• Nenhum resultado encontrado

Este evento busca oportunizar a divulgação de resultados de pesquisa de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Este evento busca oportunizar a divulgação de resultados de pesquisa de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

O EVENTO

O IDEAU – Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – reconhece a importância do trabalho acadêmico, as habilidades de criação e de inovação dos alunos de cada um de seus cursos. Por este motivo, as Faculdades IDEAU promovem dois eventos científicos concomitantes: a Mostra de Iniciação Científica e a Mostra de Criação e Inovação.

Mostra de Iniciação Científica

Este evento busca oportunizar a divulgação de resultados de pesquisa de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação.

Mostra de Criação e Inovação

Este evento tem por objetivo incentivar a apresentação de trabalhos de pesquisa, criação e inovação de alunos de graduação e pós-graduação, egressos e demais interessados da comunidade acadêmica.

Objetivos das Mostras

As mostras visam:

i. viabilizar a complementação da formação acadêmica;

ii. estimular e despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais; iii. preparar os alunos para estudos avançados e cursos de pós-graduação;

iv. oportunizar a difusão de resultados de trabalhos inter/multidisciplinares vinculados à Criação e à Inovação; e

v. socializar os trabalhos com a comunidade.

Submissão e apresentação dos trabalhos

Para a edição deste ano (2014), todos os trabalhos aceitos para publicação serão apresentados em formato de pôster, em conjunto com um artigo completo que será incluído nos anais do evento. A submissão de trabalhos se dará por meio envio, através do site, de resumo expandido, que será então submetido a avaliação pela comissão científica do evento.

Site oficial do evento

O endereço do site oficial do evento, para esta edição, é:

(3)

DATAS IMPORTANTES

Inscrições e prazo para submissão – primeira chamada

A inscrição e a submissão dos trabalhos para a primeira chamada serão realizadas através do site oficial do evento, em área dedicada para este fim. As inscrições estarão abertas e o prazo limite para a inscrição e a submissão do resumo expandido é até às 23 horas do dia 30 de maio de 2015, quarta-feira.

Prazo para avaliação – comissão científica – primeira chamada

Os professores, componentes da comissão científica, responsáveis pela avaliação terão como prazo máximo até o dia 25 de junho de 2015 para comunicar à coordenação do evento, através de sistema informatizado dedicado a este fim, os resultados dos trabalhos submetidos. Cada professor deve registrar um parecer objetivo, que poderá ser REJEITADO ou ACEITO, em conjunto com um parecer descritivo referente à sua avaliação. No dia 03 de julho de 2015, serão emitidas as cartas de aceite para os trabalhos aceitos na primeira chamada.

Inscrições e prazo para submissão – encerramento

A inscrição e a submissão dos trabalhos para a segunda chamada serão realizadas através do site oficial do evento, em área dedicada para este fim. As inscrições estarão abertas e o prazo limite para a inscrição e a submissão dos trabalhos é até às 23 horas do dia 29 de junho de 2015, segunda-feira. Os alunos ainda poderão, conforme orientação da comissão científica do evento, realizar alterações e ajustes nos trabalhos até o dia 10 de julho de 2015. A confirmação da publicação e participação só se dará após a confirmação do recebimento, por parte da coordenação, e aprovação do conteúdo do artigo, por parte da comissão científica.

Prazo para avaliação – comissão científica – prazo final

Os professores, componentes da comissão científica, responsáveis pela avaliação terão como prazo máximo até o dia 10 de agosto de 2015 para comunicar à coordenação do evento, através de sistema informatizado dedicado a este fim, os resultados dos trabalhos submetidos. Cada professor deve registrar um parecer objetivo, que poderá ser REJEITADO ou ACEITO, em conjunto com um parecer descritivo referente à sua avaliação.

Liberação dos resultados e cartas de aceite

A coordenação do evento informará os autores, através de mensagem publicada no site oficial do evento, sobre os resultados dos trabalhos submetidos, no máximo até as 23 horas do dia 14 de agosto de 2015. Os autores devem então entrar em contato com seus orientadores e providenciar a confecção dos pôsteres.

