• Nenhum resultado encontrado

Manual de Instruções

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Instruções"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Manual de Instruções

Máquina de Solda - TIG200A - DC - AC 220V

ATENÇÃO: A fim de evitar acidentes, por favor, leia atentamente as instruções de operação antes de utilizar este produto. Por favor, conserve este manual para referência futura.

“As imagens contidas neste manual são meramente ilustrativas e podem variar de acordo com o seu modelo.

(2)

PRECAUÇÃO DE SEGURANÇA!

No processo de soldagem ou corte, poderá haver a possibilidade de

ferimento. Por favor, leve em consideração a proteção durante a operação. Para mais detalhes, por favor, revise o Guia de Segurança do Operador, que está em conformidade com os requisitos preventivos do fabricante.

Choque elétrico — pode levar à morte !!

• Configure o ajuste de aterramento de acordo com o padrão aplicável. • É proibido tocar as partes elétricas e o eletrodo quando a pele estiver

descoberta usando roupas ou luvas úmidas. • Certifique-se de estar isolado do chão e da oficina. • Certifique-se de estar em uma posição segura.

Gás — pode ser prejudicial à saúde!

• Mantenha sua cabeça longe do gás.

• Quando operando soldadura por arco, o extrator de ar deve ser usado para evitar aspirar o gás.

Radiação do arco — prejudicial aos olhos e queima a pele.

• Use filtro de luz e capacete adequados, vista roupa de proteção para proteger olhos e corpo.

• Use capacete ou proteção adequado para proteger visitantes.

Fogo

• Faíscas de soldagem podem causar incêndio, certifique-se de que não haja materiais com estopa ao redor da área de soldagem.

Ruído — ruído extremo é prejudicial à audição.

• Use protetor auricular ou outros meios para proteger a audição.

• Avise que o ruído é prejudicial à audição se houver visitantes por perto.

Mau funcionamento — quando ocorrer problema, entre em contato com profissionais

• Se ocorrer problemas durante a instalação e operação, siga as instruções desse manual para verificação.

• Se não conseguir entender completamente o manual ou falhar ao resolver o problema com as instruções, você deve entrar em contato com os fornecedores ou o nosso centro de serviços para obter ajuda profissional.

CUIDADO!

Chave de proteção para linha de fuga deve ser adicionada quando você estiver usando a máquina!

(3)

SOBRE A MÁQUINA

A máquina de soldagem é uma retificadora que adota a tecnologia inversora mais avançada.

O desenvolvimento do equipamento de soldagem blindado à gás do inversor se beneficia do desenvolvimento da teoria e dos componentes da fonte de alimentação do inversor. A fonte de alimentação de soldagem blindada à gás do inversor utiliza MOSFET do componente de alta energia para transferir frequência de 60HZ para 100KHZ, depois, reduz a voltagem, comuta e envia voltagem de alta energia via tecnologia PWM. Devido à grande redução do peso e do volume do transformador principal; a eficiência aumenta em 30%. A aparência do equipamento de soldagem do inversor é considerada uma revolução para a indústria de soldagem.

As máquinas TIG 200 AC/DC são máquinas de duas vias AC/DC e MMA. Sua maior característica é que a função DC pode ser usada para soldar aço inoxidável, liga de aço, aço carbono, cobre e outros metais coloridos e a função AC pode ser usada para soldar alumínio e materiais de liga de alumínio, como soldagem de scooters e bicicletas.

A máquina TIG 200 AC/DC adota a tecnologia de inversor HD. Comparada com máquinas tradicionais, ela é compacta em volume, leve em peso, eficiente em transferência, econômica quanto à energia; forte em adaptabilidade de rede de potência. Além disso, ela adota a tecnologia de inversor duplo, tem características de saída de onda quadrada pura, boa força de arco, amplo intervalo de limpeza e arco contínuo com corrente pequena, o que garante excelente resultado de soldagem.

CUIDADO!

