /2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PARA SELECCIONAR DOCENTES NAS ÁREAS DAS ENGENHARIAS, TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EDITAL N.º 12 /2016

O INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS (ISPTEC) torna público o Edital de Concurso para a selecção de professores para actuarem em Unidades Curriculares dos cursos ofertados por esta instituição, de acordo com o regulamento interno de contratação de docentes.

Artigo 1º

Os Candidatos inscritos e que atendem os requisitos mínimos de selecção serão submetidos à testes psicotécnicos, prova de conhecimento e à prova didáctica, obedecendo os critérios estabelecidos neste Edital.

Artigo 2º

O teste psicotécnico é a primeira fase do processo de recrutamento e selecção de docentes. É um conjunto de exercícios propostos ao candidato, para medir e avaliar aptidões, habilidades, e conhecimentos para o desempenho da função. O teste terá a duração de aproximadamente 2 (duas) horas e meia.

Artigo 3º

A prova de conhecimento é a segunda fase do concurso e tem como objectivo de avaliar os conhecimentos gerais do candidato na área do concurso, bem como a sua capacidade de expressão em linguagem técnica. A prova será escrita e terá uma duração máxima de duas horas, sem consulta ao material bibliográfico ou a legislação.

Artigo 4º

A prova didáctica é a terceira e última fase do concurso e consistirá na apresentação de uma mini-aula com objectivo de aferir a capacidade do candidato em relação aos procedimentos didácticos do ensino superior, abrangendo comunicação, organização do pensamento, planeamento, apresentação da aula, domínio do conhecimento do assunto abordado.

1. A prova didáctica terá duração mínima de 20 minutos e máxima de 30 minutos.

2. Caberá ao presidente do júri informar ao candidato sobre o término do tempo da prova didáctica, com a antecedência de cinco minutos.

(2)

3. O candidato será eliminado se o tempo da sua exposição for inferior ao mínimo estabelecido.

4. O candidato será penalizado em um ponto por minuto extra consumido no tempo da sua exposição na nota de cada membro do júri.

5. Os membros do júri farão arguição ao candidato sobre o tema apresentado e sobre os procedimentos didácticos e metodológicos, não excedendo o tempo de dez minutos para cada candidato.

6. Durante a mini aula, o candidato não poderá ser interrompido por nenhum dos membros do júri.

Artigo 5º

O sorteio do tema da prova de conhecimento será realizado no mesmo dia. Para a prova didáctica será realizado no mínimo com 24 horas de antecedência. Um dos candidatos sorteará um tema comum a todos os candidatos para a Prova Escrita, e depois desta ser concluída, outro candidato sorteará um tema diferente e comum a todos os candidatos para a prova didáctica. Os temas a serem sorteados por área de conhecimento do Concurso estão descritos no Anexo1 do presente Edital.

Artigo 6º

A pontuação referente à avaliação da prova didáctica corresponderá à média aritmética das notas atribuídas individualmente pelos membros do júri examinador, na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, com apenas uma casa decimal, resguardando-se o sigilo da nota de cada um.

1. Cada membro do júri deverá atribuir uma nota ao candidato, na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, com apenas uma casa decimal.

2. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver pontuação inferior a 12 (doze) valores em qualquer uma das provas.

3. Imediatamente, após o término de cada prova didáctica, o júri lavrará a acta, que será assinada por todos os membros examinadores, relatando os factos relevantes ocorridos em cada etapa.

(3)

Artigo 7º

A avaliação da prova de conhecimentos será realizada por um júri integrado por três especialistas na área do Concurso.

1. A pontuação corresponderá à média aritmética das notas atribuídas individualmente pelos membros do júri examinador, na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, com apenas uma casa decimal, resguardando-se o sigilo da nota de cada um.

2. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver pontuação inferior a 12 (doze) valores em qualquer uma das provas.

3. Imediatamente, após o término da correcção da prova de conhecimento, o júri lavrará a acta, que deverá ser assinada por todos os membros examinadores, relatando os factos relevantes ocorridos em cada etapa.

Artigo 8º

Compete aos júris encaminhar os resultados de todo o processo para o Departamento de Recursos Humanos que os divulgará directamente aos candidatos participantes.

Parágrafo único. A homologação dos resultados do Concurso será feita por acto do Director Geral do ISPTEC, mediante encaminhamento do Departamento de Recursos Humanos para a Direção Académica, depois de esgotados os prazos dos recursos previstos no Regulamento interno e deliberação do Conselho Pedagógico da Instituição.

Artigo 9º

O candidato poderá, no prazo de até dois dias úteis depois da publicação dos resultados, interpor recurso que será apreciado e julgado pelo Departamento de Recursos Humanos e pela Direcção Académica do ISPTEC.

Parágrafo único. O resultado do recurso será publicado pelo Departamento de Recursos Humanos do ISPTEC, em até três dias úteis após a interposição do mesmo.

Artigo10º O prazo de validade de cada concurso será de um ano.

