• Nenhum resultado encontrado

Edital UnC 002/ Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade do Contestado-UnC.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital UnC 002/ Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade do Contestado-UnC."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Edital UnC – 002/2014

Dispõe sobre critérios para inscrição e seleção de estudantes dos Cursos de Graduação da Universidade do Contestado-UnC, para concessão de Bolsas de Estudos e de Pesquisa – 1º e 2º semestre de 2014, nos Termos das Leis Complementares nº. 281, de 20/01/2005, nº 296 de 25/07/2005 e nº. 420 de 01/08/2008, que regulamentam o Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina.

O Reitor da Universidade do Contestado-UnC, no uso de suas atribuições estatutárias, TORNA PÚBLICO o processo de inscrição e seleção de estudantes dos Cursos de Graduação da Universidade do Contestado-UnC, para concessão de BOLSAS DE ESTUDO e de Pesquisa, 1º e 2º Semestre de 2014, com os recursos financeiros previstos no Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina.

1 DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

1.1 Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade do Contestado-UnC.

1.2 Não possuir curso de graduação, exceto curso de licenciatura curta.

1.3 Preencher completa e corretamente o formulário de inscrição disponível na central do aluno, no site da Universidade do Contestado-UnC, no seguinte endereço: http://www.unc.br.

1.4 Efetuar a inscrição no Sistema de Cadastro Geral dos Candidatos no endereço eletrônico: http://www.sed.sc.gov.br, no período de 03 a 28 de fevereiro 2014.

1.5 Não ter reprovado em mais de 2 (duas) disciplinas na fase anterior.

1.6 Para alunos com deficiência ou invalidez permanente, não ter reprovação superior a 50% (cinquenta por cento) das disciplinas cursadas na fase anterior.

2 DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições para o processo de concessão de bolsas de estudo ou pesquisa deverão ser realizadas no período de 03 a 28 de Fevereiro de 2014, através do preenchimento do formulário na Central do Aluno, disponível no site www.unc.br.

2.2 A inscrição no Sistema de Cadastro Geral dos Candidatos da SED, pelo site é obrigatória para que o acadêmico possa participar do processo, devendo ser realizada no período de 03 a 28 de Fevereiro de 2014.

(2)

2.3 Os formulários de inscrição, (preenchido pelo acadêmico na central do aluno) e a inscrição no Sistema de Cadastro Geral dos Candidatos da SED deverão ser impressos em 02 (duas) vias e protocolado no Serviço de Apoio ao Estudante – SAE dos Campi, no período de 03 a 28 de Fevereiro de 2014, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 13h30min às 17h00 e das 19h00 às 22h00 e, nos sábados das 8h30 às 11h00.

2.3.1 Juntamente com o formulário de inscrição o acadêmico deverá anexar os documentos que comprovem a veracidade das informações prestadas, com destaque para:

a) Comprovante de Matrícula do 1º semestre letivo de 2014;

b) Comprovante atual de renda mensal de todos os componentes do grupo familiar, sendo aceito no caso de empregado ou servidor público, folha de pagamento, devendo ser informado o valor bruto;

c) Em caso de desemprego, anexar fotocópias do aviso prévio ou da CTPS (página de identificação, página do último contrato e a próxima página em branco);

d) Comprovante de gastos com habitação (contrato de locação), energia elétrica, telefone, água, educação, transporte coletivo e doença crônica na família, anexar fotocópia de laudo médico, (atestados e receitas médicas não serão válidos); e) Boletim escolar no semestre letivo antecedente, para alunos matriculados a partir

da segunda fase da graduação de nível superior, ou histórico escolar (Ensino Médio) para os calouros regularmente matriculados;

f) Declaração de imposto de renda completa do aluno, do responsável legal e dos que integrem a renda familiar ou negativa da Receita Federal disponível no link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp g) Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, quando alunos ou membro

da família por sócio de empresa;

h) Documentos de identificação do acadêmico e dos membros do grupo familiar (RG e CPF), no caso do candidato possuir filhos/dependentes, anexar certidão de nascimento ou de termo judicial de dependência;

i) No caso de pais falecidos, anexar certidão de óbito;

j) No caso de separação dos pais, anexar certidão de averbação de separação e documento comprobatório de rendimentos de pensão alimentícia, do aluno e irmãos;

k) Em caso de trabalhador rural, anexar cópia do ITR e declaração do sindicato rural da sua região;

l) Em caso de trabalhador autônomo ou profissionais liberais, anexar declaração de rendimentos emitidos por sindicatos ou entes afins ou DECORE;

m) Certidão de casamento, ou declaração de união estável do aluno; n) Declaração de trabalhador autônomo, aluno e familiares, ANEXO V.

