• Nenhum resultado encontrado

A figura a seguir ilustra o processo de digestão intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A figura a seguir ilustra o processo de digestão intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BIOLOGIA

06

01

As células produtoras de saliva retiram, do sangue, as substâncias necessárias para a síntese dessa secreção. Essas substâncias são, inicialmente, transferidas para __ I__, em que ocorre a __ II__. Em seguida, são encami-nhadas para __ III__ de onde são secretadas.

A alternativa que preenche respectivamente as lacunas I, II e III é: a) as mitocôndrias; produção de ATP; o retículo endoplasmático liso b) o retículo endoplasmático liso; produção de proteínas; o centríolo c) o complexo de Golgi; produção de carboidratos; as mitocôndrias

d) o retículo endoplasmático granular; produção de enzimas; o complexo de Golgi e) os centríolos; produção de carboidratos; o complexo de Golgi

02

A figura a seguir ilustra o processo de digestão intracelular, no qual estão envolvidas várias organelas celulares.

Identifique a opção que apresenta as estruturas e/ou processos enumerados na figura anterior.

a) I - Endocitose; II - Peroxissomo; III - Retículo endoplasmático rugoso; IV - Vacúolo digestivo; V - Fagossomo; VI - Exocitose.

b) I - Fagocitose; II - Lisossomo; III - Complexo de Golgi; IV - Vacúolo autofágico; V - Corpo residual; VI - Clasmocitose. c) I - Pinocitose; II - Vacúolo; III - Retículo endoplasmático liso; IV - Mitocôndria; V - Fagossomo; VI -Autofagia. d) I - Heterofagia; II - Ribossomo; III - Complexo de Golgi; IV - Vacúolo; V - Exocitose; VI - Excreção celular.

e) I - Fagossomo; II - Grânulo de inclusão; III - Retículo endoplasmático liso; IV - Mitocôndria; V - Heterofagia; VI - Clasmocitose.

(2)

O esquema ilustra um experimento em que se compara o comportamento de células animais e vegetais em soluções com diferentes concentrações.

A análise desse experimento permite afirmar que

a) células vegetais modificam intensamente a forma da parede celular quando são colocadas em ambientes com gradiente de concentração.

b) representa um exemplo de transporte passivo porque envolve uma tendência ao equilíbrio iônico sem gasto de energia na forma de ATP.

c) o tipo de transporte caracterizado é o ativo porque o deslocamento do solvente é a favor do gradiente de concentração.

d) a osmose em células animais se caracteriza pelo deslocamento de soluto de um ambiente hipertônico para um ambiente hipotônico.

e) tanto as células vegetais quanto as células animais murcham ao serem imersas em um ambiente hipotônico.

04

Durante muito tempo, os fungos foram considerados vegetais, mas hoje são considerados um Reino à parte, pois apresentam um conjunto de características próprias: não sintetizam clorofila, em sua grande maioria não possu-em celulose e não armazenam amido como substância de reserva. Com relação aos fungos considere as afirma-ções a seguir, colocando V(verdadeiro) F(falso).

( ) As leveduras são capazes de fermentar carboidratos e, portanto, são indispensáveis à indústria de bebidas alcoólicas na produção de cerveja, vinho e vodka.

( ) Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pacientes imunodeprimidos, como, por exemplo, portadores do vírus HIV.

( ) Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos relacionados ao desenvolvi-mento de câncer hepático em pessoas.

A sequência correta de cima para baixo é: a) V - F - V

b) V - V - F c) F - F - V d) V - V - V

(3)

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, constituem um dos tipos mais antigos de animais, sendo predominantemente marinhos. Seus esqueletos podem ser constituídos por material orgânico, silicoso ou calcário. Algumas esponjas apresentam pequenos espinhos (espículas) com função de defesa e sustentação mecânica. Nas chamadas "esponjas de vidro", as espículas formam estruturas semelhantes às fibras de vidro, podendo, inclusive, se comportar como as fibras ópticas, transmitindo a luz de maneira bastante eficiente.