(4)

Artigo 11º

O candidato indicado para tomar posse como docente deverá providenciar a relação de documentos previamente solicitados pelo Departamento de Recursos Humanos do ISPTEC. Luanda, 12 de Julho de 2016

O Director Geral Baltazar Miguel

(5)

para a Prova Didáctica/II Semestre/2016

Área do conhecimento Temas do Concurso Data e Horário do

sorteio do tema ENGENHARIA QUÍMICA MODELAGEM E SIMULAÇÃO: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS 1. Modelagem e simulação de um processo da indústria química: utilidade e métodos.

2. Simulação dinâmica de reactores Químicos.

3. Modelagem avançada em Engenharia química dinâmica dos fluídos computacionais.

4. Modelagem de uma coluna de destilação.

5. Métodos numéricos para a solução de problemas de contorno. Distribuição do Edital e Teste Psicotécnico 14/07/2016 Sorteio e Prova de Conhecimento 21/07/2016 Sorteio da Prova Didáctica 25/07/2016 Realização da Prova Didáctica 26 e 27/07/2016 ENGENHARIA QUÍMICA CÁLCULO DE REACTORES 1. Obtenção da expressão da velocidade: Reacções com cinética simples; cinética das reacções equilibradas; cinética de sistemas com mais de uma reacção simultânea. 2. Dimensionamento de reactores ideais

em funcionamento isotérmico e não-isotérmico.

3. Mecanismo e cinética das reacções catalíticas heterogéneas: fases do processo catalítico, difusão externa, difusão interna, adsorção e reacção. 4. Importância dos catalisadores -

definições, conceitos e teorias, propriedades e classificação.

5. - Aplicações industriais da catálise heterogénea. Distribuição do Edital e Teste Psicotécnico 14/07/2016 Sorteio e Prova de Conhecimento 21/07/2016 Sorteio da Prova Didáctica 25/07/2016 Realização da Prova Didáctica 26 e 27/07/2016  ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL PROJECTOS DE UNIDADES PRODUTIVAS 1. Desenvolvimento conceitual de unidades produtivas. 2. Modelo de Desenvolvimento de um projecto. Desenvolvimento de um layout. Distribuição do Edital e Teste Psicotécnico 14/07/2016 Sorteio e Prova de Conhecimento

(6)

3. Representação do Fluxo de um processo de unidade produtiva.

4. Metodologias de desenvolvimento de sistemas de produção.

5. Unidades típicas das Instalações produtivas. Estratégias de Produção Casos práticos. 21/07/2016 Sorteio da Prova Didáctica 25/07/2016 Realização da Prova Didáctica 26 e 27/07/2016

Ciclo Básico para os Cursos de Engenharias

Física II

1. Conceitos de calor e temperatura. 2. Propriedades térmicas dos sólidos. 3. Primeira Lei da Termodinâmica 4. Segunda Lei da Termodinâmica 5. Teoria cinética do gás Ideal. 6. Equação de Bernoulli. Distribuição do Edital e Teste Psicotécnico 14/07/2016 Sorteio e Prova de Conhecimento 21/07/2016 Sorteio da Prova Didáctica 25/07/2016 Realização da Prova Didáctica 26 e 27/07/2016

Ciclo Básico para os Cursos de Engenharias

Física Experimental

1. Teoria de erros nas medições de grandezas físicas.

2. Instrumentos de medições de grandezas físicas. Uso de instrumentos para medições de grandezas de Mecânica, Física Molecular e Termodinâmica, Electromagnetismo e Óptica.

3. Grandezas físicas. As principais grandezas de Mecânica, Física Molecular e Termodinâmica, Electromagnetismo e Óptica, relacionadas com as disciplinas Física Experimental I e II.

4. Sistemas de Unidades. O Sistema Internacional de Unidades, SI. Uso dos diferentes sistemas de unidades e particularmente do SI.

5. Realização de uma prática de Física Experimental. Montagem de um posto de trabalho, elaboração do relatório e discussão do relatório. Distribuição do Edital e Teste Psicotécnico 14/07/2016 Sorteio e Prova de Conhecimento 21/07/2016 Sorteio da Prova Didáctica 25/07/2016 Realização da Prova Didáctica 26 e 27/07/2016

Referências

Documentos relacionados

1.4 Butanodiol 1.4 Butanodiol Anno 1.6 Hexanodiol 1.6 Hexanodiol UBE Acetato de Amila Acetato de Amila Oxiteno Acetato de Butila 99% Acetato de Butila 99% Eastman Acetato

Com base nessas considerações, o presente estudo consiste em avaliar contribuições de um jogo didático sobre Bioquímica para o ensino e aprendizagem de conteúdos

Este artigo pretende cooperar com a discussão sobre os processos de formação, desenvolvimento socioespacial e de produção do espaço urbano de pequenas cidades, a partir da análise

A nota da prova corresponde à média aritmética entre a soma das notas atribuídas pelos corretores à Prova de Redação em Língua Portuguesa, considerando as duas

Se definimos o enunciado dialógico como “um enunciado que deixa passar, através de sons, de imagens, de palavras e de construções, a exterioridade ou a alteridade

1) expeça-se ofício ao Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração, acompanhado de cópia deste despacho, bem como do ofício 5985/2021 SEFAM/RO, cadastrado no sistema

OS Plus 4.0, da Cubo Sistemas de Tubarão, sistema bastante completo com .... Calibre

f) a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da banca será a nota obtida pelo aluno na avaliação da apresentação oral. A nota total do TCC será obtida pela