A máquina é usada principalmente na indústria. Ela produzirá ondas de radio,

(4)

PARÂMETROS

Modelo

Parâmetros TIG 200P AC/DC

Voltagem de energia 1ph AC220V±15%

Frequência (HZ) 50/60

Corrente de entrada nominal (A) 28

Corrente de saída (A)

TIG 10-200 MMA 10-150

Sem carga de voltagem (V) 56

Voltagem de tarefa nominal (V)

TIG 18 MMA 26

Frequência de pulso(hz) 0.5 - 5

Largura de pulso(%) 10 - 90

Equilíbrio ac(%) 20 - 80

Tempo(s) de queda de corrente [4T] 0 - 10

Controle remoto Sim

Caminho de iniciação do arco HF

Eficiente(%) 80

Ciclo de tarefa(%) 60

Fator de energia 0.73

Graduação de isolamento F

Graduação de proteção IP21

Peso(kg) 20

Dimensões(mm) 498×328×302

(5)

FUNÇÕES E INSTRUÇÕES DO PAINEL FRONTAL

1) Indicador de proteção contra superaquecimento: quando a máquina funciona por um tempo longo, contínuo e em grande corrente, para evitar que os componentes queimem, a função de proteção contra superaquecimento é definida. Quando o indicador estiver aceso, o trabalho deve ser interrompido, mas não é necessário desligar a máquina. Após 2-3 minutos, ela retomará.

2) Indicador de anormalidade: o indicador é aceso quando há alguma anormalidade dentro da máquina. Quando estiver acesso, desligue o botão de energia e reinicie a máquina após o indicador apagar. Ela pode continuar a funcionar se a máquina voltar ao normal. Se a indicação ocorrer novamente, peça para um profissional.

INSTALAÇÃO

A Máquina de Solda possui equipamento de compensação de voltagem de energia. Quando a voltagem de energia se mover entre ±15% da voltagem nominal, ele ainda pode funcionar normalmente.

Quando usar cabo longo, é para evitar que a voltagem diminua, cabo de seção maior é sugerido. Se o cabo for muito longo, ele pode afetar o desempenho do sistema de energia. Assim, sugerimos o uso de cabos de comprimento configurado.

1. Certifique-se de que a entrada da máquina não esteja bloqueada nem coberta, pois isso impediria o funcionamento do sistema de resfriamento. 2. Faça uma boa conexão da fonte de gás blindado. A passagem do suprimento

MEDIDOR DE CORRENTE

INDICADOR DE ANORMALIDADE

AJUSTE DE CORRENTE INICIAL (4t)

AJUSTE DE CORRENTE DE SOLDAGEM AJUSTE DE CORRENTE DE FUNDO

AJUSTE DE TEMPO DE INCLINACAO DE CORRENTE

BOTÃO DE LIGAR

TEMPO DE PÓS-FLUXO DE GÁS BOTÃO DE TIG/MMA

BOTÃO DE AC/DC BOTÃO DE 2T/ 4T

BOTÃO MAIS ON/OFF BOTÃO REMOTE

ON

OFF

POWER

STAR A WELDING A BACKGROUND AD DOWN SLOPE

(6)

de gás inclui cilindro, medidor e tubo de fluxo de descompressão de argônio. A conexão de parte do tubo deve usar um aro ou outra coisa para apertar para que o argônio não saia e o ar não entre.

3. Coloque o plugue de aperto do cabo de loop no soquete de aperto na polaridade “+” do painel, gire no sentido horário e aperte o grampo no outro lado que prende a peça de trabalho.

4. Instale a pistola de resfriamento de água de acordo com o esboço, coloque o gás, o plugue de eletricidade da pistola de soldagem para a junta no painel frontal.

5. Quando usar o controle de pedal, conecte seu plugue de ar com dois núcleos e o plugue de ar com três núcleos com o soquete de ar relevante no painel.

6. De acordo com o grau da voltagem de entrada, conecte o cabo de energia à caixa de suprimento de energia de grau de voltagem relevante. Certifique-se de que não haja erros e que a diferença de voltagem esteja no intervalo permitido. Após a tarefa acima, a instalação é concluída e a soldagem está disponível.

OPERAÇÃO

(一) SOLDAGEM DC TIG

1. Ligue a máquina; o ventilador começa a girar.

2. Abra a chave de argônio e ajuste o fluxo de gás para o padrão nominal (consulte a tabele de fluxo)

3. Coloque a chave de soldagem na “posição superior” - TIG WELDING. (SOLDAGEM TIG)

4. Coloque a chave na posição “DC”, que é a soldagem de arco DC que pode ser para aço inoxidável, ferro, cobre e outros metais.