o) Formulário de Inscrição assinado; preenchido na central do aluno com o pedido de bolsa estudo ou bolsa de pesquisa;

p) Universitário com deficiência ou invalidez permanente conforme previsto no Decreto 5.296 de 02 de Dezembro de 2004, deverá apresentar laudo fornecido por especialista constando o CID (Código Internacional de Doenças);

q) Termo de adesão a programa e projetos de extensão de caráter social – ANEXO II, deste Edital;

(3)

2.3.2 Em caso de Bolsa Pesquisa, além dos documentos, anexar 2 (duas) vias do Projeto (Roteiro ANEXO VIII).

2.3.3 Os documentos poderão ser enviados via correio/sedex, com data de postagem até o dia 20 de fevereiro de 2014.

2.4 Na falta de documentos comprobatórios, a inscrição do acadêmico será indeferida pela Comissão Técnica.

2.5 As inscrições encerrarão impreterivelmente às 22h00 do dia 28 de fevereiro de 2014.

3 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS BOLSISTAS

3.1 A seleção de acadêmicos inscritos para Bolsa de Estudos ou Pesquisa obedecerá aos critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 281 de 20 de janeiro de 2005, na Lei alterado através da Lei Complementar nº 420 de 01 de agosto de 2008 e na Lei nº 296 de 25 de julho de 2005.

3.2 Para a avaliação do índice de carência econômica para concessão de bolsas será utilizada a seguinte fórmula:

=

IC = Índice de Classificação

RT= Renda Total (somatória da renda familiar, incluindo o candidato). M = Moradia (própria ou cedida = 1; alugada ou financiada = 0,7). DC = Doença Crônica (Sim = 0,8; não = 1).

DS = Desemprego (Sim = 0,8; não = 1).

P = Paga IES (Candidato =1; além do candidato = 0,8). PT = Paga transporte (Sim = 0,9; não = 1).

GF = Grupo familiar nº de membros do grupo familiar, incluindo o candidato, limitando-se ao número de limitando-seis.

3.3 A Comissão nomeada para este fim levará em conta a documentação apresentada e o índice de carência obtido pela fórmula para classificar e selecionar os candidatos inscritos para as bolsas.

3.4 Para classificação e seleção dos inscritos para Bolsa de Pesquisa, além do estabelecido no item 3.3 será considerado a avaliação do Projeto de Pesquisa.

3.4.1 Os projetos de pesquisa serão avaliados por avaliadores ad hoc que fazem parte da Comissão científica da UnC, observando no mínimo os seguintes requisitos:

(4)

I - avaliação do nível de formação do aluno e as exigências técnicas e científicas do Projeto de Pesquisa;

II - assiduidade e desempenho acadêmico do aluno;

III - retorno científico, tecnológico, social e cultural da pesquisa para comunidade local e regional.

4. DOS VALORES DAS BOLSAS

4.1 O valor das bolsas aos candidatos selecionados poderá ser Parcial ou Integral, não inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do valor da mensalidade devida pelo aluno. 4.2 O percentual da bolsa será atribuído pela Equipe Técnica, concedidas em 6 (seis) parcelas de cada semestre do ano de 2014.

4.3 Os alunos que possuem financiamento estudantil (FIES), a soma dos benefícios não poderá ser superior ao valor da mensalidade do aluno.

4.4 O acadêmico economicamente carente com deficiência ou invalidez permanente, desde que devidamente comprovado por Laudo Médico, contendo no respectivo documento informações detalhadas acerca da deficiência ou invalidez, de modo que possibilite a análise de acordo com o disposto no Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989 e Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004, receberá o benefício de Bolsa de Estudo Integral nas 6 (seis) parcelas de cada semestre do ano de 2014.

4.5 Os acadêmicos beneficiados terão direito ao percentual de gratuidade de bolsa de estudo no valor da mensalidade gerada no período da matrícula, não sendo consideradas disciplinas incluídas fora do prazo estabelecido em calendário acadêmico ou disciplinas ofertadas em forma concentrada, em caso de redução do número de créditos será recalculado o valor da bolsa.