Apresentação dos trabalhos

Os trabalhos aceitos serão apresentados, em formato de pôster, entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro de 2015, nas dependências do Campus II da Faculdade IDEAU, em local a ser informado nas proximidades do dia do evento.

(4)

O ARTIGO CIENTÍFICO

Para participar da Mostra e ter seu trabalho publicado nos anais do evento, o autor deve submeter o artigo completo, segundo as regras descritas neste manual, e em conformidade com o Manual de Normas Técnicas 2015 da Faculdade IDEAU, ambos disponíveis no site oficial do evento.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma Comissão, constituída por professores de várias áreas do quadro docente das Faculdades IDEAU e/ou de outras instituições. Os critérios para avaliação dos trabalhos foram definidos pela Comissão Organizadora do Evento, para cada uma das modalidades, Mostra de Iniciação Científica e Mostra de Criação e Inovação. A avaliação será feita em formulário próprio que contém critérios específicos para cada modalidade de trabalho apresentado nas Mostras.

A avaliação se dará em até 3 fases: aceitação da inscrição, aceitação do artigo completo e apresentação do pôster. A avaliação do trabalho por parte da comissão em cada fase depende da aprovação na fase anterior.

Estrutura do Artigo Científico Completo

O artigo científico terá a seguinte estrutura: (1) titulo, (2) autores, (3) resumo (até 300 palavras), palavras-chave, (4) abstract, key words, (5) introdução e/ou considerações iniciais, (6) desenvolvimento e/ou material e métodos (metodologia), (7) resultados e discussão, (8) conclusões e/ou considerações finais e (9) referências bibliográficas.

Um modelo de artigo científico completo pode ser baixado no site oficial do evento. Também é possível ver um resumo das normas técnicas exigidas. Lembre-se que você deve obedecer às regras do Manual de Normas Técnicas 2014 da Faculdade IDEAU.

Áreas de Conhecimento

O trabalho deve se enquadrar em uma das seguintes áreas do conhecimento: 1 CIÊNCIAS DA SAÚDE 1.1 Educação Física 1.2 Gestão Hospitalar 2 CIÊNCIAS AGRÁRIAS 2.1 Agronomia 2.2 Medicina Veterinária 2.3 Tecnólogo em Agronegócios

(5)

2.4 Tecnólogo em Silvicultura

3 CIÊNCIAS HUMANAS 3.1 Pedagogia

4 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 4.1 Administração

4.2 Ciências Contábeis 4.3 Turismo

4.4 Tecnólogo em Recursos Humanos 4.5 Tecnólogo em Marketing

4.6 Relações Internacionais 4.7 Comércio Exterior 4.8 Secretariado Executivo 5 ENGENHARIAS TECNOLOGIAS

5.1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5.2 Sistemas para Internet

5.3 Engenharia de Produção 5.4 Ciência da Computação 5.5 Design de Moda

(6)

O Orientador e o Co-orientador

Para realizar a inscrição e, caso aprovado, apresentar trabalho na Mostra, o aluno deve, obrigatoriamente, ter um orientador e, opcionalmente, um co-orientador. Estes, devem ser professores e/ou funcionários de uma das Faculdades IDEAU ou de sua instituição de origem. Então, procure um professor que possa orientar ou co-orientar seu trabalho. Na edição deste ano, assim como na edição passada, trabalhos sem orientador NÃO serão aceitos.

O papel do professor orientador ou co-orientador

A apresentação de trabalho nas Mostras requer um orientador. Não serão aceitos trabalhos sem orientação.

Ao aceitar orientar um trabalho para a Mostra, o orientador deve ter presente a sua responsabilidade em ajudar o aluno no planejamento, revisão do trabalho escrito, do resumo expandido, do artigo científico completo, e do pôster/apresentação e zelar pela preparação e qualificação efetiva do orientando/co-orientando para a sessão de exposição de pôsteres e eventual apresentação oral.