5. Defina a chave trabalho manual/pedal de acordo com as necessidades. Coloque a chave na posição “OFF”, a corrente é ajustada pela manopla do painel. Coloque a chave na posição “ON”, a corrente é ajustada pelo pedal.

6. Pressione a chave da tocha e a válvula eletromagnética inicia, você ouvirá o som das faíscas HF da liberação da eletricidade e ao mesmo tempo, o argônio sai da tocha.

Resistência do local (1 fase 220)

Medidor de argônio

Conectado com a tocha Peça de trabalho

(7)

7. Mantenha espaço de 2- 4mm entre o polo de tungstênio e a peça de trabalho, pressione a chave de controle da tocha, entre o eletrodo e a peça de trabalho, a eletricidade de HF é liberada; Após a iniciação do arco, a faísca de HF desaparece rápido e pode iniciar o trabalho.

8. Na soldagem local ou contínua, é possível escolher estado 2T ou 4T. No estado 2T a corrente do arco inicial não funciona, somente a corrente de soldagem pode ser ajustada colocando em 4T. Ao pressionar o botão da tocha, a corrente do arco inicial pode ser ajustada e ao soltar o botão da tocha, a corrente de soldagem pode ser ajustada e ao pressionar o botão da tocha a corrente de soldagem começa a baixar lentamente até que a corrente de soldagem seja mínima e, então, ao liberar o botão da tocha, a corrente de soldagem desaparece, quando o gás começa a diminuir, o que protege a superfície de soldagem e a soldagem termina. 9. Em soldagem de metais laminados e pequenos aços decapados, é necessário ligar o

estado de pulsação.

(二) SOLDAGEM AC TIG

1. Quando colocar a chave na posição “AC”, é a soldagem de arco AC, que pode ser para materiais de alumínio.

2. Manopla de tarefa pulsada: Durante a soldagem de arco AC, a corrente é transferida para cima e para baixo continuamente. Quando a corrente vai do bastão de tungstênio para a peça de trabalho, é tempo de corrente positiva. Nesse momento, o bastão aquece ligeiramente e a quantidade de calor é concentrada, o que é bom para a soldagem. Quando a corrente vai da peça de trabalho para o bastão, é corrente descendente. Nesse momento, ele pode limpar o óxido na superfície da peça de trabalho, o que melhora o resultado da soldagem. Mas o bastão pode queimar devido ao calor, a manopla é para ajustar o intervalo de tempo de corrente positiva e reversa. Quando na posição “O”, a taxa é 50% para 50%; na posição “5”, a taxa é de 80% e na posição “-5”, a taxa é 20%; Gire no sentido horário e a corrente ascendente diminui e a corrente descendente aumenta. Ao girar no sentido anti-horário, ocorre o oposto.

3. Operação conforme as etapas 6-8 acima. Aviso:

(1) corrente grande deve usar tarefa com pulsação pequena; acima de 200A, usar tarefa com pulsação abaixo de 30%. Na corrente pequena, use a tarefa com pulsação grande; abaixo de 100A, use tarefa com pulsação acima de 50%.

(2) Com a soldagem AC TIG, a menor corrente não é fácil para a iniciação do arco, configure a corrente para 20A.

(8)

(三) Soldagem MMA

1. Coloque a chave de soldagem na “posição Down (para baixo)”, dessa vez, “chave AC/DC” não funciona, somente a manopla da corrente de soldagem pode ser usada.

2. Configure a corrente de soldagem de acordo com a espessura da peça de trabalho.

Anexo:valor relativo para eletrodo e corrente

Eletrodo(mm) 2.5 3.2

Corrente (A) 70-100 100-150

Aviso:

É proibido conectar ou desconectar o cabo do conector durante o

processo de soldagem, pois isso representa uma ameaça à segurança da vida e danos à máquina.

MANUTENÇÃO

CUIDADO:

Antes da manutenção e verificação, a energia deve ser desligada e antes de a de abrir a caixa, certifique-se de que o plugue de energia foi desligada.

1. Remova a poeira com ar comprimido limpo e seco regularmente, se a máquina de soldagem estiver em operação no ambiente em que há poluição com fumaças e ar poluído, a poeira precisará ser removida da máquina diariamente.