5 DA RENOVAÇÃO DO BENEFÍCIO PARA O SEGUNDO SEMESTRE

5.1 Os alunos contemplados pelas bolsas deverão requerer renovação do benefício para o segundo semestre de 2014, no período estabelecido no cronograma - Anexo I. 5.2 A renovação do benefício ficará vinculada comprovação da participação de no mínimo 20 horas em programas e/ou projetos sociais, com visão educativa, propostos pela Universidade, pelo Conselho de Desenvolvimento Regional.

5.3 Para solicitação da renovação dos benefícios os alunos deverão seguir os seguintes procedimentos:

5.3.1 Para os alunos que não houve mudança da situação familiar e econômica, preencher completa e corretamente a DECLARAÇÃO DE NEGATIVA DE MUDANÇA DA SITUAÇÃO FAMILIAR E SOCIOECONOMICA, Anexo VI, (com reconhecimento de firma em cartório), anexando comprovante de Matrícula para 2º semestre letivo de 2014.

(5)

5.3.2 Para os alunos que tiverem mudança da situação familiar e econômica, preencher completa e corretamente a DECLARAÇÃO DE MUDANÇA DA SITUAÇÃO FAMILIAR E SOCIOECONOMICA, Anexo VII, (com reconhecimento de firma em cartório), anexando o comprovante de Matrícula para 2º semestre letivo de 2014 e das demais informações prestadas.

5.3.2.1 Os documentos serão avaliados pela Comissão Técnica que emitirá parecer sobre o pleito de renovação.

6. DA DIVULGAÇÃO DAS ETAPAS DO PROCESSO DE BOLSA DE ESTUDOS 6.1 A publicação dos resultados (parcial ou final) segue ao cronograma estabelecido no Anexo I.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 O candidato, ao conferir e assinar os dados contidos em seu FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, declara estar ciente e de acordo com todas as normas do Processo Seletivo ora normatizado, responsabilizando-se civil e criminalmente pelas informações prestadas, bem como, fica ciente das decisões que possam ser tomadas pela Comissão de Avaliação, Fiscalização e Seleção de Bolsas de Estudo, em relação a casos omissos e situações não previstas neste Edital.

6.2 A comissão manterá, em caráter permanente, sistema de recebimento de denúncias de falsificação de informações, fraude a documentos ou ao próprio processo de avaliação e seleção dos alunos beneficiários de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Pesquisa, estabelecidos pelo Art. 14, parágrafo 3º da Lei Complementar 281 de 20 de janeiro de 2005, que fará a respectiva apuração dos fatos para que sejam procedias as devidas providências nos termos da legislação pertinente ao assunto. 6.2.1 As denúncias podem ser anônimas, entregues diretamente ao Setor de Apoio ao estudante de cada Campus ou enviadas por e-mail comissaoart170@unc.br.

6.2.2 Para estas situações somente serão considerados fatos para averiguação os enviados pelo e-mail: comissaoart170@unc.br ou protocolados no SAE. Qualquer outra forma de encaminhamento não será considerado fato de averiguação.

6.3 Os acadêmicos contemplados que não comparecerem para assinar os recibos referentes ao benefício junto ao Serviço de Apoio ao Estudante-SAE de cada Campus, em data informada através de Editais da Universidade, terão suas bolsas CANCELADAS, sendo a mesma transferida para outro aluno, respeitando rigorosamente a classificação homologada pela Comissão de Avaliação, Fiscalização e Seleção de Bolsas de Estudo.

6.4 Fica vetado acrescer informações ou documentos após o período de inscrição, sendo que a documentação incompleta implica na exclusão do acadêmico no processo seletivo.

(6)

6.5 Os acadêmicos que necessitam de informações e auxílio quanto ao preenchimento do Formulário de Inscrição, poderão obtê-las no Setor de Apoio ao Estudante-SAE, de cada Campus da Universidade do Contestado-UnC.

6.6 Os acadêmicos que não apresentarem comprovante de renda dos pais ou familiares autônomos, deverão informar a profissão exercida e serão enquadrados automaticamente no quadro de renda, ANEXO IV.

6.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação Fiscalização e Seleção de Bolsas de Estudo.

6.8 As bolsas serão liberadas somente após o repasse dos recursos pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

6.9 O presente edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Mafra/SC, 08 de Janeiro de 2014.

José Alceu Valério Reitor

(7)

ANEXO I

CRONOGRAMA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO ART. 170/CE/SC 1º SEMESTRE DE 2014.