As orientações gerais para a realização e apresentação dos trabalhos estão disponibilizadas no site oficial do evento. Todos os alunos e orientadores/co-orientadores inscritos receberão uma mensagem eletrônica para confirmação da aceitação ou não do trabalho submetido, após análise pela Comissão de Avaliação.

Os benefícios em orientar alunos são inúmeros e significativos: • Oportunidade de orientar aluno entusiástico, criativo e de sucesso; • Estimular a confiança que envolve o pensamento criativo;

• Oportunidade em manter-se atualizado na área de atuação profissional;

• Entusiasmo criado pela atividade e pela participação intelectual em novas descobertas;

• O reconhecimento de seus pares no âmbito acadêmico;

• Oportunidade para qualificar seu Currículo Lattes com orientações de estudantes, aspecto muito valorizado pelo MEC, CNPq e IES no Brasil.

(7)

O Pôster

O pôster é parte das exigências para a apresentação de trabalhos nas Mostras. O pôster deve ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura e 100 cm de altura. No pôster, devem ser destacados, na parte superior, o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), do(s) orientador(es)/co-orientador(es), o curso a que estão vinculados os autores do trabalho e o local onde o trabalho foi realizado. Além disso, devem constar a introdução, metodologia, resultados, e conclusões.

O uso de ilustrações (tabelas e/ou gráficos, desenhos, esquemas, fluxogramas) de boa qualidade valoriza a apresentação e torna o pôster mais atrativo. Deve-se atentar na escolha e no uso de cores de fundo e das letras. O aluno dever estar munido do pôster pronto no dia da apresentação e chegar antes do horário no local de exposição para permitir fixação adequada do pôster no local designado.

No site oficial do evento, é possível realizar o download de modelos em diversos formatos de arquivo voltados a diferentes softwares. Consulte os pôsteres disponibilizados. Caso persistam as dúvidas, contate o(s) orientador(es)/co-orientador(es) ou envie uma mensagem à coordenação da mostra, no endereço disponível para contato no site oficial.

Os autores selecionados para apresentação dos pôsteres devem permanecer pessoalmente todo o tempo a que forem convidados a apresentar os trabalhos. Um trabalho destaque de cada área pode ser escolhido a Critério da subcomissão Científica e com base nas pontuações atribuídas aos trabalhos.

Constituem critérios da avaliação dos trabalhos: • Qualidade, estrutura, clareza e organização

• Clareza na comunicação (locução, interação com público e postura) • Articulação de ideias

(8)

Certificações e Premiações

Todos os alunos, orientadores e co-orientadores de trabalhos aceitos e apresentados receberão um certificado de participação que poderão ser emitidos/impressos no próprio site oficial do evento. Serão conferidos os seguintes certificados:

• Participação como autor; • Participação como orientador;

• Participação como membro da comissão organizadora;

(9)

Perguntas mais frequentes

O que é Mostra de Iniciação Científica?

É um evento público, promovido pela Faculdade IDEAU e DCE para oportunizar a divulgação de resultados de pesquisa de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação.

O que é Mostra Criação e Inovação?

É um evento público, promovido pela Faculdade IDEAU e DCE para oportunizar a apresentação de trabalhos de Pesquisa, Criação e Inovação de alunos de graduação e pós-graduação.

Quando e onde acontecerá o evento?

Nos dias 31 de agosto a 04 de setembro de 2015, às 19h, nas dependências da Faculdade IDEAU (Campus II), com entrada gratuita para a comunidade.

Os alunos dos cursos de pós-graduação e egressos (ex-alunos)

podem apresentar trabalhos no evento?

Sim. A Mostra é um momento de celebração do conhecimento, da Criação e da Inovação.

Alunos de outras instituições de ensino podem apresentar

trabalhos na Mostra?

Sim. Alunos de outras IES, do Brasil ou do exterior, poderão apresentar seus trabalhos nas mostras a serem realizadas na Instituição.

Quais sãos os objetivos principais do evento?