2. A pressão do ar comprimido deve estar dentro da disposição razoável para evitar danificar os componentes pequenos do interior da máquina.

3. Verifique o circuito interno da máquina de soldagem regularmente e certifique-se de que o circuito do cabo esteja conectado corretamente e que os conectores estejam conectados firmemente (especialmente o conector de inserção e os componentes). Se escala e folga forem encontrados, realize um bom polimento neles e, depois, conecte-os novamente firmemente.

4. Evite que água e vapor entrem na máquina; se isso ocorrer, seque a máquina internamente e depois verifique o isolamento da máquina.

5. Se a máquina de soldagem não operar por um longo tempo, ela deve ser colocada na caixa de embalagem e armazenada em ambiente seco.

(9)

ANTES DA VERIFICAÇÃO

AVISO

Experimento cego e reparo sem cuidado podem levar a mais problemas da máquina que tornarão a verificação e o reparo formais mais difíceis. Quando a máquina é eletrificada, as partes expostas contêm voltagem ameaçadora à vida. Qualquer toque direto ou indireto causará choque elétrico e choque elétrico severo leva à morte.

NOTAS OU MEDIDAS PREVENTIVAS 1. Ambiente

1) A máquina pode ser executada em ambientes nos quais as condições sejam secas com um nível de umidade de no máximo 90%.

2) A temperatura ambiente entre -10 a 40 graus centígrados.

3) Evite a soldagem sob a luz solar ou condições com gotejamento.

4) Não use a máquina em ambientes nos quais a condição seja poluente com poeira condutiva no ar ou gás corrosivo no ar.

5) Evite a soldagem a gás em ambientes com fortes fluxos de ar.

2. Normas de segurança

A máquina de soldagem foi instalada com circuito de proteção contra voltagem, corrente e calor excessivos. Quando a voltagem e a corrente de saída e a temperatura da máquina estão excedendo o padrão de classificação, a máquina de soldagem parará de funcionar automaticamente. Como isso será prejudicial à máquina de soldagem, o usuário deve prestar atenção ao seguinte aviso.

1) A área de trabalho está adequadamente ventilada!

A máquina de soldagem é uma máquina poderosa, quando ela está sendo operada, geralmente por correntes altas e a ventilação natural não satisfará as demandas de resfriamento da máquina. Assim, há um ventilador dentro da máquina para resfriá-la. Certifique-se de que a entrada não esteja bloqueada ou coberta, deve haver 0,3 metros entre a máquina de soldagem e os objetos do ambiente. O usuário deve certificar-se de que a área de trabalho esteja adequadamente ventilada. É importante para o desempenho e a longevidade da máquina.

2)Não sobrecarregue!

O operador deve se lembrar de observar a corrente de tarefa máxima (Resposta ao ciclo de tarefa selecionado).

Certifique-se de que a corrente de soldagem não exceda a corrente de ciclo de tarefa máxima. Corrente sobrecarregada danificará e queimará a máquina.

(10)

3)Não sobrecarregue a voltagem!

A voltagem de energia pode ser localizada no diagrama dos dados técnicos principais. O circuito de voltagem de compensação automática garantirá que a corrente de soldagem seja mantida numa disposição permitida. Se a voltagem de energia estiver excedendo a disposição permitida limitada, ela danificará os componentes da máquina. O operador deve entender a situação e tomar medidas preventivas.

4)Há um parafuso de aterragem atrás da máquina de soldagem, com marcador de aterragem nele. A capa deve ser aterrada com segurança com o cabo cuja seção estiver acima de 6 milímetros quadrados para evitar eletricidade estática e vazamento.

5)Se o tempo de soldagem exceder o ciclo de tarefa limitado, a máquina de soldagem parará de funcionar por proteção. Se a máquina for superaquecida, a chave de controle de temperatura está na posição “ON’’ e a luz indicadora é vermelha. Nessa situação, não tire da tomada para permitir que o ventilador resfrie a máquina. Quando a luz indicadora estiver desligada e a temperatura abaixar para o intervalo padrão, ela poderá soldar novamente.