Inscrições 03/02/2014 a 28/02/2014

Publicação Lista de Inscritos 07/03/2014 Edital de Homologação Até 30/03/2014

CRONOGRAMA PARA O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA INSCRIÇÃO DO ART. 170/CE/SC 2º SEMESTRE DE 2014.

Inscrições 20/06/2014 a 10/07/2014

Publicação Lista de Inscritos 15/07/2014 Edital de Homologação Até 30/07/2014

(8)

ANEXO II TERMO DE ADESÃO

Eu _____________________________________________________________; acadêmico (a) do Curso de __________________________________________; ______ fase ______, R.G. ________________________, CPF__________________________; Concordo em aderir ao Projeto de Extensão de Caráter Social da UnC, prestando 20 (vinte) horas semestrais de serviço comunitário, como acadêmico (a), contemplado (a) com Bolsa de Estudo ou Pesquisa do Art. 170 C.E 1º e 2º Sem./2014;

Por ser expressão da verdade, assino o presente termo.

___________________________, ___________/__________/2014.

_______________________________________________ Assinatura Acadêmico(a)

(9)

ANEXO III DECLARAÇÃO

Eu_____________________________________________________________;

Regularmente matriculado (a) na _______ fase do Curso de ______________________________________________, da Universidade do Contestado – Campus _________________________; portador da cédula de identidade RG nº__________________________________ e CPF nº ______________________________, residente na cidade de ____________________________________________, declaro para os devidos fins, estar cursando o primeiro curso de graduação, estando ciente de que esta informação será utilizada como condição para obtenção do beneficio de ( ) Bolsa de Estudo do Art. 170 C.E. / ( ) Bolsa de Pesquisa do Art. 170 C.E., referente ao 1º e 2º Sem. 2014, conforme previsto na Lei Complementar 281, de 20/01/2005.

Por ser expressão de verdade, assino a presente declaração.

___________________________, ___________/__________/20___.

_______________________________________________ Assinatura Acadêmico(a)

(10)

ANEXO IV

TABELA RENDIMENTO TRABALHADOR AUTÔNOMO

PROFISSÃO RENDIMENTO MENSAL

Cabeleireira R$ 1.200,00 Caminhoneiro R$ 1.800,00 Carpinteiro/Jardineiro R$ 900,00 Doceira/Salgadeira R$ 650,00 Faxineira/Emp. Doméstica R$ 900,00 Manicure/Pedicure R$ 800,00 Pedreiro R$ 2.000,00 Pintor R$ 1.200,00 Vendedor R$ 1.500,00

(11)

ANEXO V DECLARAÇÃO AUTONOMONO Eu__________________________________________________________., portador do documento de identidade nº ________________________ CPF:__________________________________, residente na ______________________________________________________, cidade de ____________________________, declaro para os devidos fins, que sou trabalhador autônomo, exercendo a função de ___________________________________, recebendo em média R$________________________________ mensais.

Estou ciente de que caso as informações por mim prestadas não representarem a verdade, o(a) candidato(a) a bolsa de Estudo será excluído(a) desta seleção. ____________________________ Assinatura do Declarante Assinatura da Testemunha: ________________________________________ Documento de Identidade: _________________________________________ CPF: __________________________________________________________ Data: _____/______/______

Obs: Devem ser anexadas cópias dos comprovantes de renda, caso não comprovar rendimento, será enquadrado na tabela de receitas, ANEXO IV.

(12)

ANEXO VI

DECLARAÇÃO NEGATIVA DE MUDANÇA FAMILIAR E SOCIOECONOMICA

Eu_______________________________(nome do Aluno), CPF ________________, acadêmico do curso ______________________, Campus ____________, Declaro sob as penas da lei, para os devidos fins, que não houve mudança na minha situação familiar e sócio econômica, referente as declarações apresentadas no processo de seleção para Bolsas de Estudo do Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina no primeiro Semestre 2014, conforme os editais da UnC. E que comunicarei qualquer fato impeditivo à entrega da documentação de habilitação, que venha alterar a minha situação familiar e/ou sócio econômica.

Declaro ainda estar ciente de que, comprovada a falsidade desta declaração, estarei sujeito(a) às penas previstas no Código Penal Brasileiro e a exclusão do Programa de Bolsas do Art. 170/CE/SC de 2014.