A Mostra visa:

i. viabilizar a complementação da formação acadêmica;

ii. estimular e despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais; iii. preparar os alunos para estudos avançados, cursos de pós-graduação;

iv. oportunizar a difusão de resultados de trabalhos inter/multidisciplinares vinculados à Criação e à Inovação; e

(10)

Que tipos de trabalhos já realizados podem ser apresentados no

evento?

Podem ser aproveitados, os trabalhos de Iniciação Científica, do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Prático; Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s); Trabalhos de Criação e de Inovação em produtos ou em serviços, desenvolvidos em disciplinas já cursadas ou demais atividades de pesquisa e extensão.

Como devo proceder para apresentar trabalho na Mostra?

Para apresentar trabalho na Mostra, o aluno deve ter um orientador. Então, procure um professor que possa orientar seu trabalho. O aluno deverá submeter um trabalho escrito (Artigo científico completo). Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados em forma de pôster. Consulte o Manual de Instruções, online, para mais detalhes.

Qual é a data limite para inscrições?

Até as 23 horas do dia 29 de junho de 2015, uma segunda-feira.

O que eu ganho se apresentar trabalho no evento?

Há muitas vantagens. A participação é uma forma de rechear o currículo e de criar diferenciais importantes para o momento da seleção ao emprego ou aos cursos de pós-graduação. Participar é uma oportunidade para mostrar sua habilidade criativa e discutir suas ideias com seus pares, professores e com a comunidade em geral. Muitas ideias novas surgem de perguntas que outros nos fazem. Além disso, poderá aproveitá-lo para contar horas complementares para seu curso.

Posso apresentar um trabalho em andamento ou a Mostra é

somente para trabalhos já concluídos?

Sim, os trabalhos em andamento podem ser submetidos e, se aceitos, apresentados na Mostra. Converse com o seu orientador e avaliem juntos se o trabalho em andamento está em um estágio em que os dados coletados merecem ser apresentados.

Quantos trabalhos posso submeter como primeiro autor?

Um mesmo aluno não deve ser primeiro autor (autor principal) em mais de um trabalho, mas pode participar como co-autor em vários trabalhos.

Qual o número limite de autores por trabalho?

(11)

Por que devo pagar uma taxa de inscrição para apresentar o meu

trabalho?

O valor da taxa de inscrição de R$ 35,00/trabalho será utilizado para: i. custear as despesas com a organização do evento; e

ii. criar um fundo de apoio ao aluno para apresentação de trabalhos científicos.

Como inscrever-me para a apresentação de trabalho no evento?

A inscrição será online em formulário próprio. Acesse o site oficial do evento em

http://mostra.ideau.com.br/2015/ e siga as instruções.

Como saberei se meu trabalho foi aceito para apresentação?

Todos os alunos inscritos receberão uma mensagem eletrônica para confirmação da aceitação ou não do trabalho submetido, após análise da Comissão de Avaliação.

Onde serão publicados os trabalhos apresentados na Mostra?

Os artigos científicos apresentados serão reunidos em uma publicação online ou em uma revista específica da Mostra.

Como posso sanar dúvidas sobre as Mostras?

Para sanar dúvidas, pode contatar qualquer membro da Comissão Organizadora ou enviar mensagem eletrônica para mic@ideau.com.br

Podemos apresentar um trabalho que foi o nosso TCC e incluir

outra pessoa, como co-autor?

Cada vez mais o trabalho científico de criação e inovação envolve a colaboração de outros. Essas colaborações podem surgir em vários estágios do processo criativo. Todos os colaboradores devem merecer crédito à devida e suficiente contribuição que derem ao trabalho, usualmente pela inclusão como co-autores. Então, cabe aos autores decidirem se esta contribuição foi suficiente para merecer tal reconhecimento.

Como devo proceder se precisar de ajuda para preparar o pôster?

Primeiro, contate seu orientador/co-orientador. Se a dúvida persistir, envie mensagem para o seguinte endereço: mic@ideau.com.br

Quem deve e como se deve fazer a apresentação do trabalho?

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the