POSSÍVEIS PERGUNTAS DURANTE A SOLDAGEM

Encaixes, materiais de soldagem, fator ambiental, energia de suprimento podem ter alguma coisa a ver com a soldagem. O usuário deve tentar melhorar o nível do ambiente de soldagem.

A) Ponto de soldagem preto

O ponto de soldagem não fica imune à oxidação. O usuário pode verificar o seguinte: 1. Certifique-se de que a válvula de cilindro de argônio esteja aberta e sua pressão

seja suficiente. O cilindro de argônio deve ser preenchido para pressão suficiente novamente se a pressão do cilindro estiver abaixo de 0.5Mpa.

2. Verifique se o caudalímetro está aberto e tem fluxo suficiente. O usuário pode escolher um fluxo diferente de acordo com a corrente de soldagem para economizar gás. Mas fluxo muito pequeno pode causar ponto de soldagem preto porque o gás preventivo é muito curto para cobrir o ponto de soldagem. Sugerimos que o fluxo de argônio deva ser mantido em 5L/min, no mínimo. 3. Verifique se a tocha está no bloco.

4. Se o circuito de gás não estiver vedado ou o gás não for puro, isso pode diminuir a qualidade da soldagem.

5. Se o ar estiver fluindo fortemente no ambiente de soldagem, isso pode diminuir a qualidade da soldagem.

B) O acionamento do arco é difícil e sua pausa é fácil

1. Certifique-se de que a qualidade do eletrodo de tungstênio seja alta.

2. Afie a extremidade do eletrodo de tungstênio para moldá-la. Se o eletrodo de tungstênio não for afiado, isso dificultará o acionamento do arco e causará sua instabilidade.

(11)

C) A corrente de saída não está ajustada para o valor nominal

Quando a voltagem de energia sai do valor nominal, isso faz com que a corrente de saída não corresponda ao valor nominal; quando a voltagem é inferior ao valor nominal, a saída máxima também pode ser inferior ao valor nominal.

D) A corrente não está estabilizando quando a máquina está sendo operada Isso tem alguma coisa a ver com os fatores a seguir:

1. Voltagem líquida do fio elétrico foi mudada. .

2. Existe uma interferência prejudicial da rede do fio elétrico ou outro equipamento.

E) Bastão queimado

Tarefa com pulsação muita alta, o que leva ao superaquecimento do bastão. F) Ao soldar alumínio, não é possível quebrar o filme oxidado:

1. Valor de soldagem errado

2. Tarefa com pulsação muito baixa 3. MOSFET do inversor duplo quebrado

VERIFICAÇÃO DE FALHAS

TIG 200P AC/DC

Falhas Métodos de resolução

1. Indicador de energia não está aceso. O ventilador não funciona e não há saída de solda

1. Chave de energia não funciona.

2. Verifique se a rede de fios da eletricidade (que está conectada ao cabo de entrada) está funcionando. .

3. Verifique se o cabo de entrada está fora do circuito.

2. Indicador de energia está aceso, o ventilador não funciona ou vários ciclos girados, sem saída de solda

1. Talvez conexão errada à energia 380V faça com que a máquina entre em circuito de proteção, conecte à energia 220V e opere a máquina novamente.

2. A energia 220V não é estável, (o cabo de entrada é muito fino) ou o cabo de entrada está conectado à rede de fios eletrificados faça com que a máquina entre no circuito de proteção. Inclua a seção do cabo e aperte o conector de entrada firmemente. Feche a máquina por 2-3 minutos e depois abra-a novamente.

3. O cabo está solto da chave para o painel de energia; aperte-os novamente.

4. Abra e feche a chave de energia constantemente em curto período de tempo faz com que a máquina entre no modo de proteção. Feche a máquina por 2-3 minutos e depois abra-a novamente.

5. O painel do relé de energia de 24V do circuito principal não está fechado ou está danificado. Verifique a fonte de energia 24V e o relé. Se o relé foi danificado, substitua-o pelo mesmo modelo.

3. Ventilador está funcionando, o indicador não está aceso e o som do acionamento do arco HF não pode ser ouvido, solda de limpeza não consegue acionar o arco

.

1. Eletrodos positivo e negativo da voltagem do componente de inserção VH-07 deve ser cerca se DC308V do painel de energia para a placa MOS.

(1) Se o circuito estiver quebrado e a ponte de silício estiver com contato insuficiente.