Local e Data ____________________________________ Declarante (aluno): _____________________________________ Nome: CPF: Testemunha __________________________________ ________________________________ Nome: Nome: CPF: CPF: RG: RG:

(13)

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE MUDANÇA FAMILIAR E SOCIOECONOMICA

Eu_______________________________(nome do Aluno), CPF ________________, acadêmico do curso ________________________, Campus ____________, Declaro que houve mudança na minha situação familiar e sócio econômica, referente as declarações apresentadas no processo de seleção para Bolsas de Estudo do Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina no primeiro Semestre 2014, conforme os editais UnC e de acordo com quadro preenchido a baixo.

Item Valor/Número Atual

Grupo Familiar Renda Per Capital Renda Bruta Familiar Doença Crônica Desemprego

Deficiência ou Invalidez Permanente Outro (Qual):

*Anexar documentos comprobatórios.

Declaro ainda estar ciente de que, comprovada a falsidade desta declaração, estarei sujeito(a) às penas previstas no Código Penal Brasileiro e a exclusão do Programa de Bolsa do Art. 170/CE/SC de 2014.

Local e Data ____________________________________ Declarante (aluno): _____________________________________ Nome: CPF: Testemunha __________________________________ ________________________________ Nome: Nome: CPF: CPF: RG: RG:

(14)

ANEXO VIII

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA RELATÓRIO PARCIAL IDENTIFICAÇÃO 1. Apresentação 2. Justificativa 3. Objetivos 3.1. Gerais 3.2. Específicos

4. Princípios e Fundamentos Teóricos 5. Metodologia

6. Recursos Materiais e Financeiros 7. Cronograma

8. Anexos 9. Bibliografia PROCEDIMENTOS

1. Apresentação: item que apresenta o documento, expondo o que contém e do que se trata propriamente.(No caso de Projeto de Pesquisa, identificar o problema a ser pesquisado)

2. Justificativa: define a necessidade específica que deu origem ao projeto, fundamentando-a com dados quantitativos e qualitativos que justifiquem a realização do projeto. Em mais ou menos duas laudas, explicitar o que se pretende atingir com a execução do projeto.

3. Objetivos: são as metas que se quer alcançar com o projeto. Apontar o geral e os específicos.

5. Princípios e fundamentos: é a parte que trata do referencial teórico que embasa o projeto.

6. Metodologia: esta parte deve contemplar a forma como será desenvolvido o projeto. Deve conter um plano de trabalho onde consta o detalhamento.

7. Recursos: neste item são elencados os recursos humanos físicos materiais e financeiros necessários à execução das ações previstas no projeto.

8. Cronograma: prever o tempo de atuação.

(15)

RELATÓRIO PARCIAL - BIMESTRAL

Título do Projeto:

Linha Básica do Projeto: Aluno(a):

Professor(a):

Data início do Projeto: ___/___/___ Data do Término: ___/___/___

Descrever em que fase do desenvolvimento se encontra o projeto: (deve ser preenchido pelo aluno(a)): (mínimo duas laudas)

Orientador:

Faça uma avaliação do desempenho do aluno(a) (deve ser preenchido pelo(a) professor(a)): (mínimo duas laudas)

Local e Data:______________________________________________________

__________________________ ___________________________ Aluno bolsista Professor- orientador

Referências

Documentos relacionados

A proposição metodológica dos estágios de vivência como forma de incorporar nos processos de formação práticas condizentes com as realidades sociais se faz necessário

O presente trabalho quantifica a ocorrência ao longo do ano da batuíra-de-bando na Ilha Comprida, e evi- dência a importância da Ilha como ponto de parada durante a rota

As técnicas são baseadas em descontinuidade: detecção de pontos isolados, detecção de linhas e detecção de bordas, e similaridade: limiares (Thresholding), crescimento de

Foram incluídos no estudo os portadores de cirrose hepática e carcinoma hepatocelular diagnosticado pelos critérios da EASL ( European Association for the Study of the Liver ). Após

adiante designado abreviadamente por CROS, é o serviço com funções de acompanhamento, coordenação e comando operacional das operações de socorro realizadas pelos

General: Knowing the conceptual and methodological foundations of the main projective methods; Identify and understand the operational concepts of projection and distress; Identify

Quando a temperatura ambiente alcançar a temperatura definida para o modo de aquecimento, o abastecimento de capacidade por parte da unidade de exterior parou e a unidade de

Positiv o Matéria B 02/03/ 21 NoMinuto.c om Site Natal R N Entidades do comércio pedem medidas para minimizar impactos da pandemia no turismo Positiv o Matéria A 02/03/