• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 5

CAPÍTULO I

DA DENOMINAÇÃO, FINS E SEDE

Art. 1º A Convenção Batista Nacional de Sergipe, também designada pela sigla CBN-SE, Cnpj 03.884.238/0001-15 é uma instituição religiosa, sem fins lucrativos, fundada em 14 de junho de 1979, por tempo indeterminado, por iniciativa das Igrejas Batistas Nacionais do Estado de Sergipe.

Parágrafo único: A CBN-SE é parte integrante da Convenção Batista Nacional.

Art. 2º A Convenção Batista Nacional de Sergipe tem Jesus Cristo como Supremo Senhor e Salvador e crer na doutrina do batismo no Espírito Santo, no exercício dos dons espirituais; decididas a se unirem pelo vínculo da fé para buscar sempre o genuíno avivamento espiritual, proclamar o Evangelho, fazer discípulos e promover o Reino de Deus através do compromisso de fidelidade doutrinária e cooperação com seu programa denominacional.

Art. 3º A CBN-SE é constituída pelas Igrejas Batistas Nacionais a ela filiadas na forma regimental, e tem por sede e foro a cidade de Aracaju, Sergipe. A Convenção Batista Nacional de Sergipe funciona administrativamente na Rua Laranjeiras, número 151 (cento e cinquenta e um), sala 311 (trezentos e onze), Edifício Mayara, Bairro Centro, Cep 49.010-000 na Cidade de Aracaju Estado de Sergipe.

Parágrafo único As igrejas filiadas, bem como os seus representantes, não respondem, nem mesmo subsidiariamente, pelas obrigações da CBN-SE.

Art. 4º A CBN-SE tem por finalidade ser agência facilitadora das igrejas a ela filiadas, contribuindo para que cumpram seus objetivos, de modo a transformar a sociedade pelo cumprimento da missão integral da igreja, no Poder do Espírito Santo, desenvolvendo a educação teológica e secular, ação missionária, discipulado e responsabilidade social, tendo em vista a promoção do Reino de Deus, e:

I. Servir as igrejas que com ela cooperam de acordo com seus programas fundamentais; II. Planejar, coordenar e administrar o programa cooperativo que com as igrejas mantém;

III. Contribuir para aperfeiçoar, aprofundar e ampliar ações de evangelismo, discipulado, crescimento de igrejas, desenvolvimento de ministérios, missões estaduais, nacionais e mundiais visando o crescimento do Reino de Deus;

IV. Buscar todos os meios legítimos para manter a unidade do povo batista nacional e a chama do avivamento espiritual.

Parágrafo único: Para o cumprimento de suas finalidades, a CBN-SE contará com órgãos, instituições, departamentos e secretarias criadas na forma regimental.

Art. 5º As igrejas batistas nacionais têm como base da sua doutrina e regra de fé e prática unicamente a Bíblia Sagrada e adotam o Manual Básico dos Batistas Nacionais e seu Pacto de Fé.

Art. 6º É dever da CBN-SE pugnar por todos os meios possíveis pela unidade das igrejas batistas nacionais, não medindo esforços para mantê-las coesas e unidas no Poder e na Unção do Espírito Santo.

CAPÍTULO II

DOS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS E ADMINISTRATIVOS Art. 7º A CBN-SE será administrada pelos seguintes órgãos:

(2)

Página 2 de 5

I. Assembleia Geral;

II. Diretoria;

III. Conselho de Planejamento e Execução – CONPLEX-SE; IV. Secretaria Administrativa.

SEÇÃO I

DA ASSEMBLÉIA GERAL

Art. 8º A Assembleia Geral da CBN-SE é o órgão soberano composto nos termos regimentais, por: I. Mensageiros credenciados pelas igrejas filiadas;

II. Pastores filiados a ORMIBAN-SE.

Art. 9º Para instalação, em primeira convocação, a Assembleia Geral deverá contar com mensageiros credenciados pelas igrejas batistas nacionais filiadas, em número correspondente a 2/3 do total de mensageiros previsto neste Estatuto e em segunda convocação, uma hora após por número correspondente a maioria simples, além dos pastores regularmente inscritos.

SEÇÃO II DA DIRETORIA

Art. 10 A Diretoria da CBN-SE é constituída de: 01 (um) Presidente, 02 (dois) Vice-Presidente, 02 (dois) Secretários, eleitos por maioria absoluta da Assembleia Geral, com mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reeleitos para até mais 02 (dois) mandatos consecutivos.

Parágrafo único: A diretoria da CBN-SE não recebe remuneração a qualquer título.

