• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO 1º CAMPEONATO MINEIRO DEMOLAY DE TRUCO. CAPÍTULO I Do Objetivo, Denominação e Realização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO 1º CAMPEONATO MINEIRO DEMOLAY DE TRUCO. CAPÍTULO I Do Objetivo, Denominação e Realização"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO 1º CAMPEONATO MINEIRO DEMOLAY DE TRUCO

CAPÍTULO I

Do Objetivo, Denominação e Realização

Art. 1º O 1º Campeonato Mineiro DeMolay de Truco do Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerias, doravante denominado simplesmente Campeonato de Truco, tem como objetivo a confraternização entre os membros da Ordem DeMolay Mineira, e será organizado e dirigido pela Comissão Organizadora do 8º Congresso Estadual da Ordem DeMolay de Minas Gerais, sob supervisão do Gabinete Estadual e Grande Conselho Estadual, com apoio das 10 Oficialarias Executivas.

CAPÍTULO II Do Local, Data e Hora

Art. 2º O Campeonato de Truco será realizado integralmente durante o Churrasco do 8º Congresso Estadual de Minas Gerais no domingo, 18 de maio, tendo início exatamente 30 (trinta) minutos após a realização da final da Copa de Futsal.

§1° O local do evento será o divulgado na programação oficial do Congresso Estadual em seu site.

§2° O início do Campeonato de Truco será marcado pelo sorteio dos primeiros jogos e a dupla que não

estiver presente para tal sorteio será considerada desclassificada automaticamente.

CAPÍTULO III Da Participação

Art. 3º: Poderão participar 02 (duas) duplas por Oficialaria Executiva, duplas essas que deverão ser comunicadas até 30 (trinta) dias antes pelas lideranças regionais, caso contrário, tal região não terá representante no Campeonato de Truco a não ser que a Comissão Organizadora libere.

§1° É gratuita a inscrição no Campeonato de Truco.

§2° Duas duplas do Capítulo sede do Congresso também poderão ser inscritas para participar do

Campeonato de Truco.

Art. 4°: Cada dupla será composta obrigatoriamente por DeMolays Ativos, Seniores DeMolays e/ou Maçons.

§1° Os DeMolays Ativos que forem participar devem estar regulares com o GCEMG e SCODRFB.

§2° Nenhuma dupla poderá ser formada por 02 (dois) Maçons não iniciados na Ordem DeMolay. A

dupla, obrigatoriamente, deverá ter 01 (um) DeMolay Ativo ou 01 (um) Senior DeMolay e o outro componente poderá ser 01 (um) Maçom ou outro DeMolay Ativo, ou ainda outro Senior DeMolay.

Art. 5°: Somente poderá participar do Campeonato de Truco o congressista que no ato de sua inscrição tiver marcado em seu formulário que iria sim participar do Churrasco do 8º CEOD-MG e tiver pagado sua taxa.

Parágrafo único Caso uma pessoa não tenha marcado tal opção em seu formulário de inscrição,

(2)

exclusivamente à Comissão Organizadora a liberação para que aí tal pessoa possa também participar do Campeonato de Truco, observando, porém, as demais regras descritas neste documento.

CAPÍTULO IV

Do Sistema de Disputa e Critérios para definir os Classificados

Art. 6° A disputa será por duplas e em forma de eliminatória em todos os jogos, ou seja, depois da primeira rodada de jogos, as duplas que vencerem vão para a próxima etapa e assim por diante até chegar à partida final onde a dupla vencedora será considerada a campeã.

Art. 7º: Depois de feito o sorteio, a Comissão Organizadora deverá divulgar a tabela de jogos que será cumprida por todos os presentes.

Parágrafo único No horário marcado para início de cada jogo, a dupla que não estiver presente será

desclassificada automaticamente.

Art 8°: A Comissão Organizadora apresentará aos competidores no momento do sorteio quem são os representantes dela para dirimir qualquer problema durante o Campeonato, e as decisões tomadas por estes, serão feitas observando o presente documento.