(2) Se algum dos quatro eletrolíticos saltos (cerca de 470UF/450V) do capacitor do painel de energia está vazando.

2. Existe um indicador verde em energia auxiliar da placa MOS, se não existir ligado, a energia auxiliar não está funcionando. Verifique o ponto

(12)

de falha e entre em contato com o revendedor.

3. Verifique se os conectores têm contato insuficiente.

4. Verifique o circuito de controle e descubra os motivos ou entre em contato com o revendedor.

5. Verifique se o cabo de controle da tocha está quebrado. 4. Indicador de

anormalidade não está ativado, o som da

ativação do arco HF pode ser ouvido, mas não há saída de solda.

1. Verifique se o cabo da tocha está quebrado.

2. Verifique se o cabo de aterramento está quebrado ou não conectado à peça de soldagem.

3. Terminal de saída do eletrodo positivo ou eletrificação da tocha está solto da parte interna da máquina.

5.Indicador de

anormalidade não está aceso, o som do

acionamento do arco HF não pode ser ouvido, a solda de limpeza pode acionar o arco.

1. Cabo primário do transformador do acionamento do arco não está conectado ao painel de energia firmemente, aperte-o novamente. 2. A ponta de acionamento do arco está oxidado ou muito longo; faça

um polimento nele ou mude-o cerca de 1 mm entre o bico de acionamento do arco.

3. Chave (acionamento/soldagem com arco de argônio) está danificada; substitua-a.

4. Alguns dos componentes do circuito de acionamento do arco HF estão danificados; descubra e substitua-os.

6.Indicador de

anormalidade está aceso, mas não saída de solda.

1. Pode ser a proteção contra superaquecimento, feche primeiro a máquina e depois abra a máquina novamente; o indicador de anormalidade está desligado.

2. Pode ser a proteção contra superaquecimento, espere 2-3 minutos (a soldagem com arco de argônio não tem função de proteção contra superaquecimento.)

3. Pode ser falha do circuito do inversor; puxe o plugue de energia do suprimento do transformador principal que está na placa MOS (inserção VH-07 que está perto do ventilador) e depois abra a máquina novamente.

(1) Se o indicador de anormalidade ainda estiver aceso, feche a máquina e puxe o plugue de energia de suprimento da fonte de energia de acionamento do arco HF (que está perto da inserção VN-07 do ventilador) e depois abra a máquina:

a. Se o indicador de anormalidade ainda estiver aceso, algum componente da placa MOS está danificado; descubra e substitua pelo mesmo modelo.

b. Se o indicador de anormalidade ainda estiver aceso, verifique se o transformador do circuito de acionamento do arco HF está danificado e substitua-o.

(2) Se o indicador de anormalidade não estiver aceso,

a. Pode ser que o transformador da placa mediana esteja danificado; meça o volume de indutância e o volume Q do

transformador principal por ponte de indutância

(L=0.9-1.6mH Q>35). Se o volume for muito baixo, substitua-o.

b. Pode ser que o tubo do retificador secundário do transformador esteja danificado; localize as falhas e substitua o tubo do retificador pelo mesmo modelo.

4. Pode ser que o circuito de feedback esteja quebrado. 7. Ao soldar alumínio,

não é possível quebrar o filme oxidado

1. Valor de soldagem errado 2. Tarefa de pulsação muito baixa 3. MOSFET do inversor duplo quebrado

(13)
(14)

TERMO DE GARANTIA

A NTS do Brasil concede garantia contra qualquer defeito de fabricação aplicável nas seguintes condições:

1. O início da vigência da garantia ocorre na data de emissão da nota fiscal de venda do produto em questão.

2. O prazo de vigência da garantia é de 3 meses. A garantia não se aplica caso o produto seja utilizado em escala industrial (intensivamente) e se restringe exclusivamente à substituição e conserto gratuito das peças defeituosas do equipamento.

Não perca sua garantia!

Preencha corretamente o Certificado de Garantia do produto, pois sem este a garantia não será concedida.