Art. 11 Compete à diretoria da CBN-SE, reunida trimestralmente ou extraordinariamente quando necessário, além de outras atribuições que lhe forem conferidas:

I. Cumprir e fazer cumprir este Estatuto e o Regimento Interno; II. Elaborar o programa provisório da Assembleia Geral;

III. Homologar a indicação do Secretário Administrativo; IV. Supervisionar a execução dos programas e orçamentos;

V. Supervisionar as atividades da Secretaria Administrativa, fazendo as correções necessárias para o fiel cumprimento das deliberações da Assembleia Geral e do CONPLEX-SE;

VI. Aprovar os relatórios da Secretaria Administrativa a serem apresentados ao CONPLEX-SE; VII. Dar parecer ao CONPLEX-SE sobre homologações previstas no Estatuto e Regimento Interno; VIII. Resolver conflitos existentes entre os órgãos, instituições, secretarias e departamentos.

{{{[[

Parágrafo único: A diretoria poderá buscar entre os membros das igrejas batistas nacionais,

assessores qualificados e dentro de suas especialidades, para resolver e dar parecer sobre questões

técnicas e jurídicas.

(3)

Página 3 de 5

I. Representar a CBN-SE ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente;

II. Convocar e presidir as reuniões da diretoria, da Assembleia Geral e do CONPLEX-SE; III. Exercer o voto de qualidade;

IV. Indicar o Secretário Administrativo;

V. Assinar juntamente com o Secretário Administrativo documentos de aquisição, venda, alienação e gravame de bens patrimoniais por decisão do CONPLEX-SE;

VI. Participar como membro ex-oficio nas entidades da CBN-SE;

VII. Convocar quando necessário à diretoria da CBN-SE, presidentes das instituições e diretores dos departamentos para tratar de assuntos de interesse geral da denominação ou ainda pedir esclarecimentos sobre seus procedimentos apresentando se necessário o caso ao CONPLEX-SE para análise e decisão;

VIII. Informar aos vices presidentes assuntos ou problemas concernentes ao exercício da função;

IX. Abrir e movimentar contas bancárias, assinar cheques, documentos contábeis e fiscais conjuntamente com o Secretário administrativo;

X. Executar as demais tarefas inerentes ao cargo. Art. 13 São atribuições dos vices presidentes:

I. Substituir o presidente em seus impedimentos ocasionais, observada a ordem de sucessão: II. Assumir a presidência em caso de vacância;

III. Auxiliar o presidente quando for solicitado. Art. 14 Compete aos secretários:

I. Assistir ao Presidente em todas as reuniões da diretoria, da Assembleia Geral e do CONPLEX-SE; II. Lavrar as atas das reuniões da diretoria, da Assembleia Geral e do CONPLEX-SE;

III. Substituir o Presidente em seus impedimentos ocasionais, observada a ordem de sucessão; IV. Conferir o quórum para a instalação das Assembleias, reuniões do CONPLEX-SE e apurar os votos.

SEÇÃO III DO CONPLEX-SE

Art. 15 O Conselho de Planejamento e Execução - CONPLEX-SE é o órgão responsável pelo planejamento, coordenação, execução e fiscalização das atividades da CBN-SE, nos termos regimentais, constituindo-se dos seguintes membros:

I. Diretoria da CBN-SE;

II. Presidente e Secretário Administrativo da ORMIBAN-SE III. Secretário Administrativo da CBN-SE;

IV. Secretários das Secretarias Administrativas; V. Diretores dos departamentos;

VI. Seis vogais leigos eleitos na Assembleia Geral;

VII. Pastores filiados a ORMIBAN-SE, titular de igrejas batistas nacionais.

Art. 16 O CONPLEX-SE se reunirá em sessão ordinária trimestralmente, e extraordinariamente quando necessário convocado com antecedência mínima de quinze dias, constando da convocação a pauta dos assuntos.

(4)

Página 4 de 5

Parágrafo único: O CONPLEX-SE se reunirá em primeira convocação com maioria simples de seus membros, e em segunda convocação trinta minutos após, com no mínimo 1/5 de seus membros.

SEÇÃO IV

DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

Art. 17 A Secretaria Administrativa é o órgão responsável pela execução do programa e decisões da Assembleia Geral e do CONPLEX-SE, em trabalho conjunto com as igrejas, órgãos e instituições, estabelecendo a visão e o planejamento denominacional, na forma regimental.

Art. 18 O Secretário Administrativo é o administrador do patrimônio, exerce as funções de tesoureiro e é responsável para abrir e movimentar contas bancárias, assinar cheques, documentos contábeis e fiscais juntamente com o Presidente da CBN-SE.

Parágrafo único O Secretário Administrativo será empossado pela Diretoria para mandato concomitante com a Diretoria que o homologar.

SEÇÃO V DO CONSELHO FISCAL

Art. 19 O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador das finanças e contabilidade da CBN-SE, composto de 01(um) relator, 02 (dois) vogais e 03 (três) suplentes, um deles com habilitação na área, eleitos e empossados pela Assembleia Geral.