As espículas das "esponjas de vidro" são constituídas principalmente de: a) sulfato de cálcio b) proteínas c) sílica d) calcário e) colágeno. 06

O aparecimento de animais vermiformes em carne durante o processo de decomposição pode ser observado frequentemente. Em 1668, Francesco Redi realizou um experimento para tentar elucidar o fenômeno citado. O experimento, de forma simplificada, consistiu em dois frascos de vidro, onde, em ambos, Redi colocou pedaços de carne. Um dos frascos foi fechado com gaze e o outro mantido aberto, conforme a figura a seguir. Depois de vários dias, Redi encontrou os animais vermiformes.

Com relação ao experimento, analise as afirmativas abaixo.

I. A gaze no frasco B impede a entrada de insetos, mas não impede a entrada de micro-organismos. II. Os vermes são formas larvais das moscas e por isso só apareceram no frasco A.

III. O frasco A controla experimentalmente o frasco B.

IV. Redi não padronizou a quantidade de carne nos frascos. Com isso, o experimento é inconclusivo. V. Toda matéria em estado de decomposição produz naturalmente seus vermes. Por isso, os vermes foram

observados nos dois frascos.

VI. Os vermes aparecem nos dois frascos, porém aparecem primeiro no frasco A e vários dias depois no frasco B.

De acordo com essa análise, pode-se considerar como certas apenas as afirmativas: a) II, III e lV

b) l, V e VI c) I, II e III d) IV, V e VI e) I, II e IV

(4)

Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conser-var-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrga-nismos e predadores.

Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a a) lei do uso e desuso.

b) atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele. c) transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes. d) futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados. e) seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.

08

A questão refere-se ao gráfico a seguir.

Um pesquisador, com a finalidade de estudar a forma e o tamanho dos cromossomos de uma célula, interrompeu a divisão celular na fase em que eles se encontravam na máxima condensação.

Analisando esse processo, pode-se deduzir, corretamente, que a fase em questão é a de número a) 1

b) 2 c) 3 d) 4

09

Existem diferentes marcas de inseticidas no mercado. Após determinado tempo, esses produtos podem perder o efeito, e os laboratórios dos fabricantes devem descobrir outros compostos mais eficazes contra as moscas e mosquitos.

De acordo com a teoria evolutiva de Darwin, a população de insetos aumenta porque os inseticidas a) induzem o aparecimento de insetos resistentes e essa característica é transferida aos descendentes. b) deixam os insetos mais "fortes" e essa característica é transmitida aos descendentes.

c) selecionam os insetos já resistentes, que transmitem essa característica aos descendentes. d) atraem os insetos mais resistentes para o local e estes geram mais descendentes resistentes. e) expulsam os insetos sensíveis do local e com isso ficam somente os resistentes.

(5)

Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combi-nação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam ocorrido a síntese protéica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células.

Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos

a) heterótrofos anaeróbicos  autótrofos  heterótrofos aeróbicos. b) heterótrofos anaeróbicos  heterótrofos aeróbicos  autótrofos. c) heterótrofos aeróbicos  autótrofos  heterótrofos anaeróbicos. d) autótrofos  heterótrofos anaeróbicos  heterótrofos aeróbicos. e) autótrofos  heterótrofos aeróbicos  heterótrofos anaeróbicos.

Referências

Documentos relacionados

Os Encarregados de Educação devem dar contributos para melhorar o funcionamento desta componente, sem prejuízo da organização global já estabelecida; manifestar

Questão essa que nos permite apreender que o sentido pode sempre ser outro, já que é inevitavelmente atravessado pelas condições de produção do sujeito que

No prazo improrrogável de até 24 (vinte e quatro) horas da realização do devido depósito judicial do preço da arrematação, o(s) arrematante(s) deverá(ão) encaminhar para o

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Chora Peito Chora Joao Bosco e Vinicius 000 / 001.. Chão De Giz Camila e

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

P008 – (VALROMA) Um automóvel percorre a distância entre São Paulo e Jundiaí que distam 60 km, com velocidade escalar média de 40 km/h; entre Jundiaí e Campinas que distam 30 km

Nesse sentido, podemos afirmar que, após analisarmos imagens e sequências discursivas re- ferentes à candidata do PV, retiradas da instituição midiática Veja, a produção de