Regras gerais de garantia

Qualquer anormalidade deverá ser reportada imediatamente à assistência técnica autorizada, pois a negligencia de uma imperfeição, por falta de aviso e revisão, certamente acarretará em outros danos, os quais não poderemos assistir e, também, nos obrigará a extinguir a garantia. É de responsabilidade do agente da assistência técnica a substituição de peças e a execução de reparos em sua oficina. O agente também será responsável por definir se os reparos e substituições

necessários estão cobertos ou não pela garantia.

Itens não cobertos pela garantia:

1. Óleo lubrificante, bateria, graxa, combustíveis etc.;

2. Deslocamento de pessoal ou despesas de deslocamento do produto até o posto de assistência técnica.

3. Danos causados por fenômenos da natureza;

4. Danos pessoais ou materiais do comprador ou terceiros; 5. Manutenções rotineiras, como:

5.1 Limpeza do carburador, lavagem, lubrificação, verificações, ajustes, regulagens, etc.;

5.2 Peças que requerem manutenção corriqueira, como: elemento de filtro de ar, vela de ignição, lonas e pastilhas de freio, juntas, lâmpadas, disjuntores, cabos e baterias;

6. Peças de desgaste natural, como: rodas, câmaras de ar, amortecedores, discos de fricção, corrente, cora, rolamento, entre outros.

7. Defeitos de pintura ocasionados pelas intempéries, alteração de cor em cromados, aplicação de produtos químicos (combustíveis ou produtos não recomendados pela NTS do Brasil), efeitos de maresia ou corrosão;

8. Defeitos oriundos de acidentes, casos fortuitos ou de desuso prolongado. 9. Substituição do equipamento, motor ou conjuntos.

10. Arranhões, trincas, fissuras ou qualquer outro tipo de dano causado ao equipamento em razão da movimentação, transporte ou estocagem.

11. Defeitos e danos no sistema elétrico, eletrônico ou mecânico do equipamento oriundo da instalação de componentes ou acessórios não recomendados pela NTS do Brasil.

(15)

13. Avaria decorrente do uso de tensão diferente da qual o produto foi criado Atenção:

Entende-se por manutenções rotineiras, as substituições de peças e componentes em razão do desgaste natural. Estão cobertas pela garantia, no entanto, as peças que comprovadamente apresentarem defeito de fabricação ou fadiga anormal de material.

Perda da garantia:

A garantia será automaticamente extinta se:

1. Revisões e manutenções periódicas não forem realizadas;

2. O equipamento não for usado adequadamente (sobrecargas, acidentes etc. 3. O equipamento for utilizado para outros fins ou instalado de modo não apresentado no manual de instruções.

4. O equipamento for reparado por oficinas não autorizadas pela NTS do Brasil.

5. O tipo de combustível ou lubrificante especificados não forem utilizados, misturado incorretamente (motores de 2 tempos).

6. As peças originais forem substituídas/modificadas por outras não fornecidas pela NTS.

7. A estrutura técnica ou mecânica for modificada sem previa autorização da NTS do Brasil.

8. O prazo de validade estiver expirado.

9. O equipamento for usado para fins industriais, comerciais, de aluguel ou de uso intensivo.

*Obs. Em decorrência da variedade de produtos da NTS, alguns dos itens acima podem não ser aplicáveis ao equipamento adquirido.

(16)

www.NAGANOPRODUTOS.com.br

Importado e distribuído por:

NTS DO BRASIL COMÉRCIO E SERVIÇOS DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS LTDA. TEL. NTS: (11) 5089-2590

Referências

Documentos relacionados

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

“ODONTOLOGIA” que integrarão o Programa de Monitoria do Centro Universitário Dr. A Coordenação de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

8.1 para o fim de declarar nula a intimação por edital da autora (constituição em mora), bem como de todo o procedimento sucessivo que culminou com a consolidação da

Nas hipóteses em que a GESTORA detenha, direta ou indiretamente, influência nas decisões de investimento dos fundos/veículos de investimento no exterior acima listados,

Compra: Quando a expectativa do analista para a valorização da ação for superior ao potencial de valorização do Índice Bovespa, mais o prêmio. Neutro: Quando a expectativa

Para a implementação da migração de preços proposta – redução da taxa de comercialização dos insumos e correspondente compensação nas diárias e taxas,

Disponibilizamos o Código de Ética e Conduta de Negócios, o Manual de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, e o Manual de Boas Práticas de Convivência, que abordam questões como as