Artigo 9º: A Competição será regida pelas seguintes regras:

a. Os jogos serão disputados em melhor de 01 partida de 15 tentos corridos, em caráter eliminatório. A primeira dupla que num jogo conquistar esses 15 pontos será a vencedora daquela partida.

b. A ordem de pontos (tentos) será:

a) Rodada normal (sem pedido de truco): 01 tento para a dupla vencedora;

b) Rodada com pedido de truco na qual a dupla adversária aceitou tal pedido: 03 tentos para a dupla vencedora;

c) Rodada com pedido de truco na qual a dupla adversária aceitou e pediu “seis”: 06 tentos para a dupla vencedora;

d) Rodada com pedido de truco na qual a dupla adversária aceitou, pediu “seis” e a dupla que pediu truco, agora pediu “nove”: 09 tentos para a dupla vencedora;

e) Rodada com pedido de truco na qual a dupla adversária aceitou, pediu “seis”, a dupla que pediu truco, neste momento pediu “nove” e a outra dupla pediu “doze”: 12 tentos para a dupla vencedora.

f) Rodada em que chegou-se até o pedido de “doze” e a outra dupla pedir “Jogo” ou “Tudo” ou similares: A dupla que vencer esta rodada, vence a partida.

g) Qualquer rodada em que uma dupla peça “truco” ou “seis”, etc, se a outra dupla não aceitar, a dupla que fez tal pedido ganhará os tentos de acordo com a situação que se encontra. Por exemplo, já estava no “seis” e a dupla pede “nove”, caso a outra dupla corra, a dupla que pediu “nove” puxará seis tentos.

c. O jogador que iniciará a distribuição das cartas será definido através da maior carta tirada entre as duplas antes do início da partida. Nas rodadas subsequentes, continuará a sequência dos jogadores em sentido horário.

(3)

d. Somente poderá tocar nas cartas enquanto elas são embaralhadas o jogador que estiver procedendo com a distribuição das mesmas.

e. O corte será feito pelo adversário que está à esquerda do jogador que realizará a distribuição das cartas e terá um limite de 03 (três) movimentos no baralho, exceto quando alguma dupla estiver com 14 tentos, neste caso, o máximo de movimentos no baralho será 01 (uma) vez por quem estiver cortando.

f. A distribuição das cartas poderá ser aleatória conforme a pessoa que estive-las distribuindo preferir, porém, a primeira carta deverá obrigatoriamente ser do adversário à direita de quem estiver distribuindo as cartas.

g. Cada jogador deverá receber 03 (três) cartas para iniciar a rodada, se o jogador que estiver distribuindo acabar a distribuição das cartas e deixar de dar uma ou mais cartas, ou der uma ou mais cartas a qualquer pessoa que estiver na partida, quem recebeu o número errado deverá dizer que isto aconteceu e receberá quantas cartas estiver faltando do topo do monte onde terminou a distribuição, ou no outro caso, ele colocará suas cartas na mesa para que a dupla adversária tire quantas cartas estiverem sobrando.

h. Cada rodada será disputada em melhor de três, ou seja, quem ganhar duas mãos será o ganhador daquela rodada

i. Em caso de empate das cartas na disputa do tento, o mesmo será decido pela carta maior, a partir

do jogador que empatou o jogo, tanto na 2ª quanto na 3ª rodada. Caso o empate persista, será olhada a segunda carta maior de cada jogador se esta ainda estiver em suas mãos. Caso o empate ainda persista, será disputado novo tento.

j. Quando uma das duplas atingir 14 pontos, os jogadores que atingiram poderão trocar cartas entre si

para que um veja as cartas do outro e optar em jogar ou não. Caso aceitem a rodada estará valendo 3 pontos e não poderá ser trucada, perdendo os pontos quem o fizer. Caso não aceitem, a rodada terminará e a dupla adversária ganhará 01 ponto.

k. Estando a partida empatada em 14 pontos, as cartas deverão ser distribuídas de 03 em 03, na sequência dos jogadores. As duplas não poderão trocar cartas entre si para verem e ambas as duplas terão obrigatoriamente que jogar esta rodada para decidir qual é a dupla vencedora.

l. O jogador que mostrar todas as suas cartas a alguém da mesa ou que jogá-las encobertas no monte estará desistindo daquela rodada, e seu parceiro será obrigado a desistir também.

m. Será permitido conversar com o parceiro durante a partida, exceto sobre como jogar a rodada, ou seja, um jogador não poderá falar ao seu parceiro como proceder, por exemplo, dizer que ele é responsável por aquela mão em jogo ou coisas do gênero. Caso isso seja constatado, a dupla perderá o tento. Conversas paralelas sobre temas em geral, até mesmos sobre o jogo (exceto o citado aqui), são permitidas.

n. Um jogador não pode encostar em outro jogador durante o Campeonato de Truco, inclusive em seu parceiro.