Parágrafo único O Conselho Fiscal se reunirá a cada três meses para avaliar a contabilidade da CBN-SE e prestará parecer, através de seu relator:

I. A Assembleia Geral, bienalmente; II. A Diretoria, quando solicitado. III. Ao CONPLEX-SE, trimestralmente.

CAPITULO III

DAS FONTES DE RECURSOS PARA SUA MANUTENÇÃO

Art. 20 A Convenção Batista Nacional de Sergipe será mantida através contribuições enviadas pelas igrejas filiadas chamados de Plano Cooperativo ou dizimo dos dízimos, convênios, receitas vindas de eventos convencionais e ofertas oriundas de pessoas físicas ou jurídicas, desde que sua procedência seja moralmente aceitável e legalmente comprovada.

Art. 21 O patrimônio da CBN-SE será formado de valores, imóveis, móveis e semoventes, adquiridos por quaisquer formas permitidas em direito. É também considerado patrimônio da CBN-SE seus documentos, relatórios, memórias magnéticas, imagens de suas assembleias, reuniões e eventos, não podendo ser reproduzidos ou projetados para divulgação pública sem a prévia autorização da diretoria da CBN-SE.

Art. 22 A CBN-SE é proprietária dos bens pertencentes a seus órgãos e legítima sucessora do patrimônio de suas instituições teológicas, assistenciais, missionárias, educacionais e outras em caso de dissolvição ou mudança de finalidade para as quais foram criadas.

Art. 23 Em hipótese alguma, nenhuma igreja filiada ou doador receberá ressarcimento ou indenização de contribuições, serviços ou doações feitas a CBN-SE.

(5)

Página 5 de 5

CAPITULO IV

DAS CONDIÇÕES PARA REFORMAS ESTATUTÁRIAS E DISSOLUÇÃO DA CONVENÇÃO

Art. 24 O presente estatuto poderá ser reformado por encaminhamento da Assembleia Geral da diretoria e CONPLEX-SE, na forma regimental.

Parágrafo 1º A reforma deste estatuto se dará mediante voto favorável de 2/3 dos presentes.

Parágrafo 2º Em hipótese alguma será apreciado proposta de reforma estatutária que visem revogar, alterar ou desvirtuar de qualquer forma a profissão de fé expressa no artigo 2º deste estatuto, no tocante ao batismo no Espírito Santo e na atualidade dos dons espirituais.

Art. 25 A CBN-SE somente poderá ser dissolvida em Assembleia Geral Extraordinária, convocada para este fim, observado o quórum mínimo de 2/3 do total de mensageiros das igrejas batistas nacionais filiadas, na forma regimental destinando-se, neste caso, o seu patrimônio a Convenção Batista Nacional.

Parágrafo único À extinção da CBN-SE deverá ter voto unânime dos presentes. CAPITULO V

DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 26 Os casos omissos neste estatuto serão resolvidos pelo CONPLEX-SE ad referendum da Assembleia Geral.

Art. 27 As instituições e os órgãos da Convenção Batista Nacional de Sergipe, terão doze meses para adaptarem os seus estatutos e regimentos internos ao que dispõe o Estatuto e Regimento Interno da CBN-SE. Parágrafo único O estatuto e o regimento interno das instituições serão homologados pelo CONPLEX-SE.

Aracaju, Sergipe 9 de agosto 2014

Vanilson Alcântara dos Santos Presidente

Eliel Rodrigues Nascimento Lima Secretário

Referências

Documentos relacionados

Para produto classificado como perigoso para o transporte (conforme modal): Não aplicável Número ONU: Não aplicável. Nome apropriado para embarque: Não aplicável Classe de

170411 OC REFERENTE A AQUISIÇÃO DE LAMPADAS, ATENDENDO A NECESSIDADE DO CIG.. ATENDENDO A NECESSIDADE DA

A Gerência da GISPERT manifesta o seu comprometimento com a Qualidade dos serviços prestados pela GISPERT abrangidos pelo SGQA, principalmente a nível de cumprimento dos

A Assembleia Geral reúne extraordinariamente sempre que o respectivo Presidente a convoque, seja por deliberação da própria Mesa, por solicitação da Direcção ou

O método é composto pelas seguintes etapas: (i) mensuração explícita da personalidade via inventário, cujo resultado será utilizado para a avaliação do método

edema de pata induzido por carragenina pode ser utilizado como modelo de inflamação aguda com a finalidade de investigar os efeitos de fármacos antinflamatórios esteroidais e não

A Associação poderá ser dissolvida a qualquer tempo, por deliberação da Assembleia Geral especialmente convocada para este fim, composta de associados quites

A aquisição pela Companhia de 1.290.657 (um milhão, duzentas e noventa mil, seiscentas e cinquenta e sete) quotas da Cuco Health, representativas de 100% (cem por cento) do seu