Artigo 10: Será eliminada a dupla que: a) Incluir atletas irregularmente inscritos;

b) Causar interrupções maiores longas na partida; c) Tiver torcida, provocando tumulto;

(4)

d) Recusar-se à continuidade da partida.

Artigo 11: Será eliminado o jogador que: a) Ofender o adversário;

b) Danificar materiais;

c) Proferir palavras de baixo calão;

d) Praticar agressão física ou moral aos Organizadores, adversários e torcida; e) Atirar qualquer material contra o chão, parede, mesas, pessoas, etc; f) Destruir de forma proposital equipamentos ou materiais;

g) Ingerir ou portar bebidas alcoólicas no local de realização dos jogos se for menor de idade.

Artigo 12: Qualquer pessoa, ao assumir sua participação no Campeonato de Truco, declara estar bem fisicamente, isentando de responsabilidade a Comissão Organizadora, sobre qualquer acontecimento que porventura venha a acontecer.

CAPÍTULO V Da premiação

Art. 13: A dupla campeã será premiada com troféu e medalhas. Art. 14: A dupla vice-campeã será premiada com medalhas.

CAPÍTULO VI

Da Condição de Jogo dos Atletas

Art. 15: As Oficialarias Executivas deverão inscrever suas equipes informando a Comissão Organizadora os seguintes documentos dos jogadores:

I – Nome completo, data de nascimento e número do cartão DeMolay (DeMolays e Seniores DeMolays devem ter registro no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, os Maçons podem participar informando somente seus números de registro em suas potências maçônicas que sejam reconhecidas pelo Supremo Conselho).

§ 1º - Somente os DeMolays, Seniores DeMolays e Maçons que participarem do Churrasco no domingo poderão participar do Campeonato de Truco.

§ 2º - DeMolays iniciáticos deverão levar uma declaração assinada pelo Presidente do Conselho Consultivo que atesta sua iniciação na Ordem DeMolay caso ainda não tenha registro no Supremo Conselho.

§ 3º - Caso algum jogador inscrito não compareça no Congresso Estadual por motivos diversos, o outro jogador da dupla ou algum representante da Oficialaria Executiva deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora para verificar a possibilidade de substituição.

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

(5)

Artigo 17: O jogador será automaticamente expulso da competição, independente das demais penas que poderão ser aplicadas pelos órgãos judicantes, caso venha cometer alguma atitude grave.

§ 1º - Serão levados para a Comissão Organizadora os casos que forem necessários.

§ 2º - A Comissão Organizadora irá julgar os procedimentos a serem tomados referentes à participação dos jogadores no Campeonato de Truco e também no Churrasco. Caso julgue necessário, a Comissão poderá encaminhar qualquer fato ao Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado de Minas Gerais para medidas mais energéticas que precisem ser tomadas.

Art. 18: Os casos omissos neste regulamento, serão resolvidos pelos representantes da Comissão Organizadora do 8º Congresso Estadual de Minas Gerais que forem apresentados aos competidores como os responsáveis pelo Campeonato de Truco em seu início, e todos os presentes deverão respeitar a decisão tomada sem qualquer questionamentos.

Referências

Documentos relacionados

Profª Drª Miranilde Oliveira Neves – Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Profª Drª Paola Andressa Scortegagna – Universidade Estadual de Ponta Grossa

1) AMBIENTAÇÃO E ACOLHIDA: preparar o ambiente com um coração símbolo do Amor Misericordioso de Deus Criador e Senhor da vida. Cobrir o coração com pétalas de

EAD 30 ( para cada polo presencial, totalizando 180 no total) 1 turma / ano / polo - Águas Belas, Carpina, Palmares, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe e Santana do

Blanco Jorge (1984) ao testar modelos para relação hipsométrica em povoamentos de Pinus elliottii na Floresta Nacional de Três Barras, com idades de 14 a 20 anos, encontrou como

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

b) O contágio da amebíase ocorre quando o ser humano ingere alimentos contaminados com os cistos da Entamoeba histolytica. A anemia em quadros mais graves de amebíase surge em razão

Segundo esta figura faz parte dos ‘Sistemas de Inovação’ a interação entre as empresas e as Instituições de Ensino e Pesquisa (IEPs) de acordo com as políticas de inovação e

Os Transdutores de média velocidade (do tipo fault tolerant – tolerância de falha) foram desenvolvidos para aplicações de velocidade de transmissão de dados até 125kbit/s